Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Dividendos ações estrangeiras

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Dividendos ações estrangeiras

por Cardoso25 » 8/5/2018 11:55

Boa Tarde,

Recupero este tópico para perguntar o seguinte:

- Anexo J - Quadro 8:

Eu tenho 2 situações relativamente a dividendos recebidos na Degiro de empresas estrangeiras.

Valor bruto Retenção na fonte Valor líquido
1- MACK 106,65€ 14,95€ 91,70€ (País - US)

Coloquei o Código E11 e preenchi a coluna Rendimento Bruto.

2- HIMX 13,04€ 0€ 13,04€ (País - KY)

Pelo que estive a ver KY significa Ilhas Caimão

Faz sentido colocar também o Código E11? e preencher o rendimento bruto?

Alguém passou por esta situação?

Obrigado desde já :)






Quem souber, ped
 
Mensagens: 345
Registado: 4/3/2012 18:57

Re: Dividendos ações estrangeiras

por Nightrader » 24/5/2016 12:55

MDC2011 Escreveu:Qual é o código de rendimento que utilizam no preenchimento do quadro 8 (anexo J) qunando recebem dividendos que foram sujeitos a dupla tributação? Presumo que seja o E10.
Preenchem uma linha por ação ou por país de origem?


Sim, é o E10. Eu preencho uma linha por país de origem.

No meu caso, tenho acções Espanholas cujos dividendos são tributados em Espanha mas a correctora não me fez retenções. Ou seja, recebo os dividendos tributados apenas pelas autoridades Espanholas.
Agora, o imposto pago no estrangeiro, segundo o site das finanças, deve ser acompanhado de um documento passado pelas autoridades tributárias do país em questão, o que obviamente eu não tenho. O ano passado, o primeiro que preenchi o anexo J, não recebi nada do imposto cobrado pelas autoridades espanholas.
Este ano nem sequer estou a conseguir submeter o anexo J, dá o erro:

Erros do quadro 8,

230j: Por favor preencha o código do país ou imposto retido.

E não passa daqui.
Como fizeram para se livrar deste erro?

Quanto aos dividendos nacionais, qual o código que usaram? Andam sempre com alterações.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 294
Registado: 28/2/2013 18:52

Re: Dividendos ações estrangeiras

por Honorável HU » 8/5/2016 19:00

[quote="rollingsnowball"][quote="Sestércio M"]

Penso que o melhor caminho é preencher o Anexo J, quadro 8.[/quote]
Assim é bem mais fácil do que eu tinha lido. Parece-me que no quadro 4 linha 407 aparece também. Suponho que seja preciso preencher as duas.
Realmente é pena ficar-se sem o dinheiro até ao ano seguinte mas é bem melhor do que nada.

Obrigado.[/quote]

De notar que neste caso os rendimentos são englobados para determinar o Rendimento Global Liquido, o qual releva para a determinação da taxa a aplicar e consequente apuramento da coleta. É uma questão de fazer as contas, para ver se vale a pena ou não, uma vez que, sendo assim, a tributação em Portugal pode ser superior aos 28%...! :|
 
Mensagens: 49
Registado: 2/6/2004 17:40
Localização: Lisboa

Re: Dividendos ações estrangeiras

por MDC2011 » 8/5/2016 17:37

Qual é o código de rendimento que utilizam no preenchimento do quadro 8 (anexo J) qunando recebem dividendos que foram sujeitos a dupla tributação? Presumo que seja o E10.
Preenchem uma linha por ação ou por país de origem?
 
Mensagens: 34
Registado: 18/9/2011 12:48
Localização: 16

Re: Dividendos ações estrangeiras

por rollingsnowball » 8/5/2016 15:57

Sestércio M Escreveu:
Penso que o melhor caminho é preencher o Anexo J, quadro 8.

Assim é bem mais fácil do que eu tinha lido. Parece-me que no quadro 4 linha 407 aparece também. Suponho que seja preciso preencher as duas.
Realmente é pena ficar-se sem o dinheiro até ao ano seguinte mas é bem melhor do que nada.

Obrigado.
As opiniões traduzem uma interpretação pessoal da realidade não se constituindo como sugestões de investimento. Por serem uma interpretação pessoal, estas opiniões vão obrigatoriamente estar erradas por vezes, pelo que cada um deve efectuar a sua própria análise.
 
Mensagens: 1048
Registado: 13/12/2008 12:42
Localização: 14

Re: Dividendos ações estrangeiras

por Sestércio M » 8/5/2016 15:19

rollingsnowball Escreveu:Bom dia, alguém sabe-me explicar a razão (no meu entender) de ter recebido tão pouco, passo a explicar:

Detenho 735 ações da Ahold que paga 0,52€ por ação, recebi 209,97€, o que nas minhas contas só dá 0,28€
Detenho 75 ações da Allianz que paga 7,30€ por ação, recebi 241,08€, o que nas minhas contas só dá 3,21€

O que se passa aqui? Dupla tributação?
Se alguém me puder esclarecer, fica aqui já o meu agradecimento.

Cumps, Rui


Penso que o melhor caminho é preencher o Anexo J, quadro 8.
 
Mensagens: 8
Registado: 15/6/2014 12:57

Re: Dividendos ações estrangeiras

por rollingsnowball » 8/5/2016 10:22

Honorável HU Escreveu:
sinesman71 Escreveu:Bom dia, alguém sabe-me explicar a razão (no meu entender) de ter recebido tão pouco, passo a explicar:

Detenho 735 ações da Ahold que paga 0,52€ por ação, recebi 209,97€, o que nas minhas contas só dá 0,28€
Detenho 75 ações da Allianz que paga 7,30€ por ação, recebi 241,08€, o que nas minhas contas só dá 3,21€

O que se passa aqui? Dupla tributação?
Se alguém me puder esclarecer, fica aqui já o meu agradecimento.

Cumps, Rui



É simples: Para além da comissão que o banco / corretora cobra, o dividendo está sujeito a imposto (taxa liberatória) na origem (no caso Holanda e Alemanha) e aos inevitáveis 28 % em Portugal. :cry:

Que foi isso que aconteceu é verdade. Que o dividendo está sujeito a esses impostos já não pode ser verdade. Existem acordos para evitar a dupla tributação entre os países e duvido que Holanda e Alemanha não estejam incluídos nesses acordos.

Infelizmente o acordo que funciona melhor é o com os EUA em que logo à cabeça se recebe o valor correcto (pelo menos na minha correctora). Já com os países da UE a coisa não parece funcionar adequadamente e aparentemente é preciso efectuar uns quantos procedimentos para recuperar o que foi cobrado a mais. Quando estive a investigar isso (por causa de uma acção francesa) não consegui perceber exactamente como se fazia e optei por vender as acções antes de receber o dividendo (ligar para a correctora não ajudou, o homem foi muito simpático e disse que alguns clientes tinham conseguido recuperar o dinheiro mas ele não percebia bem como). Aparentemente o mesmo acontece àqueles que desses países resolvem investir em Portugal, ao investigar a Toyota Caetano deparei-me com uns franceses que se queixavam do mesmo problema e só ao final de uns meses a falar com as correctoras e as finanças é que conseguiram recuperar o dinheiro da dupla tributação.

Deixo aqui um pedido:
Alguém consegue fazer um "made easy" a explicar os procedimentos a efectuar para recuperar o dinheiro (ou melhor até, para nunca nos chegarem a tirar esse dinheiro)?

Obrigado
As opiniões traduzem uma interpretação pessoal da realidade não se constituindo como sugestões de investimento. Por serem uma interpretação pessoal, estas opiniões vão obrigatoriamente estar erradas por vezes, pelo que cada um deve efectuar a sua própria análise.
 
Mensagens: 1048
Registado: 13/12/2008 12:42
Localização: 14

Re: Dividendos ações estrangeiras

por Honorável HU » 8/5/2016 9:29

[quote="sinesman71"]Bom dia, alguém sabe-me explicar a razão (no meu entender) de ter recebido tão pouco, passo a explicar:

Detenho 735 ações da Ahold que paga 0,52€ por ação, recebi 209,97€, o que nas minhas contas só dá 0,28€
Detenho 75 ações da Allianz que paga 7,30€ por ação, recebi 241,08€, o que nas minhas contas só dá 3,21€

O que se passa aqui? Dupla tributação?
Se alguém me puder esclarecer, fica aqui já o meu agradecimento.

Cumps, Rui[/quote]


É simples: Para além da comissão que o banco / corretora cobra, o dividendo está sujeito a imposto (taxa liberatória) na origem (no caso Holanda e Alemanha) e aos inevitáveis 28 % em Portugal. :cry:
 
Mensagens: 49
Registado: 2/6/2004 17:40
Localização: Lisboa

Dividendos ações estrangeiras

por blackrider71 » 8/5/2016 7:54

Bom dia, alguém sabe-me explicar a razão (no meu entender) de ter recebido tão pouco, passo a explicar:

Detenho 735 ações da Ahold que paga 0,52€ por ação, recebi 209,97€, o que nas minhas contas só dá 0,28€
Detenho 75 ações da Allianz que paga 7,30€ por ação, recebi 241,08€, o que nas minhas contas só dá 3,21€

O que se passa aqui? Dupla tributação?
Se alguém me puder esclarecer, fica aqui já o meu agradecimento.

Cumps, Rui
 
Mensagens: 32
Registado: 11/2/2008 14:15


Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, Bing [Bot], Google Adsense [Bot], NTempero, PAULOJOAO, rg7803 e 143 visitantes