Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

conhecer as linhas com que nos cosemos: MACD

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: conhecer as linhas com que nos cosemos: MACD

por rsacramento » 23/3/2017 14:50

Penaforte Escreveu:Já agora em termos de MACD, na Pharol diria que pode haver um pequeno sinal pois apesar de ter decaído ligeiramente com a aproximação à resistência, parece estar a curvar e histograma a inverter. Mas é um indicador que não utilizo nas análises.

curiosamente, acompanhando o MACD mais de perto conclui-se que quem tenha seguido um critério baseado na ruptura de resistências teria entrado mais tarde (em inícios de fevereiro) do que quem seguisse obedientemente a passagem do indicador a positivo (após o natal)

(mas cautela, porque pode ser um caso esporádico, e não uma virtualidade do indicador)
Anexos
pharol macd.png
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 10503
Registado: 29/11/2007 12:50

Re: conhecer as linhas com que nos cosemos: MACD

por rsacramento » 23/3/2017 9:16

se fores ver melhor o teu gráfico diz, cá em baixo:
Data gaps smoothed on rollover :wink:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 10503
Registado: 29/11/2007 12:50

Re: conhecer as linhas com que nos cosemos: MACD

por ricardmag » 23/3/2017 0:30

Alguma coisa no gráfico não está igual, eu experimentei o fibonacci e também não bate certo.
Por aqui está a tocar os 50% de retração.

Cumprimentos
"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5395
Registado: 3/4/2014 15:17

Re: conhecer as linhas com que nos cosemos: MACD

por Penaforte » 23/3/2017 0:20

Obrigado rsacramento.

Por vezes utilizo Fibonacci nas retracções mas de facto quanto mais informação adicionarmos ao gráfico, maior a chance de acertar em alguma. De qualquer forma concordo na totalidade com a tua análise.
Apenas uma questão - reparei que o preço no meu gráfico não está representado da mesma forma que no teu. Por exemplo o meu suporte do high de Março 2016 está nos 17,6$ e no teu gráfico nos 16,7$. Sendo mais relevante que no meu gráfico o preço já quebrou esse primeiro suporte. Será por causa do rollover de contracto de futuros e alguma configuração referente a isto no meu Prorealtime? Desculpa a pergunta que provavelmente é bem newbie mas penso que fará uma certa diferença :evil: .
Editado pela última vez por Penaforte em 23/3/2017 0:37, num total de 1 vez.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1434
Registado: 20/10/2014 14:55

Re: conhecer as linhas com que nos cosemos

por rsacramento » 22/3/2017 21:12

Penaforte Escreveu:Obrigado pela resposta rscramento, já tenho muito com que me entreter principalmente porque a tua visão de trading está muito perto daquela que pretendo aperfoiçar, tornando as minhas análises cada vez mais minimalistas e "simples".

Deixo duas cotadas em situações diferentes então, a Pharol pois parece-me estar dentro de um triângulo simétrico o que implicaria continuação do movimento e consequente rompimento da resistência. Atribuirias alguma validade a essa figura?

Outro caso diferente seria por exemplo o Sugar11 pois está numa fase de retracção. Tenho acompanhado e defini a zona de compra nos 16,5$ aplicando Fibonacci e por ser uma zona de suporte.
Utilizas Fibonacci para definir zona de compra em retracções? Este activo estaria fora do teu radar uma vez que já fez um lower high e se prepara para fazer um lower low e já podemos ter uma inversão de tendência e não apenas uma correcção? Neste caso será mais prudente aguardar rompimento de resistências?

Já agora em termos de MACD, na Pharol diria que pode haver um pequeno sinal pois apesar de ter decaído ligeiramente com a aproximação à resistência, parece estar a curvar e histograma a inverter. Mas é um indicador que não utilizo nas análises.
No Sugar o MACD confirma a tendência de queda sem qualquer sinal de inversão.

Desculpa a avalanche de questões mas são pequenas dúvidas que por vezes fazem a diferença e há que aproveitar a disponibilidade de quem sabe :).


aquela LTa no açúcar não tem validade, pois é como se tivesse apenas 2 toques :wink:

quanto ao fibo, já me deixei disso: aquilo se não acerta nos 50 acerta nos 61.8 ou então noutro qualquer, ou seja, a nossa subjectividade leva-nos a encontrar sempre um valor

o açucar está bear; contudo é possível um ressalto na zona de suporte, mas não é trade para mim :lol:
Anexos
Sugar No. 11 Full0517 Future.png
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 10503
Registado: 29/11/2007 12:50

Re: conhecer as linhas com que nos cosemos: MACD

por Penaforte » 22/3/2017 12:20

rsacramento Escreveu:vamos começar pelo princípio: chamar triângulo simétrico à figura que tens no gráfico leva-me a que te sugira que comeces por ler o link que postei acerca de triângulos e o que é uma cunha e um triângulo

então depois falamos :wink:


Tens toda a razão, de facto trata-se (quanto muito) de uma cunha e nunca um triângulo simétrico, ambos são figuras de continuação mas com várias diferenças.
Pelo que pude ler nos links que deixaste o triângulo simétrico é uma figura mais complexa e "completa", desenvolve-se num prazo bastante mais alargado e tem uma composição de mínimo de movimentos bem definidos (higher lows e lower highs).A cunha (pennant) é uma figura de curto prazo, os movimentos apenas tem de estar contidos nas duas trendlines à metida que estas convergem e não necessitam de respeitar uma específica sequência de lows e highs.
O comportamento do volume é semelhante na evolução do preço dentro de ambos os "triângulos".
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1434
Registado: 20/10/2014 14:55

Re: conhecer as linhas com que nos cosemos: MACD

por rsacramento » 21/3/2017 23:13

vamos começar pelo princípio: chamar triângulo simétrico à figura que tens no gráfico leva-me a que te sugira que comeces por ler o link que postei acerca de triângulos e o que é uma cunha e um triângulo

então depois falamos :wink:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 10503
Registado: 29/11/2007 12:50

Re: conhecer as linhas com que nos cosemos: MACD

por Penaforte » 21/3/2017 17:32

rsacramento Escreveu:
Penaforte Escreveu:
rsacramento Escreveu:
Pelo que consegui perceber dos teus gráficos, baseias as tuas análises essencialmente em S/R e restringes o teu campo de acção a cotadas de tendência claramente ascendente.

Estarei certo ou também negoceias contra a tendência dominante? Nesse caso que tipo de indicadores utilizas para definir entradas e/ou detectar inversões?
Recordo-me de uma vez me dizeres que não aprecias negociação de triângulos pois são "traiçoeiros".. conferes a mesma credibilidade a outras figuras técnicas como H&S ou flags/pennants?

Já estou a dispersar um pouco mas como valorizo bastante a tua opinião gostaria de saber um pouco mais sobre as linhas com que te coses :).

em primeiro lugar obrigado pelas simpáticas palavras

quem já acompanha há algum tempo o que vou dizendo saberá que apenas muito raramente faço um trade discricionário: por norma uso um sistema mecânico

seja do lado longo ou curto, em trading mecânico ou discricionário, sou um seguidor de tendência

para uma entrada discricionária procuro identificar a(s) tendência(s), traço linhas de S/R e LTs e entro nas retrações, espero pelos pullbacks e por aí fora, ou seja, nunca são os indicadores o trigger da entrada (claro que ocasionalmente posso consultar um ou outro indicador, seja ele proprietário ou não, mas apenas para ter uma opinião)

no trading mecânico é ao contrário: tudo o que é subjectivo fica à porta e sigo aos sinais de compra e venda

claro que há excepções: posso tentar fazer um trade de muito curto prazo estando-me nas tintas para a tendência, mas também não me lembro quando foi a última vez

quanto aos padrões, à medida que o tempo passa mais tendo a ignorá-los - posso identificá-los, mas não me sirvo deles

por fim, mais um tópico de 2008:
http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocios.pt/viewtopic.php?p=493089&js_link=1

e deixo uma sugestão: avança com uma cotada e eu (ou quem mais quiser, naturalmente), na medida das minhas possibilidades, dou-te a minha análise


Obrigado pela resposta rscramento, já tenho muito com que me entreter principalmente porque a tua visão de trading está muito perto daquela que pretendo aperfoiçar, tornando as minhas análises cada vez mais minimalistas e "simples".

Deixo duas cotadas em situações diferentes então, a Pharol pois parece-me estar dentro de um triângulo simétrico o que implicaria continuação do movimento e consequente rompimento da resistência. Atribuirias alguma validade a essa figura?

Outro caso diferente seria por exemplo o Sugar11 pois está numa fase de retracção. Tenho acompanhado e defini a zona de compra nos 16,5$ aplicando Fibonacci e por ser uma zona de suporte.
Utilizas Fibonacci para definir zona de compra em retracções? Este activo estaria fora do teu radar uma vez que já fez um lower high e se prepara para fazer um lower low e já podemos ter uma inversão de tendência e não apenas uma correcção? Neste caso será mais prudente aguardar rompimento de resistências?

Já agora em termos de MACD, na Pharol diria que pode haver um pequeno sinal pois apesar de ter decaído ligeiramente com a aproximação à resistência, parece estar a curvar e histograma a inverter. Mas é um indicador que não utilizo nas análises.
No Sugar o MACD confirma a tendência de queda sem qualquer sinal de inversão.

Desculpa a avalanche de questões mas são pequenas dúvidas que por vezes fazem a diferença e há que aproveitar a disponibilidade de quem sabe :).
Anexos
PHAROL.png
Sugar No. 11 Full0517 Future.png
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1434
Registado: 20/10/2014 14:55

Re: conhecer as linhas com que nos cosemos: MACD

por rsacramento » 21/3/2017 12:18

Penaforte Escreveu:
rsacramento Escreveu:
Pelo que consegui perceber dos teus gráficos, baseias as tuas análises essencialmente em S/R e restringes o teu campo de acção a cotadas de tendência claramente ascendente.

Estarei certo ou também negoceias contra a tendência dominante? Nesse caso que tipo de indicadores utilizas para definir entradas e/ou detectar inversões?
Recordo-me de uma vez me dizeres que não aprecias negociação de triângulos pois são "traiçoeiros".. conferes a mesma credibilidade a outras figuras técnicas como H&S ou flags/pennants?

Já estou a dispersar um pouco mas como valorizo bastante a tua opinião gostaria de saber um pouco mais sobre as linhas com que te coses :).

em primeiro lugar obrigado pelas simpáticas palavras

quem já acompanha há algum tempo o que vou dizendo saberá que apenas muito raramente faço um trade discricionário: por norma uso um sistema mecânico

seja do lado longo ou curto, em trading mecânico ou discricionário, sou um seguidor de tendência

para uma entrada discricionária procuro identificar a(s) tendência(s), traço linhas de S/R e LTs e entro nas retrações, espero pelos pullbacks e por aí fora, ou seja, nunca são os indicadores o trigger da entrada (claro que ocasionalmente posso consultar um ou outro indicador, seja ele proprietário ou não, mas apenas para ter uma opinião)

no trading mecânico é ao contrário: tudo o que é subjectivo fica à porta e sigo aos sinais de compra e venda

claro que há excepções: posso tentar fazer um trade de muito curto prazo estando-me nas tintas para a tendência, mas também não me lembro quando foi a última vez

quanto aos padrões, à medida que o tempo passa mais tendo a ignorá-los - posso identificá-los, mas não me sirvo deles

por fim, mais um tópico de 2008:
http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocios.pt/viewtopic.php?p=493089&js_link=1

e deixo uma sugestão: avança com uma cotada e eu (ou quem mais quiser, naturalmente), na medida das minhas possibilidades, dou-te a minha análise
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 10503
Registado: 29/11/2007 12:50

Re: conhecer as linhas com que nos cosemos: MACD

por Penaforte » 20/3/2017 22:58

rsacramento Escreveu:
JohnyRobaz Escreveu: A malta mais antiga é que podia ir buscar aqueles de que ainda se lembra que sejam mais fortes e puxá-los para cima, como fizeste com esse! :wink:


naquele tempo eu era dos menos antigos, arregacei as mangas e fiz-me ao mar

assim outros sigam esse exemplo, também :D


Rsacramento, obrigado pelo tópico (este e o que desenterraram nos últimos posts que está cheio de sumo). Tenho reparado que estás bastante activo no fórum nos últimos tempos e é de facto muito enriquecedor para quem quer aprender e trocar ideias sobre trading.

Pelo que consegui perceber dos teus gráficos, baseias as tuas análises essencialmente em S/R e restringes o teu campo de acção a cotadas de tendência claramente ascendente.

Estarei certo ou também negoceias contra a tendência dominante? Nesse caso que tipo de indicadores utilizas para definir entradas e/ou detectar inversões?
Recordo-me de uma vez me dizeres que não aprecias negociação de triângulos pois são "traiçoeiros".. conferes a mesma credibilidade a outras figuras técnicas como H&S ou flags/pennants?

Já estou a dispersar um pouco mas como valorizo bastante a tua opinião gostaria de saber um pouco mais sobre as linhas com que te coses :).
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1434
Registado: 20/10/2014 14:55

Re: conhecer as linhas com que nos cosemos: MACD

por rsacramento » 20/3/2017 20:21

JohnyRobaz Escreveu: A malta mais antiga é que podia ir buscar aqueles de que ainda se lembra que sejam mais fortes e puxá-los para cima, como fizeste com esse! :wink:


naquele tempo eu era dos menos antigos, arregacei as mangas e fiz-me ao mar

assim outros sigam esse exemplo, também :D
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 10503
Registado: 29/11/2007 12:50

Re: conhecer as linhas com que nos cosemos: MACD

por JohnyRobaz » 20/3/2017 3:08

rsacramento Escreveu:
JohnyRobaz Escreveu:Concordo com essa questão de perceber o que os indicadores dizem. Ou o que quer dizer a sua fórmula

este tópico é de 2008 :wink:


Sim, eu imagino os tesouros que estão perdidos neste Caldeirão, como esse tópico onde o que é discutido tem um interesse intelectual e prático elevado no que toca a AT. Aliás, alguns deles ainda os estudei, aqueles em que o Cem Pt dissertava sobre alguns dos seus indicadores, aprendi bastante. Mas de facto é difícil chegar a tópicos sem actividade há 7 anos, é uma pena. A malta mais antiga é que podia ir buscar aqueles de que ainda se lembra que sejam mais fortes e puxá-los para cima, como fizeste com esse! :wink:

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Bogos, FIRMEZA é a alma do negócio, apesar de a coisa este ano não estar famosa, pelo menos para já, no que toca à traquineta... :oh:
“E assim como sonho, raciocino se quero, porque isso é apenas uma outra espécie de sonho.”, Fernando Pessoa
“Nothing good ever comes of love. What comes of love is always something better” , Roberto Bolaño
"A ciência e o poder do homem coincidem, uma vez que, sendo a causa ignorada, frustra-se o efeito. Pois a natureza não se vence, senão quando se lhe obedece." Francis Bacon
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4619
Registado: 20/8/2014 16:50

Re: conhecer as linhas com que nos cosemos: MACD

por bogos » 19/3/2017 22:53

JohnyRobaz Escreveu:Concordo com essa questão de perceber o que os indicadores dizem. Ou o que quer dizer a sua fórmula. Eu entrei bastante nisso quando estive a desenvolver a minha maquineta, pois tive que construir os meus próprios indicadores, e tive que perceber o que é que uma vela nos transmite do que foi a actividade do preço naquele dia, ou o que quer dizer uma media móvel, uma regressão linear ou um estocástico por exemplo, e perceber se faz sentido alterar certas parcelas das fórmulas respectivas. Usar indicadores só porque são conhecidos sem entender o que significam não me parece a melhor forma de os usar.


Caro amigo Jonhy..

Concordo com o que dizes. De facto é preciso perceber os indicadores primeiro, para depois saber se o nosso perfil encaixa em algum deles.
Eu diria que todos os indicadores são úteis. Nós é que podemos não os saber utilizar. E mesmo sabendo o que significam, podem não se ajustar ao nosso perfil de trade.

Também eu na minha traquineta tive a necessidade de criar o meu próprio indicador. E não é melhor nem pior que outro, é somente o meu porque o entendo.
O importante é percebe-los, mas depois é dar o passo seguinte.

O trade faz-se de preço e de nós mesmos. Se não nos conhecer-mos a nós mesmos, para actuar no mercado e se não entender-os o que é o preço, caímos facilmente em agarra-nos a um desses indicadores mais comuns, mas que não se adapta ao nosso perfil.

Jonhy, força aí na maquineta...e já sabes.....SEMPRE FIRME.

Cumprimentos
Um dos efeitos do medo é perturbar os sentidos e fazer que as coisas não pareçam o que são.
Miguel Cervantes
No outro lado de cada medo está a liberdade.
Marilyn Ferguson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2887
Registado: 29/12/2005 16:34
Localização: Porto

Re: conhecer as linhas com que nos cosemos: MACD

por rsacramento » 19/3/2017 21:02

JohnyRobaz Escreveu:Concordo com essa questão de perceber o que os indicadores dizem. Ou o que quer dizer a sua fórmula

este tópico é de 2008 :wink:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 10503
Registado: 29/11/2007 12:50

Re: conhecer as linhas com que nos cosemos: MACD

por JohnyRobaz » 19/3/2017 20:29

Concordo com essa questão de perceber o que os indicadores dizem. Ou o que quer dizer a sua fórmula. Eu entrei bastante nisso quando estive a desenvolver a minha maquineta, pois tive que construir os meus próprios indicadores, e tive que perceber o que é que uma vela nos transmite do que foi a actividade do preço naquele dia, ou o que quer dizer uma media móvel, uma regressão linear ou um estocástico por exemplo, e perceber se faz sentido alterar certas parcelas das fórmulas respectivas. Usar indicadores só porque são conhecidos sem entender o que significam não me parece a melhor forma de os usar.
“E assim como sonho, raciocino se quero, porque isso é apenas uma outra espécie de sonho.”, Fernando Pessoa
“Nothing good ever comes of love. What comes of love is always something better” , Roberto Bolaño
"A ciência e o poder do homem coincidem, uma vez que, sendo a causa ignorada, frustra-se o efeito. Pois a natureza não se vence, senão quando se lhe obedece." Francis Bacon
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4619
Registado: 20/8/2014 16:50

MACD na Navigator

por rsacramento » 19/3/2017 16:00

deixo um exemplo com a navigator a inverter a tendência primária

um facto interessante de observar é o atraso com que a MM200 inverte (inversão em julho, mudança de inclinação em dezembro)

o resto deixo para o leitor se entreter a retirar conclusões com o gráfico e o indicador
Anexos
MACD.png
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 10503
Registado: 29/11/2007 12:50

conhecer as linhas com que nos cosemos: MACD

por rsacramento » 19/3/2017 14:44

o artigo cuja leitura atenta hoje sugiro é de uma enorme seriedade intelectual (não, não tenho comissão), tendo uma abordagem extremamente pedagógica

destaco alguns pontos:
Indicators generate lots of signals and many of these signals are just noise

It is imperative that chartists understand how their indicators work and exactly what these indicators are saying

Chartists must also analyze the actual price chart to put MACD signals into perspective. MACD, after all, is just an indicator and indicators are secondary to price action


o artigo pode ser lido aqui
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 10503
Registado: 29/11/2007 12:50


Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], iniciado1, Shimazaki_2 e 417 visitantes