Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

O serpentear da Jararaca

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: O serpentear da Jararaca

por Cem pt » 17/9/2016 9:56

Terminada mais uma semana haverá que atualizar algunas mudanças de posiçao.

Um papel que contribui para o lado negativo e sofreu perdas evidentes na carteira particular de hedge-fund foram os futuros sobre o índice Euro Stoxx 50, que acaba de sofrer uma despromoçao:

Posiçao tendencial neutra + Posiçao oscilatória neutra = Posiçao global neutra

A alteraçao desta posiçao global deveu-se à mudança do sinal tendencial no gráfico diário.

Contrariamente ao Euro Stoxx 50, com um resultado semanal negativo, os restantes papéis, que em seguida serao citados por terem sofrido também alteraçoes na sua posiçao global por parte do programa, registaram lucros semanais.

BN

Euro Stoxx 50 Snake 20160916.png
Sistema "Cobra Tendencial" - Gráfico Diário do Euro Stoxx


Euro Stoxx 50 Week Snake 20160916.png
Sistema "Cobra Tendencial" - Gráfico Semanal do Euro Stoxx


Euro Stoxx 50 Stoch Snake 20160916.png
Sistema "Cobra Oscilatório" - Gráfico Diário do Euro Stoxx


Euro Stoxx 50 Week Stoch Snake 20160916.png
Sistema "Cobra Oscilatório" - Gráfico Semanal do Euro Stoxx
O autor não assume responsabilidades por acções tomadas por quem quer que seja nem providencia conselhos de investimento. O autor não faz promessas nem oferece garantias nem sugestões, limita-se a transmitir a sua opinião pessoal. Cada um assume os seus riscos, incluindo os que possam resultar em perdas.


Citações que me assentam bem:


Sucesso é a habilidade de ir de falhanço em falhanço sem perda de entusiasmo – Winston Churchill

Há milhões de maneiras de ganhar dinheiro nos mercados. O problema é que é muito difícil encontrá-las - Jack Schwager

No soy monedita de oro pa caerle bien a todos - Hugo Chávez


O day trader trabalha para se ajustar ao mercado. O mercado trabalha para o trend trader! - Jay Brown / Commodity Research Bureau
 
Mensagens: 3139
Registado: 4/3/2008 17:21
Localização: 16

Re: O serpentear da Jararaca

por Cem pt » 16/9/2016 10:04

Para completar as alteraçoes do sistema de trading no final da sessao de ontem falta-me referir que a posiçao global no par do Forex IeneDólar sofreu uma promoçao de vendido para neutro, devido à alteraçao do sinal no sub-sistema oscilatório na escala diária. Assim,

Posiçao tendencial neutra + Posiçao oscilatória neutra = Posiçao global neutra

Ficam os 4 gráficos habituais com os sinais assinalados pelo programa da “Cobra Jararaca”.

BN

JPYUSD Snake 20160915.png
Sistema "Cobra Tendencial" - Gráfico Diário do JPYUSD


JPYUSD Week Snake 20160915.png
Sistema "Cobra Tendencial" - Gráfico Semanal do JPYUSD


JPYUSD Stoch Snake 20160915.png
Sistema "Cobra Oscilatório" - Gráfico Diário do JPYUSD


JPYUSD Week Stoch Snake 20160915.png
Sistema "Cobra Oscilatório" - Gráfico Semanal do JPYUSD
O autor não assume responsabilidades por acções tomadas por quem quer que seja nem providencia conselhos de investimento. O autor não faz promessas nem oferece garantias nem sugestões, limita-se a transmitir a sua opinião pessoal. Cada um assume os seus riscos, incluindo os que possam resultar em perdas.


Citações que me assentam bem:


Sucesso é a habilidade de ir de falhanço em falhanço sem perda de entusiasmo – Winston Churchill

Há milhões de maneiras de ganhar dinheiro nos mercados. O problema é que é muito difícil encontrá-las - Jack Schwager

No soy monedita de oro pa caerle bien a todos - Hugo Chávez


O day trader trabalha para se ajustar ao mercado. O mercado trabalha para o trend trader! - Jay Brown / Commodity Research Bureau
 
Mensagens: 3139
Registado: 4/3/2008 17:21
Localização: 16

Re: O serpentear da Jararaca

por Cem pt » 15/9/2016 20:21

Hoje e até agora registou-se somente uma mudança de sinal de posiçao para amanha.

Trata-se do Crude Oil que vai ser despromovido, onde através duma mudança no sinal do gráfico diário tendencial obriga a que:

Posiçao tendencial neutra + Posiçao oscilatória vendida = Posiçao global vendida

O curioso desta mudança é ofacto do sinal de venda no gráfico diário ter surgido no fim duma sessao em que o Petróleo até subiu razoavelmente bem.

BN

Crude Oil Snake 20160915.png
Sistema "Cobra Tendencial" - Gráfico Diário do Petróleo


Crude Oil Week Snake 20160915A.png
Sistema "Cobra Tendencial" - Gráfico Semanal do Petróleo


Crude Oil Stoch Snake 20160915.png
Sistema "Cobra Oscilatório" - Gráfico Diário do Petróleo


Crude Oil Week Stoch Snake 20160915.png
Sistema "Cobra Oscilatório" - Gráfico Semanal do Petróleo
O autor não assume responsabilidades por acções tomadas por quem quer que seja nem providencia conselhos de investimento. O autor não faz promessas nem oferece garantias nem sugestões, limita-se a transmitir a sua opinião pessoal. Cada um assume os seus riscos, incluindo os que possam resultar em perdas.


Citações que me assentam bem:


Sucesso é a habilidade de ir de falhanço em falhanço sem perda de entusiasmo – Winston Churchill

Há milhões de maneiras de ganhar dinheiro nos mercados. O problema é que é muito difícil encontrá-las - Jack Schwager

No soy monedita de oro pa caerle bien a todos - Hugo Chávez


O day trader trabalha para se ajustar ao mercado. O mercado trabalha para o trend trader! - Jay Brown / Commodity Research Bureau
 
Mensagens: 3139
Registado: 4/3/2008 17:21
Localização: 16

Re: O serpentear da Jararaca

por Cem pt » 15/9/2016 9:56

Obrigado, fico muito honrado que todos os Administradores do forum tenham pelo menos intervido uma vez que seja neste tópico dos répteis...

Vou procurando ser minimamente instrutivo na medida do possível e do pouco tempo disponível que disponho, para lá obviamente do pretexto do trading sobre futuros das commodities, para que os mais novos possam ter algum grau de compreeensão do que é necessário ter em conta nos aspetos mais básicos dos sistemas de trading e alertando ao mesmo tempo sempre que posso para o capítulo do money management nos graus dos níveis de gestão de risco associados às alavancagens de derivados.

BN
O autor não assume responsabilidades por acções tomadas por quem quer que seja nem providencia conselhos de investimento. O autor não faz promessas nem oferece garantias nem sugestões, limita-se a transmitir a sua opinião pessoal. Cada um assume os seus riscos, incluindo os que possam resultar em perdas.


Citações que me assentam bem:


Sucesso é a habilidade de ir de falhanço em falhanço sem perda de entusiasmo – Winston Churchill

Há milhões de maneiras de ganhar dinheiro nos mercados. O problema é que é muito difícil encontrá-las - Jack Schwager

No soy monedita de oro pa caerle bien a todos - Hugo Chávez


O day trader trabalha para se ajustar ao mercado. O mercado trabalha para o trend trader! - Jay Brown / Commodity Research Bureau
 
Mensagens: 3139
Registado: 4/3/2008 17:21
Localização: 16

Re: O serpentear da Jararaca

por MarcoAntonio » 14/9/2016 17:44

pata-hari Escreveu:Que nome tão mais bonito para o tópico :D


Sem dúvida, estou certo que vai despertar uma nova atenção no tópico.

Cá para mim, foi tudo golpe de marketing do cem...

Brincadeira.
:wink:
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38234
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: O serpentear da Jararaca

por Pata-Hari » 14/9/2016 17:40

Que nome tão mais bonito para o tópico :D
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 20972
Registado: 25/10/2002 17:02
Localização: Lisboa

Re: O serpentear da Jararaca

por Cem pt » 13/9/2016 22:50

- Exatamente, amigo Zequinha, 2111 pontos, isto é mesmo bastante sofisticado como nem imaginas! :lol:

Trata-se dum pequeno algoritmo para apimentar um pouco o sistema e deixar o pessoal a pensar, nas poucas vezes que vai acertando nessas previsoes, para fugir à rotina dos números cinzentos!

Abraço.


-----


Outra mudança, desta vez num cereal:

Soybeans –

Posiçao tendencial neutra + Posiçao oscilatória vendida = Posiçao global vendida.

Mudança devida ao novo sinal no gráfico diário oscilatório.

O programa continua a prever quedas para amanha na Soja, estimando uma queda a rondar os 1,30% (-12 pontos em relaçao ao fecho de hoje de 968 pontos)

BN

Soybeans Snake 20160913.png
Sistema "Cobra Tendencial" - Gráfico Diário da Soja


Soybeans Week Snake 20160913.png
Sistema "Cobra Tendencial" - Gráfico Semanal da Soja


Soybeans Stoch Snake 20160913.png
Sistema "Cobra Oscilatório" - Gráfico Diário da Soja


Soybeans Week Stoch Snake 20160913.png
Sistema "Cobra Oscilatório" - Gráfico Semanal da Soja
O autor não assume responsabilidades por acções tomadas por quem quer que seja nem providencia conselhos de investimento. O autor não faz promessas nem oferece garantias nem sugestões, limita-se a transmitir a sua opinião pessoal. Cada um assume os seus riscos, incluindo os que possam resultar em perdas.


Citações que me assentam bem:


Sucesso é a habilidade de ir de falhanço em falhanço sem perda de entusiasmo – Winston Churchill

Há milhões de maneiras de ganhar dinheiro nos mercados. O problema é que é muito difícil encontrá-las - Jack Schwager

No soy monedita de oro pa caerle bien a todos - Hugo Chávez


O day trader trabalha para se ajustar ao mercado. O mercado trabalha para o trend trader! - Jay Brown / Commodity Research Bureau
 
Mensagens: 3139
Registado: 4/3/2008 17:21
Localização: 16

Re: O serpentear da Jararaca

por Zecatreca_1001 » 13/9/2016 22:15

Cem pt Escreveu:- Amigos Zequinha e Bogos:

Eh pá, acho que me adiantei nos valores, os mercados americanos ainda nao tinham fechado... :evil:

De qualquer maneira fui corrigir agora os valores de acordo com o fecho atualizado mas o valor final do S&P no fecho (refiro-me ao valor do índice cash e nao dos futuros, se calhar a confusao vem daí!) acabou por ficar nos 2127 pontos, o que obrigou o programa a rever o fecho de previsao para amanha nos 2111, uma precisao dos diabos :twisted: que até a mim me deixa assim: :oops:

2111? :-k
ahhhhhhh pronto. Eu vi logo.
Assim está bem. :lol: :lol: :lol:
joking
um Abraço
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5593
Registado: 29/11/2007 10:54
Localização: Aveiro

Re: O serpentear da Jararaca

por Cem pt » 13/9/2016 22:04

- Amigos Zequinha e Bogos:

Eh pá, acho que me adiantei nos valores, os mercados americanos ainda nao tinham fechado... :evil:

De qualquer maneira fui corrigir agora os valores de acordo com o fecho atualizado mas o valor final do S&P no fecho (refiro-me ao valor do índice cash e nao dos futuros, se calhar a confusao vem daí!) acabou por ficar nos 2127 pontos, o que obrigou o programa a rever o fecho de previsao para amanha nos 2111, uma precisao dos diabos :twisted: que até a mim me deixa assim: :oops:

Grande abraço a vocês os dois, esperando que os recentes negócios com sucesso se vao repetindo cada vez mais no vosso trading, nao perco por nada os vossos posts imperdíveis. :clap:


-----


O cortejo hoje nao pára, desta vez nos futuros das commodities temos um metal:

Gold –

Posiçao tendencial neutra + Posiçao oscilatória vendida = Posiçao global vendida.

A mudança na posiçao global deve-se ao novo sinal no gráfico tendencial diário.

No caso do Ouro o programa prevê que amanha possa fechar nos 1316, um fecho em baixa de 3 dólares por onça em relaçao a hoje.

BN

Gold Snake 20160913.png
Sistema "Cobra Tendencial" - Gráfico Diário do Ouro


Gold Week Snake 20160913.png
Sistema "Cobra Tendencial" - Gráfico Semanal do Ouro


Gold Stoch Snake 20160913.png
Sistema "Cobra Oscilatório" - Gráfico Diário do Ouro


Gold Week Stoch Snake 20160913.png
Sistema "Cobra Oscilatório" - Gráfico Semanal do Ouro
O autor não assume responsabilidades por acções tomadas por quem quer que seja nem providencia conselhos de investimento. O autor não faz promessas nem oferece garantias nem sugestões, limita-se a transmitir a sua opinião pessoal. Cada um assume os seus riscos, incluindo os que possam resultar em perdas.


Citações que me assentam bem:


Sucesso é a habilidade de ir de falhanço em falhanço sem perda de entusiasmo – Winston Churchill

Há milhões de maneiras de ganhar dinheiro nos mercados. O problema é que é muito difícil encontrá-las - Jack Schwager

No soy monedita de oro pa caerle bien a todos - Hugo Chávez


O day trader trabalha para se ajustar ao mercado. O mercado trabalha para o trend trader! - Jay Brown / Commodity Research Bureau
 
Mensagens: 3139
Registado: 4/3/2008 17:21
Localização: 16

Re: O serpentear da Jararaca

por bogos » 13/9/2016 21:45

zecatreca_2 Escreveu:
Cem pt Escreveu:Outro índice alterado na sessao de hoje:

S&P –

Posiçao tendencial neutra + Posiçao oscilatória vendida = Posiçao global vendida.

Alteraçao devida à mudança de sinal no gráfico diário tendencial.

O programa prevê para amanha no S/P uma sessao com uma perda de 17 pontos com fecho possível aos 2108 pontos (hoje fechou nos 2125 pontos).

BN

:-s
2108?´
:-s
8-)
não me parece. :-s :-k :-k
Abraço


Caro amigo Cem

Ainda bem que mudas-te o nome ao animal.... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: Ou o animal deixou de regugitar? :lol: :lol: :lol:

Eh pá, agora fiquei algo perturbado, com essa dos 2108. Então a posição virou para versão travesti (agora curta), e ainda diz 17 pontos para baixo, com uma precisão dessas?
De facto, e sabes como aprendi imenso contigo, ao longo destes anos a ler os excelentes tópicos e sistemas, mas a minha geringonça está muito longe de chegar a um refinamento da posição assumida, indicando um valor em concreto para uma subida ou descida.

Esse valor é uma média de quantas sessões? :oops: :oops: Curiosidade :oops:

Calorosos cumprimentos
Um dos efeitos do medo é perturbar os sentidos e fazer que as coisas não pareçam o que são.
Miguel Cervantes
No outro lado de cada medo está a liberdade.
Marilyn Ferguson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2887
Registado: 29/12/2005 16:34
Localização: Porto

Re: O serpentear da Jararaca

por Zecatreca_1001 » 13/9/2016 21:38

Cem pt Escreveu:Outro índice alterado na sessao de hoje:

S&P –

Posiçao tendencial neutra + Posiçao oscilatória vendida = Posiçao global vendida.

Alteraçao devida à mudança de sinal no gráfico diário tendencial.

O programa prevê para amanha no S/P uma sessao com uma perda de 17 pontos com fecho possível aos 2108 pontos (hoje fechou nos 2125 pontos).

BN

:-s
2108?´
:-s
8-)
não me parece. :-s :-k :-k
Abraço
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5593
Registado: 29/11/2007 10:54
Localização: Aveiro

Re: O serpentear da Jararaca

por Cem pt » 13/9/2016 21:18

Isto hoje está muito movimentado em termos de mudanças nas posiçoes globais do sistema nos vários papéis. Desta vez temos o caso do:

Crude Oil –

Posiçao tendencial comprada + Posiçao oscilatória vendida = Posiçao global neutra.

Alteraçao golabal devida ao novo sinal de venda no gráfico diário oscilatório.

O programa prevê que o Petróleo WTI feche amanha nos 44,21 o preço dos futuros em cada barril, tendo encerrado hoje nos 44,90.

BN

Crude Oil Snake 20160913.png
Sistema "Cobra Tendencial" - Gráfico Diário do Petróleo


Crude Oil Week Snake 20160913.png
Sistema "Cobra Tendencial" - Gráfico Semanal do Petróleo


Crude Oil Stoch Snake 20160913.png
Sistema "Cobra Oscilatório" - Gráfico Diário do Petróleo


Crude Oil Week Stoch Snake 20160913.png
Sistema "Cobra Oscilatório" - Gráfico Semanal do Petróleo
O autor não assume responsabilidades por acções tomadas por quem quer que seja nem providencia conselhos de investimento. O autor não faz promessas nem oferece garantias nem sugestões, limita-se a transmitir a sua opinião pessoal. Cada um assume os seus riscos, incluindo os que possam resultar em perdas.


Citações que me assentam bem:


Sucesso é a habilidade de ir de falhanço em falhanço sem perda de entusiasmo – Winston Churchill

Há milhões de maneiras de ganhar dinheiro nos mercados. O problema é que é muito difícil encontrá-las - Jack Schwager

No soy monedita de oro pa caerle bien a todos - Hugo Chávez


O day trader trabalha para se ajustar ao mercado. O mercado trabalha para o trend trader! - Jay Brown / Commodity Research Bureau
 
Mensagens: 3139
Registado: 4/3/2008 17:21
Localização: 16

Re: O serpentear da Jararaca

por Cem pt » 13/9/2016 20:50

Outro índice alterado na sessao de hoje:

S&P –

Posiçao tendencial neutra + Posiçao oscilatória vendida = Posiçao global vendida.

Alteraçao devida à mudança de sinal no gráfico diário tendencial.

O programa prevê para amanha no S/P uma sessao com uma perda de 17 pontos com fecho possível aos 2108 pontos (hoje fechou nos 2125 pontos).

BN

S&P 500 Snake 20160913.png
Sistema "Cobra Tendencial " - Gráfico Diário do S&P


S&P 500 Week Snake 20160913.png
Sistema "Cobra Tendencial" - Gráfico Semanal do S&P


S&P 500 Stoch Snake 20160913.png
Sistema "Cobra Oscilatório" - Gráfico Diário do S&P


S&P 500 Week Stoch Snake 20160913.png
Sistema "Cobra Oscilatório" - Gráfico Semanal do S&P
O autor não assume responsabilidades por acções tomadas por quem quer que seja nem providencia conselhos de investimento. O autor não faz promessas nem oferece garantias nem sugestões, limita-se a transmitir a sua opinião pessoal. Cada um assume os seus riscos, incluindo os que possam resultar em perdas.


Citações que me assentam bem:


Sucesso é a habilidade de ir de falhanço em falhanço sem perda de entusiasmo – Winston Churchill

Há milhões de maneiras de ganhar dinheiro nos mercados. O problema é que é muito difícil encontrá-las - Jack Schwager

No soy monedita de oro pa caerle bien a todos - Hugo Chávez


O day trader trabalha para se ajustar ao mercado. O mercado trabalha para o trend trader! - Jay Brown / Commodity Research Bureau
 
Mensagens: 3139
Registado: 4/3/2008 17:21
Localização: 16

Re: O serpentear da Jararaca

por Cem pt » 13/9/2016 20:29

Em funçao da sessao de hoje haveria aquí pelo conjunto do sistema algumas modificaçoes nas últimas posiçoes globais anteriormente indicadas, nomeadamente:

DAX –

Posiçao tendencial vendida + Posiçao oscilatória neutra = Posiçao global vendida.

Alteraçao motivada pela mudança de sinal no gráfico tendencial diário.

Já agora uma nota curiosa sobre aqueles pontos laranjas no gráfico diário do DAX, simplesmente representam em cada sessao a previsao do fecho para a sessao seguinte. No caso do DAX o programa prevê assim para amanha um fecho nos 10.357 pontos, uma perda de 30 pontos no índice.

BN

DAX Snake 20160913.png
Sistema "Cobra Tendencial" - Gráfico Diário do DAX


DAX Week Snake 20160913.png
Sistema "Cobra Tendencial" - Gráfico Semanal do DAX


DAX Stoch Snake 20160913.png
Sistema "Cobra Oscilatório" - Gráfico Diário do DAX


DAX Week Stoch Snake 20160913.png
Sistema "Cobra Oscilatório" - Gráfico Semanal do DAX
O autor não assume responsabilidades por acções tomadas por quem quer que seja nem providencia conselhos de investimento. O autor não faz promessas nem oferece garantias nem sugestões, limita-se a transmitir a sua opinião pessoal. Cada um assume os seus riscos, incluindo os que possam resultar em perdas.


Citações que me assentam bem:


Sucesso é a habilidade de ir de falhanço em falhanço sem perda de entusiasmo – Winston Churchill

Há milhões de maneiras de ganhar dinheiro nos mercados. O problema é que é muito difícil encontrá-las - Jack Schwager

No soy monedita de oro pa caerle bien a todos - Hugo Chávez


O day trader trabalha para se ajustar ao mercado. O mercado trabalha para o trend trader! - Jay Brown / Commodity Research Bureau
 
Mensagens: 3139
Registado: 4/3/2008 17:21
Localização: 16

Re: Os vómitos da Cobra

por Cem pt » 10/9/2016 16:48

- Amigo Skblz:

Bem vindo, de facto por aquelas bandas os gostos nao se discutem nem tao pouco as consequências de certas maluqueiras.

- Amigo Arrobas:

Obrigado pelos desejos de boas férias, aproveito para retribuir.

Por sinal as minhas foram muito relaxadas e bastante proveitosas do ponto de vista de disponibilidade, para ir avançando sempre mais uns furos no plano dos sistemas de trading como irei mencionar mais adiante.

Sob o ponto de vista da gestao de risco da carteira penso já ter dado lá mais para trás umas dicas sobre o que penso do assunto, essencialmente tendo sempre em vista dois parâmetros essenciais: evitar grandes drawdowns, usando para tal alavancagens baixas, e otimizar ou aumentar a alavancagem em termos dos rácios conseguidos com o sistema de trading em termos da taxa de sucesso e do rácio profit/loss, o que em geral materializo através da fórmula de Kelly de acordo com a performance dos rácios em causa no sistema usado.

Na realidade nunca atinjo as alavancagens desta fórmula estatística porque o perigo dos drawdowns sobrepoe-se sempre, é bom nao esquecer que evitar a falência duma carteira alavancada deverá ser em todos os casos a prioridade máxima e absoluta.

Abraços aos dois.


-----


Conforme referi mais atrás as férias acabaram por ser muito proveitosas do ponto de vista criativo, uma vez que acabei por introduzir no sistema “Cobra” um complemento importante ao principal componente tendencial que lhe faltava, mais propriamente uma componente estocástica ou oscilatória.

Assim, a posiçao final a tomar dependerá agora da verificaçao do que se vai passar em 4 gráficos diferentes:

- Sistema “Cobra” original ou componente tendencial: comprado, neutro ou vendido, consoante a posiçao maioritária das 2 escalas temporais analisadas, no caso em concreto a diária e a semanal.
- Sistema “Cobra” na componente oscilatória: comprado, neutro ou vendido igualmente com o conjunto das escalas diária e semanal.
- Posiçao final: comprado se a componente tendencial e a oscilatória apontarem maioritariamente em sub-posiçoes compradas e vendido se a posiçao maioritária das componentes for de venda. Se as posiçoes das componentes tendencial e oscilatória se anularem obviamente a opçao será por uma posiçao global neutra.

Esta nova componente oscilatória depende de indicadores do tipo regressao linear em que é efetuada uma operaçao de filtragem do tipo “detrend” dos indicadores tendenciais usando-se para tal um número de sessoes bastante mais reduzido.

O rácio “profit/loss” do conjunto das 2 componentes acaba por subir em relaçao ao sistema “Cobra” anteriormente usado devido ao elevado grau de nao correlaçao positiva entre os dois sub-sistemas, o tendencial e o oscilatório.

Deixo-vos ficar para exemplificar o caso do que se passa por exemplo nos futuros da Soja (Soybeans):

- Sub-sistema tendencial: vendido no diário e comprado no semanal – neutro no tendencial.
- Sub-sistema oscilatório: comprado no diário e vendido no semanal – neutro no oscilatório.
- Total: neutro tendencial + neutro oscilatório = neutro no geral.

Soybeans Snake 20160909.png
Sistema "Cobra Tendencial" - Gráfico Diário

Soybeans Week Snake 20160909.png
Sistema "Cobra Tendencial" - Gráfico Semanal

Soybeans Stoch Snake 20160909.png
Sistema "Cobra Oscilatório" - Gráfico Diário

Soybeans Week Stoch Snake 20160909.png
Sistema "Cobra Oscilatório" - Gráfico Semanal


Atualmente as posiçoes globais nos diversos futuros analisados neste tópico sao os seguintes:

- Euro Stoxx: comprado no tendencial + comprado no oscilatório = comprado no global.
- DAX: comprado no tendencial + neutro no oscilatório = comprado no global.
- S&P: comprado no tendencial + vendido no oscilatório = neutro no global.
- PSI: vendido no tendencial + neutro no oscilatório = vendido no global.
- EuroDólar: neutro no tendencial + vendido no oscilatório = vendido no global.
- IeneDólar: neutro no tendencial + vendido no oscilatório = vendido no global.
- Petróleo: comprado no tendencial + neutro no oscilatório = comprado no global.
- Gás Natural: comprado no tendencial + neutro no oscilatório = comprado no global.
- Ouro: comprado no tendencial + vendido no oscilatório = neutro no global.
- Prata: neutro no tendencial + vendido no oscilatório = vendido no global.
- Milho: neutro no tendencial + comprado no oscilatório = comprado no global.
- Trigo: vendido no tendencial + neutro no oscilatório = vendido no global.
- Soja: neutro no tendencial + neutro no oscilatório = neutro no global.


BN.
Editado pela última vez por Cem pt em 17/9/2016 15:40, num total de 1 vez.
O autor não assume responsabilidades por acções tomadas por quem quer que seja nem providencia conselhos de investimento. O autor não faz promessas nem oferece garantias nem sugestões, limita-se a transmitir a sua opinião pessoal. Cada um assume os seus riscos, incluindo os que possam resultar em perdas.


Citações que me assentam bem:


Sucesso é a habilidade de ir de falhanço em falhanço sem perda de entusiasmo – Winston Churchill

Há milhões de maneiras de ganhar dinheiro nos mercados. O problema é que é muito difícil encontrá-las - Jack Schwager

No soy monedita de oro pa caerle bien a todos - Hugo Chávez


O day trader trabalha para se ajustar ao mercado. O mercado trabalha para o trend trader! - Jay Brown / Commodity Research Bureau
 
Mensagens: 3139
Registado: 4/3/2008 17:21
Localização: 16

Re: Os vómitos da Cobra

por BearManBull » 29/8/2016 16:18

Cem pt Escreveu: Recentemente estive em Hong-Kong e fiquei de boca aberta quando entrei numa pastelaria para tomar um café e vi com os meus olhos dezenas e dezenas de clientes a atirarem-se aos bolos recheados a fios de ouro (sim, comiam mesmo ouro verdadeiro!), posso garantir que não eram fios de ovos, que já de si eram a maioria dos pastéis que ali se vendiam; disseram-me depois que esse costume era geral por todo o lado e servia para dar boa sorte, uma loucura…



Negòcio para o futuro garimpar esgotos Chineses :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8743
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: Os vómitos da Cobra

por JohnyRobaz » 29/8/2016 15:08

Boa tarde CemPt! Essas férias?

Estou curioso sobre a posição do réptil sobre os metais preciosos, quando tiveres novidades alimenta aqui a malta! 8-) :mrgreen:

Uma questão mais profunda: A nível do Risk Management, tenho estado a estudar o livro que recomendaste, "Trading Risk", e o sr. utiliza o Sharpe Ratio para avaliação de portefólios, mas já vi que surgiram entretanto rácios mais optimizados, como por exemplo o Sortino. Gostava de saber a tua opinião sobre este tipo de avaliação de métodos, e caso utilizes algum, qual utilizas e porque razão.

Um abraço!
“E assim como sonho, raciocino se quero, porque isso é apenas uma outra espécie de sonho.”, Fernando Pessoa
“Nothing good ever comes of love. What comes of love is always something better” , Roberto Bolaño
"A ciência e o poder do homem coincidem, uma vez que, sendo a causa ignorada, frustra-se o efeito. Pois a natureza não se vence, senão quando se lhe obedece." Francis Bacon
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4619
Registado: 20/8/2014 16:50

Re: Os vómitos da Cobra

por trend=friend » 17/8/2016 17:11

Boas férias!!!
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 3984
Registado: 27/8/2013 19:39

Re: Os vómitos da Cobra

por Penaforte » 17/8/2016 17:09

Caro Cem, excelente timing no petróleo e espero que no Trigo também, uma vez que acompanho o sistema nesta posição.

Com certeza que terei várias questões quando regressares, até porque a ideia de criar um sistema começa a fazer cada vez mais sentido para mim, uma vez que continuo a considerar o "emocional" o meu ponto mais fraco no trading (a auto-crítica é tramada). Mas isso fica para outra altura.

Boas férias e aproveita - May the system be with you!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1434
Registado: 20/10/2014 14:55

Re: Os vómitos da Cobra

por Cem pt » 17/8/2016 17:01

Da minha parte este tópico ficará interrompido até algures da primeira semana de setembro por motivo de férias no estrangeiro.

Entretanto descobri que uma parte importante de uma sub-rotina do programa pode ser substancialmente melhorada, o que irei confirmar através de testes para certificar a respetiva validaçao.

Trata-se de melhorar o setor que respeita ao sub-rating das fórmulas de previsao das cotaçoes para a sessao seguinte, o programa procura andar sempre um passo à frente do mercado, onde creio ter desenvolvido um algoritmo substancialmente mais robusto e com um bom potencial na "visao" de curto prazo.

Daí que seja natural, quando regresse de férias, que o sistema de trading traga já essa melhoria palpável na sua nova versao ao nível do seu programa interno, embora a otimizaçao dos sinais nao possa parecer muito visível a olho nu em relaçao à versao atual que aqui tenho trazido.

EURUSD Snake Week 20160816.png
Sistema "Cobra" - Gráfico Semanal do EuroDólar


Se lhe introduzisse já essa mudança nas fórmulas do Metastock teria de ser honesto para afirmar que existem 2 papéis cuja posiçao teria de ser alterada já: o EuroDólar, deixem-me dizer que se trata de um papel difícil para o programa por ter um comportamento muito sideways no último ano e meio e por isso trata-se para mim de um grande desafio complicado, estaria neutro (e nao vendido como estava atualmente) devido aos sinais neutrais no diário e semanal (ver gráfico com as fórmulas que indiquei já alteradas) e o Trigo comprado (e nao neutral como agora) devido à compra no diário e sinal neutral no semanal; fica apenas esta informaçao para efeitos de curiosidade.

Boas férias, bons negócios e obrigado a todos os que têm dado dicas e incentivos no âmbito deste tópico.

Hasta luego!
O autor não assume responsabilidades por acções tomadas por quem quer que seja nem providencia conselhos de investimento. O autor não faz promessas nem oferece garantias nem sugestões, limita-se a transmitir a sua opinião pessoal. Cada um assume os seus riscos, incluindo os que possam resultar em perdas.


Citações que me assentam bem:


Sucesso é a habilidade de ir de falhanço em falhanço sem perda de entusiasmo – Winston Churchill

Há milhões de maneiras de ganhar dinheiro nos mercados. O problema é que é muito difícil encontrá-las - Jack Schwager

No soy monedita de oro pa caerle bien a todos - Hugo Chávez


O day trader trabalha para se ajustar ao mercado. O mercado trabalha para o trend trader! - Jay Brown / Commodity Research Bureau
 
Mensagens: 3139
Registado: 4/3/2008 17:21
Localização: 16

Re: Os vómitos da Cobra

por Cem pt » 17/8/2016 10:39

S&P 500 Snake 20160816.png
Sistema "Cobra" - Gráfico Diário do S&P 500


Embora o índice S&P 500 nao faça parte da carteira parece-me relevante assinalar que a “Cobra” a partir desta manha deixaria de estar comprada no índice, passando a neutral através dum sinal de venda no gráfico diário e de compra no semanal.

Com uma desvalorizaçao de 0.55% na sessao de ontem o programa da “Cobra” atribuiu à respetiva vela de ontem os sub-ratings de:

- Período entre abertura e fecho da sessao anterior: -0.055%
- Período entre meio da sessao e a abertura: -0.037%
- Período entre fecho e meio da sessao: -0.111%
- Previsao para a vela seguinte de hoje: -0.094%

Soma = Rating Total = -0.297%

Um rating com um valor absoluto abaixo da desvalorizaçao do valor da sessao, o que significa que a vela até teve um corpo que nem foi tao mauzote quanto se poderia pensar, uma candlestick de pequena dimensao, mas...

Mas o afastamento do indicador branco em relaçao ao azul subiu acima do desvio-padrao considerado aceitável, o equivalente a um aumento de volatilidade percecionado pelo mercado, pelo que nao restou outra alternativa à “Cobra” que nao fosse o fecho das posiçoes longas detetadas em 8 de julho passado.

BN
O autor não assume responsabilidades por acções tomadas por quem quer que seja nem providencia conselhos de investimento. O autor não faz promessas nem oferece garantias nem sugestões, limita-se a transmitir a sua opinião pessoal. Cada um assume os seus riscos, incluindo os que possam resultar em perdas.


Citações que me assentam bem:


Sucesso é a habilidade de ir de falhanço em falhanço sem perda de entusiasmo – Winston Churchill

Há milhões de maneiras de ganhar dinheiro nos mercados. O problema é que é muito difícil encontrá-las - Jack Schwager

No soy monedita de oro pa caerle bien a todos - Hugo Chávez


O day trader trabalha para se ajustar ao mercado. O mercado trabalha para o trend trader! - Jay Brown / Commodity Research Bureau
 
Mensagens: 3139
Registado: 4/3/2008 17:21
Localização: 16

Re: Os vómitos da Cobra

por Cem pt » 16/8/2016 23:16

Wheat Snake 20160816.png
Sistema "Cobra" - Gráfico Diário do Trigo


O programa acaba de dar ordem para encerrar uma trade que já levava quase 2 meses de duração: terminar amanhã na abertura com as posições curtas ou vendidas sobre o Trigo passando a neutro, resultando num ganho isolado, sem considerar a alavancagem dos futuros envolvidos, que será confortavelmente superior a 10% da cotação envolvida.

Os futuros do Wheat (Trigo) encerraram hoje com uma valorização de 0.36% mas no âmbito do programa de trading a relação correspondeu, entre as sessões de hoje e ontem, a uma subida equivalente a 0.40%, o que significa que se tratou de lidar com um padrão de vela de subida sensivelmente em linha com o decorrer normal do mercado durante a sessão de hoje.

Na ótica da “Cobra” o sinal de compra disparado no gráfico diário fica-se a dever à deteção de uma tendência ascendente a iniciar-se enquanto na escala semanal se mantém um sinal de venda.

BN
O autor não assume responsabilidades por acções tomadas por quem quer que seja nem providencia conselhos de investimento. O autor não faz promessas nem oferece garantias nem sugestões, limita-se a transmitir a sua opinião pessoal. Cada um assume os seus riscos, incluindo os que possam resultar em perdas.


Citações que me assentam bem:


Sucesso é a habilidade de ir de falhanço em falhanço sem perda de entusiasmo – Winston Churchill

Há milhões de maneiras de ganhar dinheiro nos mercados. O problema é que é muito difícil encontrá-las - Jack Schwager

No soy monedita de oro pa caerle bien a todos - Hugo Chávez


O day trader trabalha para se ajustar ao mercado. O mercado trabalha para o trend trader! - Jay Brown / Commodity Research Bureau
 
Mensagens: 3139
Registado: 4/3/2008 17:21
Localização: 16

Re: Os vómitos da Cobra

por Cem pt » 15/8/2016 20:48

- Amigo TF:

Como não sou especialista sobre notícias intrínsecas do género “who’s leading” nas dicotomias sobre quem comanda o quê nas diversas categorias de matérias-primas, aproveitei um pequeno intervalo para deitar uma vista de olhos na net sobre o tema que colocaste.

Na verdade devo acrescentar que não me valeu de muito porque existem teorias das mais contraditórias que possas imaginar, nem os próprios insiders em mercadorias conseguem afinar uma opinião suficientemente convergente sobre o tema.

Por outro lado se analisarmos os históricos das cotações umas vezes observamos os topos e bases a serem atingidos de forma alternada e não exclusivamente por um determinado cereal, convém acrescentar também a Soja, para além do Milho e do Trigo, à lista das que podem liderar ou por um metal específico.

Quer nas mercadorias cerealíferas quer nas metálicas eu diria que não me atrevo a apostar quem são os verdadeiros líderes que comandam o padrão das cotações, embora todos reconheçam que a correlação positiva dentro de cada categoria seja uma evidência incontestável.

Abraço.


- Amigo Pena:

Boa sorte na aventura dos cereais, uma vez que se trata de trades do tipo anti-trend há só nesses casos de ter em conta entrar com uma percentagem baixa de capital em relação ao total da carteira, de preferência não mais de 2 % em cada negócio, e ir defendendo o capital com trailing stops a ajustar sessão a sessão se o movimento for de subida.

Abraço.


-----

Crude Oil Snake 20160815.png
Sistema "Cobra" - Gráfico Diário do Petróleo


Hoje, finalmente ao fim de vários dias sem alterações na carteira, a “Cobra” resolveu voltar a assumir posições longas no Crude Oil quando o gráfico diário assinalou uma alteração para compra, a juntar ao mesmo sinal que se manteve sempre inalterado na escala semanal.

Depois de um interregno fora do mercado desde 8 de julho eis que o Petróleo volta de novo a ameaçar os mercados mundiais com a subida de preços do ouro negro.

Silver Snake 20160815.png
Sistema "Cobra" - Gráfico Diário da Prata


Também na Prata registou-se uma alteração da posição global, passando de comprada na carteira (sinal vendido no diário e comprado no semanal) para neutra a partir da abertura de amanhã, apesar de ter subido na sessão de hoje. Desta forma nos Metais a carteira deixará de assumir qualquer tipo de posição a partir de agora. Veremos até quando!


BN
O autor não assume responsabilidades por acções tomadas por quem quer que seja nem providencia conselhos de investimento. O autor não faz promessas nem oferece garantias nem sugestões, limita-se a transmitir a sua opinião pessoal. Cada um assume os seus riscos, incluindo os que possam resultar em perdas.


Citações que me assentam bem:


Sucesso é a habilidade de ir de falhanço em falhanço sem perda de entusiasmo – Winston Churchill

Há milhões de maneiras de ganhar dinheiro nos mercados. O problema é que é muito difícil encontrá-las - Jack Schwager

No soy monedita de oro pa caerle bien a todos - Hugo Chávez


O day trader trabalha para se ajustar ao mercado. O mercado trabalha para o trend trader! - Jay Brown / Commodity Research Bureau
 
Mensagens: 3139
Registado: 4/3/2008 17:21
Localização: 16

Re: Os vómitos da Cobra

por Penaforte » 12/8/2016 23:14

Muito obrigado Cem, acabei por entrar longo no Dupond e Dupont :).
Estava à espera duma vela destas (com volume), apesar de ser contra a tendência, pago para ver.

Apesar de não investir no PSI estou curioso no seu comportamento durante a próxima semana, vejo bastantes users optimistas e sendo que a Cobra deu o primeiro sinal.. é de acompanhar.

Mais uma vez obrigado pela partilha.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1434
Registado: 20/10/2014 14:55

Re: Os vómitos da Cobra

por trend=friend » 11/8/2016 19:18

Olá Cem, a Cobra continua produtiva mesmo em tempos estivais!

A propósito do dupond & dupond, em tempos fiquei com a nítida sensação que o milho era leading e o trigo lagging, apesar da correlação. Tens alguma perspectiva sobre isto? E já agora sobre outras commodities (ex: ouro/prata)?

Abraço
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 3984
Registado: 27/8/2013 19:39

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], JFDIL, latbal, Shimazaki_2 e 384 visitantes