Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Sistema de Trading Mecânico e Automático ---> Sucesso

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Sistema de Trading Mecânico e Automático ---> Sucesso

por frugal » 21/7/2016 8:22

Gouveia123 Escreveu:Podes sempre optar por te registares num broker que te conceda o MetaTrader 4/5 e podes também programar o teu próprio sistema de trading


Qual broker? Quanto tempo permite testar?

Abc.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 404
Registado: 16/9/2012 22:36

Re: Sistema de Trading Mecânico e Automático ---> Sucesso

por frugal » 21/7/2016 8:21

danieljpires Escreveu:Ola ppl relativamente aos sistemas automaticos gostaria de aportar algumas observações que podem ser interessantes.

Em questão de plataforma de negociação do MT4/5 são plataformas de market makers, ou seja não permitem uma profundidade de mercado apropriada (DMA) pelo que podes estar a negociar na maior parte das vezes contra o Broker no seu servidor, no entanto as coisas estão a mudar e já alguns brokers que permitem ligar o MT4/5 ao DMA (mercado regulado).

Em questão de tatica eu aconselho a verem a seguinte estrategia:

Multiplos sistemas descorrelacionados ao mesmo tempo para alisar a curva do DD, ou seja usar taticas diferentes em vez de produtos de negociação diferentes (tipo em vez de fazer trading em varias cotadas ou varios instrumentos tipo Forex) o que não traz a descorrelação necessaria, usar taticas diferentes ao mesmo tempo no mesmo ativo tipo: rompimento, tendencia, scalping, estatistica, relação, etc.

Ter um "coraçaõ" que pemita regular a lotagem de uma forma independente da tatica.

Exemplo:

Tatica 1 - rompimento - sistema de regulaçaõ litagem 1
Tatica 2 - tendendia - sistema de regulação lotagem 2
Tatica3 - estatistica - sistema de regulação lotagem3
...
Tatica n - sistema de regulação lotagem n

Assim conseguem fazer na pratica algo chamado "PARADOXO DE PARRONDO"

Ou seja em vez de buscar a tatica ideal, irão usar a descorrelação para ter um pequeno drawdomn e irão usar a regulação independente de lotagem para manterem-se vivos, aumentando os lucros nas taticas que estao a correr bem e a cortar nas perdas nas taticas que estao a correr mal.

ha uns tempos atraz fiz um video sobre calculo idela de capital que pode ser usado perfeitamente neste ambiante (podem procurar no caldeirao da bolsa)

Na pratica estes dois conceitos (descorrelação de tatica em vez activo, e regulação independente de lote) de torna o vosso sistema num todo terreno...

Abraço e bons negocios

Daniel Pires

http://www.traders-europa.com


Bom dia,

Criar um só sistema com edge já é complicado quanto mais 3 ou 4 ... :-k

Programar não é skill que eu domine, portanto não sei o que fazer...

Que pensas?

Abc.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 404
Registado: 16/9/2012 22:36

Re: Sistema de Trading Mecânico e Automático ---> Sucesso

por rsacramento » 20/7/2016 4:26

AmigosdaBolsa Escreveu:passei aqui um ano a postar e a deixar gráficos. Não me digas que nem uma espreitadela deste 8-)

:lol:
o que eu queria era saber mais acerca do sistema, não as transacções, isso não me interessa nada; agora se a força vem da volatilidade, das notícias ou sei lá donde, isso sim, é que interessa conhecer
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 10503
Registado: 29/11/2007 12:50

Re: Sistema de Trading Mecânico e Automático ---> Sucesso

por LeeHooker » 20/7/2016 0:04

frugal Escreveu:Bom dia.

Uma solução é a construção de um sistema de trading testado no histórico para vários activos e passando por várias condições de mercado.

Saber código não é para todos, mas com a evolução da informática e do software penso que já existem programas para construir "robots" através de templates para negociar automaticamente sem a nossa emoção envolvida.

Colegas, sabem alguns softwares que permitam programar um sistema a partir de blocos e modelos ?

Obrigado!


Quantopian. Usa scripts em pyton e tem o historico das aaçoes dos estados unidos, tem uma boa comunidade. Vaale a pena dar uma vista de olhos. https://www.quantopian.com
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 11
Registado: 29/11/2007 10:06
Localização: Paris

Re: Sistema de Trading Mecânico e Automático ---> Sucesso

por AmigosdaBolsa » 19/7/2016 23:40

Bear
Concordo contigo. Tendo um método o mais importante é executá-lo, se não para que serve?
Já testei vários métodos desde análise fundamental a análise técnica.
Claramente para mim só com a montagem de uma lógica computorizada consegui ter sucesso (ainda só passaram 2 anos e 8 meses, mas foi o período mais sustentável que tive). Quanto às ordens automáticas, já pensei nisso, mas faz-me impressão que um qualquer "bug" informático possa deitar tudo a perder. Para já prefiro ser eu a dar as ordens. E como ultimamente tenho andando desligado das noticias (neste momento só consigo acompanhar as noticias semanalmente. Já não vinha ao caldeirão da bolsa à largos meses) acabo por não me deixar influenciar pelo que se passa lá fora.

rsacramento
passei aqui um ano a postar e a deixar gráficos. Não me digas que nem uma espreitadela deste 8-)
viewtopic.php?f=3&t=82797&p=1173309&hilit=medidor+for%C3%A7a#p1173309

No tópico temos com alguns pressupostos diferentes ao que utilizo agora.
De realçar que a lógica não tem como objectivo ganhar sempre (antes fosse), mas sim perder menos que o mercado (quando este perde) e depois ao estar numa posição inicial mais elevada conseguirmos potenciar essa vantagem e ganhar mais.

Deixo dois gráficos comparando com os mercados com que sigo: PSI(até quando?) e SP500 (na realidade é o DJI, mas o Gobulling só permite comparar com o SP500)
Anexos
PSI20.JPG
SP500.JPG
O autor fornece opinião sem ter em conta os objectivos de investimento de qualquer utilizador privado e não deve ser tido em conta como um aconselhamento de investimento, incluindo, mas não se limitando, às decisões de transacções ou de natureza de gestão de risco. Todas as opiniões apresentadas podem ser alteradas sem aviso prévio.
 
Mensagens: 965
Registado: 25/10/2010 9:57
Localização: 14

Re: Sistema de Trading Mecânico e Automático ---> Sucesso

por danieljpires » 19/7/2016 10:49

Ola ppl relativamente aos sistemas automaticos gostaria de aportar algumas observações que podem ser interessantes.

Em questão de plataforma de negociação do MT4/5 são plataformas de market makers, ou seja não permitem uma profundidade de mercado apropriada (DMA) pelo que podes estar a negociar na maior parte das vezes contra o Broker no seu servidor, no entanto as coisas estão a mudar e já alguns brokers que permitem ligar o MT4/5 ao DMA (mercado regulado).

Em questão de tatica eu aconselho a verem a seguinte estrategia:

Multiplos sistemas descorrelacionados ao mesmo tempo para alisar a curva do DD, ou seja usar taticas diferentes em vez de produtos de negociação diferentes (tipo em vez de fazer trading em varias cotadas ou varios instrumentos tipo Forex) o que não traz a descorrelação necessaria, usar taticas diferentes ao mesmo tempo no mesmo ativo tipo: rompimento, tendencia, scalping, estatistica, relação, etc.

Ter um "coraçaõ" que pemita regular a lotagem de uma forma independente da tatica.

Exemplo:

Tatica 1 - rompimento - sistema de regulaçaõ litagem 1
Tatica 2 - tendendia - sistema de regulação lotagem 2
Tatica3 - estatistica - sistema de regulação lotagem3
...
Tatica n - sistema de regulação lotagem n

Assim conseguem fazer na pratica algo chamado "PARADOXO DE PARRONDO"

Ou seja em vez de buscar a tatica ideal, irão usar a descorrelação para ter um pequeno drawdomn e irão usar a regulação independente de lotagem para manterem-se vivos, aumentando os lucros nas taticas que estao a correr bem e a cortar nas perdas nas taticas que estao a correr mal.

ha uns tempos atraz fiz um video sobre calculo idela de capital que pode ser usado perfeitamente neste ambiante (podem procurar no caldeirao da bolsa)

Na pratica estes dois conceitos (descorrelação de tatica em vez activo, e regulação independente de lote) de torna o vosso sistema num todo terreno...

Abraço e bons negocios

Daniel Pires

http://www.traders-europa.com
 
Mensagens: 670
Registado: 13/11/2008 20:09
Localização: 20

Re: Sistema de Trading Mecânico e Automático ---> Sucesso

por GreatBear » 19/7/2016 10:45

AmigosdaBolsa Escreveu:A maior dificuldade num sistema automático é garantir que o executamos quando recebemos ordem de compra e venda (e depois de a executarmos não irmos atrás ver se devíamos ou não ter executado). E o sucesso depois de conseguirmos um sistema que dê uns ganhos interessantes e com a alavancagem certa, é executar, executar, executar... de quando a quando analisar negócios que ocorreram mal (mas já com alguma distância da realização do mesmo) e limar a lógica, testar e depois adoptar ou não essa versão.


Mas essa questão é partilhada por ambos os metodos, automatico e discricionario.
Quando tens um sistema automatico que te diz quando deves comprar e vender mas as ordens são manuais, ou seja, és tu que as colocas online depois do sinal dado, o resultado é identico a um sistema discricionario. Tens de ter controlo psicologico e emocional sobre ti mesmo para respeitares o sinal que foi dado.
O mesmo com um sistema discricionario, o sinal é algo que viste no DOM ou no grafico e tens que respeitar a leitura que fizeste.

Uma coisa totalmente diferente é teres um sistema automatico que envia automaticamente os sinais de compra e venda para a corretora, sem tu teres controlo directo sobre esse envio. Aqui nesta situação, sim, removes quase a 100% toda a parte psicologica e emocional do trade.

O frugal é daqueles que simplesmente não faz a menor ideia daquilo que quer fazer.
Para ele é indiferente ter um sistema discricionario ou automatico pois o resultado vai ser identico. Ele (infelizmente) vai-se espalhar ao comprido.
Se ele não tem capacidade de se decidir nas coisas mais banais, como poderá ele ter capacidade de respeitar um metodo de trading?

Queria ter um mentor mas não queria pagar pelos seus serviços.
Queria um mentor que provasse que o seu sistema era lucrativo mas não tendo a menor ideia que tipo de trading esse mentor fazia. Daytrading? Swing? Buy and hold? Qual é o metodo mais apelativo para ele? Nunca o disse.
Estará ele à espera de se decidir pelo mais lucrativo? Quem é que sabe qual o mais lucrativo se não o proprio, testando? Eu posso ter optimos ganhos a fazer scalping mas alguém que tente fazer o que eu faço pode perder toda a carteira pois scalping pode não ser a praia dele.
Só ele sabe com o que se sente bem mas god knows why, ele está a espera que alguem faça esse trabalho por ele.

Num outro forum, ele quer agora um programa onde ele possa programar um sistema mas não quer ter o trabalho de aprender a programar. Quer um programa que tenha scripts já programados e que possam ser testados. Esse programa terá que ser gratuito.

Ele quer saber que broker usamos, quais os custos das comissões, se a plataforma de trading é boa, mas não se dá ao trabalho de instalar e testar ele proprio.

Ele quer saber qual a melhor TV para o qual ele tinha 2000 euros de orçamento.
Para uma TV ele não se importava de gastar 2000 euros mas para um mentor ou um programa de trading ele já tem problemas em gastar dinheiro.
Parece-me que há aqui um problema de prioridades.

Conheci em tempo alguem parecido com o frugal.
O problema dele é que tinha demasiado dinheiro e simplesmente não fazia a menor ideia o que fazer com ele. Tentou fazer de tudo um pouco, nada lhe agradava.
Resolveu o problema perdendo grande parte do dinheiro num investimento numa empresa que faliu.
Hoje é casado, com filhos, com uma profissão que adora e está realizado.
Foi necessário perder quase tudo para encontrar algo que ele gostasse de fazer.
Editado pela última vez por GreatBear em 19/7/2016 10:52, num total de 1 vez.
 
Mensagens: 92
Registado: 14/12/2015 13:12

Re: Sistema de Trading Mecânico e Automático ---> Sucesso

por Gouveia123 » 19/7/2016 10:19

Podes sempre optar por te registares num broker que te conceda o MetaTrader 4/5 e podes também programar o teu próprio sistema de trading
 
Mensagens: 5
Registado: 9/6/2016 17:00

Re: Sistema de Trading Mecânico e Automático ---> Sucesso

por rsacramento » 19/7/2016 2:30

AmigosdaBolsa Escreveu:Arranquei com o meu algoritmo em Novembro de 2013 (onde partilhei aqui durante um ano a sua evolução)

podes colocar um gráfico para termos uma ideia do teu sistema?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 10503
Registado: 29/11/2007 12:50

Re: Sistema de Trading Mecânico e Automático ---> Sucesso

por AmigosdaBolsa » 19/7/2016 1:13

Concordo 100%!!!

Pelo menos para quem está aqui para ganhar dinheiro e não devido à adrenalina.

Arranquei com o meu algoritmo em Novembro de 2013 (onde partilhei aqui durante um ano a sua evolução) e desde aí tem sido um descanso para a alma, onde muitos dos dias nem sei se está a subir ou a descer. E os resultados têm sido muito bons :)
Quero lá saber de crise de 2014 devido ao BES, o medo do Brexit, ou outras crises que entretanto tenham ocorrido.

A maior dificuldade num sistema automático é garantir que o executamos quando recebemos ordem de compra e venda (e depois de a executarmos não irmos atrás ver se devíamos ou não ter executado). E o sucesso depois de conseguirmos um sistema que dê uns ganhos interessantes e com a alavancagem certa, é executar, executar, executar... de quando a quando analisar negócios que ocorreram mal (mas já com alguma distância da realização do mesmo) e limar a lógica, testar e depois adoptar ou não essa versão.

frugal eu uso o metastock, custou uns euros e custa manter a base de dados da reuteurs, mas vale o dinheiro. E é fácil de programar, com uma lógica semelhante ao visual basic. Eles dão-te 1 mês de graça se quiseres experimentar e explorar, mas antes aconselho-te a ler o manual de programação e só depois comprares. Fica mais proveitoso.

Sei que há também outros gratuitos, mas esses já não os conheço bem.

Boa sorte
O autor fornece opinião sem ter em conta os objectivos de investimento de qualquer utilizador privado e não deve ser tido em conta como um aconselhamento de investimento, incluindo, mas não se limitando, às decisões de transacções ou de natureza de gestão de risco. Todas as opiniões apresentadas podem ser alteradas sem aviso prévio.
 
Mensagens: 965
Registado: 25/10/2010 9:57
Localização: 14

Re: Sistema de Trading Mecânico e Automático ---> Sucesso

por rsacramento » 17/7/2016 21:01

frugal Escreveu:Uma solução é a construção de um sistema de trading testado no histórico para vários activos e passando por várias condições de mercado

totalmente de acordo
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 10503
Registado: 29/11/2007 12:50

Re: Sistema de Trading Mecânico e Automático ---> Sucesso

por GreatBear » 17/7/2016 12:00

Anthìmio Escreveu:Apenas uma questão; Porquê apostar em "Robots" e não no Mentor?
O Éder teve excelentes resultados com a Mentora de alta performance Susana Torres.


:clap:

Este é o tipico caso de andar a pular de metodo em metodo, a espera de encontrar o santo graal.
Pior ainda, andar a pular sem nunca sequer testar o que quer que seja. Apenas guiando-se pelas opiniões de outros.
 
Mensagens: 92
Registado: 14/12/2015 13:12

Re: Sistema de Trading Mecânico e Automático ---> Sucesso

por Anthìmio » 16/7/2016 23:06

Excelso Frugal,

Seja bem aparecido!
Apenas uma questão; Porquê apostar em "Robots" e não no Mentor?
O Éder teve excelentes resultados com a Mentora de alta performance Susana Torres.

Anthìmio
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 479
Registado: 27/5/2014 23:03
Localização: Atmosfera

Sistema de Trading Mecânico e Automático ---> Sucesso

por frugal » 16/7/2016 18:59

Bom dia.

Uma solução é a construção de um sistema de trading testado no histórico para vários activos e passando por várias condições de mercado.

Saber código não é para todos, mas com a evolução da informática e do software penso que já existem programas para construir "robots" através de templates para negociar automaticamente sem a nossa emoção envolvida.

Colegas, sabem alguns softwares que permitam programar um sistema a partir de blocos e modelos ?

Obrigado!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 404
Registado: 16/9/2012 22:36

Anterior

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bar38, Bing [Bot], Dar Adal, Garfield, Google [Bot], Goya777, HFCA, JoeP, jorgemvm, karaya75, Karra, m-m, malakas, Mmmartins, MR32, nov, PAULOJOAO, Phil2014, VALHALLA, vasco007, xeidafome, zulu404 e 120 visitantes