Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Ajuda para investir

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Ajuda para investir

por VirtuaGod » 10/12/2016 14:51

O Spread é por exemplo o ETF estar a 85.36 dólares e pagares 85.5 por exemplo. Em princípio não é nada que te deves preocupar muito porque os ETFs que eles lá têm são bastante líquidos e a ARCA é boa.

Mas por exemplo dás uma ordem limite a 85.4. Ordem limite vai sempre ao mercado até ao preço indicado. Caso o preço de mercado seja inferior a ordem entra a preço inferior. Mas NUNCA acima de 85.4 dólares. É como nas acções.
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

Re: Ajuda para investir

por Blackjackpt » 10/12/2016 14:21

Nas minhas pesquisas encontrei mais um artigo bastante util.

http://www.jornaldenegocios.pt/mercados/fundos-de-investimento/detalhe/6_regras_para_investir_em_quotexchange_traded_fundsquot

Quando se fala no risco do spread, o mais seguro será fazer uma oferta com valor inferior ou aproximado o mais possível ao NAV ?
 
Mensagens: 29
Registado: 3/2/2010 3:01
Localização: 3

Re: Ajuda para investir

por VirtuaGod » 10/12/2016 12:33

Blackjackpt Escreveu:
VirtuaGod Escreveu:Qual é a dúvida com ETFs? São fundos só que são negocisados em bolsa. O risco vai depender de cada ETF mas se usares ETF de replicação física (ishares ou vanguard) não há nenhum receio a ter a mais do que tens em mutual funds.


VirtuaGod obrigado pela resposta e quiçá o incentivo de que necessitava para embarcar no mundo dos ETFs...estou a pensar entrar e rebalançear a carteira com 1 negócio por mês (1 negociação grátis mensal da Degiro) se me cingir aos etf da lista grátis. O meu tempo de investimento será de 10 a 20 anos.

Já troquei impressões com uma pessoa sobre os ETF de transacção grátis na deGiro. Reparamos que tens de ter cuidado porque para além de ser aqueles ETFs têm de ser por uma bolsa especifica (penso que era a NYSE ARCA). Cuidado com os spreads e pagares o valor justo :wink:
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

Re: Ajuda para investir

por Rango » 10/12/2016 2:15

Thoth Escreveu:Caro Rango, estás a falara dos certificados de aforro da republica portuguesa adquiridos nos CTT?

Cumprimentos e bons negócios


Sim, Thoth. Estou a falar desses certificados de aforro.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1476
Registado: 16/9/2016 15:35

Re: Ajuda para investir

por Blackjackpt » 10/12/2016 1:03

VirtuaGod Escreveu:Qual é a dúvida com ETFs? São fundos só que são negocisados em bolsa. O risco vai depender de cada ETF mas se usares ETF de replicação física (ishares ou vanguard) não há nenhum receio a ter a mais do que tens em mutual funds.


VirtuaGod obrigado pela resposta e quiçá o incentivo de que necessitava para embarcar no mundo dos ETFs...estou a pensar entrar e rebalançear a carteira com 1 negócio por mês (1 negociação grátis mensal da Degiro) se me cingir aos etf da lista grátis. O meu tempo de investimento será de 10 a 20 anos.
 
Mensagens: 29
Registado: 3/2/2010 3:01
Localização: 3

Re: Ajuda para investir

por Thoth » 9/12/2016 11:27

Caro Rango, estás a falara dos certificados de aforro da republica portuguesa adquiridos nos CTT?

Cumprimentos e bons negócios
“O que está em cima é como o que está em baixo, e o que está em baixo é como o que está em cima”
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1925
Registado: 29/9/2016 16:38
Localização: Antigo Egito

Re: Ajuda para investir

por Rango » 9/12/2016 11:13

Pelo perfil demonstrado pelo rfl eu aplicaria todo o dinheiro em certificados de aforro dos CTTs. Não tem risco e para quem está disposto a esperar vários anos, até oferece um dos melhores juros do mercado. Nos primeiros anos não dá muito mas ao fim de 5 anos já dá um lucro razoável.

É um bom investimento para quem não quer risco, nem quer pensar muito e, ao mesmo tempo, obter uma valorização razoável do seu dinheiro.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1476
Registado: 16/9/2016 15:35

Re: Ajuda para investir

por LoneWolf » 9/12/2016 10:54

VirtuaGod, obrigado pela lista.

Encontrei também o livro "The Little Book That Still Beats the Market" do Joel Greenblatt. Tem muito boas reviews. Alguém conhece?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1333
Registado: 29/4/2015 16:02

Re: Ajuda para investir

por VirtuaGod » 9/12/2016 9:39

Qual é a dúvida com ETFs? São fundos só que são negocisados em bolsa. O risco vai depender de cada ETF mas se usares ETF de replicação física (ishares ou vanguard) não há nenhum receio a ter a mais do que tens em mutual funds.
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

Re: Ajuda para investir

por Blackjackpt » 9/12/2016 1:12

Revejo-me um pouco neste tópico pois ambiciono o mesmo fim.

Neste momento encontro-me investido com pequenas posições em acções, e apesar de ainda ser um investimento recente (menos de um ano) comecei por ter dois pequenos prejuízos, em acções que mudaram de tendência, afinei o meu plano e felizmente as coisas começaram a correr melhor mais recentemente.

Dito isto apenas li o livro "Technical Analysis of stock trends" de Edwards e Magee e algumas partes do "Japanese Candlesticks" de Steve Nison, ambos recomendados aqui no forum. Li e releio todos os dias tópicos deste forum e de outros, além de seguir alguns blogs e consultar com frequência os sitios da internet "Seeking Alpha", "Investopedia", "Investing" e "Yahoo Finance".

Como não estou satisfeito continuo a procurar um veículo de investimento adequado ao que pretendo (menos risco do que só acções e menor tempo dedicado a esta tarefa)

Sendo assim cheguei aos tópicos de fundos que já seguia à cerca de dois anos, uma vez que partilham informação que considero de qualidade.

Como negoceio na Degiro tenho acesso a ETFs, mas este produto como fundos de investimento metem-me confusão e aversão por poderem ser negociados como se de ações se tratassem, apesar de tudo, possuem comissões de gestão bastante baixas se comparados com as que encontrei em fundos de bancos (CGD e Montepio), e replicam index funds que é o que pretendo.

A pergunta que faço aos mestres dos tópicos de fundos é: Trabalham com algum banco ou corretora que pratique comissões inferiores a 1% em "mutual funds" que repliquem indices? Pergunto isto porque quero criar um lazy portfolio e ainda tenho medo de usar ETF por não conseguir compreender bem o produto.

O Portfolio inicial que pretendo montar seria algo tipo:

Spdr Spy ou outro que replique o S&P500
Um fundo de ações de países emergentes
Spdr GLD ou equivalente
Um fundo imobiliário
Um fundo de obrigações

Infelizmente consigo fazer isso com ETFs beneficiando de comissões grátis na Degiro (com algumas condições), mas ainda não consigo compreender o risco dos ETFs pois não estou em condições de avaliar se é barato ou caro o que preciso comprar. Ontem encontrei o sitio da internet "etf.com" que me está a dar uma ajuda a descomplicar o bicho.
 
Mensagens: 29
Registado: 3/2/2010 3:01
Localização: 3

Re: Ajuda para investir

por rodrigo.santos1 » 8/12/2016 22:03

Beruno Escreveu:pesquisa pelo google a noçao de "lazy portfolio". Nao precisas de bater o mercado sempre. é mais que suficiente ter retornos equivalentes ao mercado. 50% global stock e 50% global bond penso que seja o suficiente. Eu nao sigo esta maxima, mas "gostava". A minha carteira é essencialmente compra direta de obrigaçoes e açoes que paguem dividendo, e 2 fundos de açoes global. e tenho mais uns trocos em fundos monetarios (estou neste momento a troca-los por dp's a 1 mes) e certificados de aforro, representando estes a liquidez de curto prazo. e tambem tenho algum investido num fundo imobiliario


e tens conseguido bater um lazy portfolio?
 
Mensagens: 409
Registado: 18/10/2016 14:24

Re: Ajuda para investir

por Beruno » 8/12/2016 20:24

pesquisa pelo google a noçao de "lazy portfolio". Nao precisas de bater o mercado sempre. é mais que suficiente ter retornos equivalentes ao mercado. 50% global stock e 50% global bond penso que seja o suficiente. Eu nao sigo esta maxima, mas "gostava". A minha carteira é essencialmente compra direta de obrigaçoes e açoes que paguem dividendo, e 2 fundos de açoes global. e tenho mais uns trocos em fundos monetarios (estou neste momento a troca-los por dp's a 1 mes) e certificados de aforro, representando estes a liquidez de curto prazo. e tambem tenho algum investido num fundo imobiliario
 
Mensagens: 637
Registado: 10/7/2013 21:39

Re: Ajuda para investir

por VirtuaGod » 8/12/2016 19:19

Vagaroso Escreveu:Cum caraças :shock:

:lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Tenho noção que me exagero um pouco quando alguém pede recomendações de livros :-)

Muito da diferença entre as profissões de que falas e bancários é simples. Quem lhes paga o salário é o cliente ou há uma forte ética profissional no que diz respeito ao que te interessa. No caso dos médicos não há qualquer incentivo a que morras na mesa de operações e no caso de advogados o cliente é que paga a defesa.

No caso de bancários quem paga o salário, e quem eles têm de agradar são os bancos, logo os interesses que vão defender provavelmente são os da entidade empregadora, não os dos clientes. A menos que encontres alguém com uma forte ética e/ou cujos incentivos monetários estejam alinhados com os teus (pagares um custo de acompanhamento/consultoria ao gestor/Financial Advisor) vais sempre ter alguém em que os incentivos não estão alinhados com os teus.

É só uma questão de ter os objectivos alinhados. Tens de te perguntar onde é que o profissional ganha o $. Como a situação da google. Toda a gente pensa que é produtos grátis e alguém disse, "Se é grátis o produto és tu".

* Ironicamente uma empresa tinha isso como Moto e depois acabou por 'oferecer' o produto passado uns anos. O que mudou? Foi comprada pelo Facebook. Falo da Whatsapp.
** O que falo é conhecido em economia como "Problema do principal-agente/ principal–agent problem":
"The problem can arise in almost any context where one party is being paid by another to do something where the agent has a small or nonexistent share in the outcome, whether in formal employment or a negotiated deal such as paying for household jobs or car repairs."
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

Re: Ajuda para investir

por Mouro_Emprestado » 8/12/2016 18:49

Vagaroso Escreveu:Pelo que já expôs, aconselharia a formar uma carteira diversificada de fundos, ETFs ( são fundos , mas sem gestão activa) e moeda e colocar não toda a carteira só numa entidade, mas em duas ou 3 pelo menos. A sua ( e a de qualquer um) defesa está na diversificação.


Só um aparte.

ETFs são fundos transaccionados em bolsa. Não são, per se, veículos de investimento de gestão passiva.

Existem fundos índice de gestão passiva (por exemplo o Pictet-R USA).
E existem ETFs de gestão activa (por exemplo o Vanguard Global Value Factor).

A grande diferença é que a maioria dos Fundos de Investimento têm comissões de gestão muito mais altas que a maioria dos ETFs (isto nos mercados europeus, porque nos mercados americanos a história é outra).
 
Mensagens: 379
Registado: 13/9/2013 0:16

Re: Ajuda para investir

por Vagaroso » 8/12/2016 18:17

Cum caraças :shock:

Então para investir tenho que ser um expert em finanças? E tenho que ser médico para me curar quando estou doente? E ser advogado para me defender de um litígio em tribunal? E para comprar um imóvel tenho que ser Engº Civil?
E colocar aqui essa questão de onde investir está errado porquê? Uma coisa é ter opiniões e outra é segui-las. Para mim só pecou por pormenorizar situações pessoais desnecessárias para o fim que pretende.

Pode não perceber nada de finanças, mas de certeza que já constatou que nem há lugar seguro para meter o dinheiro ( viu de certeza o PR , o 1º ministro e o presidente do BP a dizerem que o BES era sólido, antes de dar o peido mestre) nem há veículos financeiros 100% seguros (claro que viu os CDS com rating AAA antes de darem o berro).

Partindo deste pressuposto , penso que o importante é ter resposta para as 3 perguntas cruciais. Quanto quero investir, por quanto tempo e qual o risco que quero assumir.
Pelo que já expôs, aconselharia a formar uma carteira diversificada de fundos, ETFs ( são fundos , mas sem gestão activa) e moeda e colocar não toda a carteira só numa entidade, mas em duas ou 3 pelo menos. A sua ( e a de qualquer um) defesa está na diversificação.

há aqui no fórum explicações muitíssimo boas de alguns dos activos que mencionei ( o VirtuaGod em fundos, por ex. ) e então pode começar a informar-se e em ir aplicando o dinheiro aos poucos.
 
Mensagens: 81
Registado: 28/4/2016 17:40

Re: Ajuda para investir

por VirtuaGod » 8/12/2016 15:24

:arrow: A Random Walk Down Wall Street: The Time-Tested Strategy for Successful Investing by Burton G. Malkiel
:arrow: The Four Pillars of Investing: Lessons for Building a Winning Portfolio by William J. Bernstein
:arrow: Common Sense on Mutual Funds by John C. Bogle
:arrow: Stocks for the Long Run 5/E: The Definitive Guide to Financial Market Returns & Long-Term Investment Strategies by Jeremy J. Siegel
:arrow: Winning the Loser's Game by Charles D. Ellis

São capaz de serem um pouco repetitivos pois a ideia da maioria deles é semelhante. Agora que olho para a lista se a ordenasse para te recomendar a lista seria ao contrário por isso podes começar pelo fim :wink:
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

Re: Ajuda para investir

por LoneWolf » 8/12/2016 13:54

SFT Escreveu:Basicamente estás a pedir conselhos a desconhecidos sobre como aplicar o teu dinheiro.

(...) Escolhe um produto financeiro que te agrade e estuda.o: pontos fortes e fracos, se é volátil ou não, se podes analisá.lo no final do dia ou se precisas de estar sempre colado ao computador para não teres uma arritmia.

Sem teres a mínima certeza do que estás a fazer, todo o teu investimento será um rácio sorte/azar onde o azar poderá ter um peso preponderante.

Além disso, fala.se sobre o possível bear market no próximo ano. Queres investir num mercado incerto, quando dizes que não tens tempo sequer para aprender?

Investe no teu conhecimento. É um conselho que dou, um desconhecido, mas é aquele que considero o mais rentável face ao teu pedido.


Caro SFT,

Nao pude ficar indiferente ao teu contributo.
Nos últimos dias tenho andado a construir um post para pôr aqui, na mesma linha de pensamento do rfl.

O que dizes aqui é certeiro. E pôs-me em sentido. Pensei e desisti iniciar a thread. Mas vou usar o texto e notas q tenho para continuar a escrever e a aprender para mim mesmo.

Gostaria apenas de perguntar se tu, ou outros utilizadores, recomendam livros em especifico para pequenos investidores exactamente à procura de qual o melhor produto financeiro. Iamgino q este trabalho já deve muito provavelmente estar documentados em sites, livros e videos. Basta uma pesquisa da amazon para encontrar mais de 1000 livros.
Agradeço desde já algum link ou dica. :D

Obrigado,
Lone wolf
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1333
Registado: 29/4/2015 16:02

Re: Ajuda para investir

por SFT » 4/12/2016 14:20

Basicamente estás a pedir conselhos a desconhecidos sobre como aplicar o teu dinheiro.

rfl, por muito que te ofenda (e esse não é o objectivo), acho o teu post uma loucura! Como podes ter coragem para pedir conselhos a terceiros sobre o que fazer ao teu dinheiro? E ainda para mais quando estamos a falar de mercados financeiros! Quando li o teu post, parecia que os mercados financeiros são a coisa mais fácil do mundo: basta meter lá dinheiro e é jackpot garantido. (pessoalmente nem a brokers/fundos eu dou o meu dinheiro. Não há nada mais fácil que dar dinheiro a terceiros e depois culpabilizá.los da nossa ignorância).

Se tivesse na tua situação, e já estive e ainda estou, só há uma solução (mas não será a mais fácil): conhecimento. Compra livros e lê.os. Aprende. Vai ao youtube e vê vídeos. Podes, eventualmente, subscrever um órgão de comunicação económico. Questiona. Tira uma-duas horas no fim de semana para ver gráficos (se fores pela AT) ou para aprender sobre os fundamentais e os truques destes (se fores pela AF). Arranja tempo. Escolhe um produto financeiro que te agrade e estuda.o: pontos fortes e fracos, se é volátil ou não, se podes analisá.lo no final do dia ou se precisas de estar sempre colado ao computador para não teres uma arritmia.

Sem teres a mínima certeza do que estás a fazer, todo o teu investimento será um rácio sorte/azar onde o azar poderá ter um peso preponderante.

Além disso, fala.se sobre o possível bear market no próximo ano. Queres investir num mercado incerto, quando dizes que não tens tempo sequer para aprender?

Investe no teu conhecimento. É um conselho que dou, um desconhecido, mas é aquele que considero o mais rentável face ao teu pedido.

Abraço.
Quando a esmola é muita, o pobre desconfia.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1278
Registado: 20/5/2014 19:02

Re: Ajuda para investir

por GreatBear » 4/12/2016 12:09

:?

Tu estás a ver a coisa mal e não é um problema teu, é um problema intrinseco de todos nós.
Por algum motivo, quando olhamos para o investimento, nomeadamente, investir o nosso dinheiro que tanto nos custou a ganhar, fazemo-lo da maneira mais descuidada que existe, como quem vai ali jogar 2 euros no euromilhões.

Tu proprio o disseste, ..."o trabalho que tenho exige toda a minha atenção e horas de muito estudo"....
Como é que alguém que se esforça tanto no seu trabalho, como tu, olha para o investimento da sua poupança (do tal dinheiro que tanto custou a ganhar) de uma forma ..."em que não seja necessário pensar muito"...?
Já viste bem a loucura que isto é?
Não faz o menor sentido!

Temos que olhar para o investimento das nossas poupanças como uma coisa seria.
Uma coisa é fazer trading como hobbie. Em vez que irmos ao casino, ficamos em casa a comprar e a vender CFD's, forex, futuros, etc...
Outra coisa é o trading/investimento com o intuito de fazer crescer a conta bancaria de uma forma sustentavel e seria.

Investir sem ter que pensar muito, isso não existe!
A ideia de comprar seja o que for, meter no cofre e so o voltares a abrir quando o teu puto tiver 18 anos, meu amigo, esses dias ha muito que se foram.
Podem voltar um dia, who knows, mas hoje em dia, isso não existe. Esquece o Buffet e o Soros pois esses senhores podes esperar decadas se for necessário que os seus investimentos lhes dê um retorno. Eles têm biliões a sua disposição e faz-me imensa confusão ver pequenos investidores com esse tipo de mentalidade quando uma queda de 20 ou 30% no mercado pode estoirar-lhes por completo a carteira.
Anyway...

Ou perdes tempo, que aparentemente é coisa que não tens e aprendes os varios metodos de trading/investimento e depois decides qual aquele que melhor se adapta a ti ou então esquece.
O que tu estás aqui a dizer é que estás com fezada no vermelho e queres lá meter €15k para ver o que dali vai sair.
Ou melhor, tu queres apostar €10k no vermelho enquanto ficas com €5k no bolso a espera de outra oportunidade, quando deveria ser o inverso, investires €5k e deixares no bolso os €10k a espera de novas oportunidades.
 
Mensagens: 92
Registado: 14/12/2015 13:12

Re: Ajuda para investir

por Ramsousa » 1/12/2016 17:53

Boa tarde,
Vou dar-te a minha opinião....

Eu diria o seguinte;
- Começa por fazer o inverso, 30% em investimento e 70% no mealheiro, só mais tarde quando te sentires mais à vontade começar a inverter a %.
- Mantém sempre um fundo de emergência com uma quantidade bem elevada de dinheiro, diria 36000€ para cobrir as tuas despesas de 1 ano +/-.
- Lembra-te que podes perder tudo ao investir na "ficha" errada.... Como irás reagir se tal acontecer?
- Lê alguns livros.... por exemplo, de Warren Buffett e de Benjamin Graham...
 
Mensagens: 159
Registado: 11/4/2016 14:23

Re: Ajuda para investir

por rollingsnowball » 1/12/2016 16:54

rfl Escreveu:Boa tarde a todos.

Dirijo-me a este fórum para obter ajuda na aplicação do meu dinheiro, uma vez que sou financeiramente iliterado - diria mesmo, completamente ignorante a este respeito.

O meu problema é, essencialmente, a falta de tempo - o trabalho que tenho exige toda a minha atenção e horas de muito estudo, pelo que uso o pouco tempo livre para dar também alguma atenção ao meu filho de 6 meses, ficando o estudo das questões financeiras sempre para segundo plano e, consequentemente, acabo por não conseguir compreender as várias aplicações e soluções existentes.

Passo, então, a expor a minha situação:

Eu e a minha esposa somos profissionais liberais, auferimos mensalmente uma média global de 3.600,00 EUR, e conseguimos poupar cerca de 300 a 400 EUR por mês.
Eu tenho 37 anos e ela 31.
Não temos quaisquer empréstimos mas temos despesas mensais elevadas com o nosso escritório, com o filho, dia-a-dia, etc.
Temos 15.000,00 EUR "arrumados" numa conta poupança da CGD que dá juros irrisórios e que gostaríamos de investir da seguinte forma:
- 30% desse valor numa aplicação mais "segura", como, por exemplo, num depósito a prazo com juros atractivos e que esteja sempre disponível para emergências, que permita reforços sempre que possível;
- 70% num investimento "automático" - ETFs ou aplicações do género, em que não seja necessário pensar muito.

A lógica é que as nossas poupanças sejam aplicadas sempre no mesmo sítio (30% no "mealheiro" e 70% no investimento), de forma regular, e tendo em vista um período temporal alargado, sem que tenhamos necessidade de estudar mercados ou perder muito tempo com isso.

Por outro lado, queremos também investir 1.000,00 EUR do nosso filho para o futuro dele.

Que conselhos e sugestões me podem dar? Em que depósitos a prazo ou ETFs, em concreto, poderei investir? Qualquer ajuda é bem vinda.

Antecipadamente grato.

Procura a opinião do Warren Buffett, ele escreveu acerca disso e parece-me a melhor opinião... Abraço
edit: obviamente tens que procurar em inglês
edit 2: certifica-te que foi ele que escreveu
As opiniões traduzem uma interpretação pessoal da realidade não se constituindo como sugestões de investimento. Por serem uma interpretação pessoal, estas opiniões vão obrigatoriamente estar erradas por vezes, pelo que cada um deve efectuar a sua própria análise.
 
Mensagens: 1048
Registado: 13/12/2008 12:42
Localização: 14

Ajuda para investir

por rfl » 1/12/2016 16:48

Boa tarde a todos.

Dirijo-me a este fórum para obter ajuda na aplicação do meu dinheiro, uma vez que sou financeiramente iliterado - diria mesmo, completamente ignorante a este respeito.

O meu problema é, essencialmente, a falta de tempo - o trabalho que tenho exige toda a minha atenção e horas de muito estudo, pelo que uso o pouco tempo livre para dar também alguma atenção ao meu filho de 6 meses, ficando o estudo das questões financeiras sempre para segundo plano e, consequentemente, acabo por não conseguir compreender as várias aplicações e soluções existentes.

Passo, então, a expor a minha situação:

Eu e a minha esposa somos profissionais liberais, auferimos mensalmente uma média global de 3.600,00 EUR, e conseguimos poupar cerca de 300 a 400 EUR por mês.
Eu tenho 37 anos e ela 31.
Não temos quaisquer empréstimos mas temos despesas mensais elevadas com o nosso escritório, com o filho, dia-a-dia, etc.
Temos 15.000,00 EUR "arrumados" numa conta poupança da CGD que dá juros irrisórios e que gostaríamos de investir da seguinte forma:
- 30% desse valor numa aplicação mais "segura", como, por exemplo, num depósito a prazo com juros atractivos e que esteja sempre disponível para emergências, que permita reforços sempre que possível;
- 70% num investimento "automático" - ETFs ou aplicações do género, em que não seja necessário pensar muito.

A lógica é que as nossas poupanças sejam aplicadas sempre no mesmo sítio (30% no "mealheiro" e 70% no investimento), de forma regular, e tendo em vista um período temporal alargado, sem que tenhamos necessidade de estudar mercados ou perder muito tempo com isso.

Por outro lado, queremos também investir 1.000,00 EUR do nosso filho para o futuro dele.

Que conselhos e sugestões me podem dar? Em que depósitos a prazo ou ETFs, em concreto, poderei investir? Qualquer ajuda é bem vinda.

Antecipadamente grato.
 
Mensagens: 1
Registado: 29/11/2007 12:31
Localização: Lisboa


Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: PAULOJOAO e 226 visitantes