Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Flashes

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Flashes

por Cem pt » 24/1/2018 0:06

Amigo “R” Sacra:

1) Explico com todo o gosto.

Repara no gráfico abaixo do DAX semanal nos indicadores do meio de fundo verde.

Possui duas linhas vermelhas paralelas tracejadas que se juntam ou afastam mais entre si consoante a volatilidade diminui ou aumenta.

Essas linhas näo säo mais que uma ponderaçäo de várias regressöes lineares de sessöes diferentes. Aparecem também duas outras linhas, uma branca de reaçäo mais rápida de acompanhamento da cotaçäo da açäo e outra amarela um pouco mais estável que é uma média de poucassessöes da branca, que se deslocam para dentro e para fora das linhas tracejadas vermelhas.

O conceito tem a ver com as relaçöes entre as linhas branca e amarela, se estäo acima ou abaixo ou dentro do espaço marcado pelas linhas vermelhas tracejadas e se entre elas se ultrapassam ou näo uma à outra.

Essas linhas tracejadas a vermelho traçam-te a definiçäo de uma tendência de muito curto prazo, uma mini-tendência, que nada tem a ver com a tendência dominante do mercado.

No exemplo abaixo vê-se uma sequência de mini-tendências no DAX semanal a alternar entre pendentes mais ou menos neutras, que se iniciam quando aparece uma linha vertical amarela, e pendentes descendentes de prazos muito curtos iniciadas por linhas verticais vermelhas. As mini-tendências säo marcadas pelo sentido ou direçäo mais ou menos marcantes das linhas tracejadas vermelhas.

Quando essas direçöes säo sensivelmente horizontais essa mini-tendência é considerada neutral e aí as regras da inter-relaçäo das linhas brancas e amarela com as vermelhas é totalmente diferente das alturas em que a mini-tendência é direcional (ascendente ou descendente), uma vez que nestes casos as linhas branca e amarela podem fazer o que quiserem mas o sinal é gerado apenas pelo sentido marcante da mini-tendência. Durante as fases de mini-tendência neutral, as tais cujo início é marcado por uma verticalamarela, as compras (vendas) säo disparadas maioritariamente quando uma das linhas branca e amarela vira para o sentido ascendente (descendente) mas se encontram ambas abaixo (acima) do espaço definido pelas linhas tracejadas vermelhas.

2) Quanto ao aproveitamento da tendência: claro que näo, isso seria o mesmo que comprar na base e vender no topo.

Aqui o objetivo resume-se a tentar aguentar o máximo tempo possível no sentido da tendência dominante que os indicadores väo validando, apenas isso, atitude que mental ou emocionalmente é muito complicado manter uma vez que em termos humanos a nossa forma de pensar é em geral muito diferente: temos muita vontade de estar dentro quando estamos fora e vontade de saltar fora quando estamos dentro!

Abraço.


DAX Did Week 20180123.png
Gráfico Semanal do DAX - Sistema de trading Driving in the Dark (Curto Prazo)
O autor não assume responsabilidades por acções tomadas por quem quer que seja nem providencia conselhos de investimento. O autor não faz promessas nem oferece garantias nem sugestões, limita-se a transmitir a sua opinião pessoal. Cada um assume os seus riscos, incluindo os que possam resultar em perdas.


Citações que me assentam bem:


Sucesso é a habilidade de ir de falhanço em falhanço sem perda de entusiasmo – Winston Churchill

Há milhões de maneiras de ganhar dinheiro nos mercados. O problema é que é muito difícil encontrá-las - Jack Schwager

No soy monedita de oro pa caerle bien a todos - Hugo Chávez


O day trader trabalha para se ajustar ao mercado. O mercado trabalha para o trend trader! - Jay Brown / Commodity Research Bureau
 
Mensagens: 3136
Registado: 4/3/2008 17:21
Localização: 16

Re: Flashes

por Royal Orange » 23/1/2018 23:53

Cem pt Escreveu:Na verdade vou-te confessar uma coisa: o meu sistema de trading de curto prazo, a que chamei de “Did” / “Driving in the Dark”, é uma espécie de “Chaos” porque incorpora um oscilador ponderante, mas com uma diferença conceitual: defino esse sistema como uma espécie de luta que mete à pancada um tipo polícia, que é um indicador tendencial metido lá no meio, e um sujeito impulsivo que é o indicador oscilatório, com esta última sub-rotina estocástica e contra-tendencial a possuir muitas caraterísticas idênticas ao “Chaos”.

O funcionamento é simples: o polícia sinaleiro gere os filtros tendenciais, obrigando a que em certas condiçöes de mercado bastante direcional se proiba o estroina do estocástico em mudar de posiçäo, para nao ser atropelado no trânsito maluco, evitando que em certos cenários a componente estocástica obrigue a virar de sentido contra uma tendência dominante de força expressiva.

Genial Cem pt!
"When facts change, I change my mind. What do you do Sir?"
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 140
Registado: 29/11/2007 9:40

Re: Flashes

por rsacramento » 23/1/2018 12:16

Cem pt Escreveu:Enfim, neste caso tive de ser um pouco imaginativo para näo ser engolido pela corrente em condiçöes adversas

não queres desvendar qualquer coisinha?

Cem pt Escreveu: mas reconheço que quando os mercados virarem a sério contra a tendência dominante vou sofrer um bocado até os indicadores se voltarem a ajustar à nova realidade!

não querer perder nadinha da tendência é impossível (excepto para o prof Karamba)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 10503
Registado: 29/11/2007 12:50

Re: Flashes

por Cem pt » 23/1/2018 1:16

Amigo Bogos:

Só posso concordar com o que afirmas, na verdade as tendências ultimamente têm dominado o panorama geral dum modo esmagador mas o mercado lá saberá porquê.

Na verdade vou-te confessar uma coisa: o meu sistema de trading de curto prazo, a que chamei de “Did” / “Driving in the Dark”, é uma espécie de “Chaos” porque incorpora um oscilador ponderante, mas com uma diferença conceitual: defino esse sistema como uma espécie de luta que mete à pancada um tipo polícia, que é um indicador tendencial metido lá no meio, e um sujeito impulsivo que é o indicador oscilatório, com esta última sub-rotina estocástica e contra-tendencial a possuir muitas caraterísticas idênticas ao “Chaos”.

O funcionamento é simples: o polícia sinaleiro gere os filtros tendenciais, obrigando a que em certas condiçöes de mercado bastante direcional se proiba o estroina do estocástico em mudar de posiçäo, para nao ser atropelado no trânsito maluco, evitando que em certos cenários a componente estocástica obrigue a virar de sentido contra uma tendência dominante de força expressiva.

Enfim, neste caso tive de ser um pouco imaginativo para näo ser engolido pela corrente em condiçöes adversas, mas reconheço que quando os mercados virarem a sério contra a tendência dominante vou sofrer um bocado até os indicadores se voltarem a ajustar à nova realidade!

Só tenho pena que näo haja indicadores milagreiros que farejem o perigo à frente, tipo “Bobi” que foi um antigo indicador que usei há mais de 10 anos atrás mas que na realidade acertava pouco nesses tais “perigos potenciais”, digamos que era pouco amigo do lema “deixar correr os lucros” e portanto tive de o pôr de lado.

Abraço e bons negócios com o teu “Chaos”, mais cedo ou mais tarde tenho a certeza que vai entrar nos eixos.


-----


Com a carteira a ultrapassar no final da sessao de hoje a rentabilidade de 12% desde o início do novo ano, pelas regras que expus mais atrás em cada aumento de múltiplos de 4%, há autorizaçao do money management para passarmos a analisar e a acrescentar potencialmente mais um papel do índice Euro Stoxx 50 à carteira hedge-fund, desde que o papel em causa näo ultrapasse uma alavancagem de 3x.

Neste caso estava em espera a BASF para ser analisada, a qual, como podem observar, já satisfaz os requesitos conclusivos do conjunto dos sistemas de trading para entrar de imediato na carteira com uma posiçäo longa.

A partir de agora ficará em espera no horizonte a Daimler (DAIG) que lidera no índice o setor automóvel.

BN


Portfolio HF 20180122.png
Posiçöes da carteira hedge-fund à data de hoje, marcando a entrada da BASF


BASF OS 20180122.png
Gráfico Diário da BASF - Sistema de trading OS (Longo / Médio Prazo)
O autor não assume responsabilidades por acções tomadas por quem quer que seja nem providencia conselhos de investimento. O autor não faz promessas nem oferece garantias nem sugestões, limita-se a transmitir a sua opinião pessoal. Cada um assume os seus riscos, incluindo os que possam resultar em perdas.


Citações que me assentam bem:


Sucesso é a habilidade de ir de falhanço em falhanço sem perda de entusiasmo – Winston Churchill

Há milhões de maneiras de ganhar dinheiro nos mercados. O problema é que é muito difícil encontrá-las - Jack Schwager

No soy monedita de oro pa caerle bien a todos - Hugo Chávez


O day trader trabalha para se ajustar ao mercado. O mercado trabalha para o trend trader! - Jay Brown / Commodity Research Bureau
 
Mensagens: 3136
Registado: 4/3/2008 17:21
Localização: 16

Re: Flashes

por bogos » 20/1/2018 22:45

Cem pt Escreveu:Citaçoes:

Sublinho que aqueles que se consideram como traders de “contra-tendência” na realidade são verdadeiros traders tendenciais, só que de um prazo mais curto.
Eles tendem a antecipar em vez de esperar por uma confirmação da mudança da tendência.
Tudo se resume na verdade desta matéria a uma questão de semântica e não ao conhecimento intrínseco sobre a melhor forma ou a mais “correta” abordagem de negociar.

A citaçao de hoje dedico-a inteiramente como homenagem ao amigo Bogos, tenho muita pena que para já nao retome o seu tópico do qual eu era um verdadeiro adepto.

Identifico esta forma de fazer trading como perfeitamente aceitável, apenas com a diferença de pretender andar um passo à frente dum verdadeiro sinal de viragem dum ciclo, o que fascina qualquer um por acertar muitas vezes em bases e topos, mas tem o inconveniente de implicar algum risco acrescido nessa antecipaçao quando ela nao se materializa já que o mercado é soberano a decidir o seu próprio timing de viragem.

TRJCRB Emocional Week 20180118.png


Caro e estimado amigo Cem...
Tenho tido pouco tempo para a leitura, mas como sempre, deito um olho aqui aos teus flashes quando posso.
O conhecimento profundo dos mercados encontra-se de facto em muitas das citações que colocas.

Como já escreve-mos em muitos tópicos por este forum fora, a prova do seguimento da tendência tem sido a posição certa. Diria mesmo imaculada. Então nestes últimos 2 anos tem sido um dar 100 a 0 aos anti-traders. Mas nem sempre assim foi. Nem sempre assim será.
Mais do que qualquer membro deste forum tu sabes bem do que falo.

O que me preocupa neste momento, não é a minha carteira pessoal (o sistema Chaos em particular), porque tem regras. O que me preocupa é voltar a entrar numa espiral aleatória como me aconteceu nos tempos passados, lá bem longe.

Se há pessoa que aceita que o mercado é soberano sou eu.
Se há pessoa que se dá há vontade do preço sou eu.
Nunca reneguei o preço e sempre aceitei o seu valor.
Muitas vezes compro mal, mas não o culpo.

Não é acertar em topos, ou fundo que me fascina. O que procuro é no swing da variação de preço, apanhar as "suas indecisões".
Claramente que falta ao meu sistema as deambulações ascendentes e descendentes necessárias para fazer lucro.

O mercado pode subir e descer. Isso é o normal que aconteça.
O meu sistema não se adapta claramente a estas subidas continuas. Não tem havido uma correcção de sessões seguidas.

Mas, o importante é que ainda aqui vou continuando. E isso é uma grande vitória....
Também eu já tombei outrora. Hoje para me colocarem fora, vão ter que lutar pelo preço, tal qual eu faço mediante um conjunto de regras a que chamei Chaos.

Caro Cem...o importante, e penso que concordas comigo, é encontrar a nossa zona de conforto para negociar. Eu encontrei a minha.
Mas há pessoas que ainda pensam que no mercado não existem perdas.

Espero que aí as tuas traquinetas aproveitem o bom desempenho dos índices, e que te adaptes no momento "ideal", para outros voos que acontecerão no mercado.

Estaremos aqui amanhã? O mercado dirá.

Cumprimentos
Um dos efeitos do medo é perturbar os sentidos e fazer que as coisas não pareçam o que são.
Miguel Cervantes
No outro lado de cada medo está a liberdade.
Marilyn Ferguson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2887
Registado: 29/12/2005 16:34
Localização: Porto

Re: Flashes

por Cem pt » 20/1/2018 10:02

Mais uma compra sinalizada na carteira:

Jerónimo Martins – C




Para além da inversao dum sinal que estava negativo na JMT ficam também 2 gráficos de commodities no Petróleo WTI e na Prata que parecem continuar a apontar no sentido ascendente.

Obviamente ficam também os quadros comparativos das posiçoes aconselhadas pelo conjunto dos sistemas de trading no final de cada semana.

BN




Citaçoes:

Os assuntos críticos giram acerca de saberes qual é a tua escala temporal, se possuis meios específicos de identificar a tendência nessa escala e se aplicas as tuas regras de forma consistente nessa escala.
Para me ajudar a avaliar estas considerações pedi a ajuda de amigos meus, todos eles experientes traders profissionais.
Entrevista ao primeiro trader (Steve Briese):
- Steve, qual o teu conceito de negociar com a tendência?
- Negociar com a tendência é um truísmo. Ninguém intencionalmente negoceia contra a tendência. Perdes dinheiro a negociar contra a tendência. O fator crítico é identificar que tendência pretendes negociar. Podes negociar a horária, a diária, a semanal ou outra de muito longo prazo. Tens de selecionar os teus indicadores baseados nessa tendência.



JMT Snake Week 20180119.png
Gráfico Semanal da Jerónimo Martins - Sistema de trading Snake (Médio / Curto Prazo)


Crude Oil OS Week 20180119.png
Gráfico Semanal do Petróleo WTI - Sistema de trading OS (Longo / Médio Prazo)


Silver Did 20180119.png
Gráfico Diário da Prata - Sistema de trading Driving in the Dark (Curto Prazo)


Portfolio HF 20180113.png
Carteira Hedge-Fund na semana passada


Portfolio HF 20180119.png
Carteira Hedge-Fund na semana atual
O autor não assume responsabilidades por acções tomadas por quem quer que seja nem providencia conselhos de investimento. O autor não faz promessas nem oferece garantias nem sugestões, limita-se a transmitir a sua opinião pessoal. Cada um assume os seus riscos, incluindo os que possam resultar em perdas.


Citações que me assentam bem:


Sucesso é a habilidade de ir de falhanço em falhanço sem perda de entusiasmo – Winston Churchill

Há milhões de maneiras de ganhar dinheiro nos mercados. O problema é que é muito difícil encontrá-las - Jack Schwager

No soy monedita de oro pa caerle bien a todos - Hugo Chávez


O day trader trabalha para se ajustar ao mercado. O mercado trabalha para o trend trader! - Jay Brown / Commodity Research Bureau
 
Mensagens: 3136
Registado: 4/3/2008 17:21
Localização: 16

Re: Flashes

por Cem pt » 19/1/2018 0:14

Finalmente a única commodity da carteira que ainda nao estava comprada acaba de dar sinal:

Soja – C

Ao contrário dos últimos 2 anos em que a lateralizaçao foi o comportamento dominante, temos agora o mercado geral do grupo das mercadorias que parece acordar duma letargia em conjunto na generalidade de todos os seus setores, para se juntar a um possível bull market que já se manifesta na generalidade dos mercados bolsistas em todos os continentes. Daí que valha a pena dar uma olhada abaixo ao gráfico do índice mundial das commodities.


-----


Citaçoes:

Sublinho que aqueles que se consideram como traders de “contra-tendência” na realidade são verdadeiros traders tendenciais, só que de um prazo mais curto.
Eles tendem a antecipar em vez de esperar por uma confirmação da mudança da tendência.
Tudo se resume na verdade desta matéria a uma questão de semântica e não ao conhecimento intrínseco sobre a melhor forma ou a mais “correta” abordagem de negociar.

A citaçao de hoje dedico-a inteiramente como homenagem ao amigo Bogos, tenho muita pena que para já nao retome o seu tópico do qual eu era um verdadeiro adepto.

Identifico esta forma de fazer trading como perfeitamente aceitável, apenas com a diferença de pretender andar um passo à frente dum verdadeiro sinal de viragem dum ciclo, o que fascina qualquer um por acertar muitas vezes em bases e topos, mas tem o inconveniente de implicar algum risco acrescido nessa antecipaçao quando ela nao se materializa já que o mercado é soberano a decidir o seu próprio timing de viragem.

BN


Soybeans Snake 20180118.png
Gráfico Diário da Soja - Sistema de trading Snake (Médio / Curto Prazo)


TRJCRB Emocional Week 20180118.png
Gráfico Semanal do índice TRJCRB - Sistema de trading Emocional (Médio Prazo)
O autor não assume responsabilidades por acções tomadas por quem quer que seja nem providencia conselhos de investimento. O autor não faz promessas nem oferece garantias nem sugestões, limita-se a transmitir a sua opinião pessoal. Cada um assume os seus riscos, incluindo os que possam resultar em perdas.


Citações que me assentam bem:


Sucesso é a habilidade de ir de falhanço em falhanço sem perda de entusiasmo – Winston Churchill

Há milhões de maneiras de ganhar dinheiro nos mercados. O problema é que é muito difícil encontrá-las - Jack Schwager

No soy monedita de oro pa caerle bien a todos - Hugo Chávez


O day trader trabalha para se ajustar ao mercado. O mercado trabalha para o trend trader! - Jay Brown / Commodity Research Bureau
 
Mensagens: 3136
Registado: 4/3/2008 17:21
Localização: 16

Re: Flashes

por Cem pt » 18/1/2018 1:01

Primeiro fecho na carteira em 2018 seguida de inversao de posiçao da pior commodity da carteira, já que representa até agora o maior prejuízo isolado entre todos os papéis.

Isto de nao haver uma tendência bem definida, como se pode ver no gráfico, é muito bera para o position trading:

Gás Natural - C

BN


-----


Citaçoes:

A tendência só é relevante numa particular escala temporal.

Quanto mais curta a time frame mais difícil se tornará obter uma vantagem estatística.

Isto acontece porque a atuação do preço no curto prazo é maioritariamente aleatória e porque quanto mais pequena a escala do tempo maiores se tornarão os custos do trading como percentagem no peso do retorno em relação à média de cada negócio executado.



Natural Gas Emocional 20180117.png
Gráfico Diário do Gás Natural - Sistema de trading Emocional (Médio Prazo)
O autor não assume responsabilidades por acções tomadas por quem quer que seja nem providencia conselhos de investimento. O autor não faz promessas nem oferece garantias nem sugestões, limita-se a transmitir a sua opinião pessoal. Cada um assume os seus riscos, incluindo os que possam resultar em perdas.


Citações que me assentam bem:


Sucesso é a habilidade de ir de falhanço em falhanço sem perda de entusiasmo – Winston Churchill

Há milhões de maneiras de ganhar dinheiro nos mercados. O problema é que é muito difícil encontrá-las - Jack Schwager

No soy monedita de oro pa caerle bien a todos - Hugo Chávez


O day trader trabalha para se ajustar ao mercado. O mercado trabalha para o trend trader! - Jay Brown / Commodity Research Bureau
 
Mensagens: 3136
Registado: 4/3/2008 17:21
Localização: 16

Re: Flashes

por jgut » 14/1/2018 23:54

oK. Obrigado pela partilha :wink:
Força aí na carteira :)
"Ter paciência é difícil, mas o resultado é gratificante."
Jean-Jacques Rousseau

Qual a dor que escolhes?
A da DISCIPLINA ou do Arrependimento?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1614
Registado: 27/3/2014 21:50

Re: Flashes

por Cem pt » 14/1/2018 23:10

jgut Escreveu:Boa tarde Cem pt

Podes dizer-me se entras com CFD's ou ações?
Outra coisa que gostaria de saber é qual a formula que usas para definir quando entrar em novos ativos em função do ganho da carteira, desde já obrigado pela ajuda.
Quanto aos novos ativos que sugeres (para a tua carteira), concordo com a análise. Na minha opinião a siemens até já terá dado entrada no diário, iniciando uma possivel w5 do semanal...
deixo os dois gráficos.

Nota. se achares que estou a perturbar o teu espaço avisa :wink:
abraço e bons negócios para 2018




Amigo Guto:

Thanks pela tua intervençao, começo pelo fim: toda a gente pode aqui intervir, além de bem-vindos com os posts as opinioes de qualquer participante têm seguramente mais um ou outro detalhe que podem ajudar toda a comunidade que aqui participa e lê.

Quanto às questoes colocadas:

- Uso CFD para poder alavancar posiçoes.

- A fórmula foi a que deixei atrás, cada vez que a rentabilidade da carteira subir mais 4% acrescento uma nova açao do índice Euro Stoxx 50.
Se calhar querias perguntar como vai ser a regra em Euros de quanto vou arriscar no mercado e aí a resposta também é fácil: por cada Euro ganho na carteira arrisco 3 Euros com a nova açao quando surgir uma ordem de compra. O motivo prende-se com o facto de estar a gerir uma carteira alavancada pessoal do tipo hedge-fund com bastantes produtos derivados de futuros em que uso tanto posiçoes longas como curtas (exceto em açoes) e onde a exposiçao à alavancagem depende dos ativos em risco; em geral a alavancagem média da carteira situa-se entre os múltiplos cash de 3x e 4x, mas, como disse atrás, o valor final depende do somatório dos inversos das volatilidades de cada papel que se encontram compradas ou vendidas. Por exemplo no EuroDólar utilizo uma alavancagem que se situa perto de 9 vezes o seu valor mas no extremo contrário, casos do Petróleo e Gás Natural, a alavancagem usada nestes papéis nao ultrapassa as 2 vezes.


-----


Nova continuaçao na pequena novela das citaçoes:

“Quanto ao capítulo inicial de “Negociar a favor da tendência”:

Tenho argumentado ao longo de muitos anos que devido à natureza dos mercados, para se ter sucesso a negociar commodities, é crucial negociar a favor da tendência.
A análise matemática tem mostrado que na maioria dos mercados de mercadorias a movimentação do preço é maioritariamente aleatória com uma pequena componente tendencial.
É esta componente tendencial que permite a um trader atingir uma vantagem estatística de longo prazo que se traduz em lucros.
Se não houvesse componente tendencial toda a gente eventualmente perderia porque os custos do trading ultrapassariam quaisquer lucros random de curto prazo.
Tendo em vista explorar a componente da tendência, contudo, deve-se negociar no sentido da mesma.



BN
O autor não assume responsabilidades por acções tomadas por quem quer que seja nem providencia conselhos de investimento. O autor não faz promessas nem oferece garantias nem sugestões, limita-se a transmitir a sua opinião pessoal. Cada um assume os seus riscos, incluindo os que possam resultar em perdas.


Citações que me assentam bem:


Sucesso é a habilidade de ir de falhanço em falhanço sem perda de entusiasmo – Winston Churchill

Há milhões de maneiras de ganhar dinheiro nos mercados. O problema é que é muito difícil encontrá-las - Jack Schwager

No soy monedita de oro pa caerle bien a todos - Hugo Chávez


O day trader trabalha para se ajustar ao mercado. O mercado trabalha para o trend trader! - Jay Brown / Commodity Research Bureau
 
Mensagens: 3136
Registado: 4/3/2008 17:21
Localização: 16

Re: Flashes

por jgut » 14/1/2018 16:58

Boa tarde Cem pt

Podes dizer-me se entras com CFD's ou ações?
Outra coisa que gostaria de saber é qual a formula que usas para definir quando entrar em novos ativos em função do ganho da carteira, desde já obrigado pela ajuda.
Quanto aos novos ativos que sugeres (para a tua carteira), concordo com a análise. Na minha opinião a siemens até já terá dado entrada no diário, iniciando uma possivel w5 do semanal...
deixo os dois gráficos.

Nota. se achares que estou a perturbar o teu espaço avisa :wink:
abraço e bons negócios para 2018
"Ter paciência é difícil, mas o resultado é gratificante."
Jean-Jacques Rousseau

Qual a dor que escolhes?
A da DISCIPLINA ou do Arrependimento?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1614
Registado: 27/3/2014 21:50

Re: Flashes

por Cem pt » 13/1/2018 19:02

Entretanto irei acrescentando mais ativos possíveis de negociar à medida que a rentabilidade da carteira for engordando ao longo de 2018.

O princípio é muito simples uma vez que os papéis potenciais em causa sao componentes do Euro Stoxx 50 e serao acrescentados de acordo com 4 regras ou condiçoes muito simples:

- Só serao assumidas posiçoes longas ou neutras, à semelhança do que acontece nas açoes do PSI-20.
- Possibilidade de acrescentar à carteira uma açao do índice em causa sempre que a carteira de hedge-fund subir a sua rentabilidade em múltiplos de 4% (ROE desde 2 de janeiro de 2018).
- Excluir da lista das açoes do índice Euro Stoxx 50 as açoes cujos setores já estao a ser analisados no PSI-20 (ex: no setor bancário nao poderá entrar o Santander uma vez que o BCP já faz parte da lista potencial que poderá pertencer à carteira). Nao haverá açoes que pertençam ao mesmo setor. Com esta regra dilui-se um pouco o risco global da carteira.
- A prioridade de entrada na carteira será atribuída por ordem decrescente às açoes com maior peso ponderado no índice Euro Stoxx 50.


Como a carteira de hedge-fund este ano vai levando à presente data um retorno ROE superior a 8% significa que podemos acrescentar ao lote a analisar 2 novas açoes do Euro Stoxx 50 de acordo com as regras acima enunciadas, sao elas por ordem de prioridade a Sanofi-Aventis (SASY) do setor farmacêutico pertencente ao CAC-40 e a Siemens (SIEG) do setor industrial e equipamentos pertencente ao DAX-30. Em espera, aguardando que a carteira ultrapasse os 12% de rentabilidade, ficará a BASF do setor químico. Pelas regras expostas ficam pelo caminho a Total, o Santander e a Bayer.

Pelos resultados do quadro pode-se verificar que a SASY está ainda muito longe de justificar uma compra ao passo que a SIEG se encontra no limite aceitável para se poder assumir desde já uma compra no papel.


-----


SASY Aroon Week 20180112.png
Gráfico semanal da Sanofi-Aventis - Sistema de trading Aroon (Longo Prazo)


SASY Emocional 20180112.png
Gráfico Diário da Sanofi-Aventis - Sistema de trading Emocional (Médio Prazo)


SIEG OS Week 20180112.png
Gráfico Semanal da Siemens - Sistema de trading OS (Médio/Longo Prazo)


SIEG Snake Week 20180112.png
Gráfico Semanal da Siemens - Sistema de trading Snake (Curto/Médio Prazo)


Portfolio HF 20180113.png
Quadro de controlo atualizado da carteira Hedge-Fund
O autor não assume responsabilidades por acções tomadas por quem quer que seja nem providencia conselhos de investimento. O autor não faz promessas nem oferece garantias nem sugestões, limita-se a transmitir a sua opinião pessoal. Cada um assume os seus riscos, incluindo os que possam resultar em perdas.


Citações que me assentam bem:


Sucesso é a habilidade de ir de falhanço em falhanço sem perda de entusiasmo – Winston Churchill

Há milhões de maneiras de ganhar dinheiro nos mercados. O problema é que é muito difícil encontrá-las - Jack Schwager

No soy monedita de oro pa caerle bien a todos - Hugo Chávez


O day trader trabalha para se ajustar ao mercado. O mercado trabalha para o trend trader! - Jay Brown / Commodity Research Bureau
 
Mensagens: 3136
Registado: 4/3/2008 17:21
Localização: 16

Re: Flashes

por Cem pt » 13/1/2018 4:44

Nova citaçao:

- Negociar a favor da tendência.
- Cortar as perdas rapidamente.
- Deixar correr os lucros.
- Gerir o risco.

Enquanto a maioria dos traders de uma forma negligente até presta alguma atençao a estes conceitos quase ninguém os implementa de forma correta no seu trading. Isto acontece porque enquanto conhecem o princípio nao o sabem aplicar na prática. Ou podem pensar que o estao corretamente a aplicar quando na realidade nao estao. Ou podem racionalizar que um princípio particular nao é importante na sua situaçao específica.

Outra realidade do trading é que há formas bem diferentes de implementar os princípios corretamente. Como Jack Schwager dizia na sua publicaçao The New Market Wizards: “Há milhoes de formas diferentes de fazer dinheiro nos mercados. A ironia é que sao todas muito difíceis de encontrar.”


Deixem-me fazer uma confissao em relaçao ao autor da citaçao: eu nao uso stops para gerir o risco nem para cortar perdas rapidamente, ao contrário do que a maioria dos entrevistados que se seguirao aconselham. Simplesmente uso através de produtos derivados alavancagens moderadas no money management que faço da carteira, é uma forma alternativa defensiva de combater o risco, cada um terá de adotar o método que mais se adequa à sua forma de atuar no trading.


-----


Nova semana terminada sem grandes novidades. Até agora neste ano de 2018 temos 2 papéis com retorno negativo na carteira, refiro-me ao Gás Natural e ao DAX. Os restantes felizmente lá se vao orientando para cima.

Curiosamente, com duas semanas já passadas em janeiro, ainda nao houve fecho de nenhuma posiçao assumida ao longo deste ano.


-----


EURUSD Did Week 20180112.png
Gráfico Semanal do EuroDólar - Sistema de trading Driving in the Dark (Curto Prazo)


Gold Did 20180112.png
Gráfico Diário do Ouro - Sistema de trading Driving in the Dark (Curto Prazo)


Portfolio HF 20180105.png
Carteira Hedge-Fund na semana passada
Anexos
Portfolio HF 20180112.png
Carteira Hedge-Fund na semana atual
O autor não assume responsabilidades por acções tomadas por quem quer que seja nem providencia conselhos de investimento. O autor não faz promessas nem oferece garantias nem sugestões, limita-se a transmitir a sua opinião pessoal. Cada um assume os seus riscos, incluindo os que possam resultar em perdas.


Citações que me assentam bem:


Sucesso é a habilidade de ir de falhanço em falhanço sem perda de entusiasmo – Winston Churchill

Há milhões de maneiras de ganhar dinheiro nos mercados. O problema é que é muito difícil encontrá-las - Jack Schwager

No soy monedita de oro pa caerle bien a todos - Hugo Chávez


O day trader trabalha para se ajustar ao mercado. O mercado trabalha para o trend trader! - Jay Brown / Commodity Research Bureau
 
Mensagens: 3136
Registado: 4/3/2008 17:21
Localização: 16

Re: Flashes

por Cem pt » 11/1/2018 1:36

Caros amigos:

Obrigado a todos pelos vossos posts, apesar das minhas mensagens serem bastante lacónicas é bom saber que podem conter alguma utilidade.

Entretanto para o final da sessao de hoje mais uma ordem disparada:

DAX – C

BN


DAX Did Week 20180110.png
Gráfico Semanal do DAX - Sistema de trading Driving in the Dark (Curto Prazo)
O autor não assume responsabilidades por acções tomadas por quem quer que seja nem providencia conselhos de investimento. O autor não faz promessas nem oferece garantias nem sugestões, limita-se a transmitir a sua opinião pessoal. Cada um assume os seus riscos, incluindo os que possam resultar em perdas.


Citações que me assentam bem:


Sucesso é a habilidade de ir de falhanço em falhanço sem perda de entusiasmo – Winston Churchill

Há milhões de maneiras de ganhar dinheiro nos mercados. O problema é que é muito difícil encontrá-las - Jack Schwager

No soy monedita de oro pa caerle bien a todos - Hugo Chávez


O day trader trabalha para se ajustar ao mercado. O mercado trabalha para o trend trader! - Jay Brown / Commodity Research Bureau
 
Mensagens: 3136
Registado: 4/3/2008 17:21
Localização: 16

Re: Flashes

por JohnyRobaz » 8/1/2018 10:57

Cem pt Escreveu:
Entretanto fica uma dica da minha parte para quem se dedica à utilizaçao de sistemas de trading: à medida que o número de sessoes dos indicadores diminuam introduzam mais peso às sub-rotinas de oscilaçao estocástica na decisao de compras e vendas.


Dica registada 8-)

Cem pt Escreveu:Apesar desta thread registar pouco palavreado e nao tendo ultimamente feedbacks acerca do interesse que eventualmente poderá despertar esta carteira de hedge-fund, pergunto se acham que vale a pena continuar este tópico ao longo deste novo ano?!

BN


Óbvio que vale a pena! O meu obrigado, Cempt!

Abraço, e bons negócios!
“E assim como sonho, raciocino se quero, porque isso é apenas uma outra espécie de sonho.”, Fernando Pessoa
“Nothing good ever comes of love. What comes of love is always something better” , Roberto Bolaño
"A ciência e o poder do homem coincidem, uma vez que, sendo a causa ignorada, frustra-se o efeito. Pois a natureza não se vence, senão quando se lhe obedece." Francis Bacon
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4619
Registado: 20/8/2014 16:50

Re: Flashes

por Gil Rumor » 7/1/2018 22:38

Cem pt Escreveu:Apesar desta thread registar pouco palavreado e nao tendo ultimamente feedbacks acerca do interesse que eventualmente poderá despertar esta carteira de hedge-fund, pergunto se acham que vale a pena continuar este tópico ao longo deste novo ano?!
BN


Claro que vale a pena continuar.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1074
Registado: 28/8/2014 13:39

Re: Flashes

por serpim1 » 7/1/2018 20:40

De longe um dos foristas que mais admiro, pela consistência e pela forma desinteressada como coloca as questões.
Muitos parabéns pelo seu trabalho e esforço :clap:
Um bem haja e fique por cá muito tempo, se mudar de ares avise :pray:

SP
 
Mensagens: 219
Registado: 19/8/2009 19:28
Localização: Santo Tirso

Re: Flashes

por Celsius-reloaded » 6/1/2018 23:21

Opcard Escreveu:
Cem pt Escreveu:O maior destaque da semana foi a reviravolta nas expetativas do PSI para 2018, rompendo o panorama algo negativo que os indicadores apontavam anteriormente.

De resto creio que já era expectável o bom comportamento dos ativos analisados face ao histórico da recomposiçao de imensas carteiras de fundos pelo mundo fora, que tem como consequência uma valorizaçao da generalidade dos papéis acima do normal.

Igualmente a registar duas alteraçoes posicionais com a compra de Prata e da Galp.

Entretanto fica uma dica da minha parte para quem se dedica à utilizaçao de sistemas de trading: à medida que o número de sessoes dos indicadores diminuam introduzam mais peso às sub-rotinas de oscilaçao estocástica na decisao de compras e vendas.

Apesar desta thread registar pouco palavreado e nao tendo ultimamente feedbacks acerca do interesse que eventualmente poderá despertar esta carteira de hedge-fund, pergunto se acham que vale a pena continuar este tópico ao longo deste novo ano?!

BN


PSI Snake Week 20180105.png


Galp Did 20180105.png


Portfolio HF 20171229.png



Cem , Só lhe posso agradecer o seu esforço já tomei boas decisões com sua ajuda a qual agradeço ,por perguiça e não ter muito a acrescentar á qualudade dos seus comentários sempre os li com atenção sem nada escrever .


X2.

É um topico mto util.
The market gives; The market takes.
 
Mensagens: 2380
Registado: 29/11/2007 2:35
Localização: Coimbra

Re: Flashes

por Vagaroso » 6/1/2018 23:00

Cem pt Escreveu:O maior destaque da semana foi a reviravolta nas expetativas do PSI para 2018, rompendo o panorama algo negativo que os indicadores apontavam anteriormente.

De resto creio que já era expectável o bom comportamento dos ativos analisados face ao histórico da recomposiçao de imensas carteiras de fundos pelo mundo fora, que tem como consequência uma valorizaçao da generalidade dos papéis acima do normal.

Igualmente a registar duas alteraçoes posicionais com a compra de Prata e da Galp.

Entretanto fica uma dica da minha parte para quem se dedica à utilizaçao de sistemas de trading: à medida que o número de sessoes dos indicadores diminuam introduzam mais peso às sub-rotinas de oscilaçao estocástica na decisao de compras e vendas.

Apesar desta thread registar pouco palavreado e nao tendo ultimamente feedbacks acerca do interesse que eventualmente poderá despertar esta carteira de hedge-fund, pergunto se acham que vale a pena continuar este tópico ao longo deste novo ano?!]


Claro que faz todo o sentido. Os teus resultados servem de benchmark para os meus :)
Editado pela última vez por Vagaroso em 6/1/2018 23:05, num total de 2 vezes.
 
Mensagens: 81
Registado: 28/4/2016 17:40

Re: Flashes

por FredericoRocha » 6/1/2018 20:34

Claro que faz sentido continuar!
 
Mensagens: 235
Registado: 11/8/2016 14:08

Re: Flashes

por Opcard » 6/1/2018 14:48

Cem pt Escreveu:O maior destaque da semana foi a reviravolta nas expetativas do PSI para 2018, rompendo o panorama algo negativo que os indicadores apontavam anteriormente.

De resto creio que já era expectável o bom comportamento dos ativos analisados face ao histórico da recomposiçao de imensas carteiras de fundos pelo mundo fora, que tem como consequência uma valorizaçao da generalidade dos papéis acima do normal.

Igualmente a registar duas alteraçoes posicionais com a compra de Prata e da Galp.

Entretanto fica uma dica da minha parte para quem se dedica à utilizaçao de sistemas de trading: à medida que o número de sessoes dos indicadores diminuam introduzam mais peso às sub-rotinas de oscilaçao estocástica na decisao de compras e vendas.

Apesar desta thread registar pouco palavreado e nao tendo ultimamente feedbacks acerca do interesse que eventualmente poderá despertar esta carteira de hedge-fund, pergunto se acham que vale a pena continuar este tópico ao longo deste novo ano?!

BN


PSI Snake Week 20180105.png


Galp Did 20180105.png


Portfolio HF 20171229.png



Cem , Só lhe posso agradecer o seu esforço já tomei boas decisões com sua ajuda a qual agradeço ,por perguiça e não ter muito a acrescentar á qualudade dos seus comentários sempre os li com atenção sem nada escrever .
 
Mensagens: 4439
Registado: 14/3/2009 0:19
Localização: 16

Re: Flashes

por Cem pt » 6/1/2018 12:08

O maior destaque da semana foi a reviravolta nas expetativas do PSI para 2018, rompendo o panorama algo negativo que os indicadores apontavam anteriormente.

De resto creio que já era expectável o bom comportamento dos ativos analisados face ao histórico da recomposiçao de imensas carteiras de fundos pelo mundo fora, que tem como consequência uma valorizaçao da generalidade dos papéis acima do normal.

Igualmente a registar duas alteraçoes posicionais com a compra de Prata e da Galp.

Entretanto fica uma dica da minha parte para quem se dedica à utilizaçao de sistemas de trading: à medida que o número de sessoes dos indicadores diminuam introduzam mais peso às sub-rotinas de oscilaçao estocástica na decisao de compras e vendas.

Apesar desta thread registar pouco palavreado e nao tendo ultimamente feedbacks acerca do interesse que eventualmente poderá despertar esta carteira de hedge-fund, pergunto se acham que vale a pena continuar este tópico ao longo deste novo ano?!

BN


PSI Snake Week 20180105.png
Gráfico Semanal do PSI-20 - Sistema de trading Snake (curto/médio prazo)


Galp Did 20180105.png
Gráfico Diário da Galp - Sistema de trading Driving in the Dark (curto prazo)


Portfolio HF 20171229.png
Carteira Hedge-Fund na semana passada


Portfolio HF 20180105.png
Carteira Hedge-Fund na semana atual
Editado pela última vez por Cem pt em 6/1/2018 17:00, num total de 1 vez.
O autor não assume responsabilidades por acções tomadas por quem quer que seja nem providencia conselhos de investimento. O autor não faz promessas nem oferece garantias nem sugestões, limita-se a transmitir a sua opinião pessoal. Cada um assume os seus riscos, incluindo os que possam resultar em perdas.


Citações que me assentam bem:


Sucesso é a habilidade de ir de falhanço em falhanço sem perda de entusiasmo – Winston Churchill

Há milhões de maneiras de ganhar dinheiro nos mercados. O problema é que é muito difícil encontrá-las - Jack Schwager

No soy monedita de oro pa caerle bien a todos - Hugo Chávez


O day trader trabalha para se ajustar ao mercado. O mercado trabalha para o trend trader! - Jay Brown / Commodity Research Bureau
 
Mensagens: 3136
Registado: 4/3/2008 17:21
Localização: 16

Re: Flashes

por Cem pt » 1/1/2018 13:40

Desta vez acrescentei mais uma açao à lista habitual: CTT, à qual deixo um primeiro gráfico dum sistema de trading que nao aconselha ainda compras à presente data.

Ficam também gráficos do EuroDólar e do Petróleo, para além dos quadros comparativos das forças de rating de cada um dos papéis analisados pelos diversos sistemas de trading.

Alteraçoes mais interessantes a registar: entrar em 2018 comprado em Ouro e BCP.

BN e bom ano de 2018 a todos.


CTT Did 20171229.png
Gráfico Diário dos CTT - Sistema de trading Driving in the Dark (Curto prazo)


EURUSD Snake Week 20171229.png
Gráfico Semanal do EuroDólar - Sistema de trading Snake (Curto/Médio prazo)


Crude Oil Emocional Week 20171229.png
Gráfico Semanal do Petróleo - Sistema de trading Emocional (Médio prazo)


Portfolio HF 20171215.png
Carteira hedge-fund há 2 semanas atrás


Portfolio HF 20171229.png
Carteira hedge-fund à data atual
O autor não assume responsabilidades por acções tomadas por quem quer que seja nem providencia conselhos de investimento. O autor não faz promessas nem oferece garantias nem sugestões, limita-se a transmitir a sua opinião pessoal. Cada um assume os seus riscos, incluindo os que possam resultar em perdas.


Citações que me assentam bem:


Sucesso é a habilidade de ir de falhanço em falhanço sem perda de entusiasmo – Winston Churchill

Há milhões de maneiras de ganhar dinheiro nos mercados. O problema é que é muito difícil encontrá-las - Jack Schwager

No soy monedita de oro pa caerle bien a todos - Hugo Chávez


O day trader trabalha para se ajustar ao mercado. O mercado trabalha para o trend trader! - Jay Brown / Commodity Research Bureau
 
Mensagens: 3136
Registado: 4/3/2008 17:21
Localização: 16

Re: Flashes

por Cem pt » 20/12/2017 9:13

Finalmente lá apareceu um dos sistemas de trading de prazos mais longos que obriga a repensar o caso da açao mais badalada da nossa Bolsa:

BCP - C

Abaixo deixo o gráfico CDT (culpado disto tudo).

BN


BCP OS 20171219.png
Gráfico Diário do BCP - Sistema de trading OS



-----


Já agora, embora nunca aponte razões fundamentais para previsões de cotações, aqui ficam algumas reflexões sobre a aposta em subidas no preço do petróleo em 2018:

- Colapso à vista da estrutura de produção da PDVSA venezuelana, uma das 3 maiores produtoras dentro da OPEP., acompanhada por uma rotura financeira na sua dívida gigantesca próxima dos 7.000 milhõez de dólares com todos os seus ativos já penhorados a russos, chineses, indianos e...norte-americanos, com a joia da coria Citgo à beira da falência iminente.

- Tensões asiáticas na península da Coreia e no Médio Oriente com a novela de Jerusalém a aumentar a temperatura explosiva, acompanhadas por sanções americanas ao Irão.

- Degradação das tubagens e estruturas metálicas dos off-shores do Mar do Norte, com paragens sucessivas e cada vez mais frequentes para reparações de duração de várias semanas sem produção.

- Esgotamento de uma das maiores reservas de superfície do mundo na Arábia Saudita.

- Incapacidade da Rússia aumentar a sua pridução face à baixa involuntária de produção da zona OPEP, devido a falta de investimentos causadis pelas sanções ocidentais.

Somem tudo, mistura explosiva que vai resultar em falta de oferta mundial no crude. Só pode haver um sentido no preço a médio e longo prazo!
Editado pela última vez por Cem pt em 3/1/2018 19:01, num total de 1 vez.
O autor não assume responsabilidades por acções tomadas por quem quer que seja nem providencia conselhos de investimento. O autor não faz promessas nem oferece garantias nem sugestões, limita-se a transmitir a sua opinião pessoal. Cada um assume os seus riscos, incluindo os que possam resultar em perdas.


Citações que me assentam bem:


Sucesso é a habilidade de ir de falhanço em falhanço sem perda de entusiasmo – Winston Churchill

Há milhões de maneiras de ganhar dinheiro nos mercados. O problema é que é muito difícil encontrá-las - Jack Schwager

No soy monedita de oro pa caerle bien a todos - Hugo Chávez


O day trader trabalha para se ajustar ao mercado. O mercado trabalha para o trend trader! - Jay Brown / Commodity Research Bureau
 
Mensagens: 3136
Registado: 4/3/2008 17:21
Localização: 16

Re: Flashes

por Cem pt » 16/12/2017 13:34

Amigo Guto:

Thanks pela tua visao do mercado, o mais curioso no trading é de facto constatar que a todo o tempo enquento muitos acham que é altura de estar comprado há também muitos outros que acham que é altura de saltar fora do barco, é por isso que quando há desequilíbrios nas vontades maioritárias de um ou outro grupo assistimos às subidas e descidas na Bolsa.


-----


Enquanto a maioria dos traders de uma forma negligente até presta alguma atençao a estes conceitos quase ninguém os implementa de forma correta no seu trading. Isto acontece porque enquanto conhecem o princípio nao o sabem aplicar na prática. Ou podem pensar que o estao corretamente a aplicar quando na realidade nao estao. Ou podem racionalizar que um princípio particular nao é importante na sua situaçao específica.

Outra realidade do trading é que há formas bem diferentes de implementar os princípios corretamente. Como Jack Schwager dizia na sua publicaçao The New Market Wizards: “Há milhoes de formas diferentes de fazer dinheiro nos mercados. A ironia é que sao todas muito difíceis de encontrar.”


-----


A açao do dia que aqui deixo é o BCP, provavelmente a mais popular da nossa Bolsa.

Dos 2 sistemas de trading apresentados na escala semanal resultam dois sisnais perfeitamente distintos. Talvez por isso eu nao consiga chegar a um consenso sobre estar virado para uma determinada direçao.

BN


BCP Did Week 20171215.png
Gráfico Semanal do BCP - Sistema de trading Driving in the Dark (curto prazo)


BCP OS Week 20171215.png
Gráfico Semanal do BCP - Sistema de trading OS (médio/longo prazo)


Portfolio HF 20171208.png
Carteira de Hedge-Fund na semana passada


Portfolio HF 20171215.png
Carteira de Hedge-Fund na semana atual
O autor não assume responsabilidades por acções tomadas por quem quer que seja nem providencia conselhos de investimento. O autor não faz promessas nem oferece garantias nem sugestões, limita-se a transmitir a sua opinião pessoal. Cada um assume os seus riscos, incluindo os que possam resultar em perdas.


Citações que me assentam bem:


Sucesso é a habilidade de ir de falhanço em falhanço sem perda de entusiasmo – Winston Churchill

Há milhões de maneiras de ganhar dinheiro nos mercados. O problema é que é muito difícil encontrá-las - Jack Schwager

No soy monedita de oro pa caerle bien a todos - Hugo Chávez


O day trader trabalha para se ajustar ao mercado. O mercado trabalha para o trend trader! - Jay Brown / Commodity Research Bureau
 
Mensagens: 3136
Registado: 4/3/2008 17:21
Localização: 16

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], caganixo7, fatura.pt, gu, PAULOJOAO, peterteam2, serdom, VALHALLA e 108 visitantes