Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Forex - 2016 - 4º trimestre

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Forex - 2016 - 2º trimestre

por djovarius » 20/6/2016 12:08

Bom dia e boa semana,

Lá tivemos e temos a tal volatilidade. Gaps de baixa e de alta por todo o lado... há muitos anos decidi estar de fora nestes momentos. Mais vale perder um ganho do que...

A Libra recupera de fortes perdas, começo a imaginar o que vai ocorrer se o Reino Unido "ficar" e nem imagino o que ocorrerá se "abandonar"...
Neste aspeto, ainda gosto mais do trio do Yene. Esta divisa parou de subir, mas segue muito forte e o BOJ já avisou que está a olhar com atenção.
O EUR/USD, estável (mais ou menos) entre a zona baixa de 1.11 e a zona alta de 1.15 - um dia destes acabará por se livrar destas balizas e aí será bom entrar no par.
O petróleo parou na fronteira de 50 - 51 USD e já aliviou. Agora vamos ver a força desse ativo.
Os mercados Obrigacionistas também corrigem, já estávamos e ainda estamos em território de bolha. Se calhar há muitos anos que assim é... ou então a bolha nem começou.
Mercados acionistas: a coisa está perigosa, lá voltamos ao primeiro parágrafo, gaps de baixa e de alta por todo o lado... bem, já falta pouco para 5ª feira, 23 !!

Abraço

dj
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8755
Registado: 10/11/2002 19:32
Localização: Planeta Algarve

Re: Forex - 2016 - 2º trimestre

por djovarius » 15/6/2016 16:04

Boas,

Na minha intervenção, já estava a ficar claro o que viria a seguir. O JPY em alta ao mesmo tempo que se regista uma fuga para a qualidade (nos tempos de hoje pode-se ler como pagar para emprestar aos Estados mais credíveis) só poderia significar mercados em agitação.
Na América ainda escapa, mas na Europa levantam-se outros fantasmas a que acresce o BREXIT. Até agora, essa ideia não era credível, mas o mercado começa a descontar fortemente essa possibilidade. No fundo, mais uma questão a somar aos problemas do velho continente.
Os capitais fogem para Tóquio e para Nova Iorque, enquanto em Frankfurt procura-se "proteção. Yields nipónicas a -0,18% e alemãs também a entrarem em território negativo. Até onde isto poderá ir? A crise continua longe da melhor solução, pode-se até dizer que está pior em certos aspetos.

Com isto, o USD/JPY, que recupera hoje, continua frágil, muito frágil no longo prazo (o BOJ deve entrar acima de 100.00) e o EUR/USD já não consegue convencer ninguém, embora se mantenha neutro. Chegar a 1.10-1.11 não seria de admirar.
A Libra tem perdido terreno, é um ativo muito perigoso para nós e mesmo para os tubarões. Pode ser alvo de forte ataque especulativo (não necessariamente só de lado curto) à beira do referendo, caso o "não" mostre reais possibilidades de ganhar ainda antes da contagem final. Aí poderemos ter volatilidades e lembrar os anos de 1991/2

Abraço

dj
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8755
Registado: 10/11/2002 19:32
Localização: Planeta Algarve

Re: Forex - 2016 - 2º trimestre

por djovarius » 9/6/2016 12:40

Boas,

A acrescentar ao que foi dito, volto a notar uma fraqueza do par USD/JPY, o que não sinaliza nada de bom para a chamada "liquidez".
Não é de admirar a contínua fuga para a qualidade. Vejam como as Obrigações a 10 anos da Alemanha estão prestes a entrar em terreno negativo. Penso que isso seria um grande sinal de alarme, como ocorreu com as Japonesas.
De resto, isso traz algumas dificuldades ao mercado acionista: os índices norte-americanos estão bem, mas precisam de passar as resistências que têm sido duras de roer, sob pena de tudo descambar novamente.
Na Europa, sempre a Banca a atrapalhar. Não é só por cá que soam sinais de alarme. Há muito tempo que se nota. O clima de juros zero não ajuda esse negócio...

Abraço

dj
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8755
Registado: 10/11/2002 19:32
Localização: Planeta Algarve

Re: Forex - 2016 - 2º trimestre

por djovarius » 6/6/2016 12:32

Bom dia e boa semana,

A minha ausência é imperdoável mas bem justificada :oops: :oops:

O que é certo é que vou repetir o que já disse. O grande "proxy" das Bolsas "precisa" de passar os máximos para animar os mercados. O SPX anda a tentar mas ainda não conseguiu. Só a rutura de máximos pode animar as coisas, pois significaria uma confiança extra que não se sabe de onde virá. Outros mercados, como aqui na Europa nem se aproximam de máximos. O dinheiro anda mais perto da América, há muitas desconfianças por cá e nem me parece que o Brexit seja verdadeiramente uma hipótese. É verdade que a Libra tem sido atacada pelos investidores, mas a acontecer a vitória do "não", teremos terramoto e não só praça Londrina. Para já, o mercado ainda só acredita numa pequena chance de tal ocorrer.
Por cá, continuamos com o "virus" dos mercados (ainda se lembram dos PIGS??) apáticos. Não há mercado, não há investimento, não há incentivo para inverter esse quadro. O BCP é apenas mais um exemplo da desorientação geral. Depois culpem os "shorts"...

O petróleo continua a ser o rei !! Depois de quedas impressionantes até 26 USD / barril, já quase duplicou esse valor. Se estabilizar em torno de 50 USD seria interessante do ponto de vista técnico e até da estabilidade dos mercados. Depois se verá se inverte ou segue em alta. Mas este ativo atraiu e atrai investidores tradicionais até do mercado cambial.

Falando nele, o EUR/USD estava em queda suave (até 1.11 - zona neutra) quando a FED e o desemprego baralharam e voltaram a jogar, levando o par para acima de 1.13 - eu diria que esta é a nova faixa lógica, portanto de 1.10 a 1.15 até que novos eventos possam mudar esse "status quo".

O que me preocupa é a volatilidade do USD/JPY (vide gráfico semanal de 2 anos). a alta do USD deu muito ânimo, porque significava desde logo elevada liquidez em JPY. Isto anima os mercados, como sabemos. Agora, temos mais volatilidade semanal e mensal e USD em queda (12% desde Janeiro não é coisa pouca) face ao JPY.
Significará isto, como no passado, que os mercados vão voltar a uma turbulência maior ??
Ou será apenas o fim da ilusão da subida dos juros nos EUA?
Provavelmente, dia 15 deste mês, saberemos muito mais sobre o que vai ocorrer até ao fim do ano. Resta saber se a Reserva Federal não terá mesmo medo dos mercados internacionais e das próprias eleições de Novembro...

Abraço, até breve (esperemos)

djovarius
Anexos
USDJPY(Weekly).png
Festival para uma Japonesa:)
USDJPY(Weekly).png (28.9 KiB) Visualizado 10538 vezes
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8755
Registado: 10/11/2002 19:32
Localização: Planeta Algarve

Re: Forex - 2016 - 2º trimestre

por LuisFTAntunes » 30/5/2016 19:33

Boas,

Para mim a recuperação do Euro foi por estar sobrevendido (veio de 1,40 em maio de 2014 para 1,05 em março de 2015) e ainda nem chegamos a 38.2% de correção em 1,18. Não estou a dizer que vai a 1,18 mas está dentro do canal para lá chegar desde dezembro 2015, enquanto não sair dele é possivel.

Eu acho mais fácil chegarmos a 1,18 a curto prazo do que á paridade, enfim opiniões.

Agora o Euro enfrenta resistência em 1,1130/40 onde quebrou na 6f.
Avança na razão e pondera na emoção.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 183
Registado: 20/12/2004 17:11
Localização: Alcobaça "Dê lugar ao Amor"

Re: Forex - 2016 - 2º trimestre

por BearManBull » 27/5/2016 23:05

amigo Escreveu:Mas a valorização do dollar tem sido muito empolado pelos senhores que vêm opinando que a FED vai já aumentar as taxas em junho.


E a do Euro tinha sido o quê?

Com o Brexit à vista bem podes considerar que o fim um do Euro è um cenàrio plausivel.

Alèm disso os mercados neste momento gostam de um Dolar mais forte.

Em termos técnicos macro o par està bear desde 2008 e vamos ser realistas atè que ponto se vai estar neste impasse, com o a UE central a querer um Euro forte e o resto completamente dependente de um Euro fraco.

Um Brexit pode nao matar o Euro em definitivo mas somar isso com o fim do reinado da Merkel para o ano é quase garantido.

Já se anda nesta brincadeira á uns 8 anos e a situaçao nao evolui para melhor, sim e o Alemaes sao dos mais prejudicados, desde 2008 têm o PIB pràticamente estagnado, como quem diz entre 2008 e hoje têm mais 2% ou 3% de PIB mas com o Euro a cair isso sò lhe retira valor.
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8729
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: Forex - 2016 - 2º trimestre

por bmiguelmf » 26/5/2016 8:15

No gráfico mensal os 1.1220 +- foram claramente uma forte resistência desde o início de 2015.

O par encontra-se agora cerca de 50 pips abaixo deste valor. Eu estou expectante no sentido de ver se este forte movimento descendente das ultimas semanas não será apenas um reteste à resistência, agora suporte. Faltam 5 dias para o final do mês.

Estou longo em 1.1180 posição para aguentar possivelmente umas semanas.

PS: Apoio-me também no facto de o par se encontrar perto da LTA claramente visíveis no gráfico do amigo.
Anexos
EURUSD(Mensal)20160526091420.png
EURUSD(Mensal)20160526091420.png (26.83 KiB) Visualizado 10778 vezes
 
Mensagens: 382
Registado: 16/11/2004 22:07
Localização: PORTO

Re: Forex - 2016 - 2º trimestre

por LuisFTAntunes » 25/5/2016 19:26

Digamos que o par está num ponto que dá para tudo.
O clima económico no US tem melhorado como provam alguns dados (nomeadamente a venda de casas). Mas a valorização do dollar tem sido muito empolado pelos senhores que vêm opinando que a FED vai já aumentar as taxas em junho.
Assim tanto:
Podemos correr a linha branca até 1.1100 sma 200 e depois 1.1060 50% fib
ou resaltar até 1.1200 38.2% fib e depois 1.1300.

Atualmente a SMA 100 1.1160 está a estancar recuperações. E os minimos de março 1.1130/40 a segurar novas quedas.

Aceito opiniões.
Anexos
25-05.png
Avança na razão e pondera na emoção.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 183
Registado: 20/12/2004 17:11
Localização: Alcobaça "Dê lugar ao Amor"

Re: Forex - 2016 - 2º trimestre

por BearManBull » 6/5/2016 22:05

djovarius Escreveu:Boas,

Na verdade, isso é um problema, sim, caro lfhm...
Há uns anos, a apreciação do EUR face ao USD era sinónimo de liquidez, mercados em euforia.

Desde há algum tempo atrás, o jogo mudou: as subidas do EUR significam geralmente o prenuncio de correções no mercado, como dizes.
Isso pode ser associado a uma mudança de perceção: agora é o EUR a chamada "funding currency". A liquidez aumenta desmesuradamente e esses euros procuram uma via de investimento, de rentabilidade. Quando o mercado inverte, quando corrige dos momentos mais eufóricos, dá-se o inverso, ou seja, o EUR volta a casa. Este regresso a casa é uma alegoria para aquilo que se chama, desinvestir e regressar a "cash".
Normalmente é o Forex o canário na mina: havendo uma inversão de tendência, outros mercados seguem.
Para já, o mercado mais, digamos, independente é o do petróleo, devido a muitos outros fatores.


Caro Deejay :) queres assim dizer que um Euro mais fraco benificia o investimento interno na Europa que realmente è o que è necessàrio.


djovarius Escreveu:
E hoje é a sexta-feira do desemprego. Volatilidade é sempre de esperar !!

Abraço

dj


E mais uma vez os mercados a mostrarem que as noticias têm pouco valor e vêm normalmente fora de tempo.

Gosto de tentar entender as razoes mas nas minhas anàlises tento-me abstrair de qualquer factor externo ao preço.
Atè mesmo no PSI apesar de achar que temos o pior governo de todos os tempos (um governo que teve Joao Soares como ministro atè o podiam pintar de ouro que nao me convencia), se atingir determinados objectivos estou pronto meter là uns Euros para ver no que dà.
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8729
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: Forex - 2016 - 2º trimestre

por djovarius » 6/5/2016 12:18

Boas,

Na verdade, isso é um problema, sim, caro lfhm...
Há uns anos, a apreciação do EUR face ao USD era sinónimo de liquidez, mercados em euforia.

Desde há algum tempo atrás, o jogo mudou: as subidas do EUR significam geralmente o prenuncio de correções no mercado, como dizes.
Isso pode ser associado a uma mudança de perceção: agora é o EUR a chamada "funding currency". A liquidez aumenta desmesuradamente e esses euros procuram uma via de investimento, de rentabilidade. Quando o mercado inverte, quando corrige dos momentos mais eufóricos, dá-se o inverso, ou seja, o EUR volta a casa. Este regresso a casa é uma alegoria para aquilo que se chama, desinvestir e regressar a "cash".
Normalmente é o Forex o canário na mina: havendo uma inversão de tendência, outros mercados seguem.
Para já, o mercado mais, digamos, independente é o do petróleo, devido a muitos outros fatores.

E hoje é a sexta-feira do desemprego. Volatilidade é sempre de esperar !!

Abraço

dj
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8755
Registado: 10/11/2002 19:32
Localização: Planeta Algarve

Re: Forex - 2016 - 2º trimestre

por BearManBull » 5/5/2016 20:55

djovarius Escreveu:Seja como for, o par criou, ao longo de mais de 50 semanas (ver g.a.) uma excelente base (já pareço o Ulisses a falar) para novos voos.


O Ulisses quando refere bases diz sempre que tanto pode dar para um lado como para o outro mas que normalmente dá mais força a quebra.

djovarius Escreveu:Só um regresso consistente abaixo de 1.11 é que me leva a rejeitar essa hipótese. E para isso, creio, a Reserva Federal teria de deixar de ficar expectante e começar a oferecer juros reais positivos, o que não acontece agora...


Isso não é muito relevante, quando o BCE mandou a bazooka o mercado rebentou no sentido oposto, hoje com o aumento de new job claims voltou-se a passar o mesmo.

Para mim os pontos de definição para a nova tendência são os suportes assinalados e antes a forquilha ou linha de tendência mediana.

Por fim pelo que tenho visto em termos económicos é melhor ter um dólar forte, pelo menos os mercados, normalmente, reagem (no enquadramento actual) melhor quando o dólar sobe, quando o euro sobe é um salve-se quem puder.
Anexos
USD.png
USD.png (23.3 KiB) Visualizado 7403 vezes
USD2.png
USD2.png (21.86 KiB) Visualizado 7403 vezes
USD3.png
USD3.png (32.46 KiB) Visualizado 7403 vezes
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8729
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: Forex - 2016 - 2º trimestre

por djovarius » 5/5/2016 16:40

Boa tarde,

Foi uma longa ausência. Espero não me ausentar tanto tempo outra vez...
Nessa ausência, assistimos a mais um episódio caricato da guerra cambial. Bastou o BOJ não confirmar novos estímulos (que o mercado esperava... ou não!?) à Economia para mandar o USD abaixo, beneficiando o JPY e até o EUR.

Hoje vamos atualizar o gráfico do EUR/USD. Anteriormente, eu tinha dito que o par precisava de passar ali a zona de 1.15 / 1.1550 para confirmar a subida. Lá chegou, mas foi fortemente rejeitado. Gostava de ver valores acima de 1.1550 em fecho semanal para acreditar numa explosão altista.
Seja como for, o par criou, ao longo de mais de 50 semanas (ver g.a.) uma excelente base (já pareço o Ulisses a falar) para novos voos. Tem potencial.
Só um regresso consistente abaixo de 1.11 é que me leva a rejeitar essa hipótese. E para isso, creio, a Reserva Federal teria de deixar de ficar expectante e começar a oferecer juros reais positivos, o que não acontece agora...

Abraço

dj
Anexos
EURUSD(Weekly).png
Uma base fantástica ou uma espécie de "no man`s land"
EURUSD(Weekly).png (30.26 KiB) Visualizado 7442 vezes
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8755
Registado: 10/11/2002 19:32
Localização: Planeta Algarve

Re: Forex - 2016 - 2º trimestre

por Cem pt » 2/5/2016 16:16

EURUSD Emocional 2015 20160429.png
Hora para vender ativos em dólares?


Previsao simplista para o EuroDollar.

BN
O autor não assume responsabilidades por acções tomadas por quem quer que seja nem providencia conselhos de investimento. O autor não faz promessas nem oferece garantias nem sugestões, limita-se a transmitir a sua opinião pessoal. Cada um assume os seus riscos, incluindo os que possam resultar em perdas.


Citações que me assentam bem:


Sucesso é a habilidade de ir de falhanço em falhanço sem perda de entusiasmo – Winston Churchill

Há milhões de maneiras de ganhar dinheiro nos mercados. O problema é que é muito difícil encontrá-las - Jack Schwager

No soy monedita de oro pa caerle bien a todos - Hugo Chávez


O day trader trabalha para se ajustar ao mercado. O mercado trabalha para o trend trader! - Jay Brown / Commodity Research Bureau
 
Mensagens: 3137
Registado: 4/3/2008 17:21
Localização: 16

Re: Forex - 2016 - 2º trimestre

por chico_laranja » 28/4/2016 11:41

djovarius

Que comentários podes fazer ao trambolhão do USD/JPY de hoje?

Passou de 111 para 108 num instante.

Antes vinha a vencer a queda que assinalaste no teu último gráfico mas perdeu tudo isso num ápice :shock:

Que impactos isso terá?
Ao fim de semana o tempo é para o mercado dos afectos para com a cara metade e com os filhos .
Uma vez que o meu tempo disponível para o acompanhar o fórum é mínimo, se precisarem de algo da minha parte mandem PM que tento passar por cá.
Um abraço e bons investimentos.
 
Mensagens: 1351
Registado: 29/11/2007 2:37
Localização: Avanca

Re: Forex - 2016 - 2º trimestre

por djovarius » 13/4/2016 8:34

Bom dia,

Há otimismo no ar, USD e petróleo a recuperarem de novo...

O USD/JPY recupera - estava mesmo "oversold".
O EUR/USD não quebrou a resistência - precisa de passar 1.15 a 1.1550 em fecho diário

Abraço

dj
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8755
Registado: 10/11/2002 19:32
Localização: Planeta Algarve

Re: Forex - 2016 - 2º trimestre

por Primvs » 10/4/2016 18:17

Boa tarde,

achas que o EUR/USD ainda pode subir mais?A que valores podemos considerar a resistencia rompida? e pode ir ate que niveis?

Obrigado
É da vida...
 
Mensagens: 2983
Registado: 6/2/2007 16:36
Localização: Alverca

Re: Forex - 2016 - 2º trimestre

por djovarius » 10/4/2016 17:26

Bom fim de semana,

Nunca pensei que um dia ainda fosse trabalhar, ainda que indiretamente, para um Fundo de investimento. As voltas que a vida dá... 8-)
Mas como nada tem a ver com o mercado cambial e outros ativos financeiros de que aqui se fala, mantenho a liberdade para fazer os comentários ao Fx. Mas sobre "bancos maus" e outras aberrações do género... não devo falar ! :evil:

E como as coisas andam... o EUR/USD volta a testar a zona de 1.14 / 1.15 - isto pode querer significar valores mais altos ainda, mas até agora não há rutura confirmada.
O petróleo ainda não passou abaixo de 35 USD, como eu pensava, então fica, para já, preso entre 36 e 42 USD - vamos ver para onde a corda parte. Os mercados acionistas não mostraram, por seu turno, qualquer força, mas também ainda não dão sinais preocupantes como víamos em Janeiro.

Guardei para o fim, com gráfico incluído, a grande surpresa da semana, o USD/JPY: surpresa, não no aspeto técnico, pois a quebra de 1.10 significaria, como tínhamos dito, uma rutura forte, capaz de levar o par a valores bem mais baixos. A coisa foi rápida, de 1.10 a 1.0770, recuperando ligeiramente. Tecnicamente, estamos agora em terreno "oversold". Mas, se o par for incapaz de recuperar rapidamente, podemos ter mais surpresas como a da semana passada?

Isto significa que, depois do BCE e da Reserva Federal, a guerra cambial deve continuar em breve, com o BOJ a intervir para depreciar o JPY ou a aprofundar a política de juros negativos ou mesmo mais e mais QE, etc... um mundo estranho, este em que nos encontramos. E estes, não são papéis do Panamá :shock: :shock: :shock:

Abraço, boa semana a todos/as

dj
Anexos
USDJPY(Daily).png
Rutura de um canal e de um velho suporte...
USDJPY(Daily).png (28.14 KiB) Visualizado 7977 vezes
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8755
Registado: 10/11/2002 19:32
Localização: Planeta Algarve

Re: Forex - 2016 - 1º trimestre

por Dr Tretas » 1/4/2016 19:34

djovarius Escreveu:
(...)
Esta palavra foi muito usada no 1º trimestre. Creio que as coisas podem mudar, sobretudo se a China também anunciar novas medidas, a exemplo da Europa. Até os EUA não têm agora uma razão para subir os juros (eis porque o USD cai) porque a sua economia poderá crescer menos do que se esperava em 2016 - abaixo de 1% segundo a análise FedNow.
(...)



Já agora, quais as previsões de crescimento para a zona Euro em 2016 :?:

Quero comparar o magnífico trabalho da FED nos EUA com o do BCE, que segundo se diz só faz disparates :mrgreen:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2826
Registado: 29/10/2013 12:15
Localização: Almada City

Re: Forex - 2016 - 1º trimestre

por djovarius » 1/4/2016 16:08

Vivas,

Dia das mentiras !! Mas a criação de emprego nos EUA em Março a crescer ainda acima de 200.000 vagas não deverá ser mentira. Desemprego nos 5% e mais gente a procurar trabalho. Aliás, Março costuma ser uma decepção em relação às previsões, mas não foi o caso nesta sexta-feira, dia 1º do mês e do 2º trimestre.
Claro que a volatilidade já fez as suas partidas, mas desta feita assistimos aqui a quedas das obrigações, em pleno contraste com as ações. Assistimos a uma subida quase generalizada do USD, embora sem uma forte expressão e a quedas nas "commodities", com destaque para o petróleo. Estou convencido que o CL deverá mesmo testar valores abaixo de 36 ou 35 USD / barril. O Ouro também a ser vendido. Com estes dados e com o "manufacturing" a recuperar, poderemos estar a evitar a deflação nos preços ao consumidor. Recorde-se que há pouco tempo falava-se ainda numa hipótese de deflação global. Nos EUA e mesmo na zona Euro, poderá ser evitada, claramente, embora seja cedo para cantar vitória.
Continua a fraca conexão entre vários índices acionistas dos chamados mercados maduros: a Europa está bem mais fraca do que os EUA. A confiança no sistema é maior em Nova Iorque do que em Londres ou Frankfurt. Para não falar de Tóquio e Shanghai. O SPX poderá testar máximos históricos, até porque se não tiver força para tal, poderá ser sinónimo de maiores problemas.

O mercado cambial mostra-nos ainda um JPY perigosamente forte e um USD a recuperar face ao EUR. O nosso par andou bem acima de 1.14 - parecia pronto a atacar os 1.15 para a semana. Os números do desemprego, entre os outros dados, acabaram por levar o par para 1.1360 - sendo que abaixo de 1.13 ficaria pronto para retornar aos tais 1.11xx, mas isso já é demasiada especulação. Nesta fase, isto é "só" uma correção às recentes valorizações.

Abraço, bom fds

dj
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8755
Registado: 10/11/2002 19:32
Localização: Planeta Algarve

Re: Forex - 2016 - 1º trimestre

por djovarius » 31/3/2016 16:53

Ora boas,

Não é fds, mas sim fim de mês e trimestre: com o sentimento bem melhor no fim de Março do que no início de Janeiro. São tentadas doses de liquidez em massa e palavras de conforto. Assim se evita o colapso, mas ainda existem muitas nuvens negras, como a China e alguns emergentes. Ou a Europa e os seus submergentes. E o terrorismo. Afinal, os mesmos problemas de há 3 meses continuam intactos.
Sendo assim, estará já o mercado à espera de melhores dias? Ou temos apenas o efeito Bancos Centrais? E se assim for, o que se passará quando se dissipar?

Confusos? A questão do Ouro (abraço amigo A. Vieira) é um dos tais "conumdrum" de que falava Alan Greenspan quando não queria admitir que não entendia o que se passava nos mercados.
Normalmente associado às quedas do USD, passou a ter uma vida mais própria. Mas, é um dos bons ativos do trimestre. Recomendo o "trade" puramente técnico nesta fase. Creio que o mercado poderá usá-lo como proteção tanto contra a inflação como a deflação.
Esta palavra foi muito usada no 1º trimestre. Creio que as coisas podem mudar, sobretudo se a China também anunciar novas medidas, a exemplo da Europa. Até os EUA não têm agora uma razão para subir os juros (eis porque o USD cai) porque a sua economia poderá crescer menos do que se esperava em 2016 - abaixo de 1% segundo a análise FedNow.

Então, ficam gráficos atualizados de USD/JPY e EUR/USD.

No primeiro caso, será que já vimos a máxima do ano? Efeito Janeiro pode ser real. Seja como for, enquanto não passar aquelas linhas de Fibo, não me diz muito. Mas se for abaixo de 110.00 - sai de baixo, porque a coisa pode ficar feia para os mercados... e para o USD !!!
No segundo caso, tivemos os mínimos pouco acima de 1.07 - repare-se como os mínimos vão sendo mais altos ao longo do trimestre, sinalizando força compradora. Quem não se lembra de que sempre disse aqui que a paridade ainda não era um dado adquirido. Perante o que vemos agora, paridade neste par, só em caso de agravamento sério da crise na Europa. Mas os touros têm que mostrar força, porque até 1.13 - 1.14 estava mais ou menos na calha. Acima destes valores é que se poderá acreditar que a alta é para valer. E que pensará disto o super-Mário ??? Vai seguir o conselho dos que defendem juros altamente negativos !?

Abraço

dj
Anexos
USDJPY(Daily).png
USDJPY(Daily).png (29.89 KiB) Visualizado 8148 vezes
EURUSD(Daily).png
EURUSD(Daily).png (27.04 KiB) Visualizado 8148 vezes
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8755
Registado: 10/11/2002 19:32
Localização: Planeta Algarve

Re: Forex - 2016 - 1º trimestre

por António Vieira » 30/3/2016 23:19

Boas Djo

em principio, a queda do USD deveria beneficiar o metal amarelo mas isso não aconteceu. A que se deve?

Ontem a subida foi de rompida hoje.

Se o USD cair será benefico para o ouro e mau para o BCE, deduzo porque o BCE queria um eur mais fraco, certo?

Abraço
 
Mensagens: 241
Registado: 14/12/2014 20:38

Re: Forex - 2016 - 1º trimestre

por djovarius » 30/3/2016 19:47

Boas,

A tia Yellen mexe os mercados. Desde ontem, temos assistido a uma pequena euforia nos mercados acionistas e nas obrigações de prazos mais curtos.
Também mais volatilidade nas matérias primas.
Concretiza-se assim o cenário menos desejado para o BCE e o BOJ. Bastam pequenos sinais do outro lado do Atlântico de que não haverá pressa em subir os juros, para o USD descambar.
Contra o JPY, as quedas não são ainda do pior. Contra o EUR pode ser pior.
Amanhã, vamos deixar o gráfico do primeiro trimestre. O EUR/USD começa a atacar aquela zona de 1.13 / 1.14 - e isso poderá ser significativo mesmo em prazos mais longos.

Abraço

dj
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8755
Registado: 10/11/2002 19:32
Localização: Planeta Algarve

Re: Forex - 2016 - 1º trimestre

por nc_trader1 » 29/3/2016 19:16

GBP/USD

Neste momento a aproximar-se de uma linha de tendência de relevância


Imagem


USD/CHF

Imagem
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 769
Registado: 19/1/2012 22:42

Re: Forex - 2016 - 1º trimestre

por nc_trader1 » 29/3/2016 19:13

GBP/NZD numa zona de relevância.

Houve recentemente um falso breakout a esta zona de suporte.
Regra geral um falso breakout é indicador que a cotação vai mover na direcção oposta, ou seja para cima.

Imagem
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 769
Registado: 19/1/2012 22:42

Re: Forex - 2016 - 1º trimestre

por djovarius » 29/3/2016 16:14

Boas

Espero que a pausa Pascal tenha sido boa. No Forex, são dias de aborrecimento, nas "commodities" nem por isso. O petróleo começa a recuar... será para testar a casa de 30 a 35 USD outra vez ??

Nos dois pares cambiais mais marcantes do mercado, segue a indefinição: mantenho a ideia de que apesar do que foi tentado por alguns Bancos Centrais conhecidos, o USD não se valorizou e que isso terá consequências.

Tecnicamente falando, há pouco movimento. O EUR/USD tem um "floor" a 1.10 / 1.11 e um teto a 1.13 / 1.14 nesta fase. Está, pois, preso numa redoma.
O mesmo no USD/JPY: de 111.00 não passa (no limite de 110.00), mas também não vai até aos 115.00 para que as coisas possam mexer.

Os tempos são de pouco movimento, pouca liquidez, pouca inflação, poucas novidades. Os Bancos Centrais bem tentam inovar com os seus programas, mas não se vê nos mercados a força que seria equivalente ao experimentalismo que tem sido levado a cabo...

Abraço

dj
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8755
Registado: 10/11/2002 19:32
Localização: Planeta Algarve

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Phil2014 e 269 visitantes