Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

IRS 2016 a entregar em 2017

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: IRS 2016 a entregar em 2017

por MarketGodzilla » 22/4/2017 0:39

santinati Escreveu:Boa noite.
Peço ajuda, por favor.
Diz-se que este ano a declaração já está pré-preenchida com os valores em poder da AT.
No entanto, ao entrar no link "DECLARAÇÃO IRS/ENTREGAR/CONSULTAR, na página da AT, com a minha senha, não me aparece qualquer valor em nenhum dos anexos solicitados.
Pergunto se é este o caminho que tenho de seguir ou, pelo contrário terei de fazer mais qualquer coisa?
Agradeço contributos para minha orientação.
Obrigado,
Santinati


Santinati, categoria A, trabalho dependente e sem dependentes e mais algumas condições, a entrega ocorre de forma automática se assim pretender. As outras categorias, por exemplo a B que é o meu caso, tenho que colocar eu todos os valores, os recibos que passo são eletrónicos, no site das finanças, mas nem assim eles parecem saber e tem mesmo que ser à unha, inclusive dos dois anos anteriores. As categorias E, G, J a mesma coisa, não é automático, temos que ser nós a preencher.
Espero ter ajudado.
 
Mensagens: 811
Registado: 11/1/2012 17:40

Re: IRS 2016 a entregar em 2017

por santinati » 22/4/2017 0:09

Boa noite.
Peço ajuda, por favor.
Diz-se que este ano a declaração já está pré-preenchida com os valores em poder da AT.
No entanto, ao entrar no link "DECLARAÇÃO IRS/ENTREGAR/CONSULTAR, na página da AT, com a minha senha, não me aparece qualquer valor em nenhum dos anexos solicitados.
Pergunto se é este o caminho que tenho de seguir ou, pelo contrário terei de fazer mais qualquer coisa?
Agradeço contributos para minha orientação.
Obrigado,
Santinati
 
Mensagens: 176
Registado: 29/11/2007 1:34
Localização: 14

Re: IRS 2016 a entregar em 2017

por tyui » 22/4/2017 0:01

news_js Escreveu:
tyui Escreveu:Olá boa tarde

quero meter o IRS mas estou com uma dúvida por causa dumas ações do Santander, pois são Valores Mobiliários Estrangeiros.

Tenho que inserir o anexo J, e depois alguém me sabe dizer em que linha insiro os valores?

Obrigado


Anexo J - Quadro 9.2A - Código G01 (Alienação onerosa de ações/partes sociais)

Obrigado
 
Mensagens: 501
Registado: 4/2/2011 7:53
Localização: 21

Re: IRS 2016 a entregar em 2017

por MarketGodzilla » 21/4/2017 23:36

news_js Escreveu:Pelo que sei, não é necessário fazer nada, a não ser optar pelo englobamento dessa categoria de rendimentos (no caso categoria G) na declaração do ano em que se pretende usar esse benefício. Lembro que com a nova legislação se pode optar por englobar rendimentos de uma só categoria. Na legislação anterior era obrigatório englobar todas as categorias, caso se optasse pelo englobamento de rendimentos. Para os mais distraídos, alerto que no anexo J se incluem rendimentos obtidos no estrangeiro de VÁRIAS categorias. Mas o melhor será perguntar na AT. Mas cuidado com cálculos, pois a haver mais-valias não vão ser tributadas a 28% mas sim à taxa marginal do contribuinte.


Exato, já me apercebi que é automático e que não tenho que inserir o valor do outro ano em sitio nenhum.
O problema é que eu inseri no anexo J, ações EUA, optei pelo englobamento, foi considerado porque aparecem me perdas a reportar no documento de liquidação, só que diz que são da categoria G.
Será que é por serem tratadas da mesma forma? Tanto as mais valias do anexo G e J são tributadas da mesma forma.
 
Mensagens: 811
Registado: 11/1/2012 17:40

Re: IRS 2016 a entregar em 2017

por news_js » 21/4/2017 22:14

tyui Escreveu:Olá boa tarde

quero meter o IRS mas estou com uma dúvida por causa dumas ações do Santander, pois são Valores Mobiliários Estrangeiros.

Tenho que inserir o anexo J, e depois alguém me sabe dizer em que linha insiro os valores?

Obrigado


Anexo J - Quadro 9.2A - Código G01 (Alienação onerosa de ações/partes sociais)
 
Mensagens: 36
Registado: 29/11/2007 11:01
Localização: 20

Re: IRS 2016 a entregar em 2017

por news_js » 21/4/2017 22:03

Pelo que sei, não é necessário fazer nada, a não ser optar pelo englobamento dessa categoria de rendimentos (no caso categoria G) na declaração do ano em que se pretende usar esse benefício. Lembro que com a nova legislação se pode optar por englobar rendimentos de uma só categoria. Na legislação anterior era obrigatório englobar todas as categorias, caso se optasse pelo englobamento de rendimentos. Para os mais distraídos, alerto que no anexo J se incluem rendimentos obtidos no estrangeiro de VÁRIAS categorias. Mas o melhor será perguntar na AT. Mas cuidado com cálculos, pois a haver mais-valias não vão ser tributadas a 28% mas sim à taxa marginal do contribuinte.
 
Mensagens: 36
Registado: 29/11/2007 11:01
Localização: 20

Re: IRS 2016 a entregar em 2017

por MarketGodzilla » 21/4/2017 14:26

Reparem bem como são as coisas, coloquei o post acima, andei para a frente e para trás no site e lá dei com o sítio onde se encontram as perdas a reportar.
Mas há uma situação, as minhas menos valias eram respetivas ao anexo J(Ações EUA) e na demonstração de liquidação de IRS eletrónica que consta no site das finanças, lá no fundo diz que que foram na categoria G.
Agora no ano de 2016 mais valias, também no anexo J, será que as mesmas vão ser contabilizadas com as menos valias do ano de 2015? Que confusão.
 
Mensagens: 811
Registado: 11/1/2012 17:40

Re: IRS 2016 a entregar em 2017

por MarketGodzilla » 21/4/2017 14:17

Lavradooor Escreveu:Obrigado pela vossa ajuda, mas não me expliquei bem.

No IRS de 2015, entregue em 2016, tive menos valias que apareceram na demonstração como perdas a reportar na categoria G.

Agora, em 2017 e referente a transações de 2016, tive mais valias que queria abater com essas menos valias do ano anterior. A minha questão é se isto é feito posteriormente pela AT ou se tenho de referir essas perdas da declaração do ano passado na declaração deste ano.

Espero ter sido claro. Cumps!


Boa tarde Lavradooor, onde encontras a informação das menos valias? Na minha demonstração que enviam para casa só diz "Perdas a reportar", não diz nada sobre a que categoria pertencem. Eu tive menos valias relativas a 2015, no anexo J(Ações EUA). É que tenho a sensação de ter visto a categoria e agora não encontro, apenas no que mandam para casa mas sem a indicação da categoria.
 
Mensagens: 811
Registado: 11/1/2012 17:40

Re: IRS 2016 a entregar em 2017

por tyui » 21/4/2017 13:46

Olá boa tarde

quero meter o IRS mas estou com uma dúvida por causa dumas ações do Santander, pois são Valores Mobiliários Estrangeiros.

Tenho que inserir o anexo J, e depois alguém me sabe dizer em que linha insiro os valores?

Obrigado
 
Mensagens: 501
Registado: 4/2/2011 7:53
Localização: 21

Re: IRS 2016 a entregar em 2017

por Lavradooor » 18/4/2017 14:09

tonirai Escreveu:
Então o final da minha resposta anterior aplica-se.
Se englobaste as perdas anteriores e estas apareciam como perdas a reportar, não tens de fazer nada - estas abaterão automaticamente.
Claro que não tens essa percepçãp agora em simulação da entrega, mas quando receberes a liquidação, estará feito.


Obrigado! :D
Fartei-me de procurar no site das finanças e não consegui encontrar isso em lado nenhum.
Abraço
 
Mensagens: 34
Registado: 21/12/2008 22:35
Localização: Lisboa

Re: IRS 2016 a entregar em 2017

por tonirai » 18/4/2017 12:47

Lavradooor Escreveu:Obrigado pela vossa ajuda, mas não me expliquei bem.

No IRS de 2015, entregue em 2016, tive menos valias que apareceram na demonstração como perdas a reportar na categoria G.

Agora, em 2017 e referente a transações de 2016, tive mais valias que queria abater com essas menos valias do ano anterior. A minha questão é se isto é feito posteriormente pela AT ou se tenho de referir essas perdas da declaração do ano passado na declaração deste ano.

Espero ter sido claro. Cumps!

Olimpus Escreveu:No mesmo quadro em que preenches as mais valias (valor de compra, de venda e os custos) introduzes as transaçoes em que tiveste menos-valias.

Então o final da minha resposta anterior aplica-se.
Se englobaste as perdas anteriores e estas apareciam como perdas a reportar, não tens de fazer nada - estas abaterão automaticamente.
Claro que não tens essa percepçãp agora em simulação da entrega, mas quando receberes a liquidação, estará feito.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1985
Registado: 19/4/2007 18:26
Localização: Cronologicamente... Paris/Resende/Gaia

Re: IRS 2016 a entregar em 2017

por Lavradooor » 18/4/2017 10:50

Obrigado pela vossa ajuda, mas não me expliquei bem.

No IRS de 2015, entregue em 2016, tive menos valias que apareceram na demonstração como perdas a reportar na categoria G.

Agora, em 2017 e referente a transações de 2016, tive mais valias que queria abater com essas menos valias do ano anterior. A minha questão é se isto é feito posteriormente pela AT ou se tenho de referir essas perdas da declaração do ano passado na declaração deste ano.

Espero ter sido claro. Cumps!

Olimpus Escreveu:No mesmo quadro em que preenches as mais valias (valor de compra, de venda e os custos) introduzes as transaçoes em que tiveste menos-valias.


tonirai Escreveu:
Lavradooor Escreveu:Boa noite a todos

Quando preencho os dados para o IRS, não encontro o sítio para colocar as menos-valias com vendas de ações que tive o ano passado, o que distorce a simulação.

A minha pergunta é a seguinte: A AT considera esses valores automaticamente e "corrige" os dados da simulação tendo em conta as menos-valias que surgiram na declaração do ano passado como perdas a reportar?

Obrigado!

Referes-te mesmo ao ano passado?
Se é isso, tu inseres as menos-valias no mesmo sítio onde inseres as mais-valias.
É apurado o resultado liquido:
- Se for um valor positivo, pagarás sobre esse valor;
- Se for um valor negativo, não serve para nada, mas pode ser considerado para abater às menos-valias dos seguintes 5 anos, caso optes pelo englobamento.

A AT não considera nada disso automaticamente, excepto quando englobas (nos anos seguintes, não preencherás as menos-valias dos anos anteriores, mas estas serão consideradas automaticamente).
 
Mensagens: 34
Registado: 21/12/2008 22:35
Localização: Lisboa

Re: IRS 2016 a entregar em 2017

por tonirai » 18/4/2017 9:25

Lavradooor Escreveu:Boa noite a todos

Quando preencho os dados para o IRS, não encontro o sítio para colocar as menos-valias com vendas de ações que tive o ano passado, o que distorce a simulação.

A minha pergunta é a seguinte: A AT considera esses valores automaticamente e "corrige" os dados da simulação tendo em conta as menos-valias que surgiram na declaração do ano passado como perdas a reportar?

Obrigado!

Referes-te mesmo ao ano passado?
Se é isso, tu inseres as menos-valias no mesmo sítio onde inseres as mais-valias.
É apurado o resultado liquido:
- Se for um valor positivo, pagarás sobre esse valor;
- Se for um valor negativo, não serve para nada, mas pode ser considerado para abater às menos-valias dos seguintes 5 anos, caso optes pelo englobamento.

A AT não considera nada disso automaticamente, excepto quando englobas (nos anos seguintes, não preencherás as menos-valias dos anos anteriores, mas estas serão consideradas automaticamente).
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1985
Registado: 19/4/2007 18:26
Localização: Cronologicamente... Paris/Resende/Gaia

Re: IRS 2016 a entregar em 2017

por Olimpus » 17/4/2017 23:55

No mesmo quadro em que preenches as mais valias (valor de compra, de venda e os custos) introduzes as transaçoes em que tiveste menos-valias.
 
Mensagens: 4
Registado: 24/1/2015 20:51

Re: IRS 2016 a entregar em 2017

por Lavradooor » 17/4/2017 23:16

Boa noite a todos

Quando preencho os dados para o IRS, não encontro o sítio para colocar as menos-valias com vendas de ações que tive o ano passado, o que distorce a simulação.

A minha pergunta é a seguinte: A AT considera esses valores automaticamente e "corrige" os dados da simulação tendo em conta as menos-valias que surgiram na declaração do ano passado como perdas a reportar?

Obrigado!
 
Mensagens: 34
Registado: 21/12/2008 22:35
Localização: Lisboa

Re: IRS 2016 a entregar em 2017

por jokerportuga » 15/4/2017 11:59

Jonny_mm Escreveu:Boa noite,
pela primeira vez vendi fundos de Investimento estrangeiro que tenho pelo Activo Banco LU0389812347.
Não consigo perceber direito em que anexo e quadro em que os tenho de declarar.
Alguém me pode ajudar???
Estou mesmo perdido.
O que eu acho: Anexo J Quadro 9.2 e código G20.


Correcto.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 358
Registado: 18/1/2010 12:59

Re: IRS 2016 a entregar em 2017

por eduardino » 15/4/2017 11:31

Preencho a declaração logo nos primeiros dias, vou fazendo simulações sempre que aparece uma nova versão do programa, parece que este ano já vai na 2017.1.2, mas, só entrego no último dia do prazo, fala a experiência. Tive um problema num ano em que o simulador estava mal e só corrigiram nos últimos dias, e foi um perder horas nas finanças para alterar a declaração.
 
Mensagens: 14
Registado: 11/4/2016 17:01

Re: IRS 2016 a entregar em 2017

por Jonny_mm » 14/4/2017 20:33

Boa noite,
pela primeira vez vendi fundos de Investimento estrangeiro que tenho pelo Activo Banco LU0389812347.
Não consigo perceber direito em que anexo e quadro em que os tenho de declarar.
Alguém me pode ajudar???
Estou mesmo perdido.
O que eu acho: Anexo J Quadro 9.2 e código G20.
 
Mensagens: 8
Registado: 1/10/2015 20:16

Re: IRS 2016 a entregar em 2017

por jorgeacampino » 13/4/2017 20:54

Boa Noite, Alguem aqui trabalha com a CGD? Como se processa as mais valias? A CGD envia por correio as mais valias ou tenho que me deslocar lá e pedir ao balcao uma declaração de mais valias?
Obrigado
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 134
Registado: 15/12/2015 7:49

Re: IRS 2016 a entregar em 2017

por ricardmag » 12/4/2017 13:02

Eu no ano passado separei transações degiro entre anexo g e j mas um amigo meu disse que colocou tudo no j e numa só linha e não teve problemas.

Cumprimentos
"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5395
Registado: 3/4/2014 15:17

Re: IRS 2016 a entregar em 2017

por papad0c » 12/4/2017 11:29

Bom dia.

Alguém me pode ajudar com o seguinte:

Tenho conta na Degiro e retirei hoje a declaração de 2016 para efeitos do IRS.

De acordo com a declaração o resultado arredondado foi:
Mais Valias: 600€
Menos valias: 4,00€
Comissões: 40€

Foram efetuadas +50 transações em empresas do PSI20 e na Tesla.

1. Como é que faço para preencher a declaração? Tenho que colocar as transações todas, por empresa?

2. Por causa da Tesla, tenho que acrescentar o anexo J?

3. Sendo a Degiro uma corretora estrangeira, o anexo é o G?

Cumprimentos.
 
Mensagens: 6
Registado: 13/1/2017 12:01

Re: IRS 2016 a entregar em 2017

por Xadrezinho » 11/4/2017 14:06

Grato pela resposta, já conhecia esse da DECO, mas também solicita todas as informações e etc...
Eu pretendia algo mais geral, do género:

25k de rendimentos - deduções de 3k = IRS
50K - deduções 7k = IRS
Etc...

Apenas para ter uma ideia da correlação entre os rendimentos/deduções e o IRS apurado.
 
Mensagens: 88
Registado: 1/7/2011 13:24
Localização: 17

Re: IRS 2016 a entregar em 2017

por IzNouGud » 11/4/2017 13:55

Xadrezinho Escreveu:Bom dia,
Alguém conhece algum tipo de simulador que possa prever aproximadamente o valor de IRS, indicando a totalidade do rendimento global e as retenções na fonte e pagamentos por conta?

Eu sei que existe a simulação na AT, mas era para ter uma ideia geral se o preenchimento estará a ser feito da forma mais correcta ou se algumas rubricas podem ser indicadas noutros quadros favorecendo a entrega.
Grato


No site da Deco tens um bom simulador, o "IRS sem custo". No final permite-te calcular o que é melhor, com ou sem englobamentos.
Não necessitas de ser sócio.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 91
Registado: 17/10/2011 14:09
Localização: 4

Re: IRS 2016 a entregar em 2017

por Xadrezinho » 11/4/2017 12:39

Bom dia,
Alguém conhece algum tipo de simulador que possa prever aproximadamente o valor de IRS, indicando a totalidade do rendimento global e as retenções na fonte e pagamentos por conta?

Eu sei que existe a simulação na AT, mas era para ter uma ideia geral se o preenchimento estará a ser feito da forma mais correcta ou se algumas rubricas podem ser indicadas noutros quadros favorecendo a entrega.
Grato
 
Mensagens: 88
Registado: 1/7/2011 13:24
Localização: 17

Re: IRS 2016 a entregar em 2017

por Thoth » 11/4/2017 11:15

Mas que palhaçada ...
Submeti a declaração do meu pai e da minha irmã no mesmo dia (31 de Março).
A do pai que tem de pagar já está validada (dia 8) e a da minha irmã que tem a receber ainda aguarda validação.

Cumprimentos e bons negócios
“O que está em cima é como o que está em baixo, e o que está em baixo é como o que está em cima”
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1925
Registado: 29/9/2016 16:38
Localização: Antigo Egito

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], fatura.pt, Ferreiratrade, Google [Bot], joao garcao, JoeP, latbal, maturidade, Mmmartins, MR32, nfaz, nunorpsilva, OCTAMA, PAULOJOAO, TheKuby, Tx9262, Àlvaro e 219 visitantes