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Caldeirão da Bolsa

Tesla em Portugal para instalar a sua gigafábrica

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Tesla em Portugal para instalar a sua gigafábrica

por JohnyRobaz » 19/11/2016 18:49

rollingsnowball Escreveu:
JohnyRobaz Escreveu:
Acho que faz todo o sentido espalhar os grandes pólos industriais pelo país, ainda por cima um país minúsculo como o nosso... Para quê adensar ainda mais o norte? Por exemplo, Évora está, segundo vou lendo e ouvido, a criar um hub tecnológico interessante associado aos drones e à aviação. Beja, a nível de exposição solar e de espaço disponível e proximidade de Sines, faz todo o sentido para esta fábrica da Tesla. E assim se deveria ir preenchendo o país todo com pessoas e empresas.

Como já ouvi muita gente dizer: "para ir para o Algarve mais vale emigrar: já que é preciso apanhar o avião para estar com a família , pelo menos que os salários sejam maiores"
Quem diz Algarve diz Alentejo também. E sim, não me lembro de ninguém do Norte que, tendo as duas escolhas disponíveis (emigrar ou ir para o Algarve/Alentejo) e em relativa igualdade de circunstâncias entre o trabalho que iam fazer num lado e noutro, tenha optado pela segunda hipótese (excepto por motivos pessoais). Já do inverso conheço vários casos...

A hipótese lógica é irem para um local com abundância de mão de obra especializada não só para os trabalhadores que se contrata directamente, mas também para todos os fornecedores que se deseja estarem em proximidade. Para além disso é importante que a mão se obra se sinta comprometida com o seu posto de trabalho: se passam a semana a pensar que têm que fazer uma viagem de horas para ver a família no fim de semana, ou a pensar que a cidade em que moram é desconfortável, ou que vivem para o trabalho porque trabalham num local que não podem sair à rua porque estão 42ºC lá fora, ou porque as pessoas são antipáticas ou porque (inserir o que quer que seja)... Esses trabalhadores à primeira oportunidade vão embora e depois tens que arranjar (e formar) outros.

Depois disso, entra a existência de infraestruturas em proximidade que permitam a actividade, e por aí fora.


ps: já agora, também conheço vários casos que tiveram que ir para o Sul por obrigação, uma boa parte deles já voltou e a maioria dos outros tenciona voltar à primeira oportunidade. Se fossem do Sul e tivessem sido obrigados a ir para o Norte era a mesma coisa.


Bem, epa tenho uma visão das coisas bastante diferente. A mão de obra é deslocável, ainda por cima num mundo globalizado, ao contrário do porto de Sines ou da exposição solar alentejana e da disponibilidade de espaço e condições do terreno (relevo). Se a malta do norte prefere emigrar, força nisso, há quem queira imigrar pra cá também. É uma questão de mercado. E se calhar o Tusk também pensa assim, senão tinha enfiado a fábrica dele em Detroit ou noutro centro cheio de desempregados em vez do deserto do Nevada... Mas deve ser ele que é burro como alguns aqui dizem...
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Re: Tesla em Portugal para instalar a sua gigafábrica

por rodrigo.santos1 » 19/11/2016 18:33

A tesla meter-se nestes poço de corruptos de esquerda socialista...ainda por cima em beja com comunistas por todo o lado.
coitados. :lol:
 
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Re: Tesla em Portugal para instalar a sua gigafábrica

por rollingsnowball » 19/11/2016 18:29

JohnyRobaz Escreveu:
Acho que faz todo o sentido espalhar os grandes pólos industriais pelo país, ainda por cima um país minúsculo como o nosso... Para quê adensar ainda mais o norte? Por exemplo, Évora está, segundo vou lendo e ouvido, a criar um hub tecnológico interessante associado aos drones e à aviação. Beja, a nível de exposição solar e de espaço disponível e proximidade de Sines, faz todo o sentido para esta fábrica da Tesla. E assim se deveria ir preenchendo o país todo com pessoas e empresas.

Como já ouvi muita gente dizer: "para ir para o Algarve mais vale emigrar: já que é preciso apanhar o avião para estar com a família , pelo menos que os salários sejam maiores"
Quem diz Algarve diz Alentejo também. E sim, não me lembro de ninguém do Norte que, tendo as duas escolhas disponíveis (emigrar ou ir para o Algarve/Alentejo) e em relativa igualdade de circunstâncias entre o trabalho que iam fazer num lado e noutro, tenha optado pela segunda hipótese (excepto por motivos pessoais). Já do inverso conheço vários casos...

A hipótese lógica é irem para um local com abundância de mão de obra especializada não só para os trabalhadores que se contrata directamente, mas também para todos os fornecedores que se deseja estarem em proximidade. Para além disso é importante que a mão se obra se sinta comprometida com o seu posto de trabalho: se passam a semana a pensar que têm que fazer uma viagem de horas para ver a família no fim de semana, ou a pensar que a cidade em que moram é desconfortável, ou que vivem para o trabalho porque trabalham num local que não podem sair à rua porque estão 42ºC lá fora, ou porque as pessoas são antipáticas ou porque (inserir o que quer que seja)... Esses trabalhadores à primeira oportunidade vão embora e depois tens que arranjar (e formar) outros.

Depois disso, entra a existência de infraestruturas em proximidade que permitam a actividade, e por aí fora.


ps: já agora, também conheço vários casos que tiveram que ir para o Sul por obrigação, uma boa parte deles já voltou e a maioria dos outros tenciona voltar à primeira oportunidade. Se fossem do Sul e tivessem sido obrigados a ir para o Norte era a mesma coisa.
Editado pela última vez por rollingsnowball em 19/11/2016 18:37, num total de 1 vez.
As opiniões traduzem uma interpretação pessoal da realidade não se constituindo como sugestões de investimento. Por serem uma interpretação pessoal, estas opiniões vão obrigatoriamente estar erradas por vezes, pelo que cada um deve efectuar a sua própria análise.
 
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Re: Tesla em Portugal para instalar a sua gigafábrica

por BearManBull » 19/11/2016 18:27

mais_um Escreveu:
lfhm83 Escreveu:
Olhando pela perspectiva de mão-de-obra os Bálcãs ganham imediatamente tantos em termos de quantidade como de custo e já não têm a instabilidade política antigamente.


Nem tudo é custo de mão de obra, há outra variáveis como podes ver aqui:


Ok

:arrow: Mão-de-obra
Em termos de mão de obra qualificada temos pouca, em termos de custos é mais barata nos Balcãs.

:arrow: Matéria prima

pc05 Escreveu:https://eco.pt/2016/11/18/__trashed-34/

Este a ser verdade seria realmente um argumento de peso, mas como o Marco disse é um embuste.

:arrow: Energia

Tanto a energia convencional da rede como os combustíveis são mais caros em Portugal que quase todo o resto da UE.

:arrow: Logisitica

Não me parece que Tesla vá produzir carros em Portugal para mandar para os USA, mas para receber o tal lítio da America Latina seria interessante.

:arrow: Burocracia/Sistema Fiscal

SFT Escreveu:Tenho sempre dúvidas destes investimentos estrangeiros.


Também eu, ainda se lembram da Qimonda de maior exportador nacional á falência em 6 meses!

http://www.rtp.pt/noticias/economia/mul ... nha_n99508

A entrar com a administração actual de certeza que vai encher os bolsos de muitos boys, se tiver nas mesmas condições que as outras empresas, é um mais um ponto negativo.
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
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Re: Tesla em Portugal para instalar a sua gigafábrica

por JohnyRobaz » 19/11/2016 18:02

carlosdsousa Escreveu:
Tabitah Escreveu:Não se esqueçam que temos o aeroporto de beja vazio, dá para fazer a expendição das baterias e carros para todo o mundo,e beja é o sitio é o mais deserto e mais quente de Portugal, pode-se comparar ao Nevada, onde a Tesla, fez a sua recente fabrica.

Mas parece que o tal politico que anda a fazer a negociata, não apresenta estes argumentos, não sou uma profissional da area, mas sigo atentamente o mercado da Tesla.

Assim em jeito de despedida e como em Portugal só funciona a base de favores até lhe podem doar o aeroporto de beja, para o homem mandar as suas naves para marte :D

Mas alguém ira sempre fazer buraco, porque para atrair um investimento assim, é preciso sempre corrupção, e o gajo mais depressa manda Portugal para o as favas e faz negócio na China.



Caro Tabitah, usar o aeroporto como meio de expedição tem custos astronómicos. Só acontece expedição de peças, por parte de um fornecedor via aérea, quando este fez asneira (envio de peças defeituosas)... implica linha parada na montadora... custos imputados ao fornecedor.

Este tipo de empreendimentos só virão para Portugal se houver compromisso e garantias a vários níveis com o governo. Falar que em Portugal funciona tudo por favores... em Espanha é diferente? França... é tudo a mesma...

Por que razão haveriam de fazer a empresa em Beja. É um pequeno pólo urbano isolado, a logística humana para isto, considerando 5 mil postos de trabalho no local, entre empresa e alguns fornecedores vai ser infernal. já hoje empresas fornecedoras de peças, que estão no Alentejo tem problemas em recrutar.

penso que deviam ir para um dos dois grandes pólos da industria automóvel... norte do distrito de Aveiro ou Minho. Aqui não haverá problemas de recrutamento, pois há muito desemprego e revitalizaria as empresas na região. No processo inicial a autoeuropa esteve para ser feita no norte do distrito de aveiro... mas por razoes politicas acharam que era melhor gerar emprego na margem sul (não tenho nada contra as pessoas de la).


Acho que faz todo o sentido espalhar os grandes pólos industriais pelo país, ainda por cima um país minúsculo como o nosso... Para quê adensar ainda mais o norte? Por exemplo, Évora está, segundo vou lendo e ouvido, a criar um hub tecnológico interessante associado aos drones e à aviação. Beja, a nível de exposição solar e de espaço disponível e proximidade de Sines, faz todo o sentido para esta fábrica da Tesla. E assim se deveria ir preenchendo o país todo com pessoas e empresas.
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Re: Tesla em Portugal para instalar a sua gigafábrica

por carlosdsousa » 19/11/2016 17:51

Tabitah Escreveu:Não se esqueçam que temos o aeroporto de beja vazio, dá para fazer a expendição das baterias e carros para todo o mundo,e beja é o sitio é o mais deserto e mais quente de Portugal, pode-se comparar ao Nevada, onde a Tesla, fez a sua recente fabrica.

Mas parece que o tal politico que anda a fazer a negociata, não apresenta estes argumentos, não sou uma profissional da area, mas sigo atentamente o mercado da Tesla.

Assim em jeito de despedida e como em Portugal só funciona a base de favores até lhe podem doar o aeroporto de beja, para o homem mandar as suas naves para marte :D

Mas alguém ira sempre fazer buraco, porque para atrair um investimento assim, é preciso sempre corrupção, e o gajo mais depressa manda Portugal para o as favas e faz negócio na China.



Caro Tabitah, usar o aeroporto como meio de expedição tem custos astronómicos. Só acontece expedição de peças, por parte de um fornecedor via aérea, quando este fez asneira (envio de peças defeituosas)... implica linha parada na montadora... custos imputados ao fornecedor.

Este tipo de empreendimentos só virão para Portugal se houver compromisso e garantias a vários níveis com o governo. Falar que em Portugal funciona tudo por favores... em Espanha é diferente? França... é tudo a mesma...

Por que razão haveriam de fazer a empresa em Beja. É um pequeno pólo urbano isolado, a logística humana para isto, considerando 5 mil postos de trabalho no local, entre empresa e alguns fornecedores vai ser infernal. já hoje empresas fornecedoras de peças, que estão no Alentejo tem problemas em recrutar.

penso que deviam ir para um dos dois grandes pólos da industria automóvel... norte do distrito de Aveiro ou Minho. Aqui não haverá problemas de recrutamento, pois há muito desemprego e revitalizaria as empresas na região. No processo inicial a autoeuropa esteve para ser feita no norte do distrito de aveiro... mas por razoes politicas acharam que era melhor gerar emprego na margem sul (não tenho nada contra as pessoas de la).
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Re: Tesla em Portugal para instalar a sua gigafábrica

por MarcoAntonio » 19/11/2016 17:12

Texano Bill Escreveu:A Tesla também poderia instalar cá uma unidade de produção de telhas solares. Agora que a aquisição da SolarCity vai avançar. A meu ver podia ser um negócio promissor.


A apresentação desta tecnologia:

Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
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Re: Tesla em Portugal para instalar a sua gigafábrica

por rodrigo.santos1 » 19/11/2016 17:07

MarcoAntonio Escreveu:
Tabitah Escreveu:
(...) o argumento que podem usar é que Portugal têm bastantes reservas de litio no seu solo, principalmente onde a Tesla quer instalar a fabrica de baterias, e isso o ministro não diz.



Infelizmente, a história de que Portugal tem bastantes reservas de lítio é um mito criado por alguma imprensa há uns anos atrás e que ainda hoje tem ecos. Portugal não tem bastantes reservas de lítio, as reservas de Portugal são ao que se sabe, bem modestas. O que ocorreu foi antes que Portugal começou a vender as reservas bem cedo (já tinha uma tradição de extracção de lítio que vinha de trás) e a exportar em quantidade considerável (dado que o lucro do lítio não vem da extracção e exportação em bruto - coisa que Portugal fez - mas mais à frente na cadeia, nem sequer se trata de um tão bom negócio assim).

Mas a imprensa inacreditavelmente chegou a dizer que era o novo petróleo e que Portugal estaria à beira de ficar rico, coisa que não tinha qualquer fundamento. À medida que o mercado do lítio para baterias se vai massificando, Portugal não tem qualquer hipótese de ser um grande player.


Podes consultar tanto a produção como as reservas neste documento para ter uma ideia do panorama mundial, com dados actualizados para os últimos anos:

http://minerals.usgs.gov/minerals/pubs/ ... -lithi.pdf

As reservas representam 0.5% a nível mundial e a produção 1%. Curiosamente, os países que realmente detêm enormes reservas de lítio estão todos no hemisfério sul, quatro destes juntos em apenas dois anos exportam tudo o que Portugal tem e têm reservas para 500 anos ao ritmo actual. Note-se que estas são reservas conhecidas em minas exploradas, o cenário real será pior dado que existem países em que sabe/suspeita que existem enormes reservas que não estão a ser exploradas. Exemplo: Bolívia.


grande post. não sabia disto.
 
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Re: Tesla em Portugal para instalar a sua gigafábrica

por PIKAS » 19/11/2016 16:37

Tabitah Escreveu:digamos que o aeroporto de beja esta vazio e podia-se utilizar para o transporte das baterias ou carros (mais um argumento).

Esse argumento não. A industria automóvel não usa aviões.
Portos sim. Setúbal ( por onde a Autoeuropa exporta carros e Portugal importa ) e Sines e os portos a norte são mais-valias. Os portos portugueses nos últimos anos deram um grande salto qualitativo.
Caminho de ferro também usam. E as ligações ferroviárias à europa não são lá grande coisa, mas...
Aeroportos não tem interesse.
E Beja está vazio e vai continuar vazio. É um mono que continuará sempre a ser um mono por muita volta que se lhe dê. Mas a europa está cheia de monos, até na Alemanha.
Cumprimentos,
 
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Re: Tesla em Portugal para instalar a sua gigafábrica

por MarcoAntonio » 19/11/2016 16:22

Tabitah Escreveu:
(...) o argumento que podem usar é que Portugal têm bastantes reservas de litio no seu solo, principalmente onde a Tesla quer instalar a fabrica de baterias, e isso o ministro não diz.



Infelizmente, a história de que Portugal tem bastantes reservas de lítio é um mito criado por alguma imprensa há uns anos atrás e que ainda hoje tem ecos. Portugal não tem bastantes reservas de lítio, as reservas de Portugal são ao que se sabe, bem modestas. O que ocorreu foi antes que Portugal começou a vender as reservas bem cedo (já tinha uma tradição de extracção de lítio que vinha de trás) e a exportar em quantidade considerável (dado que o lucro do lítio não vem da extracção e exportação em bruto - coisa que Portugal fez - mas mais à frente na cadeia, nem sequer se trata de um tão bom negócio assim).

Mas a imprensa inacreditavelmente chegou a dizer que era o novo petróleo e que Portugal estaria à beira de ficar rico, coisa que não tinha qualquer fundamento. À medida que o mercado do lítio para baterias se vai massificando, Portugal não tem qualquer hipótese de ser um grande player.


Podes consultar tanto a produção como as reservas neste documento para ter uma ideia do panorama mundial, com dados actualizados para os últimos anos:

http://minerals.usgs.gov/minerals/pubs/ ... -lithi.pdf

As reservas representam 0.5% a nível mundial e a produção 1%. Curiosamente, os países que realmente detêm enormes reservas de lítio estão todos no hemisfério sul, quatro destes juntos em apenas dois anos exportam tudo o que Portugal tem e têm reservas para 500 anos ao ritmo actual. Note-se que estas são reservas conhecidas em minas exploradas, o cenário real será pior dado que existem países em que sabe/suspeita que existem enormes reservas que não estão a ser exploradas. Exemplo: Bolívia.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
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Re: Tesla em Portugal para instalar a sua gigafábrica

por Texano Bill » 19/11/2016 15:21

A Tesla também poderia instalar cá uma unidade de produção de telhas solares. Agora que a aquisição da SolarCity vai avançar. A meu ver podia ser um negócio promissor.

Elon Musk: Tesla solar roof will likely cost less than a normal roof

Tesla and SolarCity shareholders voted in favor of the merger, a deal worth $2 billion, on Thursday. Musk unveiled a new solar-roof product in late October to show his vision for a combined company with SolarCity, but he did not provide specifics on how much the product would cost.

On Thursday after the shareholder vote, Musk said the solar roof was likely to cost less than a normal roof.

"It's looking quite promising that a solar roof will actually cost less than a normal roof before you even take the value of electricity into account," he said. "So the basic proposition would be, 'Would you like a roof that looks better than a normal roof, lasts twice as long, costs less, and by the way generates electricity?' It's like, why would you get anything else?"

Musk added that the price he was speaking to factored in the cost of labor.

http://www.businessinsider.com/elon-mus ... of-2016-11



"My roof is a French slate roof, that’s one of the tile styles I wanted to do," Musk said on Tuesday's conference call. "And we were able to get that"

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Re: Tesla em Portugal para instalar a sua gigafábrica

por Tabitah » 19/11/2016 10:57

Não se esqueçam que temos o aeroporto de beja vazio, dá para fazer a expendição das baterias e carros para todo o mundo,e beja é o sitio é o mais deserto e mais quente de Portugal, pode-se comparar ao Nevada, onde a Tesla, fez a sua recente fabrica.

Mas parece que o tal politico que anda a fazer a negociata, não apresenta estes argumentos, não sou uma profissional da area, mas sigo atentamente o mercado da Tesla.

Assim em jeito de despedida e como em Portugal só funciona a base de favores até lhe podem doar o aeroporto de beja, para o homem mandar as suas naves para marte :D

Mas alguém ira sempre fazer buraco, porque para atrair um investimento assim, é preciso sempre corrupção, e o gajo mais depressa manda Portugal para o as favas e faz negócio na China.
 
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Re: Tesla em Portugal para instalar a sua gigafábrica

por Tabitah » 19/11/2016 10:51

Eu já ando a dizer há cerca de dois anos, que a Tesla fazia grande investimento em Portugal, já comentei com amigos meus.

Reparem a Holanda vai abolir os carros a gasóleo, a amazon está a fazer entregas por drones, já fazem na Austrália.

E alias, vale o que vale a opinião da Goldman Sachs, sobre os drones, mas dizem que vai ser um mercado de milhares de euros.

E agora vi a noticia... http://www.farodevigo.es/economia/20...a/1570476.html

Independentemente os argumentos de Portugal conforme a noticia são muito fracos, a noticia refere-se a construção de baterias para os automóveis e não dos carros Tesla, o argumento de Portugal, não pode ser bom sol, bons engenheiros etc etc, o argumento que podem usar é que Portugal têm bastantes reservas de litio no seu solo, principalmente onde a Tesla quer instalar a fabrica de baterias, e isso o ministro não diz.

Como já tinha feito uma ''investigação'' e já sigo a Tesla há algum tempo, segue o meu comentário.

Portugal está num ponto estratégico para o mercado americano, como para a Europa, digamos que o aeroporto de beja esta vazio e podia-se utilizar para o transporte das baterias ou carros (mais um argumento).

Mas não entrando em ilusões, e não querendo colocar politica no meio, é uma excelente oportunidade, nos estamos no meio do globo, o que facilita o transporte dos carros para a Europa e para os Estados Unidos.

A nivel de Portugal iria criar bastante emprego naquela região.

Tbm tenho aqui outra cartada na manga, que é o seguinte, a Tesla adquiriu a solar city, e advinhem o que é que está ao pé de beja? Pois é, um investimento do tempo de Sócrates, os tais paineis solares, mas quanto a isso, ainda não revi a materia, mas eram os argumentos

Quanto aos paineis solares, ainda não estudei bem a materia.

Mas aposto aqui que Portugal vai fazer porcaria e perder para outra nação europeia
Editado pela última vez por Tabitah em 19/11/2016 10:58, num total de 1 vez.
 
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Re: Tesla em Portugal para instalar a sua gigafábrica

por SFT » 19/11/2016 10:21

Tenho sempre dúvidas destes investimentos estrangeiros.

São altamente financiados com apoios estatais (ou seja, ficam as PME's nacionais a pagar os impostos das grandes). A obtenção/criação de clusters é duvidosa. E o suposto know-how que concede aos trabalhadores e todos os envolvidos... still didn't see that happen.

Ainda assim, é sempre bom vermos uma empresa do calibre da Tesla mostrar interesse em Portugal. Em último caso serve de publicidade fácil para o país.

Se a fábrica é para fornecer a Europa, e se for para investir em Portugal, terão de ocorrer investimentos em infraestruturas, certamente.
Quando a esmola é muita, o pobre desconfia.
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Re: Tesla em Portugal para instalar a sua gigafábrica

por rodrigo.santos1 » 19/11/2016 7:30

eu acho é que algumas pessoas sabem que a tesla se vier para aqui irá enterrar-se em impostos, pagamentos por conta e burocracia até para montar um WC. :lol: Acho que não têm a mínima noção...ao sequer considerarem portugal.

é mesmo bom que os baixos custos de trabalho (ai se fosse o passos a sugerir isto...caia tudo!) e dos terrenos compensem algo.
 
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Re: Tesla em Portugal para instalar a sua gigafábrica

por JohnyRobaz » 19/11/2016 3:33

O tuga é incrível às vezes mesmo, só falta escreverem uma cartinha ao Musk a recomendarem-lhe os vizinhos espanhóis porque nós não somos bons o suficiente para dar conta do recado... Enfim. :shame:
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Re: Tesla em Portugal para instalar a sua gigafábrica

por mais_um » 19/11/2016 1:53

lfhm83 Escreveu:
Olhando pela perspectiva de mão-de-obra os Bálcãs ganham imediatamente tantos em termos de quantidade como de custo e já não têm a instabilidade política antigamente.


Nem tudo é custo de mão de obra, há outra variáveis como podes ver aqui:

Grupo alemão constrói fábrica de seis milhões de euros nas Caldas da Rainha

Porquê Portugal e as Caldas?

A conquista desse mercado europeu é o objectivo da abertura desta nova fábrica e a escolha de Portugal é explicada pelo binómio qualidade-preço.
As duas fábricas que o grupo detém na Suíça não proporcionam a mesma competitividade, tendo em conta o custo da mão-de-obra na confederação helvética, mas o custo não foi o único factor levado em linha conta. “Tínhamos outras soluções, como a Bulgária, a Roménia ou a Polónia, onde talvez tivéssemos um custo 20% mais baixo, mas aqui a mistura de todos os aspectos mostrou-se a solução ideal, até por haver uma maior proximidade cultural”, adianta Hans Peter Holl.
Peter Alpinger, responsável pelo sistema de caldeiras, admira o trabalho realizado pelos soldadores portugueses nas fábricas da Martin na Suíça, nas quais quase todos os colaboradores nesta área são lusos. “Os portugueses têm vocação para soldar, têm a tecnologia e o conhecimento, talvez pela indústria naval e petrolífera, e são perfeccionistas no trabalho que fazem, o que é fundamental numa área em que não há margem para erro”, explica Peter Alpinger. O responsável pela produção das caldeiras da Martin também conhece bem o país e a região, uma vez que tem casa no Nadadouro há cinco anos.
Nas Caldas a companhia encontrou uma cidade pequena, mas ideal para se instalar por ser “moderna e com um ambiente familiar”, observa Hans Peter Holl. Apesar de pequena, tem boas vias de comunicação, com a A8 a pouco mais de um quilómetro da fábrica. “Está próxima de Lisboa, do aeroporto, mas também dos acessos ao interior da Europa”, refere o gerente.
A Zona Industrial, para além de dotada de “boas estruturas”, realça, tem também vários potenciais fornecedores em áreas como lacagem, polimento, processamento de metais, entre outros. O sucesso da empresa pode, por isso, levar à criação de postos de trabalho indirectos.
A Martin precisa ainda de um gás feito à medida, para o qual encontrou fornecedores em Leiria e Rio Maior.
Os responsáveis pelo Grupo Martin têm acompanhado a situação política e financeira de Portugal, mas não a vêem com preocupação. “Se sair da União Europeia teremos um problema, mas não creio que vá acontecer”, antecipa Hans Peter Holl. O gerente da Martin afirma ter lido sobre a agitação recente dos mercados com a reversão das políticas pelo novo Governo e as negociações com a UE, mas acredita que a situação é mais estável do que na Grécia ou até na Espanha.

http://gazetacaldas.com/economia/grupo- ... da-rainha/

Segundo explicou, uma das razões que os levaram a investir em Portugal foi porque Peter Alpinger, responsável pelo sistema de caldeiras, orgulha-se do profissionalismo e trabalho realizado pelos soldadores portugueses nas fábricas da Martin na Suíça, nas quais 78% dos colaboradores nesta área são portugueses.

http://jornaldascaldas.com/Empresa_alem ... das_Caldas

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“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
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Re: Tesla em Portugal para instalar a sua gigafábrica

por PC05 » 19/11/2016 1:42

Junto da Tesla, Portugal tem um trunfo: o lítio

Na hora de convencer a Tesla a instalar-se em Portugal, o país tem um trunfo: alberga importantes explorações mineiras de lítio, um elemento essencial na produção das baterias dos carros elétricos.


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Re: Tesla em Portugal para instalar a sua gigafábrica

por BearManBull » 19/11/2016 1:30

Worf Escreveu:
Também nunca pensei que a média de salários do sector fosse tão inferior a Espanha, 50 % é muito....


Depois de impostos é, mas IRCs e TSUs são mais baixas em Espanha.

Vamos ser realistas Portugal não tem engenheiros suficientes para a procura interna, tem 0 experiência na indústria automóvel comparado com Espanha, em termos logísticos colocar a fábrica em Valência é muito mais económico que em Lisboa. Aliás se for por parâmetros de exposição solar e localização provavelmente a Grécia era dos países com o melhor potencial.

Olhando pela perspectiva de mão-de-obra os Bálcãs ganham imediatamente tantos em termos de quantidade como de custo e já não têm a instabilidade política antigamente.

IMHO Portugal só ganha a taça se a Tesla fizer esta primeira fábrica como uma plataforma "experimental" de entrada na Europa e com um investimento inferior ao que pretende realizar em futuras fábricas. Reparem que na notícia do negócios se fala em 5000 postos vs 6500 da noticia Espanhola.
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Re: Tesla em Portugal para instalar a sua gigafábrica

por BearManBull » 19/11/2016 1:00

MarcoAntonio Escreveu:
Bom, ele disse que ia fazer pagar as empresas americanas que decidissem criar emprego noutros países que não os Estados Unidos, chegou a dizer que "não permitiria" que isso acontecesse. Se era letra de campanha, a ver vamos.....


Marco os USA têm taxa de desemprego nos 5/6% onde é que ele vai arranjar gente para repatriar a indústria?
Editado pela última vez por BearManBull em 19/11/2016 1:31, num total de 1 vez.
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Re: Tesla em Portugal para instalar a sua gigafábrica

por Worf » 18/11/2016 23:33

goodmoney Escreveu:Mas parece que nem tudo é mau:
Lisboa esgrime como principales argumentos para atraer nuevas fábricas los costes salariales en la región, literalmente un 50% inferiores a los de la media del sector en España; (...)


Goodmoney

Fosse a razão para qualquer fábrica se instalar em portugal no tempo de Passos Coelho, os salários baixos, e caía o carmo e a trindade.

Também nunca pensei que a média de salários do sector fosse tão inferior a Espanha, 50 % é muito....
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Re: Tesla em Portugal para instalar a sua gigafábrica

por tonirai » 18/11/2016 23:28

rodrigo.santos1 Escreveu:Acho que a Tesla tem demasiado dinheiro para gerir, e então torna-se pouco criteriosa e estudiosa em termos de alocação de capital.

Credo... Ao ponto que chega o fanatismo... Dizer estas asneiradas... Grande QI que deves ter, afinal :lol:
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Re: Tesla em Portugal para instalar a sua gigafábrica

por rodrigo.santos1 » 18/11/2016 22:28

goodmoney Escreveu:Mas tem que ser em todos os tópicos?

Se estás tão descontente a ponto de colocar 50 posts/dia, se calhar este país não está mesmo ao teu nível.


:cry:
 
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Re: Tesla em Portugal para instalar a sua gigafábrica

por goodmoney » 18/11/2016 22:26

rodrigo.santos1 Escreveu:
Primvs Escreveu:Alguma vez?

Um país cheio de sindicalistas e comunistas e governado por socialistar?

Mas há alguem sem juizo para vir para cá?

:wall: :wall: :wall: :wall:


vão cometer o pior erro da vida deles se vierem para cá.. :lol:

já alguém lhes falou no pagamento especial por conta??



Mas tem que ser em todos os tópicos?

Se estás tão descontente a ponto de colocar 50 posts/dia, se calhar este país não está mesmo ao teu nível.

Mas parece que nem tudo é mau:
Lisboa esgrime como principales argumentos para atraer nuevas fábricas los costes salariales en la región, literalmente un 50% inferiores a los de la media del sector en España; el índice de absentismo laboral, también un tercio inferior al español, y los precios low-cost del terreno, con promociones incluso a 1 euro el metro cuadrado en función de la inversión y del número de puestos de trabajo que se vayan a crear. También alude a sus ventas logísticas y a la presencia de un ecosistema de proveedores consolidado.
Editado pela última vez por goodmoney em 18/11/2016 22:29, num total de 1 vez.
 
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Re: Tesla em Portugal para instalar a sua gigafábrica

por Blackjackpt » 18/11/2016 22:19

LionHeart obrigado pela partilha.

Este artigo galego só demonstra que possuímos vantagens em relação aos nossos vizinhos. Espero que esta fábrica venha para Portugal, pois acho que nesta época em que vivemos, todo o investimento neste pequeno pedaço de terra é pouco.
 
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