Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Incêndios em Portugal

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Incêndios em Portugal

por JohnyRobaz » 24/10/2017 10:10

Worf Escreveu:O tema de conversa aqui no caldeirão, em tempos, foi o QI dos políticos de esquerda e de direita. Na altura até banalizei o assunto, mas neste momento estou plenamente convicto que quanto mais de esquerda mais burros são.


Ora aí está uma afirmação cheia de... burrice. :mrgreen:

Ah e a conversa antes não se cingia aos políticos, mas sim às pessoas no geral.


-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Bom, entretanto ouvi na TSF que o António Costa tinha contratado um especialista para planear a prevenção dos incêndios a responder directamente a ele, um doutorado que trabalha (coordena o mesmo assunto) para a Navigator.
Não consigo encontrar a notícia online, alguém consegue? Pareceu-me ser boa notícia. É preciso gente competente e com poderes para fazer as coisas.
“E assim como sonho, raciocino se quero, porque isso é apenas uma outra espécie de sonho.”, Fernando Pessoa
“Nothing good ever comes of love. What comes of love is always something better” , Roberto Bolaño
"A ciência e o poder do homem coincidem, uma vez que, sendo a causa ignorada, frustra-se o efeito. Pois a natureza não se vence, senão quando se lhe obedece." Francis Bacon
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4619
Registado: 20/8/2014 16:50

Re: Incêndios em Portugal

por Eurobrexit » 24/10/2017 1:24

IP duplica verbas para limpeza de bermas em 2018
http://www.jornaldenegocios.pt/empresas ... Principais
 
Mensagens: 793
Registado: 29/11/2007 10:27
Localização: Portugal

Re: Incêndios em Portugal

por um-mu » 23/10/2017 13:52

Algumas teorias são muito bonitas mas para começar uma casa pode estar cercada de mata que não pertence ao proprietário da casa e segundo parece em certos casos nem se sabe bem a quem pertencem as matas. Limpar matas custa dinheiro e quem explora a floresta e a mantém limpa acaba por ter que plantar eucaliptos e pinheiros que secam o solo e são inflamáveis e imagino atraem a cobiça dos madeireiros. E as matas nacionais como se tem visto ardem como as outras. Já para não falar no fetiche dos portugueses em despejar lixo na mata.

Mas enfim não percebo do assunto e estou só a mandar bitaites mas acho curioso que na comparação que os espanhois fazem com a Galiza falem em coisas que não parecem ser muito referidas em Portugal como a profissionalização dos bombeiros assunto se calhar esquecido por não dar emprego a licenciados.
 
Mensagens: 235
Registado: 26/10/2015 10:11

Re: Incêndios em Portugal

por Eurobrexit » 22/10/2017 16:52

COMO EM TUDO NA VIDA KEEP IT SIMPLE:

1) ONDE VIVEM AS PESSOAS?
2) QUEM NAO CUMPRIU LEI ATUAL?
3) QUEM NAO A FEZ CUMPRIR?
4) EXÉRCITO/FORCA AÉREA/PROTEÇÃO CIVIL....!?


1) EM CASAS E NAO NO MEIO DO MATO!
LOGO SE LIMPARMOS PERÍMETRO CASAS

2) TODOS
PROPRIETÁRIOS (Privados e Estado), PRINCIPALMENTE DE CASAS E ESTRADAS (ONDE MORRERAM DEZENAS DE PESSOAS)

3) ESTADO (seja lá de quem é a responsabilidade específica)

4) Accoes imediatas:
Executar o previsto na Lei, em concreto:
Limpar volta casas/edifícios e estradas
Estado deve assumir a 100% a prevenção e combate.
A fiscalização deve ser efetiva.
Quem nao fizer cumprir a Lei perde fundos OE ou tem de pagar coimas.
Proprietário s tem de limpar se nao o fizerem tem de pagar com dinheiro ou bens.
Interesse público e superior ao interesse individual.
Indemnizar as famílias por negligência dos proprietários e Estado como último garante do cumprimento da Lei.

Por fim uma palavra de DOR e REVOLTA para com todos os Portugueses!

Já alguém foi limpar o car lho das matas a volta das casas, edifícios e estradas?
PARTICULARES
ESTADO
ALGUÉM JA APLICOU AS MULTAS?
ALGUEM MANDOU LIMPAR?

E TAO LINDO FAZER LEIS CATITAS! PARA INGLÊS VER!

Fica mais barato pagar pelos mortos!!!
OBRIGADO
 
Mensagens: 793
Registado: 29/11/2007 10:27
Localização: Portugal

Re: Incêndios em Portugal

por Opcard » 22/10/2017 15:07

A minha missão cívica tem limites umas das últimas venho lembrar a todos porque há mais incêndios :


Em 1997, o Secretário de Estado Armando Vara entendeu (vá-se lá saber porquê!) 1, que não competia à FA intervir nos incêndios mas sim que deveriam ser contratadas empresas civis.

Os incêndios ganharam muito estão muitos mais ricos ganharam milhões as árvores perdem o povo do interior também , porque ninguém explica porque Vara afastou os militares .
 
Mensagens: 4449
Registado: 14/3/2009 0:19
Localização: 16

Re: Incêndios em Portugal

por jevang2 » 22/10/2017 13:23

Bom dia,

Deixo o link de uma organização brasileira que parece estar a investigar a "coisa" há alguns anos e em diversas vertentes que me parecem pertinentes:

http://www.sif.org.br/evento/seminario- ... florestais

Nasci e habito na zona de Leiria e tenho uma casa na maravilhosa zona de Figueiró dos Vinhos, o ano de 2017 é um ano que a par de outros anos passados é uma vergonha, a nossa falta de inteligência, a nossa miopia, a nossa indiferença é absolutamente gritante. Passamos o tempo a tentar encontrar culpados e a tentar desculpabilizar, mas como é possível estarmos na era da nanotecnologia e de outros avanços tecnológicos relevantes e ainda estarmos a sofrer destes incêndios indesejados?

Abraço
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 342
Registado: 18/6/2011 10:54
Localização: 15

Re: Incêndios em Portugal

por Worf » 21/10/2017 15:52

Nisto como em quase tudo na vida é necessário pensar com a própria cabeça e não com a dos outros. Respeito quem pense que não haja crime organizado, mas para mim, existe! Não é pelo facto de a PJ dizer que não existem evidências. Aliás, a PJ esteve disponível a colaborar com o governo na tese de que o incêndio de Pedrogão tinha começado com uma trovoada seca, e que tinham encontrado a árvore atingida pelo raio e tudo em tempo record. Acontece que agora, as coisas já não são tão claras, quando o ipma veio desmentir a tese pois à hora do incêndio não teria havido descarga nenhuma naquela zona. Mas enfim....

É certo que o perfil dos incendiários está referenciado, desempregados, alcoólicos, bla bla...

É mais ou menos como os pedófilos, desempregados, alcoólicos, etc... bla bla

Mas pode um grupo de pedófilos, comercializarem pornografia infantil através da web de forma organizada e dificultarem a vida às autoridades que buscam este tipo de crime, sendo estes criminosos alcoólicos, desempregados, bla bla,...hummmm, pois ...

Mas pode um grupo deste desempregados, alcoólicos, etc. decidirem colocar fogo, todos no mesmo dia e na mesma altura em locais até próximos para dificultar os meios operacionais, escolhendo os dias mais críticos e sensíveis?!

Se fossem só apenas pessoas mal formadas e motivadas por maus princípios, o acto de pôr fogo era um exercícios puramente aleatório. Reparem no número perfeitamente anormal de ocorrências no fim de semana que portugal ardeu!

Seria bom ler a opinião de mais pessoas, por exemplo José Gomes Ferreira

"A Industria dos incêndios Por José Gomes Ferreira"

"A evidência salta aos olhos: o país está a arder porque alguém quer que ele arda. Ou melhor, porque muita gente quer que ele arda. Há uma verdadeira indústria dos incêndios em Portugal. Há muita gente a beneficiar, directa ou indirectamente, da terra queimada.

Oficialmente, continua a correr a versão de que não há motivações económicas para a maioria dos incêndios. Oficialmente continua a ser dito que as ocorrências se devem a negligência ou ao simples prazer de ver o fogo. A maioria dos incendiários seriam pessoas mentalmente diminuídas.

Mas a tragédia não acontece por acaso. Vejamos:

1 – Porque é que o combate aéreo aos incêndios em Portugal é TOTALMENTE concessionado a empresas privadas, ao contrário do que acontece noutros países europeus da orla mediterrânica?

Porque é que os testemunhos populares sobre o início de incêndios em várias frentes imediatamente após a passagem de aeronaves continuam sem investigação após tantos anos de ocorrências?

Porque é que o Estado tem 700 milhões de euros para comprar dois submarinos e não tem metade dessa verba para comprar uma dúzia de aviões Cannadair?

Porque é que há pilotos da Força Aérea formados para combater incêndios e que passam o Verão desocupados nos quartéis?

Porque é que as Forças Armadas encomendaram novos helicópteros sem estarem adaptados ao combate a incêndios? Pode o país dar-se a esse luxo?

2 – A maior parte da madeira usada pelas celuloses para produzir pasta de papel pode ser utilizada após a passagem do fogo sem grandes perdas de qualidade. No entanto, os madeireiros pagam um terço do valor aos produtores florestais. Quem ganha com o negócio? Há poucas semanas foi detido mais um madeireiro intermediário na Zona Centro, por suspeita de fogo posto. Estranhamente, as autoridades continuam a dizer que não há motivações económicas nos incêndios…

3 – Se as autoridades não conhecem casos, muitos jornalistas deste país, sobretudo os que se especializaram na área do ambiente, podem indicar terrenos onde se registaram incêndios há poucos anos e que já estão urbanizados ou em vias de o ser, contra o que diz a lei.

4 – À redacção da SIC e de outros órgãos de informação chegaram cartas e telefonemas anónimos do seguinte teor: “enquanto houver reservas de caça associativa e turística em Portugal, o país vai continuar a arder”. Uma clara vingança de quem não quer pagar para caçar nestes espaços e pretende o regresso ao regime livre.

5 – Infelizmente, no Norte e Centro do país ainda continua a haver incêndios provocados para que nas primeiras chuvas os rebentos da vegetação sejam mais tenros e atractivos para os rebanhos. Os comandantes de bombeiros destas zonas conhecem bem esta realidade.

Há cerca de um ano e meio, o então ministro da Agricultura quis fazer um acordo com as direcções das três televisões generalistas em Portugal, no sentido de ser evitada a transmissão de muitas imagens de incêndios durante o Verão. O argumento era que, quanto mais fogo viam no ecrã, mais os incendiários se sentiam motivados a praticar o crime…

Participei nessa reunião. Claro que o acordo não foi aceite, mas pessoalmente senti-me indignado. Como era possível que houvesse tantos cidadãos deste país a perder o rendimento da floresta – e até as habitações – e o poder político estivesse preocupado apenas com um aspecto perfeitamente marginal?

Estranhamente, voltamos a ser confrontados com sugestões de responsáveis da administração pública no sentido de se evitar a exibição de imagens de todos os incêndios que assolam o país.

Há uma indústria dos incêndios em Portugal, cujos agentes não obedecem a uma organização comum mas têm o mesmo objectivo – destruir floresta porque beneficiam com este tipo de crime.

Estranhamente, o Estado não faz o que poderia e deveria fazer:

1 – Assumir directamente o combate aéreo aos incêndios o mais rapidamente possível. Comprar os meios, suspendendo, se necessário, outros contratos de aquisição de equipamento militar.

2 – Distribuir as forças militares pela floresta, durante todo o Verão, em acções de vigilância permanente. (Pelo contrário, o que tem acontecido são acções pontuais de vigilância e combate às chamas).

3 – Alterar a moldura penal dos crimes de fogo posto, agravando substancialmente as penas, e investigar e punir efectivamente os infractores

4 – Proibir rigorosamente todas as construções em zona ardida durante os anos previstos na lei.

5 – Incentivar a limpeza de matas, promovendo o valor dos resíduos, mato e lenha, criando centrais térmicas adaptadas ao uso deste tipo de combustível.

6 – E, é claro, continuar a apoiar as corporações de bombeiros por todos os meios.

Com uma noção clara das causas da tragédia e com medidas simples mas eficazes, será possível acreditar que dentro de 20 anos a paisagem portuguesa ainda não será igual à do Norte de África. Se tudo continuar como está, as semelhanças físicas com Marrocos serão inevitáveis a breve prazo.

José Gomes Ferreira"
“I can't give you a sure-fire formula for success, but I can give you a formula for failure: try to please everybody all the time.”
― Herbert Bayard Swope
 
Mensagens: 437
Registado: 24/6/2016 16:51

Re: Incêndios em Portugal

por Marco Martins » 21/10/2017 15:14

Carrancho_ Escreveu:
Marco Martins Escreveu:Esteve a dar uma reportagem as 21h na RTP sobre os incêndios e é impressionante como as coisas estão neste momento!!!

Vi e revolta-me como os vários governos nada fazem e onde claramente existe corrupção e gestão danosa do estado!

Como é possível:
- incêndios começarem com "fogos" vindos do céu?? (já há uns anos no gerês, me tinham falado que à noite se viam os fogos a cair na mata! E agora uma das moradoras estava a descrever o mesmo sistema, e até deram imagens de um vídeo amador...). Isto só mostra que existem interesses enormes por trás dos incêndios, pois aqueles que são apelidados de "incendiários malucos" de certeza que não usam meios tecnológicos para a sua malvadez!! Estes interesses parecem ser bem maiores!

- haver meios de combate em Portugal e o governo contratar fora e não aceitar os nacionais?

- haver contratos com fundos (p.ex. blackrock) internacionais que têm aviões?

- haver contratos que são extendidos por 15 dias por centenas de milhares de euros?

- como é possível haver grandes incêndios e alguns helicopetros não levantarem?

- como é possível não haver um fundo de apoio a estas catástrofes?

- como é possível ao nível nacional não ser obrigatório haver determinados seguros conforme a area de residencia, mesmo que fosse o estado a assumir o pagamento de alguns conforme os rendimentos dessas populações?

Realmente, é difícil de perceber isto tudo, e a entrevista fez-me revoltar contra tudo isto!!! Os incêndios podem acontecer, no entanto, é claro que existem aqui situações de clara promoção dos incêndios que tem de ser combatida pelos governos e não parece estar a acontecer!!!
E nesse sentido, se há mortes e perdas o estado tem culpas consideráveis!


Acho que anda por aí muita teoria da conspiração e, como em tudo, é com a verdade que se combate o problema não com teorias da conspiração.

Este ano já foram detidas 108 pessoas e não há sequer indícios de associação criminosa ou crime económico, quanto mais provas/factos. Facto é que o perfil dos incendiários deste ano não difere do perfil traçado nos últimos 20 anos numa amostra de mais de 600. Há incêndios naturais, por descuido/falta de civismo (queimadas, churrascadas, cigarros, lixo...), e, com certeza a a esmagadora maioria, criminosos. Nestes criminosos o perfil traçado tem várias motivações, mas NENHUM é de associação criminosa e crime económico. Quanto a motivações temos as principais que são:

- Alcoólicos
- vingança
- inveja
- pirómanos
...

Há pessoas das mais variadas profissões (sapateiros, desempregados, bombeiros, pastores, agricultores, madeireiros...) e estou certo que a grande maioria são pessoas que depois de apanhadas basta torcer-lhes um pouco as orelhas que bufam logo tudo. Cum catano, em centenas de apanhados nenhum bufou os interesses económicos que os convenceram a cometer tal crime?!?! Não acredito. Acreditam mesmo que um grupo com interesse económico nos incêndios ande com um helicóptero a lançar fogo do ar, visível aos olhos de não sei quantas testemunhas? Mas isso faz algum sentido? Por favor!!!

Também não faltam videos de OVNIS, depoimentos testemunhais, aparições em cima de oliveiras... acreditar neles é que já é outra história.


Certo. Há teorias da conspiração em todo lado, mas nao e isso que pretendo fazer. Na reportagem e naquilo que me falaram, não referem helicópteros... Referem são engenhos como os balões de s. João.
Acredito que haja incendiários de muitos tipos, mas muitos dos grandes incêndios nem começam em zonas habitáveis...
 
Mensagens: 6417
Registado: 7/4/2007 17:13
Localização: Algarve

Re: Incêndios em Portugal

por Carrancho_ » 21/10/2017 13:11

Marco Martins Escreveu:Esteve a dar uma reportagem as 21h na RTP sobre os incêndios e é impressionante como as coisas estão neste momento!!!

Vi e revolta-me como os vários governos nada fazem e onde claramente existe corrupção e gestão danosa do estado!

Como é possível:
- incêndios começarem com "fogos" vindos do céu?? (já há uns anos no gerês, me tinham falado que à noite se viam os fogos a cair na mata! E agora uma das moradoras estava a descrever o mesmo sistema, e até deram imagens de um vídeo amador...). Isto só mostra que existem interesses enormes por trás dos incêndios, pois aqueles que são apelidados de "incendiários malucos" de certeza que não usam meios tecnológicos para a sua malvadez!! Estes interesses parecem ser bem maiores!

- haver meios de combate em Portugal e o governo contratar fora e não aceitar os nacionais?

- haver contratos com fundos (p.ex. blackrock) internacionais que têm aviões?

- haver contratos que são extendidos por 15 dias por centenas de milhares de euros?

- como é possível haver grandes incêndios e alguns helicopetros não levantarem?

- como é possível não haver um fundo de apoio a estas catástrofes?

- como é possível ao nível nacional não ser obrigatório haver determinados seguros conforme a area de residencia, mesmo que fosse o estado a assumir o pagamento de alguns conforme os rendimentos dessas populações?

Realmente, é difícil de perceber isto tudo, e a entrevista fez-me revoltar contra tudo isto!!! Os incêndios podem acontecer, no entanto, é claro que existem aqui situações de clara promoção dos incêndios que tem de ser combatida pelos governos e não parece estar a acontecer!!!
E nesse sentido, se há mortes e perdas o estado tem culpas consideráveis!


Acho que anda por aí muita teoria da conspiração e, como em tudo, é com a verdade que se combate o problema não com teorias da conspiração.

Este ano já foram detidas 108 pessoas e não há sequer indícios de associação criminosa ou crime económico, quanto mais provas/factos. Facto é que o perfil dos incendiários deste ano não difere do perfil traçado nos últimos 20 anos numa amostra de mais de 600. Há incêndios naturais, por descuido/falta de civismo (queimadas, churrascadas, cigarros, lixo...), e, com certeza a a esmagadora maioria, criminosos. Nestes criminosos o perfil traçado tem várias motivações, mas NENHUM é de associação criminosa e crime económico. Quanto a motivações temos as principais que são:

- Alcoólicos
- vingança
- inveja
- pirómanos
...

Há pessoas das mais variadas profissões (sapateiros, desempregados, bombeiros, pastores, agricultores, madeireiros...) e estou certo que a grande maioria são pessoas que depois de apanhadas basta torcer-lhes um pouco as orelhas que bufam logo tudo. Cum catano, em centenas de apanhados nenhum bufou os interesses económicos que os convenceram a cometer tal crime?!?! Não acredito. Acreditam mesmo que um grupo com interesse económico nos incêndios ande com um helicóptero a lançar fogo do ar, visível aos olhos de não sei quantas testemunhas? Mas isso faz algum sentido? Por favor!!!

Também não faltam videos de OVNIS, depoimentos testemunhais, aparições em cima de oliveiras... acreditar neles é que já é outra história.
Um abraço,

Carrancho
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1214
Registado: 17/1/2015 1:54

Re: Incêndios em Portugal

por Marco Martins » 21/10/2017 0:49

Worf Escreveu:
Marco Martins Escreveu:
- haver contratos com fundos (p.ex. blackrock) internacionais que têm aviões?


Marco, chama-se babcock e não o fundo de private equity blackrock

https://www.babcockinternational.com/en ... refighting


Sim, tens razão. Erro meu.
Obrigado pela correção.
 
Mensagens: 6417
Registado: 7/4/2007 17:13
Localização: Algarve

Re: Incêndios em Portugal

por Worf » 20/10/2017 23:55

O tema de conversa aqui no caldeirão, em tempos, foi o QI dos políticos de esquerda e de direita. Na altura até banalizei o assunto, mas neste momento estou plenamente convicto que quanto mais de esquerda mais burros são.
“I can't give you a sure-fire formula for success, but I can give you a formula for failure: try to please everybody all the time.”
― Herbert Bayard Swope
 
Mensagens: 437
Registado: 24/6/2016 16:51

Re: Incêndios em Portugal

por Opcard » 20/10/2017 23:36

Sempre que chega um novo governo mete na gaveta relalorios do último governo e desta vez é grave , afinal quem defende interesses privados ?

« O Governo de António Costa não deu andamento a um relatório que aconselhava maior intervenção da Força Aérea (FA) em missões de interesse público, concretamente no combate aos fogos. Bem como a adequação de mais meios aéreos de combate a incêndios na Madeira, segundo apurou a TVI.


Se o modelo, elaborado a pedido do Governo de Passos Coelho, tivesse avançado, neste momento a FA, estaria a ser preparada para o combate contra as chamas. Um plano que previa, já em 2016, pelo menos, o envolvimento na vigilância das matas, com os C-295.

Em junho deste ano o Jornal de Notícias noticiava que Ministério da Administração Interna (MAI) tinha chumbado a concentração na FA de meios aéreos do Estado para o combate aos fogos e emergência médica.

Contatada pela TVI, fonte oficial ministério tutelado por Constança Urbano de Sousa disse que o MAI “não “chumbou”, total ou parcialmente, o modelo proposto nesse relatório”. Mas a mesma fonte não esclareceu o que fez o Executivo ao relatório, ou se lhe atribuiu alguma utilidade. Sendo que, para já, parece mesmo ter ficado na gaveta... »
 
Mensagens: 4449
Registado: 14/3/2009 0:19
Localização: 16

Re: Incêndios em Portugal

por Worf » 20/10/2017 23:15

Marco Martins Escreveu:
- haver contratos com fundos (p.ex. blackrock) internacionais que têm aviões?


Marco, chama-se babcock e não o fundo de private equity blackrock

https://www.babcockinternational.com/en ... refighting
“I can't give you a sure-fire formula for success, but I can give you a formula for failure: try to please everybody all the time.”
― Herbert Bayard Swope
 
Mensagens: 437
Registado: 24/6/2016 16:51

Re: Incêndios em Portugal

por Marco Martins » 20/10/2017 22:26

Esteve a dar uma reportagem as 21h na RTP sobre os incêndios e é impressionante como as coisas estão neste momento!!!

Vi e revolta-me como os vários governos nada fazem e onde claramente existe corrupção e gestão danosa do estado!

Como é possível:
- incêndios começarem com "fogos" vindos do céu?? (já há uns anos no gerês, me tinham falado que à noite se viam os fogos a cair na mata! E agora uma das moradoras estava a descrever o mesmo sistema, e até deram imagens de um vídeo amador...). Isto só mostra que existem interesses enormes por trás dos incêndios, pois aqueles que são apelidados de "incendiários malucos" de certeza que não usam meios tecnológicos para a sua malvadez!! Estes interesses parecem ser bem maiores!

- haver meios de combate em Portugal e o governo contratar fora e não aceitar os nacionais?

- haver contratos com fundos (p.ex. blackrock) internacionais que têm aviões?

- haver contratos que são extendidos por 15 dias por centenas de milhares de euros?

- como é possível haver grandes incêndios e alguns helicopetros não levantarem?

- como é possível não haver um fundo de apoio a estas catástrofes?

- como é possível ao nível nacional não ser obrigatório haver determinados seguros conforme a area de residencia, mesmo que fosse o estado a assumir o pagamento de alguns conforme os rendimentos dessas populações?

Realmente, é difícil de perceber isto tudo, e a entrevista fez-me revoltar contra tudo isto!!! Os incêndios podem acontecer, no entanto, é claro que existem aqui situações de clara promoção dos incêndios que tem de ser combatida pelos governos e não parece estar a acontecer!!!
E nesse sentido, se há mortes e perdas o estado tem culpas consideráveis!
 
Mensagens: 6417
Registado: 7/4/2007 17:13
Localização: Algarve

Re: Incêndios em Portugal

por JoaquimDias » 6/9/2016 20:49

a culpa também é do ps, bloco e pcp que ao concentrarem verbas do orçamento para aumentar os funcionários públicos e reformados mais ricos de portugal, não colocam dinheiro onde é muito mais importante que são meios de combate de incêndio.
http://www.heritage.org/index/ranking
(ranking de países mais capitalistas neo liberais VS países socialistas/comunistas/colectivistas)

Dinamarca: 12º
Portugal: 64º (e a descer...)
 
Mensagens: 323
Registado: 10/2/2009 16:30
Localização: 4

Re: Incêndios em Portugal

por Texano Bill » 6/9/2016 20:27

Noticia-se que vem aí um dia de calor mais intenso, e começa logo uma vaga de incêndios. Eu não estou a insinuar nada.... :roll:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1579
Registado: 20/8/2011 12:52
Localização: O autêntico faroeste

Re: Incêndios em Portugal

por malakas » 6/9/2016 17:16

 
Mensagens: 213
Registado: 29/11/2007 10:06
Localização: Lourinhã

Re: Incêndios em Portugal

por malakas » 6/9/2016 17:15

Presidente da Protecção Civil demitiu-se http://www.jornaldenegocios.pt/economia/detalhe/presidente_da_proteccao_civil_demitiu_se.html

Governo enviou ao Ministério Público conclusões de inquérito sobre os Kamov http://www.jornaldenegocios.pt/economia/politica/detalhe/governo_enviou_ao_ministerio_publico_conclusoes_de_inquerito_sobre_os_kamov.html

Será que finalmente alguém vai ser responsabilizado? E o Estado ressarcido? :twisted:
 
Mensagens: 213
Registado: 29/11/2007 10:06
Localização: Lourinhã

Re: Incêndios em Portugal

por RPedroG » 17/8/2016 8:20

F.Ferreira1 Escreveu:Eu moro na Alemanha há mais de 5 anos e já me perguntei a mim mesmo: Como é possível uma diferença tão grande relativamente à quantidade de incêndios entre a Alemanha e Portugal. Eu estou aqui a viver há mais de 5 anos e nunca vi um único incêndio!!! Mesmo nas noticias, não me lembro de se falar em algum incêndio aqui na Alemanha.
No entanto, a Alemanha também tem muita floresta e aqui no Sul as temperaturas também passam dos 30 graus e as vezes chegam mesmo aos 40!!! Não sei se poderá ter algo a ver com o tipo de floresta, árvores e afins, ou mesmo o clima.
Mas é incrível a quantidade de incêndios que existem em Portugal. E a quantidade de vezes que se ouve falar em corrupção, fogo posto, inclusive por bombeiros ou alguém ligado as empresas que gerem os aviões e helicópteros de combate a incêndios...
É realmente uma vergonha e uma pena para o país e principalmente para as pessoas afectadas.

Abraço


Bom, eu também moro na Alemanha e essas perguntas sao muito faceis de responder. Basta analisar a quantidade de chuva na Alemanha e em Portugal...
Eu por exemplo tenho um jardim com relva (a chamada relva inglesa) e este ano ainda nao tive que regar uma unica vez e quase de certeza nao vai ser preciso regar até ao final do ano.
 
Mensagens: 248
Registado: 31/7/2014 8:10

Re: Incêndios em Portugal

por jevang2 » 13/8/2016 20:33

Diria mesmo que os políticos serão tão responsáveis quanto os incendiários, por gestão danosa dos recursos do pais.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 342
Registado: 18/6/2011 10:54
Localização: 15

Re: Incêndios em Portugal

por Texano Bill » 13/8/2016 17:21

Ministra sugere que terras abandonadas passem a ser comunitárias

A ministra da Administração Interna manifestou-se a favor de uma "utilização comunitária" para os terrenos florestais que estão ao abandono por parte dos proprietários privados.

"Temos também que rever o nosso sistema de propriedade, porque, se as pessoas abandonam as suas terras e não têm interesse nelas, deveremos encontrar uma solução para haver uma utilização comunitária [desses terrenos]", afirmou aos jornalistas Constança Urbano de Sousa.

O semanário "Expresso" avança este sábado que o Governo tem a intenção de passar a posse de terras abandonadas para as autarquias, que ficarão responsáveis pela sua gestão e exploração.

http://www.jn.pt/nacional/interior/mini ... 37205.html

E mais uma vez a culpa é dos proprietários. E mais, deixamos de ter terras privadas abandonadas e passamos a ter terras públicas abandonadas, como vemos por esse país fora. :roll:

E porque não pôr os incendiários a fazer trabalho comunitário?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1579
Registado: 20/8/2011 12:52
Localização: O autêntico faroeste

Re: Incêndios em Portugal

por ricardmag » 12/8/2016 16:41

Parece estar a acalmar, pelo menos nas imagens da nasa

portugal.png
portugal.png (324.64 KiB) Visualizado 5662 vezes

madeira.png
madeira.png (271.73 KiB) Visualizado 5662 vezes
"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5395
Registado: 3/4/2014 15:17

Re: Incêndios em Portugal

por HRamos_3 » 12/8/2016 12:06

Acredito que sim, mas entre um par delas numa orbita geoestacionária ou milhares delas espalhadas pelo territorio nacional, vai um grande passo.

A primeira em conjunto com software precisaria de uma equipa < 3 pessoas para operar (fora as equipas de resposta rápida - vulgo bombeiros). Já a segunda teria outra implicações.

Em termos técnicos temos várias universidades no país com capacidade para implementar algo do estilo. A única ajuda externa necessária seria por o satélite no sitio e a manutencão do mesmo, caso necessário.

Mas ambas são exequíveis, o que demonstra que o que falta é mesmo vontade.
“One of the stupidest things a central banker could do is comment on the stock market."
Dennis P. Lockhart

"The stock market is not "a bubble in any way""
Dennis P. Lockhart

Dennis P. Lockhart - President and CEO of the Federal Reserve Bank of Atlanta
 
Mensagens: 121
Registado: 22/6/2014 20:28

Re: Incêndios em Portugal

por JoaquimDias » 12/8/2016 11:46

HRamos_3 Escreveu:Houvesse vontade e seria um problema extremamente rápido de resolver. Monitorizacão por termoimagens por satélite do território nacional e resposta rápida e estava o problema resolvido.

https://www.itc.nl/library/papers_2009/ ... ngadze.pdf

Ou submarinos e pandurs...


Creio que também existem umas câmaras de alta resolução com capacidade de varrimento a 360º, que são capazes de detectar e alertar sinais mínimos de fumo a muitas longas distâncias. Poderia ser outra solução para zonas florestais. E barato.
http://www.heritage.org/index/ranking
(ranking de países mais capitalistas neo liberais VS países socialistas/comunistas/colectivistas)

Dinamarca: 12º
Portugal: 64º (e a descer...)
 
Mensagens: 323
Registado: 10/2/2009 16:30
Localização: 4

Re: Incêndios em Portugal

por HRamos_3 » 12/8/2016 11:38

Houvesse vontade e seria um problema extremamente rápido de resolver. Monitorizacão por termoimagens por satélite do território nacional e resposta rápida e estava o problema resolvido.

https://www.itc.nl/library/papers_2009/ ... ngadze.pdf

Ou submarinos e pandurs...
“One of the stupidest things a central banker could do is comment on the stock market."
Dennis P. Lockhart

"The stock market is not "a bubble in any way""
Dennis P. Lockhart

Dennis P. Lockhart - President and CEO of the Federal Reserve Bank of Atlanta
 
Mensagens: 121
Registado: 22/6/2014 20:28

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, afcapitao, Bing [Bot], Goya777, J.f.vieira, m-m, nfaz, Nuno V, Olhar Leonino, peterteam2, Phil2014, yggy e 377 visitantes