Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

O maior erro dos investidores e outras questões

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: O maior erro dos investidores e outras questões

por Ogratuito » 5/7/2017 19:42

Nunca me passaria pela cabeça comprar na bolsa Argentina.
Também é um dos erros dos investidores : comprar activos que não dominamos.
Cumpts.
 
Mensagens: 503
Registado: 9/1/2012 12:24

Re: O maior erro dos investidores e outras questões

por Greentrader » 5/7/2017 17:38

O mais difícil é encontrar a altura certa para entrar e sair desses bull markets. Argentina e Brasil têm boas subidas e depois de repente "crasham". E depois ainda tens de contar com a desvalorização cambial que é elevada quando se investe em países com moedas fracas.
 
Mensagens: 75
Registado: 4/11/2009 18:17
Localização: 16

Re: O maior erro dos investidores e outras questões

por peaners » 5/7/2017 11:57

Greentrader Escreveu:O ideal é ir encaixando mais valias no curto e médio prazo sem ter de esperar anos para começar a lucrar. O longo prazo traz muito mais incertezas do que os curtos prazos e nem todos os activos se valorizam passado anos e arriscas a perder ainda mais no caso de uma cotada nunca mais voltar a atingir o BEP de alguns anos. Existem muitas coadas que nunca mais recuperaram e algumas até deixaram de existir. O ir nessa de esperar sempre pelos lucros nem que seja anos de espera é pura sorte e não existe qualquer controle de risco nem estratégia nisso pois está-se a apostar que tudo volta ao seu ponto inicial e volta subir ainda mais e todos sabemos que nem tudo é assim. Nalgumas isso acontece mas noutras não... É muito arriscado esse plano a longo prazo...


Quando se fala num investimento a longo prazo não tem necessariamente que ser vários anos, até pode ser um ano ou vários meses. Também não sou adepto de investimentos muito longos, principalmente em empresas que fazem muitos AC onde o risco de ficar com a posição diluída é maior.
Mas há casos de bullmarkets longos. Vejam a bolsa argentina sobe há vários anos seguidos. Isto sim é um investimento muito longo que vale a pena. Quem entrou em 2012 e saiu em 2017 :shock: .

00 - merval vs juros argentina jun2017_.jpg
00 - merval vs juros argentina jun2017_.jpg (144.7 KiB) Visualizado 8377 vezes


Um dia o psi também há-de fazer isto, quando estiverem reunidas as condições

"ainda mais no caso de uma cotada nunca mais voltar a atingir o BEP de alguns anos" o meu comentário era mais no geral, mas cada caso é um caso e não se deve aplicar regras tipo chapa 5.
"Quem desdenha quer comprar"
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 964
Registado: 14/11/2016 13:00

Re: O maior erro dos investidores e outras questões

por Greentrader » 4/7/2017 19:37

O ideal é ir encaixando mais valias no curto e médio prazo sem ter de esperar anos para começar a lucrar. O longo prazo traz muito mais incertezas do que os curtos prazos e nem todos os activos se valorizam passado anos e arriscas a perder ainda mais no caso de uma cotada nunca mais voltar a atingir o BEP de alguns anos. Existem muitas coadas que nunca mais recuperaram e algumas até deixaram de existir. O ir nessa de esperar sempre pelos lucros nem que seja anos de espera é pura sorte e não existe qualquer controle de risco nem estratégia nisso pois está-se a apostar que tudo volta ao seu ponto inicial e volta subir ainda mais e todos sabemos que nem tudo é assim. Nalgumas isso acontece mas noutras não... É muito arriscado esse plano a longo prazo...
 
Mensagens: 75
Registado: 4/11/2009 18:17
Localização: 16

Re: O maior erro dos investidores e outras questões

por peaners » 4/7/2017 18:27

tem tudo a ver com o plano do investidor:

curto: obtenção de lucros no imediato
longo: obtenção de lucros no longo prazo

e com a necessidade ou não de liquidez

isto não há nada como passar pela experiência. o importante é entrar e sair na altura certa.
mas atenção quem investe em bolsa tem de estar preparado para a volatilidade e aprender a andar uns dias ou meses com perdas. só porque se está uns dias no vermelho não é razão para vender. quem tem medo ou compra um cão ou desiste da bolsa.

pessoalmente já estive com perdas durante alguns meses mas nada de relevante quando são apenas 4% do património. e essas perdas transformaram-se mais tarde em mais valias acima de 50%, também nada de relevante :) não se deve entrar em pânico nem em euforias.

tenho grande admiração por alguns investidores que andaram anos com perdas até se transformarem em lucros. e isso encontra-se nos fóruns. entraram na altura errada, mas não deitaram a toalha ao chão :twisted:

uma das piores sensações em bolsa é sair com perdas e depois ver a cotada inverter com tendência de subida, fica-se a pensar mas porque é que fui sair? é daqueles melões valentes.

o ideal é apanhar fundos. isso meus amigos é o santo graal da bolsa. quem consegue apanhar +- nessa zona já é um bom investidor.

de 4 anos experiência o meu saldo é claramente positivo, e mais:

se eu soubesse dantes o que sei hoje teria certamente lucros ainda maiores :wink: uma vez que saí demasiado cedo.

e que tal ler os grandes gurus da bolsa?
"Quem desdenha quer comprar"
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 964
Registado: 14/11/2016 13:00

Re: O maior erro dos investidores e outras questões

por luislobs » 4/7/2017 15:56

Tal e qual como Ulisses escreve e o resto sao inveçoes, embora o Activo surpreenda com a hipotese de modificar uma ordem que ja tenha sido parcialmente efectuada sem pagar mais por isso ou seja uma compra ou venda a preço fixo caso o preço descambe mesmo que ja tenham picado a ordem podemos modificar o preço sem pagar mais.

.
.

É preciso viver..nao apenas existir.
 
Mensagens: 2209
Registado: 19/2/2007 10:01

Re: O maior erro dos investidores e outras questões

por Vagaroso » 3/7/2017 19:55

Cum caraças , não sabia que pertencia aos supra sumos :oops:
 
Mensagens: 81
Registado: 28/4/2016 17:40

Re: O maior erro dos investidores e outras questões

por Punitor » 3/7/2017 14:22

Muito bem Ulisses :clap: :clap: :clap:
Reler esses conceitos, nunca é demais.
 
Mensagens: 1387
Registado: 1/11/2015 12:47

Re: O maior erro dos investidores e outras questões

por Ulisses Pereira » 3/7/2017 14:15

ogratuito, sem dúvida. Na prática, as questões são bem mais complicadas. Mas nunca é demais reflectirmos sobre o que fazermos para diminuir os nossos erros.

Penaforte, não tenho uma regra e depende muito do momento. Por exemplo, tenho "stops" muito mais apertado quando tento uma posição longa num "Bear Market" do que num "Bull Market".

Abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: O maior erro dos investidores e outras questões

por Xadrezinho » 3/7/2017 13:16

https://www.olx.pt/anuncio/amo-te-bolsa ... r=EREC-55-[id1]-20170615-[diplayLink]-9475886@1-20170615185046
 
Mensagens: 88
Registado: 1/7/2011 13:24
Localização: 17

Re: O maior erro dos investidores e outras questões

por M Moreira » 3/7/2017 12:49

Bom artigo.
Revejo-me em muito do que foi escrito... 8-)
 
Mensagens: 5
Registado: 4/9/2015 17:57

Re: O maior erro dos investidores e outras questões

por Penaforte » 3/7/2017 12:44

Interessante artigo, nunca é demais ler e pensar sobre isto. Parece simples mas de facto é onde reside muitas vezes o sucesso no trading, a natureza humana é tramada.

Pessoalmente, uma das maiores dificuldades que tive/ainda tenho e origem das minhas maiores frustrações neste ainda curto período de trading que levo, é o perder valorizações incríveis por fechar posições ganhadoras cedo demais. Ainda não consegui definir uma regra transversal a todos os negócios pois os activos tem padrões de comportamento diferentes, por vezes é difícil perceber e conviver com a amplitude de movimento de determinadas cotadas e ajustar o risco de acordo. Provavelmente deveria "fechar" cada vez mais o leque de investimentos de acordo com o meu perfil de investidor, de forma a homogeneizar as minhas análises e carteira.
Ulisses, costumas colocar algum "stop profit" (definido anteriormente) ou dás menos/mais "liberdade" à cotada consoante a sua natureza e momento do mercado?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1434
Registado: 20/10/2014 14:55

Re: O maior erro dos investidores e outras questões

por Ogratuito » 3/7/2017 12:33

Absolutamente de acordo com o artigo.
Agora: uma coisa é a teoria, outra coisa é a prática.
Isto é mais difícil do que parece.
Se fosse linear toda a gente ganhava, uns mais outros menos.
Cumpts.
 
Mensagens: 503
Registado: 9/1/2012 12:24

O maior erro dos investidores e outras questões

por Ulisses Pereira » 3/7/2017 11:35

Foi hoje publicado o meu artigo intitulado "O maior erro dos investidores e outras questões":

http://www.jornaldenegocios.pt/opiniao/colunistas/ulisses-pereira/detalhe/o-maior-erro-dos-investidores-e-outras-questoes

Abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro


Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: fatura.pt, Mmmartins, mpaquim, PAULOJOAO, Xacal e 430 visitantes