Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Erros meus, Má fortuna... Lições pungentes!

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Erros meus, Má fortuna... Lições pungentes!

por BioInvestidor » 8/10/2015 18:07

A paciência é mesmo uma virtude...
Autor do livro: "O BioInvestidor - como investir e ganhar na indústria biofarmacêutica" (Chiado Editora - Fevereiro 2015)

https://www.facebook.com/bioinvestidor

Segue o meu portfólio pessoal, com retorno actual acima de 1700% (Zercatto.com) -->

http://goo.gl/myivAQ
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 97
Registado: 19/10/2014 10:53

Re: Erros meus, Má fortuna... Lições pungentes!

por Artista Romeno » 8/9/2015 15:59

isto só prova que a dif não consegue atrair profissionais de jeito só amadores
vejam estas carteiras todas e os rácios de sharpe das mesmas, http://www.dif.pt/web/pt_pt/all-portfolios na realidade por AT é difícil bater um índice basta pensar nas comissões associadas a este tipo de trading :idea:
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5386
Registado: 4/4/2014 18:06
Localização: Iberia

Re: Erros meus, Má fortuna... Lições pungentes!

por rg7803 » 8/9/2015 15:31

artista_ Escreveu:
Ocioso Escreveu:Procuram-se Gestores de Carteiras

A DIF Broker procura gestores de carteiras capazes de oferecerem resultados de acordo com estrictos parâmetros de controlo de risco.

Os candidatos podem submeter a sua candidatura apresentando o seu currículo e track record.

Os candidatos devem ser o mais precisos nas especificidades das suas praticas de trading e de gestão do risco. Os candidatos devem abrir uma conta de corretagem real para que a DIF Broker possa seguir a performance e avaliar estatisticamente os resultados e o risco antes de iniciarem uma carreira de gestores de carteira. Os resultados serão sempre comparados com o índice que for indicado como benchmark. O risco será definido pela alavancagem utilizada, os níveis de stop medidos pela sua distancia do preço de entrada e objectivos de ganho por trade.

A avaliação da DIF Broker está nas eventuais incongruências entre a estratégia definida e a executada

Os melhores traders depois de avaliados pela equipa da DIF serão escolhidos para fazer parte da equipa da DIF Broker. Não deixam no entanto nesse momento de continuar a ser avaliados. Os gestores que se desviem dos padrões acordados ou que tenham níveis de perdas considerados inaceitáveis serão suspensos.

Os candidatos com maiores possibilidades serão aqueles que se apresentam a competir no World Top Investor, ou tenham competido no World Top Investor.

Nem todos os candidatos podem ser gestores de carteiras, porque nem todos os candidatos têm a performance, as técnicas de gestão de risco e a disciplina necessária para ser um gestor de carteiras.
A DIF Broker tem mecanismos rígidos de controlo de processos no longo processo de recrutamento de gestores.

Como se processa a selecção dos candidatos?

Cada candidato tem que enviar o seu CV e uma descrição detalhada da sua metodologia de negociação. Receberá depois da DIF Broker um questionário com as especificidades que serão necessárias para uma correcta avaliação.
Uma entrevista será depois marcada para discutir os documentos enviados e ser feita uma avaliação do candidato.

Os candidatos que passem a primeira avaliação terão que abrir posteriormente uma conta real que vai ser escrutinada ao longo de 12 meses de acordo com o perfil acordado e os padrões de performance ajustados ao risco estabelecido.

Níveis prudentes de gestão de risco e de volatilidade terão preferência assim como o histórico de disciplina e a aderência ao plano, assim como a capacidade para se ajustar ao ciclo económico ao longo dos 12 meses.

No final do percurso de adesão o candidato a gestor que tenha passado todas as fases é proposto em conselho de administração para ser aprovado como gestor.

http://www.dif.pt/web/pt_pt/183


Ou seja, uma boa forma de angariar novos clientes! :mrgreen:



Enfim...quando li fiquei :wall: ...
É tipo: "vens trabalhar na minha empresa, como estagiário, trabalhas 1 ano gratuitamente; se fores bom...logo vemos..."
Mas vindo da DIF passou-me depressa a supresa, confesso.
“Buy high, sell higher...”.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4207
Registado: 1/5/2008 23:09
Localização: Almada.

Re: Erros meus, Má fortuna... Lições pungentes!

por artista_ » 8/9/2015 2:42

Ocioso Escreveu:Procuram-se Gestores de Carteiras

A DIF Broker procura gestores de carteiras capazes de oferecerem resultados de acordo com estrictos parâmetros de controlo de risco.

Os candidatos podem submeter a sua candidatura apresentando o seu currículo e track record.

Os candidatos devem ser o mais precisos nas especificidades das suas praticas de trading e de gestão do risco. Os candidatos devem abrir uma conta de corretagem real para que a DIF Broker possa seguir a performance e avaliar estatisticamente os resultados e o risco antes de iniciarem uma carreira de gestores de carteira. Os resultados serão sempre comparados com o índice que for indicado como benchmark. O risco será definido pela alavancagem utilizada, os níveis de stop medidos pela sua distancia do preço de entrada e objectivos de ganho por trade.

A avaliação da DIF Broker está nas eventuais incongruências entre a estratégia definida e a executada

Os melhores traders depois de avaliados pela equipa da DIF serão escolhidos para fazer parte da equipa da DIF Broker. Não deixam no entanto nesse momento de continuar a ser avaliados. Os gestores que se desviem dos padrões acordados ou que tenham níveis de perdas considerados inaceitáveis serão suspensos.

Os candidatos com maiores possibilidades serão aqueles que se apresentam a competir no World Top Investor, ou tenham competido no World Top Investor.

Nem todos os candidatos podem ser gestores de carteiras, porque nem todos os candidatos têm a performance, as técnicas de gestão de risco e a disciplina necessária para ser um gestor de carteiras.
A DIF Broker tem mecanismos rígidos de controlo de processos no longo processo de recrutamento de gestores.

Como se processa a selecção dos candidatos?

Cada candidato tem que enviar o seu CV e uma descrição detalhada da sua metodologia de negociação. Receberá depois da DIF Broker um questionário com as especificidades que serão necessárias para uma correcta avaliação.
Uma entrevista será depois marcada para discutir os documentos enviados e ser feita uma avaliação do candidato.

Os candidatos que passem a primeira avaliação terão que abrir posteriormente uma conta real que vai ser escrutinada ao longo de 12 meses de acordo com o perfil acordado e os padrões de performance ajustados ao risco estabelecido.

Níveis prudentes de gestão de risco e de volatilidade terão preferência assim como o histórico de disciplina e a aderência ao plano, assim como a capacidade para se ajustar ao ciclo económico ao longo dos 12 meses.

No final do percurso de adesão o candidato a gestor que tenha passado todas as fases é proposto em conselho de administração para ser aprovado como gestor.

http://www.dif.pt/web/pt_pt/183


Ou seja, uma boa forma de angariar novos clientes! :mrgreen:
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

Re: Erros meus, Má fortuna... Lições pungentes!

por Ocioso » 8/9/2015 0:54

Procuram-se Gestores de Carteiras

A DIF Broker procura gestores de carteiras capazes de oferecerem resultados de acordo com estrictos parâmetros de controlo de risco.

Os candidatos podem submeter a sua candidatura apresentando o seu currículo e track record.

Os candidatos devem ser o mais precisos nas especificidades das suas praticas de trading e de gestão do risco. Os candidatos devem abrir uma conta de corretagem real para que a DIF Broker possa seguir a performance e avaliar estatisticamente os resultados e o risco antes de iniciarem uma carreira de gestores de carteira. Os resultados serão sempre comparados com o índice que for indicado como benchmark. O risco será definido pela alavancagem utilizada, os níveis de stop medidos pela sua distancia do preço de entrada e objectivos de ganho por trade.

A avaliação da DIF Broker está nas eventuais incongruências entre a estratégia definida e a executada

Os melhores traders depois de avaliados pela equipa da DIF serão escolhidos para fazer parte da equipa da DIF Broker. Não deixam no entanto nesse momento de continuar a ser avaliados. Os gestores que se desviem dos padrões acordados ou que tenham níveis de perdas considerados inaceitáveis serão suspensos.

Os candidatos com maiores possibilidades serão aqueles que se apresentam a competir no World Top Investor, ou tenham competido no World Top Investor.

Nem todos os candidatos podem ser gestores de carteiras, porque nem todos os candidatos têm a performance, as técnicas de gestão de risco e a disciplina necessária para ser um gestor de carteiras.
A DIF Broker tem mecanismos rígidos de controlo de processos no longo processo de recrutamento de gestores.

Como se processa a selecção dos candidatos?

Cada candidato tem que enviar o seu CV e uma descrição detalhada da sua metodologia de negociação. Receberá depois da DIF Broker um questionário com as especificidades que serão necessárias para uma correcta avaliação.
Uma entrevista será depois marcada para discutir os documentos enviados e ser feita uma avaliação do candidato.

Os candidatos que passem a primeira avaliação terão que abrir posteriormente uma conta real que vai ser escrutinada ao longo de 12 meses de acordo com o perfil acordado e os padrões de performance ajustados ao risco estabelecido.

Níveis prudentes de gestão de risco e de volatilidade terão preferência assim como o histórico de disciplina e a aderência ao plano, assim como a capacidade para se ajustar ao ciclo económico ao longo dos 12 meses.

No final do percurso de adesão o candidato a gestor que tenha passado todas as fases é proposto em conselho de administração para ser aprovado como gestor.

http://www.dif.pt/web/pt_pt/183
 
Mensagens: 1262
Registado: 14/4/2015 1:34

Re: Qu

por Dr Tretas » 7/9/2015 0:57

O Alquimista Escreveu:
artista_ Escreveu:A questão da dificuldade de negociar em mercado bear tem sobretudo a ver com a maior acessibilidade dos ativos do lado longo do que curto. A grande maioria dos investidores começa por comprar umas ações e não sabe que produtos pode usar para estar curto. Para além do que é mais difícil a compreensão desse tipo de produtos. Para muita gente comprar algo significa "ter algo", conceito que não se enquadra no conceito subjacente a "vender antes de comprar"...


É fácil: está bull, compra sp; está bear, compra vxx. Difícil é saber se é bull ou bear e quanto dura.


A diferença entre bull e bear não é só que o bull sobe e o bear desce, como disse o Romeno há a questão da volatilidade, as maiores subidas diárias percentuais costumam dar-se durante o bear. Isso dá cabo das estratégias alavancadas quer sejam longas ou curtas, porque o risco de activação inútil de stops ou mesmo falência é muito maior. Claro que podemos fazer como diz o Alquimista e comprar um índice de volatilidade como o VIX durante a fase bear, para ganhar com o aumento de volatilidade. Simplesmente eu sou alérgico a derivados portanto nunca faço isso :mrgreen:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2826
Registado: 29/10/2013 12:15
Localização: Almada City

Re: Qu

por O Alquimista » 6/9/2015 23:42

artista_ Escreveu:A questão da dificuldade de negociar em mercado bear tem sobretudo a ver com a maior acessibilidade dos ativos do lado longo do que curto. A grande maioria dos investidores começa por comprar umas ações e não sabe que produtos pode usar para estar curto. Para além do que é mais difícil a compreensão desse tipo de produtos. Para muita gente comprar algo significa "ter algo", conceito que não se enquadra no conceito subjacente a "vender antes de comprar"...


É fácil: está bull, compra sp; está bear, compra vxx. Difícil é saber se é bull ou bear e quanto dura.
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
 
Mensagens: 3408
Registado: 12/3/2014 0:58

Qu

por artista_ » 6/9/2015 23:31

A questão da dificuldade de negociar em mercado bear tem sobretudo a ver com a maior acessibilidade dos ativos do lado longo do que curto. A grande maioria dos investidores começa por comprar umas ações e não sabe que produtos pode usar para estar curto. Para além do que é mais difícil a compreensão desse tipo de produtos. Para muita gente comprar algo significa "ter algo", conceito que não se enquadra no conceito subjacente a "vender antes de comprar"...
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

Re: Erros meus, Má fortuna... Lições pungentes!

por O Alquimista » 6/9/2015 22:45

O Alquimista Escreveu:
Quanto ao sp500 até posso concordar contigo. Agora, pega num gráfico da blackrock e diz-me que não está bear...


É a blackstone e não blackrock que quis referir.
Anexos
bx.jpg
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
 
Mensagens: 3408
Registado: 12/3/2014 0:58

Re: Erros meus, Má fortuna... Lições pungentes!

por O Alquimista » 6/9/2015 22:29

Artista Romeno Escreveu:Alquimista,

qual fase bear? chamas isto de bear market? bear market era o sp500 ir abaixo dos 1600m pontos para mim n vejo bear nenhum é apenas uma fase normal dos mercados isto não é uma subida sempre constante tem que haver correções e são saudáveis, com a crise das comodities o agregado de ganhos das empresas do índice foi inferior portanto o movimento do mercado é normalíssimo, bear market é so na china :!: :-k


Eu não disse que estamos numa fase bear nem me referi ao sp500. Disse textualmente "suposta fase bear" sem me referir a qualquer mercado ou activo e assim deixei a porta aberta, que agora fechas à tua maneira. Apenas falei em bear porque tu falaste que em bear é mais difícil negociar. Eu digo que a dificuldade é a mesma, seja bull ou bear. Veja-se o psi20 e a nos e tirem-se as devidas ilações.

Quanto ao sp500 até posso concordar contigo. Agora, pega num gráfico da blackrock e diz-me que não está bear...
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
 
Mensagens: 3408
Registado: 12/3/2014 0:58

Re: Erros meus, Má fortuna... Lições pungentes!

por Artista Romeno » 6/9/2015 22:21

O Alquimista Escreveu:
Artista Romeno Escreveu:
Um mercado bear é muito mais difícil de negociar devido a elevada volatilidade, o tretas tem razão


Será difícil nestes casos:
- para quem não o souber fazer (é óbvio que não se ensina nas escolas de gestão e economia);
- do ponto de vista do buy and hold ou da análise fundamental: aquele tem de aguentar a queda ("come e cala"), esta interroga-se sobre a razão que leva o mercado a descer abaixo da suposta "cotação fundamental".

Com o meu FI Alquimia 2015 não tenho tido qualquer dificuldade em negociar nesta suposta fase bear. Porquê? Consulte-se o histórico, que é público e não é preciso pagar fee, pois sinto-me preguiçoso para explicar a razão.


Alquimista,

qual fase bear? chamas isto de bear market? bear market era o sp500 ir abaixo dos 1600m pontos para mim n vejo bear nenhum é apenas uma fase normal dos mercados isto não é uma subida sempre constante tem que haver correções e são saudáveis, com a crise das comodities o agregado de ganhos das empresas do índice foi inferior portanto o movimento do mercado é normalíssimo, bear market é so na china :!: :-k

* o Zercatto é um centro de gambling não faz mal somos todos crescidos e maiores de idade quem la mete dinheiro deverá saber o que faz se não souber paciencia...
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5386
Registado: 4/4/2014 18:06
Localização: Iberia

Re: Erros meus, Má fortuna... Lições pungentes!

por O Alquimista » 6/9/2015 22:18

Artista Romeno Escreveu:
Um mercado bear é muito mais difícil de negociar devido a elevada volatilidade, o tretas tem razão


Será difícil nestes casos:
- para quem não o souber fazer (é óbvio que não se ensina nas escolas de gestão e economia);
- do ponto de vista do buy and hold ou da análise fundamental: aquele tem de aguentar a queda ("come e cala"), esta interroga-se sobre a razão que leva o mercado a descer abaixo da suposta "cotação fundamental".

Com o meu FI Alquimia 2015 não tenho tido qualquer dificuldade em negociar nesta suposta fase bear. Porquê? Consulte-se o histórico, que é público e não é preciso pagar fee, pois sinto-me preguiçoso para explicar a razão.
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
 
Mensagens: 3408
Registado: 12/3/2014 0:58

Re: Erros meus, Má fortuna... Lições pungentes!

por Artista Romeno » 6/9/2015 21:58

O Alquimista Escreveu:
Dr Tretas Escreveu:
O Zercatto foi fundado em 2013, logo nenhuma das estratégias que lá existem pode ter histórico suficiente para ser avaliada. Para mim, uma estratégia tem que passar pelo menos por um ciclo bull/bear para ser validada. Ora, como temos estado em bull desde 2009 ou isso, todas as estratégias criadas desde então ainda não deram provas.
Parece que o mercado dá sinais de querer fraquejar, assim sendo, conversamos depois do próximo bear terminar, daqui a uns bons anos provavelmente. Estimo que nessa altura já não existirá o tal Zercatto, e todas as estratégias que lá existem tenham sido aniquiladas. Ou então só existirão estratégias bear, que serão então devastadas no próximo bull, e assim sucessivamente. É cá um feeling que eu tenho.


Não se pode confundir a longevidade do site com a longevidade da estratégia. Hoje posso criar um site e mostrar backtesting ou trading real de décadas. Se se reparar nos trades mais avantajados ali referenciados, foram curtos quando o mercado atravessava aquilo que designa por bull market. Decorre daqui que ser o mercado bull ou bear pouco interesse terá para o trading que é feito. O mercado aniquila estrategas e com eles as estratégias: a estratégia por si só é amorfa.


Um mercado bear é muito mais difícil de negociar devido a elevada volatilidade, o tretas tem razão
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5386
Registado: 4/4/2014 18:06
Localização: Iberia

Re: Erros meus, Má fortuna... Lições pungentes!

por O Alquimista » 6/9/2015 21:42

Dr Tretas Escreveu:
O Zercatto foi fundado em 2013, logo nenhuma das estratégias que lá existem pode ter histórico suficiente para ser avaliada. Para mim, uma estratégia tem que passar pelo menos por um ciclo bull/bear para ser validada. Ora, como temos estado em bull desde 2009 ou isso, todas as estratégias criadas desde então ainda não deram provas.
Parece que o mercado dá sinais de querer fraquejar, assim sendo, conversamos depois do próximo bear terminar, daqui a uns bons anos provavelmente. Estimo que nessa altura já não existirá o tal Zercatto, e todas as estratégias que lá existem tenham sido aniquiladas. Ou então só existirão estratégias bear, que serão então devastadas no próximo bull, e assim sucessivamente. É cá um feeling que eu tenho.


Não se pode confundir a longevidade do site com a longevidade da estratégia. Hoje posso criar um site e mostrar backtesting ou trading real de décadas. Se se reparar nos trades mais avantajados ali referenciados, foram curtos quando o mercado atravessava aquilo que designa por bull market. Decorre daqui que ser o mercado bull ou bear pouco interesse terá para o trading que é feito. O mercado aniquila estrategas e com eles as estratégias: a estratégia por si só é amorfa.
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
 
Mensagens: 3408
Registado: 12/3/2014 0:58

Re: Erros meus, Má fortuna... Lições pungentes!

por Pecunia...olet! » 6/9/2015 21:19

Caro BioInvestidor,
como a tua última resposta me foi endereçada, apesar de a maioria das considerações que fazes dizerem respeito a comentários de outras pessoas, gostaria de insistir nos seguintes pontos:

1) "Promover" rentabilidades de transações que estão mal calculadas parece-me inaceitável. Se a plataforma começou em 2013, já deveriam ter corrigido estes erros. Pode não ser responsabilidade tua e sim dos gestores da plataforma. Mas é o teu serviço que está a ser "vendido".

2) O teu texto inicial aponta para alguém com experiência e com a definição de uma estratégia com base em conhecimento prática, análise e consistência. Em que os erros e sucessos passados eram utilizados para "afinar" a estratégia. Mas a prática na gestão é contraditória com que dizes.

3) A prática da gestão da carteira apresentada, indicia várias inconsistências. Em primeiro lugar o não envolvimento com "penny stocks". Podes chamar-lhe very small caps. Mas o risco envolvido nas mesmas é muito grande. E alavancado é demasiado grande. Mas afinal de contas a estratégia chama-se Speculator.

4) Não sugeri que fazias gestão de carteiras. Recebes uma comissão para as pessoas que assim entendam acompanhem as transações que fazes. E "copiam" se quiserem. Mas fazes isso promovendo rentabilidades passadas. De 1000%! 20 anos de experiência são suficientes para saberes que, se essas rentabilidades fossem possíveis de forma consistente, para quê cobrar uma comissão para que outras pessoas acompanharem o que fazes? Até poderias partilhar publicamente, mas as comissões recebidas seriam negligenciáveis face ao resultado da tuas rentabilidades. Porque não focar na gestão da carteira própria?

5) Não estou a apontar o dedo. Estou a apontar factos disponibilizados por ti e pelo site Zercatto. E os factos são: tens três estratégias disponíveis. Mas o teu "portfolio pessoal" - é assim que nos é apresentado - é o único que está positivo. Porque não investes parte da tua carteia nas outras duas estratégias?

6) Promover ideias e conhecimentos deve ser incentivado. Mas promover rentabilidades passadas de 1000% deveria ser feito com muitas, muitas, muitas cautelas. E com muitos, muitos, muitos alertas para os riscos envolvidos. Não estou a dizer que pretendes enganar ninguém, mas promover rentabilidades passadas de 1000%, obtidas de forma alavancada... muito sal e pimenta.

7) Transparência: se é um facto que os dados estão lá para quem quiser consultar, deverias explicitar as razões que levam a que a Ubik Speculator é a tua estratégia pessoal e as outras duas não o são. Afinal quantos "investidores" estariam dispostos a "especular" duas vezes o valor do seu património numa posição curta numa ação que tanto pode cair 50% como subir 100% de um dia para outro? E que neste segundo caso, o investidor não perderia apenas o capital total. Perderia DUAS vezes o capital inicial...

8) Se as transações foram feitas e comprovadas? Não tenho razões para não acreditar que não tenham sido feitas e os resultados os apresentados. Com alguém já alertou, os tais 1000% foram quase todos conseguidos em 3 meses em 2014! Em 8 meses de 2015 anda nos mais modestos 4%.
 
Mensagens: 163
Registado: 5/11/2014 11:45

Re: Erros meus, Má fortuna... Lições pungentes!

por fff » 6/9/2015 17:52

Dr Tretas Escreveu:
O Alquimista Escreveu:
BioInvestidor Escreveu: Tudo é criticável, gostaria apenas que pelo menos a crítica fosse informada com o que lá está, e não com o que se pensa que é.




O Zercatto foi fundado em 2013, logo nenhuma das estratégias que lá existem pode ter histórico suficiente para ser avaliada. Para mim, uma estratégia tem que passar pelo menos por um ciclo bull/bear para ser validada. Ora, como temos estado em bull desde 2009 ou isso, todas as estratégias criadas desde então ainda não deram provas.
Parece que o mercado dá sinais de querer fraquejar, assim sendo, conversamos depois do próximo bear terminar, daqui a uns bons anos provavelmente. Estimo que nessa altura já não existirá o tal Zercatto, e todas as estratégias que lá existem tenham sido aniquiladas. Ou então só existirão estratégias bear, que serão então devastadas no próximo bull, e assim sucessivamente. É cá um feeling que eu tenho.


Então mas agora os bancos centrais , para impulsionar sempre o crescimento, não fazem sempre fortes politicas de QE ?

Pensei que com novo paradigma e bancos centrais no controlo, não voltavamos a ter BEAR MARKET, e os mercados só podiam subir. ( Pelo menos parece-me que é o que pensa muita gente ) :mrgreen:
 
Mensagens: 1265
Registado: 29/11/2007 3:19
Localização: S. Cosme

Re: Erros meus, Má fortuna... Lições pungentes!

por Dr Tretas » 6/9/2015 17:39

O Alquimista Escreveu:
BioInvestidor Escreveu: Tudo é criticável, gostaria apenas que pelo menos a crítica fosse informada com o que lá está, e não com o que se pensa que é.


Aqui vai a crítica:
- o zercatto não devia permitir que fosse exibido a percentagem de ganho resultante da alavancagem;
- o próprio não devia usar esse valor para se promover: se a estratégia é boa e se for consistente no tempo, não há quem não queira pagar para dar uma banhada à mediania;
- como uma instituição credível não se deixa convencer pelos ganhos alavancados - caso contrário, a estratégia e/ou o estratega já teriam sido "comprados" - fica-se reduzido a um público que é, por natureza e na sua maioria, pouco informado (e não raras as vezes desinformado) e tende a ver apenas os cifrões.


O Zercatto foi fundado em 2013, logo nenhuma das estratégias que lá existem pode ter histórico suficiente para ser avaliada. Para mim, uma estratégia tem que passar pelo menos por um ciclo bull/bear para ser validada. Ora, como temos estado em bull desde 2009 ou isso, todas as estratégias criadas desde então ainda não deram provas.
Parece que o mercado dá sinais de querer fraquejar, assim sendo, conversamos depois do próximo bear terminar, daqui a uns bons anos provavelmente. Estimo que nessa altura já não existirá o tal Zercatto, e todas as estratégias que lá existem tenham sido aniquiladas. Ou então só existirão estratégias bear, que serão então devastadas no próximo bull, e assim sucessivamente. É cá um feeling que eu tenho.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2826
Registado: 29/10/2013 12:15
Localização: Almada City

Re: Erros meus, Má fortuna... Lições pungentes!

por O Alquimista » 6/9/2015 15:37

BioInvestidor Escreveu: Tudo é criticável, gostaria apenas que pelo menos a crítica fosse informada com o que lá está, e não com o que se pensa que é.


Aqui vai a crítica:
- o zercatto não devia permitir que fosse exibido a percentagem de ganho resultante da alavancagem;
- o próprio não devia usar esse valor para se promover: se a estratégia é boa e se for consistente no tempo, não há quem não queira pagar para dar uma banhada à mediania;
- como uma instituição credível não se deixa convencer pelos ganhos alavancados - caso contrário, a estratégia e/ou o estratega já teriam sido "comprados" - fica-se reduzido a um público que é, por natureza e na sua maioria, pouco informado (e não raras as vezes desinformado) e tende a ver apenas os cifrões.
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
 
Mensagens: 3408
Registado: 12/3/2014 0:58

Re: Erros meus, Má fortuna... Lições pungentes!

por BioInvestidor » 6/9/2015 15:14

Caro Pecunia,

A valorização de 89% sucede porque a posição está alavancada sensivelmente duas vezes, daí a duplicação de resultado.
Quanto ao valor da quantidade este refere-se à percentagem foi total do capital utilizado no trade, contudo as casas decimais estão erradas e deveria aparecer 23% neste caso. Daí a tal duplicação de resultado.

Quanto à desvalorização e à criação de múltiplas carteiras, o intuito não passa por sacar fees, até porque quem conhece a plataforma sabe da existência de algo chamado high watermark. Isto é, a partir do momento em que a carteira atinge um novo máximo, seja ele qual for, só é aplicado um fee se está voltar a ultrapassar esse valor. Assim, semanas negativas, ou semanas extremamente positivas sem alteração efectiva de máximos resultam em nada do ponto de vista de fee. Uma vez mais, e volto a repetir pela enésima vez, não há qualquer gestão da carteira de terceiros, não há qualquer aconselhamento, não há passagem de capital de uma conta para outra, nem sequer os trades são feitos por alguém que não seja quem segue. Enfim, a plataforma não é claramente aquilo que muitos aqui dizem que é. Ninguém vos pede que sigam seja o que for, mas caramba, pelo menos se têm tanta vontade de criticar e atacar, ao menos saibam o que aquilo é e como funciona.

Na sequência do artigo que escrevi inicialmente, acho até ser bom poderem ver tudo o que lá está, não?

Se calhar seria mais confortável esconder resultados e erros, e mostrar o que de bom ocorre. Mas não, está lá tudo visível, o bom é o mau. Outra carteira, noutro site, mesmo anos depois de este deixar de estar efectivamente ativo, continua visível, em todos os seus trades. Uma vez mais, o bom e o mau, os sucessos e os erros.
Neste caso passa-se o mesmo. A última entrada que fiz (e que permanece aberta), já podia ter sido fechada com um lucro razoável no caso da Ubik Speculator. Não o fiz, errei no curto prazo, porque entretanto houve uma forte desvalorização e naturalmente está em perda. Considero que o valor será recuperado, dai não ter fechado, e daí continuar a aguardar a revalorização.

Duas notas finais: por um lado, mesmo as carteiras apagadas continuariam visíveis. Como verá, nenhuma o foi. O intuito é a transparência, até do erro.
Quanto à questão de qual a valorização caso não se utilizasse alavancagem, é bem evidente que seria menor. Ainda assim, e porque esta informação também está visível, a valorização média dos trades positivos foi superior a 22% (valorização não alavancada por trade) e a desvalorização média foi acima de 6% nos trades negativos ( também valor não alavancada). Em 19 trades, 13 foram positivos. Não seriam 900%, mas ainda assim seriam valores bem razoáveis.

Eu sei que é fácil apontar o dedo, e quem se expõe está sujeito a isso. Contudo, o que está exposto é a verdade, passado é certo, mas verdadeiro, sem esquemas, subterfúgios ou realidades escondidas. Tudo é criticável, gostaria apenas que pelo menos a crítica fosse informada com o que lá está, e não com o que se pensa que é.

Sinceramente, existe assim tanta gente por esses fóruns fora em que tudo o que fizeram, todos os trades feitos, todos os erros e todos os artigos escritos, está assim visível para todos criticarem e verem, mesmo muitos anos depois?
Autor do livro: "O BioInvestidor - como investir e ganhar na indústria biofarmacêutica" (Chiado Editora - Fevereiro 2015)

https://www.facebook.com/bioinvestidor

Segue o meu portfólio pessoal, com retorno actual acima de 1700% (Zercatto.com) -->

http://goo.gl/myivAQ
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 97
Registado: 19/10/2014 10:53

Re: Erros meus, Má fortuna... Lições pungentes!

por LTCM » 6/9/2015 14:55

artista_ Escreveu:espero que isto não seja uma forma de atrair uns patos... os relatos à posteriori de gente enganada em esquemas deste género são mais que muitos, espero que não seja este mais um caso idêntico... nada me leva a acreditar que seja, mas também nada me diz que não possa ser!


O mais certo é ser uma forma de captar seguidores que, para o serem, pagam uma comissão pelas dicas do expert.
Remember the Golden Rule: Those who have the gold make the rules.
***
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3030
Registado: 28/2/2007 14:18

Re: Erros meus, Má fortuna... Lições pungentes!

por artista_ » 6/9/2015 14:37

Ou seja, aquilo que já desconfiava, eu crio 10 contas nas quais faço uma gestão agressiva. Estoiro com 9 carteiras mas uma delas dá obviamente resultados extraordinários. Apago as 9 e venho mostrar aquela com resultados espetagníficos! :roll:

Curioso que esta conta já tem muitos seguidores... como escrevi lá atrás, espero que isto não seja uma forma de atrair uns patos... os relatos à posteriori de gente enganada em esquemas deste género são mais que muitos, espero que não seja este mais um caso idêntico... de qualquer forma fica o alerta.

Bio, espero que não leves a mal este comentário, aqui ninguém se conhece (que dizer que conheço pessoalmente alguns users mas são poucos) e já no passado ocorreram muitas situações complicadas que começara mais ou menos assim... como disse, espero que não seja o teu caso, nada me leva a acreditar que seja, mas também nada me diz que não possa ser!
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

Re: Erros meus, Má fortuna... Lições pungentes!

por Artista Romeno » 6/9/2015 14:31

Pecunia...olet! Escreveu:Uma busca por "Ubik" no site Zercatto mostra 3 estratégias. Os resultados não são muito consistentes.

Imagem

E já agora, ainda não consegui esclarecer como é determinada a coluna "Quantidade" na tabela das transações:
Imagem

E não, não é curiosidade sobre o valor da carteira em questão. É curiosidade para esclarecer se se trata da percentagem da transação sobre o valor da carteira e assim ter uma noção do risco de cada transação face ao valor total da carteira. E um valor de 2759% deixou-me intrigado.

Outra questão curiosa é a forma como são apresentadas as percentagens de lucro ou perda por transação no caso das vendas curtas.
Exemplo: venda curta a $0.569 e recompra a $0.301. Ora Final/Inicial-1 significa -47.10% (que tratando-se de uma posição curta representaria um ganho de 47.10%). Mas o site Zercatto apresenta como ganho de 89.04%! Calcula sempre como Venda/Compra-1...

Vejamos: uma carteira vale 569Usd. É feita uma venda curta de 1000 ações a 0.569. Uns dias depois as ações são recompradas a 0.301Usd. Logo o lucro é 0.268Usd por ação, ou seja 268 Usd. Que representam uma valorização de 47.10% da carteira inicial (569 Usd) e não 89.04%.


eu já tinha dito que era gambling e confirmou-se numa foi brutal nas outras foi trágico, alias do que vi todas as carteiras do zercatto são típicas de gamblers :shock:
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5386
Registado: 4/4/2014 18:06
Localização: Iberia

Re: Erros meus, Má fortuna... Lições pungentes!

por Pecunia...olet! » 6/9/2015 13:36

Uma busca por "Ubik" no site Zercatto mostra 3 estratégias. Os resultados não são muito consistentes.

Imagem

E já agora, ainda não consegui esclarecer como é determinada a coluna "Quantidade" na tabela das transações:
Imagem

E não, não é curiosidade sobre o valor da carteira em questão. É curiosidade para esclarecer se se trata da percentagem da transação sobre o valor da carteira e assim ter uma noção do risco de cada transação face ao valor total da carteira. E um valor de 2759% deixou-me intrigado.

Outra questão curiosa é a forma como são apresentadas as percentagens de lucro ou perda por transação no caso das vendas curtas.
Exemplo: venda curta a $0.569 e recompra a $0.301. Ora Final/Inicial-1 significa -47.10% (que tratando-se de uma posição curta representaria um ganho de 47.10%). Mas o site Zercatto apresenta como ganho de 89.04%! Calcula sempre como Venda/Compra-1...

Vejamos: uma carteira vale 569Usd. É feita uma venda curta de 1000 ações a 0.569. Uns dias depois as ações são recompradas a 0.301Usd. Logo o lucro é 0.268Usd por ação, ou seja 268 Usd. Que representam uma valorização de 47.10% da carteira inicial (569 Usd) e não 89.04%.
 
Mensagens: 163
Registado: 5/11/2014 11:45

Re: Erros meus, Má fortuna... Lições pungentes!

por ricardmag » 6/9/2015 3:32

híbrido Escreveu:
ricardmag Escreveu:Ok!

Eu só gostaria de saber quanto seriam os ganhos falados de 3000%, 900% .... quer teus quer do bioinvestidor sem alavancagem para ter uma base comparativa com os ditos bons 20%... isto é so curiosidade .... 8-)

Cumprimentos


Um dia pretendo ir a um almoço, ou jantar de confraternização do Caldeirão: Suponho que ainda se fazem, não?
Não pretendo nele, saber as marcas das máquinas que trazem, nem as suas contas bancárias, nem pedir-lhes dinheiro emprestado. O pouco, ou muito que tenham para investir, isso é relativo e pessoal: O valor da pessoa não se mede pelo valor da sua conta bancária, pois não?

Talvez não tenha percebido a tua questão, mas tu é que ainda não percebeste o que se passou comigo, porque nunca o viveste. O meu coração passou a bater de tal forma acelerado, que eu pensei que ia desta para melhor. Passado uns meses, estivesse eu onde estivesse, bastava eu recordar o que me tinha acontecido, que o coração voltava a acelerar como um louco. Hoje, não o sinto.

Cumprimentos,


Admiro a coragem de assumir e expor tal situação.

Verdade! Não percebeste mesmo a minha pergunta! Se fosse pergunta de exame valia zero :wink: Mas como não é ....
A questão que coloquei é bastante direta.

Cumprimentos
"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5395
Registado: 3/4/2014 15:17

Re: Erros meus, Má fortuna... Lições pungentes!

por Dom_Quixote » 5/9/2015 21:47

híbrido Escreveu:é claro que foi com alavancagem e no forex; de facto, acabou por correr mal, mas foi uma época de intenso aprendizado, porque em consequência destas perdas materiais, nos apercebemos de quem afinal está ao nosso lado e nos apoia; são bem poucos. por isto, perderia tudo de bom grado outra vez, só mesmo para abrir os olhos.

qual foi o capital inicial? para quê? perdi tudo e pensei que nunca mais me iria meter na Bolsa.

mudei de casa, de trabalho, de cidade; fui poupando.

um dia senti que tinha chegado a hora e voltei.

desde então, tenho tido sucesso, mas é como disse: Mais importante que isto, são as companhias.


Apenas para te cumprimentar pela nobreza da partilha de algo que, só te dizendo respeito a ti, pode e deve fazer reflectir, não só mas principalmente, os que mais recentemente entraram nos meandros dos mercados.

Obrigado.
"É de sábios mudar de opinião" - Miguel de Cervantes
"A verdade é o preço" - bogos in Caldeirão de Bolsa
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2286
Registado: 3/4/2012 21:06
Localização: Mancha

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Andre vez, Bing [Bot], Ferreiratrade, HFCA, PIKAS e 96 visitantes