Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Flashes

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Flashes

por Cem pt » 17/2/2018 0:53

Amigo Guto:

Em geral nos futuros detenho os contratos do mês mais próximo da expiraçäo e só costumo fazer o roll-over para o mês seguinte cerca de 1 semana antes da data da maturidade, uma vez que nessa altura o spread bid-ask terá sensivelmente a mesma diferença nos contratos dos dois meses em causa.

Quanto aos gráficos das análises utilizo sempre o do mês mais recente por ser o mais líquido.

Abraço.


-----


Uma única ordem prevista para 2. feira próxima na carteira hedge-fund, talvez possa parecer uma surpresa para muitos mas neste caso os sinais imperam independentemente das opiniöes convictas e opostas que cada um possa ter sobre o papel em causa:

BCP - C


-----


Quanto aos gráficos, para além dos quadros semanais de controlo posicional semanal, ficam os relativos a sistemas de trading no BCP, Daimler e Soja.

BN


BCP Did 20180216.png
Gráfico Diário do BCP - Sistema de trading Driving in the Dark (Curto Prazo)


DAIG Did Week 20180216.png
Gráfico Semanal da Daimler - Sistema de trading Driving in the Dark (Curto Prazo)


Soybeans Aroon Week 20180216.png
Gráfico Semanal da Soja - Sistema de trading Aroon (Longo Prazo)


Portfolio HF 20180209.png
Carteira Hedge-Fund na semana passada


Portfolio HF 20180216.png
Carteira Hedge-Fund na semana atual
O autor não assume responsabilidades por acções tomadas por quem quer que seja nem providencia conselhos de investimento. O autor não faz promessas nem oferece garantias nem sugestões, limita-se a transmitir a sua opinião pessoal. Cada um assume os seus riscos, incluindo os que possam resultar em perdas.


Citações que me assentam bem:


Sucesso é a habilidade de ir de falhanço em falhanço sem perda de entusiasmo – Winston Churchill

Há milhões de maneiras de ganhar dinheiro nos mercados. O problema é que é muito difícil encontrá-las - Jack Schwager

No soy monedita de oro pa caerle bien a todos - Hugo Chávez


O day trader trabalha para se ajustar ao mercado. O mercado trabalha para o trend trader! - Jay Brown / Commodity Research Bureau
 
Mensagens: 3137
Registado: 4/3/2008 17:21
Localização: 16

Re: Flashes

por jgut » 15/2/2018 1:25

Julgo ter-me explicado mal, o que eu queria saber é se o sinal da venda que que mencionaste foi nos contratos de março ou no de abril.
abraço
"Ter paciência é difícil, mas o resultado é gratificante."
Jean-Jacques Rousseau

Qual a dor que escolhes?
A da DISCIPLINA ou do Arrependimento?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1614
Registado: 27/3/2014 21:50

Re: Flashes

por Cem pt » 15/2/2018 0:18

Boa noite, amigo Guto, o sinal de venda no meu caso foi mais tardio, tudo poderá acontecer!

Ab.


-----


Mais um sinal numa açäo nacional:

Sonae - N

BN


SON Snake 20180214.png
Gráfico Diário da Sonae - Sistema de trading Snake (Médio / Curto Prazo)
O autor não assume responsabilidades por acções tomadas por quem quer que seja nem providencia conselhos de investimento. O autor não faz promessas nem oferece garantias nem sugestões, limita-se a transmitir a sua opinião pessoal. Cada um assume os seus riscos, incluindo os que possam resultar em perdas.


Citações que me assentam bem:


Sucesso é a habilidade de ir de falhanço em falhanço sem perda de entusiasmo – Winston Churchill

Há milhões de maneiras de ganhar dinheiro nos mercados. O problema é que é muito difícil encontrá-las - Jack Schwager

No soy monedita de oro pa caerle bien a todos - Hugo Chávez


O day trader trabalha para se ajustar ao mercado. O mercado trabalha para o trend trader! - Jay Brown / Commodity Research Bureau
 
Mensagens: 3137
Registado: 4/3/2008 17:21
Localização: 16

Re: Flashes

por jgut » 14/2/2018 23:25

Boa noite Cem

Podes só confirmar se o sinal de venda no Gásnatural é o mesmo que apresento no gráfico?
Obrigado.
É que, se é o mesmo, eu começo a ver sinais de umas subidas na ordem dos 11%... :?
Fica a ideia.
Abraço
"Ter paciência é difícil, mas o resultado é gratificante."
Jean-Jacques Rousseau

Qual a dor que escolhes?
A da DISCIPLINA ou do Arrependimento?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1614
Registado: 27/3/2014 21:50

Re: Flashes

por Cem pt » 13/2/2018 21:52

Duas novas mudanças de posiçäo, ambas em açöes tugas a executar amanhä de manhä:

BCP - N
Jerónimo Martins - C

Ficam alguns gráficos dos papéis em causa com alteraçöes de sinais.

BN


BCP Snake 20180213.png
Gráfico Diário do BCP - Sistema de trading Snake (Médio / Curto Prazo)


JMT Did 20180213.png
Gráfico Diário da Jerónimo Martins - Sistema de trading Driving in the Dark (Curto Prazo)
O autor não assume responsabilidades por acções tomadas por quem quer que seja nem providencia conselhos de investimento. O autor não faz promessas nem oferece garantias nem sugestões, limita-se a transmitir a sua opinião pessoal. Cada um assume os seus riscos, incluindo os que possam resultar em perdas.


Citações que me assentam bem:


Sucesso é a habilidade de ir de falhanço em falhanço sem perda de entusiasmo – Winston Churchill

Há milhões de maneiras de ganhar dinheiro nos mercados. O problema é que é muito difícil encontrá-las - Jack Schwager

No soy monedita de oro pa caerle bien a todos - Hugo Chávez


O day trader trabalha para se ajustar ao mercado. O mercado trabalha para o trend trader! - Jay Brown / Commodity Research Bureau
 
Mensagens: 3137
Registado: 4/3/2008 17:21
Localização: 16

Re: Flashes

por Cem pt » 12/2/2018 22:17

Hoje foi dia de dança de cadeiras nas commodities, a executar amanhä na abertura:


Petróleo – N (gráfico)
Gás Natural – V
Soja – C


BN


Crude Oil Snake 20180212.png
Gráfico Diário do Petróleo WTI - Sistema de trading Snake (Médio / Curto Prazo)
O autor não assume responsabilidades por acções tomadas por quem quer que seja nem providencia conselhos de investimento. O autor não faz promessas nem oferece garantias nem sugestões, limita-se a transmitir a sua opinião pessoal. Cada um assume os seus riscos, incluindo os que possam resultar em perdas.


Citações que me assentam bem:


Sucesso é a habilidade de ir de falhanço em falhanço sem perda de entusiasmo – Winston Churchill

Há milhões de maneiras de ganhar dinheiro nos mercados. O problema é que é muito difícil encontrá-las - Jack Schwager

No soy monedita de oro pa caerle bien a todos - Hugo Chávez


O day trader trabalha para se ajustar ao mercado. O mercado trabalha para o trend trader! - Jay Brown / Commodity Research Bureau
 
Mensagens: 3137
Registado: 4/3/2008 17:21
Localização: 16

Re: Flashes

por Cem pt » 10/2/2018 23:03

Amigo "R":

Tens razäo, o termo do carry trading näo é o mais adequado.

Deveria ter dito de forma mais correta, penso que todos teräo interpretado da mesma forma, os custos que cobrem comissöes de trading e as diferenças do spread entre comprador e vendedor.

Na eventual ocorrência de uma "death cross" concordo inteiramente que ainda estamos longe de tal vir a ocorrer, a única coisa que näo vou querer ou desejar, quando tal suceder, é estar comprado quando os fundos estiverem a vender massivamente!

Quanto ao número de 35 sessöes conheces certamente a minha obsessäo por utilizar números de Fibonacci, como seja por exemplo o 34. A questäo é que também näo sou fanático e aceito qualquer outro cenário. Como estava só a dar um exemplo apareceu-me à cabeça este número do 35 como poderia ter sido outro qualquer, manias!

Abraço.
O autor não assume responsabilidades por acções tomadas por quem quer que seja nem providencia conselhos de investimento. O autor não faz promessas nem oferece garantias nem sugestões, limita-se a transmitir a sua opinião pessoal. Cada um assume os seus riscos, incluindo os que possam resultar em perdas.


Citações que me assentam bem:


Sucesso é a habilidade de ir de falhanço em falhanço sem perda de entusiasmo – Winston Churchill

Há milhões de maneiras de ganhar dinheiro nos mercados. O problema é que é muito difícil encontrá-las - Jack Schwager

No soy monedita de oro pa caerle bien a todos - Hugo Chávez


O day trader trabalha para se ajustar ao mercado. O mercado trabalha para o trend trader! - Jay Brown / Commodity Research Bureau
 
Mensagens: 3137
Registado: 4/3/2008 17:21
Localização: 16

Re: Flashes

por rsacramento » 10/2/2018 22:05

deixa-me colocar algumas notas, semStops

a primeira é que nunca tinha dado atenção ao termo carry trading, e pelo que encontrei na net não se coaduna com as despesas e contratempoos que referiste: podes explicar abreviadamente?

a segunda nota prende-se com o lag das MMs: no caso da death cross, pelo atraso revelado anteriormente deverá ocorrer lá mais para maio/junho

finalmente: achei curioso usares os 35 ciclos e não 34 - número da série de fibo. porquê 35?

Abraço
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 10503
Registado: 29/11/2007 12:50

Re: Flashes

por Cem pt » 10/2/2018 21:41

Ogratuito Escreveu:Bom dia,
No caso do petróleo já anda a deslizar desde 26 de janeiro e no teu quadro ainda aparece como ascendente.
Já caiu 12%.
Haverá outras comparações que possam ser feitas, mas detetei esta porque acompanho o activo.
Cumpts.






Amigo Gratuito:

Na verdade o caso do resultado da tendência no Petróleo näo se trata de um erro, depende da perspetiva da escala e da natureza dos indicadores utilizados.

Näo foi por acaso que na minha mensagem atrás escolhi o gráfico do Petróleo como exemplo, através do sistema de trading selecionado numa escala semanal a comprovar que nesta time-frame o Petróleo continua ascendente.

Basta deixarmos passar apenas 2 ou 3 anos para interiorizar que quanto mais baixa é a escala temporal que negociamos maior é a anarquia dos movimentos com que somos confrontados, sendo mais difícil que quaisquer indicadores se comportem bem.

Por experiências esporádicas do passado os meus resultados de trading em intraday säo muito sofríveis, näo fiz contas mas se calhar o meu balanço nesta modalidade andará ela por ela, se os comparar com escalas mais longas e estáveis. Daí que já me deixei há muito tempo de tentar essas correrias de andar sempre a colocar stops atrás de stops a esperar onde o preço possa vir a quebrar a linha tendencial vigente da escala intraday em causa.

Se näo houver volatilidade elevada, negociar em intraday é deitar dinheiro à rua. Infelizmente a volatilidade alta só aparece quando o rei faz anos. Nesta altura há por exemplo duas boas oportunidades para negociar intraday: na Bitcoin e no S&P mas lá está, é preciso saber onde estäo essas oportunidades raras e ter tempo disponível para as aproveitar, coisa que näo tenho devido à minha vida profissional muito absorvente.

Os resultados dos testes com diferentes sistemas de trading comprovam que quanto maior é a time-frame melhores seräo os resultados obtidos no rácio Lucros / Perdas.

Evidentemente que existem contratempos e impedimentos. Por exemplo: na escala mensal os indicadores que utilizo no trading dariam resultados de eficiência excecionais. Na prática esta escala é impossível de negociar porque implicaria apenas uma média de 2 ou 3 negócios ou de alteraçöes posicionais num período de 5 a 6 anos e sobretudo me sujeitaria a drawdowns muito violentos superiores a 50%, um percentual impossível de aceitar. No entanto negociar uma escala mensal seria excelente se um dia tivesse a oportunidade de gerir um hedge-fund de caráter, digamos, passivo e mais relaxado.

Daí que me tenha fixado apenas em negociar as duas escalas temporais logo abaixo, a semanal e a diária.

Ou seja, na prática as minhas regras de trading equivalem a negociar uma cesta de 10 carteiras diferentes: 5 sistemas de trading diferentes para aplicar na escala semanal e os mesmos 5 sistemas na escala diária. Curiosamente os testes indicam que os semanais säo mais eficientes nos resultados do rácio Lucros / Perdas, uma conclusäo que vem na linha de que, quanto maior é a escala temporal, mais limpos ou “alisados” säo os dados de trabalho e melhores seräo os resultados esperados.

Voltando ao caso do Petróleo, nesta altura o resultado dos sistemas tendenciais apontaria para:

- Escala Semanal: 5 sistemas indicando tendência ascendente.
- Escala Diária: 2 sistemas com tendência ascendente, 1 neutral e 2 sistemas com tendência descendente.

Evidentemente os sistemas na escala diária que nesta altura se mantêm ascendentes estaräo a apostar num cenário em que nesta altura o Petróleo estará muito próximo de formar uma base "bottom" numa figura de padräo de continuaçäo do tipo triangular ou retangular.

Outra questäo interessante que levantaste é esta: näo seräo 12% de queda desde os máximos um valor mais que suficiente para justificar a anulaçäo ou reversäo da tendência? Depende da escala temporal ou da natureza ou regras da definiçäo da tendência e, já agora embora isto fosse tema para outra tertúlia, da volatilidade intrínseca do próprio ativo.

Evidentemente que se estivermos a falar de escalas horárias ou quaisquer intradays inferiores à diária é óbvio que os 12% seriam inaceitáveis, alguma coisa estaria conceptualmente muito mal.

É preciso näo tirar de vista que por definiçäo uma tendência ascendente é uma sequência de swings cada vez mais elevados em que se väo observando bases e topos dos ciclos cada vez mais elevados. Na escala semanal parece evidente que ainda estamos neste panorama mas na diária o panorama nesse aspeto seria contrário com sinais de início duma downtrend, enfim, haveria aqui uma espécie de empate ou cenário duvidoso do conjunto pelo que teríamos de ir por outros caminhos.

Se formos para uma definiçäo mais clássica aplicada pelos institucionais que negoceiam fundos de investimento um dos indicadores universalmente mais aceite é definir uma tendência ascendente ou descendente consoante a MM50 esteja acima ou abaixo da MM200. Utilizando esta simples regra no Petróleo no gráfico diário é fácil constatar que estamos ainda muito longe, ver gráfico abaixo, de estarmos sequer próximos de atingir a “death cross” na altura em que a MM50 vem abaixo da MM200.

E depois, qual o interesse disso, perguntar-se-á? Bem, pelo menos ficamos com um "inside information" acerca da posiçäo preferida pelos "tubaröes", a gente gosta sempre de manter alguma segurança mantendo posiçöes similares ao grupo que usa AT e domina os mercados, com o conhecimento de que a maioria dos fundos que mantêm Petróleo nas suas carteiras ainda o mantém com posiçöes longas nas suas carteiras.

É lógico que quanto menos sessöes utilizarmos para definir um indicador tendencial mais rápida será a resposta da viragem mas também maiores seräo os equívocos em que podemos incorrer. Estes equívocos muitas vezes pagam-se caro porque os custos de comissöes e carry trading acabam por pesar bastante no resultado final duma carteira.

É lógico que também é necessário saber definir com alguma clareza a forma como se devem utilizar os diferentes tipos de indicadores, sejam eles medidores de médias móveis, regressöes lineares, osciladores, volatilidade, momentum, volume, etc.

Por exemplo, abaixo no gráfico pode-se constatar melhor o efeito, há quem utilize o momentum para definir e até para medir a força duma tendência. Basicamente o momentum é uma pendente ou o valor duma tangente numa funçäo trigonométrica que se define como sendo “delta y / delta x” ou no caso das açöes dum gráfico como sendo a diferença entre cotaçöes a dividir pela diferença entre sessöes. Na prática a diferença entre sessöes é “esquecida” por se tratar sempre dum valor constante.

Por exemplo no caso concreto dum momentum de 35 sessöes o seu valor é sempre estabelecido comparando a diferença da cotaçäo do fecho de hoje com o fecho ocorrido 35 sessöes atrás. Mas 35 sessöes atrás é um valor já bastante antiquado que pode ser um comparativo pouco válido se tiver sido um topo ou uma base dum ciclo, pelo que seria muito mais efetivo comparar a sessäo de hoje com a média das 35 sessöes anteriores, os resultados das mudanças de sinal säo muito mais rápidos e mais “certeiros”, como se pode constatar no gráfico dos indicadores em cima.

Por estes dois critérios do momentum poderíamos ter um sinal do Petróleo ainda comprado e outro vendido, comparando as posiçöes acima ou abaixo do zero. Ou seja, tudo depende da forma como utilizamos determinados indicadores.

Já agora fica em linguagem do Metastock a fórmula super-simples dos 2 indicadores de cima, de cores azul e laranja:

Nome: Momentum Gratuito

momen35:=
C-Ref(C,-35) ;
momen35 ;
momenmm35:=
C-Mov(C,35,S) ;
momenmm35 ;

Isto já vai para aqui uma dissertaçäo um pouco longa pelo que me fico por aqui, acho que expliquei os meus pontos de vista no essencial.

Abraço.


Crude Oil Gratuito.png
Gráfico Diário do Petróleo WTI - Sistema MM 50 / MM 200
O autor não assume responsabilidades por acções tomadas por quem quer que seja nem providencia conselhos de investimento. O autor não faz promessas nem oferece garantias nem sugestões, limita-se a transmitir a sua opinião pessoal. Cada um assume os seus riscos, incluindo os que possam resultar em perdas.


Citações que me assentam bem:


Sucesso é a habilidade de ir de falhanço em falhanço sem perda de entusiasmo – Winston Churchill

Há milhões de maneiras de ganhar dinheiro nos mercados. O problema é que é muito difícil encontrá-las - Jack Schwager

No soy monedita de oro pa caerle bien a todos - Hugo Chávez


O day trader trabalha para se ajustar ao mercado. O mercado trabalha para o trend trader! - Jay Brown / Commodity Research Bureau
 
Mensagens: 3137
Registado: 4/3/2008 17:21
Localização: 16

Re: Flashes

por Ogratuito » 10/2/2018 10:06

Bom dia,
No caso do petróleo já anda a deslizar desde 26 de janeiro e no teu quadro ainda aparece como ascendente.
Já caiu 12%.
Haverá outras comparações que possam ser feitas, mas detetei esta porque acompanho o activo.
Cumpts.
 
Mensagens: 503
Registado: 9/1/2012 12:24

Re: Flashes

por Cem pt » 10/2/2018 2:27

Amigo Guto:

Para ser sincero näo te sei adiantar grande coisa em relaçäo ao Ouro, a única constataçäo que posso fazer é que o somatório das posiçöes resultantes dos sistemas de trading à data atual se encontra globalmente positivo.

Abraço.


-----


Seguem-se 2 alteraçöes de posiçäo, sendo que uma delas se registou apenas um dia depois de outro sinal diferente ter sido disparado, no caso do EuroDólar:

Soja – N
EURUSD – C


-----


Os gráficos que deixo hoje ficar, para além dos quadros de controlo semanais comparativos, referem-se ao PSI-20 que no conjunto analisado terá passado a neutral com uma boa probabilidade de passarmos a ter um previsível comportamento lateral daqui em diante, S&P 500 e Petróleo.


-----


A partir desta semana nos quadros de controlo decidi efetuar uns pequenos ajustes, näo seräo contudo alteraçöes significativas porque os sistemas de trading mantêm-se os mesmos sem qualquer alteraçäo, trabalhando com os mesmos parâmetros e gerando os mesmos sinais do passado.

O conjunto destes sistemas provou ser razoavelmente eficiente no passado em termos de resultados obtidos pelo que näo é aconselhável mexer-se em profundidade mas podemos fazer de onde em onde alguma substituiçäo pontual na equipa, é isso que vai ser feito. As mudanças de detalhe centram-se no desaparecimento das percentagens de risco dos 33, 67 e 100%. Desta vez só vai dar comprado, neutro ou vendido e o resultado que conta no final virá do conjunto dos resultados nas componentes tendenciais e oscilatórias.

Essa resultante final será proveniente do somatório de ambas as componentes mas há duas exceçöes:

1) Continua em vigor a regra de que nas açöes näo pode haver posiçöes curtas ou vendidas.

2) A posiçäo final resultante jamais poderá ser contrária à posiçäo tendencial dos sistemas de trading de longo prazo.

BN


PSI Did 20180209.png
Gráfico Diário do PSI - Sistema de trading Driving in the Dark (Curto Prazo)


S&P 500 Aroon 20180209.png
Gráfico Diário do S&P 500 - Sistema de trading Aroon (Longo Prazo)


Crude Oil Did Week 20180209.png
Gráfico Semanal do Petróleo WTI - Sistema de trading Driving in the Dark (Curto Prazo)


Portfolio HF 20180202.png
Carteira Hedge-Fund na semana passada


Portfolio HF 20180209.png
Carteira Hedge-Fund na semana atual
O autor não assume responsabilidades por acções tomadas por quem quer que seja nem providencia conselhos de investimento. O autor não faz promessas nem oferece garantias nem sugestões, limita-se a transmitir a sua opinião pessoal. Cada um assume os seus riscos, incluindo os que possam resultar em perdas.


Citações que me assentam bem:


Sucesso é a habilidade de ir de falhanço em falhanço sem perda de entusiasmo – Winston Churchill

Há milhões de maneiras de ganhar dinheiro nos mercados. O problema é que é muito difícil encontrá-las - Jack Schwager

No soy monedita de oro pa caerle bien a todos - Hugo Chávez


O day trader trabalha para se ajustar ao mercado. O mercado trabalha para o trend trader! - Jay Brown / Commodity Research Bureau
 
Mensagens: 3137
Registado: 4/3/2008 17:21
Localização: 16

Re: Flashes

por jgut » 9/2/2018 0:28

Boas
Por um lado compreendo esse sinal de compra no ouro, mas para o meu método é "agressivo", pois a tendência de curto prazo ainda é de baixa... confesso que gostava de compreender um pouco melhor o teu sinal :wink: . se puderes dar umas dicas... :D
deixo o meu gráfico a 1h para justificar a minha opinião. (se é que vale de alguma coisa :) ).

A 15 minutos é que começa a dar sinais de inverter tendência...
Abraço.
"Ter paciência é difícil, mas o resultado é gratificante."
Jean-Jacques Rousseau

Qual a dor que escolhes?
A da DISCIPLINA ou do Arrependimento?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1614
Registado: 27/3/2014 21:50

Re: Flashes

por Cem pt » 8/2/2018 21:36

Nova ordem numa commodity e fecho num cambial:

Ouro – C
EuroDólar - N

O primeiro gráfico abaixo é do DAX, o qual acaba de registar um agravamento da sua posiçäo neutra, que assim se mantém globalmente, por disparo de um novo sinal negativo no sistema Emocional na escala semanal. O segundo gráfico corresponde ao sinal definitivo que originou a saída no EURUSD.

BN


DAX Emocional Week 20180208.png
Gráfico Semanal do DAX - Sistema de trading Emocional (Médio Prazo)


EURUSD Snake 20180208.png
Gráfico Diário do EuroDólar - Sistema de trading Snake (Médio / Curto Prazo)
Editado pela última vez por Cem pt em 9/2/2018 1:45, num total de 1 vez.
O autor não assume responsabilidades por acções tomadas por quem quer que seja nem providencia conselhos de investimento. O autor não faz promessas nem oferece garantias nem sugestões, limita-se a transmitir a sua opinião pessoal. Cada um assume os seus riscos, incluindo os que possam resultar em perdas.


Citações que me assentam bem:


Sucesso é a habilidade de ir de falhanço em falhanço sem perda de entusiasmo – Winston Churchill

Há milhões de maneiras de ganhar dinheiro nos mercados. O problema é que é muito difícil encontrá-las - Jack Schwager

No soy monedita de oro pa caerle bien a todos - Hugo Chávez


O day trader trabalha para se ajustar ao mercado. O mercado trabalha para o trend trader! - Jay Brown / Commodity Research Bureau
 
Mensagens: 3137
Registado: 4/3/2008 17:21
Localização: 16

Re: Flashes

por Cem pt » 8/2/2018 2:01

Um sinal de compra meio isolado no meio deste estranho vendaval em curso:

Soja – C

Junto gráficos dos sistemas de curto prazo diários, näo só da Soja como também duma açäo alemä representativa do Euro Stoxx 50, refiro-me à Daimler.

BN


-----


Citaçöes (continuaçäo da entrevista a Steve Briese):

- Se alguém tentar identificar que tendência quer negociar, o que se deve fazer?
- Para além da preferência particular do trader, a seleção da tendência é muitas vezes ditada pelo tamanho da conta. Se começas com a ideia que queres gerir o risco limitando a perda potencial de qualquer negócio a uma percentagem da tua conta total, isso afetará a escala temporal a selecionar.
Podias começar por olhar para gráficos mensais e determinar pontos de entrada através de figuras de formação gráficas. Decidirias onde o ponto de stop-loss se teria de localizar baseado nas técnicas de saída estandardizadas. Usando esses gráficos mensais poderias achar que a quantidade da perda seria demasiado elevada em relação à percentagem da conta para acomodar a tua regra de gestão do risco. Assim, não poderias negociar tal tendência de longo prazo. Daí que a maioria dos traders termine muitas vezes como escala máxima nos gráficos diários.



Soybeans Did 20180207.png
Gráfico Diário da Soja - Sistema de trading Driving in the Dark (Curto Prazo)


DAIG Did 20180207.png
Gráfico Diário da Daimler - Sistema de trading Driving in the Dark (Curto Prazo)
O autor não assume responsabilidades por acções tomadas por quem quer que seja nem providencia conselhos de investimento. O autor não faz promessas nem oferece garantias nem sugestões, limita-se a transmitir a sua opinião pessoal. Cada um assume os seus riscos, incluindo os que possam resultar em perdas.


Citações que me assentam bem:


Sucesso é a habilidade de ir de falhanço em falhanço sem perda de entusiasmo – Winston Churchill

Há milhões de maneiras de ganhar dinheiro nos mercados. O problema é que é muito difícil encontrá-las - Jack Schwager

No soy monedita de oro pa caerle bien a todos - Hugo Chávez


O day trader trabalha para se ajustar ao mercado. O mercado trabalha para o trend trader! - Jay Brown / Commodity Research Bureau
 
Mensagens: 3137
Registado: 4/3/2008 17:21
Localização: 16

Re: Flashes

por Cem pt » 7/2/2018 0:09

Para ser fiel à tradiçäo mais um fecho de posiçäo:

Ouro - N

BN


-----


Continuaçäo das citaçöes sobre trading (entrevista a Steve Briese):

Por exemplo, se negoceias uma tendência horária, não vais buscar os teus pontos de entrada ou de stop-loss a um gráfico mensal. Determinar a extensão da tendência está inextricavelmente ligado a outros três princípios: cortar as perdas, deixar correr os lucros e gerir os riscos. Se não identificares a tendência que estás a negociar não podes cumprir nenhum dos outros princípios.


Gold Snake 20180206.png
Gráfico Diário do Ouro - Sistema de trading Snake (Médio / Curto Prazo)
O autor não assume responsabilidades por acções tomadas por quem quer que seja nem providencia conselhos de investimento. O autor não faz promessas nem oferece garantias nem sugestões, limita-se a transmitir a sua opinião pessoal. Cada um assume os seus riscos, incluindo os que possam resultar em perdas.


Citações que me assentam bem:


Sucesso é a habilidade de ir de falhanço em falhanço sem perda de entusiasmo – Winston Churchill

Há milhões de maneiras de ganhar dinheiro nos mercados. O problema é que é muito difícil encontrá-las - Jack Schwager

No soy monedita de oro pa caerle bien a todos - Hugo Chávez


O day trader trabalha para se ajustar ao mercado. O mercado trabalha para o trend trader! - Jay Brown / Commodity Research Bureau
 
Mensagens: 3137
Registado: 4/3/2008 17:21
Localização: 16

Re: Flashes

por Cem pt » 6/2/2018 0:32

Obrigado, amigo Bogos, é muito simpático da tua parte, só desejo o melhor para ti com uma boa recuperaçäo. Com a humildade que todos te reconhecemos e com o teu entusiasmo marcante só posso esperar que a recuperaçäo da tua carteira seja rápida e consistente com uma equity line de lucros ascendentes no longo prazo.


-----


Comecemos pela nova posiçäo do conjunto dos sistemas de trading:

S&P 500 – N


-----


Convenhamos, hoje em Wall Street näo teremos assistido a um crash mas que aquilo pareceu um ensaio a uma escala reduzida, pareceu! E näo foi bonito de ver, para quem está comprado, claro!

De repente lembrei-me que um cenário parecido já terá ocorrido no passado.

Para ser sincero estes últimos dias em Nova Iorque fazem-me lembrar bastante o panorama que antecedeu o crash de Outubro de 1929. Relembro que a década dos anos 20 foi de um verdadeiro “boom”, a época em que tudo parecia correr bem nos “loucos anos 20” do dinheiro fácil nos States!

Consumo a aumentar, companhias industriais a bater recordes de vendas, confiança do público em máximos de sempre, riquezas fáceis que se faziam com crédito sem garantias na Bolsa em Wall Street, prosperidade em picos nunca conhecidos, boates e clubes à cunha, easy money, easy money, nenhuma nuvem aparecia no horizonte...exceto o pormenor que se tinha vindo a instalar uma bolha nas açöes que se transacionavam na Bolsa.

Em Setembro de 1929 a Bolsa atingiu o seu máximo de sempre da altura, o Dow Jones atingiu nessa altura a marca de 380 pontos. Seguiram-se umas sessöes bem parecidas com as que estäo agora a acontecer: grandes correçöes, os especialistas diziam que eram boas oportunidades de compra porque os fundamentais dos USA eram os mais sólidos de sempre.

A questäo emocional tornou-se crucial, o medo aumentava de semana para semana e transformou-se em pânico à medida que as perdas com algum significado se acentuavam. A História em geral só fala da sessäo da famosa 5. feira negra do dia 24 de Outubro de 1929, onde se registou o famoso crash em que o Dow desceu abaixo dos 200 pontos, mas esquece muitas vezes de contar o que se passou nas sessöes que a antecederam e onde se criaram as condiçöes para o inevitável sell-off com milhares de vendedores a querem desfazer-se das suas açöes e compradores que repentinamente desapareceram, os que ainda tinham coragem para comprar contavam-se pelos dedos .

Alguns safaram-se bem, traders lendários como Gann e outros que seguiam a Análise Gráfica, que mais tarde daria origem à Análise Técnica, teräo acumulado um bom pecúlio ao vender o grosso das suas açöes antes do Outubro negro e dos anos terríveis que se seguiram nos anos 30 e 40, um período de um longo bear market onde o Dow Jones atingiu um mínimo absoluto no século XX na marca incrível de 41,22 pontos, quase 10 vezes menos que o máximo de Setembro de 1929!

Esperemos que nada parecido venha de novo a suceder na fase atual do mercado mas há quem diga que a História se repete, com matizes adaptadas a cada época como é evidente.

Uma pergunta parece fazer sentido, só que a resposta ninguém a conhece para já: será que os gráficos nos estaräo a avisar para um período negro a aproximar-se?

BN


-----


Ficam 3 gráficos: o do mercado em Wall Street em 1929 com a conclusäo das semelhanças ao critério de cada um, uma mudança clara de sinal no sistema de trading “Emocional” (agora percebem o porquê do nome: comprado na altura das euforias e vendido na altura dos pânicos, antes que seja tarde!) e ainda o gráfico dum papel sempre muito referido, os CTT.


Wall Street 1929.png
1929 em Wall Street - O máximo de Setembro de 1929, as sessöes intermédias que se seguiram e antecederam o crash da 5. feira negra de 24 de Outubro de 1929


S&P 500 Emocional 20180205.png
Gráfico Diário do S&P 500 - Sistema de trading Emocional (Médio Prazo)


CTT Did 20180205.png
Gráfico Diário dos CTT - Sistema de trading Driving in the Dark (Curto Prazo)
O autor não assume responsabilidades por acções tomadas por quem quer que seja nem providencia conselhos de investimento. O autor não faz promessas nem oferece garantias nem sugestões, limita-se a transmitir a sua opinião pessoal. Cada um assume os seus riscos, incluindo os que possam resultar em perdas.


Citações que me assentam bem:


Sucesso é a habilidade de ir de falhanço em falhanço sem perda de entusiasmo – Winston Churchill

Há milhões de maneiras de ganhar dinheiro nos mercados. O problema é que é muito difícil encontrá-las - Jack Schwager

No soy monedita de oro pa caerle bien a todos - Hugo Chávez


O day trader trabalha para se ajustar ao mercado. O mercado trabalha para o trend trader! - Jay Brown / Commodity Research Bureau
 
Mensagens: 3137
Registado: 4/3/2008 17:21
Localização: 16

Re: Flashes

por bogos » 4/2/2018 0:09

Cem pt Escreveu:Em primeiro lugar as novas alteraçöes de posiçäo para a abertura na 2. feira:

Soja – N
Prata – N


-----


Como hei de começar? É que ainda estou meio abananado com a pancadaria forte e feio que a carteira levou, aliás eu já tinha alertado que num mercado de forte movimento ascendente as correçöes näo seriam só para compor um ramalhete, seriam realmente muito fortes, como veio a suceder, e portanto o sofrimento foi bem grande!

Na verdade com o índice líder mundial S&P 500 a fechar a semana praticamente aos níveis onde encerrou a primeira semana de janeiro, pode-se dizer que os lucros das restantes semanas de janeiro se evaporaram como um fósforo, estando agora os retornos em cerca de 1/4 daquilo que já foram perto do final do glorioso (e saudoso) mês de janeiro.

Mas näo há que carpir mágoas, o plano de trading é para cumprir com disciplina e quem anda nestas andanças há muitos anos já está vacinado para as perdas inevitáveis e sabe que nos mercados há mais marés que marinheiros. Nesta semana passámos por uma maré baixa muito acentuada, nada a fazer a näo ser manter a linha das regras estabelecidas porque manter o foco nos resultados do longo prazo é o que interessa verdadeiramente.

O princípio agora é simples: ajustar as miras das espingardas e procurar manter as posiçöes tendenciais que ainda se väo mantendo, se estivermos errados vamos fechando o que näo oferecer potencial suficiente a favor da tendência, ou seja, seguir na calma os ditames atualizados dos sistemas de trading.


-----


Para além dos quadros de controlo comparativos habituais, onde de forma curiosa destaco o exemplo do S&P 500, apesar da grande tareia e da parte emocional negativa que sempre deixa no mercado uma correçäo acentuada, a passar de um rating de força de +1 na semana passada para +4 à data presente equivalendo a melhores oportunidades de comprar agora, deixo também dois gráficos de sistemas com açöes tugas na EDP e Sonae e ainda o caso curioso do já referido S&P 500 com dois sinais sucessivos na escala semanal no sistema oscilatório Driving in the Dark: um de venda no início da semana que terminou e outro de compra na semana que vai entrar.

BN


Portfolio HF 20180126A.png


Portfolio HF 20180202.png


EDP Snake 20180202.png


SON Did Week 20180202.png


S&P 500 Did Week 20180202.png


Caro e estimado amigo Cem....

Uma vez mais o meu eterno agradecimento pelas simples palavras escritas e que tomei a liberdade de colocar em grande. É o meu manual de "mesinha de cabeceira".
E pego nele imensas vezes, pelo simples facto que dado a existência de ruídos estridentes a cada dia que passa, neste mundo da "informação foguete", tais palavras me animam e me fazem sentir no verdadeiro rumo do trader.

Não serão os abanões na conta que me liquidarão para fora do mercado.
Será sim o dia em que deixar de dar atenção ao manual de "mesinha de cabeceira".

Para os que pensam ser os campeões da praça, um bom conselho como este do amigo CEM, é de borla e vale ouro.

Cumprimentos
Um dos efeitos do medo é perturbar os sentidos e fazer que as coisas não pareçam o que são.
Miguel Cervantes
No outro lado de cada medo está a liberdade.
Marilyn Ferguson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2887
Registado: 29/12/2005 16:34
Localização: Porto

Re: Flashes

por Cem pt » 3/2/2018 13:32

Em primeiro lugar as novas alteraçöes de posiçäo para a abertura na 2. feira:

Soja – N
Prata – N


-----


Como hei de começar? É que ainda estou meio abananado com a pancadaria forte e feio que a carteira levou, aliás eu já tinha alertado que num mercado de forte movimento ascendente as correçöes näo seriam só para compor um ramalhete, seriam realmente muito fortes, como veio a suceder, e portanto o sofrimento foi bem grande!

Na verdade com o índice líder mundial S&P 500 a fechar a semana praticamente aos níveis onde encerrou a primeira semana de janeiro, pode-se dizer que os lucros das restantes semanas de janeiro se evaporaram como um fósforo, estando agora os retornos em cerca de 1/4 daquilo que já foram perto do final do glorioso (e saudoso) mês de janeiro.

Mas näo há que carpir mágoas, o plano de trading é para cumprir com disciplina e quem anda nestas andanças há muitos anos já está vacinado para as perdas inevitáveis e sabe que nos mercados há mais marés que marinheiros. Nesta semana passámos por uma maré baixa muito acentuada, nada a fazer a näo ser manter a linha das regras estabelecidas porque manter o foco nos resultados do longo prazo é o que interessa verdadeiramente.

O princípio agora é simples: ajustar as miras das espingardas e procurar manter as posiçöes tendenciais que ainda se väo mantendo, se estivermos errados vamos fechando o que näo oferecer potencial suficiente a favor da tendência, ou seja, seguir na calma os ditames atualizados dos sistemas de trading.


-----


Para além dos quadros de controlo comparativos habituais, onde de forma curiosa destaco o exemplo do S&P 500, apesar da grande tareia e da parte emocional negativa que sempre deixa no mercado uma correçäo acentuada, a passar de um rating de força de +1 na semana passada para +4 à data presente equivalendo a melhores oportunidades de comprar agora, deixo também dois gráficos de sistemas com açöes tugas na EDP e Sonae e ainda o caso curioso do já referido S&P 500 com dois sinais sucessivos na escala semanal no sistema oscilatório Driving in the Dark: um de venda no início da semana que terminou e outro de compra na semana que vai entrar.

BN


Portfolio HF 20180126A.png
Carteira Hedge-Fund na semana passada


Portfolio HF 20180202.png
Carteira Hedge-Fund à data atual


EDP Snake 20180202.png
Gráfico Diário da EDP - Sistema de trading Snake (Médio / Curto Prazo)


SON Did Week 20180202.png
Gráfico Semanal da Sonae - Sistema de trading Driving in the Dark (Curto Prazo)


S&P 500 Did Week 20180202.png
Gráfico Semanal do S&P 500 - Sistema de trading Driving in the Dark (Curto Prazo)
O autor não assume responsabilidades por acções tomadas por quem quer que seja nem providencia conselhos de investimento. O autor não faz promessas nem oferece garantias nem sugestões, limita-se a transmitir a sua opinião pessoal. Cada um assume os seus riscos, incluindo os que possam resultar em perdas.


Citações que me assentam bem:


Sucesso é a habilidade de ir de falhanço em falhanço sem perda de entusiasmo – Winston Churchill

Há milhões de maneiras de ganhar dinheiro nos mercados. O problema é que é muito difícil encontrá-las - Jack Schwager

No soy monedita de oro pa caerle bien a todos - Hugo Chávez


O day trader trabalha para se ajustar ao mercado. O mercado trabalha para o trend trader! - Jay Brown / Commodity Research Bureau
 
Mensagens: 3137
Registado: 4/3/2008 17:21
Localização: 16

Re: Flashes

por Cem pt » 2/2/2018 6:08

Embora nalguns casos com um pequeno atraso de uns dias, por motivos profissionais tive de ficar afastado da net desde o passado fim-de-semana, aqui ficam atualizaçöes de algumas posiçöes, deixando também mais abaixo alguns gráficos indicativos:

DAX – N
Galp – N
Siemens – N
BASF – N
Daimler – N
Gás Natural – N

BN


Galp Snake 20180201.png
Gráfico Diário da Galp - Sistema de trading Snake (Médio / Curto Prazo)


BASF Did 20180201.png
Gráfico Diário da BASF - Sistema de trading Driving in the Dark (Curto Prazo)


DAIG Did 20180201.png
Gráfico Diário da Daimler - Sistema de trading Driving in the Dark (Curto Prazo)
O autor não assume responsabilidades por acções tomadas por quem quer que seja nem providencia conselhos de investimento. O autor não faz promessas nem oferece garantias nem sugestões, limita-se a transmitir a sua opinião pessoal. Cada um assume os seus riscos, incluindo os que possam resultar em perdas.


Citações que me assentam bem:


Sucesso é a habilidade de ir de falhanço em falhanço sem perda de entusiasmo – Winston Churchill

Há milhões de maneiras de ganhar dinheiro nos mercados. O problema é que é muito difícil encontrá-las - Jack Schwager

No soy monedita de oro pa caerle bien a todos - Hugo Chávez


O day trader trabalha para se ajustar ao mercado. O mercado trabalha para o trend trader! - Jay Brown / Commodity Research Bureau
 
Mensagens: 3137
Registado: 4/3/2008 17:21
Localização: 16

Re: Flashes

por rsacramento » 28/1/2018 18:52

Cem pt Escreveu:Amigo “R” Sacra:

1) Explico com todo o gosto.


obrigado, semStops
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 10503
Registado: 29/11/2007 12:50

Re: Flashes

por Cem pt » 27/1/2018 0:38

Caros amigos:

Obrigado pelos vossos incentivos.

Acho que estamos todos aqui para trocar experiências e novas ideias com tudo o que por aqui se lê e publica, porque só assim podemos filtrar tudo o que de bom pode ser aproveitável, para tentarmos melhorar e conseguir obter melhores resultados nos mercados, apesar de ser impossível dominar muitos dos seus imprevisíveis movimentos.

Enfim, tenta-se fazer o melhor que podemos.

BN


-----


Novo sinal registado, desta vez fechando posiçöes longas:

Jerónimo Martins – N


-----


Terminada mais uma semana, a melhor deste ano nesta carteira ativa de hedge-fund alavancada exclusivamente baseada em Análise Técnica, ficam os quadros habituais comparativos no espaço de uma semana.

Desta vez acrescento mais uma coluna no quadro de controlo relativa ao podium global que indica os 3 melhores e os 3 piores papéis que o conjunto dos sistemas de trading tem avaliado até agora neste ano e a contribuiçäo de cada um deles para o retorno da carteira em 2018.

Deixo também ficar 3 gráficos com o sistema de trading de curto prazo de caráter oscilatório relativo a 1 índice e 2 commodities: S&P, Soja e Ouro.

Curiosamente e apesar do fecho estrondoso de hoje no S&P 500 o sinal gerado no gráfico semanal do sistema é de...venda!

No seu conjunto o panorama no S&P apresenta um alerta ou um grande risco de passar brevemente a neutral, provavelmente por estar esticado em demasia numa zona de mini-tendência...neutral (zona definida por estar situada a seguir a uma linha vertical amarela). Basta olhar para o quadro de controlo e verificar que a força de rating atual do índice na zona dos sistemas entre médio e curto prazo é já nesta altura bastante fraca, apenas de +1 ponto, embora ainda se encontre positiva e portanto com uma resultante global de sinal longo.

BN


Portfolio HF 20180119.png
Carteira Hedge-Fund na semana passada


Portfolio HF 20180126A.png
Carteira Hedge-Fund na semana atual


S&P 500 Did Week 20180126.png
Gráfico Semanal do S&P 500 - Sistema de trading Driving in the Dark (Curto Prazo)


Soybeans Did 20180126.png
Gráfico Diário da Soja - Sistema de trading Driving in the Dark (Curto Prazo)


Gold Did 20180126.png
Gráfico Diário do Ouro - Sistema de trading Driving in the Dark (Curto Prazo)
O autor não assume responsabilidades por acções tomadas por quem quer que seja nem providencia conselhos de investimento. O autor não faz promessas nem oferece garantias nem sugestões, limita-se a transmitir a sua opinião pessoal. Cada um assume os seus riscos, incluindo os que possam resultar em perdas.


Citações que me assentam bem:


Sucesso é a habilidade de ir de falhanço em falhanço sem perda de entusiasmo – Winston Churchill

Há milhões de maneiras de ganhar dinheiro nos mercados. O problema é que é muito difícil encontrá-las - Jack Schwager

No soy monedita de oro pa caerle bien a todos - Hugo Chávez


O day trader trabalha para se ajustar ao mercado. O mercado trabalha para o trend trader! - Jay Brown / Commodity Research Bureau
 
Mensagens: 3137
Registado: 4/3/2008 17:21
Localização: 16

Re: Flashes

por PMPF100 » 25/1/2018 12:13

Sim, muita qualidade e clareza na forma como apresentas os trades. Abr
 
Mensagens: 1
Registado: 17/1/2018 12:09

Re: Flashes

por RMBA » 25/1/2018 1:26

Cem ao fim destes anos todos continua a ser um prazer ler o que escreves.. e que paciência tu tens.

Abr
 
Mensagens: 41
Registado: 9/11/2010 14:45
Localização: 14

Re: Flashes

por Cem pt » 25/1/2018 1:08

Atualizando no final do dia da sessäo os pares cambiais do Forex, o conjunto dos sistemas acaba de alterar uma posiçäo:

JPYUSD - C

Para além do gráfico sobre este par, acrescento também um gráfico curioso do EuroDólar onde o sistema oscilatório dispara um sinal de venda sem que nada aparentemente o fizesse prever, uma vez que continua cheio de força. Haverá contudo que acrescentar que o EURUSD continua comprado porque a maioria dos restantes sistemas de trading continuam otimistas com posiçöes de compra.

BN


JPYUSD Emocional Week 20180124.png
Gráfico Semanal do IeneDólar - Sistema de trading Emocional (Médio Prazo)


EURUSD Did Week 20180124.png
Gráfico Semanal do EuroDólar - Sistema de trading Driving in the Dark (Curto Prazo)
Editado pela última vez por Cem pt em 25/1/2018 1:30, num total de 1 vez.
O autor não assume responsabilidades por acções tomadas por quem quer que seja nem providencia conselhos de investimento. O autor não faz promessas nem oferece garantias nem sugestões, limita-se a transmitir a sua opinião pessoal. Cada um assume os seus riscos, incluindo os que possam resultar em perdas.


Citações que me assentam bem:


Sucesso é a habilidade de ir de falhanço em falhanço sem perda de entusiasmo – Winston Churchill

Há milhões de maneiras de ganhar dinheiro nos mercados. O problema é que é muito difícil encontrá-las - Jack Schwager

No soy monedita de oro pa caerle bien a todos - Hugo Chávez


O day trader trabalha para se ajustar ao mercado. O mercado trabalha para o trend trader! - Jay Brown / Commodity Research Bureau
 
Mensagens: 3137
Registado: 4/3/2008 17:21
Localização: 16

Re: Flashes

por Cem pt » 24/1/2018 23:23

Apesar da carteira ter hoje sofrido uma pequena correçäo no setor acionista, registou em contrapartida uma forte valorizaçäo global com o forte rally ocorrido no Euro e na generalidade das commodities, em particular neste caso com uma contribuiçäo decisiva dos Metais e do Petróleo.

Como consequência o retorno da carteira hedge-fund acaba de ultrapassar os 16% desde o início do ano, duas sessöes após passar a barreira dos 12%, pelo que com mais um múltiplo de 4% as regras permitem juntar à carteira mais uma açäo do Euro Stoxx 50 num novo setor, cabendo neste caso a sorte, ou o azar, de entrada à Daimler com a sigla DAIG, cuja avaliaçäo pode ser observada mais abaixo no quadro a que junto também um dos sistemas de trading de avaliaçäo.

Fica em espera a partir de agora uma empresa belga do setor de bebidas, a Anheuser-Busch InBev.

Como recentemente falei do sistema Driving in the Dark, junto também um gráfico deste sistema de trading oscilatório relativo ao respetivo gráfico semanal do BCP com os sinais gerados nesse contexto.

BN


Portfolio HF 20180124.png
Carteira Hedge-Fund na data atual


DAIG Did 20180124.png
Gráfico Diário da Daimler - Sistema de trading Driving in the Dark (Curto Prazo)


BCP Did Week 20180124.png
Gráfico Semanal do BCP - Sistema de trading Driving in the Dark (Curto Prazo)
O autor não assume responsabilidades por acções tomadas por quem quer que seja nem providencia conselhos de investimento. O autor não faz promessas nem oferece garantias nem sugestões, limita-se a transmitir a sua opinião pessoal. Cada um assume os seus riscos, incluindo os que possam resultar em perdas.


Citações que me assentam bem:


Sucesso é a habilidade de ir de falhanço em falhanço sem perda de entusiasmo – Winston Churchill

Há milhões de maneiras de ganhar dinheiro nos mercados. O problema é que é muito difícil encontrá-las - Jack Schwager

No soy monedita de oro pa caerle bien a todos - Hugo Chávez


O day trader trabalha para se ajustar ao mercado. O mercado trabalha para o trend trader! - Jay Brown / Commodity Research Bureau
 
Mensagens: 3137
Registado: 4/3/2008 17:21
Localização: 16

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot] e 240 visitantes