Outros sites Cofina
Caldeirão da Bolsa

Saudi Aramco - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros de uma forma genérica e a todo o tipo de informação útil que possa condicionar o desempenho dos mesmos

Moderadores: Pata-Hari, Ulisses Pereira, MarcoAntonio

Saudi Aramco - Tópico Geral

por Thoth » 16/3/2017 11:01

Nova Iorque, Londres, Tóquio. Todas as Bolsas querem o IPO da Aramco

https://www.dinheirovivo.pt/bolsa/nova-iorque-londres-toquio-todas-as-bolsas-querem-o-ipo-da-aramco/ Escreveu:IPO é o maior de sempre, suplantando o do Alibaba.

A Nasdaq está a tentar ganhar a Oferta Pública Inicial (IPO) da empresa saudita Aramco, admitiu Adena Friedman, CEO da Nasdaq, em entrevista, noticia a Reuters. Na ordem dos 100 mil milhões de dólares, o IPO da petrolífera saudita é o maior de sempre, suplantando os cerca de 22 mil milhões de dólares do gigante chinês Alibaba. “Todas as Bolsas no mundo estão a competir para serem consideradas o mercado financeiro para a Aramco, incluindo nós”, disse Friedman. “Estamos muito ativos em encontrar oportunidades para trabalhar com a equipa da Aramco e demonstrara que somos o lugar natural para eles”, disse a CEO durante uma entrevista na International Futures Industry.

Centros financeiros de todo o mundo, incluindo Nova Iorque, Londres e Tóquio, têm avançado com iniciativas para ganhar a colocação em bolsa do gigante petrolífero saudita. O governo saudita planeia colocar 5% do capital da Aramco na Bolsa de Riade, a Tadawul, mas também em mercados financeiros. Hong Kong, Singapura e Toronto são outros dos mercados na corrida, noticia a Reuters.
Editado pela última vez por Thoth em 20/12/2019 15:21, num total de 1 vez.
“O que está em cima é como o que está em baixo, e o que está em baixo é como o que está em cima”
 
Mensagens: 1925
Registado: 29/9/2016 16:38
Localização: Antigo Egito

Re: Aramco - Tópico Geral

por Thoth » 27/3/2017 17:15

Governo corta impostos da Saudi Aramco antes do que poderá ser o maior IPO de sempre

http://www.jornaldenegocios.pt/empresas/detalhe/governo-corta-impostos-da-saudi-aramco-antes-do-que-podera-ser-o-maior-ipo-de-sempre?ref=Not%C3%ADcias%20no%20Minuto_outros Escreveu:O Governo da Arábia Saudita quer tornar a empresa mais atractiva aos olhos dos investidores, antes de avançar para a oferta pública inicial, que deverá acontecer em 2018.

A Arábia Saudita reduziu os impostos aplicáveis à petrolífera estatal Saudi Aramco em mais de um terço, antes daquela que poderá ser a maior oferta pública inicial (IPO, na sigla em inglês) de sempre.

Segundo uma declaração do presidente executivo da petrolífera, Amin Nasser, citada pela Bloomberg, o imposto sobre o rendimento foi reduzido de 85% para 50%, numa altura em que o Governo planeia vender até 5% da empresa num IPO no próximo ano, que poderá avaliar a Saudi Aramco em mais de 2 biliões de dólares.

"A nova taxa de imposto vai colocar a Saudi Aramco em linha com os padrões internacionais", afirmou Nasser, citado pela agência noticiosa.

Em Janeiro, o CEO da petrolífera estatal já havia adiantado que a Arábia Saudita iria reduzir a factura de impostos da empresa para a tornar mais atractiva para os investidores. Actualmente, a Aramco paga uma taxa de 20% sobre as receitas e 85% sobre os rendimentos.

O IPO faz parte do plano do príncipe Mohammed bin Salman de constituir o mais fundo soberano do mundo e reduzir a dependência da economia de hidrocarbonetos. Se cumprir as expectativas do reino, será o maior IPO de sempre, superando o da Alibaba.

Na semana passada, o Governo confirmou estar em "sérias negociações" com a New York Stock Exchange (NYSE) para que aquela bolsa norte-americana seja um dos pontos para a entrada da petrolífera Saudi Aramco nos mercados accionistas internacionais.

"O nosso objectivo é tentar completar o IPO algures em 2018. Há sérias conversações com a New York Stock Exchange sobre ter a NYSE como uma das bolsas para o IPO da Aramco", afirmou o ministro dos Negócios Estrangeiros saudita, Adel al-Jubeir, à Fox News.
“O que está em cima é como o que está em baixo, e o que está em baixo é como o que está em cima”
 
Mensagens: 1925
Registado: 29/9/2016 16:38
Localização: Antigo Egito

Re: Aramco - Tópico Geral

por Thoth » 4/11/2019 16:32

Arábia Saudita cede na avaliação. Entrada em Bolsa da Aramco deverá avançar

Arábia Saudita pretende levantar entre 20 a 40 mil milhões de dólares com uma participação entre 1 a 2% da companhia petrolífera.

O príncipe saudita, Mohammed bin Salman, já deu luz verde à oferta pública inicial (IPO) da petrolífera Saudi Aramco, devendo a operação ser anunciada no domingo, 3 de novembro, avançou a Reuters, citando cinco fontes anónimas. “O príncipe finalmente deu luz verde”, disse uma das fontes ouvidas pela agência noticiosa. A Aramco não quis comentar. A operação, anunciada em 2016, tem estado bloqueada na avaliação. A Arábia Saudita pretende uma avaliação de 2 biliões de dólares para a Saudi Aramco, mas bancos de investimento e potenciais investidores, apontam para um valor mais perto dos 1,5 biliões. Mesmo assim, a empresa seria 50% mais valiosa do que as companhias mais valiosas do mundo. A Microsoft e a Apple têm uma avaliação bolsista na ordem de 1 bilião. Riade deverá colocar em Bolsa entre 1 a 2% da companhia petrolífera, pretendendo levantar no mercado entre 20 e 40 mil milhões de dólares. Se a operação exceder os 25 mil milhões de dólares, será o maior IPO do mundo, superando os 25 mil milhões obtidos em 2014 pelo gigante chinês de ecommerce Alibaba. Uma fatia total de 5% poderá ser eventualmente colocada no mercado. De acordo com a Reuters, a companhia petrolífera terá abordado governos do Golfe e da Ásia, incluindo a China, para assegurar que o grosso da participação ficará nas mãos de países com boas relações com a Arábia Saudita. Produzindo 10% do petróleo mundial, a Aramco é a empresa mais rentável do planeta. Segundo estimativas das agências de rating Fitch e Moody’s, o ano passado a empresa saudita teve lucros de 111,1 mil milhões de dólares, mais do que os lucros conjuntos das cinco maiores petrolíferas do Ocidente, que a são a Exxom Mobile, Shell, BP, Chevron e a Total.

https://www.dinheirovivo.pt/empresas/ar ... a-avancar/
“O que está em cima é como o que está em baixo, e o que está em baixo é como o que está em cima”
 
Mensagens: 1925
Registado: 29/9/2016 16:38
Localização: Antigo Egito

Re: Aramco - Tópico Geral

por Celsius-reloaded » 4/11/2019 17:36

Nao percebo é qual é o racional de colocar em bolsa a empresa "mais lucrativa do Mundo" quando o que se pretende amealhar sao míseros (tendo em conta a avaliação) 3O ou 4O mil milhoes.
31 de Julho: dia de São Stop.
 
Mensagens: 2006
Registado: 29/11/2007 2:35
Localização: Coimbra

Re: Aramco - Tópico Geral

por AlfaTrader » 4/11/2019 17:46

Celsius-reloaded Escreveu:Nao percebo é qual é o racional de colocar em bolsa a empresa "mais lucrativa do Mundo" quando o que se pretende amealhar sao míseros (tendo em conta a avaliação) 3O ou 4O mil milhoes.


Realmente, é de estranhar, uma empresa que lucra mais de 100k milhoes ano para raio precisa de 30k ou 40k milhoes.
Para investir não deve ser, a não ser que este IPO seja apenas para institucionais escolhidos pelo governo da Arabia Saudita, para distribuir um pouco o bolo.... :-k :-k :-k
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 247
Registado: 29/4/2016 17:00

Re: Aramco - Tópico Geral

por Thoth » 4/11/2019 17:49

Pode muito bem estar próximo o inicio da desvalorização.
Os combustíveis fosseis estão a ser trocados por fontes renováveis e cada vez é mais difícil extrair petróleo.
Gostava de saber quais as projecções para a procura mundial de combustíveis fosseis para os próximos anos.

Cumprimentos e bons negócios
“O que está em cima é como o que está em baixo, e o que está em baixo é como o que está em cima”
 
Mensagens: 1925
Registado: 29/9/2016 16:38
Localização: Antigo Egito

Re: Aramco - Tópico Geral

por danieljpires » 5/11/2019 9:22

Ando muito atento a este IPO, alem de ser um IPO de uma estatal o que na prática a tatica da flipagem dá normalmente lucro, o interessante é ver a negociação da ARamco com as bolsas e vou explicar porque a Aramco possivelmente nao seja "tradada" nos USA

Ao tornar-se uma companhia "publica" os seus relatorios tem que ser transparentes ou seja tem que indicar as reservas de crude que a Arabia tem, o que actualmente é o maior segredo de estado do Pais...

Se as reservas forem poucas entao o crude explode....se tiver reservas para daqui a 100 ou 200 anos o crude cai a pique...

Por isso o IPO da Aramco foi adiado desde 2015 (altura que ouvi que iria haver um IPO da ARAMCO)

O que a Aramco esta a fazer é negociar com as bolsas para saber qual é aquela que lhe permite nao ser totalmente transparente...

Ter uma cotada com o calibre da ARAMCO é apetecivel para qualquer bolsa devido as taxas de corretagem que as bolsas podem ganhar...

Se a Aramco ainda anda a decidir qual a bolsa que quer entrar (para nao ter que indicar o segredo de estado) entao não será este ano e secalhar para o proximo que vamos ter a estatal da arabia em bolsa
 
Mensagens: 469
Registado: 13/11/2008 20:09
Localização: 20

Re: Aramco - Tópico Geral

por Thoth » 6/12/2019 11:56

Petrolífera Aramco consegue maior entrada em bolsa da história

Aramco supera em 600 mil dólares o valor que o Alibaba Group tinha conseguido na sua entrada em bolsa em 2014

A petrolífera saudita Aramco conseguiu 25,6 mil milhões de dólares junto dos investidores no âmbito da sua entrada em bolsa, o que eleva o valor da empresa para 1,7 biliões de dólares, segundo fontes da AFP. O valor alcançado (perto de 23 mil milhões de euros) ultrapassa os 25 mil milhões de dólares conseguidos pelo grupo chinês de vendas ‘online’ Alibaba em 2014, aquando da sua introdução em Wall Street, o que faz com que esta seja a maior entrada em bolsa da história. Estes fundos levam a que a empresa tenha um valor de 1,7 biliões de dólares, à frente da Apple (1,2 biliões), da Microsoft (1,14 biliões) e da Alibaba (1,05 biliões). O grupo saudita vai dar os seus primeiros passos no mercado bolsita de Riade, no dia 12 de dezembro, ao preço de 32 riais sauditas (8,53 dólares) por ação, de acordo com as mesmas fontes. Os subscritores desta operação são sobretudo sauditas, com os grandes investidores estrangeiros a questionarem-se sobre a gestão, a capacidade do grupo em proteger as instalações petrolíferas e a duração dos lucros da empresa numa altura de maior rigidez nas políticas ambientais em todo o mundo. Os fundos conseguidos pela Aramco com esta entrada em bolsa devem servir para financiar a diversificação de uma economia que até agora tem estado dependente do petróleo.

https://www.dinheirovivo.pt/empresas/pe ... -em-bolsa/
“O que está em cima é como o que está em baixo, e o que está em baixo é como o que está em cima”
 
Mensagens: 1925
Registado: 29/9/2016 16:38
Localização: Antigo Egito

Re: Aramco - Tópico Geral

por NirSup » 6/12/2019 16:01

CHICOESPERTICE

Quando se clama aos 4 ventos (norte, sul, este e oeste) que se deve acabar com a queima de combustíveis fósseis para a produção de energia, vem a Arábia Saudita, num último estertor da agonia, vender os ovos da sua galinha de ouro.
Estão podres cheiram mal, clamam todos em uníssono!!!
A tecnologia atual já permite resolver todos os problemas de insustentabilidade. No entanto, apesar dessa capacidade, a realidade mostra que emitimos cada vez mais gases com efeito de estufa, porque continuamos a queimar combustíveis fósseis.
Parece que as soluções tecnológicas sustentáveis não vingam porque não abdicamos das insustentáveis,
Até onde vai a ambição e a estupidez humanas?
Que as árvores não te impeçam de ver a floresta.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1195
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: Aramco - Tópico Geral

por maturidade » 6/12/2019 16:04

NirSup Escreveu:CHICOESPERTICE

Quando se clama aos 4 ventos (norte, sul, este e oeste) que se deve acabar com a queima de combustíveis fósseis para a produção de energia, vem a Arábia Saudita, num último estertor da agonia, vender os ovos da sua galinha de ouro.
Estão podres cheiram mal, clamam todos em uníssono!!!
A tecnologia atual já permite resolver todos os problemas de insustentabilidade. No entanto, apesar dessa capacidade, a realidade mostra que emitimos cada vez mais gases com efeito de estufa, porque continuamos a queimar combustíveis fósseis.
Parece que as soluções tecnológicas sustentáveis não vingam porque não abdicamos das insustentáveis,
Até onde vai a ambição e a estupidez humanas?



Boas.
enquanto houver petróleo a JORROS, eles não vão deixar avançar a tecnologia, nas baterias, eléctricos, etc.
é o monopólio do petróleo, que está nas mão dos poderosos, e têm meios para poder parar qualquer avanço na tecnologia dos Carros, fábricas, etc.

abraços
 
Mensagens: 1883
Registado: 2/3/2016 20:30

Re: Aramco - Tópico Geral

por NirSup » 6/12/2019 16:55

Muitos se questionam da necessidade da Arábia Saudita colocar em bolsa uma empresa tão lucrativa. Para mim existem duas razões:
1° - Ganhar novos e poderosos defensores da sua causa (domínio do petróleo na economia mundial).
2° - Por terem a perfeita noção de que o ouro negro, um dia, vai virar pataco. Sem valor. E estão a vender gato por lebre.
Que as árvores não te impeçam de ver a floresta.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1195
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: Aramco - Tópico Geral

por Thoth » 11/12/2019 12:55

Saudita Aramco estreia-se em bolsa com subida de 10%

A Aramco está a valer 1,66 biliões de euros na Bolsa de Riade, o que a coloca como a empresa mais cara do mundo.

A petrolífera saudita Aramco, a maior do mundo, estreou-se no mercado de valores registando uma subida de 10% sobre o valor de abertura na Bolsa de Riade, elevando o valor das ações para os 8,47 euros.

Com esta subida do preço dos títulos, o valor da Aramco na Bolsa de Riade (Tadawul) fica a situar-se nos 1,66 biliões de euros, a mais cara empresa do mundo.

A refinaria Aramco, na Arábia Saudita, foi este ano alvo de um ataque reivindicado pelos separatistas hutus do Iémen apesar de o governo de Riade responsabilizar o regime do Irão.

https://www.dinheirovivo.pt/empresas/1398967/
“O que está em cima é como o que está em baixo, e o que está em baixo é como o que está em cima”
 
Mensagens: 1925
Registado: 29/9/2016 16:38
Localização: Antigo Egito

Re: Aramco - Tópico Geral

por BearManBull » 12/12/2019 10:43

“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3586
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: Aramco - Tópico Geral

por NirSup » 12/12/2019 13:45

lfhm83 Escreveu:Saudi Aramco atinge avaliação de 2 biliões de dólares no segundo dia em bolsa[/url]


Caro lfhm83,
O último a rir é o que se ri melhor. Deixa-os pousar.
A fé inabalável na minha teoria não esmoreceu. Cresceu.
Muitos (os primeiros) irão ganhar dinheiro à conta da SAUDI ARAMCO. Muitos outros (os últimos) irão perder o dinheiro que os primeiros ganharam.

Boa tarde e bons negócios.
Que as árvores não te impeçam de ver a floresta.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1195
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: Aramco - Tópico Geral

por Ativo » 14/12/2019 22:17

A Fundação Calouste Gulbenkian também vendeu, por cerca de 555 milhões de euros, a sua participação na indústria petrolífera ...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3672
Registado: 24/1/2014 17:24

Re: Aramco - Tópico Geral

por NirSup » 15/12/2019 2:38

ativo Escreveu:A Fundação Calouste Gulbenkian também vendeu, por cerca de 555 milhões de euros, a sua participação na indústria petrolífera ...


Caro ativo,
O futuro é eléctrico. Contra tudo e contra todos. E a Gulbenkian sabe bem que o futuro não é do petróleo, a ovelha negra das alterações climáticas.
Os investidores internacionais fizeram um manguito à SAUDI ARAMCO, cuja IPO, no dizer do príncipe Abdulaziz, ministro do Petróleo, se tornou uma IPO para "a nossa família e amigos", contando com investidores de retalho locais, sauditas ricos e governos regionais. O governo saudita até gastou mais de 2 mil milhões de dólares do seu próprio dinheiro para comprar ações.
E apenas foi admitida na bolsa da Arábia Saudita. Com muito pouca visibilidade.
Se o preço do crude baixar do 60 USD por barril, as cotações da SAUDI ARAMCO baixam.
Com a progressiva substituição dos combust´íveis fósseis para a produção de energia eléctrica por fontes renováveis e limpas, com a substituição do parque automóvel por veículos movidos a electricidade e a hidrogénio, alguém acredita que o crude se mantenha a este preço?

Ver o artigo completo AQUI: https://www.jornaldenegocios.pt/mercado ... Principais
Que as árvores não te impeçam de ver a floresta.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1195
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: Aramco - Tópico Geral

por rg7803 » 15/12/2019 2:54

NirSup Escreveu:
ativo Escreveu:A Fundação Calouste Gulbenkian também vendeu, por cerca de 555 milhões de euros, a sua participação na indústria petrolífera ...



Os investidores internacionais fizeram um manguito à SAUDI ARAMCO....
Ver o artigo completo AQUI: https://www.jornaldenegocios.pt/mercado ... Principais


Não foi isso. Os investidores internacionais leram os teus avisados comentários sobre a ARAMCO e entenderam ser melhor seguir as tuas sábias recomendações. Tu deves ser descendente do militar frances La Palice ...
“Buy high, sell higher...”.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3299
Registado: 1/5/2008 23:09
Localização: Almada.

Re: Aramco - Tópico Geral

por NirSup » 15/12/2019 10:58

rg7803 Escreveu:
Não foi isso. Os investidores internacionais leram os teus avisados comentários sobre a ARAMCO e entenderam ser melhor seguir as tuas sábias recomendações.


Caro rg7803,
Gosto de pessoas com sentido de humor.
Mas seja lá como for, também eu já acreditei que seguir o lema do "buy low, sell high" ou mesmo o lema mais ousado do "buy high, sell higher", me iria deixar rico. E perdi dinheiro, muito dinheiro.
Mudei de estratégia e agora corro atrás do valor. Abandonei hábitos antigos e estou a dar-me bem com este meu novo estilo de vida.
Bom dia de Domingo e um abraço.
Que as árvores não te impeçam de ver a floresta.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1195
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: Aramco - Tópico Geral

por lion_pt » 16/12/2019 12:16

rg7803 Escreveu:
NirSup Escreveu:
ativo Escreveu:A Fundação Calouste Gulbenkian também vendeu, por cerca de 555 milhões de euros, a sua participação na indústria petrolífera ...



Os investidores internacionais fizeram um manguito à SAUDI ARAMCO....
Ver o artigo completo AQUI: https://www.jornaldenegocios.pt/mercado ... Principais


Não foi isso. Os investidores internacionais leram os teus avisados comentários sobre a ARAMCO e entenderam ser melhor seguir as tuas sábias recomendações. Tu deves ser descendente do militar frances La Palice ...


@rg7803, eu concordo inteiramente com a opinião do @NirSup e não sei se os investidores internacionais dariam mais atenção aos teus comentários do que aos do @NirSup, muito sinceramente!
 
Mensagens: 6
Registado: 29/11/2007 9:44
Localização: 16

Re: Aramco - Tópico Geral

por Thoth » 20/12/2019 15:19

Primeira semana de negociação em bolsa num gráfico de 30 minutos

Saudi-Aramco.png
Saudi-Aramco.png (21.8 KiB) Visualizado 1553 vezes
“O que está em cima é como o que está em baixo, e o que está em baixo é como o que está em cima”
 
Mensagens: 1925
Registado: 29/9/2016 16:38
Localização: Antigo Egito

Re: Aramco - Tópico Geral

por NirSup » 9/3/2020 13:22

rg7803 Escreveu:
Não foi isso. Os investidores internacionais leram os teus avisados comentários sobre a ARAMCO e entenderam ser melhor seguir as tuas sábias recomendações. Tu deves ser descendente do militar frances La Palice ...


Sempre pensei que mais tarde ou mais cedo o petróleo iria ter um desfecho destes. Mas NUNCA imaginei que ocorresse tão cedo um descalabro desta grandeza.
E o que não deixa de ser caricato é que foi um bichinho microscópico a conseguir o que as soluções tecnológicas sustentáveis e os apelos dos governantes de quase todo o mundo (alguns hipócritas) não conseguiram: que o Planeta Azul fosse cada vez mais Azul. E que as emissões insustentáveis vergassem ao peso e ao poder das soluções tecnológicas sustentáveis.
Hoje, o REI PETRÓLEO morreu. Vivas ao NOVO REI.
By Nirvana
Que as árvores não te impeçam de ver a floresta.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1195
Registado: 29/4/2014 15:34


Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: kidd, leomiguel77, LoneWolf, luisribas, pattern, renarolo, rg7803 e 39 visitantes