Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Forex - 2016 - 4º trimestre

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Forex - 2016 - 1º trimestre

por chico_laranja » 26/2/2016 17:15

António Vieira

Falas disto?
viewtopic.php?f=3&t=84729

Um abraço e bons investimentos
Ao fim de semana o tempo é para o mercado dos afectos para com a cara metade e com os filhos .
Uma vez que o meu tempo disponível para o acompanhar o fórum é mínimo, se precisarem de algo da minha parte mandem PM que tento passar por cá.
Um abraço e bons investimentos.
 
Mensagens: 1351
Registado: 29/11/2007 2:37
Localização: Avanca

Re: Forex - 2016 - 1º trimestre

por djovarius » 26/2/2016 17:03

Boas,

Amigo A. Vieira, é verdade, andamos por aqui na medida do possível. Fiz de facto o artigo com perspetivas para 2016, publicado aqui nos primeiros dias de Janeiro e na investing.com do Brasil alguns dias depois.
O EUR/USD dependerá da política monetária dos EUA e da Europa. Confirmando-se um leve aumento de juros do outro lado e juros ainda mais negativos por cá, o EUR terá muitas dificuldades em sustentar os seus pequenos ganhos do ano.
Creio que o negócio do Ouro não será "atrapalhado" pelo EUR/USD, sobretudo para os sortudos que estão dentro desde os 1.100 dólares ou mesmo 1.150 dólares a onça.
A propósito: o nosso par está hoje a cair bem, caiu a casa dos 1.10 - poderá voltar a 1.07xx se a mini-euforia dos mercados continuar (SPX de volta a 2000 pontos???)
Quem parece estar a levantar os mercados acionistas americanos é a recuperação do petróleo. Veremos se será Sol de muita ou pouca dura...

Já o USD/JPY confirmou ao longo do dia a quebra de 113.60, validando o double bottom. Vamos ver se vai a 115.00, algo que me parece já um pouco mais difícil...

Abraço, bom fds mesmo com chuva e neve

dj
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8774
Registado: 10/11/2002 19:32
Localização: Planeta Algarve

Re: Forex - 2016 - 1º trimestre

por 654235 » 26/2/2016 14:24

Eu tb sigo muito de perto o usd/jpy, desde que quebrou o trend de longo prazo no final do ano, fiquei apreensivo.

Reparei recente/ do double bottom em formação muito idêntico aos recentes padrões no SPX
Youtube
@PMSInvestments (subscrevam para poder continuar a dar atualizações)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4378
Registado: 10/4/2006 13:55
Localização: Las Vegas

Re: Forex - 2016 - 1º trimestre

por António Vieira » 26/2/2016 13:39

Olá Djo

à quanto tempo....

à uns anos atrás, fazias umas previsões fruto do teu estudo, por volta do Natal, para o ano seguinte.
Gostava de te perguntar, qual a tua opinião para o par eur/usd em 2016 e se fizes-te algum artigo interessante para ler.

Para mim, que frequento o forum desde 2001, na altura do Cem, K. , etc os mercados já não são os mesmos.
Estou investido no Gold, mas aqui o problema é o cambio que pode fazer mossa.

daí a minha questão.

um abraço e cont de bom trabalho
 
Mensagens: 241
Registado: 14/12/2014 20:38

Re: Forex - 2016 - 1º trimestre

por djovarius » 26/2/2016 13:24

Boas,

Se não fosse ano bissexto seria fim de semana e fim de mês. Assim, ainda temos a segunda-feira.

Mais tarde, logo se faz o balanço de tudo, para já, gráfico do USD/JPY - fabuloso suporte a 111.00 (medo de intervenção do BOJ) e resistências a 113.60 e, mais importantes ainda no espaço de 115. a 116.00 - são fronteiras entre bull e bear, mas sobretudo simbolizam o bom ou o mau humor dos mercados, não me canso de dizer que este par simboliza muito do que é o sentimento do mercados em geral.

Abraço, até já


dj
Anexos
USDJPY(Daily).png
USDJPY(Daily).png (29.21 KiB) Visualizado 10298 vezes
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8774
Registado: 10/11/2002 19:32
Localização: Planeta Algarve

Re: Forex - 2016 - 1º trimestre

por djovarius » 24/2/2016 12:49

Boas,

Hoje temos muito frango para virar... (onde é que eu já ouvi isto antes?) :roll: :roll:

Obrigado pelo gráfico USD/CAD, poupa-me o trabalho. É importante dizer que esse par não é muito técnico. Esse par normalmente está em alta quando as "commodities" (sobretudo petróleo) estão em baixa, como é o caso hoje. Ainda assim, o espaço de subidas já não parece ser muito.

Hoje, temos os mercados de regresso à grande tendência de 2016, há uma coisa importante a referir nesta fase. Algo está diferente: o EUR/USD deveria estar em alta, mas isso não ocorre. Está mesmo de volta a 1.09xx, o que merece muita atenção. Voltamos então a usar um velho "proxy" da tendência / sentimento / perceção dos mercados, o famoso EUR/JPY, importante "cross rate" ao longo do século XXI.
Como vemos neste desenho de muito longo prazo, as quedas têm sido acentuadas, a exemplo do USD/JPY. Londe vão os tempos dos famosos 160 a 170.00 e até os 150.00 já são um mera lembrança. Na verdade, o espaço dos 130.00 a 150.00 foi claramente rompido em baixa e devemos ir até 120.00 - a partir daí há uma grande zona de confusão, que dará suporte. Mais ou menos entre 110.00 e 120.00 - o BOJ não deverá ficar nada contente com a violação desse espaço, tal como ocorre no par com o dólar. Seguramente teremos o BOJ a anunciar qualquer coisa, sobretudo se o mercado acionista voltar ao "stress" de há algumas semanas atrás.

E agora vamos falar do velho Cable. Não gosto de o negociar, mas não podemos ficar indiferentes ao que se passa. Diz-se que o referendo do Brexit, leva a quedas do GBP/USD. Pode até ser, mas acho que o par cairia na mesma, devido a força do USD. O referendo apenas amplia o volume e tamanho das quedas.
Assim, longe vão os tempos de euforia: quem não se lembra do Cable a 2.10 ??? De ingleses a passearem nos EUA como reis??
Pois agora estamos perto dos mínimos da crise de 2008, que poderão dar suporte... será que vão dar ?? Seja como for, poderemos assistir a uma cotação ainda mais depreciada, o que representaria os mínimos de mais de 3 décadas. Normalmente, seria ponto de entrada longa, mas com esta história do referendo e da tal incerteza, quem sabe se o Cable não baixará ainda mais, mesmo sabendo-se que começa a ficar "oversold" !!!???

Ficam os gráficos para as vossas conclusões...

Abraço

dj
Anexos
EURJPY(Monthly).png
EURJPY(Monthly).png (33.54 KiB) Visualizado 10365 vezes
GBPUSD(Monthly).png
GBPUSD(Monthly).png (33.25 KiB) Visualizado 10365 vezes
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8774
Registado: 10/11/2002 19:32
Localização: Planeta Algarve

Re: Forex - 2016 - 1º trimestre

por nc_trader1 » 23/2/2016 19:48

Gráfico USD/CAD

Imagem
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 769
Registado: 19/1/2012 22:42

Re: Forex - 2016 - 1º trimestre

por djovarius » 22/2/2016 13:44

Boa semana a todos,

Ouro e prata a colapsar, cobre e petróleo a subir - ações em alta - semana a começar bem, como havia terminado a semana passada.

O USD sobe face às demais.
O EUR/USD já se aproxima dos 1.10 - está definitivamente em zona neutra, resta saber se vai voltar à zona importante de 2016 entre 1.07xx e 1.09xx
Isso será mais fácil se os mercados continuarem a recuperar, a exemplo do que aconteceu depois do susto de Agosto passado.
O mesmo em relação ao USD/JPY - este subirá, sim, se o mercado estiver mais tranquilo, menos volátil.
Falamos em mercado, isto é válido para a América, China, enfim, para todos !!

Abraço

dj
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8774
Registado: 10/11/2002 19:32
Localização: Planeta Algarve

Re: Forex - 2016 - 1º trimestre

por djovarius » 19/2/2016 18:16

Boas,

Mais uma semana a chegar ao fim. Desta feita, um pouco mais calma nos mercados. Ainda assim, o tal Ouro mantém-se forte, o que significa algo...
O petróleo cai quando parece que vai começar a subir.
Os mercados Obrigacionistas mais problemáticos também acalmaram. A FED ajudou graças a uma postura de contenção.
O USD/JPY continua "bearish" e parece ainda querer atacar a zona de 110.00 algo que o BOJ não deseja. O mercado está consciente disso.

O EUR/USD não parece capaz de grande ataque aos 1.10xx, pelo que os 1.11 são um belo ponto "pivot" para a semana que vem. Não estou convencido que as subidas do EUR já acabaram assim de repente...neste caso face ao USD. O mercado tem que nos dar mais provas.


Abraço, bom fds

dj
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8774
Registado: 10/11/2002 19:32
Localização: Planeta Algarve

Re: Forex - 2016 - 1º trimestre

por Anthìmio » 18/2/2016 23:39

Excelsos,

A ideia da Bandeira está visto que não passou mesmo de uma ideia, e eu pessoalmente tento sempre antecipar as figuras. Adiante, o que é facto é que havia ali um Gap nas 4H que também ontem mencionei e que foi fechado mesmo na recta final da sessão, curiosamente mal o Gap foi fechado o Preço começou a cair, até parece que o Preço subiu só mesmo para tapar o buraco. Com isso o que aconteceu foi que no Diário formou-se um Triângulo Simétrico. E este já lá está, não é uma ideia... resta ver se vai funcionar...

Anthìmio
Anexos
Gráfico20160218_3.JPG
Gráfico20160218_4.JPG
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 479
Registado: 27/5/2014 23:03
Localização: Atmosfera

Re: Forex - 2016 - 1º trimestre

por djovarius » 18/2/2016 13:56

Boas,

Tal como Janeiro, temos um Fevereiro atípico. Mercados nervosos nas primeiras duas semanas do mês (em ambos os casos) e bem mais calmos nas seguintes.
Têm estado em venda as Obrigações e em forte compra as Ações, ao contrário do que se tem passado normalmente ao longo do mês.

Com isto tudo, quebra o Ouro, o EUR e o JPY.

Se o USD se aprecia em clima de bom humor, a inversa também é verdadeira. Sendo assim, se estamos apenas a recuperar de enormes perdas, se o bear veio para ficar, então também a recuperação do USD será de pouca dura.
Caso contrário, voltaremos aos anos anteriores e o USD partirá para novos máximos...

Para já mantemos as retrações do gráfico acima, neste caso, com destaque para o EUR/USD que está já a começar testar a zona de 1.10xx - o que está previsto... existe :lol:

Nota final para o JPY: hoje claramente o campeão das "majors". O mercado exige claramente mais ao BOJ.

Abraço

dj
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8774
Registado: 10/11/2002 19:32
Localização: Planeta Algarve

Re: Forex - 2016 - 1º trimestre

por Anthìmio » 18/2/2016 12:20

Excelsos,

O Triângulo de que ontem falei não deu em grande coisa, o Preço anda a lateralizar e com isso parece que a ideia de uma Bear Flag no diário começa a ganhar forma, o seu alvo também faz todo o sentido.

Anthìmio
Anexos
Gráfico20160218.JPG
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 479
Registado: 27/5/2014 23:03
Localização: Atmosfera

Re: Forex - 2016 - 1º trimestre

por Anthìmio » 17/2/2016 12:03

seilá Escreveu:Este H&S no semanal é que me preocupa, acompanhado da quebra da linha de tendencia ascendente::: :-k


Excelso Seilá,

Esse activo parece-me mesmo com mau aspecto para os Longos, apesar de nunca o ter negociado acho que vou começar a olhar para ele com atenção.

Uma nota relativa ao Ouro: Está a fazer um Triângulo Simétrico no Gráfico de 30m e 4h, se quebrar em baixa vai até à M20, o que é razoável, se quebrar em alta vai fechar um gap nas 4h e nos 30m, o que também me parece razoável; por isso Diabo, podes vir e escolhe. Eu aponto para a quebra em alta.

Anthìmio
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 479
Registado: 27/5/2014 23:03
Localização: Atmosfera

Re: Forex - 2016 - 1º trimestre

por seilá » 17/2/2016 0:20

Este H&S no semanal é que me preocupa, acompanhado da quebra da linha de tendencia ascendente::: :-k
Anexos
USDJPY_23_16 16_02.png
 
Mensagens: 69
Registado: 29/11/2007 13:13
Localização: Funchal

Re: Forex - 2016 - 1º trimestre

por djovarius » 15/2/2016 20:36

Boas,

De novo aqui estamos para um gráfico atualizado do USD/JPY e outro do EUR/USD.

No primeiro, temos as retrações de Fibonacci, onde temos a possibilidade de retração das descidas até cerca de 116.xx antes de voltar à tendência.
Isto, claro, numa opinião puramente técnica, pois nunca se sabe que surpresas pode trazer o BOJ ou mesmo a China...

Depois temos a mesma coisa para o EUR/USD. Aqui temos a possibilidade de visita até aquela zona de 1.11 a 1.10 como excelente teste. Abaixo de 1.10 teríamos que questionar completamente as subidas recentes, embora a grande barreira hoje já se verifique abaixo dos 1.10 - seja como for, tudo isto são zonas pivot com grande chance de volatilidade. É sempre perigoso andar em águas turvas...

Abraço

dj
Anexos
USDJPY.png
USDJPY.png (28.77 KiB) Visualizado 10501 vezes
EURUSD.png
EURUSD.png (29.64 KiB) Visualizado 10501 vezes
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8774
Registado: 10/11/2002 19:32
Localização: Planeta Algarve

Re: Forex - 2016 - 1º trimestre

por djovarius » 15/2/2016 17:05

Vivas,

Uma boa semana a todos. Quando há feriado nos EUA, dá sempre a sensação de feriado a esta hora.

Mesmo assim, é interessante ver hoje uma continuação da sexta-feira. Dia a fazer lembrar o mercado predominante do ano passado (antes de Agosto), mas que pode ser apenas mais um dia de correção da tendência deste ano. Recorde-se que muitos ativos estavam a ficar esticados.
O Ouro era um deles, de facto, mas as quedas do petróleo foram muito mais importantes e teriam de recuperar também, no caso, indo de 26.xx até 30.xx USD/barril - veremos se chega de correção, provavelmente não...

O mercado cambial reflete o bom humor dos mercados acionistas nestes últimos dias, com recuperações do USD, as quais devem agradar a Europeus e Japoneses. Os mercados estão por um fio, todos o sentem, mas não está provado que vem aí uma grandiosa derrocada, como afirmam certos arautos, muitos deles famosos por falharem redondamente previsões no passado.
O melhor é repararmos no que se passará na próxima sessão asiática e depois no retorno dos norte-americanos.

Abraço

dj
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8774
Registado: 10/11/2002 19:32
Localização: Planeta Algarve

Re: Forex - 2016 - 1º trimestre

por Anthìmio » 14/2/2016 18:03

Excelsos,

Deixo aqui a minha ideia para o Ouro. Para já descarto a hipótese de o Preço ir testar a M200 e/ou a Wedge, acho que o Ouro vai corrigir um pouco mas apenas até à zona dos 1200/1180 para depois retomar as subidas fortes.
Em relação ao EURUSD conto com uma descida até aos 1,10.

Atentamente,

Anthìmio
Anexos
Gráfico20160214.JPG
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 479
Registado: 27/5/2014 23:03
Localização: Atmosfera

Re: Forex - 2016 - 1º trimestre

por djovarius » 12/2/2016 17:00

Bem,

Mais uma semana complexa a todos os níveis, embora hoje haja um certo alívio após um dia de sustos vários.
O Ouro está a corrigir das fortes subidas, bem como outros ativos, mas o petróleo, ao invés, sobe quase 10% após novos mínimos de ontem. É o ano do macaco ou da volatilidade?
Até os juros mais problemáticos andam a corrigir depois do "aviso" de ontem.

Creio que o BOJ poderá ter "checkado" a taxa de cambio do USD/JPY quando esta chegou perto de 110.00 - a tal linha vermelha!!
Isso poderá ajudar a um certo alívio nos mercados por algum tempo. Tecnicamente, há muita coisinha sobrevendida e sobrecomprada mesmo.

O EUR/USD está bem firme acima de 1.10 - 1.12 por enquanto, mas também não mostrou força para atacar 1.14 - 1.15 o que pode ser um pouco negativo para os touros.
Enquanto estiver entre 1.11 e 1.1360 nem olho para ele...


Abraço

dj
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8774
Registado: 10/11/2002 19:32
Localização: Planeta Algarve

Re: Forex - 2016 - 1º trimestre

por bogos » 11/2/2016 19:58

Anthìmio Escreveu:
bogos Escreveu:Boa tarde

Creio que existe um gap no EUR/USD (ainda que pequeno), na zona dos 1.1970-1.20, mas não tenho a certeza. Há plataformas que não se vê, mas creio ter a ideia que existe de facto no diário.

A 1ª tentativa falhou ali a meio de agosto de 2015, mas este tipo de mercado não gosta de gaparia, por pequena que seja, e pode bem ser um target apetecivel.

Cumprimentos

Nota: Isto é mera curiosidade pessoal, pois não faço qualquer tipo de negócio em forex


Excelso Bogos,

Obrigado pelo alerta. Na minha plataforma não existe nenhum gap por esses valores. Também concordo que pelo EURUSD não há lugar a gap`s, mesmo quando aparecem nos 30m são sempre fechados.
Entretanto acho que o EURUSD está a pedir Curtos, e se o Ouro não passar a resistência que apresentei também vou apostar nos Curtos.
Um abraço!

Anthìmio


Olha quem ele é, o amigo Anthimio...
Tu tás com um cartão vermelho daqueles na mesa do poker e nas canções da rosinha e da aninhas.... :lol: :lol: :lol:
O que é feito de sua excelsa exª?

Vamos mas é dar começar a postar boa fruta, como sempre nos habituas-te.
Venham de lá essas boas previsões meteorológicas...

Quanto ao Gap.....logo quando chegar a casa, vou ver se tenho esse ficheiro gravado. Tenho ideia que vi numa plataforma esse furo. E no forex é importante essa situação, Minha humilde opinião claramente.
Um dos efeitos do medo é perturbar os sentidos e fazer que as coisas não pareçam o que são.
Miguel Cervantes
No outro lado de cada medo está a liberdade.
Marilyn Ferguson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2887
Registado: 29/12/2005 16:34
Localização: Porto

Re: Forex - 2016 - 1º trimestre

por Anthìmio » 11/2/2016 14:54

bogos Escreveu:Boa tarde

Creio que existe um gap no EUR/USD (ainda que pequeno), na zona dos 1.1970-1.20, mas não tenho a certeza. Há plataformas que não se vê, mas creio ter a ideia que existe de facto no diário.

A 1ª tentativa falhou ali a meio de agosto de 2015, mas este tipo de mercado não gosta de gaparia, por pequena que seja, e pode bem ser um target apetecivel.

Cumprimentos

Nota: Isto é mera curiosidade pessoal, pois não faço qualquer tipo de negócio em forex


Excelso Bogos,

Obrigado pelo alerta. Na minha plataforma não existe nenhum gap por esses valores. Também concordo que pelo EURUSD não há lugar a gap`s, mesmo quando aparecem nos 30m são sempre fechados.
Entretanto acho que o EURUSD está a pedir Curtos, e se o Ouro não passar a resistência que apresentei também vou apostar nos Curtos.
Um abraço!

Anthìmio
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 479
Registado: 27/5/2014 23:03
Localização: Atmosfera

Re: Forex - 2016 - 1º trimestre

por bogos » 11/2/2016 14:06

Boa tarde

Creio que existe um gap no EUR/USD (ainda que pequeno), na zona dos 1.1970-1.20, mas não tenho a certeza. Há plataformas que não se vê, mas creio ter a ideia que existe de facto no diário.

A 1ª tentativa falhou ali a meio de agosto de 2015, mas este tipo de mercado não gosta de gaparia, por pequena que seja, e pode bem ser um target apetecivel.

Cumprimentos

Nota: Isto é mera curiosidade pessoal, pois não faço qualquer tipo de negócio em forex
Um dos efeitos do medo é perturbar os sentidos e fazer que as coisas não pareçam o que são.
Miguel Cervantes
No outro lado de cada medo está a liberdade.
Marilyn Ferguson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2887
Registado: 29/12/2005 16:34
Localização: Porto

Re: Forex - 2016 - 1º trimestre

por djovarius » 11/2/2016 13:34

Boas,

É a subida do Ouro e a subida do JPY, sobretudo face ao USD.
Já há rumores de intervenção possível por parte do BOJ - nesse caso, a linha vermelha poderia bem ser os 110.00 no USD/JPY. Recorde-se que os juros viraram negativos para impedir a apreciação do Yen, mas nestas condições de mercado isso não contou muito.

Até eu tenho já medo de estar curto nesse par, pois em caso de intervenção não há stops que possam valer...

Abraço

dj
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8774
Registado: 10/11/2002 19:32
Localização: Planeta Algarve

Re: Forex - 2016 - 1º trimestre

por Anthìmio » 11/2/2016 11:52

Excelsos,

Que subida a que se está a passar no Ouro!.. Eu não acredito que vá de uma vez aos 1300, mas já não digo nada... agora existe uma zona de importante resistência, vamos ver se por aqui há uma correcção digna desse nome ou se esta barreira é também para ser arrebentada sem apelo nem agravo.
Entretanto o EURUSD também se está a aproximar da zona de resistência, referida no último gráfico que coloquei deste par.

Anthìmio
Anexos
Gráfico20160211.PNG
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 479
Registado: 27/5/2014 23:03
Localização: Atmosfera

Re: Forex - 2016 - 1º trimestre

por Anthìmio » 9/2/2016 23:43

Excelsos,

Hoje a cotação fez um máximo inferior ao de ontem, as velas começam a Alfinetar, traduzindo o esgotar da força nas subidas. M200, Wedge?...... (ai vou eu)

Anthìmio
Anexos
Gráfico20160209.PNG
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 479
Registado: 27/5/2014 23:03
Localização: Atmosfera

Re: Forex - 2016 - 1º trimestre

por Anthìmio » 8/2/2016 23:40

Excelsos,

O Preço no Ouro subiu até aos 1200 fazendo um máximo relativo de vários meses, quebrando pelo meio, e já em anteriores sessões, importantes obstáculos. Estamos perante uma clara inversão de tendência, isto na minha óptica pessoal... e pessoalmente também nem esperava que o esticão de hoje fosse tão forte. Porém, no entanto e contudo também acho que o Preço deverá ir até à M200 e testar a Wedge.
Quanto à figura Cup With Handle a que fiz referência no meu anterior post, foi apenas a titulo de curiosidade, já que a existir, ou não, é-me indiferente. O que me interessa é a Falling Wedge, uma figura pela qual tenho muita estima.

Atentamente,

Anthìmio
Anexos
Gráfico20160208.JPG
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 479
Registado: 27/5/2014 23:03
Localização: Atmosfera

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, Bing [Bot], PAULOJOAO, Shimazaki_2 e 334 visitantes