Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Commodities: Dicas de toca e foge

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Commodities: Dicas de toca e foge

por rsacramento » 31/10/2016 13:34

porque é que o semStops está sempre a falar da componente oscilatória e da componente tendencial?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 10503
Registado: 29/11/2007 12:50

Re: Commodities: Dicas de toca e foge

por JohnyRobaz » 31/10/2016 3:22

Caros Cem pt e bogos, e outros a quem o tema interesse,

Ando numa batalha de desenvolvimento da minha maquineta e deparo-me sempre com o problema das lateralizações, ou seja, os indicadores que desenvolvo devolvem sempre muito melhores resultados quando o preço está em tendência definida (mesmo que mude bruscamente) do que em períodos de longas lateralizações. Assim, pergunto-vos apenas a vossa breve opinião com base na vossa experiência nesta matéria: será possível desenvolver um indicador que responda bem nas duas situações de mercado? Ou opta-se por uma e deixa-se a gestão de carteira levar a uma redução das perdas na situação oposta à ideal para o indicador?

É que sinceramente parece-me que teoricamente o que na definição de um indicador de tendência o faz responder bem em fases tendenciais é exactamente o que o faz responder mal em lateralizações, o que torna difícil conjugar as duas situações num só indicador de ordens para compras e vendas.

Poderia ter-se dois indicadores, um para cada situação, e usar um ou outro com base em indicadores de força de tendência? O problema que vejo aqui é a subjectividade na definição de um valor desse indicador de força a partir do qual se considera o movimento tendencial ou lateral.

Eu bem sei que não há indicadores perfeitos, nem há anulação do risco com nenhum sistema, mas gostava de saber o que pensam sobre este problema e se o aceitam como problema inevitável ou se encontraram alguma forma de o minorar/eliminar.

Abraço!
“E assim como sonho, raciocino se quero, porque isso é apenas uma outra espécie de sonho.”, Fernando Pessoa
“Nothing good ever comes of love. What comes of love is always something better” , Roberto Bolaño
"A ciência e o poder do homem coincidem, uma vez que, sendo a causa ignorada, frustra-se o efeito. Pois a natureza não se vence, senão quando se lhe obedece." Francis Bacon
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4619
Registado: 20/8/2014 16:50

Re: Commodities: Dicas de toca e foge

por bogos » 30/10/2016 11:28

Boa dia caro amigo Cem...

Contas positivas, são sempre contas positivas.
Mais vale um cêntimo de sinal mais, do que um cêntimo em sinal menos.

Mas o caminho tem que ser trilhado, e no final dos finais é que se apuram os resultados.

Vislumbro nessas últimas deambulações das posições assumidas, que tens aí uma verdadeira ovelha negra, ou ranhosa, como lhe queiras chamar.

Curiosamente o animal é aquele que somente negoceio neste momento o grande SPX. :lol: :lol:
E como ele nos tem trocado as voltas... :lol: :lol: :lol:

Caro Cem, continua firme com este molotov, e não te deixes impressionar pelos menos bons resultados em determinada fase.
Creio que aprendi com o tempo, que o próprio tempo é sempre o melhor conselheiro, e em algum momento, em algum lugar ele nos dará a alegria para a qual trabalhamos.

Cumprimentos
Um dos efeitos do medo é perturbar os sentidos e fazer que as coisas não pareçam o que são.
Miguel Cervantes
No outro lado de cada medo está a liberdade.
Marilyn Ferguson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2887
Registado: 29/12/2005 16:34
Localização: Porto

Re: Commodities: Dicas de toca e foge

por Cem pt » 29/10/2016 18:46

- Amigo Marco:

Bom, nao arranjem problemas, da minha parte nao há naturalmente qualquer entrave em que alguém comente neste tópico métodos alternativos de negociaçao, embora eu perceba o teu ponto de vista.

- Amigo Guto:

Confesso que ainda nao tive tempo disponível para me inteirar exatamente dos critérios gerais ou regras do teu sistema para avançar com uma primeira versao aproximada das tuas ideias.

Logo que tenha essa disponibilidade eu virei aqui colocar uma série de perguntas concretas de clarificaçao porque nisto dos programas é pao pao queijo queijo, nao pode haver critérios cinzentos.

Nao estou a dizer que os conceitos que defendes nao contenham ideias bem claras porque se calhar o problema reside no facto de eu ainda nao ter percebido exatamente essas regras exatas, já que tudo tem de obedecer a regras condicionais muito estritas e claras quando passamos isto para linguagem de programaçao.


-----


Esta semana que agora terminou acabou por ser negativa para a carteira.

Curiosamente em carteiras de gestao ativa este padrao de perdas costuma ser percecionado com antecipaçao quando um número de posiçoes superiores ao habitual se vao encerrando.

Em geral este padrao ocorre pelo motivo das posiçoes a saldar resultarem se encontrarem já em perda normalmente nas 2 ou 3 sessoes que antecedem o aparecimento do respetivo sinal de abandono das posiçoes.

Daí que a taxa de Profit/Loss tenha caído para níveis mínimos nesta altura a marcar 1.28, apesar de tudo com a carteira a registar ainda um retorno global positivo, embora algo marginal (Rácio Profit / Loss > 1).

molotov 20161028.png
Evoluçao dos negócios na carteira Molotov "nao alavancada"



-----


No que respeita à abordagem no arranque da próxima 2. feira, há a assinalar a abertura de posiçoes longas ou compradas no Euro Stoxx 50 devido à inversao do swing estocástico para ascendente, pelo que as posiçoes totais abertas serao as seguintes:

- Comprado no Euro Stoxx 50.
- Vendido no S&P 500.
- Comprado na Soja.
- Comprado no Milho.


BN

Euro Stoxx 50 Stoch Snake 20161028.png
Sistema "Jararaca" Oscilatório - Gráfico Diário do Euro Stoxx 50
O autor não assume responsabilidades por acções tomadas por quem quer que seja nem providencia conselhos de investimento. O autor não faz promessas nem oferece garantias nem sugestões, limita-se a transmitir a sua opinião pessoal. Cada um assume os seus riscos, incluindo os que possam resultar em perdas.


Citações que me assentam bem:


Sucesso é a habilidade de ir de falhanço em falhanço sem perda de entusiasmo – Winston Churchill

Há milhões de maneiras de ganhar dinheiro nos mercados. O problema é que é muito difícil encontrá-las - Jack Schwager

No soy monedita de oro pa caerle bien a todos - Hugo Chávez


O day trader trabalha para se ajustar ao mercado. O mercado trabalha para o trend trader! - Jay Brown / Commodity Research Bureau
 
Mensagens: 3138
Registado: 4/3/2008 17:21
Localização: 16

Re: Commodities: Dicas de toca e foge

por MarcoAntonio » 28/10/2016 19:27

Jgut, a questão não é essa, a questão é que fica confuso para quem abre o tópico ter informação de dois sistemas completamente diferentes a ser colocada de forma sistemática.

Se cada sistema tiver o seu próprio tópico, fica mais fácil para acompanhar e seguir cada um dos sistemas (e nada impede vires aqui trocar ideias com o cem, naturalmente).
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38201
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: Commodities: Dicas de toca e foge

por jgut » 28/10/2016 17:36

MarcoAntonio Escreveu:Jgut, pedia-te que criasses o teu tópico. Não faz sentido estares a utilizar o tópico de outro participante para colocares sinais ou informações do teu sistema de forma sistemática.


Esta última mensagem está relacionada com o desafio que estou a desenvolver com o cem, ao qual ele foi recetivo mas, como pode "incomodar" alguém... vou de férias.
Abraço 8-)
"Ter paciência é difícil, mas o resultado é gratificante."
Jean-Jacques Rousseau

Qual a dor que escolhes?
A da DISCIPLINA ou do Arrependimento?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1614
Registado: 27/3/2014 21:50

Re: Commodities: Dicas de toca e foge

por MarcoAntonio » 28/10/2016 14:18

Jgut, pedia-te que criasses o teu tópico. Não faz sentido estares a utilizar o tópico de outro participante para colocares sinais ou informações do teu sistema de forma sistemática.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38201
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: Commodities: Dicas de toca e foge

por jgut » 28/10/2016 9:31

Se achares a ideia interessante poderemos trocar mensagem privada ou até e-mail, depois diz alguma coisa sobre se foi possivel programar e concluir algo desta parte da estratégia.
Finalizo, dizendo que, como foi possível constatar que, mesmo as imagens entre CFD's e índice não sendo iguais é possível alcançar os mesmos objetivos. De momento, no índice ficou a um danoninho do alvo máximo, dizer também que o stop, se colocado muito justo poderá ser ativado e logo de seguida o alvo ser atingido, o melhor local será o fundo da W2.(neste caso estratégico)
Abraço e até breve.
E mais uma vez desculpa se invadi o teu espaço e também a quem possa ter ferido susceptibilidades...
Editado pela última vez por jgut em 28/10/2016 20:39, num total de 1 vez.
"Ter paciência é difícil, mas o resultado é gratificante."
Jean-Jacques Rousseau

Qual a dor que escolhes?
A da DISCIPLINA ou do Arrependimento?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1614
Registado: 27/3/2014 21:50

Re: Commodities: Dicas de toca e foge

por Cem pt » 27/10/2016 22:26

Para amanha serao adicionados dois novos produtos, a saber:

- Milho em posiçoes compradas ou longas, desta vez com o gráfico a apontar uma respetiva tendência ascendente bem visível na escala diária.

- Índice S&P 500 em posiçoes vendidas ou curtas, uma vez que o sentido dominante do oscilador terá virado para sul, em consonância com a maioria das posiçoes tendenciais dos sistemas correspondentes.


BN

Corn Snake 20161027.png
Sistema "Jararaca" Tendencial - Gráfico Diário do Milho
O autor não assume responsabilidades por acções tomadas por quem quer que seja nem providencia conselhos de investimento. O autor não faz promessas nem oferece garantias nem sugestões, limita-se a transmitir a sua opinião pessoal. Cada um assume os seus riscos, incluindo os que possam resultar em perdas.


Citações que me assentam bem:


Sucesso é a habilidade de ir de falhanço em falhanço sem perda de entusiasmo – Winston Churchill

Há milhões de maneiras de ganhar dinheiro nos mercados. O problema é que é muito difícil encontrá-las - Jack Schwager

No soy monedita de oro pa caerle bien a todos - Hugo Chávez


O day trader trabalha para se ajustar ao mercado. O mercado trabalha para o trend trader! - Jay Brown / Commodity Research Bureau
 
Mensagens: 3138
Registado: 4/3/2008 17:21
Localização: 16

Re: Commodities: Dicas de toca e foge

por jgut » 27/10/2016 22:12

idem
Editado pela última vez por jgut em 28/10/2016 20:29, num total de 1 vez.
"Ter paciência é difícil, mas o resultado é gratificante."
Jean-Jacques Rousseau

Qual a dor que escolhes?
A da DISCIPLINA ou do Arrependimento?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1614
Registado: 27/3/2014 21:50

Re: Commodities: Dicas de toca e foge

por JohnyRobaz » 27/10/2016 12:50

jgut Escreveu:
JohnyRobaz Escreveu:Isto vai ser interessante 8-)

Caro jgut, na questão do uso do fibonacci utilizas os padrões harmónicos que o JAlves por aqui partilhava ou apenas as retracções entre topos e fundos? Acabei por não conseguir perceber no teu exemplo..


Olá Johny

Só retrações e projeções. Chegaste a analisar a tal situação do padrão que te falei (exemplo na sonae) ?


Epa, lembro-me ligeiramente de teres falado nisso mas já nem sei bem onde nem em que contexto... Eu tenho ocupado o meu tempo livre a tentar programar um indicador e larguei o estudo dos padrões harmónicos porque não me parecia simples programar aquilo, visto que não sou programador. :oops:
Consegues redirecionar-me?
De qualquer forma, a programação de retracções e projecções deve ser simples, o mais abstracto será a identificação de topos ou fundos que sejam relevantes, mas julgo que quantificando mínimos de mínimos em intervalos de tempo fechados e máximos de máximos se chegaria a algo aproveitável. A partir daí é uma questão de multiplicar a diferença entre preços de topos e fundos pelas percentagens de fibonnaci.
“E assim como sonho, raciocino se quero, porque isso é apenas uma outra espécie de sonho.”, Fernando Pessoa
“Nothing good ever comes of love. What comes of love is always something better” , Roberto Bolaño
"A ciência e o poder do homem coincidem, uma vez que, sendo a causa ignorada, frustra-se o efeito. Pois a natureza não se vence, senão quando se lhe obedece." Francis Bacon
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4619
Registado: 20/8/2014 16:50

Re: Commodities: Dicas de toca e foge

por jgut » 27/10/2016 10:20

JohnyRobaz Escreveu:Isto vai ser interessante 8-)

Caro jgut, na questão do uso do fibonacci utilizas os padrões harmónicos que o JAlves por aqui partilhava ou apenas as retracções entre topos e fundos? Acabei por não conseguir perceber no teu exemplo..


Olá Johny

Só retrações e projeções. Chegaste a analisar a tal situação do padrão que te falei (exemplo na sonae) ?
"Ter paciência é difícil, mas o resultado é gratificante."
Jean-Jacques Rousseau

Qual a dor que escolhes?
A da DISCIPLINA ou do Arrependimento?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1614
Registado: 27/3/2014 21:50

Re: Commodities: Dicas de toca e foge

por Cem pt » 27/10/2016 8:22

Ok, obrigado, tentarei decifrar isso em linguagem Meta, acho que vai ser interessante.


-----


Por ter encerrado mais tarde durante a sessao de ontem, só agora me foi possível indicar que a carteira registou mais um fecho de posiçoes, devido ao esgotamento do downswing diário no EuroDólar (gráfico abaixo), passando de vendido a neutro no par.

Daí que nesta altura fique apenas com posiçoes compradas sobre a Soja.


BN

EURUSD Stoch Snake 20161026.png
Sistema "Jararaca" Oscilatório - Gráfico Diário do EuroDolar
O autor não assume responsabilidades por acções tomadas por quem quer que seja nem providencia conselhos de investimento. O autor não faz promessas nem oferece garantias nem sugestões, limita-se a transmitir a sua opinião pessoal. Cada um assume os seus riscos, incluindo os que possam resultar em perdas.


Citações que me assentam bem:


Sucesso é a habilidade de ir de falhanço em falhanço sem perda de entusiasmo – Winston Churchill

Há milhões de maneiras de ganhar dinheiro nos mercados. O problema é que é muito difícil encontrá-las - Jack Schwager

No soy monedita de oro pa caerle bien a todos - Hugo Chávez


O day trader trabalha para se ajustar ao mercado. O mercado trabalha para o trend trader! - Jay Brown / Commodity Research Bureau
 
Mensagens: 3138
Registado: 4/3/2008 17:21
Localização: 16

Re: Commodities: Dicas de toca e foge

por JohnyRobaz » 26/10/2016 22:53

Isto vai ser interessante 8-)

Caro jgut, na questão do uso do fibonacci utilizas os padrões harmónicos que o JAlves por aqui partilhava ou apenas as retracções entre topos e fundos? Acabei por não conseguir perceber no teu exemplo..
“E assim como sonho, raciocino se quero, porque isso é apenas uma outra espécie de sonho.”, Fernando Pessoa
“Nothing good ever comes of love. What comes of love is always something better” , Roberto Bolaño
"A ciência e o poder do homem coincidem, uma vez que, sendo a causa ignorada, frustra-se o efeito. Pois a natureza não se vence, senão quando se lhe obedece." Francis Bacon
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4619
Registado: 20/8/2014 16:50

Re: Commodities: Dicas de toca e foge

por jgut » 26/10/2016 22:42

idem
Editado pela última vez por jgut em 28/10/2016 20:27, num total de 1 vez.
"Ter paciência é difícil, mas o resultado é gratificante."
Jean-Jacques Rousseau

Qual a dor que escolhes?
A da DISCIPLINA ou do Arrependimento?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1614
Registado: 27/3/2014 21:50

Re: Commodities: Dicas de toca e foge

por jgut » 26/10/2016 22:36

Como sei que já retiras-te a informação.... desculpa a"invasão":.... estou a esquecer-me que este espaço deverá ser mais um monólogo (quando digo este espaço refiro-me ao caldeirão).
Editado pela última vez por jgut em 28/10/2016 20:26, num total de 1 vez.
"Ter paciência é difícil, mas o resultado é gratificante."
Jean-Jacques Rousseau

Qual a dor que escolhes?
A da DISCIPLINA ou do Arrependimento?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1614
Registado: 27/3/2014 21:50

Re: Commodities: Dicas de toca e foge

por Cem pt » 26/10/2016 22:31

Na sessao de amanha o conjunto de sistemas assinala o fecho das posiçoes longas nos índices acionistas que se encontravam abertas até agora: DAX e Euro Stoxx

A razao incide em ambos os casos no termo do ciclo oscilatório ascendente de curto prazo, como se pode constatar no gráfico abaixo do Euro Stoxx 50.

Euro Stoxx 50 Stoch Snake 20161026.png
Sistema "Jararaca" Oscilatório - Gráfico Diário do EURUSD


A partir de amanha apenas 2 posiçoes em risco se manterao:

- Futuros do EurUsd vendidos.
- Futuros da Soja comprados.


BN
O autor não assume responsabilidades por acções tomadas por quem quer que seja nem providencia conselhos de investimento. O autor não faz promessas nem oferece garantias nem sugestões, limita-se a transmitir a sua opinião pessoal. Cada um assume os seus riscos, incluindo os que possam resultar em perdas.


Citações que me assentam bem:


Sucesso é a habilidade de ir de falhanço em falhanço sem perda de entusiasmo – Winston Churchill

Há milhões de maneiras de ganhar dinheiro nos mercados. O problema é que é muito difícil encontrá-las - Jack Schwager

No soy monedita de oro pa caerle bien a todos - Hugo Chávez


O day trader trabalha para se ajustar ao mercado. O mercado trabalha para o trend trader! - Jay Brown / Commodity Research Bureau
 
Mensagens: 3138
Registado: 4/3/2008 17:21
Localização: 16

Re: Commodities: Dicas de toca e foge

por Cem pt » 26/10/2016 9:56

Estas trocas e baldrocas nesta nova configuração do site, confesso que não gostei, só agora me permitiram fazer o login, daí que haja um certo atraso na atualização da informação.


-----


- Amigo Guto:

Na verdade uso bastante os números de Fibonacci na programação de indicadores, não tanto na forma tradicional do cálculo dos patamares intermédios com as percentagens de Fibo entre topos e bases à procura de pivots de inversão, mas mais na procura de funções de disparo e na escolha de número de sessões adequadas a determinados fins.

Se tiveres ideias que pretendas colocar à prova avança com esse grupo de regras.

Da minha parte verei, logo que tenha disponibilidade, se é possível traduzir isso em linguagem do Metastock.

Estou convicto que o teu "package" da ideia possa ser muito interessante, atendendo ao teu background e chamadas de atenção de inúmeros gráficos a propósito por ti comentados no campo da Análise Técnica. Cá ficarei a aguardar que envies essas sugestões.


-----


Quanto à atualização da carteira do conjunto de sistemas, atendendo a que não consegui aceder ao site nestes últimos dois dias, o melhor será indicar apenas as posições atuais abertas:

- Comprado em CFD do DAX 30.
- Comprado em futuros do Euro Stoxx 50.
- Vendido em futuros do EuroDólar.
- Comprado em futuros da Soja.


BN
O autor não assume responsabilidades por acções tomadas por quem quer que seja nem providencia conselhos de investimento. O autor não faz promessas nem oferece garantias nem sugestões, limita-se a transmitir a sua opinião pessoal. Cada um assume os seus riscos, incluindo os que possam resultar em perdas.


Citações que me assentam bem:


Sucesso é a habilidade de ir de falhanço em falhanço sem perda de entusiasmo – Winston Churchill

Há milhões de maneiras de ganhar dinheiro nos mercados. O problema é que é muito difícil encontrá-las - Jack Schwager

No soy monedita de oro pa caerle bien a todos - Hugo Chávez


O day trader trabalha para se ajustar ao mercado. O mercado trabalha para o trend trader! - Jay Brown / Commodity Research Bureau
 
Mensagens: 3138
Registado: 4/3/2008 17:21
Localização: 16

Re: Commodities: Dicas de toca e foge

por jgut » 22/10/2016 8:23

Bom dia cem,

Como gostas de programação gostaria de saber se é possível programar entradas e saídas com base nos níveis de Fibonacci, detectar topos e fundos com número mínimo de velas.
Caso seja fácil para ti avisa que tenho umas ideias que poderão dar um bom sistema operativo juntamente com uma estratégia de controlo de risco.
Bom fim de semana
"Ter paciência é difícil, mas o resultado é gratificante."
Jean-Jacques Rousseau

Qual a dor que escolhes?
A da DISCIPLINA ou do Arrependimento?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1614
Registado: 27/3/2014 21:50

Re: Commodities: Dicas de toca e foge

por Cem pt » 21/10/2016 22:23

Terminada a 3ª semana deste tópico verifica-se que tudo se mantém com as mesmas posiçoes da última 4. feira.

Começando pelas posiçoes compradas no Petróleo, fica um gráfico diário da verificaçao do cálculo da respetiva tendência ascendente:

Crude Oil Emocional 2015.png
Sistema Emocional 2015 - Gráfico Diário do Petróleo


Em seguida deixo ficar também um gráfico diário do Ouro, o qual se encontra com posiçoes vendidas ou curtas. Este gráfico comprova, através dum sistema de trading diferente do anterior, uma tendência presentemente descendente:

Gold Snake 20161021.png
Sistema "Jararaca" Tendencial - Gráfico Diário do Ouro


Passando em seguida para o DAX, que nesta altura está comprado na carteira, o gráfico seguinte na escala semanal que tenta decifrar a respetiva tendência num comportamento muito difícil do índice, refiro-me obviamente ao facto de se ter mantido praticamente “flat”, nem para cima nem para baixo. É daqueles padroes que deixam qualquer sistema tendencial sempre “à nora”:

DAX Week Snake 20161021.png
Sistema "Jararaca" Tendencial - Gráfico Semanal do DAX


A seguir vem outro índice, o Euro Stoxx 50 com posiçoes compradas. Neste caso fica um gráfico diário com os sinais da tendência do respetivo sistema “Emocional 2015”, de novo a comprovar a grande dificuldade das tendências poderem ser detetadas com um razoável grau de fiabilidade devido ao comportamento quase errante e sem direçao definida do índice:

Euro Stoxx 50 Emocional 2015 20161021.png
Sistema "Emocional 2015" - Gráfico Diário do Euro Stoxx 50


Finalmente um gráfico representativo das posiçoes curtas assumidas no par EuroDólar, um gráfico semanal que indica apenas 3 sinais em 3 anos de mercado, com o último dos quais a ter sido disparado na semana passada após o par se ter apresentado quase inalterado durante o último ano e meio:

EURUSD Week Emocional 2015 20161021.png
Sistema "Emocional 2015" - Gráfico Semanal do EuroDólar



Em relaçao à evoluçao desta carteira nao alavancada verifica-se uma pequena melhoria na taxa de sucesso: 6 / 14 = 42,9%, que compara com os 37,5% da semana passada.

Já em relaçao à taxa “Profit / Loss” o conjunto de todas as trades vai-se aproximando cada vez mais com os valores obtidos nos testes, pelo que nao é de admirar que nesta altura a relaçao entre “Lucros Acumulados / Perdas Acumuladas” = 17,57% / 8,38% = 2,10.

Até agora foram registadas 14 trades, tendo já 9 sido encerradas e destas 7 retornaram um resultado negativo.

A média das trades negativas, abertas e fechadas, encontra-se agora nas 4,6 sessoes enquanto a média das positivas apresenta nesta altura um valor de 6,3 sessoes com tendência para continuar a subir uma vez que apenas 2, dum total de 6 negócios positivos detetados, foram fechados até agora.

A expetativa futura é de que o rácio “Profit/Loss” se vá mantendo estável de acordo com o resultado que mostra atualmente devido ao facto de se encontrar próximo do valor expectável nos testes, o que pressupoe que a variaçao daqui em diante nao apresente alternâncias de altos e baixos demasiado proeminentes.

molotov 20161021.png
Evoluçao das trades na carteira



BN
O autor não assume responsabilidades por acções tomadas por quem quer que seja nem providencia conselhos de investimento. O autor não faz promessas nem oferece garantias nem sugestões, limita-se a transmitir a sua opinião pessoal. Cada um assume os seus riscos, incluindo os que possam resultar em perdas.


Citações que me assentam bem:


Sucesso é a habilidade de ir de falhanço em falhanço sem perda de entusiasmo – Winston Churchill

Há milhões de maneiras de ganhar dinheiro nos mercados. O problema é que é muito difícil encontrá-las - Jack Schwager

No soy monedita de oro pa caerle bien a todos - Hugo Chávez


O day trader trabalha para se ajustar ao mercado. O mercado trabalha para o trend trader! - Jay Brown / Commodity Research Bureau
 
Mensagens: 3138
Registado: 4/3/2008 17:21
Localização: 16

Re: Commodities: Dicas de toca e foge

por Cem pt » 21/10/2016 9:52

Nenhuma alteração nas posições atuais que, segundo o conjunto de sistemas, se vão mantendo relativamente estáveis, com a conjugação das tendências dominantes no mesmo sentido dos ciclos de swing de prazos mais curtos, seja na escala diária como na semanal.

Para tentar organizar um pouco a informação, aqui fica o resumo atual das posições que se vão mantendo abertas:


- Petróleo WTI: comprado desde 3/10.
- Ouro: vendido desde 14/10.
- EuruUsd: vendido desde 17/10.
- DAX: comprado desde 18/10.
- Euro Stoxx: comprado desde 18/10.

- O resto da manada encontra-se neutro: S&P, JpyUSd, Gás Natural, Prata, Milho, Trigo e Soja.


BN
O autor não assume responsabilidades por acções tomadas por quem quer que seja nem providencia conselhos de investimento. O autor não faz promessas nem oferece garantias nem sugestões, limita-se a transmitir a sua opinião pessoal. Cada um assume os seus riscos, incluindo os que possam resultar em perdas.


Citações que me assentam bem:


Sucesso é a habilidade de ir de falhanço em falhanço sem perda de entusiasmo – Winston Churchill

Há milhões de maneiras de ganhar dinheiro nos mercados. O problema é que é muito difícil encontrá-las - Jack Schwager

No soy monedita de oro pa caerle bien a todos - Hugo Chávez


O day trader trabalha para se ajustar ao mercado. O mercado trabalha para o trend trader! - Jay Brown / Commodity Research Bureau
 
Mensagens: 3138
Registado: 4/3/2008 17:21
Localização: 16

Re: Commodities: Dicas de toca e foge

por Curioso da Bolsa » 20/10/2016 1:42

JohnyRobaz Escreveu:
EuroSexy Escreveu:Desculpem lá, mas vocês que são ou dizem ser pioneiros e estrategas em bons sistemas de negociação, ainda acreditam que é possível bater o mercado de forma activa segundo o sistema mecânico???? seja ele qual for?

Não acham que gastam demasiado tempo a descodificar o indiscodificavel ?? E pior, a fazer outros traders acreditarem que é possível ganhar com esses sistemas que colocam de fora emoções.


Segundo aparenta, não só acreditam, como ganham dinheiro com eles. Portanto não percebo a tua intervenção... :roll:


É o futuro...

Vou ler os dois tópicos com muita atenção.

Parabéns ao Cem e ao Bogos.
 
Mensagens: 5
Registado: 18/10/2016 17:34

Re: Commodities: Dicas de toca e foge

por Cem pt » 19/10/2016 23:01

Já vi que este tópico teve aquí muita animaçao, nunca vi isto tao participado!

- Amigo Bogos:

Essa do burro foi muito bem vista, nunca tinha pensado nessa associaçao mas de facto tenho de reconhecer que no meu caso se trata de um asno que só segue o caminho da trend. Se as coisas correrem para o torto ou se recusa a andar ou escoiceia a palha que lhe quiserem pôr sobre o lombo. Um burrico que se recusa a ser um “burro de carga”.

- Amigo Green:

As respostas dos amigos Arrobas e Bogos sao muito elucidativas, já nem precisava de acrescentar mais nada, mas caso dúvidas houvesse tens no excelente tópico “Winning the loser*s game” do amigo LTCM alguns posts onde fiz algumas intervençoes sobre o tema dos sistemas de trading e da gestao ativa de carteiras. Obviamente cada um acreditará ou nao acerca nas capacidades de sucesso destas ferramentas, ninguém quer impor dogmas a quem quer que seja.

Contudo não resisto a comentar uma parte do que afirmas quando dizes que não é possível ganhar dinheiro com sistemas de trading quando estão em causa emoções. Também acredito firmemente que o fator principal que faz mexer os mercados em tendências e swings para cima e para baixo é a prevalência de climas otimistas e pessimistas que se atropelam entre si e aonde a maioria do pessoal que intervem nos mercados gostaria de cavalgar.

É precisamente por causa das emoções que eu acho que os sistemas de trading podem ser lucrativos, se soubermos ou tentarmos traduzir essas forças para as colocar em equação e tentarmos, porque como é óbvio nem sempre se consegue, tirar partido a médio e longo prazo daquilo que move a maioria dos intervenientes a comprar e a vender de forma predominante, tão simples quanto isso!


-----


Quanto a mudanças no final da sessao de hoje:

- Fecho das posiçoes anteriormente compradas no Milho. Apesar da subida no final da sessao de hoje o ciclo estocástico parece estar a dar sinal de uma perda de força para alterar o sentido dominante do swing para descendente (ver gráfico). À cautela mais vale ficar de fora a partir de amanha.


BN

Corn Stoch Snake 20161019.png
Sistema "Jararaca" Oscilatório - Gráfico Diário do Milho
Editado pela última vez por Cem pt em 20/10/2016 11:02, num total de 1 vez.
O autor não assume responsabilidades por acções tomadas por quem quer que seja nem providencia conselhos de investimento. O autor não faz promessas nem oferece garantias nem sugestões, limita-se a transmitir a sua opinião pessoal. Cada um assume os seus riscos, incluindo os que possam resultar em perdas.


Citações que me assentam bem:


Sucesso é a habilidade de ir de falhanço em falhanço sem perda de entusiasmo – Winston Churchill

Há milhões de maneiras de ganhar dinheiro nos mercados. O problema é que é muito difícil encontrá-las - Jack Schwager

No soy monedita de oro pa caerle bien a todos - Hugo Chávez


O day trader trabalha para se ajustar ao mercado. O mercado trabalha para o trend trader! - Jay Brown / Commodity Research Bureau
 
Mensagens: 3138
Registado: 4/3/2008 17:21
Localização: 16

Re: Commodities: Dicas de toca e foge

por bogos » 19/10/2016 17:08

EuroSexy Escreveu:Desculpem lá, mas vocês que são ou dizem ser pioneiros e estrategas em bons sistemas de negociação, ainda acreditam que é possível bater o mercado de forma activa segundo o sistema mecânico???? seja ele qual for?

Não acham que gastam demasiado tempo a descodificar o indiscodificavel ?? E pior, a fazer outros traders acreditarem que é possível ganhar com esses sistemas que colocam de fora emoções.


Boa tarde
Eurosexy…

Apesar de não ser o autor do tópico, creio que o comentário vem também no seguimento da minha intervenção.

Não sei se me dê às dores ou aos horrores de tal pensamento que emites.

Pioneiros? Eheheheheh. Essa é boa…demasiado boa para não deixar de me rir um pouco. Deste tipo de sistemas já devem existir desde os anos 90....se não mesmo muito antes....

Se é possível bater o mercado de forma ativa, segundo sistemas mecânicos? Ehehehehe. Essa é boa, porque deve haver aí muito máquina pelo mundo fora a ganhar, e bem, com este tipo de estratégias. E também deve existir muitas a perder dinheiro.

Chama-se a isso, risco no mercado financeiro.
Ou será, que fora deste tipo de estratégia só se ganha dinheiro e não se perde?

Mas a tua última afirmação, nem sei se deva considerar piada, ou total desprezo aqui pela malta…

“Não acham que gastam demasiado tempo a descodificar o indiscodificavel ?? E pior, a fazer outros traders acreditarem que é possível ganhar com esses sistemas que colocam de fora emoções"

Perda de tempo é andar a olhar para aquilo que não interessa....Como este teu comentário com certeza.

Deixa-me que te diga, que da minha parte, quem conhece as minhas intervenções ao longo deste fórum, nunca jamais em tempo algum disse que esta era a forma certa e única de ganhar no mercado. Antes pelo contrário, sempre alertei para a possibilidade de perdas e grandes.

Fazer acreditar outros traders que é possível ganhar com esta estratégia?
Sabes porque é que dizes tal enormidade ignorante? Porque sabes que (no meu caso) e creio que no do Cem, somos escrutinados por aquilo que colocamos e fazemos em termos de resultado, ao contrário deste teu infeliz comentário. Tu tens medo de assumir o resultado. E se o resultado te for negativo, jamais o colocarias aqui ao escrutínio de todos.
Dar o corpo ao manifesto e colocar a massa onde muitos só colocam a boca é demasiado fácil....

Desculpa lá a frontalidade. Podes bater sempre que quiseres, mas com certeza não és mais sério do que eu…

Cumprimentos
Um dos efeitos do medo é perturbar os sentidos e fazer que as coisas não pareçam o que são.
Miguel Cervantes
No outro lado de cada medo está a liberdade.
Marilyn Ferguson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2887
Registado: 29/12/2005 16:34
Localização: Porto

Re: Commodities: Dicas de toca e foge

por JohnyRobaz » 19/10/2016 0:13

EuroSexy Escreveu:Desculpem lá, mas vocês que são ou dizem ser pioneiros e estrategas em bons sistemas de negociação, ainda acreditam que é possível bater o mercado de forma activa segundo o sistema mecânico???? seja ele qual for?

Não acham que gastam demasiado tempo a descodificar o indiscodificavel ?? E pior, a fazer outros traders acreditarem que é possível ganhar com esses sistemas que colocam de fora emoções.


Segundo aparenta, não só acreditam, como ganham dinheiro com eles. Portanto não percebo a tua intervenção... :roll:
“E assim como sonho, raciocino se quero, porque isso é apenas uma outra espécie de sonho.”, Fernando Pessoa
“Nothing good ever comes of love. What comes of love is always something better” , Roberto Bolaño
"A ciência e o poder do homem coincidem, uma vez que, sendo a causa ignorada, frustra-se o efeito. Pois a natureza não se vence, senão quando se lhe obedece." Francis Bacon
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4619
Registado: 20/8/2014 16:50

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: ALEGRIA40, Barão de Soestrova, Bing [Bot], Goya777, iniciado1, JoeP, m-m, maturidade, mquinaz, MR32, OCTAMA, Olhar Leonino, PAULOJOAO, peterteam2, Phil2014, Shimazaki_2, Tx9262 e 249 visitantes