Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Há vida no fundo do poço

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Há vida no fundo do poço

por Ativo » 1/2/2017 18:47

Apesar de muitas pessoas terem saído da Bolsa Portuguesa traumatizadas para o resto da vida, continua a haver muitos portugueses interessados na Bolsa Portuguesa em virtude das baixas taxas de juro dos depósitos a prazo e, mesmo, dos titulos de dívida pública acessíveis à generalidade dos portugueses.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3675
Registado: 24/1/2014 17:24

Re: Há vida no fundo do poço

por Therecanbeonlyone » 1/2/2017 18:47

Espero que tenhas que ir ao guarda-fatos em breve.
:wink:
Abraço.
 
Mensagens: 27
Registado: 24/6/2009 17:31
Localização: 12

Re: Há vida no fundo do poço

por Ulisses Pereira » 1/2/2017 18:33

Quando no Verão de 2012, escrevi um artigo onde defendia o final das quedas, fi-lo porque o nível de pessimismo existente no nosso mercado atingia valores que eu jamais tinha visto. E se todos estavam pessimistas, quem faltava para vender? Recordo-me perfeitamente que recebi dezenas de mails a insultar-me por tal ousadia. Isto mostra bem quanto pessimismo havia no ar.

Mas também é verdade que já vi inversões sem condições tão extremas. Mas a maior parte das inversões ocorreram com esse sentimento pessimista muito enraizado. Ao não sentir isso actualmente (o dia de hoje no Caldeirão foi inacreditável a esse nível), acredito diminuirem as probabilidades de uma inversão e isso faz reforçar o meu pessimismo. Mas sempre de mente aberta. Se o PSI começar a dar sinais de força quebrando as resistências que identifico, não tenho problemas nenhuns em trocar de fato. Mas, para já, nada aponta nesse sentido. Infelizmente.

Abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: Há vida no fundo do poço

por Therecanbeonlyone » 1/2/2017 18:24

Ulisses, se não estou equivocado, várias vezes te temos visto escrever que os Bull Markets nascem nos momentos de desespero, quando o clima de rejeição dos mercados de capitais e o pessimismo atingem níveis extremos.
Assim sendo, o facto de continuar a haver mais optimismo em Portugal do que o que seria de esperar face aos níveis actuais do Psi, afasta, em tua opinião, por ora, a possibilidade de surgir em breve novo Bull Market?
Evidentemente não se trata de uma ciência exacta mas...qual o teu feeling? E, já agora, a que atribuis esse optimismo ainda existente, perante factos tão negativos?
 
Mensagens: 27
Registado: 24/6/2009 17:31
Localização: 12

Re: Há vida no fundo do poço

por Ulisses Pereira » 1/2/2017 18:15

soso, não tem resposta possível 8-)

Abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: Há vida no fundo do poço

por soso » 1/2/2017 17:52

Ulisses, só não respondeste à minha pequenina provocação :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
1886 – Estátua da Liberdade; oferecida pelos Franceses como aniversário do 1º século de independência dos EUA
A estátua era um símbolo da democracia e das leis
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2024
Registado: 4/2/2008 13:37
Localização: Coimbra

Re: Há vida no fundo do poço

por Ulisses Pereira » 1/2/2017 17:48

Luis Miguel, de facto não triplicou em 10 anos, triplicou em 8.

Abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: Há vida no fundo do poço

por Luis Miguel P » 1/2/2017 17:19

Muito bom artigo, mas o Dow Jones triplicar em 10 anos é um pouco de exagero. Estava a pouco mais de 12000 pontos no início de 2007. Subiu mais de 60%, mas mesmo assim está longe de triplicar.
 
Mensagens: 59
Registado: 29/11/2007 11:29
Localização: Pombal

Re: Há vida no fundo do poço

por pedroferre » 1/2/2017 17:09

Eu sou da opinião de que enquanto o país for um ativo tóxico (lixo como é atualmente)... é completamente especulativo jogar na bolsa. Quando houve uma possivel reestruturação da divida e o país estiver mais ou menos orientado novamente é possível que a bolsa volte a subir, e os estrangeiros voltem a investir no país sem ser apenas com intuito especulativo.
 
Mensagens: 133
Registado: 10/1/2017 15:10

Re: Há vida no fundo do poço

por djovarius » 1/2/2017 16:57

Boas,

Ulisses, também eu fico boquiaberto.
Mas já sei quando a nossa Bolsa vai atingir um fundo histórico: quando não houver um só otimista no Caldeirão.
A exemplo do que se passava em Lx após o crash de 1987 - foram dois anos em que falar de Bolsa ou de peste negra era a mesma coisa. Mas aí veio mesmo o fundo e os fabulosos anos noventa de que alguns se lembram.
A diferença é que Portugal, nesse tempo, ainda tinha poupanças nacionais e investidores estrangeiros...

Abraço

dj
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8743
Registado: 10/11/2002 19:32
Localização: Planeta Algarve

Re: Há vida no fundo do poço

por Ulisses Pereira » 1/2/2017 16:48

O que eu tenho lido hoje no Caldeirão sobre a inevitabilidade das acções subirem, só reforça aquilo que escrevi no meu artigo. É incrível como, no meio de um buraco negro, o nível de esperança mantém-se elevado. Nunca vi isto... :shock:

Abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: Há vida no fundo do poço

por yaya » 30/1/2017 20:01

Eu sou dos que acha que a subida de 2012 a 2014 foi um ressalto prolongado até à EMA200 no gráfico semanal. Depois disso voltou a recuar. Para ser um bull a sério teria de romper essa EMA200 e inverter a sua tendência com consistência. :wink:

Actualmente o PSI acho que está numa fase chata de lateralização.

Aqui fica gráfico
Anexos
Capturar.PNG
Capturar.PNG (41.34 KiB) Visualizado 9527 vezes
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1808
Registado: 28/8/2013 22:19

Re: Há vida no fundo do poço

por soso » 30/1/2017 17:29

Ulisses, excelente artigo :clap: :clap: :clap: :clap: .

Vou-te fazer uma pergunta/provocaçãozinha... tu afirmaste :

" Se formos a analisar a duração dos "Bear Markets" neste século em Portugal, o primeiro durou 2 anos e meio (2000-2002), o segundo durou quase 5 anos (2007-2012) e o actual completará em Abril o seu terceiro aniversário, embora aceite perfeitamente quem defenda que o período entre 2012 e 2014 tenha sido um mero ressalto num longo "Bear Market" que duraria há 10 anos. Embora compreenda esta tese, considero que uma subida de 2 anos com o índice a ganhar cerca de 70% é muito mais do que um mero ressalto. "

Minha questão : todos sabemos que os mercados financeiros, antecipam os acontecimentos :!:

Sendo assim, quando em 2014 o PSI cotava quase a 7 800 pontos, será que ANTECIPOU A VINDA DA GERINGONÇA :?: :?: :?: :?:

:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

CUMPRIMENTOS BOLSISTAS :wink: .
1886 – Estátua da Liberdade; oferecida pelos Franceses como aniversário do 1º século de independência dos EUA
A estátua era um símbolo da democracia e das leis
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2024
Registado: 4/2/2008 13:37
Localização: Coimbra

Re: Há vida no fundo do poço

por EAGLETRADER20 » 30/1/2017 13:49

Concordo com tudo o que diz o djovarius, mas diz-me a experiencia que por nossa iniciativa isso nunca vai acontecer.

Só quando formos novamente obrigados pelos credores.

Não acredito que exista esse sentido patriótico de fazer o melhor para o pais e para gerar um futuro sustentável para esta geração e as próximas , seguimos sempre o caminho do facilitismo e das falinhas mansas.

E no atual regime o que interessa é agradar aos eleitores para obter o maior numero possível de votos e não deixar ninguém descontente.

Há que manter agradados os grupos mais reivindicativos e com mais poder negocial, reformados, Função publica, sindicatos, etç.

Assim não vai lá, só quando a isso formos obrigados, e isso só quando taxas subirem muito e para já BCE não deixa.
 
Mensagens: 5142
Registado: 4/3/2008 9:17
Localização: 14

Re: Há vida no fundo do poço

por djovarius » 30/1/2017 13:41

Boa tarde e semana Ulisses,

Morta não está, mas está ligada à máquina, em coma. Há muito tempo aliás...
E se em 2000 aconteceu aquilo que aconteceu em todo o Planeta Terra, se em 2007/8 aconteceu a mesma coisa, já a partir daí são os problemas dos PIIGS e os nossos próprios problemas que levaram a esta situação.
Não há mercado, não há investidores de referência, não há PSI-20 !!! Agora o caso CTT. Mais um exemplo de euforia breve que dá com os burros na água. Lucros em queda como qualquer CTT do mundo que não tenha outros negócios lucrativos de referência.
A realidade é que o risco país está elevado. Veja-se a situação da dívida de longo prazo, hoje novamente a "pagar" mais de 370 pontos base acima do título de referência. Se continua nesse caminho, daqui a dias temos Portugal no noticiário europeu.
Não há no curto e médio prazo maneira de inverter isto neste quadro de "paz podre".

Continuo a dizer: hora de murro na mesa !! Governo de bloco central (com outros atores) por muitos anos, tipo de Junta de Salvação Nacional "emcapotada". Presidente da República a sorrir menos e a exigir soluções de longo prazo. O tempo do politicamente correto acabou.
Precisamos de 10 anos de défice abaixo de 1,5% e apoio externo na gestão do "stock" de dívida (pode haver um haircut).
Finalmente, precisamos que os dirigentes, legitimados pela maioria silenciosa têm de tomar decisões que invertam a nossa história: este é um país que nunca tomou a decisão de crescer. Há que inverter isso, mas primeiro é preciso sinalizar que as contas públicas nunca mais vão derrapar.

Se alguém fizer isto e outras coisas necessárias, podes ter a certeza, Ulisses, que a Bolsa dispara com o retorno dos capitais nacionais e estrangeiros.

Abraço

dj
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8743
Registado: 10/11/2002 19:32
Localização: Planeta Algarve

Há vida no fundo do poço

por Ulisses Pereira » 30/1/2017 13:16

Foi hoje publicado o meu novo artigo intitulado "Há vida no fundo do poço":

http://www.jornaldenegocios.pt/opiniao/colunistas/ulisses-pereira/detalhe/ha-vida-no-fundo-do-poco?ref=HP_Destaquesopiniao2

Abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro


Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], Google Adsense [Bot], iniciado1, PAULOJOAO e 118 visitantes