Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

ações cipan

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: ações cipan

por Dr Tretas » 9/8/2016 14:27

Para mim é sempre um prazer dar a conhecer as micro-caps da nossa praça :mrgreen:
Avisos à navegação: Têm pouca liquidez (a maioria negoceia em duplo leilão e não em contínuo); Têm pouca informação disponível.

Posto isto, vais aqui:

https://euronext.com/en/equities-directory

Depois, nos filtros (roda dentada verde do lado esquerdo) escolhes: Market -> Easynext Lisbon, carregas no botão Apply et voilà :mrgreen:

Se quiseres antes ver todas as cotadas em Lisboa, escolhes: Location -> Lisbon -> Apply.

edit: ops, o ricardmag antecipou-se :wink:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2826
Registado: 29/10/2013 12:15
Localização: Almada City

Re: ações cipan

por ricardmag » 9/8/2016 14:13

Vais a este site da euronext https://www.euronext.com/en/equities-directory

Depois nas opções de pesquisa em "Location" seleccionas "Lisbon" e depois em "Apply"
"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5395
Registado: 3/4/2014 15:17

Re: ações cipan

por MarketGodzilla » 9/8/2016 13:49

Desculpem lá meter-me no vosso tópico, uma questão apenas, onde posso encontrar o site/lista da Easynext? Procurei no google e nada de jeito me aparece. É que no outro dia ao correr um screener no«um site qualquer apareceu-me no meio dos resultados uma empresa, dizia Portugal e como não conhecia pensei que fosse erro, agora estou me a aperceber que deve ser um destes colossos. E reparei que no meu banco até tem algumas delas para negociar. Grato pela ajuda desde já.
 
Mensagens: 811
Registado: 11/1/2012 17:40

Re: ações cipan

por Dr Tretas » 9/8/2016 12:49

Quem quer que sejam os compradores, falta-lhes finesse, estas entradas a pés juntos desmotivam os vendedores e estão a puxar muito o preço. Enfim, não que eu me queixe :mrgreen: mas qual é a pressa? Saberão alguma coisa que os outros não sabem? Se for isso são tótós na mesma, ainda atraem a atenção da CMVM.

Podiam ter calmamente acumulado uma posição mais abaixo como eu estava a fazer até ser rudemente interrompido por estas puxadas.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2826
Registado: 29/10/2013 12:15
Localização: Almada City

Re: ações cipan

por Ramsousa » 31/7/2016 21:43

A empresa nao deveria apresentar resultados trimestrais?!
Tenho de tentar perceber o que se passa la dentro!
 
Mensagens: 159
Registado: 11/4/2016 14:23

Re: ações cipan

por Dr Tretas » 31/7/2016 17:36

euro-born Escreveu:Quais as perspetivas negocio da CIPAN?


Não sei mais nada que não tenha escrito aqui, ou que não esteja nos relatórios da CIPAN. Simplesmente, tenho a sensação que pode haver um turnaround sustentado nesta empresa, e claramente parece que há mais quem pense o mesmo. Para mim merece um pequeno investimento.

Agora quanto valerá, não sei dizer por enquanto. Se (e isto é um grande se) todos os anos vindouros fossem como 2015, certamente 1€ pelo menos. Por outro lado, se regressarem anos e anos de estagnação, 15 cêntimos já é muito. Basicamente é isto :!:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2826
Registado: 29/10/2013 12:15
Localização: Almada City

Re: ações cipan

por Eurobrexit » 31/7/2016 14:38

Dr Tretas Escreveu:Pensava eu que a Cipan não tinha liquidez, mas enganei-me :mrgreen:

http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocios.pt/viewtopic.php?f=3&t=84902

Anda aí um vendedor bem gordo (quer dizer, em número de acções, que em valor a Cipan toda são 3-4 M€ e o free float é 15%, ou seja meio milhão ou coisa do género), será um fundo? Pelo modus operandi nota-se que é profissional, as vendas parecem automatizadas. Olhem hoje:

Código: Selecionar todos
13   05/05/2016 10:39:59 BST   0.16   2,300.00   Trading at last
12   05/05/2016 10:39:59 BST   0.16   7,000.00   Trading at last
11   05/05/2016 10:39:36 BST   0.16   33,000.00   Trading at last
10   05/05/2016 10:39:36 BST   0.16   7,000.00   Trading at last
9   05/05/2016 10:39:17 BST   0.16   6,700.00   Trading at last
8   05/05/2016 10:39:17 BST   0.16   3,300.00   Trading at last
7   05/05/2016 10:38:54 BST   0.16   3,700.00   Trading at last
6   05/05/2016 10:30:00 BST   0.16   6,300.00   Auction
5   05/05/2016 10:30:00 BST   0.16   5,000.00   Auction
4   05/05/2016 10:30:00 BST   0.16   6,700.00   Auction
3   05/05/2016 10:30:00 BST   0.16   3,300.00   Auction
2   05/05/2016 10:30:00 BST   0.16   1,700.00   Auction
1   05/05/2016 10:30:00 BST   0.16   3,300.00   Auction


Vou investigar isto, talvez na lista de participações dos fundos da CMVM... Entretanto aumentei a participação na Cipan para 5% da minha carteira, esta empresa é da minha área de formação e por isso eu tenho um certo conhecimento de como as coisas fucionam, é um negócio inconstante, mas com grandes margens de lucro (custom synthesis/contract research). Arriscado :pray:


Quais as perspetivas negocio da CIPAN?
 
Mensagens: 793
Registado: 29/11/2007 10:27
Localização: Portugal

Re: ações cipan

por Dr Tretas » 30/7/2016 19:10

rollingsnowball Escreveu:
Dito isto o meu objectivo era ter pouco mais de 4% do portfolio nesta coisa e com a subida de mais de 50% isto já ia em mais de 6,5% portanto vendi quase um terço das acções a 0.25€ para voltar aos 4,5%.. com o meu histórico de vender antes do tempo ainda me vou arrepender mas pelo menos ainda me sobraram 2/3.

ps: notícias disto só mesmo com o relatório de contas, não se encontra absolutamente nada mais. É preciso mesmo muita paciência...


Já que falas nisso, nem tinha reparado, mas com este movimento a CIPAN já pesa 10% da minha carteira. Mas vou-me deixar estar quieto, embora ache que o mais certo é corrigir no curto prazo. Mas sei lá eu, há muitos anos que descobri que não tenho jeito nenhum para trading... por isso a maior parte do tempo nem me mexo, ela que suba ou desça como quiser, afinal falta quase um ano para podermos ler mais um relatório de contas.

Resistir à tentação dos prazeres efémeros do trading... a massa a sério é no longo prazo.

Imagem
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2826
Registado: 29/10/2013 12:15
Localização: Almada City

Re: ações cipan

por rollingsnowball » 30/7/2016 12:35

Dr Tretas Escreveu:O link da CMVM tinha caracteres que confundiram o software do fórum. Mas dá para fazer de outra forma, clica aqui:CMVM-CIPAN

Também há o apoio aos investidores da CIPAN:http://www.cipan.pt/cipan/investidores

Basicamente a informação que existe são os relatórios anuais de contas.

Estes movimentos dos últimos dias até posso contar a história, fui eu que os desencadeei mais ou menos sem querer :mrgreen: acontece que comprei o lote de 33000 ou isso que estava a 0,17€ e a partir daí, alguém se assustou e desatou a comprar por aí acima.

Suspeito que sejam os mesmos tipos que iniciaram este tópico, que andam por aí a fazer ofertas fora de bolsa. Até eu já recebi um telefonemazito da minha corretora, ofereciam esses compradores miteriosos 0,16€ por acção. Afinal se calhar valem mais :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Estas negociatas das small-caps divertem-me, fazem-me lembrar os meus velhos tempos com a Tertir. Isso é que era :roll:

Eu tentei ajudar:) Quando vi que isto ia continuar a subir por mais uns dias comecei a dar umas ordens para comprar umas quantas, infelizmente a minha corretora bloqueou metade e a maior de todas que chegou em tempo útil tive que cancelar porque alguém deu uma ordem ao melhor para algumas delas que junto com a minha ia fazer HALT à negociação; cancelei a minha mas a ordem de compra menor que dei a seguir já chegou depois da hora de negociação, infelizmente (o objectivo era comprar a 0,18 -0.2 e vender a seguir porque estava-se mesmo a ver que ia subir pelo menos até aos 0,22 ou até mais qualquer coisa). Mas ou muito me engano ou as ordens que consegui fazer chegar ainda assustaram mais quem estava a comprar (o que não era o objectivo, fiquei mesmo desiludido por não ter conseguido comprar as tais acções... com o spread até aos 0,25€ ainda perdi de ganhar uns cobres largos... tapavam o pequeno buraco que tive ao vender a SONI e ainda sobrava)...

Dito isto o meu objectivo era ter pouco mais de 4% do portfolio nesta coisa e com a subida de mais de 50% isto já ia em mais de 6,5% portanto vendi quase um terço das acções a 0.25€ para voltar aos 4,5%.. com o meu histórico de vender antes do tempo ainda me vou arrepender mas pelo menos ainda me sobraram 2/3.

ps: notícias disto só mesmo com o relatório de contas, não se encontra absolutamente nada mais. É preciso mesmo muita paciência...
As opiniões traduzem uma interpretação pessoal da realidade não se constituindo como sugestões de investimento. Por serem uma interpretação pessoal, estas opiniões vão obrigatoriamente estar erradas por vezes, pelo que cada um deve efectuar a sua própria análise.
 
Mensagens: 1048
Registado: 13/12/2008 12:42
Localização: 14

Re: ações cipan

por Dr Tretas » 29/7/2016 18:45

O link da CMVM tinha caracteres que confundiram o software do fórum. Mas dá para fazer de outra forma, clica aqui:CMVM-CIPAN

Também há o apoio aos investidores da CIPAN:http://www.cipan.pt/cipan/investidores

Basicamente a informação que existe são os relatórios anuais de contas.

Estes movimentos dos últimos dias até posso contar a história, fui eu que os desencadeei mais ou menos sem querer :mrgreen: acontece que comprei o lote de 33000 ou isso que estava a 0,17€ e a partir daí, alguém se assustou e desatou a comprar por aí acima.

Suspeito que sejam os mesmos tipos que iniciaram este tópico, que andam por aí a fazer ofertas fora de bolsa. Até eu já recebi um telefonemazito da minha corretora, ofereciam esses compradores miteriosos 0,16€ por acção. Afinal se calhar valem mais :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Estas negociatas das small-caps divertem-me, fazem-me lembrar os meus velhos tempos com a Tertir. Isso é que era :roll:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2826
Registado: 29/10/2013 12:15
Localização: Almada City

Re: ações cipan

por Ramsousa » 29/7/2016 14:05

Dr Tretas Escreveu:
Ramsousa Escreveu:Boas pessoal,

Alguém tem novidades desta cotada?
Onde posso ver as comunicações emitidas?!
A CMVM publica este comunicados?

Cumprimentos


De qualquer forma a CIPAN só comunica o mínimo dos mínimos à CMVM. Não é por aí que se vai perceber o que se passa na empresa.



A minha duvida é mesmo essa.
Esta cotada continua a subir....

O link não funciona? Pode dizer me o que contem?
 
Mensagens: 159
Registado: 11/4/2016 14:23

Re: ações cipan

por Dr Tretas » 29/7/2016 8:35

Ramsousa Escreveu:Boas pessoal,

Alguém tem novidades desta cotada?
Onde posso ver as comunicações emitidas?!
A CMVM publica este comunicados?

Cumprimentos


De qualquer forma a CIPAN só comunica o mínimo dos mínimos à CMVM. Não é por aí que se vai perceber o que se passa na empresa.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2826
Registado: 29/10/2013 12:15
Localização: Almada City

Re: ações cipan

por jumpinho » 28/7/2016 21:04

Ramsousa Escreveu:Boas pessoal,

Alguém tem novidades desta cotada?
Onde posso ver as comunicações emitidas?!
A CMVM publica este comunicados?

Cumprimentos

http://web3.cmvm.pt/sdi/emitentes/emit_ ... um_ent=%23"4%3B%5C%0A
 
Mensagens: 158
Registado: 11/10/2008 18:13
Localização: 1

Re: ações cipan

por Ramsousa » 28/7/2016 20:10

Boas pessoal,

Alguém tem novidades desta cotada?
Onde posso ver as comunicações emitidas?!
A CMVM publica este comunicados?

Cumprimentos
 
Mensagens: 159
Registado: 11/4/2016 14:23

Re: ações cipan

por Dr Tretas » 19/5/2016 16:56

Entretanto continua a minha investigação da Cipan 8-)

Partindo daqui já aprendi mais umas coisas, principalmente nomes de alguns funcionários da Cipan de vários níveis hierárquicos, e apresentações sobre a estratégia da empresa:
https://pt.linkedin.com/in/manueleduardofernandes

Enfim, ainda não encontrei nada de assustador, mas nunca se sabe :mrgreen: encontro sim por vezes indícios que houve grandes mudanças na empresa nos últimos tempos, presumivelmente devido à morte do fundador.

Por exemplo, secção de agradecimentos da tese de mestrado de um puto que estagiou na Cipan (2014):

Agradecimentos

A elaboração da minha Dissertação só foi possível graças à colaboração de várias pessoas que me apoiaram desde o início do Mestrado até ao final do Estágio Curricular.
A Engª Iva Vinhas que me ajudou desde o início a tentar perceber o funcionamento da Cipan e da técnica usada neste trabalho.
A Drª Dália Barbosa que, apesar de toda a reviravolta que a Cipan sofreu, sempre me apoiou em tudo o que necessitasse.
O Professor Fernando Santos por me ajudar em todas as dúvidas na realização da Dissertação.


Tá visto que houve rebuliço, o que pode ser bom ou mau. Eu espero que bom e que seja o início do turnaround da empresa.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2826
Registado: 29/10/2013 12:15
Localização: Almada City

Re: ações cipan

por rollingsnowball » 9/5/2016 20:56

Dr Tretas Escreveu:
Bom, então vai dando notícias das tuas averiguações. Eu irei fazer as minhas. Por exemplo, essa história dos 34 para 85% deve-se (parece-me) a uma troca de participações intra-grupo:

Participações na Cipan

2014:http://web3.cmvm.pt/sdi/emitentes/docs/fsd36195.pdf

(O Sebastião Alves morreu em 2012)

2011:http://web3.cmvm.pt/sdi2004/emitentes/docs/fsd31132.pdf

2007:http://web3.cmvm.pt/sdi2004/emitentes/docs/fsd12383.pdf

As participações não aumentaram assim tanto (o aumento que houve foi devido a um AC em que os pequenos não acompanharam) nem vejo aqui grandes mistérios. Talvez os herdeiros quisessem simplificar a estrutura do grupo.

Claro que não conheço "certos factores" nem nesta nem na SCT nem na Ramada, quer dizer, não sou insider. Mas assim não investia em nada. Assumo o risco. Mas contigo e com o Rolling no caso, acho que acabaremos por desenterrar tudo o que há para saber sobre a empresa :mrgreen:

Conheço os factores que são públicos:

https://www.dinheirovivo.pt/empresas/exportacoes-recer-e-atral-cipan-fecham-contratos-de-115-milhoes-para-a-argelia/

http://omirante.pt/semanario/2014-05-08/sociedade/2014-05-07-industria-da-vala-do-carregado-assinou-contrato-de-milhoes-pouco-antes-de-fazer-despedimento-colectivo

Sei que o negócio de contract manufacturing/contract research que a Cipan está a querer implantar pode ser muito lucrativo, até posso dizer que em tempos fui co-fundador de uma empresa nessa área e as margens são mesmo brutais. O problema é o volume :!: mas a Cipan tem instalações aprovadas pela FDA, isso muda muita coisa. Cá está conseguiram o negócio com a Nestlé, agora é dar corda aos sapatinhos e procurar novos clientes, é um trabalho constante.

Sei que a empresa é muito respeitada no meio, tal como a Bial e a Hovione (não cotadas). Em particular, a Cipan podia aprender muito com o percurso da Hovione.

Pressinto que a Cipan é a potencial cash-cow do grupo e as outras estão carregadinhas de dívida, proveniente dos suprimentos que fizeram à Cipan e às entradas nos ACs. Já sabes o que isso significa se estivermos a lidar com gente honesta e houver lucro: dividendos :mrgreen: (claro que primeiro têm que pagar os suprimentos que não são poucos, faltam 4,5M€ mas este ano já pagaram quase 4M, logo dividendos em 2018 se tudo correr bem)

Agora, se os herdeiros querem implementar algum plano diabólico para lixar os pequenos accionistas, bom, é um risco que também aceito. Já se viu que a gestão foi implacável com o despedimento colectivo seguido pela assinatura do contrato com a Argélia. Como accionista considero isso positivo, mas ao mesmo tempo não deixa de ser um pouco inquietante, é certo...

Veremos, como disse, são 5% da carteira neste momento, aguento bem se perder tudo :|

Em relação a esse despedimento colectivo e à assinatura de um contrato volumoso essa questão não faz sentido nenhum. O contrato era de 3 milhões por ano durante 5 anos, o que dificilmente justificaria manter o volume de postos de trabalho, especialmente ao fim de anos de prejuízos. E o que dizem as noticias é que a atral cipan assinou o contrato, o que implica que pode nem ter sido um contrato da cipan... Fosse eu certamente teria feito o despedimento colectivo igual ou até mais cedo, e tenho-me por boa pessoa (basta acreditar que é no interesse da sociedade que as empresas sejam o mais eficientes possíveis ou acreditar que o melhor método de assegurar que alguém fica com emprego é só manter os empregos necessários para não correr o risco de depois ir à falência).

Se alguém quiser lixar os pequenos accionistas pode sempre fazê-lo, mas temos que ter noção de que a maioria das pessoas são pessoas de bem e certamente esse também será o caso em várias destas empresas. É importante ver para trás para perceber se há alguma coisa que aponte em contrário mas sou da opinião que até prova em contrário devemos assumir que lidamos com pessoas de bem.

Concordo que estando a lidar com pessoas honestas essa situação significa dividendos, por isso é que gosto da Toyota Caetano :)

Quanto à Cipan, tenho alguma dificuldade em perceber a durabilidade destes lucros. O que me parece é que a valorização do dólar é o factor determinante para o sucesso/insucesso. Por esse motivo concordo que mais do que 5% aqui é arriscar porque sinceramente eu perco SEMPRE dinheiro com os cambios (basta ver que no ano passado com toda a valorização que o dólar teve consegui perder dinheiro nos cambios quando investi nos EUA e que os meus retornos nos investimentos em dolares são sempre muito superiores ao resultado final em euros).
As opiniões traduzem uma interpretação pessoal da realidade não se constituindo como sugestões de investimento. Por serem uma interpretação pessoal, estas opiniões vão obrigatoriamente estar erradas por vezes, pelo que cada um deve efectuar a sua própria análise.
 
Mensagens: 1048
Registado: 13/12/2008 12:42
Localização: 14

Re: ações cipan

por Dr Tretas » 9/5/2016 1:06

Artista Romeno Escreveu:
pois e sei bem o que é a atral cipan, ate tenho meios de saber o que se passa lá dentro, e irei saber, até porque sempre soube que nos últimos tempos esta empresa andava meio morta meio viva, questões de heranças, e de repente abra cadabra 8-) só que o que são os outros rendimentos operacionais que dispararam eo cmvmc que caiu para menos que metade, quando supostamente as vendas não caíram tanto assim, vai se a ver a desagregação e não ficamos esclarecidos?, sendo que na pagina 33 no ponto 5.1.4 :arrow: vem explicita uma coisa muito importante na questão das heranças que fala de reforços de participações de 34 para 85%, pelo que pode haver claramente aqui um truque de apresentar resultados acima, para a seguir repartir dividendos ou pelo menos tranquilizar bancos que podem ter emprestado para essa compra de participações, na sequencia da herança possivelmente

empresas do psi geral já é o que é, muito pior será as do easynext, e aqui até pelo que sei do passado isto cheira-me muito bem a gato, o cmvmc cai para menos de metade e os outros rendimentos dispararam, entre tanto os outros rendimentos quase duplicam, what else? como dizia o anuncio da nespresso...
tretas podes até saber muito de química, mas neste negocio aqui cheira-me que não deves conhecer certos outros fatores..... :!:


Bom, então vai dando notícias das tuas averiguações. Eu irei fazer as minhas. Por exemplo, essa história dos 34 para 85% deve-se (parece-me) a uma troca de participações intra-grupo:

Participações na Cipan

2014:http://web3.cmvm.pt/sdi/emitentes/docs/fsd36195.pdf

(O Sebastião Alves morreu em 2012)

2011:http://web3.cmvm.pt/sdi2004/emitentes/docs/fsd31132.pdf

2007:http://web3.cmvm.pt/sdi2004/emitentes/docs/fsd12383.pdf

As participações não aumentaram assim tanto (o aumento que houve foi devido a um AC em que os pequenos não acompanharam) nem vejo aqui grandes mistérios. Talvez os herdeiros quisessem simplificar a estrutura do grupo.

Claro que não conheço "certos factores" nem nesta nem na SCT nem na Ramada, quer dizer, não sou insider. Mas assim não investia em nada. Assumo o risco. Mas contigo e com o Rolling no caso, acho que acabaremos por desenterrar tudo o que há para saber sobre a empresa :mrgreen:

Conheço os factores que são públicos:

https://www.dinheirovivo.pt/empresas/exportacoes-recer-e-atral-cipan-fecham-contratos-de-115-milhoes-para-a-argelia/

http://omirante.pt/semanario/2014-05-08/sociedade/2014-05-07-industria-da-vala-do-carregado-assinou-contrato-de-milhoes-pouco-antes-de-fazer-despedimento-colectivo

Sei que o negócio de contract manufacturing/contract research que a Cipan está a querer implantar pode ser muito lucrativo, até posso dizer que em tempos fui co-fundador de uma empresa nessa área e as margens são mesmo brutais. O problema é o volume :!: mas a Cipan tem instalações aprovadas pela FDA, isso muda muita coisa. Cá está conseguiram o negócio com a Nestlé, agora é dar corda aos sapatinhos e procurar novos clientes, é um trabalho constante.

Sei que a empresa é muito respeitada no meio, tal como a Bial e a Hovione (não cotadas). Em particular, a Cipan podia aprender muito com o percurso da Hovione.

Pressinto que a Cipan é a potencial cash-cow do grupo e as outras estão carregadinhas de dívida, proveniente dos suprimentos que fizeram à Cipan e às entradas nos ACs. Já sabes o que isso significa se estivermos a lidar com gente honesta e houver lucro: dividendos :mrgreen: (claro que primeiro têm que pagar os suprimentos que não são poucos, faltam 4,5M€ mas este ano já pagaram quase 4M, logo dividendos em 2018 se tudo correr bem)

Agora, se os herdeiros querem implementar algum plano diabólico para lixar os pequenos accionistas, bom, é um risco que também aceito. Já se viu que a gestão foi implacável com o despedimento colectivo seguido pela assinatura do contrato com a Argélia. Como accionista considero isso positivo, mas ao mesmo tempo não deixa de ser um pouco inquietante, é certo...

Veremos, como disse, são 5% da carteira neste momento, aguento bem se perder tudo :|
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2826
Registado: 29/10/2013 12:15
Localização: Almada City

Re: ações cipan

por rollingsnowball » 8/5/2016 20:32

Artista Romeno Escreveu:
pois é rolling, mas já viste a DFC, a empresa não gerou 6m, nem pagou suprimentos ou pelo menos onde isso devia vir que seria nas atividades de financiamento penso eu, não vem, estes contabilistas de trazer por casa :wink:

Verdade... não me perguntes porquê mas parece-me que esse cash está nas actividades de investimento, na rubrica "outros activos"... Ainda vou ter que ver melhor para confirmar se é de facto esse cash (não vejo o que possa ser mais) e para tentar perceber a lógica de colocarem isso nas actividades de investimento (eles não lhes chamam suprimentos de accionistas, dizem apenas accionistas)... ou isso ou é uma decisão dessas de trazer por casa... pode ser que tenha tempo para ver melhor mais tarde...

ps: bem visto de qualquer modo
As opiniões traduzem uma interpretação pessoal da realidade não se constituindo como sugestões de investimento. Por serem uma interpretação pessoal, estas opiniões vão obrigatoriamente estar erradas por vezes, pelo que cada um deve efectuar a sua própria análise.
 
Mensagens: 1048
Registado: 13/12/2008 12:42
Localização: 14

Re: ações cipan

por Ramsousa » 8/5/2016 18:15

Seria interessante ver mais farmaceuticas portuguesas cotadas em bolsa, no PSI20 ou no PSIGeral...
A Bial, tecnimede, etc...
 
Mensagens: 159
Registado: 11/4/2016 14:23

Re: ações cipan

por Artista Romeno » 8/5/2016 17:32

rollingsnowball Escreveu:
Artista Romeno Escreveu:
pois e sei bem o que é a atral cipan, ate tenho meios de saber o que se passa lá dentro, e irei saber, até porque sempre soube que nos últimos tempos esta empresa andava meio morta meio viva, questões de heranças, e de repente abra cadabra 8-) só que o que são os outros rendimentos operacionais que dispararam eo cmvmc que caiu para menos que metade, quando supostamente as vendas não caíram tanto assim, vai se a ver a desagregação e não ficamos esclarecidos?, sendo que na pagina 33 no ponto 5.1.4 :arrow: vem explicita uma coisa muito importante na questão das heranças que fala de reforços de participações de 34 para 85%, pelo que pode haver claramente aqui um truque de apresentar resultados acima, para a seguir repartir dividendos ou pelo menos tranquilizar bancos que podem ter emprestado para essa compra de participações, na sequencia da herança possivelmente

empresas do psi geral já é o que é, muito pior será as do easynext, e aqui até pelo que sei do passado isto cheira-me muito bem a gato, o cmvmc cai para menos de metade e os outros rendimentos dispararam, entre tanto os outros rendimentos quase duplicam, what else? como dizia o anuncio da nespresso...
tretas podes até saber muito de química, mas neste negocio aqui cheira-me que não deves conhecer certos outros fatores..... :!:


Se souberes alguma coisa avisa aqui no caldeirão, nem que seja por mensagem pessoal :)

O que eu tiro deste relatório é que provavelmente os resultados são verdadeiros. O melhor a fazer é olhar para que bolso foi o dinheiro ou pretenso dinheiro gerado:
1) Houve uma redução nos financiamentos obtidos de 2.752.076€ para 2.206.450€, uma queda de 546k€
2) Houve uma redução nos suprimentos de accionistas de 8256k€ para 4476k€, uma queda de 3780k€
3) Houve um aumento de caixa de 282k€ para 2.007 k€, um aumento de 1725k€

Ou seja,
1) A redução em financiamentos obtidos só se faz com cash (que tem que ter vindo de algum lado).
2) Os accionistas controladores dificilmente aceitariam que desaparecessem 3,78M€ que eram seus das contas da Cipan sem que a Cipan pagasse em cash (que tem que ter vindo de algum lado)
3) O aumento do cash é mais fácil de falsear, mas se os dois pontos anteriores se confirmam como tendo ocorrido então é razoável o beneficio da dúvida neste ponto.

De 1 e 2 obtém-se que a empresa terá gerado pelo menos 4.326k€ em cash, que poderão ter sido 6.051k€ se 3 for verdadeiro.

Já agora, salvo erro a rubrica outros rendimentos terá vindo segundo eles em boa parte de um contrato com a Nestle que expira em Junho deste ano.


pois é rolling, mas já viste a DFC, a empresa não gerou 6m, nem pagou suprimentos ou pelo menos onde isso devia vir que seria nas atividades de financiamento penso eu, não vem, estes contabilistas de trazer por casa :wink:
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5385
Registado: 4/4/2014 18:06
Localização: Iberia

Re: ações cipan

por rollingsnowball » 8/5/2016 16:59

Artista Romeno Escreveu:
pois e sei bem o que é a atral cipan, ate tenho meios de saber o que se passa lá dentro, e irei saber, até porque sempre soube que nos últimos tempos esta empresa andava meio morta meio viva, questões de heranças, e de repente abra cadabra 8-) só que o que são os outros rendimentos operacionais que dispararam eo cmvmc que caiu para menos que metade, quando supostamente as vendas não caíram tanto assim, vai se a ver a desagregação e não ficamos esclarecidos?, sendo que na pagina 33 no ponto 5.1.4 :arrow: vem explicita uma coisa muito importante na questão das heranças que fala de reforços de participações de 34 para 85%, pelo que pode haver claramente aqui um truque de apresentar resultados acima, para a seguir repartir dividendos ou pelo menos tranquilizar bancos que podem ter emprestado para essa compra de participações, na sequencia da herança possivelmente

empresas do psi geral já é o que é, muito pior será as do easynext, e aqui até pelo que sei do passado isto cheira-me muito bem a gato, o cmvmc cai para menos de metade e os outros rendimentos dispararam, entre tanto os outros rendimentos quase duplicam, what else? como dizia o anuncio da nespresso...
tretas podes até saber muito de química, mas neste negocio aqui cheira-me que não deves conhecer certos outros fatores..... :!:


Se souberes alguma coisa avisa aqui no caldeirão, nem que seja por mensagem pessoal :)

O que eu tiro deste relatório é que provavelmente os resultados são verdadeiros. O melhor a fazer é olhar para que bolso foi o dinheiro ou pretenso dinheiro gerado:
1) Houve uma redução nos financiamentos obtidos de 2.752.076€ para 2.206.450€, uma queda de 546k€
2) Houve uma redução nos suprimentos de accionistas de 8256k€ para 4476k€, uma queda de 3780k€
3) Houve um aumento de caixa de 282k€ para 2.007 k€, um aumento de 1725k€

Ou seja,
1) A redução em financiamentos obtidos só se faz com cash (que tem que ter vindo de algum lado).
2) Os accionistas controladores dificilmente aceitariam que desaparecessem 3,78M€ que eram seus das contas da Cipan sem que a Cipan pagasse em cash (que tem que ter vindo de algum lado)
3) O aumento do cash é mais fácil de falsear, mas se os dois pontos anteriores se confirmam como tendo ocorrido então é razoável o beneficio da dúvida neste ponto.

De 1 e 2 obtém-se que a empresa terá gerado pelo menos 4.326k€ em cash, que poderão ter sido 6.051k€ se 3 for verdadeiro.

Já agora, salvo erro a rubrica outros rendimentos terá vindo segundo eles em boa parte de um contrato com a Nestle que expira em Junho deste ano.
As opiniões traduzem uma interpretação pessoal da realidade não se constituindo como sugestões de investimento. Por serem uma interpretação pessoal, estas opiniões vão obrigatoriamente estar erradas por vezes, pelo que cada um deve efectuar a sua própria análise.
 
Mensagens: 1048
Registado: 13/12/2008 12:42
Localização: 14

Re: ações cipan

por Artista Romeno » 8/5/2016 16:08

Dr Tretas Escreveu:
Ramsousa Escreveu:Que empresa é a Cipan?
Nao conheço! Tem alguma cisa a ver com a AtralCipan? A farmaceutica?

Cumprimentos


Isso é só ir ver o site deles... quer dizer, um mínimo de esforço.

Ou este resumo:http://restosdecoleccao.blogspot.pt/2015/07/laboratorios-atral.html

Mas sim, faz parte do grupo Atral-Cipan. A Atral é uma empresa farmacêutica que formula os medicamentos na forma de xaropes, comprimidos etc., embala-os e vende. A Cipan é uma empresa química (bom, bioquímica já que as etapas iniciais de produção são por fermentação) que fabrica as matérias primas (fármacos), embora apenas venda cerca de 1% intragrupo à Atral, a maior parte é para exportação.


pois e sei bem o que é a atral cipan, ate tenho meios de saber o que se passa lá dentro, e irei saber, até porque sempre soube que nos últimos tempos esta empresa andava meio morta meio viva, questões de heranças, e de repente abra cadabra 8-) só que o que são os outros rendimentos operacionais que dispararam eo cmvmc que caiu para menos que metade, quando supostamente as vendas não caíram tanto assim, vai se a ver a desagregação e não ficamos esclarecidos?, sendo que na pagina 33 no ponto 5.1.4 :arrow: vem explicita uma coisa muito importante na questão das heranças que fala de reforços de participações de 34 para 85%, pelo que pode haver claramente aqui um truque de apresentar resultados acima, para a seguir repartir dividendos ou pelo menos tranquilizar bancos que podem ter emprestado para essa compra de participações, na sequencia da herança possivelmente

empresas do psi geral já é o que é, muito pior será as do easynext, e aqui até pelo que sei do passado isto cheira-me muito bem a gato, o cmvmc cai para menos de metade e os outros rendimentos dispararam, entre tanto os outros rendimentos quase duplicam, what else? como dizia o anuncio da nespresso...
tretas podes até saber muito de química, mas neste negocio aqui cheira-me que não deves conhecer certos outros fatores..... :!:
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5385
Registado: 4/4/2014 18:06
Localização: Iberia

Re: ações cipan

por Dr Tretas » 7/5/2016 22:22

Ah, ok. Bom, a Cipan é cotada no mercado EasyNext, que é uma espécie de segundo mercado distinto do PSI-Geral.
Pagam assim menos para estar cotadas e ficam sujeitas a regras menos apertadas (lei belga, creio eu). A Lista é a seguinte:

EasyNext_Lx.png
EasyNext_Lx.png (20.1 KiB) Visualizado 14271 vezes


A liquidez como se vê pode ser baixa, por exemplo a Transinsular não negoceia uma única acção há vários anos :!:
A Cipan apesar de tudo tem uma certa liquidez.

Já agora, há também o mercado AlterNext, onde cota a Nexponor, e temos também a SAPEC que basicamente é uma empresa portuguesa mas sedeada e cotada na Bélgica.

Penso que assim cubro todas as cotadas nacionais (que não as do PSI-Geral / PSi-20).
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2826
Registado: 29/10/2013 12:15
Localização: Almada City

Re: ações cipan

por Ramsousa » 7/5/2016 10:47

Obrigado pela ajuda.

A minha ignorancia para com a Cipan/atralcipan, prendia-se ao facto de ser uma empresa com o capital aberto! E nao na area onde atua. Por sinal, a mesma area onde trabalho.
Já agora onde é cotada esta empresa?
Sou novo neste mundo de acçoes.
Ha mais algum indice para alem do Psi20 e PsiGeral?
Na aplicaçao do euronext nao me aparece.

Abraço
 
Mensagens: 159
Registado: 11/4/2016 14:23

Re: ações cipan

por Dr Tretas » 7/5/2016 10:14

Ramsousa Escreveu:Que empresa é a Cipan?
Nao conheço! Tem alguma cisa a ver com a AtralCipan? A farmaceutica?

Cumprimentos


Isso é só ir ver o site deles... quer dizer, um mínimo de esforço.

Ou este resumo:http://restosdecoleccao.blogspot.pt/2015/07/laboratorios-atral.html

Mas sim, faz parte do grupo Atral-Cipan. A Atral é uma empresa farmacêutica que formula os medicamentos na forma de xaropes, comprimidos etc., embala-os e vende. A Cipan é uma empresa química (bom, bioquímica já que as etapas iniciais de produção são por fermentação) que fabrica as matérias primas (fármacos), embora apenas venda cerca de 1% intragrupo à Atral, a maior parte é para exportação.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2826
Registado: 29/10/2013 12:15
Localização: Almada City

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Alfa Trader, Bing [Bot], Ferreiratrade, Google [Bot], Google Feedfetcher, Goya777, icemetal, iniciado1, JoaoMatosSilva, m-m, macau5m, malakas, morinni, MR32, PAULOJOAO, pbasto, Tx9262, VALHALLA, vasco007, Ze nabo e 145 visitantes