Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

FAQ do Aumento de Capital do BCP (Fev/2017)

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: FAQ do Aumento de Capital do BCP (Fev/2017)

por salgadomar » 22/1/2017 15:03

MarcoAntonio Escreveu:Tem 5600 direitos, com o que poderia subscrever 85 mil acções, não tem 85 mil direitos. Tentarei responder ao resto mais tarde, tou no smartphone agora e é complicado escrever posts mais extensos/elaborados.


Sim, é como menciona. Realmente tenho 5.600 direitos e 85000 ações.
Obrigado pela correção.
 
Mensagens: 4
Registado: 20/1/2017 18:04

Re: FAQ do Aumento de Capital do BCP (Fev/2017)

por MarcoAntonio » 21/1/2017 19:42

Tem 5600 direitos, com o que poderia subscrever 85 mil acções, não tem 85 mil direitos. Tentarei responder ao resto mais tarde, tou no smartphone agora e é complicado escrever posts mais extensos/elaborados.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38234
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: FAQ do Aumento de Capital do BCP (Fev/2017)

por salgadomar » 21/1/2017 19:03

Marco Antonio
Já utilizei o Caldeirão de Bolsa de forma ativa há algum tempo com o nick name de "marsalgado". Nunca deixei de vir pontualmente observar este fórum e atualizar-me com as opiniões dos participantes.
Neste momento necessito de uma opinião como a sua, muito competente e profissional.
A situação é a seguinte: tenho cerca de 5600 ações do BCP a que corresponde cerca de 85.000 direitos.
Tenciono vender os direitos em bolsa e permanecer com as ações. O que me preocupa é a situação fiscal da venda dos direitos e permanência das ações. Os direitos pagam IRS? O que devo fazer para não ser prejudicado, em termos fiscais, com a venda dos direitos e a guarda das ações.
Agradeço a sua opinião,
cumprimentos
José Marques
 
Mensagens: 4
Registado: 20/1/2017 18:04

Re: FAQ do Aumento de Capital do BCP (Fev/2017)

por Fred_Invest » 20/1/2017 23:58

MarcoAntonio Escreveu:O custo de subscrever a quantidade de direitos que manténs:

CS = m*0.094*15 = m*1.41

Para obter este valor vendes os direitos que não vais exercer: (n-m)*D

m é o número de direitos que manténs, n é o número total de direitos, (n-m) é a quantidade que vendes


Igualando:

(n-m)*D = m*1.41
nD - mD = m*1.41
mD + m*1.41 = nD
m (D+1.41) = nD
m/n = D / (D+1.41)


Melhor era impossível. Obrigado. Depois disto temos de fazer uma vaquinha e oferer-te umas acções do BCP (obtidas em rateio, claro!)
Abraço
 
Mensagens: 889
Registado: 4/9/2015 12:25

Re: FAQ do Aumento de Capital do BCP (Fev/2017)

por Pata-Hari » 20/1/2017 21:32

Ricardo, o que é lógico ou justo é uma coisa que é totalmente alheira à realidade das coisas e do funcionamento das coisas. Eu também acho que é lógico, correcto e justo. Mas pode nãos er assim que é lançado fiscalmente. Eu também acho atroz que um investidor "leve", "coma" com um aumento de capital e ainda tenha que pagar impostos pela mais valia dos direitos que são fiscalmente considerados como tendo sido adquiridos a custo zero. Queres mais surreal que isso?

O fisco e os impostos não são feitos para serem justos, são feitos para gerar receita. O argumento de dever ser justo é apenas para calar bocas.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 20972
Registado: 25/10/2002 17:02
Localização: Lisboa

Re: FAQ do Aumento de Capital do BCP (Fev/2017)

por ricardmag » 20/1/2017 20:23

Não sou perito na matéria mas para mim faz sentido que o valor de aquisição seja o custo dos direitos mais o custo das novas acções. O preço médio será a soma dos custos a dividir pelo número de novas acções compradas.

Cumprimentos
"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5395
Registado: 3/4/2014 15:17

Re: FAQ do Aumento de Capital do BCP (Fev/2017)

por Pata-Hari » 20/1/2017 20:13

Do ponto de vista "real" o custo da acção com que vais ficar é 1/15 do valor do direito mais o custo do exercício. Mas confesso que tenho sérias dúvidas que o banco lance o custo do direito no custo médio da acção. E, não lançando, terás que ir justificar à autoridade tributária o custo que indicarás?

São excelentes questões a colocares POR ESCRITO ao teu banco.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 20972
Registado: 25/10/2002 17:02
Localização: Lisboa

Re: FAQ do Aumento de Capital do BCP (Fev/2017)

por Pata-Hari » 20/1/2017 20:08

Thoth Escreveu:Penso que esta questão ainda não foi levantada mas para quem compra direitos para ir ao AC,
este custo para efeitos fiscais, entra como despesa de compra ou para o preço de compra (por cada 15 novas acções soma o preço de um direito)?

Cumprimentos e bons negócios


Se compras direitos, do ponto de vista fiscal é uma compra igual a outra.

No entanto, confesso-te que não sei como é depois atribuído em termos de custo por acção....! se os exerceres, como é atribuído esse custo a cada acção? não faço a menor das ideias, confesso-te.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 20972
Registado: 25/10/2002 17:02
Localização: Lisboa

Re: FAQ do Aumento de Capital do BCP (Fev/2017)

por MarcoAntonio » 20/1/2017 19:23

O custo de subscrever a quantidade de direitos que manténs:

CS = m*0.094*15 = m*1.41

Para obter este valor vendes os direitos que não vais exercer: (n-m)*D

m é o número de direitos que manténs, n é o número total de direitos, (n-m) é a quantidade que vendes


Igualando:

(n-m)*D = m*1.41
nD - mD = m*1.41
mD + m*1.41 = nD
m (D+1.41) = nD
m/n = D / (D+1.41)
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38234
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: FAQ do Aumento de Capital do BCP (Fev/2017)

por Fred_Invest » 20/1/2017 19:10

Lol, burrice mas não tanta!
Como deduziste a fórmula? Sei que deve ser básico. Tenho 2 ou 3 que não consigo "comprimir" parcelas para chegar apenas ao racio! Parvo, eu sei!
 
Mensagens: 889
Registado: 4/9/2015 12:25

Re: FAQ do Aumento de Capital do BCP (Fev/2017)

por MarcoAntonio » 20/1/2017 18:45

frosasantos Escreveu:Marco, estou-me a sentir mesmo burro, mas podes explicar como chegas a este racio (faz todo o sentido, mas não chego lá desta forma!), burrice provavlemente!
se der da uma ajuda, se nao der sem stress! obg
abc e bom fim de semana


Queres dizer, como se deduz a fórmula? Ou como se utiliza e chega ao resultado?
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38234
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: FAQ do Aumento de Capital do BCP (Fev/2017)

por MarcoAntonio » 20/1/2017 18:44

Toth, não te estou certo, talvez alguém te consiga esclarecer.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38234
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: FAQ do Aumento de Capital do BCP (Fev/2017)

por Thoth » 20/1/2017 18:22

Thoth Escreveu:Penso que esta questão ainda não foi levantada mas para quem compra direitos para ir ao AC,
este custo para efeitos fiscais, entra como despesa de compra ou para o preço de compra (por cada 15 novas acções soma o preço de um direito)?

Cumprimentos e bons negócios


Só para acrescentar que este pormenor pode fazer toda a diferença no calculo das mais/menos valia aquando da venda das acções adquiridas no AC.
“O que está em cima é como o que está em baixo, e o que está em baixo é como o que está em cima”
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1925
Registado: 29/9/2016 16:38
Localização: Antigo Egito

Re: FAQ do Aumento de Capital do BCP (Fev/2017)

por Fred_Invest » 20/1/2017 18:19

MarcoAntonio Escreveu:O mais simples é manter D/(D+1.41) dos Direitos, ou seja, neste caso por exemplo 0.727/(0.727+1.41) = 0.34 dos direitos.
[isto é um rácio, significa manter 34% dos direitos, ou seja, vender 66% dos direitos]



Marco, estou-me a sentir mesmo burro, mas podes explicar como chegas a este racio (faz todo o sentido, mas não chego lá desta forma!), burrice provavlemente!
se der da uma ajuda, se nao der sem stress! obg
abc e bom fim de semana
 
Mensagens: 889
Registado: 4/9/2015 12:25

Re: FAQ do Aumento de Capital do BCP (Fev/2017)

por Thoth » 20/1/2017 16:27

Penso que esta questão ainda não foi levantada mas para quem compra direitos para ir ao AC,
este custo para efeitos fiscais, entra como despesa de compra ou para o preço de compra (por cada 15 novas acções soma o preço de um direito)?

Cumprimentos e bons negócios
“O que está em cima é como o que está em baixo, e o que está em baixo é como o que está em cima”
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1925
Registado: 29/9/2016 16:38
Localização: Antigo Egito

Re: FAQ do Aumento de Capital do BCP (Fev/2017)

por MarcoAntonio » 18/1/2017 22:23

frosasantos Escreveu:Marco, desculpa lá maçar mais um pouco mas as perguntas devem ter resposta óbvia, só que eu não a sei!
1-tendo havido fecho de curtos (comunicado na cmvm) ja de acções sem direitos, como fazem eles para devolverem a acção que tinham pedido emprestada(com o direito inerente)? Compram agora o direito?
2- em termos de AF/AT qual o fundamento para fecho de curtos no AC (se houver alguma logica)? É só neste (segundo li era previsível) ou geralmente é assim? Tem alguma relação com o acharem que não poderá cair mais ou não tem nada a ver?
3-por ultimo, os direitos podem ser "shortados"?


1. Suponho que é através de liquidação financeira (pagam o valor teórico do direito);
2. Não quero opinar, isso era analisar o BCP e não pretendo fazê-lo;
3. Estou praticamente certo que não.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38234
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: FAQ do Aumento de Capital do BCP (Fev/2017)

por Fred_Invest » 18/1/2017 22:19

Marco, desculpa lá maçar mais um pouco mas as perguntas devem ter resposta óbvia, só que eu não a sei!
1-tendo havido fecho de curtos (comunicado na cmvm) ja de acções sem direitos, como fazem eles para devolverem a acção que tinham pedido emprestada(com o direito inerente)? Compram agora o direito?
2- em termos de AF/AT qual o fundamento para fecho de curtos no AC (se houver alguma logica)? É só neste (segundo li era previsível) ou geralmente é assim? Tem alguma relação com o acharem que não poderá cair mais ou não tem nada a ver?
3-por ultimo, os direitos podem ser "shortados"?
 
Mensagens: 889
Registado: 4/9/2015 12:25

Re: FAQ do Aumento de Capital do BCP (Fev/2017)

por Xadrezinho » 17/1/2017 14:45

Entendido.
Então de momento resta aguardar que a Euronext abra a negociação na 5ª de manhã.
 
Mensagens: 88
Registado: 1/7/2011 13:24
Localização: 17

Re: FAQ do Aumento de Capital do BCP (Fev/2017)

por Ulisses Pereira » 17/1/2017 14:39

Xadrezinho, isso não acontece porque alguém aparecerá a fazer arbitragem entre os direitos e as acções, vendendo de um lado e comprando do outro caso alguma ineficiência relevante apareça.

Abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: FAQ do Aumento de Capital do BCP (Fev/2017)

por Xadrezinho » 17/1/2017 14:37

Mas embora estejam interligados, quando estiverem ambos a negociação, não pode ocorrer uma subida ou descida dos direitos consoante a oferta/procura sem que a acção não mexa?
Imaginado que ninguém compra nem vende acções, mas que há imensa procura ou vontade de venda nos direitos?
 
Mensagens: 88
Registado: 1/7/2011 13:24
Localização: 17

Re: FAQ do Aumento de Capital do BCP (Fev/2017)

por Fred_Invest » 17/1/2017 14:01

ponto 7 do primeiro post

Cotação_BCP_à_data = 0.094 + Cotação_Direito / 15

o que dá:
Cotação_Direito = (Cotação_BCP_à_data - 0.094)*15 -> se a cotação for de 0.159 (neste momento) o direito vale 0.975€

quanto ao resto não te sei responder o que vai suceder e quais as "amplitudes".

estou no telemóvel, algum erro corrijam!
 
Mensagens: 889
Registado: 4/9/2015 12:25

Re: FAQ do Aumento de Capital do BCP (Fev/2017)

por PIKAS » 17/1/2017 14:00

Xadrezinho Escreveu:Aos valores da acção neste momento e segundo a calculadora do negócios, os direitos têm um valor teórico de 0,99€??
Isso está correcto?
Sabendo que é a lei da procura/oferta que vai ditar o preço, este valor de 0,99€ tem algum significado? Os direitos tanto podem abrir a 0,50€ como a 1,50€?
Grato

Não tenho de cor mas o valor é bem capaz de ser esse. E se está na calculadora é de fazer fé nele.
Mas esse valor é hoje e agora, à cotação actual do BCP.
Se a acção subir mais ( e nisto há sempre muita volatilidade ) a cotação dos direitos também sobe não rigorosamente igual mas muito aproximada. Há alturas que é possível fazer arbitragem, aproveitando a diferença momentânea existente. É lucro certo, migalhas mas certas.
Se a acção descer a cotação dos direitos também descerá na mesma correlação anterior.
A cotação dos direitos não é estática. Tem relação com a cotação da acção, mexendo-se por via dela ou fazendo-a mexer-se por causa da cotação dos direitos.
Cumprimentos,

Ps: O que é facto é que com a subida de hoje e se os direitos já estivessem na conta e negociáveis à cotação do início da manhã já daria um bom lucro se compararmos com acções compradas ao fecho no dia do anuncio do AC.
É preciso calma. Mais volatilidade virá.
Editado pela última vez por PIKAS em 17/1/2017 14:03, num total de 1 vez.
 
Mensagens: 1714
Registado: 23/8/2006 18:53
Localização: Alcabideche

Re: FAQ do Aumento de Capital do BCP (Fev/2017)

por Xadrezinho » 17/1/2017 13:52

Aos valores da acção neste momento e segundo a calculadora do negócios, os direitos têm um valor teórico de 0,99€??
Isso está correcto?
Sabendo que é a lei da procura/oferta que vai ditar o preço, este valor de 0,99€ tem algum significado? Os direitos tanto podem abrir a 0,50€ como a 1,50€?
Grato
 
Mensagens: 88
Registado: 1/7/2011 13:24
Localização: 17

Re: FAQ do Aumento de Capital do BCP (Fev/2017)

por Thoth » 17/1/2017 11:34

Já está disponível na euronext a página da negociação dos direitos

https://www.euronext.com/pt-pt/products ... MS089-XLIS

Cumprimentos e bons negócios
“O que está em cima é como o que está em baixo, e o que está em baixo é como o que está em cima”
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1925
Registado: 29/9/2016 16:38
Localização: Antigo Egito

Re: FAQ do Aumento de Capital do BCP (Fev/2017)

por Xadrezinho » 17/1/2017 10:15

Peço desculpa mais uma vez, mas entre tantas leituras continuo com uma dúvida que não encontrei em lado nenhum:
Quando é que ficam disponíveis os direitos na conta? (Sei que são negociados a partir de 19, mas quando é suposto estarem na conta? Na abertura da sessão dia 19?
Grato.
 
Mensagens: 88
Registado: 1/7/2011 13:24
Localização: 17

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], PAULOJOAO, Shimazaki_2 e 319 visitantes