Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

PT 6.25% 26JUL16 - Bonds

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: PT 6.25% 26JUL16 - Bonds

por Beruno » 24/5/2016 17:45

por favor nao liguem a isto. o comentario que o palha da silva fez foi ao nivel de quem esteve numa reuniao, e ouviu uma conversa de quem estava ao seu lado. ele de certeza que tem desconhecimento total das negociaçoes em curso
 
Mensagens: 637
Registado: 10/7/2013 21:39

Re: PT 6.25% 26JUL16 - Bonds

por zetolas » 24/5/2016 17:35

Rukaleao Escreveu:Obviamente boa notícia. As obrigações deste tema estão incluídas.
Tudo o que foi dito pelo CEO da Pharol são excelentes notícias.
Esperemos para ver o comportamento destas obrigações amanhã.


Nao percebi. As PT 26JUL16 sao "obrigacoes de retalho" e como tal nao estao incluidas na actual renegociacao da divida, é isso?
 
Mensagens: 9
Registado: 24/5/2016 16:35

Re: PT 6.25% 26JUL16 - Bonds

por Rukaleao » 24/5/2016 17:24

Obviamente boa notícia. As obrigações deste tema estão incluídas.
Tudo o que foi dito pelo CEO da Pharol são excelentes notícias.
Esperemos para ver o comportamento destas obrigações amanhã.
 
Mensagens: 31
Registado: 21/3/2016 16:37

Re: PT 6.25% 26JUL16 - Bonds

por zetolas » 24/5/2016 16:47

Obrigações de retalho não estão incluídas na actual renegociação de dívida da Oi

http://www.jornaldenegocios.pt/empresas ... da_oi.html

E já agora, que obrigações so estas? isto é uma boa noticia, má ou indiferente?
 
Mensagens: 9
Registado: 24/5/2016 16:35

Re: PT 6.25% 26JUL16 - Bonds

por zetolas » 24/5/2016 16:41

Boas. Com tanta informação fico baralhado. Face ao que vou lendo por aqui tenho as seguintes duvidas:

Referiu-se num post anterior:
"Se esta obrigação tiver CAC, cláusulas de acção colectiva, em que se uma certa % dos credores (p.ex. 75%) aceitarem reestruturação, os outros são obrigados a aceitar também." - alguém sabe se tem ou não? Ou como se pode averiguar?

Alguém sabe o que é suposto acontecer daqui a 26 de Julho? Como se "comunica" o incumprimento? E em caso de incumprimento parcial, o que acontece ao restante que nao e pago na maturidade? É renegociado, trocado por acçoes, ou simplesmente "perdido"?
 
Mensagens: 9
Registado: 24/5/2016 16:35

Re: PT 6.25% 26JUL16 - Bonds

por Texano Bill » 24/5/2016 15:45

|RiC| Escreveu:@Texano Bill,
Certo que pelo valor terá pouca influência. A minha dúvida é saber o que é menos mau, se ficar caladinho ou se dar a cara.


Pode valer a pena, nem que seja para se ficar por dentro e ter acesso a comunicados que eles façam e que nem sempre os intermediários divulgam. Depois publiquem aqui a info que tiverem.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1579
Registado: 20/8/2011 12:52
Localização: O autêntico faroeste

Re: PT 6.25% 26JUL16 - Bonds

por SBL » 24/5/2016 14:13

Boa tarde:

Já tive estas obrigações e vendi-as em Janeiro de 2015, não que me tivessem aconselhado, mas porque já nessa altura estava com receio do que pudesse acontecer e tive de despachá-las.

Mas não foi fácil. Contactei 2 bancos onde tinha contas e nenhum dos gestores me aconselhou a fazer a venda. inclusive tentaram-me dissuadir da venda dizendo que nunca iria encontrar um produto com esta taxa e que era 99 % seguro. Inclusive a minha gestora da cgd da altura até me disse que não se podia vender, que se eu quisesse tinha de encontrar um vendedor para fazer a transação, depois de me informar melhor lá tive de ir " obrigá-la " a ordenar a venda. Valeu a minha teimosia, mas os bancos nesta altura não ajudaram nada. A mim em vez de me alertarem para o possivel perigo ainda me encentivaram a ficar com as obrigações.
Como já dizia o ditado " Quando a esmola é muita o pobre desconfia" e desde o dia que o meu gestor me ligou a dizer que se eu concordasse com a venda da Pt à Oi recebia uma comissão, e eu acedi, que fiquei de alerta e para sorte minha vendi antes deste problema surgir.
A todos os colegas que estão dentro, boa sorte para o futuro.
 
Mensagens: 3
Registado: 29/11/2007 13:10
Localização: xxxxx

Re: PT 6.25% 26JUL16 - Bonds

por |RiC| » 24/5/2016 13:00

@Fundamentalist
Não se trata de “culpar” o individuo cujo trabalho é ser nosso gestor de conta, mas antes de reclamar junto do representante do banco. É o banco que se impõe, no momento inicial, a cumprir objectivos de vendas. Parecia-me normal que o banco / gestor assuma a mesma postura no decurso dos meses seguintes, alertando para a informação relevante que possa condicionar o nosso investimento. Desde logo porque se o cliente perder as suas poupanças / investimentos, é o próprio banco que vê fugir capital (um cliente insatisfeito pensará duas vezes, no futuro, em seguir a sugestão do seu gestor). Já vimos este filme com outros actores. No início é tudo fácil, tão mais fácil se se acenarem com todas as garantias do retorno do capital a pessoas financeiramente iletradas, a quem não passava pela cabeça que os negócios envolvendo a PT terminassem desta forma.

Agradeço a análise feita (informação é sempre bem vinda) mas, lá está, o “Zé Povinho” que lá meteu uns milhares de euros lê aquilo e não entende nada, a não ser a parte do “é melhor vender já a perder 60%, do que arriscar perder 70% ou mais”.

@Beruno,
Não duvido que a informação tivesse sido explícita, mas para quem estava atento ao mercado. Relendo as notícias que apanho no Google, dessa altura, fico certo de que assim foi. No entanto, o que aqui reclamamos (creio que posso falar pelos três) é que nos pareceria natural que o banco que gere a aplicação informasse que estava marcada uma AG e o que se pretendia discutir ou aprovar. No meu caso, não houve nenhuma informação, pelo que deixei passar o prazo para autorizar, somar o cupão extra e vender. Agora, resta minimizar os danos.

@€Volution,
De acordo com a leitura.
Em Março, questionei a minha actual gestora sobre os motivos que justificariam a venda em mercado secundário com desconto de 60%. A resposta foi sempre pela positiva, sem ponderar tudo o que o mercado já transpirava, chegando mesmo a mencionar a sua quase absoluta garantia do pagamento no término do prazo. Os mais crédulos vão entrar em Agosto com uma valente indisposição…

@Texano Bill,
Certo que pelo valor terá pouca influência. A minha dúvida é saber o que é menos mau, se ficar caladinho ou se dar a cara.
 
Mensagens: 30
Registado: 23/5/2016 10:32

Re: PT 6.25% 26JUL16 - Bonds

por Texano Bill » 23/5/2016 21:32

|RiC| Escreveu:
A Oi solicita ainda que os titulares de dívida que "não façam parte do comité contactem a Moelis & Company e se juntem ao Comitê".

O que te parece que devamos fazer quanto a isto, @Texano Bill?


Pode-se contactar, mas no conjunto dos obrigacionistas credores de 3,000 M$ que a Moelis representa, duvido que vão ter muita influência. :-k
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1579
Registado: 20/8/2011 12:52
Localização: O autêntico faroeste

Re: PT 6.25% 26JUL16 - Bonds

por Beruno » 23/5/2016 21:06

essa informação ate foi bem explicita porque os obrigacionistas foram chamados a uma votação para a transferência da divida para a OI, e quem votasse sim recebia um cupão extra de 0,4%
 
Mensagens: 637
Registado: 10/7/2013 21:39

Re: PT 6.25% 26JUL16 - Bonds

por €volution » 23/5/2016 20:51

Beruno Escreveu:eles nao gerem essa aplicaçao. eles "guardam" essa aplicaçao. quem escolhe comprar, e quem tem que ver quando pretende vender, é unicamente voce


Sim eu sei Beruno, eu não queria que eles gerissem a aplicação, simplesmente que informassem melhor que com a venda da PT à Atice as obrigaçãos ficavam na PTIF e esta pertencia à OI e não à PT, bastava esta informação bem explicita, que eu depois tomava a decisão por mim

Muitos dos gestores de conta sabem que venderam este produto a muitas pessoas que não dominam os mercados e nem foram alertados para estarem atentos aos mesmos.
Volto a frisar, sei que acabo por ser o responsável máximo por estar nesta situação mas nunca fui alertado por parte do banco para estes novos riscos, e tenho a sensação que em 26 julho vai haver muito obrigacionistas a bater às portas do bancos a tentar perceber o que se passa.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 144
Registado: 23/5/2016 18:01

Re: PT 6.25% 26JUL16 - Bonds

por Artista Romeno » 23/5/2016 20:45

Fundamentalist Escreveu:Eixh, tanta gente a desculpar-se ao culpar gestores de conta. Esquecem-se que há um ano, com com um encaixe da venda da PT, a Oi nadava em cash e o repagamento desta série a 100% + juros de 6.25% era bastante provável. Entretanto o Brazil entrou uma recessão profunda e Oi queimou cash à séria. Acontece.

Em vez de se desculparem, é melhor pensar um pouco para ver se vale a pena vender para não culparem os gestores de perdas superiores a 60%.
----

1) A Oi SA tem incentivo em avançar para uma Recuperação Judicial* antes de Julho (para salvaguardar cash outflow dos €231m/BRL0.9bn de bonds outstanding desta séria) e apresentar um plano a votação para todos os credores. No Brasil, ao que parece, "apenas" precisam de uma maioria simples para que o plano de restruturação avançar).

2) Parece-me bastante provável que esta série seja estruturalmente subordinada aos empréstimos dos credores oficiais (BNDES & China Development Bank - BRL 10bn) e algo provável que seja também subordinada à divida garantida pela sub Telemar (pelo menos BRL 2.4bn).

3) Contas de merceeiro mostram que num cenário algo optimista (i.e. EBITDA 1Q não se deteriora mais / ignora ~BRL 20bn tax claims não provisinadas) e assumindo um target Debt/EBTIDA de 3.5x depois de haircut, podem contar com um haircut de 70%.

*género de chapter 11 no Brasil


Pior a OI ja queima 1 a 2 bi de cash por quarter, não foi hoje que se tornou um cancro, alias em termos operacionais esta gestão do gontijo até tem feito o que pode, a questão de fundo é que o roic do setor das telcom no brasil e fraco e a oi era financiada por divida por sinal cara, tinha tudo para correr mal... :mrgreen:
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5385
Registado: 4/4/2014 18:06
Localização: Iberia

Re: PT 6.25% 26JUL16 - Bonds

por Fundamentalist » 23/5/2016 20:40

Eixh, tanta gente a desculpar-se ao culpar gestores de conta. Esquecem-se que há um ano, com com um encaixe da venda da PT, a Oi nadava em cash e o repagamento desta série a 100% + juros de 6.25% era bastante provável. Entretanto o Brazil entrou uma recessão profunda e Oi queimou cash à séria. Acontece.

Em vez de se desculparem, é melhor pensar um pouco para ver se vale a pena vender para não culparem os gestores de perdas superiores a 60%.
----

1) A Oi SA tem incentivo em avançar para uma Recuperação Judicial* antes de Julho (para salvaguardar cash outflow dos €231m/BRL0.9bn de bonds outstanding desta séria) e apresentar um plano a votação para todos os credores. No Brasil, ao que parece, "apenas" precisam de uma maioria simples para que o plano de restruturação avançar).

2) Parece-me bastante provável que esta série seja estruturalmente subordinada aos empréstimos dos credores oficiais (BNDES & China Development Bank - BRL 10bn) e algo provável que seja também subordinada à divida garantida pela sub Telemar (pelo menos BRL 2.4bn).

3) Contas de merceeiro mostram que num cenário algo optimista (i.e. EBITDA 1Q não se deteriora mais / ignora ~BRL 20bn tax claims não provisinadas) e assumindo um target Debt/EBTIDA de 3.5x depois de haircut, podem contar com um haircut de 70%.

*género de chapter 11 no Brasil
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 135
Registado: 10/12/2013 22:53

Re: PT 6.25% 26JUL16 - Bonds

por Beruno » 23/5/2016 20:25

eles nao gerem essa aplicaçao. eles "guardam" essa aplicaçao. quem escolhe comprar, e quem tem que ver quando pretende vender, é unicamente voce
 
Mensagens: 637
Registado: 10/7/2013 21:39

Re: PT 6.25% 26JUL16 - Bonds

por €volution » 23/5/2016 18:40

Eu estou como o |RiC|, só quando o meu gestor de conta me contacta via e-mail no dia 11/05/2016 a informar de um possivel default é que fiquei com a noção do quanto fui "enganado" neste produto, como é possível um banco elaborar uma carta toda com um português técnico aos clientes deste produto no dia 15 junho 2015 e na mesma carta simplesmente informava que a PT Portugal, SGPS S.A: seria vendida pela OI à Altice e depois mais em baixo informava quem quisesse podia solicitar o reembolso.

Só lamento que nesta carta não tenha vindo mencionado que as obrigações ficavam com a PTIF e que a mesma já não pertencia à PT, mas sim à OI , só no dia 16 Maio 2016 é que tomei consciência que as minhas Obrigações afinal dependiam da capacidade da OI pagar e não da PT.

Quando confrontei meu gestor de conta o mesmo não foi capaz de argumentar, e sei que eu acabo por ser o principal responsável, mas o banco cobra-me uma comissão para gerir esta aplicação e nem foi capaz de alertar os clientes que na venda da PT as obrigações ficavam à conta da OI.
Quando lhe perguntei se os restantes clientes do banco que também tinham estas obrigações se tinham noção que dependiam da OI para receber, o mesmo não me soube responder.

Agora resta-me seguir os comentários aqui das pessoas que percebem bem disto para eu perceber melhor o que irá acontecer.

P.S. - quando me venderam este produto o risco que me informaram foi ( se a PT falir podia perder o valor), agora afinal é a OI.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 144
Registado: 23/5/2016 18:01

Re: PT 6.25% 26JUL16 - Bonds

por |RiC| » 23/5/2016 16:05

Estivesse estado atento e sabido de tudo a tempo e horas, e teria sido dos tais a desfazer-me das ditas bonds na altura. Mais por salvaguarda e descanso do que por desconfiança da dívida.

A Oi solicita ainda que os titulares de dívida que "não façam parte do comité contactem a Moelis & Company e se juntem ao Comitê".

O que te parece que devamos fazer quanto a isto, @Texano Bill?
 
Mensagens: 30
Registado: 23/5/2016 10:32

Re: PT 6.25% 26JUL16 - Bonds

por Texano Bill » 23/5/2016 14:42

Acontece que muitos obrigacionistas não aceitaram que a dívida passasse a ser responsabilidade da Oi e quiseram ser reembolsados na altura. E acima do par, não foi nada mau. Já se sabia do nível de endividamento da Oi...

InHerSpace Escreveu:Na altura da subscrição a PT era a PT, e o único risco seria de não ser reembolsado era se a empresa fosse à falência.
Pelo que tenho visto, a OI não vai dar falência. Eu tenho que aceitar um "haircut"?


Se esta obrigação tiver CAC, cláusulas de acção colectiva, em que se uma certa % dos credores (p.ex. 75%) aceitarem reestruturação, os outros são obrigados a aceitar também.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1579
Registado: 20/8/2011 12:52
Localização: O autêntico faroeste

Re: PT 6.25% 26JUL16 - Bonds

por InHerSpace » 23/5/2016 11:47

Texano Bill Escreveu:Na altura foi bastante divulgado, até houve uma assembleia geral para os credores votarem nisso. Sim, tinha que se informar o intermediário. A venda da PT foi feita, e os credores tinham 20 dias para pedir reembolso.

http://www.jornaldenegocios.pt/empresas ... _a_oi.html
http://www.jornaldenegocios.pt/empresas ... la_pt.html

Foi uma oportunidade que muitos aproveitaram para se livrarem delas.

Os gestores de conta nunca sabiam de nada, e aconselharam sempre a esperar pelo fim do prazo. Tanto em 2015 como na ultima queda em fevereiro ou março.
Tenho forma de responsabilizar o banco pelo informação errada?

Na altura da subscrição a PT era a PT, e o único risco seria de não ser reembolsado era se a empresa fosse à falência.
Pelo que tenho visto, a OI não vai dar falência. Eu tenho que aceitar um "haircut"?
 
Mensagens: 89
Registado: 22/2/2012 3:59
Localização: 20

Re: PT 6.25% 26JUL16 - Bonds

por |RiC| » 23/5/2016 10:46

Este pequeno obrigacionista está ainda pior do que o @InHerSpace...

Despertei demasiado tarde para o assunto porque me fiei que o meu gestor de conta seria tão expedito a informar-me da assembleia geral de obrigacionistas, quanto foi a sugerir-me que aquele produto era porreiro e perfeitamente seguro (e era, ao tempo, se pensarmos na PT portuguesa, como a conhecíamos). Como não o fez, não as vendi na altura certa e agora sou mais um com a cabeça no cepo.

Tenho acompanhado o fórum praticamente desde o inicio do ano, inicialmente por causa destas bonds. Já serviu para perceber que confiar, só no instinto. E que não volto a ser apanhado a dormir na forma. Resta esperar por um "milagre".
 
Mensagens: 30
Registado: 23/5/2016 10:32

Re: PT 6.25% 26JUL16 - Bonds

por Texano Bill » 23/5/2016 10:10

InHerSpace Escreveu:
Texano Bill Escreveu:Enfim, eles o ano passado até deram hipótese para os obrigacionistas receberem antecipadamente e acima do par. :roll:

Os pequenos obrigacionistas também podiam entrar nisso?
É que o meu banco não sabia de nada, fui eu que os informei em março.


Na altura foi bastante divulgado, até houve uma assembleia geral para os credores votarem nisso. Sim, tinha que se informar o intermediário. A venda da PT foi feita, e os credores tinham 20 dias para pedir reembolso.

http://www.jornaldenegocios.pt/empresas ... _a_oi.html
http://www.jornaldenegocios.pt/empresas ... la_pt.html

Foi uma oportunidade que muitos aproveitaram para se livrarem delas.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1579
Registado: 20/8/2011 12:52
Localização: O autêntico faroeste

Re: PT 6.25% 26JUL16 - Bonds

por InHerSpace » 23/5/2016 9:34

Texano Bill Escreveu:Enfim, eles o ano passado até deram hipótese para os obrigacionistas receberem antecipadamente e acima do par. :roll:

Os pequenos obrigacionistas também podiam entrar nisso?
É que o meu banco não sabia de nada, fui eu que os informei em março.
 
Mensagens: 89
Registado: 22/2/2012 3:59
Localização: 20

Re: PT 6.25% 26JUL16 - Bonds

por Texano Bill » 21/5/2016 13:08

Beruno Escreveu:http://seekingalpha.com/article/3975320-oi-brazil-key-metrics-deteriorating-restructuring-imminent

gosto especialmente deste: "OI’s commitment “to use Portugal Telecom sale proceeds to help pay down a significant debt burden” now sounds quite ironical to PT bondholders – they may be last in line."


O cash que a PTIF recebeu da Altice, que supostamente seria para pagar as dívidas da PT, foi todo emprestado à subsidiária Holandesa da Oi (Oi Brasil Holdings Cöoperatief U.A.).

- On June 2, 2015, as part of the PT Portugal Sale, all the debt then due to the Company by PT Portugal and any of its subsidiaries, in the total principal amount of EUR 4,724,096,177 including interest was repaid. Available cash was used to subscribe Notes issued by Oi Brasil Holdings Cöoperatief U.A.


A PTIF iria ser reembolsada no próximo 2 de Junho, mas a 17 de Março houve um acordo entre as 2 subsidiárias, em que esta dívida foi rescalonada, dividida em tranches a serem pagas entre 2017 e 2025.



Enfim, eles o ano passado até deram hipótese para os obrigacionistas receberem antecipadamente e acima do par. :roll:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1579
Registado: 20/8/2011 12:52
Localização: O autêntico faroeste

Re: PT 6.25% 26JUL16 - Bonds

por Beruno » 20/5/2016 18:23

http://seekingalpha.com/article/3975320 ... g-imminent

gosto especialmente deste: "OI’s commitment “to use Portugal Telecom sale proceeds to help pay down a significant debt burden” now sounds quite ironical to PT bondholders – they may be last in line."
 
Mensagens: 637
Registado: 10/7/2013 21:39

Re: PT 6.25% 26JUL16 - Bonds

por Beruno » 18/5/2016 20:38

em tribunal acredito que sim, se se provar gestão danosa. mas isso é outro caso que poderá vir ao de cima e demorará anos a ser resolvido

não te esqueças que um dos culpados de a divida da OI pesar tanto, é o factor cambial, com o real a desvalorizar, e com o dólar a valorizar, porque teem muita divida emitida em dólares. e isto é o mercado a funcionar, não é gestão danosa

de resto pode-se "culpar" má gestão da estrutura da empresa, com custos muito elevados, investimento demasiado alavancado, recorrendo mais ao credito que a injeções de capital. Mas não existe nada aqui para se pegar
 
Mensagens: 637
Registado: 10/7/2013 21:39

Re: PT 6.25% 26JUL16 - Bonds

por Marco Martins » 18/5/2016 19:31

Beruno Escreveu:Interveem como? Obriga-los a aumentar o capital da empresa? "Convidar" todos os acionistas, pequenos e grandes a fazer um aumento de capital? Duvido que a primeira seja possivel, e a segunda nao terá interesse a menos que seja de novos investidores a entrar no capital duma presa afogada em divida


Mas os acionistas com determinada percentagem da empresa não poderão também eles serem responsabilizados sobre as dívidas da empresa?
 
Mensagens: 6416
Registado: 7/4/2007 17:13
Localização: Algarve

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], hugob0ss, PAULOJOAO e 114 visitantes