Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Basic Income: Sim ou não?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Basic Income: Sim ou não?

por rollingsnowball » 21/1/2017 16:43

Parece-me absolutamente ridícula a ideia (embora cá me Portugal já exista, chama-se rendimento mínimo).

Faz mais lógica abolir impostos e segurança social para os salários mais baixos, mas tem que continuar a haver incentivo para as pessoas trabalharem e se esforçarem. Tem que haver incentivos: se não precisar de fazer nada para ter uma vida digna para que vou eu trabalhar? Se me garantissem uma vida digna sem trabalhar eu nunca teria tirado um curso, nem me teria esforçado antes de entrar na faculdade, e muito menos iria trabalhar (já nem digo ir trabalhar todos os dias, digo mesmo trabalhar).
As opiniões traduzem uma interpretação pessoal da realidade não se constituindo como sugestões de investimento. Por serem uma interpretação pessoal, estas opiniões vão obrigatoriamente estar erradas por vezes, pelo que cada um deve efectuar a sua própria análise.
 
Mensagens: 1048
Registado: 13/12/2008 12:42
Localização: 14

Re: Basic Income: Sim ou não?

por Ogratuito » 21/1/2017 14:58

e agora vamos todos para o campo plantar batatas e couves? Parece utópico.
O grande problema é de facto as pessoas serem substituídas por máquinas.
Se depois as pessoas não têm dinheiro para comprar o que as máquinas produzem.
E os artigos produzidos vão para um armazém porque afinal não há dinheiro para comprar.
E depois afinal os tipos do dinheiro metem-no onde ?
A resposta não é fácil.
Cumpts.
 
Mensagens: 503
Registado: 9/1/2012 12:24

Re: Basic Income: Sim ou não?

por Beruno » 21/1/2017 14:34

eu apoiaria antes que se diminuissem as horas semanais de trabalho para metade (duplicando o vencimento para a quantidade de trabalho que se faz). é a unica soluçao para ir contrariando a substituiçao das pessoas por maquinas.

o basic income é um sistema injusto. eu enquanto "trabalhador" preferia que o estado subsidiasse a produçao agricola para sustento do proprio. ou que até o fizesse a nivel regional, tentando incentivar as pessoas a voltarem para o interior e para um estilo de vida de auto-subsistencia

ou ate poderiam agregar o basic income à agricultura de auto-subsistencia, porque com a "ascensao das maquinas" qualquer dia é o que nos restará (para alem do trabalho artistico, e de criaçao)
 
Mensagens: 637
Registado: 10/7/2013 21:39

Re: Basic Income: Sim ou não?

por Perito » 20/1/2017 17:28

NomDePlume Escreveu:Voto não.

Se mantivermos uma economia de mercado, rapidamente se anula qualquer poder de compra que o rendimento de cidadania visa proporcionar: ontem a renda custava 500€, hoje decide-se que todos os cidadãos têm direito a 1000€ por mês, amanhã a renda custa 1500€. Para todos os efeitos, continuamos todos igualmente pobres e encontrámos a maneira mais cara possível de não dar nada a ninguém.

Se não tivermos economia de mercado não faz sequer sentido pensar em dinheiro, quanto mais em rendimento de cidadania.

Para mim isto é argumento suficiente para declarar a ideia inútil, mas convido objecções.


A Finlândia está a experimentar com o RBU mas está a ser criticado porque só se foca nos desempregados.

O RBU surge devido à tendência para a existência de um desemprego significativo e crónico trazido pelas tecnologias (o objetivo de um governo é evitar instabilidade interna). Parte disso já se vê com o regresso ao passado: a economia de partilha. O excesso de mão-de-obra dilui e trava um crescimento sustentado dos salários havendo uma corrida para o fundo (como já se vê). Um dos grandes problemas da revolução tecnológica é a grande clivagem que se assiste entre as gerações. Por exemplo em PT é muito difícil alguém com 40 anos voltar a arranjar emprego e os novos empregos ou pedem experiência (e as empresas recusam-se a formar transferindo o fardo para o estado) ou requerem qualificações que provavelmente nunca aprenderam (fortemente baseadas em tecnologia). Muitos dos jornalistas e conselheiros financeiros serão substituídos por máquinas. Poupem-me à retórica do 'surgirão outros empregos'. Desde os anos 60 que nos EUA a percentagem de filhos que vive melhor que os pais tem caído. Agora está para aí nos 50%. É assim tão surpreendente que o Trump tenha vencido? Qual foi a sua mensagem? Bring Jobs Back.

Das minhas cogitações pessoais, acho que o RBU faria com que menos gente entrasse nos piores empregos (limpeza...) e poderia ajudar no surgimento do empreendedorismo (mas isto teria que ser investigado). Acho também que poderia ajudar a economia local.

O problema do 'crescimento' são as suas premissas: infinito e inevitável. Não é bem assim que se processa, tendo eu dado o exemplo da comparação entre a Índia e a Alemanha/França. Claro que o problema associado ao que eu escrevi é mesmo a sua conceptualização e dinâmica. Mas as dificuldades inerentes a essa tarefa não implicam que as influências não existam. O crescimento é também altamente dependente das circunstâncias. Por exemplo, a Thatcher ficou na história como uma célebre libertária que trouxe crescimento. Ela também foi à boleia do boom do petróleo (e isso raramente é dito). Agora que as receitas do petróleo estão sempre a cair a situação do RU é mais precária. É uma ilha com excesso de população e altamente dependente de importações. Vive do setor financeiro/lavagem de dinheiro e da especulação imobiliária. É assim tão surpreendente que o mundo rural tenha votado para sair?
 
Mensagens: 161
Registado: 1/6/2016 0:03

Re: Basic Income: Sim ou não?

por jeremias » 20/1/2017 17:03

quando no primeiro vídeo metem o tipo que quase levou ao colapso da grécia, e à venezualização da mesma...tá tudo dito.

são estas ideias aparentemente simples e bonitinhas que levam depois à desgraça.
Anexos
C2YRKooWIAANPgz.jpg
C2YRKooWIAANPgz.jpg (32.55 KiB) Visualizado 12649 vezes
 
Mensagens: 101
Registado: 29/11/2007 4:10
Localização: tapada das merçês

Re: Basic Income: Sim ou não?

por NomDePlume » 20/1/2017 16:54

Voto não.

Se mantivermos uma economia de mercado, rapidamente se anula qualquer poder de compra que o rendimento de cidadania visa proporcionar: ontem a renda custava 500€, hoje decide-se que todos os cidadãos têm direito a 1000€ por mês, amanhã a renda custa 1500€. Para todos os efeitos, continuamos todos igualmente pobres e encontrámos a maneira mais cara possível de não dar nada a ninguém.

Se não tivermos economia de mercado não faz sequer sentido pensar em dinheiro, quanto mais em rendimento de cidadania.

Para mim isto é argumento suficiente para declarar a ideia inútil, mas convido objecções.
 
Mensagens: 36
Registado: 24/8/2015 10:26

Re: Basic Income: Sim ou não?

por Ocioso » 20/1/2017 15:19

 
Mensagens: 1262
Registado: 14/4/2015 1:34

Basic Income: Sim ou não?

por Ocioso » 21/10/2016 6:54

 
Mensagens: 1262
Registado: 14/4/2015 1:34

Anterior

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google Adsense [Bot], hugob0ss, PAULOJOAO e 158 visitantes