Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

NOVO BANCO "Hair cut" Obrigações Seniores

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: NOVO BANCO "Hair cut" Obrigações Seniores

por Artista Romeno » 18/5/2020 21:09

Pata-Hari Escreveu:Marco, depois da polémica, seria este o perfeito momento de se ir questionar e pedir explicações a quem levantou a polémica e que votou a resolução. Lá teríamos que ir perguntar a alguns dos nossos políticos, nomeadamente à camarada amiga Catarina Martins, se estarão com problemas de memória e se não estará na altura de se afastarem por invalidez. Suspeito é que a doença é mesmo a doença da cara-de-pau.

a polemica aqui ainda está mas é para vir, quem acredita que o resto do pacote atual e suficiente para o nb se limpar que ponha o dedo no ar? fundos com hoteis falidos, uma exposicao brutal às PME, esta telenovela ainda não acabou...é que o mercado ta com uma subida bull, tipica de bear, mas na economia real as coisas estão bastante pretas e o NB duvido muito que se escape, tal como o bcp, até o totta nao deve safar se desta vez tao bem como da outra, fruto do crescimento inorganico.
Just my 2 cents
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5385
Registado: 4/4/2014 18:06
Localização: Iberia

Re: NOVO BANCO "Hair cut" Obrigações Seniores

por Pata-Hari » 17/5/2020 23:44

Marco, depois da polémica, seria este o perfeito momento de se ir questionar e pedir explicações a quem levantou a polémica e que votou a resolução. Lá teríamos que ir perguntar a alguns dos nossos políticos, nomeadamente à camarada amiga Catarina Martins, se estarão com problemas de memória e se não estará na altura de se afastarem por invalidez. Suspeito é que a doença é mesmo a doença da cara-de-pau.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 20972
Registado: 25/10/2002 17:02
Localização: Lisboa

Re: NOVO BANCO "Hair cut" Obrigações Seniores

por Marco Martins » 13/5/2020 20:36

https://observador.pt/2020/05/13/injecao-no-novo-banco-nao-foi-feita-a-revelia-de-antonio-costa-centeno-atira-culpas-para-resolucao-desastrosa-do-bes/

Não sei porque se fala do Costa não saber de nada... já em Janeiro se falava do banco precisar de uma injecção de capital!!!

De qualquer forma, acho que este banco deveria ser fechado!! Já há mais de 1 mês que enviei um email para saber como abrir uma conta online, e encaminharam o email para a morada mais próxima de mim... e resultado... ainda não recebi resposta nenhuma!!!

Bom, um banco a gastar milhões e nem um serviço de email funciona, isto é muito grave!!!!
 
Mensagens: 6416
Registado: 7/4/2007 17:13
Localização: Algarve

Re: NOVO BANCO "Hair cut" Obrigações Seniores

por Marco Martins » 17/1/2020 11:22

Pelo menos os cortes serviram para alguma coisa!! O banco vai receber nova injecção de 1400milhões:
http://www.jornaldenegocios.pt//empresa ... _Destaques

Curiosamente dizem "injecção unica final"... mas será final só até próxima fase...

Entendo que os bancos são importantes... mas serão mais importantes que outros sectores onde as falências são permitidas?

Por exemplo se um construtor falir, quem já pagou a casa, fica sem o dinheiro...
Numa construtora automóvel, quem já lhes vendeu peças ou comprou carro ficam sem o dinheiro...
O mesmo acontece em todos os outros sectores.... nos bancos deveria ser o mesmo...

Pois eles vão buscar dinheiro ao povo para se manterem, e depois exploram o povo com taxas e taxinhas para se continuarem a manter...
 
Mensagens: 6416
Registado: 7/4/2007 17:13
Localização: Algarve

Re: NOVO BANCO "Hair cut" Obrigações Seniores

por bigest » 4/10/2017 19:15

Boa tarde,
Era como eu pensava. De qualquer maneira agradeço a atençao!
 
Mensagens: 604
Registado: 12/2/2014 14:33

Re: NOVO BANCO "Hair cut" Obrigações Seniores

por Garfield » 4/10/2017 14:12

Boas,

A posição da AT é a seguinte :

A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) agradece o seu contacto.

O tratamento fiscal da extinção das ações do BES quando o processo de liquidação terminar é registar a sua extinção no ANEXO G com valor de realização igual a ZERO.

Com os melhores cumprimentos
AT- Autoridade Tributária e Aduaneira


BN
Garfield
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2372
Registado: 9/2/2005 4:29
Localização: Porto

Re: NOVO BANCO "Hair cut" Obrigações Seniores

por bigest » 4/10/2017 11:30

Bom dia,
E quem ficou com as acoes do antigo Espirito Santo,como eu ,quando é que poderei ao menos utilizar aquelas menos valias?
Neste momento estao cotadas ao valor que se encontravam no momento da resolucao.

Cumprimentos.
 
Mensagens: 604
Registado: 12/2/2014 14:33

Re: NOVO BANCO "Hair cut" Obrigações Seniores

por kz_11 » 4/10/2017 10:59

Boas,
http://www.jornaldenegocios.pt/empresas ... Principais

Tanta propaganda a dizer que era preciso comprar 75% das obrigações, tanta pressão houve sobre os obrigacionistas com o pretexto de uma liquidação, quando mesmo mesmo no final deixaram cair a permissa e “afinal 57% chegou”. Nesta perspetiva sinto que não devia ter aceite a oferta… continuava com as minhas obrigações, não tinha perdido dinheiro e continuava a receber os meus juros anualmente…
Como dizia o outro “sou apenas um rato numa gaiola”… :wall:
"Where are you going?
I'm going to try to find moral redemption, at the roulette table."
- "Mike Baum" - The big short
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 33
Registado: 18/1/2015 15:32

Re: NOVO BANCO "Hair cut" Obrigações Seniores

por ZeNovato » 25/8/2017 18:10

Alguém sabe como está a situação do NB e a sua venda?
Estava pendente dos obrigacionistas mas nunca mais se ouviu falar do assunto.
 
Mensagens: 289
Registado: 8/3/2014 19:34

Re: NOVO BANCO "Hair cut" Obrigações Seniores

por Sr_SNiper » 29/7/2017 11:45

Alguem tem informação sobre se os institucionais vão aceitar a oferta de recompra ou se vão para o tudo ou nada ( o tudo ou nada parece estúpido, mas nunca se sabe...)?
Lose your opinion, not your money
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8970
Registado: 27/6/2009 22:08
Localização: Sniper World

Re: NOVO BANCO "Hair cut" Obrigações Seniores

por kz_11 » 26/7/2017 23:11

Boa noite,

http://www.jornaldenegocios.pt/empresas ... lacionadas

Acho que ainda ninguem comentou por aqui esta nova compra de obrigações do NB.

Se bem entendi dos +/- 8MM de valor nominal que tinham as obrigações, neste momento o banco pretende recompra-las ao valor de mercado (cerca de 2MM) o que por si já é um "hair cut" enorme. No entanto pelo que entendo pretendem poupar os 500M nos juros que não terão de pagar se os obrigacionistas aceitarem a venda...
Sendo os 500M um requisito para a compra do banco, as pessoas que não quiseram vender a 70% no "hair cut" anterior são quase obrigadas agora a vender e provavelmente a um valor inferior...corrijam-me p.f. se estiver errado, mas assim até parece que encostaram muita gente á parede... :-s :-s
"Where are you going?
I'm going to try to find moral redemption, at the roulette table."
- "Mike Baum" - The big short
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 33
Registado: 18/1/2015 15:32

Re: NOVO BANCO "Hair cut" Obrigações Seniores

por cliente1 » 5/7/2016 15:17

€volution Escreveu:Sei de obrigacionistas que tentaram despachar estas obrigações, umas a 80% e outras a 90% e mesmo assim o banco não aceitou, e tendo em conta que nem chegaram a esgotar os 500 000 só posso concluir que se um dia estas obrigações derem buraco o banco nunca terá legitimidade de vir dizer que até deu oportunidade aos clientes de venderem, até porque dá a sensação que o banco as queria era todas a 72.%. :shame:


Hmm... então não se percebe muito bem esta operação do banco. Se o objectivo era pouparem dinheiro, 80% já era um desconto de 20% e mais ainda uma série de anos a pouparem 5% ou mais na diferença das taxas de juro vs taxa de cupão.

Por isso infelizmente não partilho dessa opinião da "legitimidade" pois se isto destas obrigações vier a dar barraca, "os clientes é que foram gananciosos, não quiseram vender quando lhe oferecemos alguma coisa por elas e agora não venham dizer que as obrigações tem um desconto maior que os 28% que lhes oferecemos" :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock:

A meu ver a questão que se coloca agora é perceber até que ponto não vai haver "reestruturações do já reestruturado BES (aka Novo Banco). Se não me falham as contas, o Novo Banco tem um capital social de 4.9 mil milhões e algures no balanço estão 5 mil milhões de obrigações (eram 7 mas o BdP tratou de limpar 2 em Dezembro, mas nunca se sabe se podem voltar para cá). Se por acaso as ofertas de compra só chegarem a 1,9 milhões (ou seja, menos 3 milhões que o capital social), cheira-me que esses 5 milhões de repente podem passar a valer apenas 2 milhões, e de repente as obrigações passam a valer 40%...."e nós até vos oferecemos 72%".
 
Mensagens: 232
Registado: 13/8/2014 17:30

Re: NOVO BANCO "Hair cut" Obrigações Seniores

por €volution » 5/7/2016 14:48

Sei de obrigacionistas que tentaram despachar estas obrigações, umas a 80% e outras a 90% e mesmo assim o banco não aceitou, e tendo em conta que nem chegaram a esgotar os 500 000 só posso concluir que se um dia estas obrigações derem buraco o banco nunca terá legitimidade de vir dizer que até deu oportunidade aos clientes de venderem, até porque dá a sensação que o banco as queria era todas a 72.%. :shame:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 144
Registado: 23/5/2016 18:01

Re: NOVO BANCO "Hair cut" Obrigações Seniores

por cliente1 » 30/6/2016 11:59

http://www.jornaldenegocios.pt/mercados ... acoes.html

"A instituição liderada por Stock da Cunha tinha definido um limite: 500 milhões de euros era o valor que seria, no máximo, aplicado na operação. Entre as ofertas apresentadas pelos detentores de obrigações, o Novo Banco aceitou recomprar 347 milhões em títulos."

Alguém sabe se as ofertas é que não chegaram aos 500 milhões, ou se por acaso eles não aceitaram ofertas a partir de determinado valor?

Se alguém se ofereceu para vender a 150% parece-me normal que o NB não aceitasse, mas estava particularmente interessado em saber o resultado de ofertas tipo 100%, 95%, 90% ...
 
Mensagens: 232
Registado: 13/8/2014 17:30

Re: NOVO BANCO "Hair cut" Obrigações Seniores

por cliente1 » 28/6/2016 16:34

Na verdade e se bem entendi as explicações que foram dadas algures aqui no forum, o preço pode ser "aquele que calhar", no limite até podem ser 100% ou mais.

O NB tem 500 milhões para usar na recompra, e vai ver quem é que tem a oferta mais baixa (vamos assumir que alguém oferece o tal mínimo de 72,5%). Nesse caso o NB paga 725€ por essa obrigação (creio que são todas de 1,000€), e desconta no seu montante de disponível de 500 milhões.

E depois vai vendo qual é a segunda obrigação mais barata (para efeitos de exemplo, poderiam ser 73%) e faz igual, gasta 730€ e desconta no seu bolo de dinheiro disponível.

E vai por aí fora enquanto houver pessoal interessado e houver dinheiro no bolo, o negócio vai seguindo.

Não se sabe qual vai ser o valor da oferta mais alta para o qual haverá dinheiro dentro do plafond de 500 milhões. Pode ser que sejam todas as 72,5%, como podem ser a 80%, 90% ou 100% ou até mais (presumo que o NB não ofereça mais do que a YIELD que teria que pagar até à maturidade).

A minha duvida é não ter um referential das ofertas e respectivas quantidades que estarão a ser licitadas....

Se percebi mal, alguém por favor que corrija.
 
Mensagens: 232
Registado: 13/8/2014 17:30

Re: NOVO BANCO "Hair cut" Obrigações Seniores

por ivopinto » 28/6/2016 15:16

Boas,

Tenho acompanhado este tópico e resolvi participar já que o meu pai tem obrigações destas séries e passou por um momento inusitado ontem quando foi ao banco obter informações.

Como o gestor de conta estava de férias, foi o próprio gestor da agência que o recebeu e informou-o da seguinte forma:
- O prazo de decisão é até hoje (ao que li no memorando, é até amanhã)
- O valor pago pelo Novo Banco será o da cotação no dia em que foi lançado o comunicado, acrescido de 1,5% (o valor correto está no memorando e é de 72,5%)
- Não sabia informar se era possível o obrigacionista apresentar uma proposta de venda a um valor mais alto

De referir que é uma agência central de uma cidade relevante. O que fazer perante uma situação em que o gestor da agência não sabe sequer informar corretamente o cliente?

Cumprimentos,
Ivo
 
Mensagens: 53
Registado: 30/8/2012 15:20
Localização: 14

Re: NOVO BANCO "Hair cut" Obrigações Seniores

por perasz » 28/6/2016 13:36

Boas
Cumprimentos
Editado pela última vez por perasz em 28/6/2016 20:34, num total de 1 vez.
 
Mensagens: 8
Registado: 27/2/2015 23:01

Re: NOVO BANCO "Hair cut" Obrigações Seniores

por mikeinndr » 27/6/2016 22:58

Boas, hj voltei de ferias mesmo de ferias e quando cheguei a casa ao final do dia a minha mulher recebeu uma chamada do NB a infomar-me do deadline que acaba amanha em relação as obrigações ... entretanto tive a ler o memorando 44 paginas e tive a ver outras fontes entre elas esta da Italia ... http://www.investireoggi.it/forums/thre ... 7/page-880 ...
Esta aqui algo muito mal contado ...
 
Mensagens: 1
Registado: 4/8/2014 22:47

Re: NOVO BANCO "Hair cut" Obrigações Seniores

por Bonec » 26/6/2016 23:02

Boa noite
a minha duvida é se as PTBEQKOM0019 juro 2,625 ano 2017 senior, passaram a denominar-se XS0772553037 senior sendo o juro e a maturidade diferente.
 
Mensagens: 16
Registado: 4/10/2012 18:56
Localização: 12

Re: NOVO BANCO "Hair cut" Obrigações Seniores

por jakarezinho » 26/6/2016 22:13

ge229088 Escreveu:Para decidirem em consciência devem ler todo o documento de oferta, mas a decisão, na minha opinião deve ter em conta essencialmente:

O valor das Obrigações poderá aumentar ou diminuir na sequência do sucesso ou insucesso da venda do Novo Banco
Os investidores são encorajados a considerar cuidadosamente os factos descritos neste Memorando de Oferta. A secção “Razões e Enquadramento das Ofertas” descreve o historial do Novo Banco e das Ofertas. À luz das circunstâncias da criação do Novo Banco e da incerteza associada com a pretendida venda pelo Fundo de Resolução após uma tentativa sem sucesso em 2015, o preço das Obrigações em mercado secundário poderá ser significativamente mais volátil do que os preços de outros valores mobiliários.
O preço das Obrigações em mercado secundário poderá aumentar significativamente após a ocorrência de uma venda bem-sucedida da participação social no Novo Banco detida pelo Fundo de Resolução. Contrariamente, se a venda não for concluída, os Obrigacionistas poderão ser afetados de várias formas. Existe a possibilidade de o Novo Banco ter de entrar em processo de liquidação, cenário que poderia ser porventura evitado no caso de ocorrer uma venda bem-sucedida, e o que poderá resultar numa perda total ou substancial do valor das Obrigações.
Tal decréscimo ou perda de valor poderá também ser causada, entre outros fatores, caso ao Novo Banco seja exigido no âmbito do Mecanismo Único de Supervisão mas não conseguir com sucesso proceder a um aumento de capital ou implementar outras medidas de acréscimo de capital, medidas que poderão ser mais difíceis de concretizar caso não ocorra uma venda bem-sucedida. Esta situação poderá criar preocupação no mercado quanto a uma possível aplicação de instrumentos ou poderes de resolução relativamente ao Novo Banco (e/ou ao BES, uma vez que a sua autorização bancária ainda não foi revogada) ou poderá determinar uma efetiva aplicação de tais medidas relativamente ao Novo Banco, sujeito às condições de resolução e de acordo com a lei aplicável. Nestes termos, os stakeholders do Novo Banco, incluindo os seus credores seniores comuns, tais como detentores de quaisquer Obrigações então em dívida, poderão ser afetados por tal perceção de mercado ou pela efetiva aplicação de tais medidas, factos que poderão afetar o preço das Obrigações em mercado secundário.



outra coisa que parece certa é que Stock da Cunha volta para a Lloyds Bank no fim do mes julho... https://www.dinheirovivo.pt/banca/587915/ pode já não estar presente durante a venda do banco... que sinal pode ser este ??
 
Mensagens: 1
Registado: 26/6/2016 21:56

Re: NOVO BANCO "Hair cut" Obrigações Seniores

por ge229088 » 26/6/2016 21:54

Para decidirem em consciência devem ler todo o documento de oferta, mas a decisão, na minha opinião deve ter em conta essencialmente:

O valor das Obrigações poderá aumentar ou diminuir na sequência do sucesso ou insucesso da venda do Novo Banco
Os investidores são encorajados a considerar cuidadosamente os factos descritos neste Memorando de Oferta. A secção “Razões e Enquadramento das Ofertas” descreve o historial do Novo Banco e das Ofertas. À luz das circunstâncias da criação do Novo Banco e da incerteza associada com a pretendida venda pelo Fundo de Resolução após uma tentativa sem sucesso em 2015, o preço das Obrigações em mercado secundário poderá ser significativamente mais volátil do que os preços de outros valores mobiliários.
O preço das Obrigações em mercado secundário poderá aumentar significativamente após a ocorrência de uma venda bem-sucedida da participação social no Novo Banco detida pelo Fundo de Resolução. Contrariamente, se a venda não for concluída, os Obrigacionistas poderão ser afetados de várias formas. Existe a possibilidade de o Novo Banco ter de entrar em processo de liquidação, cenário que poderia ser porventura evitado no caso de ocorrer uma venda bem-sucedida, e o que poderá resultar numa perda total ou substancial do valor das Obrigações.
Tal decréscimo ou perda de valor poderá também ser causada, entre outros fatores, caso ao Novo Banco seja exigido no âmbito do Mecanismo Único de Supervisão mas não conseguir com sucesso proceder a um aumento de capital ou implementar outras medidas de acréscimo de capital, medidas que poderão ser mais difíceis de concretizar caso não ocorra uma venda bem-sucedida. Esta situação poderá criar preocupação no mercado quanto a uma possível aplicação de instrumentos ou poderes de resolução relativamente ao Novo Banco (e/ou ao BES, uma vez que a sua autorização bancária ainda não foi revogada) ou poderá determinar uma efetiva aplicação de tais medidas relativamente ao Novo Banco, sujeito às condições de resolução e de acordo com a lei aplicável. Nestes termos, os stakeholders do Novo Banco, incluindo os seus credores seniores comuns, tais como detentores de quaisquer Obrigações então em dívida, poderão ser afetados por tal perceção de mercado ou pela efetiva aplicação de tais medidas, factos que poderão afetar o preço das Obrigações em mercado secundário.
 
Mensagens: 12
Registado: 30/12/2015 0:46

Re: NOVO BANCO "Hair cut" Obrigações Seniores

por ge229088 » 26/6/2016 21:49

perasz Escreveu:
Bonec Escreveu:Boa tarde
Estas obrigações PTBEQKOM0019 não eram as que foram para o banco MAU, alguém me pode explicar o que é que aconteceu?


Ao k parece regressaram ao NB por ordem do tribunal...

http://www.tsf.pt/economia/interior/tri ... 54117.html


Noticias de inicio de Maio, não vejo a relevância para o assunto...
Estas são as obrigações de divida sénior que tinham um mínimo de 100.000 EUR de investimento e na sua maioria eram detidas por institucionais, na resolução passaram para o banco bom, depois passaram para o mau o tribunal mandou passar para o bom e entretanto a decisão foi alvo de recurso, e agora estarão no limbo, mas recordo que esta foi uma decisão aprovada pelo BP - https://www.bportugal.pt/pt-PT/OBancoeo ... 229-2.aspx

É ler a oferta:

"...a incerteza relativamente à definição do perímetro de ativos e passivos do Novo Banco e do processo de venda pelo Fundo de Resolução, vários processos judiciais relacionados com a Medida de Resolução e com a transmissão (e retransmissão) de certos passivos..."
 
Mensagens: 12
Registado: 30/12/2015 0:46

Re: NOVO BANCO "Hair cut" Obrigações Seniores

por perasz » 26/6/2016 20:47

Bonec Escreveu:Boa tarde
Estas obrigações PTBEQKOM0019 não eram as que foram para o banco MAU, alguém me pode explicar o que é que aconteceu?


Ao k parece regressaram ao NB por ordem do tribunal...

http://www.tsf.pt/economia/interior/tri ... 54117.html
 
Mensagens: 8
Registado: 27/2/2015 23:01

Re: NOVO BANCO "Hair cut" Obrigações Seniores

por Bonec » 26/6/2016 18:24

Boa tarde
Estas obrigações PTBEQKOM0019 não eram as que foram para o banco MAU, alguém me pode explicar o que é que aconteceu?
Anexos
obrigações 0019 _37.pdf
(319.05 KiB) Transferido 259 Vezes
obrigações.pdf
(201.44 KiB) Transferido 277 Vezes
 
Mensagens: 16
Registado: 4/10/2012 18:56
Localização: 12

Re: NOVO BANCO "Hair cut" Obrigações Seniores

por ge229088 » 26/6/2016 16:13

perasz Escreveu:As séries afetadas são:

U.S.$200,000,000 3 per cent. Notes due 21 June 2022 (Código ISIN: XS0794405588)
€200,000,000 5 per cent. Notes due 4 April 2019 (Código ISIN: XS0760009729)
€750,000,000 5 per cent. due 23 April 2019 (Código ISIN: XS0772553037)
€450,000,000 5 per cent. due 14 May 2019 (Código ISIN: XS0782021140)
€450,000,000 5 per cent. due 21 May 2019 (Código ISIN: XS0782220007)
€450,000,000 5 per cent. due 23 May 2019 (Código ISIN: XS0782220189)
€225,000,000 5 per cent. due 24 February 2022 (Código ISIN: XS0747759180)
€300,000,000 5 per cent. due 15 March 2022 (Código ISIN: XS0754592979)


São mtos milhões k o NB tem k reembolsar logo em Abril de 2019....

Será k esperar pela maturidade é uma boa opção???[/quote]

Nessa altura há uma certeza absoluta : não há NB...
 
Mensagens: 12
Registado: 30/12/2015 0:46

Próximo

Quem está ligado: