Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

The Navigator Company - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: The Navigator Company - Tópico Geral

por PXYC » 18/3/2020 19:04

artista_ Escreveu:Bom, convém é analisar as coisas da mesma perspetiva. Independentemente da dívida não ser alta, aumentou ou não nos últimos anos? Está ou não está no relatório de contas que uma das justificações do aumento da dívida foi o pagamento de dividendos? Neste contexto pergunto-te, se tiveres uma pequena empresa, vais aumentar o endividamento da mesma para dares dinheiro aos donos (acionistas), sendo que eles terão de pagar impostos e comissões desses dividendos?! Para debatermos o que quer que seja temos de responder ao que nos perguntam e não andar às voltas para falar de outras coisas!


artista_, respondi a essa questão por 2x nos últimos posts:
PXYC Escreveu:Nota: eu não defendo payouts superiores a 80%, e parece-me acertado decidir não pagar dividendo para investir e crescer, agora, no caso da Navigator não tenho nada a criticar na politica dividendos até 2018 e era a isso que me referia.

PXYC Escreveu:Mas ok isto não é preto e branco, como referi atrás também defendo um payout sempre inferior a 80% dos resultados, pelo que endividar-se para poder pagar dividendos é algo a que obviamente me oponho na gestão recente desta empresa.


cada qual com a sua opinião, eu já expliquei a minha e nao tenho nada a acrescentar, cumps! :wink:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 554
Registado: 13/10/2014 16:44

Re: The Navigator Company - Tópico Geral

por artista_ » 18/3/2020 18:39

PXYC Escreveu:Nos dois últimos anos a Navigator aumentou a sua capacidade de produção de tissue e de papel de escrita. Portanto, isto não é a minha opinião, mas é um facto: o pagamento de dividendos não tem impedido a Navigator de investir ou crescer.

Em 2019 a Navigator também comprou acções próprias (um conceito diferente de buyback) a um preço bastante superior à cotação actual, analisem vocês se foi boa decisão ou não. Os estudos apontam de que o buyback tem bons resultados a longo prazo apenas e quando a cotação está undervalued, e isto já é a minha opinião: a vossa defesa do buyback neste caso é puro enviesamento ideológico politico/fiscal, porque a Navigator nao estava undervalued em 2018/2019. O rácio net debt/ebitda da Navigator também não é nada por aí além, pelo que a Navigator nao precisa pagar dívida.


Bom, convém é analisar as coisas da mesma perspetiva. Independentemente da dívida não ser alta, aumentou ou não nos últimos anos? Está ou não está no relatório de contas que uma das justificações do aumento da dívida foi o pagamento de dividendos? Neste contexto pergunto-te, se tiveres uma pequena empresa, vais aumentar o endividamento da mesma para dares dinheiro aos donos (acionistas), sendo que eles terão de pagar impostos e comissões desses dividendos?! Para debatermos o que quer que seja temos de responder ao que nos perguntam e não andar às voltas para falar de outras coisas!

Concordo com a parte em que dizes que a empresa tem de avaliar, em cada caso, o que mais se justifica. E, nesse pressuposto, avaliar se as cotações da empresa justificam mais a compra de ações, o pagamento de dívida ou outra operação qualquer. Sendo que admito que haja situações em que se chegue à conclusão que distribuir dividendos seja o mais indicado. Como disse no início, parece-me é que a obsessão com os dividendos é ilusória! O caso do que aconteceu com a PT, ou Pharol é um bom exemplo disso!
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

Re: The Navigator Company - Tópico Geral

por PXYC » 18/3/2020 16:42

Nos dois últimos anos a Navigator aumentou a sua capacidade de produção de tissue e de papel de escrita. Portanto o pagamento de dividendos não tem impedido a Navigator de investir ou crescer.

Em 2019 a Navigator também comprou acções próprias a um preço bastante superior à cotação actual, analisem vocês se foi boa decisão ou não. Os estudos apontam de que o buyback tem bons resultados a longo prazo apenas e quando a cotação está undervalued, e na minha opinião a Navigator nao estava undervalued em 2018/2019. O rácio net debt/ebitda da Navigator também não é nada por aí além, pelo que a Navigator nao precisa pagar dívida.
Honestamente eu sinto que a vossa defesa do buyback tem um bocadinho de enviesamento ideológico politico/fiscal.

Mas ok isto não é preto e branco, como referi atrás também defendo um payout sempre inferior a 80% dos resultados, pelo que endividar-se para poder pagar dividendos é algo a que obviamente me oponho na gestão recente desta empresa. Além disso, o sector do papel está em transformação, aparte a transformação interna que o accionista maioritário está a sofrer pela morte do chefe de família (o qual sinceramente não sei que efeitos terá nas empresas que controla, em particular a Navigator), pelo que há aqui muitas variáveis com as quais ter cuidado e que apareceram há pouco tempo, mas de novo volto a repetir a minha opinião de que que até 2018 não foi o pagamento de dividendos que impediu a Navigator de crescer, e para o futuro, dentro de todas as variáveis que enunciei, não será a política de dividendos aquela que terá mais impacto..
Editado pela última vez por PXYC em 23/3/2020 18:07, num total de 1 vez.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 554
Registado: 13/10/2014 16:44

Re: The Navigator Company - Tópico Geral

por Artista Romeno » 18/3/2020 8:06

Uma empresa long run so cresce se reinveste na sua atividade produtiva! Ai cresce se gerir bem...depois se nao fizer isso pode abater divida k pode nao criar valor mas tende a melhorar o eps, pode comprar acoes proprias que ao reduzir o numero aumenta o eps! E distribuir dividendos aumenta o eps long run? Como se as acoes sao as mesmas e a empresa nao reinvestiu para expandir! Deixei vos andar andar ate chegarem ao estado pescada rabo na boca
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5385
Registado: 4/4/2014 18:06
Localização: Iberia

Re: The Navigator Company - Tópico Geral

por artista_ » 18/3/2020 3:14

PXYC Escreveu:Porque prefiro que o EPS aumente porque os resultados da empresa cresceram de facto, e porque instintivamente me parece uma trafulhice que em nada beneficia a empresa em si nem o país. Além disso permite a quem está a longo prazo reinvestir noutras acções e diversificar a carteira, afinal a recompra apenas tem efeito na propria acção e eu sei lá se esses efeitos se vão manter daqui a 10 ou 15 anos.


Embora muitos investidores vejam a coisa assim, é ilusória, na realidade se a empresa comprar ações todo o dinheiro da eventual distribuição fica na empresa, e esta vale mais esse valor, se distribuir dividendos esse valor não fica todo nos acionistas, uma parte vai para o estado, outra para os intermediários que cobram as comissões... poderá ainda ser uma boa opção usar o dinheiro, que seria distribuido em dividendos, para reduzir a dívida, sobretudo se a empresa tiver créditos com juros elevados. Mas o que vemos é algumas empresas a endividar-se para distribuir dividendos, uma perfeita palermice, na prática, o que estão a fazer é a obrigar os acionistas a endividarem-se e, ainda por cima, a pagarem impostos e comissões sobre esse endividamento... mas ha muitos que gostam disso assim, porque recebem uns trocos todos os anos, nas cotações levam porrada a torto e a direito, mas todos os anos pingam os trocos e eles ficam contentes!

PXYC Escreveu:E a questão dos impostos é como os salarios, quando tens um aumento e por azar isso te faz subir de escalão não é ao teu patrão que tens de culpar.


Em rendimentos do trabalho não podes fugir... a não ser que faças uma trafulhice, recebes uma parte por fora, ou trabalhas de forma ilegal. Mas neste caso a opção de rendimentos de capital não é obrigatória e as alternativas que referi atrás não são ilegais, são apenas opções diferentes.

PXYC Escreveu:Nota: eu não defendo payouts superiores a 80%, e parece-me acertado decidir não pagar dividendo para investir e crescer, agora, no caso da Navigator não tenho nada a criticar na politica dividendos até 2018 e era a isso que me referia.


Se olhares para os resultados de 2019 podes verificar que está lá escrito que uma das razões do aumento da dívida deveu-se ao pagamento de dividendos... sinceramente não consigo encontrar muita coisa que seja mais descabida na gestão de uma empresa!
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

Re: The Navigator Company - Tópico Geral

por PXYC » 18/3/2020 1:01

rg7803 Escreveu:
PXYC Escreveu:
Prefiro mil vezes que distribuam lucros como dividendos a que usem esses lucros para recomprar acções como nos states.


Porquê?


Porque prefiro que o EPS aumente porque os resultados da empresa cresceram de facto, e porque instintivamente me parece uma trafulhice que em nada beneficia a empresa em si nem o país. Além disso permite a quem está a longo prazo reinvestir noutras acções e diversificar a carteira, afinal a recompra apenas tem efeito na propria acção e eu sei lá se esses efeitos se vão manter daqui a 10 ou 15 anos.

E a questão dos impostos é como os salarios, quando tens um aumento e por azar isso te faz subir de escalão não é ao teu patrão que tens de culpar.

Nota: eu não defendo payouts superiores a 80%, e parece-me acertado decidir não pagar dividendo para investir e crescer, agora, no caso da Navigator não tenho nada a criticar na politica dividendos até 2018 e era a isso que me referia.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 554
Registado: 13/10/2014 16:44

Re: The Navigator Company - Tópico Geral

por Goya777 » 18/3/2020 0:51

Mas a Navigator não vende na sua maioria papel de escritório? Tissue não é relativamente pouco?
 
Mensagens: 2755
Registado: 17/7/2014 22:33

Re: The Navigator Company - Tópico Geral

por EuRico$ » 18/3/2020 0:35

Historicamente, com a ressalva que posso estar enganado, creio que as empresas que reinvestem o lucro, seja através de recompra de acções ou reinvestimento, ao invés de distribuição de dividendos, crescem mais em valor que as restantes. Que é como quem diz, "engordam".

E no seguimento de um comentário anterior, com a quantidade de papel higiénico que tem desaparecido das prateleiras dos super e hipermercados, será a Navigator, a par da Renova e outras que tais, beneficiária de tal situação?
 
Mensagens: 19
Registado: 28/3/2009 2:16
Localização: 16

Re: The Navigator Company - Tópico Geral

por Artista Romeno » 18/3/2020 0:05

rg7803 Escreveu:
PXYC Escreveu:
Prefiro mil vezes que distribuam lucros como dividendos a que usem esses lucros para recomprar acções como nos states.


Porquê?

Sim é que a recompra de acoes é fiscalmente eficiente....eu cá nao gosto de dar ao estado...mas há quem goste!
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5385
Registado: 4/4/2014 18:06
Localização: Iberia

Re: The Navigator Company - Tópico Geral

por rg7803 » 17/3/2020 23:22

PXYC Escreveu:
Prefiro mil vezes que distribuam lucros como dividendos a que usem esses lucros para recomprar acções como nos states.


Porquê?
“Buy high, sell higher...”.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4196
Registado: 1/5/2008 23:09
Localização: Almada.

Re: The Navigator Company - Tópico Geral

por PXYC » 17/3/2020 23:16

Nunca me senti culpado por receber dividendos da Navigator, isso não tem impedido a empresa de construir novas fabricas, modernizar outras, nem de investir em novos sectores (ex tissue).

Prefiro mil vezes que distribuam lucros como dividendos a que usem esses lucros para recomprar acções como nos states.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 554
Registado: 13/10/2014 16:44

Re: The Navigator Company - Tópico Geral

por Flav » 17/3/2020 12:02

Sempre a mesma resposta, lol. Não existe apenas a Amazon e a Google nos mercados.... e já dizia la palice não há regra sem exceção.
 
Mensagens: 368
Registado: 13/1/2017 13:00

Re: The Navigator Company - Tópico Geral

por Artista Romeno » 17/3/2020 11:58

Flav Escreveu:Esta conbersa de que não é importante às empresas distribuir dividendos, não tem ponta por onde se le pegue, lol. Só se for na Roménia, lol. Q ue outra forma mais evidente para o investidor que não é um expert dos mercados ( como parece que são alguns foristas) existe para o incentivar a comprar as suas ações numa perspetiva de médio/longo prazo?? Há muita gente que não pode estar diariamente em frente de um computador a seguir a evolução das ações e as empresas que têm bons fundamentais e distribuem dividendos (após lucros) são e serão as mais apetecíveis.
Neste caso o setor das papeleiras pode vir a ter benefícios ... com o açambarcamento do papel, lol, e com a tendência a utilizar cada vez mais paplel em muitas atividades.

Crescimento dos lucros...uma empresa so deve distribuir a maluca dividendos a maluca se nao tiver oportunidades de crescimento...vejam la o payout ratio da lvmh inditex adidas google facebook amazon? É alto?
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5385
Registado: 4/4/2014 18:06
Localização: Iberia

Re: The Navigator Company - Tópico Geral

por Flav » 17/3/2020 11:55

Esta conbersa de que não é importante às empresas distribuir dividendos, não tem ponta por onde se le pegue, lol. Só se for na Roménia, lol. Q ue outra forma mais evidente para o investidor que não é um expert dos mercados ( como parece que são alguns foristas) existe para o incentivar a comprar as suas ações numa perspetiva de médio/longo prazo?? Há muita gente que não pode estar diariamente em frente de um computador a seguir a evolução das ações e as empresas que têm bons fundamentais e distribuem dividendos (após lucros) são e serão as mais apetecíveis.
Neste caso o setor das papeleiras pode vir a ter benefícios ... com o açambarcamento do papel, lol, e com a tendência a utilizar cada vez mais paplel em muitas atividades.
 
Mensagens: 368
Registado: 13/1/2017 13:00

Re: The Navigator Company - Tópico Geral

por 5640533 » 17/3/2020 1:44

Ok, Artista Romeno. Ninguém neste mundo quer dividendos. Está bem assim?
 
Mensagens: 1974
Registado: 29/11/2007 1:36
Localização: 4

Re: The Navigator Company - Tópico Geral

por Artista Romeno » 16/3/2020 20:16

5640533 Escreveu:Ok. Regra geral.
Nao as empresas precisam e de alocar o capital eficazmente para criar valor para os seus donos! Por isso é que a romenia é a romenia se dao dividendos crescem com cuspe?
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5385
Registado: 4/4/2014 18:06
Localização: Iberia

Re: The Navigator Company - Tópico Geral

por 5640533 » 16/3/2020 1:02

Ok. Regra geral.
 
Mensagens: 1974
Registado: 29/11/2007 1:36
Localização: 4

Re: The Navigator Company - Tópico Geral

por Artista Romeno » 15/3/2020 17:34

5640533 Escreveu:Todas as empresas precisam de dar bons dividendos aos seus donos.

Na romenia, a google da dividendos, a berkshire?
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5385
Registado: 4/4/2014 18:06
Localização: Iberia

Re: The Navigator Company - Tópico Geral

por 5640533 » 15/3/2020 15:00

Todas as empresas precisam de dar bons dividendos aos seus donos.
 
Mensagens: 1974
Registado: 29/11/2007 1:36
Localização: 4

Re: The Navigator Company - Tópico Geral

por Artista Romeno » 14/3/2020 23:25

xxx...talha bestas...xxx Escreveu:
RenatormbCarvalho Escreveu:
Vou deixar o tempo dar-te resposta a todas essas questões :wink:


e a Mota também ia aos €4 :mrgreen:

esta tal como mencionei há um par de meses atrás, serão o novo “tiro no pé”, tal como os Ctt o foram em 2017

Ate que enfim concordo com o que dizes! O pior e que os ctt vao continuar a ser um tiro no pe...mas esta e altri uiiii
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5385
Registado: 4/4/2014 18:06
Localização: Iberia

Re: The Navigator Company - Tópico Geral

por artista_ » 28/2/2020 20:04

Dchop6 Escreveu:Os mercados estão loucos e não pode ser justificado pelo coronavirus. O vírus tem menos efeitos que uma gripe normal, as pessoas que não estão a aguentar são as mais idosas. A estatística é muito idêntica a uma gripe normal. Não estou a perceber o alarme social que estão a levantar. :wall:


Se acreditas mesmo nisso tens aqui uma excente oportunidade de entrada. Os mercados são assim, sobem e descem, a capacidade de aproveitar estes movimentos é a que define o nosso sucesso, seja qual for o método de análise e a estatégia que usamos.
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

Re: The Navigator Company - Tópico Geral

por Goya777 » 28/2/2020 16:17

Dchop6 Escreveu:Os mercados estão loucos e não pode ser justificado pelo coronavirus. O vírus tem menos efeitos que uma gripe normal, as pessoas que não estão a aguentar são as mais idosas. A estatística é muito idêntica a uma gripe normal. Não estou a perceber o alarme social que estão a levantar. :wall:


Os efeitos na economia são óbvios. Justificados ou não. Mas que o consumo e produção industrial vao cair no primeiro trimestre do ano é óbvio. E na Navigator parece-me que vai levar a uma recuperação mais lenta do preço da pasta.

Neste momento o DY está a 10%. Mas para o ano este preço pode significar 5%...
 
Mensagens: 2755
Registado: 17/7/2014 22:33

Re: The Navigator Company - Tópico Geral

por Dchop6 » 28/2/2020 11:46

Os mercados estão loucos e não pode ser justificado pelo coronavirus. O vírus tem menos efeitos que uma gripe normal, as pessoas que não estão a aguentar são as mais idosas. A estatística é muito idêntica a uma gripe normal. Não estou a perceber o alarme social que estão a levantar. :wall:
 
Mensagens: 128
Registado: 2/9/2015 11:26

Re: The Navigator Company - Tópico Geral

por Punitor » 28/2/2020 0:37

As papeleiras costumam ser muito reativas a fatores externos...
Esta anda a ver se não cai mais por aí além..., mas se for arrastada, cai mais ainda. Há sempre margem para cair mais...
Cheira-me que este fundo será inferior ao de agosto...
E da maneira como o mercado está
 
Mensagens: 1387
Registado: 1/11/2015 12:47

Re: The Navigator Company - Tópico Geral

por Dchop6 » 26/2/2020 16:07

Será que vai aliviar? :shock:
 
Mensagens: 128
Registado: 2/9/2015 11:26

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Goya777, joao garcao, latbal, Opcard, PAULOJOAO, pbasto, Shimazaki_2, trend=friend, VALHALLA, yggy e 176 visitantes