Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Incêndios em Portugal

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Incêndios em Portugal

por Sem-sal-2018 » 13/2/2018 12:59

OS INCENDIOS FLORESTAIS
No verão passado ( época dos incendios) assistimos a debates e mais debates nos orgaos de comunicação social! Toda a gente sabia como combater os incendios! Se fosse facil combater os incendios rurais, certamente , que já não existiam… falou-se muito dos incendios…mas, quase ninguém indicou medidas preventivas para evitar este flagelo, que existe ,há decadas, cada vez com maior destruição economica, social, ambiental, etc.
Na nossa modesta opinião existem tres grupos de incendios, a saber:
1º) os incendios de montanha, consumidores de matos e ervas secas nos terrenos com afloramentos rochosos continuos ou quase, pedra sobre pedra a superficie, esqueleticos, solos de classe E ,com muito declive, inacessiveis pelos bombeiros ou outras entidades, sem qualquer aptidão agricola e florestal, incultos, nos quais os incendios só dão prejuizo ambiental ;
2º) Os incendios florestais desordenados, com floresta espontanea, de pinheiros, carvalhos, sobro, e outras espécies, em convivencia com mato e giestas altas, susceptiveis de provocar ignições altamente inflamáveis, de solo mediano, classe C+D , com aptidão florestal, mas, abandonados a sua sorte, porque o rendimento da floresta para os proprietários é quase nulo e a manutencão dos povoamentos é muito cara;
3º) Os incendios florestais ordenados, plantados em solos agricolas, a maior parte de classe C, onde se semeavam cereiais, e que com o apoio da Comissão Europeia deram lugar a povoamentos florestais ordenados, acompanhados pelos proprietários e pelo IFAP, enquanto subsidiados, durante cerca de 20 anos, no caso dos proprietarios individuais;
CAUSAS E COMBATE PREVENTIVO AOS INCENDIOS
-relativamente ao primeiro grupo é evidente que , para além de se poderem fazer aceiros ou estradões em pontos estratégicos, alargar caminhos, para evitar a passagem dos fogos ás zonas florestais e agricolas, não há prevenção possivel, nem recursos humanos e financeiros que sustentem tal intervençao. Só os aviões podem fazer alguma coisa, pouca, sendo o prejuizo muito superior ao beneficio;
-relativamente ao segundo grupo, tratando-se de floresta espontanea e desordenada, com fraco rendimento para os proprietarios, estes não tem possibilidades de limpar o solo , com pequenas máquinas roçadoras, braçais, porque o custo é superior a receita. Nenhum proprietario pode satisfazer custos anuais elevadissimos durante 50 anos para depois vender o povoamento florestal por menos de metade do que gastou…Hoje, ninguem pode optar por instalar culturas permanentes ou povoamentos florestais sem a ajuda das entidades publicas, sob pena de as terras serem desertificadas ,por abandono, como vem acontecendo . Afinal, o proprietario florestal não vive do ar! Para que este flagelo se possa combater preventivamente, é preciso que o Estado intervenha na obrigatoriedade de ordenar a floresta, sempre que um povoamento arde ou é cortado, mas , para isso, tem de criar incentivos sustentáveis, aos proprietários florestais, porque isso, implica muito investimento na instalação e posteriormente na manutenção, uma vez que o preço da madeira nem sequer cobre os custos de manutenção!
-relativamente ao terceiro grupo, tratando-se de povoamentos florestais ordenados, em terras agricolas, ao abrigo dos Fundos comunitários e assistidos pelo EX-IFADAP, hoje, IFAP, em principio não deviam arder. Porém, aqui, foram cometidos muitos erros na instalaçao dos povoamentos florestais! Não compreendemos, como foi possivel instalar povoamentos com um compasso de 2,5 de linha a linha e 1 metro de planta a planta , no caso dos sobreiros , e outras espécies!. O sobreiro é uma árvore frondosa, como se pode ver no Alentejo, chegando a ter uma dezena de metros de altura e outra de largura. Ora, um compasso de 2,5 x 1 metros , impede o desenvolvimento da planta e a lavragem cruzada, o que significa ficar a linha com mato e ervas secas, sugeita a incendios. Só a lavragem previne os incendios, como fica provado sempre que os povoamentos ardem! Os povoamentos lavrados não ardem…Na nossa modesta opinião, nenhum compasso, inclusivamente, eucaliptos, devia ser inferior a 2,50 x 2,50 , para poderem ser lavrados. É certo que estes povoamentos podem ser ordenados, eliminando plantas, mas, fica o povoamento irregular, quando podia ficar instalado vitaliciamente , nos compassos respectivos, conforme as plantas.
- Na nossa modesta opinião, a manutenção e a prevenção de incendios, neste grupo, só é possivel se forem criadas agro-ambientais tal como existem para as culturas permanentes. É dificil compreender que as culturas permanentes tenham agro-ambientais de 5 em 5 anos e estes povoamentos florestais, equivalentes a culturas permanentes, tenham apoios ,apenas, durante 5 anos para manutenção! Deve ser eliminado o subsidio da perda de rendimento por troca com as agro-ambientais, com os mesmo requisitos de exigencia ambiental e assim se protege este grupo florestal, com recurso as lavragens cruzadas ( a principal operação cultural de prevenção aos incendios).
- o Governo veio recentemente a publicar uma lei que os terrenos, junto as casas, devem ser limpos pelos proprietários, até 15 de Março. Ora, esta data não faz qualquer sentido, porquanto 15 de Março ainda é Inverno e as ervas e matos começam a crescer na Primavera ate meados de Junho, altura que chega o calor e as ervas secam. Se o proprietário for limpar ate 15 de março, seguramente, tem que limpar de novo no inicio do Verão. Nem as autarquias o fazem , pior do que isso , não limpam os seus caminhos e as suas áreas de intervenção, como podem limpar os terrenos dos proprietários, a suas expensas, como quer o Governo?
-No ultimo ano começaram a arder as aldeias do interior. Não ouvi ninguém falar sobre as razoes que podem estar na origem de ter ardido tanta aldeia e morrido tanta gente! Toda a gente acusa a desertificação como responsavel. É verdade, mas, a agregação das Freguesias não só agravou a desertificação, como transferiu para as novas Sedes, as verbas que o OGE dava a essas pequenas aldeias para limparem as ruas e os terrenos confinantes aos caminhos . Pequenas verbas que são hoje gastas nas Sedes das freguesia agregadas , algumas situadas a 15 km das ditas aldeias, abandonando estes pequenos povos, com uma população de idosos desprotegidos, sem que ninguém do Estado os represente! Ninguém tenha duvidas, que se nada for feito , nos proximos anos, mais aldeias irão arder, por este motivo. Foi um erro gravissimo agregar as Freguesias nos termos em que foi feito.
O Estado, tem a obrigação de estar perto das populações, se se afasta delas, sofre as consequencias. Perda de vidas e bens…
Teodoro farias
 
Mensagens: 133
Registado: 1/2/2018 11:43

Re: Incêndios em Portugal

por Worf » 5/12/2017 13:15

Estado português revela "tremenda incompetência" em fogos florestais - especialista

O Estado português revelou "tremenda incompetência" na prevenção e combate de incêndios, disse hoje à Lusa o especialista na área de valorização energética de resíduos Clemente Vicente Nunes, advogando que o fogo florestal é "um acto de terrorismo".

http://www.jornaldenegocios.pt/economia ... lacionadas


foram mais de 100 mortos :!:
“I can't give you a sure-fire formula for success, but I can give you a formula for failure: try to please everybody all the time.”
― Herbert Bayard Swope
 
Mensagens: 437
Registado: 24/6/2016 16:51

Re: Incêndios em Portugal

por Worf » 30/11/2017 16:05

Florestas: Proprietários de Pedrógão vão ser convidados a vender ou arrendar terrenos

Será em Pedrógão que irá avançar a primeira Entidade de Gestão Florestal (EGF), já a partir do próximo ano. O Governo vai investir cinco milhões de euros e espera que este seja um estímulo à iniciativa privada, favorecendo a criação de outras empresas do género noutras zonas do país. As EGF deverão ter a gestão de ativos com uma área mínima de 100 hectares, sendo metade constituídos por parcelas com áreas médias de cinco hectares.

Segundo o Jornal de Negócios, os proprietários que adiram terão como garantida uma renda anual, que dependerá do modelo de negócios que vier a ser criado para a EGF. Além disso, os rendimentos provenientes das rendas pagas pelas EGF terão benefícios fiscais, como uma redução de 50% da taxa de IRS na categoria F (será de 14% em vez de 28%). Quem quiser vender contará também com uma redução da taxa de imposto aplicável às mais-valias.

De acordo com a lei recentemente aprovada no Parlamento, este regime será aplicado às vendas e arrendamentos efetuados até 31 de dezembro de 2019, sendo que no caso das rendas terá uma duração de 12 anos.

Com este mecanismo, o Governo "pretende demonstrar como funciona uma EGF e mostrar que pode funcionar em áreas de menor dimensão de propriedade". De acordo com a publicação, se os proprietários aceitarem ceder as suas terras – para vender ou arrendar – a EGF terá de proceder à respetiva gestão do terreno, no que diz respeito ao seu ordenamento, limpeza e reflorestação.

http://www.jornaldenegocios.pt/economia ... r-terrenos


:clap: :clap: :clap: :oh: Bravo

Depois de lhes queimarem as terras, comprem-lhes ou aluguem-lhes os terrenos!!!

Parece que o estado quer dar o exemplo para que mais iniciativas surjam. Sendo assim, seria de bastante utilidade, a divulgação anual do relatório de contas dessa tal EGF.
Até estou de acordo se o processo for transparente, mas temo que seja mais uma empresa pública para apresentar prejuízos e que no momento de gerar algum lucro acabe nas mãos de um privado qualquer por tuta e meia.
“I can't give you a sure-fire formula for success, but I can give you a formula for failure: try to please everybody all the time.”
― Herbert Bayard Swope
 
Mensagens: 437
Registado: 24/6/2016 16:51

Re: Incêndios em Portugal

por um-mu » 27/10/2017 14:34

rtavares Escreveu:
OBV Escreveu:O problema é que comentadores dos nossos meios de comunicação movidos por preconceitos ideológicos e até visões bastante esclerosadas da economia também têm uma agenda e muitas vezes entopem o debate com soluções utópicas e irrealistas que no fim nem levam à resolução e só criam sentimentos negativos e frustração por não serem exequíveis. Os grandes interesses económicos se quiserem também conseguem intervir no debate e se quiserem sem dar a cara. A solução se calhar passa por os cidadãos analisarem a informação e tentarem perceber o que está em causa confrontando diferentes opiniões com as suas próprias experiências.


Boas, longe de mim ter algum parti pris a este propósito. Somos cidadãos de um país em que o Estado deixou arder criminosamente 80% de uma floresta histórica à sua guarda. O que mais há para dizer, a não ser que desconfio de agendas pouco claras de muito gente...

Um abraço,
Raposo Tavares


Sim já me perguntei até que ponto as soluções utópicas não são plantadas na praça pública para desviar atenções e criar bodes de expiatório.
E com base nos artigos que coloquei acima, que defendem que se permita a propagação de incêndios naturais e até uso de incêndios de baixa intensidade como forma de limpeza mais natural e económica dos resíduos que se acumulam naturalmente nas florestas, já não sei sequer se os incêndios são maus para a floresta. Embora os artigos defendam também que a madeira queimada não seja removida do local. Já alguém por aqui defendeu a proibição da sua comercialização.
 
Mensagens: 235
Registado: 26/10/2015 10:11

Re: Incêndios em Portugal

por rtavares » 27/10/2017 11:37

OBV Escreveu:O problema é que comentadores dos nossos meios de comunicação movidos por preconceitos ideológicos e até visões bastante esclerosadas da economia também têm uma agenda e muitas vezes entopem o debate com soluções utópicas e irrealistas que no fim nem levam à resolução e só criam sentimentos negativos e frustração por não serem exequíveis. Os grandes interesses económicos se quiserem também conseguem intervir no debate e se quiserem sem dar a cara. A solução se calhar passa por os cidadãos analisarem a informação e tentarem perceber o que está em causa confrontando diferentes opiniões com as suas próprias experiências.


Boas, longe de mim ter algum parti pris a este propósito. Somos cidadãos de um país em que o Estado deixou arder criminosamente 80% de uma floresta histórica à sua guarda. O que mais há para dizer, a não ser que desconfio de agendas pouco claras de muito gente...

Um abraço,
Raposo Tavares
'Não existe empreendimento mais custoso do que querer precipitar o curso calculado do tempo. Evitemos portanto dever-lhe juros.'
in: Aforismos sobre a Sabedoria de Vida, Arthur Schopenhauer

"Se um homem tiver realmente muita fé, pode dar-se ao luxo de ser céptico."
in: Citações e Pensamentos, Friedrich Nietzsche

"O ar quando não é poluído, é condicionado."
in: Jô Soares (conhecido humorista brasileiro)

https://raposotavaresbolsaemercados.wordpress.com/
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 388
Registado: 29/11/2007 12:51
Localização: Albergaria-a-Velha

Re: Incêndios em Portugal

por um-mu » 27/10/2017 11:27

O problema é que comentadores dos nossos meios de comunicação movidos por preconceitos ideológicos e até visões bastante esclerosadas da economia também têm uma agenda e muitas vezes entopem o debate com soluções utópicas e irrealistas que no fim nem levam à resolução e só criam sentimentos negativos e frustração por não serem exequíveis. Os grandes interesses económicos se quiserem também conseguem intervir no debate e se quiserem sem dar a cara. A solução se calhar passa por os cidadãos analisarem a informação e tentarem perceber o que está em causa confrontando diferentes opiniões com as suas próprias experiências.
 
Mensagens: 235
Registado: 26/10/2015 10:11

Re: Incêndios em Portugal

por rtavares » 27/10/2017 11:07

JohnyRobaz Escreveu:
rtavares Escreveu:
JohnyRobaz Escreveu:http://leitor.expresso.pt/#library/expressodiario/26-10-2017/caderno-1/opiniao/a-desculpa-facil-do-eucalipto

:clap:


Boas, Johnny, não consigo deixar de dar bom crédito ao artigo que partilhas, no entanto, devo dizer que ainda não percebi (serei demasiado desconfiado?) o aparecimento de um técnico da prevenção de incêndios da Navigator em vários programas de debate televisivo aparecidos depois da segunda etapa da tragédia que assolou este país. Má agenda dos jornalista e/ou agenda manhosa das celuloses para não ficarem fora da agenda?
Vá lá saber-se...
Um abraço,
Raposo Tavares


Não sei, não tenho tido tempo para ver muita televisão, mas talvez tenha sido porque foi indicado pelo Costa para coordenar a coisa, não?

Abraço


Referia-me a outra pessoa, estava a pensar no arquitecto Henrique Pereira dos Santos que, por esses dias, ouvi diversas vezes. Provavelmente não era necessário, naquele momento, nos eucaliptais da empresa... Eficiência e capacidade é isto.

Aqui no Lava Mais Branco, a partir do 6º minuto, ou coisa assim...:
https://www.rtp.pt/play/p3033/e311079/pros-e-contras

Um abraço,
Raposo Tavares
'Não existe empreendimento mais custoso do que querer precipitar o curso calculado do tempo. Evitemos portanto dever-lhe juros.'
in: Aforismos sobre a Sabedoria de Vida, Arthur Schopenhauer

"Se um homem tiver realmente muita fé, pode dar-se ao luxo de ser céptico."
in: Citações e Pensamentos, Friedrich Nietzsche

"O ar quando não é poluído, é condicionado."
in: Jô Soares (conhecido humorista brasileiro)

https://raposotavaresbolsaemercados.wordpress.com/
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 388
Registado: 29/11/2007 12:51
Localização: Albergaria-a-Velha

Re: Incêndios em Portugal

por JohnyRobaz » 27/10/2017 10:48

rtavares Escreveu:
JohnyRobaz Escreveu:http://leitor.expresso.pt/#library/expressodiario/26-10-2017/caderno-1/opiniao/a-desculpa-facil-do-eucalipto

:clap:


Boas, Johnny, não consigo deixar de dar bom crédito ao artigo que partilhas, no entanto, devo dizer que ainda não percebi (serei demasiado desconfiado?) o aparecimento de um técnico da prevenção de incêndios da Navigator em vários programas de debate televisivo aparecidos depois da segunda etapa da tragédia que assolou este país. Má agenda dos jornalista e/ou agenda manhosa das celuloses para não ficarem fora da agenda?
Vá lá saber-se...
Um abraço,
Raposo Tavares


Não sei, não tenho tido tempo para ver muita televisão, mas talvez tenha sido porque foi indicado pelo Costa para coordenar a coisa, não?

Abraço
“E assim como sonho, raciocino se quero, porque isso é apenas uma outra espécie de sonho.”, Fernando Pessoa
“Nothing good ever comes of love. What comes of love is always something better” , Roberto Bolaño
"A ciência e o poder do homem coincidem, uma vez que, sendo a causa ignorada, frustra-se o efeito. Pois a natureza não se vence, senão quando se lhe obedece." Francis Bacon
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4619
Registado: 20/8/2014 16:50

Re: Incêndios em Portugal

por rtavares » 27/10/2017 10:29

Já agora, para quem tiver pachorra para debates par(a)lamentares, os incêndios em direto, ao vivo e a cores, aqui:

http://www.rtp.pt/play/direto/rtp3

Um abraço,
Raposo Tavares
'Não existe empreendimento mais custoso do que querer precipitar o curso calculado do tempo. Evitemos portanto dever-lhe juros.'
in: Aforismos sobre a Sabedoria de Vida, Arthur Schopenhauer

"Se um homem tiver realmente muita fé, pode dar-se ao luxo de ser céptico."
in: Citações e Pensamentos, Friedrich Nietzsche

"O ar quando não é poluído, é condicionado."
in: Jô Soares (conhecido humorista brasileiro)

https://raposotavaresbolsaemercados.wordpress.com/
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 388
Registado: 29/11/2007 12:51
Localização: Albergaria-a-Velha

Re: Incêndios em Portugal

por rtavares » 27/10/2017 10:24

JohnyRobaz Escreveu:http://leitor.expresso.pt/#library/expressodiario/26-10-2017/caderno-1/opiniao/a-desculpa-facil-do-eucalipto

:clap:


Boas, Johnny, não consigo deixar de dar bom crédito ao artigo que partilhas, no entanto, devo dizer que ainda não percebi (serei demasiado desconfiado?) o aparecimento de um técnico da prevenção de incêndios da Navigator em vários programas de debate televisivo aparecidos depois da segunda etapa da tragédia que assolou este país. Má agenda dos jornalista e/ou agenda manhosa das celuloses para não ficarem fora da agenda?
Vá lá saber-se...
Um abraço,
Raposo Tavares
'Não existe empreendimento mais custoso do que querer precipitar o curso calculado do tempo. Evitemos portanto dever-lhe juros.'
in: Aforismos sobre a Sabedoria de Vida, Arthur Schopenhauer

"Se um homem tiver realmente muita fé, pode dar-se ao luxo de ser céptico."
in: Citações e Pensamentos, Friedrich Nietzsche

"O ar quando não é poluído, é condicionado."
in: Jô Soares (conhecido humorista brasileiro)

https://raposotavaresbolsaemercados.wordpress.com/
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 388
Registado: 29/11/2007 12:51
Localização: Albergaria-a-Velha

Re: Incêndios em Portugal

por JohnyRobaz » 27/10/2017 10:18

“E assim como sonho, raciocino se quero, porque isso é apenas uma outra espécie de sonho.”, Fernando Pessoa
“Nothing good ever comes of love. What comes of love is always something better” , Roberto Bolaño
"A ciência e o poder do homem coincidem, uma vez que, sendo a causa ignorada, frustra-se o efeito. Pois a natureza não se vence, senão quando se lhe obedece." Francis Bacon
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4619
Registado: 20/8/2014 16:50

Re: Incêndios em Portugal

por um-mu » 26/10/2017 22:05

"Let Forest Fires Burn? What the Black-Backed Woodpecker Knows"

https://www.nytimes.com/2017/08/06/scie ... knows.html
 
Mensagens: 235
Registado: 26/10/2015 10:11

Re: Incêndios em Portugal

por um-mu » 26/10/2017 19:48

Os incêndios são uma coisa natural e até necessária à floresta que ocorreriam mesmo sem seres humanos. Certas espécies como os eucaliptos desenvolveram a sua vantagem competitiva sobre as outras árvores ligada aos incêndios. este artigo intitulado "Why we should let raging wildfires burn" dá uma perspectiva interessante:

http://www.bbc.com/earth/story/20160722 ... fires-burn
 
Mensagens: 235
Registado: 26/10/2015 10:11

Re: Incêndios em Portugal

por Rango » 24/10/2017 20:38

AS verdadeiras razões porque arde Portugal... já em 2009, havia quem previsse o que ia acontecer...

Ver aqui: https://www.tsf.pt/sociedade/interior/o ... 67502.html
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1476
Registado: 16/9/2016 15:35

Re: Incêndios em Portugal

por Rango » 24/10/2017 20:32

Opcard Escreveu:A minha missão cívica tem limites umas das últimas venho lembrar a todos porque há mais incêndios :


Em 1997, o Secretário de Estado Armando Vara entendeu (vá-se lá saber porquê!) 1, que não competia à FA intervir nos incêndios mas sim que deveriam ser contratadas empresas civis.

Os incêndios ganharam muito estão muitos mais ricos ganharam milhões as árvores perdem o povo do interior também , porque ninguém explica porque Vara afastou os militares .


Curioso tu referires esse facto e omitires o facto de os partidos da direita terem aprovado legislação que retira a investigação aos crimes de incêndios do topo das prioridades mesmo contra o parecer da Procuradora Geral da República.

Ora vejam lá aqui: http://www.rtp.pt/noticias/politica/inc ... ia_v851193
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1476
Registado: 16/9/2016 15:35

Re: Incêndios em Portugal

por JohnyRobaz » 24/10/2017 17:25

Worf Escreveu:
JohnyRobaz Escreveu:
Worf, por vezes são precisos homens para substituir outros homens, os carros não precisam de dormir, podem ser os mesmos. Por vezes nem é possível chegar com mais carros aos locais dos fogos. Eu entendo que tu penses logo que quem decide isto é estúpido ou burro, mas se calhar foi alguém que está realmente dentro do assunto e não na bancada, que percebeu uma ineficiência e propôs uma solução para a resolver.


Robaz, não estou a ver que esta medida tenha sido feita para substituição dos homens que necessitam descansar. Mas admitindo que assim fosse, não sei se estás a ver o perigo que era colocares uma equipe a combater um incêndio com equipamento que não é o dele. Poderia-se dar o caso de nem conseguirem ligar uma mangueira!
É que nem para fazer vigilância serviriam. Caso acontecesse um reacendimento a equipe não seria eficaz, por não ter rapidez nem meios de combate.
Seria muito positivo que o governo dissesse quantas corporações se deslocaram de comboio para o teatro de operação e o que fizeram e que resultados obtiveram.

Simplesmente a pessoa que tentou ou implementou esta medida não sabe o que faz um bombeiro. Não vale a pena discutir este assunto ad aeternum, pois facilmente se esgota na sua incapacidade de se traduzir em resultados positivos.

Cumprimentos


Worf, sim não vale a pena continuar a discutir, pois os teus argumentos a mim não me convencem nem os meus a ti, aparentemente.

Tenho apenas a dizer: perigo de não saberem ligar uma mangueira? Por amor de deus.. para além de que os bombeiros anteriores, antes de cederem lugar aos que os substituem, poderem explicar as bases de funcionamento das coisas em pouco tempo, eu não faço esse atestado de pouca inteligência aos bombeiros. Eles sabem como as coisas funcionam certamente.

No entanto, concordo, também gostava de ver se esta medida prejudicou nalguma coisa o desempenho dos bombeiros.
“E assim como sonho, raciocino se quero, porque isso é apenas uma outra espécie de sonho.”, Fernando Pessoa
“Nothing good ever comes of love. What comes of love is always something better” , Roberto Bolaño
"A ciência e o poder do homem coincidem, uma vez que, sendo a causa ignorada, frustra-se o efeito. Pois a natureza não se vence, senão quando se lhe obedece." Francis Bacon
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4619
Registado: 20/8/2014 16:50

Re: Incêndios em Portugal

por Worf » 24/10/2017 16:44

JohnyRobaz Escreveu:
Worf, por vezes são precisos homens para substituir outros homens, os carros não precisam de dormir, podem ser os mesmos. Por vezes nem é possível chegar com mais carros aos locais dos fogos. Eu entendo que tu penses logo que quem decide isto é estúpido ou burro, mas se calhar foi alguém que está realmente dentro do assunto e não na bancada, que percebeu uma ineficiência e propôs uma solução para a resolver.


Robaz, não estou a ver que esta medida tenha sido feita para substituição dos homens que necessitam descansar. Mas admitindo que assim fosse, não sei se estás a ver o perigo que era colocares uma equipe a combater um incêndio com equipamento que não é o dele. Poderia-se dar o caso de nem conseguirem ligar uma mangueira!
É que nem para fazer vigilância serviriam. Caso acontecesse um reacendimento a equipe não seria eficaz, por não ter rapidez nem meios de combate.
Seria muito positivo que o governo dissesse quantas corporações se deslocaram de comboio para o teatro de operação e o que fizeram e que resultados obtiveram.

Simplesmente a pessoa que tentou ou implementou esta medida não sabe o que faz um bombeiro. Não vale a pena discutir este assunto ad aeternum, pois facilmente se esgota na sua incapacidade de se traduzir em resultados positivos.

Cumprimentos
“I can't give you a sure-fire formula for success, but I can give you a formula for failure: try to please everybody all the time.”
― Herbert Bayard Swope
 
Mensagens: 437
Registado: 24/6/2016 16:51

Re: Incêndios em Portugal

por JohnyRobaz » 24/10/2017 15:54

Worf Escreveu:
JohnyRobaz Escreveu:
Worf Escreveu:
Governo quer que Bombeiros passem a ir para incêndios de comboio


https://sol.sapo.pt/artigo/563763/gover ... de-comboio

ou

http://www.jornaleconomico.sapo.pt/noti ... ste-160131

Aqui está a prova, visão puramente economicista do governo sobre esta matéria. Causou mais de 100 mortos, maior área de floresta ardida de sempre, e prejuízos morais e financeiros a milhares de pessoas. Se isto não me dá razão, nem sei o que te diga.


Bom, tanto economicista como racional ao ver deles. Diz aí que é suposto fazer isso para grandes distâncias e para evitar o cansaço dos bombeiros tal como o desgaste das viaturas. Ora bem, se não é suposto os veículos que eles utilizam para se deslocar serem também utilizados no combate aos fogos, e se o tempo de transporte for o mesmo e o conforto e preço melhores, qual é o problema de irem de comboio? Pelo que vi também, o presidente da liga dos bombeiros apenas não gostou de saber disto pela comunicação social, não se opôs à ideia em si. É isto que te faz concluir que políticos de esquerda são mais burros que os de direita? :-k


Pois, se for para fazer vigilância mais vale contratar vigilantes. Se for para combate, um bombeiro sem meios... é fraco bombeiro.


Worf, por vezes são precisos homens para substituir outros homens, os carros não precisam de dormir, podem ser os mesmos. Por vezes nem é possível chegar com mais carros aos locais dos fogos. Eu entendo que tu penses logo que quem decide isto é estúpido ou burro, mas se calhar foi alguém que está realmente dentro do assunto e não na bancada, que percebeu uma ineficiência e propôs uma solução para a resolver.
“E assim como sonho, raciocino se quero, porque isso é apenas uma outra espécie de sonho.”, Fernando Pessoa
“Nothing good ever comes of love. What comes of love is always something better” , Roberto Bolaño
"A ciência e o poder do homem coincidem, uma vez que, sendo a causa ignorada, frustra-se o efeito. Pois a natureza não se vence, senão quando se lhe obedece." Francis Bacon
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4619
Registado: 20/8/2014 16:50

Re: Incêndios em Portugal

por Worf » 24/10/2017 15:23

JohnyRobaz Escreveu:
Worf Escreveu:
Governo quer que Bombeiros passem a ir para incêndios de comboio


https://sol.sapo.pt/artigo/563763/gover ... de-comboio

ou

http://www.jornaleconomico.sapo.pt/noti ... ste-160131

Aqui está a prova, visão puramente economicista do governo sobre esta matéria. Causou mais de 100 mortos, maior área de floresta ardida de sempre, e prejuízos morais e financeiros a milhares de pessoas. Se isto não me dá razão, nem sei o que te diga.


Bom, tanto economicista como racional ao ver deles. Diz aí que é suposto fazer isso para grandes distâncias e para evitar o cansaço dos bombeiros tal como o desgaste das viaturas. Ora bem, se não é suposto os veículos que eles utilizam para se deslocar serem também utilizados no combate aos fogos, e se o tempo de transporte for o mesmo e o conforto e preço melhores, qual é o problema de irem de comboio? Pelo que vi também, o presidente da liga dos bombeiros apenas não gostou de saber disto pela comunicação social, não se opôs à ideia em si. É isto que te faz concluir que políticos de esquerda são mais burros que os de direita? :-k


Pois, se for para fazer vigilância mais vale contratar vigilantes. Se for para combate, um bombeiro sem meios... é fraco bombeiro.
“I can't give you a sure-fire formula for success, but I can give you a formula for failure: try to please everybody all the time.”
― Herbert Bayard Swope
 
Mensagens: 437
Registado: 24/6/2016 16:51

Re: Incêndios em Portugal

por JohnyRobaz » 24/10/2017 14:40

Worf Escreveu:
JohnyRobaz Escreveu:
Worf Escreveu:O tema de conversa aqui no caldeirão, em tempos, foi o QI dos políticos de esquerda e de direita. Na altura até banalizei o assunto, mas neste momento estou plenamente convicto que quanto mais de esquerda mais burros são.


Ora aí está uma afirmação cheia de... burrice. :mrgreen:

Ah e a conversa antes não se cingia aos políticos, mas sim às pessoas no geral.


Sim é verdade que a conversa era de pessoas em geral, mas eu preferi particularizar aos políticos. Dizes que é uma afirmação cheia de burrice, não é?

Então o que dizer disto?

Governo quer que Bombeiros passem a ir para incêndios de comboio


https://sol.sapo.pt/artigo/563763/gover ... de-comboio

ou

http://www.jornaleconomico.sapo.pt/noti ... ste-160131

Aqui está a prova, visão puramente economicista do governo sobre esta matéria. Causou mais de 100 mortos, maior área de floresta ardida de sempre, e prejuízos morais e financeiros a milhares de pessoas. Se isto não me dá razão, nem sei o que te diga.


Bom, tanto economicista como racional ao ver deles. Diz aí que é suposto fazer isso para grandes distâncias e para evitar o cansaço dos bombeiros tal como o desgaste das viaturas. Ora bem, se não é suposto os veículos que eles utilizam para se deslocar serem também utilizados no combate aos fogos, e se o tempo de transporte for o mesmo e o conforto e preço melhores, qual é o problema de irem de comboio? Pelo que vi também, o presidente da liga dos bombeiros apenas não gostou de saber disto pela comunicação social, não se opôs à ideia em si. É isto que te faz concluir que políticos de esquerda são mais burros que os de direita? :-k
“E assim como sonho, raciocino se quero, porque isso é apenas uma outra espécie de sonho.”, Fernando Pessoa
“Nothing good ever comes of love. What comes of love is always something better” , Roberto Bolaño
"A ciência e o poder do homem coincidem, uma vez que, sendo a causa ignorada, frustra-se o efeito. Pois a natureza não se vence, senão quando se lhe obedece." Francis Bacon
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4619
Registado: 20/8/2014 16:50

Re: Incêndios em Portugal

por um-mu » 24/10/2017 14:22

Greentrader Escreveu:
OBV Escreveu:Algumas teorias são muito bonitas mas para começar uma casa pode estar cercada de mata que não pertence ao proprietário da casa e segundo parece em certos casos nem se sabe bem a quem pertencem as matas. Limpar matas custa dinheiro e quem explora a floresta e a mantém limpa acaba por ter que plantar eucaliptos e pinheiros que secam o solo e são inflamáveis e imagino atraem a cobiça dos madeireiros. E as matas nacionais como se tem visto ardem como as outras. Já para não falar no fetiche dos portugueses em despejar lixo na mata.

Mas enfim não percebo do assunto e estou só a mandar bitaites mas acho curioso que na comparação que os espanhois fazem com a Galiza falem em coisas que não parecem ser muito referidas em Portugal como a profissionalização dos bombeiros assunto se calhar esquecido por não dar emprego a licenciados.


O problema não são as matas e florestas! Os fogos só acontecem porque alguém acendeu o rastilho! Metam esses criminosos todos na cadeia e nunca mais os soltem que os fogos diminuem. É sempre melhor do que desflorestar e transformar o país num deserto só porque no deserto não há mais nada para arder...

É irritante saber que saem muitos milhões do nosso bolso para alimentar esse crime e as novas medidas não vai cortar o mal pela raíz, mas sim sacar mais dinheiro dos portugueses para encher o bolso desses criminosos. Sem reforçar a vigilância e a justiça nunca irão resolver este problema. O problema aqui é o crime que continua a compensar e a ficar impune. Não venham culpar as matas, pinheiros, eucaliptos, etc...


Concordo plenamente, ninguém defende o fim dos bens materiais para acabar com os assaltos e se este fosse um atentado terrorista e o número de vítimas já ultrapassa o de muitos que temos visto andava tudo a clamar por justiça.

Outra coisa é o ânimo leve com que se fala da limpeza das matas como se se tratasse da casa ou de um quintal, mas quais são por exemplo as consequências para os ecossistemas dessa limpeza, para a fauna, flora e solo? O mato cerrado pode parecer desagradável ao ser humano e ser um paraíso para a bicharada que lá habita.
Editado pela última vez por um-mu em 24/10/2017 17:43, num total de 1 vez.
 
Mensagens: 235
Registado: 26/10/2015 10:11

Re: Incêndios em Portugal

por Greentrader » 24/10/2017 13:21

OBV Escreveu:Algumas teorias são muito bonitas mas para começar uma casa pode estar cercada de mata que não pertence ao proprietário da casa e segundo parece em certos casos nem se sabe bem a quem pertencem as matas. Limpar matas custa dinheiro e quem explora a floresta e a mantém limpa acaba por ter que plantar eucaliptos e pinheiros que secam o solo e são inflamáveis e imagino atraem a cobiça dos madeireiros. E as matas nacionais como se tem visto ardem como as outras. Já para não falar no fetiche dos portugueses em despejar lixo na mata.

Mas enfim não percebo do assunto e estou só a mandar bitaites mas acho curioso que na comparação que os espanhois fazem com a Galiza falem em coisas que não parecem ser muito referidas em Portugal como a profissionalização dos bombeiros assunto se calhar esquecido por não dar emprego a licenciados.


O problema não são as matas e florestas! Os fogos só acontecem porque alguém acendeu o rastilho! Metam esses criminosos todos na cadeia e nunca mais os soltem que os fogos diminuem. É sempre melhor do que desflorestar e transformar o país num deserto só porque no deserto não há mais nada para arder...

É irritante saber que saem muitos milhões do nosso bolso para alimentar esse crime e as novas medidas não vai cortar o mal pela raíz, mas sim sacar mais dinheiro dos portugueses para encher o bolso desses criminosos. Sem reforçar a vigilância e a justiça nunca irão resolver este problema. O problema aqui é o crime que continua a compensar e a ficar impune. Não venham culpar as matas, pinheiros, eucaliptos, etc...
 
Mensagens: 75
Registado: 4/11/2009 18:17
Localização: 16

Re: Incêndios em Portugal

por Worf » 24/10/2017 13:16

JohnyRobaz Escreveu:
Worf Escreveu:O tema de conversa aqui no caldeirão, em tempos, foi o QI dos políticos de esquerda e de direita. Na altura até banalizei o assunto, mas neste momento estou plenamente convicto que quanto mais de esquerda mais burros são.


Ora aí está uma afirmação cheia de... burrice. :mrgreen:

Ah e a conversa antes não se cingia aos políticos, mas sim às pessoas no geral.


Sim é verdade que a conversa era de pessoas em geral, mas eu preferi particularizar aos políticos. Dizes que é uma afirmação cheia de burrice, não é?

Então o que dizer disto?

Governo quer que Bombeiros passem a ir para incêndios de comboio


https://sol.sapo.pt/artigo/563763/gover ... de-comboio

ou

http://www.jornaleconomico.sapo.pt/noti ... ste-160131

Aqui está a prova, visão puramente economicista do governo sobre esta matéria. Causou mais de 100 mortos, maior área de floresta ardida de sempre, e prejuízos morais e financeiros a milhares de pessoas. Se isto não me dá razão, nem sei o que te diga.
“I can't give you a sure-fire formula for success, but I can give you a formula for failure: try to please everybody all the time.”
― Herbert Bayard Swope
 
Mensagens: 437
Registado: 24/6/2016 16:51

Re: Incêndios em Portugal

por JohnyRobaz » 24/10/2017 10:34

LoneWolf Escreveu:Johny,
https://www.publico.pt/2017/10/24/polit ... breaking_a

Nao quero entrar nesta discussão, mas acho q a cena do BE contestar este nome e nao propor nenhuma alternativa é pura demagogia. O PCP mantem-se calado sobre este nome, segundo a noticia. É só pra freguez ver.

Eu cá acho muito bem trazerem alguem especializado na área, e q tb tem experiencia no mundo privado. Agora é preciso q as forças politicas nao se metam demasiado. De boys a arruinar este país estou eu farto.

BN,
LoneWolf


Obrigado!

Bem, concordo com tudo o que dizes. É neste tipo de coisas que o BE perde, tornando-se um partido extremista e irracional. Enfim, pode ser que seja só ladrar sem morder.

Cumps.
“E assim como sonho, raciocino se quero, porque isso é apenas uma outra espécie de sonho.”, Fernando Pessoa
“Nothing good ever comes of love. What comes of love is always something better” , Roberto Bolaño
"A ciência e o poder do homem coincidem, uma vez que, sendo a causa ignorada, frustra-se o efeito. Pois a natureza não se vence, senão quando se lhe obedece." Francis Bacon
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4619
Registado: 20/8/2014 16:50

Re: Incêndios em Portugal

por LoneWolf » 24/10/2017 10:20

Johny,
https://www.publico.pt/2017/10/24/polit ... breaking_a

Nao quero entrar nesta discussão, mas acho q a cena do BE contestar este nome e nao propor nenhuma alternativa é pura demagogia. O PCP mantem-se calado sobre este nome, segundo a noticia. É só pra freguez ver.

Eu cá acho muito bem trazerem alguem especializado na área, e q tb tem experiencia no mundo privado. Agora é preciso q as forças politicas nao se metam demasiado. De boys a arruinar este país estou eu farto.

BN,
LoneWolf
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1333
Registado: 29/4/2015 16:02

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], JFDIL, PAULOJOAO, Shimazaki_2 e 359 visitantes