Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

ações cipan

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: ações cipan

por ARNOY » 15/6/2018 14:49

Já estavam fartos de perder dinheiro...

https://eco.pt/2018/06/14/fundo-icg-con ... cos-cipan/
 
Mensagens: 45
Registado: 28/7/2010 10:46
Localização: 16

Re: ações cipan

por suminvestido » 1/6/2018 15:04

Ordens para venda a 0.329 e decorrem de hoje até 01/09/2018.
Alguem me sabe dizer se a data da liquidação financeira apenas será a partir de 01/09/2018 ?
Dar a ordem hoje ou até 31/08 apenas se recebe a partir daquela data?
 
Mensagens: 859
Registado: 15/1/2008 23:45

Re: ações cipan

por suminvestido » 15/5/2018 15:54

Dr Tretas Escreveu:Bom, saiu a avaliação em 32,9 cêntimos. A Lusosuan aceita comprar por esse preço superior, ao contrário do que tinham anunciado.
Enfim, continuo a achar que vale muito mais, mas pronto, se calhar o melhor é vender visto que vai sair de bolsa.


Nem tudo são más noticias, pena foi a OPA da Chartwel não ter vingado, sempre se tinha recebido uns cobres a mais :lol:
 
Mensagens: 859
Registado: 15/1/2008 23:45

Re: ações cipan

por Dr Tretas » 15/5/2018 15:37

Bom, saiu a avaliação em 32,9 cêntimos. A Lusosuan aceita comprar por esse preço superior, ao contrário do que tinham anunciado.
Enfim, continuo a achar que vale muito mais, mas pronto, se calhar o melhor é vender visto que vai sair de bolsa.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2826
Registado: 29/10/2013 12:15
Localização: Almada City

Re: ações cipan

por ARNOY » 5/4/2018 22:20

Dr Tretas Escreveu:
ARNOY Escreveu:
O Dr. já me identificou de tudo! ex Cipan, Chartwell, agora adm Cipan, oh homem decida-se!!
Não estou a convencer nada a ninguém, dou a minha análise e gostava de ter a sua também, por exemplo, acerca do relatorio e contas da Cipan e dos resultados que obteve.
Essa coisa da decisão em consciência é um fraco argumento para um investidor.


Então, decide-se em inconsciência? Espero que não...

Eu já referi que não me agrada muito o aumento de inventários, mas por outro lado as vendas da Cipan são voláteis, como toda a gente sabe. Uns anos vende muito, outros pouco. Pode ser algo que eles fabricaram e esperam vender este ano, daí o aumento de dívida e inventários. Por outro lado, pode ser wishful thinking da minha parte, é difícil dar uma boa opinião quando a informação é pouca...

Tu que és insider :mrgreen: dá umas dicas...


edit: ah, bem me parecia que tinha visto isto algures:

cipan_nota.png


Eu queria ter ido à AG, mas não me foi possível, para saber se esta venda iria mesmo ocorrer e se estava relacionada com o aumento de inventário.



Essa questão de vender não sei o quê em 2018 referida pela empresa em 2016 é conversa para boi dormir, parecida com a conversa de começar a produzir produtos de valor acrescentado e outras balelas.
Vamos a factos, não há novos productos e nas empresas de API´s, o tempo que leva a pensar num produto (estou a falar de um genérico) e o momento que ele entra no mercado são 3 anos se a equipa de gestão for competente e tiver dinheiro!!. 3 anos para esta empresa é uma eternidade!

Se ler nas entrelinhas do relatorio, irá facilmente verificar a dificil situação em que a empresa se encontra, e por isso digo que ficar com as acções pode, em caso de haver um aumento de capital (em que terá de colocar dinheiro) diluir a posição dos pequenos accionistas e pior, se a empresa for retirada do mercado (como eu penso que vai acontecer) esse aumento de capital irá levar esses pequenos accionistas a ficar com uma posição proxima de 0 porque não poderão acompanhar esse movimento.

PS As informações aqui partilhadas são meramente opinativas.
 
Mensagens: 45
Registado: 28/7/2010 10:46
Localização: 16

Re: ações cipan

por Ingenting » 5/4/2018 20:08

Dr Tretas Escreveu:Não somos verdadeiramente obrigados a vender, podemos ficar com as acções para sempre. Aparecer naquela rubrica dos interesses minoritários.
Eu por mim não me aquece nem me arrefece, não é nenhuma fortuna. Como aquele pessoal que ficou com a Brisa.


Claro, mas isso significaria ficar com uns trocos empatados de uma acção que nunca irá dar sequer dividendos, muito provavelmente... Um pedaço de papel só para dizermos que somos donos de uma empresa de antibióticos. O que até me daria uma certa carga de trabalhos porque se quisesse fazer algum trabalho de modelação matemática na área da epidemiologia das bactérias multi resistentes lá teria de colocar a informação que tenho interesse accionista em empresas da área...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 394
Registado: 11/4/2017 23:13

Re: ações cipan

por Dr Tretas » 5/4/2018 17:53

Não somos verdadeiramente obrigados a vender, podemos ficar com as acções para sempre. Aparecer naquela rubrica dos interesses minoritários.
Eu por mim não me aquece nem me arrefece, não é nenhuma fortuna. Como aquele pessoal que ficou com a Brisa.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2826
Registado: 29/10/2013 12:15
Localização: Almada City

Re: ações cipan

por Ingenting » 5/4/2018 17:36

Dr Tretas Escreveu:
ARNOY Escreveu:
O Dr. já me identificou de tudo! ex Cipan, Chartwell, agora adm Cipan, oh homem decida-se!!
Não estou a convencer nada a ninguém, dou a minha análise e gostava de ter a sua também, por exemplo, acerca do relatorio e contas da Cipan e dos resultados que obteve.
Essa coisa da decisão em consciência é um fraco argumento para um investidor.


Então, decide-se em inconsciência? Espero que não...

Eu já referi que não me agrada muito o aumento de inventários, mas por outro lado as vendas da Cipan são voláteis, como toda a gente sabe. Uns anos vende muito, outros pouco. Pode ser algo que eles fabricaram e esperam vender este ano, daí o aumento de dívida e inventários. Por outro lado, pode ser wishful thinking da minha parte, é difícil dar uma boa opinião quando a informação é pouca...

Tu que és insider :mrgreen: dá umas dicas...


edit: ah, bem me parecia que tinha visto isto algures:

cipan_nota.png


Eu queria ter ido à AG, mas não me foi possível, para saber se esta venda iria mesmo ocorrer e se estava relacionada com o aumento de inventário.


Pois, mas lá seremos obrigados a vender ao preço proposto pela AG da CIPAN. Ainda assim terei algum lucro, tanto mais que a minha posição é muito modesta, mas se soubesse o que se iria passar teria investido em outras coisas.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 394
Registado: 11/4/2017 23:13

Re: ações cipan

por Dr Tretas » 5/4/2018 17:16

ARNOY Escreveu:
O Dr. já me identificou de tudo! ex Cipan, Chartwell, agora adm Cipan, oh homem decida-se!!
Não estou a convencer nada a ninguém, dou a minha análise e gostava de ter a sua também, por exemplo, acerca do relatorio e contas da Cipan e dos resultados que obteve.
Essa coisa da decisão em consciência é um fraco argumento para um investidor.


Então, decide-se em inconsciência? Espero que não...

Eu já referi que não me agrada muito o aumento de inventários, mas por outro lado as vendas da Cipan são voláteis, como toda a gente sabe. Uns anos vende muito, outros pouco. Pode ser algo que eles fabricaram e esperam vender este ano, daí o aumento de dívida e inventários. Por outro lado, pode ser wishful thinking da minha parte, é difícil dar uma boa opinião quando a informação é pouca...

Tu que és insider :mrgreen: dá umas dicas...


edit: ah, bem me parecia que tinha visto isto algures:

cipan_nota.png
cipan_nota.png (31.9 KiB) Visualizado 7042 vezes


Eu queria ter ido à AG, mas não me foi possível, para saber se esta venda iria mesmo ocorrer e se estava relacionada com o aumento de inventário.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2826
Registado: 29/10/2013 12:15
Localização: Almada City

Re: ações cipan

por ARNOY » 5/4/2018 16:59

Dr Tretas Escreveu:
ARNOY Escreveu:O auditor nomeado em Outubro reviu o valor da acção para 0,16€. O accionista maioritário revê agora em alta o preço de oferta para 0,28€.
É obvio que analisando o relatorio e contas de 2017, o novo auditor não tem dados para refutar a anterior avaliação, até porque, os dados de 2017 demonstram uma acentuada degradação financeira da empresa. O valor agora oferecido tem um premio de 75%. O valor de oferta é um excelente valor.


Mas tu és da administração da Cipan ou quê? Que ansiedade para convencer os accionistas a vender...
Claro que há um prémio. Acho que toda a gente aqui concorda que os 16 cêntimos eram uma anedota. E para mim os 28 continuam a ser.
Deixa lá que cada um saberá decidir em consciência.



O Dr. já me identificou de tudo! ex Cipan, Chartwell, agora adm Cipan, oh homem decida-se!!
Não estou a convencer nada a ninguém, dou a minha análise e gostava de ter a sua também, por exemplo, acerca do relatorio e contas da Cipan e dos resultados que obteve.
Essa coisa da decisão em consciência é um fraco argumento para um investidor. A reunião de accionistas já foi, o Dr. não têm nada a acrescentar? partilhe conosco!
 
Mensagens: 45
Registado: 28/7/2010 10:46
Localização: 16

Re: ações cipan

por Dr Tretas » 5/4/2018 16:29

ARNOY Escreveu:O auditor nomeado em Outubro reviu o valor da acção para 0,16€. O accionista maioritário revê agora em alta o preço de oferta para 0,28€.
É obvio que analisando o relatorio e contas de 2017, o novo auditor não tem dados para refutar a anterior avaliação, até porque, os dados de 2017 demonstram uma acentuada degradação financeira da empresa. O valor agora oferecido tem um premio de 75%. O valor de oferta é um excelente valor.


Mas tu és da administração da Cipan ou quê? Que ansiedade para convencer os accionistas a vender...
Claro que há um prémio. Acho que toda a gente aqui concorda que os 16 cêntimos eram uma anedota. E para mim os 28 continuam a ser.
Deixa lá que cada um saberá decidir em consciência.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2826
Registado: 29/10/2013 12:15
Localização: Almada City

Re: ações cipan

por ARNOY » 5/4/2018 15:26

suminvestido Escreveu:
ARNOY Escreveu:O auditor nomeado em Outubro reviu o valor da acção para 0,16€. O accionista maioritário revê agora em alta o preço de oferta para 0,28€.
É obvio que analisando o relatorio e contas de 2017, o novo auditor não tem dados para refutar a anterior avaliação, até porque, os dados de 2017 demonstram uma acentuada degradação financeira da empresa. O valor agora oferecido tem um premio de 75%. O valor de oferta é um excelente valor.


Esta de nomear auditor é para embalar meninos, estão a brincar com o povo.
Se a CMVM acreditou no preço indicado pelo auditor para a OPA, porque razão entende que agora (depois da oferta a 0,2814 €) é necessário mais uma auditoria???
Só para perder tempo, nada mais.Ou alguem acredita que o auditor agora venha dizer que o preço oferecido é baixo???


Concordo, esta nomeação de auditor é para cumprir calendário, o preço não vai ser revisto em alta e este processo é uma perda de tempo. A acção vai ser retirada de bolsa a 0.28€ e os pequenos actionistas que aproveitem para vender porque não voltam a ter um oportunidade destas.
 
Mensagens: 45
Registado: 28/7/2010 10:46
Localização: 16

Re: ações cipan

por suminvestido » 5/4/2018 13:59

ARNOY Escreveu:O auditor nomeado em Outubro reviu o valor da acção para 0,16€. O accionista maioritário revê agora em alta o preço de oferta para 0,28€.
É obvio que analisando o relatorio e contas de 2017, o novo auditor não tem dados para refutar a anterior avaliação, até porque, os dados de 2017 demonstram uma acentuada degradação financeira da empresa. O valor agora oferecido tem um premio de 75%. O valor de oferta é um excelente valor.


Esta de nomear auditor é para embalar meninos, estão a brincar com o povo.
Se a CMVM acreditou no preço indicado pelo auditor para a OPA, porque razão entende que agora (depois da oferta a 0,2814 €) é necessário mais uma auditoria???
Só para perder tempo, nada mais.Ou alguem acredita que o auditor agora venha dizer que o preço oferecido é baixo???
 
Mensagens: 859
Registado: 15/1/2008 23:45

Re: ações cipan

por ARNOY » 5/4/2018 12:53

O auditor nomeado em Outubro reviu o valor da acção para 0,16€. O accionista maioritário revê agora em alta o preço de oferta para 0,28€.
É obvio que analisando o relatorio e contas de 2017, o novo auditor não tem dados para refutar a anterior avaliação, até porque, os dados de 2017 demonstram uma acentuada degradação financeira da empresa. O valor agora oferecido tem um premio de 75%. O valor de oferta é um excelente valor.
 
Mensagens: 45
Registado: 28/7/2010 10:46
Localização: 16

Re: ações cipan

por Ingenting » 5/4/2018 12:06

Dr Tretas Escreveu:Bom, era quase inevitável a nomeação de um auditor tendo em conta as características da Cipan.


Claro, mas isso é muito provavelmente apenas uma formalidade. Os auditores da CMVM parecem ser uns funcionários públicos cansados que se limitam a cumprir a lei do menor esforço.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 394
Registado: 11/4/2017 23:13

Re: ações cipan

por Dr Tretas » 3/4/2018 23:02

Bom, era quase inevitável a nomeação de um auditor tendo em conta as características da Cipan.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2826
Registado: 29/10/2013 12:15
Localização: Almada City

Re: ações cipan

por Ingenting » 3/4/2018 20:01

"Comunicado da CMVM relativo ao pedido de perda da qualidade de sociedade aberta da CIPAN - Companhia Industrial Produtora Antibióticos, S.A.
29 de março de 2018
Em cumprimento do n.º 4 do artigo 188.º do Código dos Valores Mobiliários, aplicável por remissão do n.º 4 do artigo 27.º do mesmo Código, a CMVM informa que, nesta data, solicitou à Ordem dos Revisores Oficiais de Contas a nomeação de um auditor independente para fixação da contrapartida mínima a oferecer por ocasião do pedido de perda da qualidade de sociedade aberta da CIPAN - Companhia Industrial Produtora Antibióticos, S.A., pela aquisição das ações pertencentes aos acionistas que não tenham estado presentes ou representados ou votado favoravelmente na assembleia onde a mesma foi deliberada.
Esta deliberação assenta na impossibilidade de determinar a contrapartida por recurso ao critério referido no n.º 1, alínea b) do artigo 188.º do Código dos Valores Mobiliários, atento o facto de as ações da CIPAN – Companhia Industrial Produtora Antibióticos, SA não estarem admitidas à negociação em mercado regulamentado, e no facto do valor oferecido resultar de negociação particular, circunstância que, nos termos da al. a) do n.º 3 do mesmo artigo, faz presumir a natureza não equitativa da contrapartida fixada com base naquele valor.

Com os nossos cumprimentos,
Assessoria do Conselho de Administração
CMVM – Comissão do Mercado de Valores Mobiliários"
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 394
Registado: 11/4/2017 23:13

Re: ações cipan

por ARNOY » 28/3/2018 18:29

Dr Tretas Escreveu:Relatório e contas CIPAN 2017: http://www.cipan.pt/images/investidores ... s_2017.pdf

Em 2017 estiveram a acumular inventário, e creio que sei porquê, se bem me lembro ocorrerá uma nova venda de tetraciclinas em 2018 (li isto algures, ou terei ouvido na AG do ano passado?). Sinceramente não tenho absolutamente vontade nenhuma de vender a 28 cêntimos. Veremos... este ano vou outra vez à AG, em princípio. Para ver se sinto boas ou más vibrações :|





Retomando as palavras do Dr Tretas, "sinto muito más vibrações" no que toca ao futuro da Cipan. O prémio de 28 cêntimos que a Suanfarma irá pagar é um valor mais do que justo tendo em conta a situação da empresa. Esta é a ultima oportunidade para vender e não ter de considerar todo o investimento em carteira um custo afundado.
 
Mensagens: 45
Registado: 28/7/2010 10:46
Localização: 16

Re: ações cipan

por ARNOY » 26/3/2018 13:11

Estive a ler o relatorio e encontrei coisas fantásticas!

FSE (forn serv externos- todos os custos excpeto pessoal e MP) (2016) 3.627.121€ / (2017) 3.694.571€
Vendas (2016) 11.673.307€ / (2017) 19.262.919€

Encontraram uma forma de quase duplicar as vendas sem aumentar os custos de produção, é caso para ser analisado nas melhores escolas de gestão!
Será que a empresa passou a ser uma casa de revenda de material feito noutras paragens?

Mas esperem, o inventário passa de 2M€ (2016) para 8M€ (2017) devem estar para triplicar as vendas...
Fluxos de Caixa das Actividades Operacionais passa de (2016) 1.653.087€ positiva para (2017) -2.806.179€ negativo (para manter a actividade cavaram um buraco de 4.4M€!!)

dividade curto prazo (2016) 1500€ / (2017) 3.471.765€
divida longo prazo 2016 : 0€ / 2017: 1.895.542€

e agora a cereja, o passivo corrente passaa de 3,7M€ (2016) para 11,8M€ (2017)!

Contratos novos CMO: 0
Contratos novos CDMO: 0
Produtos novos (produção/desenvolvimentos proprio): 0

CI...PUM!!!
 
Mensagens: 45
Registado: 28/7/2010 10:46
Localização: 16

Re: ações cipan

por Dr Tretas » 15/3/2018 23:34

virgolean Escreveu:E se está tudo assim tão bem digam-me porquê: Grau de Autonomia Financeira desceu, Solvabilidade desceu e houve endividamento?


Pois... esse dinheiro parece-me que está em inventários. Espero que tenham comprador.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2826
Registado: 29/10/2013 12:15
Localização: Almada City

Re: ações cipan

por virgolean » 15/3/2018 18:55

virgolean Escreveu:Este relatório é a maior fonte de balelas que já vi :clap:

Sem preocupação com os detalhes do extenso documento, resposta às perguntas por parte da direção:

"Apostar em produtos que incorporem conteúdo inovador" - Quais? Desde quando? Desenvolvidos onde? Para que mercados? Para que terapeuticas?

"Desenvolver novos produtos..." - Para que mercados? Para que terapeuticas? Para lançar quando?

Palavras leva-as o vento.


E se está tudo assim tão bem digam-me porquê: Grau de Autonomia Financeira desceu, Solvabilidade desceu e houve endividamento?
 
Mensagens: 9
Registado: 16/6/2017 12:42

Re: ações cipan

por virgolean » 15/3/2018 13:11

Este relatório é a maior fonte de balelas que já vi :clap:

Sem preocupação com os detalhes do extenso documento, resposta às perguntas por parte da direção:

"Apostar em produtos que incorporem conteúdo inovador" - Quais? Desde quando? Desenvolvidos onde? Para que mercados? Para que terapeuticas?

"Desenvolver novos produtos..." - Para que mercados? Para que terapeuticas? Para lançar quando?

Palavras leva-as o vento.
 
Mensagens: 9
Registado: 16/6/2017 12:42

Re: ações cipan

por suminvestido » 15/3/2018 11:26

Estas palhaçadas que se têm vindo a passar na Cipan são dignas de um filme de terror :lol:
É tudo a ajudar, até os palhaços que fizeram a auditoria aquando da Opa a 0,14 € e resolveram rever o preço para 0,16 € ???(depois de prolongado e apurado trabalho).
Cá para mim até a Chartwel deve ter baixado as calças já feitos com os novos donos.
Ver estas contas de 2017 e apenas pagarem a 0,2814 € por acção acho que se trata de um roubo, mas...
Honestamente e apesar de tudo vou vender as minhas para esquecer de vez esta gente.
Estou investido nesta porcaria desde 2004 e finalmente vou poder ver-me livre disto sem perder grande dinheiro.
 
Mensagens: 859
Registado: 15/1/2008 23:45

Re: ações cipan

por Dr Tretas » 15/3/2018 1:11

Relatório e contas CIPAN 2017: http://www.cipan.pt/images/investidores ... s_2017.pdf

Em 2017 estiveram a acumular inventário, e creio que sei porquê, se bem me lembro ocorrerá uma nova venda de tetraciclinas em 2018 (li isto algures, ou terei ouvido na AG do ano passado?). Sinceramente não tenho absolutamente vontade nenhuma de vender a 28 cêntimos. Veremos... este ano vou outra vez à AG, em princípio. Para ver se sinto boas ou más vibrações :|
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2826
Registado: 29/10/2013 12:15
Localização: Almada City

Re: ações cipan

por rg7803 » 3/3/2018 13:37

“Buy high, sell higher...”.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4199
Registado: 1/5/2008 23:09
Localização: Almada.

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: jlmt, JoaoMatosSilva, MR32, PAULOJOAO e 107 visitantes