Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

OT - Eutanásia - Sim ou Não ?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: OT - Eutanásia - Sim ou Não ?

por ricardmag » 20/2/2020 22:16

A eutanásia volta a ser assunto. Ainda bem, diga-se de passagem ...

Com a aprovação na generalidade para quanto podemos ter uma lei definitiva ?

Deveria ir a refendo ?
Na minha opinião vida e morte não é referendável.
"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5395
Registado: 3/4/2014 15:17

Re: OT - Eutanásia - Sim ou Não ?

por MarcoAntonio » 14/6/2018 17:43

jccgold Escreveu:Como diria o bastonário dos médicos onde a Eutanásia foi aprovada, rapidamente resvalou para suicidio, como seja em pessoas q se sentem um fardo por terem por ex doenças supostamente incuráveis


Slippery slope.

O que a sociedade tem de de decidir é o que pretende legislar, o que considera correcto/razoável. Existem diversas formas de eutanásia e portanto o que se deve discutir é exactamente quais se defende, quais se pretende aprovar.

Já coloco nestes termos dado que tenho alguma dificuldade em aceitar que não se consiga defender nenhuma forma: no limite, é o equivalente a condenar alguém - outrém! - ao sofrimento por convicção pessoal. Consigo entender contudo impasse por falta de consenso. É uma discussão difícil, um tema extremamente problemático, sem dúvida.

Mas a noção hipersimplista de que a vida é intocável para rematar a discussão é um completo nonsense: ninguém (nem mesmo no Jainismo, a filosofia mais pacifista/pro-vida que me ocorre!) realmente acredita nisto, todos aceitamos que existem limites e conseguimos argumentar quando é que a vida é violável, apenas discordamos do quando/onde/em que condições.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38083
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: OT - Eutanásia - Sim ou Não ?

por jccgold » 14/6/2018 17:09

Como diria o bastonário dos médicos onde a Eutanásia foi aprovada, rapidamente resvalou para suicidio, como seja em pessoas q se sentem um fardo por terem por ex doenças supostamente incuráveis
 
Mensagens: 1278
Registado: 11/11/2011 3:58
Localização: 16

Re: OT - Eutanásia - Sim ou Não ?

por ricardmag » 14/6/2018 12:52

Proibiram a morte de animais saudáveis em canis municipais? Acho muito bem ...

Cumprimentos
"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5395
Registado: 3/4/2014 15:17

Re: OT - Eutanásia - Sim ou Não ?

por jccgold » 14/6/2018 8:01

O que eu noto é que, ao mesmo tempo que a esquerda portuguesa quer aprovar a morte de humanos, proibiu a morte de animais em canis municipais.
O eterno respeito pela vida humana, basta conhecer um pouco da história do comunismo a nivel mundial
 
Mensagens: 1278
Registado: 11/11/2011 3:58
Localização: 16

Re: OT - Eutanásia - Sim ou Não ?

por Thoth » 6/6/2018 14:14

Nightrader, o que importa se é constitucional ou não.
A constituição também pode ser alterada. Isso não é argumento.

Resumindo és contra a eutanásia porque é inconstitucional, se não fosse já eras a favor.
Não pode ser assim, apresenta os teus argumentos.
“O que está em cima é como o que está em baixo, e o que está em baixo é como o que está em cima”
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1925
Registado: 29/9/2016 16:38
Localização: Antigo Egito

Re: OT - Eutanásia - Sim ou Não ?

por Nightrader » 6/6/2018 14:08

Dr Tretas Escreveu:
Aliás, participar em operações militares é anti-constitucional. O melhor é encerrar as Forças Armadas.



A eutanásia é inconstitucional? Sim ou não?

PS: Realmente é uma boa comparação. De um lado alguém que arrisca a vida, mas não significa que morra, em razão de superiores interesses do Estado e do outro lado o Estado a matar pessoas.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 293
Registado: 28/2/2013 18:52

Re: OT - Eutanásia - Sim ou Não ?

por Thoth » 6/6/2018 14:04

Marco Martins Escreveu:O problema da eutanásia é que ela pode ser executada de muitas formas, e entre elas, os familiares que muitas vezes se querem livrar do "peso" que têm a seu cargo (infelizmente muitas vezes, o paciente nem escolhe, tal como a ida para lares, etc)!!


Não são terceiros que decidem, este raciocínio é completamente errado.
Já ouvi muitos usarem este argumento, que por si só revela desconhecimento sobre os procedimentos até ser autorizada a morte medicamente assistida.
Eu também não sei tudo mas este ponto nem é discutível.

Cumprimentos e bons negócios
“O que está em cima é como o que está em baixo, e o que está em baixo é como o que está em cima”
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1925
Registado: 29/9/2016 16:38
Localização: Antigo Egito

Re: OT - Eutanásia - Sim ou Não ?

por Marco Martins » 6/6/2018 14:00

O problema da eutanásia é que ela pode ser executada de muitas formas, e entre elas, os familiares que muitas vezes se querem livrar do "peso" que têm a seu cargo (infelizmente muitas vezes, o paciente nem escolhe, tal como a ida para lares, etc)!!

No entanto, a meu ver, acho que a eutanásia faz todo o sentido e não deveria ser restrita a quem está mental ou fisicamente debilitado... deveria ser aberta a todos.. assim, quem está perturbado não precisaria de cometer suicídio e poderia ter um "afastamento" digno!!!

Acho curioso, ser aprovada a lei do aborto onde se decide sobre a vida de outrém, e sobre a nossa própria vida não podemos ter uma decisão!!!
 
Mensagens: 6416
Registado: 7/4/2007 17:13
Localização: Algarve

Re: OT - Eutanásia - Sim ou Não ?

por ricardmag » 6/6/2018 12:49

Manuel_13 Escreveu:
ricardmag Escreveu:Se é para ter piada então deixo esta :shock:

mw-1240.jpg


Os motivos dela são bem sérios. Não vejo piada nenhuma a isto:

https://www.facebook.com/vera.guedesdes ... l4&fref=nf


Admito que as intenções sejam as melhores mas acho o cartaz um pouco infeliz porque assim a seco pode dar para várias interpretações, só isso.

Cumprimentos
"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5395
Registado: 3/4/2014 15:17

Re: OT - Eutanásia - Sim ou Não ?

por Dr Tretas » 6/6/2018 12:48

Manuel_13 Escreveu:
Nightrader Escreveu:Não há nada a discutir a respeito desta proposta de lei.
Está estampado na Constituição que a vida humana é inviolável.


É só o que há para dizer. Ponto final!
Legislar contra isto é inaceitável.


Aliás, participar em operações militares é anti-constitucional. O melhor é encerrar as Forças Armadas.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2826
Registado: 29/10/2013 12:15
Localização: Almada City

Re: OT - Eutanásia - Sim ou Não ?

por AAA_ » 6/6/2018 12:23

Nightrader Escreveu:Não há nada a discutir a respeito desta proposta de lei.
Está estampado na Constituição que a vida humana é inviolável.


É só o que há para dizer. Ponto final!
Legislar contra isto é inaceitável.
 
Mensagens: 719
Registado: 21/10/2010 13:08
Localização: 13

Re: OT - Eutanásia - Sim ou Não ?

por Thoth » 6/6/2018 12:11

Nightrader Escreveu:Não há nada a discutir a respeito desta proposta de lei.
Está estampado na Constituição que a vida humana é inviolável.


Essa opinião ainda é pior que os que dizem não.
Não há nada para discutir, continua a tapar o sol com uma peneira.
E o aborto? Não tem em conta a constituição?
“O que está em cima é como o que está em baixo, e o que está em baixo é como o que está em cima”
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1925
Registado: 29/9/2016 16:38
Localização: Antigo Egito

Re: OT - Eutanásia - Sim ou Não ?

por JohnyRobaz » 6/6/2018 12:08

Nightrader Escreveu:Não há nada a discutir a respeito desta proposta de lei.
Está estampado na Constituição que a vida humana é inviolável.


Como direito, e não como dever.
“E assim como sonho, raciocino se quero, porque isso é apenas uma outra espécie de sonho.”, Fernando Pessoa
“Nothing good ever comes of love. What comes of love is always something better” , Roberto Bolaño
"A ciência e o poder do homem coincidem, uma vez que, sendo a causa ignorada, frustra-se o efeito. Pois a natureza não se vence, senão quando se lhe obedece." Francis Bacon
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4619
Registado: 20/8/2014 16:50

Re: OT - Eutanásia - Sim ou Não ?

por Nightrader » 6/6/2018 12:01

Não há nada a discutir a respeito desta proposta de lei.
Está estampado na Constituição que a vida humana é inviolável.
Anexos
constituicao.PNG
constituicao.PNG (17.28 KiB) Visualizado 9058 vezes
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 293
Registado: 28/2/2013 18:52

Re: OT - Eutanásia - Sim ou Não ?

por SFT » 6/6/2018 11:57

Clinico Escreveu:Nao tenciono mudar a opiniao de ninguem, mas deixo-vos a questão: se acreditam que sofrimento mental é igual ou pior ao fisico, ie, um deprimido, angustiado, triste com tudo por razoes intrinsecas ou extrinsecas e que se quer matar mas nao tem coragem para tal, vai para o psiquiatra ou para o centro de eutanásia ?
Ou isto nao tem nada a ver com o assunto?
Não sei o que vos diga mas para mim o que se discute é o suicidio que tem varias vertentes:
O imposto ( execuçao de prisioneiro) , o auto-infligido ( suicidio proprio) , o disfarçado ( vamos desligar as maquinas de suporte vital) e o assistido ( dito eutanásia)
Querem legislar só um?
Abraços
Clinico


A questão do mental vs físico é uma boa questão.

Quando afirmei que acreditava na eutanásia enquanto decisão individual, consciente e responsável foi mesmo para fazer essa separação da dor física sobre o mental.

Alguém deprimido é alguém que está nas posses mentais capaz de tomar uma decisão consciente e responsável? Se calhar não (não tenho formação médica quer física quer mental).

Se defendo que a eutanásia deve estar disponível (ou ser solução) de forma banal? Nunca! Mas enquadrada num cenário de avaliação psicológica ou previamente definida pelo cidadão faz todo o sentido.

Para mim, a partir do momento que uma pessoa morre por que se desligaram as máquinas estamos perante um caso de morte assistida. Quem não me diz que amanhã não há cura para o mal que a pessoa padece? E entraremos sempre na discussão dos "ses".

Abc.
Quando a esmola é muita, o pobre desconfia.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1278
Registado: 20/5/2014 19:02

Re: OT - Eutanásia - Sim ou Não ?

por Clinico » 6/6/2018 11:10

JohnyRobaz Escreveu:
Clinico Escreveu:Nao tenciono mudar a opiniao de ninguem, mas deixo-vos a questão: se acreditam que sofrimento mental é igual ou pior ao fisico, ie, um deprimido, angustiado, triste com tudo por razoes intrinsecas ou extrinsecas e que se quer matar mas nao tem coragem para tal, vai para o psiquiatra ou para o centro de eutanásia ?
Ou isto nao tem nada a ver com o assunto?
Não sei o que vos diga mas para mim o que se discute é o suicidio que tem varias vertentes:
O imposto ( execuçao de prisioneiro) , o auto-infligido ( suicidio proprio) , o disfarçado ( vamos desligar as maquinas de suporte vital) e o assistido ( dito eutanásia)
Querem legislar só um?
Abraços
Clinico


Caro Clínico, não creio que possas incluir a execução de um prisioneiro na gama de suicídios...

Abraço

Tudo bem , a execuçao nao é um suicidio é um assassinato ...
 
Mensagens: 6662
Registado: 1/6/2003 0:13

Re: OT - Eutanásia - Sim ou Não ?

por JohnyRobaz » 6/6/2018 11:01

Clinico Escreveu:Nao tenciono mudar a opiniao de ninguem, mas deixo-vos a questão: se acreditam que sofrimento mental é igual ou pior ao fisico, ie, um deprimido, angustiado, triste com tudo por razoes intrinsecas ou extrinsecas e que se quer matar mas nao tem coragem para tal, vai para o psiquiatra ou para o centro de eutanásia ?
Ou isto nao tem nada a ver com o assunto?
Não sei o que vos diga mas para mim o que se discute é o suicidio que tem varias vertentes:
O imposto ( execuçao de prisioneiro) , o auto-infligido ( suicidio proprio) , o disfarçado ( vamos desligar as maquinas de suporte vital) e o assistido ( dito eutanásia)
Querem legislar só um?
Abraços
Clinico


Caro Clínico, não creio que possas incluir a execução de um prisioneiro na gama de suicídios...

Abraço
“E assim como sonho, raciocino se quero, porque isso é apenas uma outra espécie de sonho.”, Fernando Pessoa
“Nothing good ever comes of love. What comes of love is always something better” , Roberto Bolaño
"A ciência e o poder do homem coincidem, uma vez que, sendo a causa ignorada, frustra-se o efeito. Pois a natureza não se vence, senão quando se lhe obedece." Francis Bacon
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4619
Registado: 20/8/2014 16:50

Re: OT - Eutanásia - Sim ou Não ?

por Clinico » 6/6/2018 10:59

Nao tenciono mudar a opiniao de ninguem, mas deixo-vos a questão: se acreditam que sofrimento mental é igual ou pior ao fisico, ie, um deprimido, angustiado, triste com tudo por razoes intrinsecas ou extrinsecas e que se quer matar mas nao tem coragem para tal, vai para o psiquiatra ou para o centro de eutanásia ?
Ou isto nao tem nada a ver com o assunto?
Não sei o que vos diga mas para mim o que se discute é o suicidio que tem varias vertentes:
O imposto ( execuçao de prisioneiro) , o auto-infligido ( suicidio proprio) , o disfarçado ( vamos desligar as maquinas de suporte vital) e o assistido ( dito eutanásia)
Querem legislar só um?
Abraços
Clinico
 
Mensagens: 6662
Registado: 1/6/2003 0:13

Re: OT - Eutanásia - Sim ou Não ?

por Thoth » 6/6/2018 10:35

SFT Escreveu:A escolha deve ser individual e consciente e responsável.


É isto que muita gente teima em não aceitar, por que raio é que o "Zé" tem de opinar sobre a minha morte?

Em relação ao Juramento de Hipócrates, como é lógico, caso a eutanásia avança-se era necessário fazer uma alteração à lei para que os médicos que aceitassem executar a morte medicamente assistida não fossem penalizados pelo juramento anteriormente feito.

Cumprimentos e bons negócios
“O que está em cima é como o que está em baixo, e o que está em baixo é como o que está em cima”
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1925
Registado: 29/9/2016 16:38
Localização: Antigo Egito

Re: OT - Eutanásia - Sim ou Não ?

por AAA_ » 6/6/2018 10:30

ricardmag Escreveu:Se é para ter piada então deixo esta :shock:

mw-1240.jpg


Os motivos dela são bem sérios. Não vejo piada nenhuma a isto:

https://www.facebook.com/vera.guedesdes ... l4&fref=nf
 
Mensagens: 719
Registado: 21/10/2010 13:08
Localização: 13

Re: OT - Eutanásia - Sim ou Não ?

por SFT » 6/6/2018 10:22

A partir do momento em que o Estado legaliza o aborto então tem de legalizar a eutanásia.

A legalização da morte é um facto e um caminho.

Podemos chamar de suicídio, assassinato, matar velhinhas, etc etc etc, mas se se há discussão sobre o tema então é por que existe necessidade. Talvez a medicina não esteja capaz de tratar alguns cidadãos, talvez o sofrimento destes não deva ser pretexto para aguardar por novos desenvolvimentos médicos/terapêuticos para se tornarem em ratos de laboratório.

A escolha deve ser individual e consciente e responsável.
Quando a esmola é muita, o pobre desconfia.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1278
Registado: 20/5/2014 19:02

Re: OT - Eutanásia - Sim ou Não ?

por Thoth » 6/6/2018 9:37

Clínico, na minha opinião eutanásia e cuidados paliativo não são praticas contraditórias.

É a velha questão tal como a prostituição e as drogas.
Nos cá pelo burgo, sabemos que as coisas acontecem mas prefere-se ignorar e colocar debaixo do tapete em vez de legislar.

Cumprimentos e bons negócios
“O que está em cima é como o que está em baixo, e o que está em baixo é como o que está em cima”
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1925
Registado: 29/9/2016 16:38
Localização: Antigo Egito

Re: OT - Eutanásia - Sim ou Não ?

por Clinico » 6/6/2018 7:27

tenho seguido esta tópico com muito interesse e curiosidade e como médico e pessoalmente sou contra matar alguem , mesmo que este o queira. Visão pessoal intrinseca sem caracter politico ou religioso. No mínimo , pelo Juramento de Hipócrates. Lembro, com alguma curiosidade, que o mandamento não diz "não matarás" (tradução errada). O mandamento diz "não assassinarás"

Mas a Medicina já executa a "eutanasia" há muito tempo, mesmo sem opinião do doente. É a chamada "desligar as máquinas"...
Eu penso mais alem do problema da eutanasia. Eu penso na solução para o sofrimento a partir dos principios da Medicina , com cuidados paliativos melhorados e soluções para doenças de péssimo progostico

Se um paraplegico já pode recorrer com algum sucesso á colocação de celulas estaminais olfactivas na medula e voltar a por-se de pé, a controlar a urina e fezes, como se faz aqui em Portugal e infelizmente pouco divulgado...( há mais de 200 operados já, a maioria estrangeiros)
Se a esclerose lateral amiotrofica que me levou um colega neurologista, que levou o irmão do Cavaco Silva e lentamente o Stephen Hawking,, já tem casos, em Portugal, em que se injecta celulas estaminais olfactivas na medula com retardamento da doença, se apanhada cedo
Se a SIDA se transformou numa doença aguda mortal, numa doença cronica de longa sobrevida
etc etc etc

O foco não pode estar em legislar a eutanasia. Quem se suicidou com ajuda ou sem, vai para o cemitério, não vai para a cadeia!

Portanto para mim, com 63 anos e 40 de medicina, o foco está no alivio do sofrimento, na investigação célere de doenças raras e ditas incuraveis, nos cuidados paliativos, no procurar dar um fim digno á pessoa e não matá-la

Mas isto sou eu , que como o Raposo Tavares, tambem sou uma besta...
Abrações
Clinico
 
Mensagens: 6662
Registado: 1/6/2003 0:13

Re: OT - Eutanásia - Sim ou Não ?

por ricardmag » 5/6/2018 22:10

Se é para ter piada então deixo esta :shock:

mw-1240.jpg
"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5395
Registado: 3/4/2014 15:17

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], PAULOJOAO e 101 visitantes