Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

ações cipan

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: ações cipan

por virgolean » 24/7/2017 13:01

Ainda não percebi bem qual a posição da Chartwell Actives do meio disto tudo. Parece que estão a disparar baterias para todas as direcções. Um facto parece ser real: querem produzir. O quê? onde?

Vejam isto:

http://saudeonline.pt/2017/06/08/empres ... anta-iria/

Quanto a interacções entre ambas as empresas pode ser complicado. Podem ser concorrentes no mercado e existe alguma fricção entre ambas com a saída dos técnicos.

Quanto à Cipan parece que a Nestlé saiu mesmo. Esse projecto acabou.
 
Mensagens: 9
Registado: 16/6/2017 12:42

Re: ações cipan

por Ingenting » 24/7/2017 10:52

Alguém sabe em quanto ficou a participação da Chartwell depois destas trocas e baldrocas todas? O facto da Chartwell Actives ter-se instalado em Portugal no Solvay Business Park para desenvolver a sua actividade de genéricos não irá potenciar as vendas da CIPAN a esta? Qual é a vossa opinião? As acções da CIPAN têm andado um pouco mornas.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 394
Registado: 11/4/2017 23:13

Re: ações cipan

por Dr Tretas » 13/7/2017 12:47

Bom, resta ir seguindo a novela :-k

Essas 400k que foram vendidas na OPA, só visto :roll: claro que deve haver marosca, mas isso já houve em todo o processo, quer dizer, os espanhóis compraram por 14c, que é relativamente ridículo :lol: :lol:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2826
Registado: 29/10/2013 12:15
Localização: Almada City

Re: ações cipan

por virgolean » 13/7/2017 11:46

Caro Tretas, agora já foste mais aberto com a tua visão. Agradeço. Apesar de poder divergir na opinião, mas isso é o que torna isto interessante.

Se acho que o americano não sabe o que faz? Acho que sabe, aliás uma pequena busca de internet mostra que a Chartwell trabalha com tetraciclinas, por exemplo, e a Cipan tem potencial aí...

Insiders e fontes de informação: oiço o que me dizem sem olhar a cor ou partido. Vou filtrando a bilis :wink:

Nota: também ouço da Hovione, não é só da Cipan...

Se os espanhóis tiverem capacidade de trazer negócio talvez concorde com a tua análise. Mas é um se...

Alguém sabe se o projecto da Nestlé se manteve... desse ainda não ouvi nada!!

Bottom line, continuo a ter dúvidas da capacidade dos espanhóis de virarem a direção das coisas. Apesar de concordar com a tua análise que a mudança de gestão promete e que são distribuidores com potenciais contactos, desconfio da sua capacidade de gestão de uma fabrica daquelas dimensões após a saída de tamanha quantidade de pessoas que controlariam os processos. Ou seja, ainda gostava de ter vendido a 45 cent...

Nota 2: Suminvestido - É estranho sem dúvida, mas soa-me a caldinho...
 
Mensagens: 9
Registado: 16/6/2017 12:42

Re: ações cipan

por suminvestido » 13/7/2017 10:32

Não dá para entender o comportamento de certos accionistas da Cipan, titulo de baixíssima liquidez e onde só entrou quem deveria saber muito bem onde se estava a meter.Como é possível vender 397.853 acções na OPA da Lusosuan a 0.16 € quando o mercado já estava a pagar acima daquele valor desde 30/06/2017?A revogação das ordens de venda nesta Opa era até às 15 horas do dia 06/07.Que investidores são estes?preferem vender por 0,16 € do que a 0,30 €? Tudo isto é muito estranho.
 
Mensagens: 859
Registado: 15/1/2008 23:45

Re: ações cipan

por Dr Tretas » 7/7/2017 12:52

A Cipan não é a única produtora de APIs em Portugal, existe também a Hovione. Basta comparar a história destas empresas para perceber a diferença que a gestão pode fazer...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2826
Registado: 29/10/2013 12:15
Localização: Almada City

Re: ações cipan

por Ingenting » 7/7/2017 12:45

Por alguma razão a OPA da Chartwell falhou. Como não acredito que todos os investidores tenham sofrido um estado de letargia absoluto, a única explicação que encontro é que estes reconhecem o potencial de valorização da mesma. Uma empresa que produz antibióticos se for minimamente bem gerida não terá grandes problemas em aumentar a sua facturação. Creio que é a única empresa portuguesa produtora de ingredientes farmacêuticos activos. Isso confere-lhe um potencial interessante ao nível da exportação. Parece-me que continua a ser transaccionada por preços interessantes e, portanto, afigura-se como um activo de baixo risco. Mas isto é apenas a minha intuição a falar.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 394
Registado: 11/4/2017 23:13

Re: ações cipan

por Dr Tretas » 7/7/2017 11:28

Não sou vidente, e a Cipan não chega a 10% da minha carteira. Claro que há muito risco, mas estou disposto a corrê-lo. Pelos vistos o Americano também estava disposto, visto que oferece os 45c. Achas que não sabe o que faz? Será que informações de insiders que agora trabalham para a Chartwell são fiáveis (não digo que sejam essas as tuas fontes, mas arriscava o palpite...)? Convém-lhes desvalorizar a empresa, como é óbvio, para comprar as acções dos "queimados" por 20 anos de decadência da Cipan, por aumentos de capital, por falhanços... Olha, hoje lá foram mais 200k a 25c, a coisa está a resultar, pelos vistos :roll:

A minha tese é simples. Embora a Cipan se tenha dedicado à produção de produtos mais ou menos obsoletos, isso deve-se a decisões de gestão e má prospecção de mercado. A empresa tem instalações que lhe permitem produzir quer produtos de fermentação, quer sintéticos, ou seja, podem produzir basicamente qualquer API, mesmo complexos produtos biotecnológicos tal como o projecto da Nestlé. Da mesma forma poderiam produzir vacinas ou anticorpos monoclonais, produtos com valor. Tinham era que se mexer e ir procurar clientes, coisa que já vi, não era o forte da gestão anterior. A esperança que tenho é que os espanhóis, como são distribuidores, tenham uma rede de contactos que vá suprir esta falha da Cipan.

Aliás as tetraciclinas nem sequer estão completamente obsoletas, estiveram décadas sem grande desenvolvimento mas ultimamente têm aparecido umas novidades, por exemplo a eravaciclina que está em desenvolvimento.

Bom. Imagina um volume de negócios de 11 milhões por ano e margem de lucro de 10%. Isto é um sonho inantingível? Não me parece. Dava um lucro de 1,1 milhões por ano que facilmente justificaria os 45c (market cap de 11 milhões, PER de 10).

Edit: podes dizer "Ah, mas esse potencial sempre lá esteve e nada!". Pois, só que a gestão mudou, e isso faz a diferença, é o que me motiva a arriscar desta vez. É que, eu sigo a Cipan à 15 anos ou mais e nunca tive vontade de entrar, antes.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2826
Registado: 29/10/2013 12:15
Localização: Almada City

Re: ações cipan

por virgolean » 6/7/2017 23:42

Sinceramente podes anexar-me à novela / conspiração que quiseres, americano, espanhol, australiano, ...

Eu estou aqui para comentar numa oportunidade perdida de vender a 45 cent. E ainda acrescento que informação é fácil de obter e vou provar: A Cipan foi sempre mal gerida. Mesmo com essa má gestão mantém um membro dos maus gestores na ADM. Saíram 16 técnicos superiores (fonte: relatório Cipan 2016) - e não me digas que isso não tem impacto. Têm problemas ambientais, que normalmente são um bocadinho caros de resolver (fonte: relatório Cipan 2016). Tiveram um grande ano devido à venda de Tetraciclina em 2015 mas prevêm só voltar a vender em 2018 (fonte: relatório Cipan 2016). Este produto está longe do seu auge e há outros players no mercado (chineses, coreanos, por exemplo). Os restantes produtos da Cipan estão na mesma "cama" em termos de idade e potenciais concorrentes. Quanto a inovação tens o contrato com os tais dinamarqueses patrocinados pela Nestlé e que termina agora. Há renovação? não ouvi nada ... (fonte: relatório Cipan 2016). Sem dúvida a Cipan é uma empresa com potencial, mas também era o Dani, foi para o Ajax e virou modelo, nunca chegou a lado nenhum. Potencial não é nada se não o realizares. Isto é tudo informação pública e muita do teu ramo como dizes. Se não a vês é porque não queres ou tens uma agenda com outros interesses. Se tenho inside info? Talvez, mas não sou mauzão como disseste, simplesmente faço tuas as minhas palavras: "não assinei nenhum acordo de confidencialidade, mas ainda assim não vou relatar tudo num fórum público".

Agora que já apresentei as minhas razões por estar chateado por não ter vendido as minhas poucas ações a 45 cent. explica lá as tuas razões para acreditares que estas ações ainda vão valer 45 ou mais. Estou ansioso pela tua clarividência...
 
Mensagens: 9
Registado: 16/6/2017 12:42

Re: ações cipan

por Dr Tretas » 6/7/2017 17:27

ARNOY Escreveu:Tretas as informações não são secretas é preciso falar com as pessoas certas e tu não sabes quem são essas pessoas é só isso


Eh pá, se calhar só andas a falar com o pessoal que saiu da Cipan. Aí não aprendes nada, esses acham que a empresa sem eles implode :lol: :lol: :lol:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2826
Registado: 29/10/2013 12:15
Localização: Almada City

Re: ações cipan

por ARNOY » 6/7/2017 16:52

Boa sorte e tudo de bom
Editado pela última vez por ARNOY em 6/7/2017 17:28, num total de 1 vez.
 
Mensagens: 45
Registado: 28/7/2010 10:46
Localização: 16

Re: ações cipan

por Dr Tretas » 6/7/2017 16:36

Eh pá, Rolling, os tipos estão a multiplicar-se, agora já são 3 :!: :lol: :lol: :lol:
Têm "informações secretas" sobre a destruição da Cipan pelos espanhóis e não querem partilhar com o pessoal, mauzões :!:

Entretanto a cotação vai subindo. O americano está impaciente para comprar, enfim, é americano, tudo sem finesse nenhuma :roll:
Não é assim que se faz, pá. Depois de uns dias de puxada, há que aproveitar a 6ª feira para causar uma boa queda, para assustar o pessoal para o fds, já deviam ter começado hoje por causa dos limites do mercado de leilão. Depois, na semana que vem, veriam que já tinham mais vendedores. É assim que se vai acumulando sem pagar tanto.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2826
Registado: 29/10/2013 12:15
Localização: Almada City

Re: ações cipan

por Legolas » 6/7/2017 15:56

Tretas e Rolling. Vocês estão tão enganados que até dói! Vamos dar tempo ao tempo... Virgolean, acho que está a tocar na ferida...
Vamos dar tempo ao tempo...boa sorte e bons negócios...
 
Mensagens: 6
Registado: 29/11/2007 9:40
Localização: Paris

Re: ações cipan

por virgolean » 6/7/2017 15:49

O Dr. Tretas disse uma coisinha muito acertada "sei muito bem qual é o potencial, se for bem gerida" e o "se" é a coisinha mais importante. Aquilo (Cipan) sempre aparentou ser mal gerido desde há muito. E depois da compra pelos espanhóis ainda ficam lá gestores do antigamente... E parece que mandaram embora alguns técnicos com anos de casa... enfim, não me parece que volte a ter oportunidade igual, empresa em dificuldades, produtos envelhcidos... tenho pena que a OPA tenha falhado.
 
Mensagens: 9
Registado: 16/6/2017 12:42

Re: ações cipan

por ARNOY » 6/7/2017 15:16

Tretas está a ler mal a informação q dispõe mas n vou fazer mais comentários. O tempo vai-me dar razão quanto á gestão dos espanhóis que é e vai continuar a ser a ruína da empresa
Para o ano voltamos a falar
Bons negócios para todos!
 
Mensagens: 45
Registado: 28/7/2010 10:46
Localização: 16

Re: ações cipan

por rollingsnowball » 6/7/2017 14:08

Top. O melhor negócio que se calhar fizeram na vida foi sem querer e contra vontade. :wall: :wall: assim já começo a perceber o porquê de terem vendido a 0,14€... Dava demasiado trabalho e assim capitalizavam a sorte que tiveram com essa encomenda...


Os espanhóis são capazes de meter isto no sítio, vamos ver... Eu estou a ver de fora
As opiniões traduzem uma interpretação pessoal da realidade não se constituindo como sugestões de investimento. Por serem uma interpretação pessoal, estas opiniões vão obrigatoriamente estar erradas por vezes, pelo que cada um deve efectuar a sua própria análise.
 
Mensagens: 1048
Registado: 13/12/2008 12:42
Localização: 14

Re: ações cipan

por Dr Tretas » 6/7/2017 13:49

Rolling, eu não estou assim tão bem informado sobre a Cipan :mrgreen:
Simplesmente, como opera na minha área de formação, sei muito bem qual é o potencial, se for bem gerida. Tanto me faz que sejam os espanhóis ou os americanos. De qualquer forma, fazer pior do que estava parece-me bem difícil...

As empresas autorizadas pela FDA em PT contam-se pelos dedos de uma mão:
Código: Selecionar todos
Firm Name                                                       Business Operations                     
Bial Portela & Ca., S.A.                                        ANALYSIS;                               
Bluepharma - Industria Farmaceutica, S.A.                       ANALYSIS;MANUFACTURE;PACK               
CIPAN-Companhia Industrial Produtora de Antibióticos, S.A.      API MANUFACTURE;                       
HOVIONE FARMACIENCIA, S.A.                                      ANALYSIS;API MANUFACTURE;MANUFACTURE   
Tecnimede- Sociedade Tecnico-Medicinal, S.A.                    ANALYSIS;                               

Isto aqui o que interessa é "API MANUFACTURE", conforme o que se decide fabricar, a margem pode ir de péssima (uns poucos %) a fabulosa (de fazer inveja a um cartel de droga). Temos cá a Hovione e a Cipan. A Cipan tem feito más escolhas, a Hovione boas escolhas. As capacidades técnicas não são muito diferentes, é uma questão de gestão.

Não sei se já contei, mas lembrei-me de um episódio lá na AG da Cipan, relativo àquela venda milionária de tetraciclina (um "produto tradicional", como aparece no Relatório de Contas) que fizeram à 2 anos.
Ora apareceram uns americanos desesperados pela coisa. Os da Cipan (que pelos vistos não se queriam dar ao trabalho de executar a encomenda :!: :!: :!: ) pediram um preço que achavam absurdo, para ver se o cliente desistia. Só que o cliente aceitou :mrgreen:
Ao que consta tiveram que dar o litro para conseguir executar a encomenda (dizia um executivo da Cipan, com um ar de infelicidade, coitado, tiveram que trabalhar duro, que aborrecido... :!: ) mas lá conseguiram, e daí veio aquele lucro excepcional.

Pronto, é com este género de gestão que estávamos a lidar, que nem sabem avaliar o que produzem :roll: Daí que eu diga que pior é difícil.

Em relação ao tango entre o ARNOY e o Legolas, claro que já tinha reparado, estava só a fazer-me de parvo :mrgreen: é uma estratégia que às vezes resulta, queria que o número continuasse porque estava a achar piada :clap:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2826
Registado: 29/10/2013 12:15
Localização: Almada City

Re: ações cipan

por rollingsnowball » 6/7/2017 11:30

Dr Tretas Escreveu:
Legolas Escreveu:Sim, sem os Americanos o papel dificilmente passaria dos 10c.


Ah, não? Pode-se saber o motivo?

Repara nas horas das postagens deles dois.


Quanto a esta história é demasiado complicado para mim. Parece-me que o suminvestido terá razão na sua perspectiva do que vai aconteçer mas especulação não é o meu forte.

Quanto aos que ficaram tristes por a opa terem falhado, talvez tenham aqui a oportunidade de vender. Ficar irritado por os outros não terem vendido não serve de muito: deviam ter tentado convencer o Dr Tretas e outros que tais enquanto era tempo... Só que não iam conseguir porque ele (e outros como ele provavelmente também) está muito melhor informado sobre a cipan.

Eu sinceramente fico de fora, tinha uma tese de entrada, vendi na subida e comprei algumas depois na descida (pós anúncio da OPA)

Entretanto saíram os resultados anuais que, embora me tenham dado algumas perspectivas futuras, não validaram a minha tese inicial. Por outro lado os auditores colocaram o preço da OPA obrigatória bastante abaixo do que esperava). A questão era agora: se não estivesse investido, comprava? Acabei por vender (também pensei que esta coisa dos espanhóis tivesse levado os americanos a desistir.)
As opiniões traduzem uma interpretação pessoal da realidade não se constituindo como sugestões de investimento. Por serem uma interpretação pessoal, estas opiniões vão obrigatoriamente estar erradas por vezes, pelo que cada um deve efectuar a sua própria análise.
 
Mensagens: 1048
Registado: 13/12/2008 12:42
Localização: 14

Re: ações cipan

por Legolas » 6/7/2017 11:12

Olhando para o que foi a evolução da cotação nos últimos 10 anos...
 
Mensagens: 6
Registado: 29/11/2007 9:40
Localização: Paris

Re: ações cipan

por Dr Tretas » 6/7/2017 0:52

Legolas Escreveu:Sim, sem os Americanos o papel dificilmente passaria dos 10c.


Ah, não? Pode-se saber o motivo?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2826
Registado: 29/10/2013 12:15
Localização: Almada City

Re: ações cipan

por ARNOY » 5/7/2017 20:34

Já tinha vista a noticia. Não sabemos as implicações que isso tem e como é que os inspectores vão actuar no futuro. Se vai haver multas ou produções encerradas tal como foi feito noutras inspecções a outras empresas que tiveram os mesmos problemas.
 
Mensagens: 45
Registado: 28/7/2010 10:46
Localização: 16

Re: ações cipan

por Legolas » 5/7/2017 20:22

Olha que eu também concordo contigo oh Arnoy! Não me parece que o negócio esteja a levar caminho. Se calhar ainda vão ser os Americanos a dar a volta à empresa.

Vê o link abaixo. Já sabias disto?

http://cmjornal.teste.online.xl.pt/port ... des_outras
 
Mensagens: 6
Registado: 29/11/2007 9:40
Localização: Paris

Re: ações cipan

por ARNOY » 5/7/2017 18:33

Novos produtos e novos mercados?! diria que tem 99% de probabilidade de estar enganado! Mas vamos aguardar, temos todo o tempo à nossa frente.
 
Mensagens: 45
Registado: 28/7/2010 10:46
Localização: 16

Re: ações cipan

por Legolas » 5/7/2017 15:37

Sim, sem os Americanos o papel dificilmente passaria dos 10c. Por acaso até tenho curiosidade em saber quais são os planos da Lusosuan para viabilizar a empresa. A avaliar pelo relatório de 2016 é mais do mesmo. vamos ver o acontece em 2017. Certamente novos produtos e mercados...a ver vamos...mas cá para mim os Americanos ainda vão ter que dizer...
 
Mensagens: 6
Registado: 29/11/2007 9:40
Localização: Paris

Re: ações cipan

por ARNOY » 5/7/2017 15:08

O meu amigo está a fazer uma boa análise da questão. Os resultados do próximo ano devem confirmar o q está a dizer vamos aguardar com muita serenidade
 
Mensagens: 45
Registado: 28/7/2010 10:46
Localização: 16

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, Andre vez, Bing [Bot], Dc team, icemetal, Jonas74, João 87, jprgodinho, mpaquim, navaldoc, nfaz, PAULOJOAO e 201 visitantes