Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

The Navigator Company - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: The Navigator Company - Tópico Geral

por Laribau » 27/3/2020 22:14

artista_ Escreveu:
Laribau Escreveu:O "Bom Senso" da Semapa foi pedir 0.1394 €/Ação…! 8-). Assim, encaixa mais 70 M€ a juntar aos outros 70 M€ do Extraordinário. Reembolsa 80 M€ da emissão que tem maturidade em 11/2020 e ainda fica com uns trocos para Juros e algum Dividendo não muito generoso.
8-)


Entretanto, como não há milagres, a Navigator vale cada vez menos em bolsa, o que desvaloriza bastante os capitais da Semapa!


Pois, mas eles lá sabem se os 70 M€ + 70 M€ fazem mais falta na NVG ou na Semapa. A Semapa não tem outra fonte de rendimentos que não sejam os Dividendos da NVG e da Secil (quando os houver) e daí que não há realmente milagres... :|

A próxima curiosidade "a matar" é a de qual será a aplicação que a Semapa vai fazer do Cash. Se se esticar muito nos dividendos é mau sinal, mas eles costumam ser prudentes, sempre tiveram um Yield mais baixo do que a NVG.
The sense of responsibility in the financial community for the community as a whole is not small. It is nearly nil. ..... So the wise in Wall Street are nearly always silent. The foolish thus have the field to themselves.

John Kenneth Galbraith
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1240
Registado: 29/11/2007 3:40
Localização: Algures no Campo

Re: The Navigator Company - Tópico Geral

por artista_ » 27/3/2020 22:10

Laribau Escreveu:O "Bom Senso" da Semapa foi pedir 0.1394 €/Ação…! 8-). Assim, encaixa mais 70 M€ a juntar aos outros 70 M€ do Extraordinário. Reembolsa 80 M€ da emissão que tem maturidade em 11/2020 e ainda fica com uns trocos para Juros e algum Dividendo não muito generoso.
8-)


Entretanto, como não há milagres, a Navigator vale cada vez menos em bolsa, o que desvaloriza bastante os capitais da Semapa!
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

Re: The Navigator Company - Tópico Geral

por Laribau » 27/3/2020 22:06

Laribau Escreveu:
Dchop6 Escreveu:

Espero que em assembleia geral os accionistas maioritários tenham bom senso. :-k


Os acionistas maioritários (ou antes: O acionista Semapa), não decide em AG, decide (toma a decisão) antes mesmo da dita ser convocada. Quanto ao bom senso, é sempre relativo. Para a Semapa pode fazer sentido receber dividendos, mesmo que para isso a NVG tenha que contrair dívida. E digo PODE, porque só ela saberá se é de "bom senso" ou não na sua perspetiva. O "bom senso" não é um valor absoluto, depende muito das circunstâncias. :| :| :|



O "Bom Senso" da Semapa foi pedir 0.1394 €/Ação…! 8-). Assim, encaixa mais 70 M€ a juntar aos outros 70 M€ do Extraordinário. Reembolsa 80 M€ da emissão que tem maturidade em 11/2020 e ainda fica com uns trocos para Juros e algum Dividendo não muito generoso para quem tem Semapa a mais de 10 € (ao nível da atual cotação, qualquer dividendo é generoso…!)
8-)
Editado pela última vez por Laribau em 27/3/2020 22:10, num total de 1 vez.
The sense of responsibility in the financial community for the community as a whole is not small. It is nearly nil. ..... So the wise in Wall Street are nearly always silent. The foolish thus have the field to themselves.

John Kenneth Galbraith
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1240
Registado: 29/11/2007 3:40
Localização: Algures no Campo

Re: The Navigator Company - Tópico Geral

por Punitor » 27/3/2020 20:38

Face aos resultados de 2019, se a Navigator distribuir 85 milhões em Dividendos, + ou - 50% dos lucros, não me parece má política e já estaria a dar um excelente sinal de bom senso e discernimento ao mercado.
Isso daria um dividendo aproximado de 0,12€/ação.
Não acredito de todo que a Navigator não distribua dividendos. A empresa sempre foi fiel nisso, mas em tempos de crise a coisa pode ficar mais apertada. Assim, em princípio espera-se que os distribua, mas que seja cautelosa.
 
Mensagens: 1387
Registado: 1/11/2015 12:47

Re: The Navigator Company - Tópico Geral

por Laribau » 27/3/2020 20:04

5640533 Escreveu:A NVG d4ve publicar hoje a convocatória para a Assembleia Geral de 27.04. Junto com a ordem de trabalhos incl. proposta da Administaçao para a distribuição dos dividendos.


Pois isso já me tinha ocorrido, e como estou curioso (não tenho NVG nem Semapa) fui verificar e, nem é obrigada a observar 30 dias de antecipação, nem tem sido sempre convocada com 30 dias, pelo que tanto poderá ser hoje convocada, ou não. :-k :-k
The sense of responsibility in the financial community for the community as a whole is not small. It is nearly nil. ..... So the wise in Wall Street are nearly always silent. The foolish thus have the field to themselves.

John Kenneth Galbraith
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1240
Registado: 29/11/2007 3:40
Localização: Algures no Campo

Re: The Navigator Company - Tópico Geral

por 5640533 » 27/3/2020 17:07

A NVG d4ve publicar hoje a convocatória para a Assembleia Geral de 27.04. Junto com a ordem de trabalhos incl. proposta da Administaçao para a distribuição dos dividendos.
 
Mensagens: 1974
Registado: 29/11/2007 1:36
Localização: 4

Re: The Navigator Company - Tópico Geral

por Opcard33 » 27/3/2020 15:46

Sei que há governos estudam essas possibilidade em Franca deve avançar , ha quem viva dividendos É a crise .
 
Mensagens: 731
Registado: 9/9/2013 15:13

Re: The Navigator Company - Tópico Geral

por Goya777 » 27/3/2020 14:47

Crissssx Escreveu:
Dchop6 Escreveu:Não sei se as fabricas continuam em processo laboral.. :?


A distribuição de dividendos devia ser cancelada... Espero que em assembleia geral os accionistas maioritários tenham bom senso. :-k


Deviam ser cancelados porque motivo?
A menos que as contas da empresa sejam gravemente afetadas ...caso contrário qual o sentido para os investidores?levar no corpo nas alturas más?


NUM momento de incerteza não era má ideia... Para meu mal.
 
Mensagens: 2755
Registado: 17/7/2014 22:33

Re: The Navigator Company - Tópico Geral

por Laribau » 27/3/2020 14:15

Dchop6 Escreveu:

Espero que em assembleia geral os accionistas maioritários tenham bom senso. :-k


Os acionistas maioritários (ou antes: O acionista Semapa), não decide em AG, decide (toma a decisão) antes mesmo da dita ser convocada. Quanto ao bom senso, é sempre relativo. Para a Semapa pode fazer sentido receber dividendos, mesmo que para isso a NVG tenha que contrair dívida. E digo PODE, porque só ela saberá se é de "bom senso" ou não na sua perspetiva. O "bom senso" não é um valor absoluto, depende muito das circunstâncias. :| :| :|
The sense of responsibility in the financial community for the community as a whole is not small. It is nearly nil. ..... So the wise in Wall Street are nearly always silent. The foolish thus have the field to themselves.

John Kenneth Galbraith
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1240
Registado: 29/11/2007 3:40
Localização: Algures no Campo

Re: The Navigator Company - Tópico Geral

por Crissssx » 27/3/2020 13:58

Dchop6 Escreveu:Não sei se as fabricas continuam em processo laboral.. :?


A distribuição de dividendos devia ser cancelada... Espero que em assembleia geral os accionistas maioritários tenham bom senso. :-k


Deviam ser cancelados porque motivo?
A menos que as contas da empresa sejam gravemente afetadas ...caso contrário qual o sentido para os investidores?levar no corpo nas alturas más?
 
Mensagens: 240
Registado: 22/2/2019 14:19

Re: The Navigator Company - Tópico Geral

por Dchop6 » 27/3/2020 12:01

Não sei se as fabricas continuam em processo laboral.. :?


A distribuição de dividendos devia ser cancelada... Espero que em assembleia geral os accionistas maioritários tenham bom senso. :-k
 
Mensagens: 128
Registado: 2/9/2015 11:26

Re: The Navigator Company - Tópico Geral

por bigest » 24/3/2020 13:13

Alguém sabe se as fabricas da navigator estao a trabalhar em pleno ,ou têm restrições?

Força e coragem!
 
Mensagens: 604
Registado: 12/2/2014 14:33

Re: The Navigator Company - Tópico Geral

por Punitor » 23/3/2020 21:04

O tissue representou em 2019 apenas 8% (32 milhões) do volume de negócios da Navigator.
Se deveria ser maior, sem qualquer dúvida. Esse é o caminho e a Navigator irá certamente segui-lo.
Dizerem que o consumo de papel aumentou em 2020, tenho sérias dúvidas: todos os serviços administrativos, não só em Portugal, mas numa boa parte do mundo, estão parados, e são esses serviços os grandes consumidores do papel que a Navigator produz.
Mais de 70% do volume de negócios em 2019 provieram da venda de papel...
Depois, esta pandemia terá impactos na Navigator e é fácil de se entender porquê - dificuldade nas exportações; a paragem de Portugal implicará uma paragem na Navigator também, muitos colaboradores têm filhos e têm de ficar em casa com eles; e as necessidades de papel em tempos virtuais e de teletrabalho serão inferiores.
 
Mensagens: 1387
Registado: 1/11/2015 12:47

Re: The Navigator Company - Tópico Geral

por NirSup » 22/3/2020 20:23

NirSup Escreveu:A NVG detém uma capacidade total de produção de 1,6 milhões de toneladas de papel por ano. E produz, igualmente, 1,6 milhões de pasta branqueada, sendo que 80% desta se destina à produção de papel. Produz, ainda, mas com pouco impacto nas vendas, um produto com futuro promissor: papel tissue.
Em 31/12/2018, a venda do papel tinha um peso de 81,6% nas receitas totais da empresa e o papel tissue um peso de apenas 5,3%.
Com a crise esperada e já sentida para o papel de escrita (em 2018 houve um decréscimo mundial de 5% na procura de papel de escrita) não se pode dizer que o futuro a curto e médio prazo da NVG seja brilhante.
A empresa investiu (e endividou-se concomitantemente) mais de 500 milhões de euros no reforço da sua capacidade de produção de papel (papel de escrita) numa altura em que já se adivinhava um declínio para a procura de papel de escrita.
Terá sido esta uma boa aposta?

_______________
Isto foi escrito. em 20/9/2019., mas mantém-se actual.
Agora, mais do que nunca terá a NVG de mudar de azimute e apostar fortemente no papel tissue com um futuro promissor num mundo cada vez mais descartável após a pandemia que nos assusta a todos.
Boa tarde nas actuais circunstâncias.
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: The Navigator Company - Tópico Geral

por Artista Romeno » 22/3/2020 19:24

miguellene Escreveu:
Artista Romeno Escreveu:
miguellene Escreveu:Olá

Sou novo aqui, mas realmente acho que o tissue se está a gastar em grandes quantidades nos procedimentos de limpeza. Também creio que as embalagens têm ganho com a crise, e o office é desde há muito tempo uma parte menor do negócio.
Não sei é se as fábricas vão estar fechadas muito tempo. Uma paragem tem custos grandes.

MiguelLené

Muito me contas.... Andei anos enganado, vi as fabricas de setubal todas in loco....mas sim a nvg é lider é no tissue....sabem que mais este topico parece o do bcp o comeca a parecer se e isso diz tudo do que vai acontecer a nvg


Toda a bolsa portuguesa se parece com o bcp no passado. O que escapa será a JM, a NOS, a REN. Mas daí a dizer que a navigator está com problemas graves por causa do covid não percebo porquê. O setor está em dificuldades antes da crise por causa do preço da pasta. Esta crise não creio que vá descer a necessidade de papel ou de pasta. Se me disserem que aumentou a procura até posso aceitar, porque as fábricas de todo o mundo vão produzir menos. Mas ao estarem paradas vendem menos. Não sei qual o impacto nas contas... Tudo o resto é uns a puxar para cima e outros para baixo. Só que será que a descida semelhante a outras cotadas (como o próprio bcp, ou galp) se justifica. A correlação entre o que a navigator vende e o bcp vende com o covid parece muito menor. Podes não gostar do setor do papel e até te percebo por isso...

MiguelLené.

Nao gosto nem deixo de gostar...tava te é a dizer assim subtilmente que falas te por falar o core da nvg é office de 1.6 bi de vendas 1.2 é papel escritorio.... Se em x de passares tempo aqui a escrever bla bla fosses ver o rc das empresas era bem mais produtivo ...para ti acredita!
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5385
Registado: 4/4/2014 18:06
Localização: Iberia

Re: The Navigator Company - Tópico Geral

por Artista Romeno » 22/3/2020 14:20

miguellene Escreveu:Olá

Sou novo aqui, mas realmente acho que o tissue se está a gastar em grandes quantidades nos procedimentos de limpeza. Também creio que as embalagens têm ganho com a crise, e o office é desde há muito tempo uma parte menor do negócio.
Não sei é se as fábricas vão estar fechadas muito tempo. Uma paragem tem custos grandes.

MiguelLené

Muito me contas.... Andei anos enganado, vi as fabricas de setubal todas in loco....mas sim a nvg é lider é no tissue....sabem que mais este topico parece o do bcp o comeca a parecer se e isso diz tudo do que vai acontecer a nvg
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5385
Registado: 4/4/2014 18:06
Localização: Iberia

Re: The Navigator Company - Tópico Geral

por bigest » 22/3/2020 11:44

Contudo era melhor que não fosse por este motivo, mas são as contingências da vida!
 
Mensagens: 604
Registado: 12/2/2014 14:33

Re: The Navigator Company - Tópico Geral

por bigest » 22/3/2020 11:42

Bom dia,
Acabei de ler um comunicado da empresa espanhola Ence irmã gemea da Navigator que diz que as vendas de papel tissue subiram 50% e se mais tivesse mais vendia,porque as encomendas são enormes.
Com certeza que com a Navigator se passará o mesmo!
 
Mensagens: 604
Registado: 12/2/2014 14:33

Re: The Navigator Company - Tópico Geral

por artista_ » 21/3/2020 19:54

Laribau Escreveu:
Gonee111 Escreveu:Nirv, existe muitas acções na bolsa, milhares, muitas iguais, mas muitas diferentes.
Cada com o seu espaço em portfolios diferentes, dependendo do objectivo.

Todas tem espaço para existir, incluindo as que distribuem dividendos. (O problema é quando distribuem o que não têm)


Na análise desta cotada não pode excluir-se o fato de a mesma ser dominada por um grupo económico a cuja estratégia está subordinada. É o posicionamento da NVG no portfolio da Semapa que dita a forma como estrutura o seu balanço e determina a alocação dos recursos gerados pela NVG entre a própria NVG e a Holding. A NVG é uma peça da engrenagem, não é a engrenagem. As suas politicas (incluindo Dívida e Dividendos) estarão sempre subordinadas às necessidades da Semapa e não podem ser equacionadas como se a mesma tivesse o seu capital disperso por um grande número de acionistas e não dependente de nenhum deles individualmente. O que é certo ou errado na NVG tem que ser visto numa perspetiva de conjunto, não numa ótica "Stand Alone".

Claro está que isto sou eu a pensar, mas provavelmente penso mal... :-k :-k :-k


Eu acho que estás a pensar bem... o problema, do ponto de vista do pequeno acionista, é que os interesses da semapa serão muitas vezes diferentes dos seus, sobretudo na questão do endividamento e distribuição de dividendos... e são coisas como estas que, desde há muitos anos, descredibilizam a bolsa portuguesa. Obviamente que haverá noutros países situações destas que não são ilegais, mas Portugal tem um mercado muito pequeno com poucos títulos, quando na maioria deles se vêm interesses externos (incluíndo políticos) a condicionar enormemente a gestão das empresas... do que é que estão à espera!? :roll:
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

Re: The Navigator Company - Tópico Geral

por Laribau » 21/3/2020 19:07

Gonee111 Escreveu:Nirv, existe muitas acções na bolsa, milhares, muitas iguais, mas muitas diferentes.
Cada com o seu espaço em portfolios diferentes, dependendo do objectivo.

Todas tem espaço para existir, incluindo as que distribuem dividendos. (O problema é quando distribuem o que não têm)


Na análise desta cotada não pode excluir-se o fato de a mesma ser dominada por um grupo económico a cuja estratégia está subordinada. É o posicionamento da NVG no portfolio da Semapa que dita a forma como estrutura o seu balanço e determina a alocação dos recursos gerados pela NVG entre a própria NVG e a Holding. A NVG é uma peça da engrenagem, não é a engrenagem. As suas politicas (incluindo Dívida e Dividendos) estarão sempre subordinadas às necessidades da Semapa e não podem ser equacionadas como se a mesma tivesse o seu capital disperso por um grande número de acionistas e não dependente de nenhum deles individualmente. O que é certo ou errado na NVG tem que ser visto numa perspetiva de conjunto, não numa ótica "Stand Alone".

Claro está que isto sou eu a pensar, mas provavelmente penso mal... :-k :-k :-k
The sense of responsibility in the financial community for the community as a whole is not small. It is nearly nil. ..... So the wise in Wall Street are nearly always silent. The foolish thus have the field to themselves.

John Kenneth Galbraith
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1240
Registado: 29/11/2007 3:40
Localização: Algures no Campo

Re: The Navigator Company - Tópico Geral

por Gonee111 » 20/3/2020 13:01

Nirv, existe muitas acções na bolsa, milhares, muitas iguais, mas muitas diferentes.
Cada com o seu espaço em portfolios diferentes, dependendo do objectivo.

Todas tem espaço para existir, incluindo as que distribuem dividendos. (O problema é quando distribuem o que não têm)
 
Mensagens: 499
Registado: 4/2/2014 15:24

Re: The Navigator Company - Tópico Geral

por NirSup » 20/3/2020 10:03

Nem tudo o que parece é

Dizem alguns, e com alguma razão, que uma empresa que distribua regularmente dividendos será sempre a empresa preferida de muitos investidores. Não discuto isso.
Olham para uma empresa cotada como se fosse uma obrigação ou um certificado de aforro. Tudo bem.
Mas a bolsa e as ações cotadas em bolsa é bem mais do que isso. Quem investe em bolsa, com todos os riscos inerentes, não corre atrás do dividendo mas atrás das mais valias. Como é o meu caso.
E para conseguires gordas mais valias duma empresa cotada em bolsa não olhes para os dividendos que paga, para o EBITDA que gera ou para a dívida que tem. Nem sequer para os resultados obtidos.
O que conta para a valorização em bolsa são as expectativas de crescimento futuro, as expectativas do crescimento exponencial das vendas.
Exemplos: Tesla, Orsted, com projetos faraónicos de energias renováveis offshore, e outras acima referidas.
By Nirvana
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: The Navigator Company - Tópico Geral

por Punitor » 20/3/2020 3:22

Não há empresa nenhuma que consiga segurar o seu valor em bolsa neste momento com os dividendos por muito bons que sejam.
Porquê?
Porque elas irão distribuir riqueza num cenário de recessão e pobreza que irá impactá-las já nos próximos resultados e na próxima distribuição de dividendos.
 
Mensagens: 1387
Registado: 1/11/2015 12:47

Re: The Navigator Company - Tópico Geral

por NirSup » 18/3/2020 21:19

artista_ Escreveu: ... as empresas só deviam distribuir dividendos se não tiverem outra forma mais rentável de usar esse capital, digamos que sou mais radical nisto que tu! :wink:


Caro artista,
Absolutamente de acordo. E quando isso acontece é muito mau sinal. Qual será o futuro da empresa daqui a meia dúzia de anos, pergunto eu? Muitas vezes, nem ela acredita nela própria.
Veja-se o caso da EDPR que aproveita todos os tostões para investir em novos projetos. Essa é a pequena grande diferença em relação a outras cotadas. E o mercado bate palmas.
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: The Navigator Company - Tópico Geral

por artista_ » 18/3/2020 19:28

PXYC Escreveu:
artista_ Escreveu:Bom, convém é analisar as coisas da mesma perspetiva. Independentemente da dívida não ser alta, aumentou ou não nos últimos anos? Está ou não está no relatório de contas que uma das justificações do aumento da dívida foi o pagamento de dividendos? Neste contexto pergunto-te, se tiveres uma pequena empresa, vais aumentar o endividamento da mesma para dares dinheiro aos donos (acionistas), sendo que eles terão de pagar impostos e comissões desses dividendos?! Para debatermos o que quer que seja temos de responder ao que nos perguntam e não andar às voltas para falar de outras coisas!


artista_, respondi a essa questão por 2x nos últimos posts:
PXYC Escreveu:Nota: eu não defendo payouts superiores a 80%, e parece-me acertado decidir não pagar dividendo para investir e crescer, agora, no caso da Navigator não tenho nada a criticar na politica dividendos até 2018 e era a isso que me referia.

PXYC Escreveu:Mas ok isto não é preto e branco, como referi atrás também defendo um payout sempre inferior a 80% dos resultados, pelo que endividar-se para poder pagar dividendos é algo a que obviamente me oponho na gestão recente desta empresa.


cada qual com a sua opinião, eu já expliquei a minha e nao tenho nada a acrescentar, cumps! :wink:


Ok, eu depreendi que quando te referiste ao pagamento dos dividendos até 2018 te referias aos pagos em 2019, em que a empresa já se endividou para os poder distribuir!? Se não foi isso, fui eu que percebi mal e temos opiniões não muito distintas... a única diferença é que eu acho que as empresas só deviam distribuir dividendos se não tiverem outra forma mais rentável de usar esse capital, digamos que sou mais radical nisto que tu! :wink:
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Alfa Trader, Bing [Bot], Garfield, Google Adsense [Bot], icemetal, iniciado1, Jota F, malakas, MR32, Musus, PAULOJOAO, pbasto, peterteam2, SalvaFP, Shimazaki_2, VALHALLA e 165 visitantes