Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Follow up da resolução do Novo Banco

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Follow up da resolução do Novo Banco

por PC05 » 5/11/2016 21:23

Justiça inglesa decide a favor do Novo Banco contra a Goldman Sachs
5 nov 2016 · 17:09

Os tribunais britânicos deram razão ao Novo Banco na disputa que o opõe ao Goldmam Sachs por um empréstimo de 850 milhões de dólares (cerca de 763 milhões de euros) concedido pouco antes do colapso do BES.


http://24.sapo.pt/economia/artigos/just ... dman-sachs
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3256
Registado: 5/12/2005 21:28
Localização: Lisboa

Re: Follow up da resolução do Novo Banco

por Texano Bill » 2/5/2016 20:42

Quatro linhas de obrigações do BES regressam provisoriamente ao Novo Banco

Quatro das cinco linhas de obrigações seniores que passaram, em Dezembro, do Novo Banco para o BES vão fazer o caminho de volta. Um regresso provisório, até que haja uma decisão sobre a providência cautelar colocada pela Merrill Lynch.

A providência cautelar que questiona a passagem de obrigações do Novo Banco para o BES "mau" afecta quatro das cinco séries transferidas em Dezembro de 2015. O Tribunal Administrativo do Círculo de Lisboa ordena que as obrigações regressem à instituição financeira presidida por Eduardo Stock da Cunha até haver uma decisão final sobre a providência cautelar.

http://www.jornaldenegocios.pt/empresas ... banco.html

E já estão outra vez no Novo Banco. :roll:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1579
Registado: 20/8/2011 12:52
Localização: O autêntico faroeste

Re: Follow up da resolução do Novo Banco

por Texano Bill » 2/3/2016 16:50

Bancos internacionais decidem que não houve evento de sucessão no Novo Banco

A Associação Internacional de Swaps e Derivados votou de forma unânime que a transferência de obrigações para o BES não implica a alteração da entidade a que se referem os derivados de crédito.

Nem evento de crédito. Nem evento de sucessão. Quem detinha "credit-default swaps" sobre o Novo Banco - instrumentos financeiros que servem para proteger eventuais perdas sofridas com obrigações do banco - não os poderá activar. O Comité de Decisões da Associação Internacional de Swaps e Derivados (ISDA) já havia decidido que a transferência de cinco séries de obrigações do Novo Banco para o BES não constituía um evento de crédito, o que impedia a activação daqueles instrumentos.

Mas os detentores de CDS ainda tinham esperanças que a ISDA chegasse à conclusão que existia um evento de sucessão. Neste caso, a totalidade ou parte dos CDS sobre o Novo Banco passariam a servir de seguro para dívida do BES que, dada a situação de liquidação, iria activar esses instrumentos. Mas a ISDA informou esta quarta-feira que não houve evento de sucessão. Uma decisão tomada de forma unânime pelos 15 representantes de bancos e gestoras internacionais do Comité de Decisão.

Os adiamentos e a falta de eficácia dos CDS

Tanto a decisão sobre o evento de crédito, como a do evento de sucessão sofreram vários adiamentos. A primeira decisão levou a discórdia no Comité de Decisões. A resposta à questão do evento de crédito teve de ser dada por um painel de juristas externos. Foi uma das poucas vezes em que as entidades envolvidas no mercado de derivados não chegaram a uma visão consensual.

Já na questão do evento de sucessão, a ISDA justificou os sucessivos atrasos com a falta de informação actualizada sobre o Novo Banco. Para determinar se houve um evento de sucessão, a ISDA teve de analisar o total de obrigações consideradas relevantes no Novo Banco e calcular qual a proporção desse valor que foi transferida para o BES. Dependendo desse cálculo, os CDS do Novo Banco poderiam passar a ser total ou parcialmente referentes ao BES.

O Comité decidiu, no entanto, aguardar pelas contas anuais da entidade liderada por Stock da Cunha, que foram divulgadas na semanas passada. E após analisar os dados deliberou que não havia razões para um evento de sucessão.

No entanto, as decisões da ISDA podem colocar em causa a eficácia dos CDS enquanto instrumento de cobertura de risco de crédito. "É mais um caso na lista de recuos sofridos pelos derivados como uma ferramenta efectiva. E aumenta as preocupações sobre os CDS não fazerem aquilo que era suposto", defendeu Roger Francis, analista da Mizuho International, citado pela Bloomberg.

http://www.jornaldenegocios.pt/mercados ... banco.html

O sector financeiro foge a activar os CDS sobre o sector financeiro. :clap:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1579
Registado: 20/8/2011 12:52
Localização: O autêntico faroeste

Re: Follow up da resolução do Novo Banco

por cliente1 » 24/2/2016 20:11

Ou seja, 4900m + 400m + 1,000 m, mais as suborinadas que arderam, mais os 2,000m de Dezembro.

Ora, assim de repente são mais de 8 mil milhões de "enganos" que o BES tinha nas contas até 2014.

Ficamos por aqui?
 
Mensagens: 232
Registado: 13/8/2014 17:30

Re: Follow up da resolução do Novo Banco

por Texano Bill » 24/2/2016 19:54

Lion_Heart Escreveu:quem não paga as dividas são os grandes clientes, mas como não tem bens... :lol:


Não te preocupes, no limite eles podem sempre 'alterar o perímetro'. :-$ :-k
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1579
Registado: 20/8/2011 12:52
Localização: O autêntico faroeste

Re: Follow up da resolução do Novo Banco

por Lion_Heart » 24/2/2016 19:35

quem não paga as dividas são os grandes clientes, mas como não tem bens... :lol:
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 7051
Registado: 6/11/2002 22:32
Localização: Toquio

Re: Follow up da resolução do Novo Banco

por Texano Bill » 24/2/2016 18:47

Novo Banco fecha 2015 com prejuízos de 980,6 milhões de euros

As contas do banco liderado por Stock da Cunha foram impactadas negativamente por provisões de 1.054 milhões de euros para crédito a clientes, títulos e imóveis e anulação de prejuízos fiscais.
O Novo Banco fechou 2015 com prejuízos de 980,6 milhões de euros, anunciou a instituição esta quarta-feira, 24 de Fevereiro.

"O esforço de provisionamento" teve um "impacto determinante" neste resultado, segundo indica o relatório publicado no site da CMVM.

As contas do banco liderado por Stock da Cunha foram impactadas negativamente por provisões de 1.054 milhões de euros para crédito a clientes, títulos e imóveis e anulação de prejuízos fiscais.

Entre 3 de Agosto de 2014, dia da sua constituição, e o final desse ano, o Novo Banco tinha registado prejuízos de 497,6 milhões de euros. As contas, no ano seguinte, continuaram a ser negativas, muito pelas maiores imparidades.

Em termos de solidez, o Novo Banco viu o seu rácio melhorar no final de 2015, com a ajuda da retirada de 1.985 milhões de euros de dívida sénior enviada para o BES "mau". O rácio de referência, CET1, ficou-se em 13,6%, segundo as regras de cálculo em vigor. Era de 9,5% em Dezembro de 2014.

http://www.jornaldenegocios.pt/empresas ... euros.html

Pior que os números avançados pelos media nos últimos dias (600-900 M).
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1579
Registado: 20/8/2011 12:52
Localização: O autêntico faroeste

Re: Follow up da resolução do Novo Banco

por Pata-Hari » 12/2/2016 15:10

O comité de decisões da Associação Internacional de “Swaps” e Derivados (ISDA) pretende dados actualizados sobre o banco e uma das decisões terá de ser tomada por avaliadores externos.


Não está fácil para os bancos e para as gestoras internacionais responderem à questão se houve um evento de crédito e um evento de sucessão no Novo Banco, no seguimento da decisão do Banco de Portugal de, a 29 de Dezembro, passar cinco linhas de obrigações do Novo Banco para o BES.



A resposta do comité de decisão da Associação Internacional de Swaps e Derivados (ISDA) será essencial para os investidores que detêm "credit default swaps" (instrumentos financeiros que servem como uma espécie de seguro em caso de incumprimento) os poderem activar e saberem se têm como referência o Novo Banco ou o BES.











Na questão de se houve um "evento de crédito" devido a intervenção governamental, a falta de unanimidade entre as entidades que integram o comité de decisão da ISDA levou a que a resposta tivesse de ser dada por um painel de juristas externos à associação. Esta sexta-feira, serão dados os argumentos a favor de uma resposta positiva e negativa àquela questão. O veredicto deverá chegar a 16 de Fevereiro, segundo a informação do processo constante no site da ISDA. Mesmo que a resposta seja que houve um "evento de crédito" isso não implica que as obrigações que ainda estão no Novo Banco sejam declaradas como estando em incumprimento.



Já na pergunta sobre se a transferência de obrigações do Novo Banco para o BES representa um "evento de sucessão" (isto é, se os CDS podem passar a ser referentes à dívida do BES em vez da do Novo Banco), o comité da ISDA voltou a indicar esta quinta-feira um prolongamento do prazo.



"Dado que os dados financeiros [do Novo Banco] foram preparados a 30 de Junho de 2015, o comité de decisão decidiu que era prudente fazer tentativas adicionais para conseguir informação actualizada sobre o valor das obrigações relevantes da entidade, incluindo em particular o financiamento junto do banco central, antes de tomar uma decisão", refere a ISDA.



Para avaliar se houve ou não um "evento de sucessão", o comité da ISDA tem de verificar qual a proporção das responsabilidades que passa de uma para outra entidade. Dependendo dessa proporção, isso poderá levar a que todos ou parte dos CDS passem a ser referentes a dívida do BES.



No comité de decisão que está a avaliar o caso do Novo Banco estão algumas entidades que foram lesadas com as decisões do Banco de Portugal, como a Pimco e o Goldman Sachs. Estão ainda presentes o Bank of America, o Barclays, o BNP Paribas, o Credit Suisse, o Deutsche Bank, o JP Morgan, a Morgan Stanley, o Nomura, a AllianceBernstein, a BlueMountain Capital, a Citadel e a Cyrus Capital.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 20972
Registado: 25/10/2002 17:02
Localização: Lisboa

Re: Follow up da resolução do Novo Banco

por njmcp » 10/2/2016 19:54

Garfield01 Escreveu:
cliente1 Escreveu:Olá, não era nenhuma crítica, era só para dizer "já somos dois". :wall:


Ok :) .. resta-nos esperar até 2019 se entretanto não houver mais problemas, pois não credito que até lá isto volte a ter liquidez!


Não sei como está a liquidez, mas parece que as cotações continuam em queda, com valores actuais entre 73 e 75%.
É um problema de falta de liquidez? Será que o anúncio de 6f da decisão sobre o evento de crédito pode estar a pressionar as cotações?
Se sim, no caso da provável decisão negativa (não consideração de evento de crédito) é de esperar recuperação, correcto?

É que não se percebe os valores face ao reforço da capacidade do Novo Banco (face aos outros bancos nacionais), e ao processo de venda em andamento (penso que a venda ocorrerá até final do Verão).
Claro que existem um conjunto de incógnitas e imponderáveis.
Cumprimentos.
 
Mensagens: 27
Registado: 3/2/2016 20:41

Re: Follow up da resolução do Novo Banco

por cliente1 » 8/2/2016 16:54

cliente1 Escreveu:Esta notícia do Sol já tem 2 semanas...

Os ISIN em concreto estavam no site do BdP... boa sorte a procura-los!!!!


Estão aqui!!!! Não é fácil de encontrar aquilo...

https://www.bportugal.pt/pt-PT/OBancoeo ... 229-2.aspx

PTBEQBOM0010
PTBENIOM0016
PTBENJOM0015
PTBENKOM0012
PTBEQKOM0019
 
Mensagens: 232
Registado: 13/8/2014 17:30

Re: Follow up da resolução do Novo Banco

por njmcp » 8/2/2016 16:45

Garfield01 Escreveu:
cliente1 Escreveu:Olá, não era nenhuma crítica, era só para dizer "já somos dois". :wall:


Ok :) .. resta-nos esperar até 2019 se entretanto não houver mais problemas, pois não credito que até lá isto volte a ter liquidez!


Não sei como está a liquidez, mas parece que as cotações continuam em queda, com valores actuais entre 73 e 75%.
É um problema de falta de liquidez? Será que o anúncio de 6f da decisão sobre o evento de crédito pode estar a pressionar as cotações?
Se sim, no caso da provável decisão negativa (não consideração de evento de crédito) é de esperar recuperação, correcto?

É que não se percebe os valores face ao reforço da capacidade do Novo Banco, e ao processo de venda em andamento (penso que a venda ocorrerá até final do Verão).
Claro que existem um conjunto de incógnitas e imponderáveis.
Cumprimentos.
Editado pela última vez por njmcp em 10/2/2016 19:49, num total de 1 vez.
 
Mensagens: 27
Registado: 3/2/2016 20:41

Re: Follow up da resolução do Novo Banco

por cliente1 » 7/2/2016 23:38

Esta notícia do Sol já tem 2 semanas...

Os ISIN em concreto estavam no site do BdP... boa sorte a procura-los!!!!
 
Mensagens: 232
Registado: 13/8/2014 17:30

Re: Follow up da resolução do Novo Banco

por Sr_SNiper » 7/2/2016 20:19

Quais são os ISINS das emissões sénios que passaram para o banco mau?
Neste momento o total de divida senior são cerca de 11 mil milhões, correcto ? era 13 mil milhões, mas 2 mil milhões foram para o banco mau...
É isto?
Lose your opinion, not your money
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8970
Registado: 27/6/2009 22:08
Localização: Sniper World

Re: Follow up da resolução do Novo Banco

por BearManBull » 26/1/2016 22:40

Mais axas para a fogueira, o que me impressiona é que ninguém se manifesta com estas situações e arrasta-se sempre tudo para a última, á portuguesa mesmo...

http://sol.pt/noticia/494330/Investidor ... portuguesa
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8741
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: Follow up da resolução do Novo Banco

por Garfield01 » 25/1/2016 12:43

cliente1 Escreveu:Olá, não era nenhuma crítica, era só para dizer "já somos dois". :wall:


Ok :) .. resta-nos esperar até 2019 se entretanto não houver mais problemas, pois não credito que até lá isto volte a ter liquidez!
 
Mensagens: 3
Registado: 21/1/2016 22:18

Re: Follow up da resolução do Novo Banco

por cliente1 » 23/1/2016 0:24

Garfield01 Escreveu:
cliente1 Escreveu:Olá Garfield01. Deixa-me adivinhar... essas obrigações dizem BES LDN 2019? :mrgreen: E foram simpaticamente sugeridas pelo gestor do BES algures uns 3 ou 4 anos atrás? :wall:


Exato. Na verdade eu tinha umas que venceram nessa altura (6,5% ou 7%) e depois sugeriam essas, mas aceito a crítica "construtiva" por ter aceite cegamente a sugestão do gestor de conta.

Obg


Olá, não era nenhuma crítica, era só para dizer "já somos dois". :wall:
 
Mensagens: 232
Registado: 13/8/2014 17:30

Re: Follow up da resolução do Novo Banco

por Garfield01 » 22/1/2016 13:08

cliente1 Escreveu:Olá Garfield01. Deixa-me adivinhar... essas obrigações dizem BES LDN 2019? :mrgreen: E foram simpaticamente sugeridas pelo gestor do BES algures uns 3 ou 4 anos atrás? :wall:


Exato. Na verdade eu tinha umas que venceram nessa altura (6,5% ou 7%) e depois sugeriam essas, mas aceito a crítica "construtiva" por ter aceite cegamente a sugestão do gestor de conta.

cliente1 Escreveu:Eu ESPERO que nada aconteça, mas o facto de estarem a 80% é precisamente indicador do risco. O que eu especulo é que no cenário de venda apareça um "Santander " que neste caso fica mesmo com tudo (incluindo estas tais obrigações), e que depois lá irá reembolsa-las quando for a altura disso. Mas nada como esperar para ver o quando for o reembolso das ex-BANIF.

A minha opinião é que antes de as ter comprado devia ter andado neste excelente forum com gente que "diz o que pensa", outros "que pensam o que dizem", outros que fazem as duas coisas 8-) , mas que de uma foram geral abrem os olhos a quem vai um bocado nas conversas dos gestores de balcão.


Toda a razão, espero safar-me desta. Vou estar atento à resolução do Banif para ver no que dá!

Obg
 
Mensagens: 3
Registado: 21/1/2016 22:18

Re: Follow up da resolução do Novo Banco

por cliente1 » 21/1/2016 23:01

Garfield01 Escreveu:Boa noite,

Tenho actualmente algumas obrigações que não passaram para o BES, sendo que estas foram vendidas ao balcão de uma agência do BES e vencem em 2019.
Estou com muitas dúvidas sobre se devo mantê-las ou não, apesar de estarem a 80% estou com receio que tudo isto que está a acontecer arraste ainda mais para o fundo e venha a ter surpresas desagradáveis.

Com o mercado nesta confusão será possível vendê-las? Haverá compradores?

Por outro lado penso que se este processo fizer que com hajam mais perdas, a banca e o país em geral perde o pouco crédito que ainda têm e isso está a reflectir-se pela subida de juros das obrigações do país quer pelo possível contágio à banca dos países do sul de que se fala.

Que opinião têm sobre este tema?

Aproveito para perguntar que cenários podem vir a surgir para os obrigacionistas quando da venda no NB?

Obg


Olá Garfield01. Deixa-me adivinhar... essas obrigações dizem BES LDN 2019? :mrgreen: E foram simpaticamente sugeridas pelo gestor do BES algures uns 3 ou 4 anos atrás? :wall:

Eu ESPERO que nada aconteça, mas o facto de estarem a 80% é precisamente indicador do risco. O que eu especulo é que no cenário de venda apareça um "Santander " que neste caso fica mesmo com tudo (incluindo estas tais obrigações), e que depois lá irá reembolsa-las quando for a altura disso. Mas nada como esperar para ver o quando for o reembolso das ex-BANIF.

A minha opinião é que antes de as ter comprado devia ter andado neste excelente forum com gente que "diz o que pensa", outros "que pensam o que dizem", outros que fazem as duas coisas 8-) , mas que de uma foram geral abrem os olhos a quem vai um bocado nas conversas dos gestores de balcão.
 
Mensagens: 232
Registado: 13/8/2014 17:30

Re: Follow up da resolução do Novo Banco

por Garfield01 » 21/1/2016 22:32

Boa noite,

Tenho actualmente algumas obrigações que não passaram para o BES, sendo que estas foram vendidas ao balcão de uma agência do BES e vencem em 2019.
Estou com muitas dúvidas sobre se devo mantê-las ou não, apesar de estarem a 80% estou com receio que tudo isto que está a acontecer arraste ainda mais para o fundo e venha a ter surpresas desagradáveis.

Com o mercado nesta confusão será possível vendê-las? Haverá compradores?

Por outro lado penso que se este processo fizer que com hajam mais perdas, a banca e o país em geral perde o pouco crédito que ainda têm e isso está a reflectir-se pela subida de juros das obrigações do país quer pelo possível contágio à banca dos países do sul de que se fala.

Que opinião têm sobre este tema?

Aproveito para perguntar que cenários podem vir a surgir para os obrigacionistas quando da venda no NB?

Obg
 
Mensagens: 3
Registado: 21/1/2016 22:18

Re: Follow up da resolução do Novo Banco

por cliente1 » 21/1/2016 18:30

Caro Cem pt,
Muito obrigado pelos esclarecimentos.

Acho que percebi. Se é considerado o "evento de crédito", existem 18 mil milhões de obrigações que na prática "mudam de dono" e quem fica na incerteza são as seguradoras, e obviamente que esses não lhes interessa.

Mas além desses 18 mil milhões que não sendo "coisa pequena", ainda acrescem os 2 mil milhões que foram mudados para o BES e que, esses sim, tem "garantia zero" que serão recuperados e por isso asseguradoras terão mesmo que se chegar à frente com 2 mil milhões (assumindo que existiam CDS sobre esses 2 mil milhões).

Quanto ao final do filme, também concordo que vai sobrar os contribuintes...de uma maneira ou de outra...
 
Mensagens: 232
Registado: 13/8/2014 17:30

Re: Follow up da resolução do Novo Banco

por NM_2 » 21/1/2016 18:01

Cem pt Escreveu:Amigo Cliente:

Em primeiro lugar deixa-me dizer-te que o diagnóstico do amigo Bogos é cristalino, tem toda a razão no que diz. Esta brincadeira do BdP ainda vai acabar por sobrar para todos os contribuintes tugas depois de todas as voltas e pressões e implicações que vão demonstrar não haver outra saída airosa.

Em relação às questões e dúvidas que colocas, embora eu não seja um especialista na matéria mas apenas um leigo que vou lendo umas coisas:

- A ISDA é a instituição encarregada de se pronunciar pela validade dos “credit defaults” para efeitos de acionamento dos CDS em caso de incumprimentos.

- Se a ISDA vier a declarar esta operação imposta pelo BdP como um acontecimento de default, quem detém obrigações sobre a sociedade declarada em default, neste caso o Novo Banco, pode acionar os seus seguros CDS pedindo às entidades que lhes venderam estes seguros a garantia do pagamento integral da maquia correspondente à totalidade do capital e juros correspondentes nas respetivas datas de vencimento, deixando assim de assumir risco. Passarão então essas “seguradoras” que venderam os CDS a deter a posse das obrigações em causa com o risco de não virem a ser remuneradas pelo Novo Banco em parte do capital e juros em várias dessas emissões. Ou seja, se o Novo Banco pagar os juros e capital das restantes 45 emissões obrigacionistas não abrangidas as entidades vendedoras dos CDS não sofrerão prejuízos nessas emissões específicas.

Se houver declaração de incumprimento por parte do ISDA acredito que isto vai originar uma batalha épica com pressões tremendas sobre Portugal e sobretudo sobre o BdP para anular a decisão de default sobre as tais 5 emissões de dívida senior. No final, para evitar um contágio aos bancos do sul da Europa, e em especial o fecho do crédito à Banca portuguesa em geral já que nenhum estrangeiro institucional quererá financiar novas obrigações de bancos portugueses, estou convicto que no final o valor das 5 emissões obrigacionistas, que passaram para a órbita do BES mau, acabarão por voltar a ser assumidas pelo Estado Português, ou seja, por impostos pagos por todos nós no futuro que se seguirá.

Cá estaremos para ver e confirmar…

Bem altero o que escrevi para: no comments :cry: :cry: :oops: :oops:
Editado pela última vez por NM_2 em 21/1/2016 18:45, num total de 1 vez.
 
Mensagens: 1536
Registado: 2/9/2014 22:13

Re: Follow up da resolução do Novo Banco

por Cem pt » 21/1/2016 17:55

Amigo Cliente:

Em primeiro lugar deixa-me dizer-te que o diagnóstico do amigo Bogos é cristalino, tem toda a razão no que diz. Esta brincadeira do BdP ainda vai acabar por sobrar para todos os contribuintes tugas depois de todas as voltas e pressões e implicações que vão demonstrar não haver outra saída airosa.

Em relação às questões e dúvidas que colocas, embora eu não seja um especialista na matéria mas apenas um leigo que vou lendo umas coisas:

- A ISDA é a instituição encarregada de se pronunciar pela validade dos “credit defaults” para efeitos de acionamento dos CDS em caso de incumprimentos.

- Se a ISDA vier a declarar esta operação imposta pelo BdP como um acontecimento de default, quem detém obrigações sobre a sociedade declarada em default, neste caso o Novo Banco, pode acionar os seus seguros CDS pedindo às entidades que lhes venderam estes seguros a garantia do pagamento integral da maquia correspondente à totalidade do capital e juros correspondentes nas respetivas datas de vencimento, deixando assim de assumir risco. Passarão então essas “seguradoras” que venderam os CDS a deter a posse das obrigações em causa com o risco de não virem a ser remuneradas pelo Novo Banco em parte do capital e juros em várias dessas emissões. Ou seja, se o Novo Banco pagar os juros e capital das restantes 45 emissões obrigacionistas não abrangidas as entidades vendedoras dos CDS não sofrerão prejuízos nessas emissões específicas.

Pessoalmente creio que não vai haver declaração de incumprimento porque os interesses dos vendedores de CDS estão defendidos na maioria que dispõem na "poole" dos decisores (são 10 em 18!) e não querem certamente correr um risco de perdas de milhões que os iriam afectar, tipo juiz em causa própria.

Se houver declaração de incumprimento por parte do ISDA acredito que isto vai originar uma batalha épica com pressões tremendas sobre Portugal e sobretudo sobre o BdP para anular a decisão de default sobre as tais 5 emissões de dívida senior. No final, para evitar um contágio aos bancos do sul da Europa, e em especial o fecho do crédito à Banca portuguesa em geral já que nenhum estrangeiro institucional quererá financiar novas obrigações de bancos portugueses, estou convicto que no final o valor das 5 emissões obrigacionistas, que passaram para a órbita do BES mau, acabarão por voltar a ser assumidas pelo Estado Português, ou seja, por impostos pagos por todos nós no futuro que se seguirá.

Cá estaremos para ver e confirmar…
O autor não assume responsabilidades por acções tomadas por quem quer que seja nem providencia conselhos de investimento. O autor não faz promessas nem oferece garantias nem sugestões, limita-se a transmitir a sua opinião pessoal. Cada um assume os seus riscos, incluindo os que possam resultar em perdas.


Citações que me assentam bem:


Sucesso é a habilidade de ir de falhanço em falhanço sem perda de entusiasmo – Winston Churchill

Há milhões de maneiras de ganhar dinheiro nos mercados. O problema é que é muito difícil encontrá-las - Jack Schwager

No soy monedita de oro pa caerle bien a todos - Hugo Chávez


O day trader trabalha para se ajustar ao mercado. O mercado trabalha para o trend trader! - Jay Brown / Commodity Research Bureau
 
Mensagens: 3138
Registado: 4/3/2008 17:21
Localização: 16

Re: Follow up da resolução do Novo Banco

por cliente1 » 21/1/2016 17:19

Mas continuo sem perceber exactamente os impactos. Pelo que li quem tem "seguros" (CDS) sobre as obrigações do Novo Banco, pode pedir a "activação" desses seguros, mesmo para essa parte das obrigações que vale os tais de 18 mil milhões e que ficaram "sossegadas" no Novo Banco).

Isso faz sentido? A mim como leigo parece-me que faz sentido só para os 2m milhões que mudaram para o BES.

E exactamente quem é que vai pagar esses seguros?
 
Mensagens: 232
Registado: 13/8/2014 17:30

Re: Follow up da resolução do Novo Banco

por bogos » 21/1/2016 14:16

Boa tarde..

Esta questão será concerteza alvo de discussão juridica mundial.

O Banco de Portugal serviu-se da Bomba Atómica, para atingir determinados fins.

Os fundos internacionais, detentores dessas obrigações (que diga-se de passagem, são "peanuts" na senda do seu sector obrigacionista), vai adoptar uma posição radical e dizer ao BDP....Afinal quem tem o dinheiro?

Lamentavelmente o país está a saque de todos os lados. Interna e externamente vão surgir noticias, pressões, manipulações, ameaças, e o diabo a 4.

No final iremos ter o Jerónimo e a Catarina a indicar a Costa, qual é a solução airosa para os portugueses......
Não se admirem muito, que nos queiram impingir o "Orgulhosamente sós", mas em versão Avermelhada....

Da minha parte, já digo com toda a convicção e certeza.....contribuintes, preparai-vos para abrir as vossas carteiras...isto não se trata de um assalto, trata-se de um confisco.

Aos estrangeiro instalado em Portugal.....Welcome to Tugalândia....Here are fun and game......and much pain...

Cumprimentos
Um dos efeitos do medo é perturbar os sentidos e fazer que as coisas não pareçam o que são.
Miguel Cervantes
No outro lado de cada medo está a liberdade.
Marilyn Ferguson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2887
Registado: 29/12/2005 16:34
Localização: Porto

Follow up da resolução do Novo Banco

por cliente1 » 21/1/2016 14:00

Hoje está a falar-se muito nisto de se a resolução de 29 de Dezembro foi um evento de crédito ou não.

"Reunião decidirá se há ou não incumprimento de obrigações e se é necessário accionar seguros para cobrir as perdas. Em causa poderão estar 50 linhas obrigacionistas, avaliadas em 18 mil milhões de euros."

http://economico.sapo.pt/noticias/banco ... 40325.html

Alguém consegue explicar "como seu eu fosse muito burro" :mrgreen: o que é que está em questão? O que é isso das 50 linhas obrigacionistas e dos 18 mil milhões de euros....
 
Mensagens: 232
Registado: 13/8/2014 17:30


Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, latbal, navaldoc, Nuno V, OCTAMA, PAULOJOAO, Phil2014, rg7803, Shimazaki_2, TJCS e 209 visitantes