Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

TAP - Off topic

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: TAP - Off topic

por ricardmag » 15/5/2015 14:57

Tenho acompanhado esta novela da TAP e só queria deixar uns pontos.

- Problemas na TAP são problemas de gestão e não dos pilotos, veja-se a empresa de manutenção no brasil que só da prejuízo.
- Vi um dia destes alguém mostrar na tv que a tal clausula que fala em 20% da empresa para os pilotos, da forma que estava escrita não garantia nada. E também é ilegal, não sei explicar porquê.

Cumprimentos
"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5395
Registado: 3/4/2014 15:17

Re: TAP - Off topic

por joaoventura » 15/5/2015 14:38

Boas,

geralmente mantenho-me à margem deste tipo de discussões, ainda para mais quando começam a cair nas provocações pessoais entre intervenientes que nem sequer se conhecem pessoalmente. Por outro lado, apesar de também ter a minha opinião, não concordo ou discordo com a greve dos pilotos, pois apenas a eles coube-lhes essa decisão. Mas não queria deixar de fazer um ou outro comentário a alguns pontos ao post do "Chavaskal":

Chavaskal Escreveu:(...)
Existem particularidades e semelhanças entre estes 2 profissionais, nomeadamente:
1- Passam longos períodos longe da família, pelo que o salário deve refletir e ser valorizado em função disso.


Infelizmente a realidade é que cada profissional é valorizado de outras formas, por exemplo se o seu trabalho dá mais ou menos lucro à empresa. Em última análise, os salários de trabalhadores altamente especializados, tal como os preços das acções nas bolsas, está mais sujeito às flutuações do mercado do que aos critérios que apontas.

Chavaskal Escreveu:(...)
7 - E muito mais, mas agora não tenho tempo, tenho de ir trabalhar para que uma parte do meu trabalho sirva para pagar aos coitados dos pilotos, que são uns incompreendidos e vitimas da sociedade. Coitadinhos..


Já foi mencionado aqui que é ilegal, na Europa, os governos injectarem capital nas suas companhias de aviação de bandeira. A TAP há mais de 10 anos que custa zero (ou aproximadamente isso) aos contribuintes portugueses. É portanto uma não-questão..

Chavaskal Escreveu:(...)
Deste modo, eu, francamente não percebo porque é que os sores pilotos têm de ganhar, de acordo com os dados que eu demonstrei (não os seus), muito mais que os motoristas (ISTO É UM EXEMPLO) já que quando comparado por exemplo com os motoristas não tem nada de tão relevante ou de sobrenatural...


Como disse acima, os pilotos são mais bem pagos que um motorista de TIR porque em última análise o mercado assim o quer.. Isto não deve ser nada de estranhar num fórum de bolsa. Num país comunista, talvez ganhassem o mesmo!


Cumprimentos
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 276
Registado: 21/1/2011 13:02
Localização: Palmela

Re: TAP - Off topic

por Pata-Hari » 15/5/2015 14:33

Se a grande questão é o não cumprimento de um acordo, processem o governo/estado. Destruir a empresa, gerar o caos aos utilizadores/clientes é que não gera nenhuma simpatia. Os meios não justificam os fins.

E também não se consegue gerar grande simpatia pela greve pelos ordenados neste momento. O timing é, no mínimo, lamentável. Está-se mais próximo de se discutir um despedimento colectivo do que aumentos de ordenados. Greve para evitar o despedimento colectivo é algo que geraria simpatia. Greve para aumentar ordenados numa empresa publica que dá os prejuízos que dá, num contexto em que estamos todos a pagar uma enormidade de impostos para manter as contas publicas a flutuar, não vai dar grande resultado e parece ser altamente imoral.

Tens toda a razão, continuo a gostar muito dos meus amigos pilotos :). Nada muda por alguns serem uns patetas alegres inconsequentes e egocêntricos.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 20972
Registado: 25/10/2002 17:02
Localização: Lisboa

Re: TAP - Off topic

por speedbird » 15/5/2015 14:22

pata-hari Escreveu:Speed :D , a TAP estar mal há muito tempo só justifica que se termine a sangria mais rapidamente, de imediato, sem mais atrasos. Não serve de justificação para que se continue a manter. Anda há demasiados anos a pagar por algo que não deveria, no que me concerne.

O salário dos pilotos, neste momento, é irrelevante. A empresa tem que ser vendida. Está-se a discutir a venda ou não venda. O ordenado dos pilotos é a ultima das preocupações da nação - sim, porque é uma empresa pública.

Acho de uma enorme falta de bom senso agravar os problemas da tap deste modo e neste momento. Essa falta de bom senso e a noção de "vale tudo a qualquer custo e em qualquer momento" custou toda a simpatia que pudessem ter pela defesa de direitos que até possam ter.

Não uses a easy jet como argumento e depois como contra-argumento para tudo. Por essa ordem de ideias, ofereça-se a TAP à easy jet. O estado livra-se do cancro, os pilotos ficam felizes. Ou, posto de outro modo, é estranho que a easy jet não se tenha já proposto para comprar uma empresa tão boa com empregados tão baratos e domesticados. Ou, em alternativa, candidatem-se à easy jet.

Sabes, quando os empregados consideram que a empresa é melhor do que o modo como está a ser avaliada e quando acreditam na empresa, faz-se algo que se chama um management buy out. Porque não fazem isso mesmo, os pilotos, ao invés de destruírem o valor que a empresa ainda tem e que ainda pertence a todos nós? sabes que este tipo de atitude altamente destrutiva é mau para toda a gente, é uma opção em que ninguém ganha nada. Não esperes simpatia por este tipo de falta de racionalidade e egocentrismo.


1. Também acho que a TAP tem que ser privatizada.E os pilotos da TAP também não se opõem.Isso foi amplamente divulgado pelos pilotos.

2.Entendo que toda a gente se esteja a borrifar para o salário dos pilotos. Mas eles não. Pode muita gente se estar borrifar para o teu salário , mas você não , não é?

3.A culpa não é dos pilotos.A greve foi a consequência do não cumprimento de dois acordos por parte do governo. Um , o de 1999 , e o outro assinado em Dezembro do ano passado. Não vou explicar tudo outra vez.Seria já a terceira vez. Se o governo cumprisse com o que acorda , não haveria motivos para greves.
Até parece que não conheces essa cambada que anda aí na política. O Cravinho teve a cara de pau de vir para a televisão dizer que não assinou nada quando foi mostrado na grande reportagem(ou grande entrevista) da RTP um papel com o acordo e a assinatura dele !!! Mas cada um come o que quer !!

4.Uso o argumento da easy jet porque as pessoas adoram dizer que só se fazem greves porque são estado , que ganham muito porque são estado , etc. Por isso uso sim , exemplos de empresas privadas E low cost.Porque se formos falar em empresas privadas não low cost....aí estaremos a falar de salários que chegam a 4 vezes o que ganha um piloto da TAP.Sim é isso mesmo. Mais escolas internacionais pagas para filhos , casa, seguros de saúde e perda de licensa , etc.
Por que é que a Easy não pega na TAP? Porque é outro core business. A Easy só opera médio curso, etc. Não tenho dúvidas nenhumas que há muuiita gente na TAP com medo da privatização.Mas não são os pilotos de certeza.As tripulações de voo , pilotos e comissários estão sempre curtos. Não é há toa que recentemente se contratou mais pilotos.

5. Sobre o management buy out e outras opções não discuto porque não entendo nada disso.Não sou gestor nem tenho a mania que sou. Quanto à simpatia, bom , isso é subjectivo. E como piloto que também sou , digo-te francamente que não me incomoda nada o que as pessoa pensam da minha profissão. Ninguém vai deixar de ser meu amigo porque sou piloto ,nem vou deixar de fazer novos amigos por sê-lo.

Fazer a mala que volto esta noite para casa ;)
 
Mensagens: 46
Registado: 21/4/2008 9:06
Localização: queijas

Re: TAP - Off topic

por visitanteO1 » 15/5/2015 12:31

uma questão para reflexão:

quando alguém ( sejam os pilotos, ou qualquer outro grupo de pessoas) pretende - como se fala, que será um dos motivos de discórdia - uma determinada percentagem de uma empresa, estarão certamente a considerar que vão ter consequentemente também, uma percentagem no passivo dessa empresa e que no caso de um aumento/injeção de capital, terão que entrar também, ou ficam sujeitos a uma diluição da posição, pela qual agora " lutam".

Será que quem pretende essa posição está preparado ou terá capacidade para os números que poderão ser necessários? quem fica mandatário para gerir essa posição? o Sindicato, uma sociedade ou associação?
 
Mensagens: 46
Registado: 21/10/2013 21:14

Re: TAP - Off topic

por Pata-Hari » 15/5/2015 11:40

Speed :D , a TAP estar mal há muito tempo só justifica que se termine a sangria mais rapidamente, de imediato, sem mais atrasos. Não serve de justificação para que se continue a manter. Anda há demasiados anos a pagar por algo que não deveria, no que me concerne.

O salário dos pilotos, neste momento, é irrelevante. A empresa tem que ser vendida. Está-se a discutir a venda ou não venda. O ordenado dos pilotos é a ultima das preocupações da nação - sim, porque é uma empresa pública.

Acho de uma enorme falta de bom senso agravar os problemas da tap deste modo e neste momento. Essa falta de bom senso e a noção de "vale tudo a qualquer custo e em qualquer momento" custou toda a simpatia que pudessem ter pela defesa de direitos que até possam ter.

Não uses a easy jet como argumento e depois como contra-argumento para tudo. Por essa ordem de ideias, ofereça-se a TAP à easy jet. O estado livra-se do cancro, os pilotos ficam felizes. Ou, posto de outro modo, é estranho que a easy jet não se tenha já proposto para comprar uma empresa tão boa com empregados tão baratos e domesticados. Ou, em alternativa, candidatem-se à easy jet.

Sabes, quando os empregados consideram que a empresa é melhor do que o modo como está a ser avaliada e quando acreditam na empresa, faz-se algo que se chama um management buy out. Porque não fazem isso mesmo, os pilotos, ao invés de destruírem o valor que a empresa ainda tem e que ainda pertence a todos nós? sabes que este tipo de atitude altamente destrutiva é mau para toda a gente, é uma opção em que ninguém ganha nada. Não esperes simpatia por este tipo de falta de racionalidade e egocentrismo.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 20972
Registado: 25/10/2002 17:02
Localização: Lisboa

Re: TAP - Off topic

por speedbird » 15/5/2015 11:22

Olá Pata Brava :lol: ,

Algumas premissas erradas na tua argumentação.

- Os contribuintes , ou o estado não põe dinheiro na TAP há mais de dez anos.Simplesmente não está autorizado por Bruxelas.

- Os pilotos não estão contra a privatização.Pelo menos foi o que ouvi de fontes ligadas ao sindicato e também foi divulgado na imprensa. E grande razão disso é que
os pilotos estão com um salário realmente baixo quando comparados inclusive a empresas privadas e low cost ! Aliás a EasyJet base Lisboa paga mais. Até uma low cost em Marrocos para a qual trabalhei paga mais.Ou seja , não há desculpas de privadas , low cost , salário médio do país e outras tretas.

- Esta greve ocorreu porque o governo aldrabão na pessoa do Cravinho , assinou um acordo em 1999(acho) e agora não o quer cumprir.Os pilotos foram enganados. Foi tudo explicado no Programa Grande Reportagem da RTP .Ali foram mostrados os documentos e as assinaturas. O que ocorre é que o governo aldrabão achou que as coisas iriam cair no esquecimento. E tiveram azar.

-No acordo feito em Dezembro , acordo este que o governo disse que não entende porque é que os pilotos não o estão a cumprir , também aí há uma aldrabice. Foi acordado que não se mexeriam em AEs por 36 meses. E quando se foi ler o caderno de encargos,,,népias !!! Ah pois é !!

- Os outros funcionários da TAP que agora estão contra os pilotos também eles já fizeram montes de greves e foram respeitados. Mas agora passam por santinhos.

- As greves de pilotos , não são ao contrário do que alguns propagam , privilégio de funcionários públicos. A base Lisboa da EasyJet , somente a base Lisboa fez uma greve de 5 dias em 2013 , que entretanto acabou por ser cancelada por terem chegado a acordo.

- Dizem que a empresa está mal.Em 1999 , quando os pilotos tinham ganho em todas as instâncias a reposição de umas coisas que lhes tinham tirado, a empresa já dizia que está mal , ai ,ai, ai , que não há dinheiro. De boa-fé abriram mão desse dinheiro que lhes cabia e assinaram o acordo que lhes daria 10 a 20% da empresa no dia em que fosse privatizada. E agora não querem cumprir.Pois então paguem o que devem desde 1999 !!! Esses aumentos que disseram que os pilotos recusaram eram não só uma ninharia , como era para começar a ser pago em 2026 !!!!!!!! Pois....isso não disseram , não é??

-Em 1999 a empresa já estava muuuiito mal .Já lá vão 16 anos.E se se lembrar bem a TAP teve 10 anos com paz social porque todos os sindicatos à entrada do FPinto acordaram ficar sem aumentos para ajudar a empresa. Quando voltou as lucros , voltaram as desculpas. Hora é a crise , ora o petróleo, ora a VEM, etc.E as pessoas cansam-se.

-Mais:Em 2014 houve uma greve de um dia em que a causa foi chamar a atenção para os erros de administração que se andavam a fazer.Não se falou em dinheiro !! Alguém ligou alguma?? Nada.

-Quanto à opinião pública , vou te contar uma história. Há uns anos um jogador chamado Figo , trocou o real Madrid pelo arqui rival Barcelona. Foi odiado em Espanha.Chamaram-no de pesetero. Acha que o afectou? Pois...foi para o lado que dormiu melhor.

- Se a TAP essa empresa que tem um passivo de 1100 milhões , que todos os meses tem um monte de dinheiro drenado para a VEM ,empresa essa que foi fruto de uma decisão POLITICA logo depois de uma visita do então presidente Lula a Portugal, fechar, com certeza não foi por causa de 30 milhões de uma greve de pilotos. Isso é o que o governo quer fazer crer aos desavisados , para depois não ter que explicar porque é que comprou a VEM , a PGA ao grupo Espírito Santo e mais um monte de outros negócios ruinosos.
Nunca vi uma empresa aérea fechar por uma dívida de 30 milhões. Mas por dívidas de 1100 milhões já. Aliás se o problema da TAP é só 30 milhões bastaria fazer uma injecção de capital de 30 milhões para cobrir os prejuízos da greve e a cia seguia tranquila como antes , não? Pois...

- Já agora uma história real.. Houve uma empresa em Espanha chamada Air Comet que depois de negócios ruinosos , dizia que estava sem dinheiro e pediu aos funcionários para pagar apenas uma ínfima parte dos salários aos funcionários. Os mecânicos disseram logo que se não recebessem não saía mais nehum avião do chão. Os pilotos , bacanos ficaram 8 OITO meses sem saláriios para ajudar a cia. Sabe qual é a moral da história ? A cia fechou na mesma, os mecânicos saíram com o deles todo e os pilotos nunca mais viram a cor do dinheiro. Até porque o dono da empresa foi preso. Coisa que deveria passar aqui em Portugal , mas como somos todos porreiros e curtos de memória , não passa nada. Portanto quando a gestão é ruinosa , até podem por toda a gente a trabalhar de graça que a empresa vai estar sempre mal.

- Como você sabe não sou da TAP.Mas se fosse teria aderido à greve. O constante achatamento salarial não serve nem nunca serviu para ajudar a empresa , mas para pagar gestões ruinosas. E o meu tempo de pagar para voar já lá foi há 25 anos.

Speedbird
 
Mensagens: 46
Registado: 21/4/2008 9:06
Localização: queijas

Re: TAP - Off topic

por nuuuuno » 15/5/2015 11:02

speedbird Escreveu:
Juntamente com o Hugo Rego aqui está um post escrito por alguém consegue ver além do véu da inveja !!

Aleluia !!


speed...não é inveja, eu sinceramente não tenho nenhuma de os pilotos ou outra qq profissao ganharem mais que eu, senao andava aí a chorar pelos cantos porque um qq jogador da 1ª liga que "apenas" dá uns chutos na bola ganha num mês o que eu ganho em 2 anos....épah..é a vida. Pessoalmente e felizmente não meço a felicidade por o numero de zeros que tenho na conta. Tenho o suficiente para levar uma boa vida, viajo, pratico desportos, sou saudável, o suficiente para me sentir feliz. O que está em causa não é a inveja, mas sim, o facto de serem tão egoístas que só olham para o próprio umbigo, de ajudarem (e festejarem) o rebentar de uma empresa, porque em vez de 5000 ou 6000 querem ganhar 5500 ou 6600 (nem sei ao certo mas tenho ideia que o minimo que um co-piloto ganha (base, sem extras) andará á volta dos 2500€)...épah...é simplesmente inacreditável por muita razão que tenham...! E vocês estão aí a defender o SPAC/greve com unhas e dentes, mas é preciso perceber que mais de metade dos pilotos voou, ou seja, os vossos argumentos sao tao frageis que nem os vossos colegas se identificam !
 
Mensagens: 1226
Registado: 10/11/2011 10:05

Re: TAP - Off topic

por GervasioLopes » 15/5/2015 10:45

É a política de terra queimada que herdamos do PREC.
 
Mensagens: 85
Registado: 13/4/2015 14:22

Re: TAP - Off topic

por Pata-Hari » 15/5/2015 10:28

Hugo-Rego Escreveu:Bem, segundo a lógica de alguns, tarda mal e vai-se descobrir que os pilotos nem sequer fazem falta ou, pelo menos, profissionais especializados e altamente diferenciados. Na verdade, até acho que um ou outro, "se fosse dono da TAP", substituiria imediatamente os pilotos por condutores de pesados... :lol:

Adiante. A estupidez, infelizmente, não paga imposto. Caso contrário, já a dívida do Estado estaria saldada.



Olha que a estupidez não é um privilégio de uns apenas.

Terás que concordar que se a empresa não dá lucro e o dono a quer vender, não deverá haver nada que o impeça de o fazer. Sendo que o dono ainda por cima é o estado, ou seja, nós todos. Porque razão moral os contribuintes deverão continuar a suportar uma empresa que perde dinheiro e porque razão deverão ser os pilotos protegidos face aos outros empregados?

Estamos de acordo que os pilotos são importantes numa companhia aérea. Tão importantes que são bem pagos em todo lado, começando por cá. Como tal, fechando a tap ou vendendo a tap, serão certamente mais valorizados do que actualmente. Estás a ver a irracionalidade do discurso?

A TAP perde dinheiro.
Esse dinheiro que é pago pelos contribuintes.
Os pilotos têm melhores opções noutras empresas e usam esse argumento continuamente.
Os pilotos não são mais importantes que outros trabalhadores e contribuintes. Não são especie em extinsão nem são insubstituiveis.
O problema da TAP não é só dos pilotos e não gira à volta dos umbigos dos pilotos. O mundo não gira à volta dos umbigos dos pilotos.
Os pilotos ao invés de encontrar soluções que sejam de interesse mutuo da empresa e da sua classe dão-se ao luxo de tentar acabar com o que resta da empresa, acham que o custo da sua guerra, os seus fins, justificam qualquer meio e qualquer arma.

Sabes o que sai disso? acho de um chocante, extraordinário egocentrismo, acho que demonstra a imoralidade de quem está disposto a tudo, a gerar qualquer custo para manter privilégios próprios. Que se danem tudo e todos. Estão no seu direito? legalmente, estão. Tal como todas as outras pessoas estão no direito de achar isso abaixo da crítica e de não gostar.

A falta de imoralidade dos meios de luta é de tal modo enorme que conseguiram perder toda a simpatia que pudessem ter. E a tua argumentação do mundo ser estupido e os pilotos serem os únicos espertos e inteligentes, não ajuda na defesa do vosso argumento. Demonstra alguma falta de... olha, do que quiseres chamar, cabem aqui muitos adjectivos.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 20972
Registado: 25/10/2002 17:02
Localização: Lisboa

Re: TAP - Off topic

por Chavaska » 15/5/2015 10:01

Chavaskal Escreveu:
speedbird Escreveu:Estou de acordo consigo quando acha que deveriam substituir pilotos por condutores de camião. Só acho é que o único passageiro deveria ser você, para ver se teríamos a sorte de não ler mais tanta estupidez. Enquanto isso não acontece , tente descontos em passagens despachando-se como carga. :wall:


Pior do que o CEGO é aquele que não quer VER! Enfim, não percebeu o conteúdo. Estude, talvez um dia chegue lá..
Seguindo o seu critério porque não substituir camionistas por pilotos?? Talvez ficasse melhor :wall: :wall:
Poste lá a tabela salarial e diga quais os motivos da greve, isso sim seria importante. \:D/

Ah, quanto à inveja, isso de certo não é para mim! Felizmente.
Sabe lá vossemecê quanto eu ganho??? Embora isso não seja tudo na vida, mas enfim... :-k
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 224
Registado: 3/12/2007 11:12
Localização: Setubal

Re: TAP - Off topic

por Chavaska » 15/5/2015 9:58

speedbird Escreveu:Estou de acordo consigo quando acha que deveriam substituir pilotos por condutores de camião. Só acho é que o único passageiro deveria ser você, para ver se teríamos a sorte de não ler mais tanta estupidez. Enquanto isso não acontece , tente descontos em passagens despachando-se como carga. :wall:


Pior do que o CEGO é aquele que não quer VER! Enfim, não percebeu o conteúdo. Estude, talvez um dia chegue lá..
Seguindo o seu critério porque não substituir camionistas por pilotos?? Talvez ficasse melhor :wall: :wall:
Poste lá a tabela salarial e diga quais os motivos da greve, isso sim seria importante. \:D/

Edit: Passando os pilotos a camionistas, o seu amigo ficava satisfeito e já podia usar o tal desodorizante de que fala em grandes quantidades. Ou talvez não, sendo os pilotos tão especiais, nem devem de suar, já nasceram com um cheirinho aromático nos poros da pele. :mrgreen:
Editado pela última vez por Chavaska em 15/5/2015 10:07, num total de 1 vez.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 224
Registado: 3/12/2007 11:12
Localização: Setubal

Re: TAP - Off topic

por speedbird » 15/5/2015 9:50

Chavaskal Escreveu:O sr Hugo refugia-se na semântica ou em qq coisa e na prática não diz nada.
O facto de eu comparar o piloto do camionista tem uma razão de ser.
Mas, de facto parece que não percebeu a relação.
Mas eu explico, como se vossemecê fosse muito louro.
Existem particularidades e semelhanças entre estes 2 profissionais, nomeadamente:
1- Passam longos períodos longe da família, pelo que o salário deve refletir e ser valorizado em função disso.
2 - São obrigados a dormir e manter-se em lugares diferentes. Mas os pilotos nestas circunstâncias têm mordomias, do bom e do melhor, enquanto o desgraçado do motorista dorme numa qualquer estação de serviço dentro do camião, e como do que houver por perto.
3 - Se temos de perceber que existe pressão psicológica num piloto, num motorista muito mais...
4 - Os riscos das profissões são elevados, mas nos motoristas são muito mais...
5 - Ambos passam muitas horas seguidas sentados e permanentemente atentos. Embora seja bem mais exigente o trabalho de motorista.
6 - Ambos conduzem máquinas e têm uma potencial bomba nas mãos.
7 - E muito mais, mas agora não tenho tempo, tenho de ir trabalhar para que uma parte do meu trabalho sirva para pagar aos coitados dos pilotos, que são uns incompreendidos e vitimas da sociedade. Coitadinhos..

A analogia tem a ver com tudo isto. Não entende, então não sei que LHE ESCREVA (Está bem assim). Vossemecê preocupa-se com a semântica e construção das frases, mas conteúdo não consegue perceber nada.

Deste modo, eu, francamente não percebo porque é que os sores pilotos têm de ganhar, de acordo com os dados que eu demonstrei (não os seus), muito mais que os motoristas (ISTO É UM EXEMPLO) já que quando comparado por exemplo com os motoristas não tem nada de tão relevante ou de sobrenatural...

É claro que a população tem conhecimento através das fontes fiáveis de informação. Continuo a acreditar que os pilotos ganham muito mais do que aquilo que refere. Só deixarei de acreditar quando alguém quiser publicar as tabelas salariais da carreira dos pilotos da TAP...

Vossemecê tem falta de caracter sabe porquê?
Como já ficou demonstrado e ESCRITO por SI, Você apenas se preocupa consigo e com os que ganham mais do que você, e a sua preocupação é apenas e só ganhar mais que todos. E como já ESCREVEU, não quer saber de quem ganha pouco. Esses não importam. Vive num pequeno nicho de privilegiados, e não consegue vislumbrar a realidade da sociedade em que vive. Desde que os que ganham menos lhe paguem o salário está tudo bem.

Quanto à questão levantada já por si e agora pelo goodmoney de que isto é um fórum de investimento bolsista, se calhar não repararam ou não perceberam, mas eu explico. Este Tópico tem o nome de TAP - Off topic, ora, off topic significa que é um tópico que não se enquadra no âmbito dos temas deste Fórum. Percebido?

Ah, afinal ainda ninguém quis ESCREVER quais foram os motivos para a greve de 10 dias. Ainda estão a tempo de esclarecer algumas pessoas.

Muita sorte...

Edit: Quanto ao salário médio dos pilotos deixo aqui mais alguns links elucidativos:
http://economico.sapo.pt/noticias/o-lux ... 83949.html
http://albarcuel.blogspot.pt/2009/09/na ... -paga.html



Estou de acordo consigo quando acha que deveriam substituir pilotos por condutores de camião. Só acho é que o único passageiro deveria ser você, para ver se teríamos a sorte de não ler mais tanta estupidez. Enquanto isso não acontece , tente descontos em passagens despachando-se como carga. :wall:
 
Mensagens: 46
Registado: 21/4/2008 9:06
Localização: queijas

Re: TAP - Off topic

por speedbird » 15/5/2015 9:45

goodmoney Escreveu:Acho que nada justifica 10 dias de greve, por muita ou pouca razão que se tenha.

Não é só pela greve que a TAP chegou onde está.

Não me choca minimamente que um piloto ganhe 4000 ou 5000 euros, tendo em conta a formação, responsabilidade e desgaste inerente, embora eu e muitos outros como eu ganhem muiiito menos. A célebre questão do "eu ganho 700 euros e trabalho muito, portanto quem ganha mais que isso ganha demais" no limite põe todos a ganhar o salário mínimo.

A quem defende a política do "quem está mal mude-se", que nunca monte uma empresa, porque os bons realmente mudam-se e ficam os maus a estorvar.

Por favor acabem com a discussão piloto vs condutor de camiões, num fórum de investimento bolsista espera-se encontrar espírito crítico e capacidade de análise, não discussões destas. Mas quem queira pegar no Chico Cunha que conduz o Scania e ir dar uma volta de avioneta com ele no aeródromo de Tires, lá uma aventura é... :mrgreen:

Eu ainda assim prefiro um piloto da TAP. 8-)


Juntamente com o Hugo Rego aqui está um post escrito por alguém consegue ver além do véu da inveja !!

Aleluia !!
 
Mensagens: 46
Registado: 21/4/2008 9:06
Localização: queijas

Re: TAP - Off topic

por Chavaska » 15/5/2015 8:42

O sr Hugo refugia-se na semântica ou em qq coisa e na prática não diz nada.
O facto de eu comparar o piloto do camionista tem uma razão de ser.
Mas, de facto parece que não percebeu a relação.
Mas eu explico, como se vossemecê fosse muito louro.
Existem particularidades e semelhanças entre estes 2 profissionais, nomeadamente:
1- Passam longos períodos longe da família, pelo que o salário deve refletir e ser valorizado em função disso.
2 - São obrigados a dormir e manter-se em lugares diferentes. Mas os pilotos nestas circunstâncias têm mordomias, do bom e do melhor, enquanto o desgraçado do motorista dorme numa qualquer estação de serviço dentro do camião, e como do que houver por perto.
3 - Se temos de perceber que existe pressão psicológica num piloto, num motorista muito mais...
4 - Os riscos das profissões são elevados, mas nos motoristas são muito mais...
5 - Ambos passam muitas horas seguidas sentados e permanentemente atentos. Embora seja bem mais exigente o trabalho de motorista.
6 - Ambos conduzem máquinas e têm uma potencial bomba nas mãos.
7 - E muito mais, mas agora não tenho tempo, tenho de ir trabalhar para que uma parte do meu trabalho sirva para pagar aos coitados dos pilotos, que são uns incompreendidos e vitimas da sociedade. Coitadinhos..

A analogia tem a ver com tudo isto. Não entende, então não sei que LHE ESCREVA (Está bem assim). Vossemecê preocupa-se com a semântica e construção das frases, mas conteúdo não consegue perceber nada.

Deste modo, eu, francamente não percebo porque é que os sores pilotos têm de ganhar, de acordo com os dados que eu demonstrei (não os seus), muito mais que os motoristas (ISTO É UM EXEMPLO) já que quando comparado por exemplo com os motoristas não tem nada de tão relevante ou de sobrenatural...

É claro que a população tem conhecimento através das fontes fiáveis de informação. Continuo a acreditar que os pilotos ganham muito mais do que aquilo que refere. Só deixarei de acreditar quando alguém quiser publicar as tabelas salariais da carreira dos pilotos da TAP...

Vossemecê tem falta de caracter sabe porquê?
Como já ficou demonstrado e ESCRITO por SI, Você apenas se preocupa consigo e com os que ganham mais do que você, e a sua preocupação é apenas e só ganhar mais que todos. E como já ESCREVEU, não quer saber de quem ganha pouco. Esses não importam. Vive num pequeno nicho de privilegiados, e não consegue vislumbrar a realidade da sociedade em que vive. Desde que os que ganham menos lhe paguem o salário está tudo bem.

Quanto à questão levantada já por si e agora pelo goodmoney de que isto é um fórum de investimento bolsista, se calhar não repararam ou não perceberam, mas eu explico. Este Tópico tem o nome de TAP - Off topic, ora, off topic significa que é um tópico que não se enquadra no âmbito dos temas deste Fórum. Percebido?

Ah, afinal ainda ninguém quis ESCREVER quais foram os motivos para a greve de 10 dias. Ainda estão a tempo de esclarecer algumas pessoas.

Muita sorte...

Edit: Quanto ao salário médio dos pilotos deixo aqui mais alguns links elucidativos:
http://economico.sapo.pt/noticias/o-lux ... 83949.html
http://albarcuel.blogspot.pt/2009/09/na ... -paga.html
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 224
Registado: 3/12/2007 11:12
Localização: Setubal

Re: TAP - Off topic

por goodmoney » 15/5/2015 1:34

Acho que nada justifica 10 dias de greve, por muita ou pouca razão que se tenha.

Não é só pela greve que a TAP chegou onde está.

Não me choca minimamente que um piloto ganhe 4000 ou 5000 euros, tendo em conta a formação, responsabilidade e desgaste inerente, embora eu e muitos outros como eu ganhem muiiito menos. A célebre questão do "eu ganho 700 euros e trabalho muito, portanto quem ganha mais que isso ganha demais" no limite põe todos a ganhar o salário mínimo.

A quem defende a política do "quem está mal mude-se", que nunca monte uma empresa, porque os bons realmente mudam-se e ficam os maus a estorvar.

Por favor acabem com a discussão piloto vs condutor de camiões, num fórum de investimento bolsista espera-se encontrar espírito crítico e capacidade de análise, não discussões destas. Mas quem queira pegar no Chico Cunha que conduz o Scania e ir dar uma volta de avioneta com ele no aeródromo de Tires, lá uma aventura é... :mrgreen:

Eu ainda assim prefiro um piloto da TAP. 8-)
 
Mensagens: 581
Registado: 9/11/2012 16:27

Re: TAP - Off topic

por crust » 15/5/2015 0:04

Caro Hugo-Rego.

Os trabalhadores/sindicatos da TAP sempre estiveram mais interessados no que recebiam ao final do mês do que realmente o que se passava com a gestão nas últimas décadas. Principalmente porque a maioria dos trabalhadores não tem visão empresarial nenhuma, portanto é confiar no sindicato ou nada. E confiar num sindicato é um acto de fé. :pray: E o local onde se junta dinheiro e fé é na IURD :mrgreen:

É claro que como qualquer organismo vivo, o sindicato luta em primeiro lugar .....pelos os trabalhadores? Não, isso é o que querem fazer passar mas, a sua verdadeira luta é pela sua própria sobrevivência usando os trabalhadores como instrumento de pressão para obter o que quer. Na Corea do Norte é igual, aquele líder maluco mata o povo todo dele se necessário se isso prevenir ou adiar a sua própria morte.

Sempre que os sindicatos se manifestavam a pedir isto ou aquilo ao Estado, este dava-lhes sempre qualquer coisa para os ir entretendo, e tal como crianças depois de terem o chupa-chupa e já de barriga cheia de açúcar, estavam a borrifar-se para o que a gestão fazia depois, sindicato incluído. Preferiam pensar se já podiam ter a tal casa no Algarve ou o tal carro alemão ou uma viagem Às caraíbas. A que podemos chamar a isto? Egoísmo cego, sem sentido de unidade.


Não esquecer que a TAP nasceu como um serviço para os ricos e pelo o que parece este pessoal continua a sentir-se especial em relação aos restantes cidadãos trabalhadores. Vivem numa cultura empresarial obsoleta e cheia de fungos em que quer à força viver no passado. Tenho pena dos jovens colaboradores que se apercebem disto e nada podem fazer porque a realeza da TAP não permite alterações de status-quo.

Sei que grande parte dos trabalhadores a TAP não são assim principalmente os mais novos, agora a rapaziada da old school.... esses......só vêm o próprio umbigo e que o resto à sua volta pode arder, pois já estão orientados!

Se queriam fazer realmente a diferença, tivessem feito greve, todos, com uma única exigência que a administração se fosse embora. Isso sim é mudar alguma coisa a sério na empresa e evidencia a má gestão e demonstra um verdadeiro interesse dos trabalhadores pelo o futuro da empresa. Agora já é muito tarde.

Boa sorte aero-boys and girls.

C
 
Mensagens: 218
Registado: 27/10/2008 16:41

Re: TAP - Off topic

por fff » 14/5/2015 23:54

"O Executivo vai hoje invocar o interesse público para contestar a providência cautelar posta em tribunal pelo movimento Não TAP os Olhos, liderada pelo cineasta António-Pedro Vasconcelos. A decisão será tomada no Conselho de Ministros de hoje e tem como objectivo continuar a privatização da TAP, apurou o Económico junto de fonte governamental." :clap: :clap: :clap:

http://economico.sapo.pt/noticias/gover ... 18404.html

Já devia ter sido privatizada. Já que segundo alguns, alegam que os pilotos estão tão mal remunerados, pode ser que com uma liderança privada, a excelência compense e sejam todos aumentados.

Não considero a TAP imprescindivel ao pais, para todos os desejos se satisfazerem, num pais com graves desequilibrios financeiros, e não faltam companhias de aviação para viajar.

Existem por ai algumas teorias que dizem que no privado é bom , que se ganha melhor que em empresas publicas. É privatizar e aproveitar.
 
Mensagens: 1265
Registado: 29/11/2007 3:19
Localização: S. Cosme

Re: TAP - Off topic

por Hugo-Rego » 14/5/2015 23:46

Chavaskal Escreveu:
Edit: Já agora deixo aqui uma noticia do Expresso de 2009, que afirma que a média salarial dos pilotos da TAP era de 8.600 euros mensais.
http://expresso.sapo.pt/economia/tap-pi ... os=f537993
Hugo Rego, vê lá se não está a ser enganado pelo patronato, já que referes 4.000 euros. Atualiza-te... :mrgreen:



Lá está, é o tal problema do ler as gordas... Ou de comer o que lhe põe à frente, com casca e tudo. Essa tal "média salarial" foi obtida a partir dos valores de Comandante (topo de Carreira) e o título até está bem conseguido: "salário médio de...". Pois, os pilotos têm, efectivamente, a possibilidade de atingir o tal salário de topo cujo somatório de 14 salários, dividido por 12 mêses, dá o tal "salário médio de"... É uma daquelas chico-espertices da comunicação social, quando querem fazer uns jeitinhos. Importa também dizer que Comandante é algo a que apenas alguns chegam.
Já agora, com salários desses, nem sei como é que a Qatar Airways alguma vez pensou em conseguir contratar alguém. Nem percebo, sequer, como o conseguiu...

http://economico.sapo.pt/noticias/qatar-em-lisboa-para-contratar-pilotos-portugueses_125407.html

Na verdade, o salário base anda abaixo dos 4.000€ e o de Comandante (o tal topo de carreira) não chega aos 6.000€. Brutos, é evidente.

Uma última nota: ou "vê lá se não estás" ou "veja lá se não está". A não ser que seja uma novidade do novo acordo ortográfico... :roll:
"Os mercados e seus movimentos são resultado do equilíbrio/desequilíbrio dinâmico de massas psicológicas que se movem dentro de uma mesma religião"

"Religião é demência colectiva."
Mikhail Bakunine

As opiniões e partilhas de informação expressas pelo autôr são meramente pessoais e não constituem, em momento algum, recomendação de investimento.
 
Mensagens: 120
Registado: 26/10/2009 3:59
Localização: 8

Re: TAP - Off topic

por Hugo-Rego » 14/5/2015 22:58

Chavaskal Escreveu:
Francamente não tive paciência para ler tudo o que escreveste nos 2 posts, mas também pouco importa.
Agora, a forma ironica e superior com que falas só demonstra a tua falta de caracter...
Volto a dizer, para mim acabava-se já com a TAP. A TAP não é uma empresa estratégica para o PAÍS. Se ela acabar vamos continuar a viajar de avião como até aqui.
Depois de privatizar a energia e telecomunicações só faltava não nacionalizar esta empresa que apesar de ter bons e coerentes profissionais, tem uma minoria que quer dar cabo de tudo, nomeadamente os sores pilotos.
Como se a imagem da TAP, fosse feita pelos pilotos....
Não são os pilotos que têm dado boa imagem à TAP, são as politicas da empresa, com medidas que se promovem em TERRA e não no AR.
Mas infelizmente, estes pilotos que se julgam seres extraordinários, são aquilo que o país vê que são...
Pois para mim, os sores motoristas têm mais dignidade que os sores pilotos, e t`êm um trabalho mais meritório que o vosso.
E po aqui me fico, porque eu não estou aqui a escrever a ganhar dinheiro. Já tu, deves tar a ser pago pelo sindicato como assessor, como esse tal que ganhou mais de um milhão de euros em honorários.. :mrgreen: ^
Já agora vejam lá se trocam aquele presidente do sindicato.
É que o homem tem ar pesado e pesoroso, de fato e gravata preta.... Sempre que o vejo, penso sempre para mim, este senhor tem um perfil ideal para trabalhar na funerária dali do fundo da rua.
Passe bem, e espero que esta minoria seja corrida, porque não tenho dúvidas de que tal vai acontecer. Depois emigrem. Passar bem...
E os pategos dos pilotos pagam ao sindicato para alguns oportunistas se aproveitarem deles, e nem sequer vislumbram que estão a ser manipulados no interesse pessoal de alguns elementos de um sindicato.
Deixem estar, que vão ter uma resposta adequada deste GOVERNO.



Já tinha percebido que existia uma certa incapacidade em tentar informar-se. Deve ser o tal limite dos 140 caracteres...

Importa também dizer que "eu não falo". Falar implica transmissão do som. "Eu afirmo" ou "Eu escrevo" seria mais correcto.

Ainda bem que a TAP não é sua. Quanto ao ser estratégica ou não, o potencial de uma empresa reside em alguns factores, a saber, a visão do gestor, a capacidade do acionista e, concomitantemente, a capacidade conjunta em envolver todos os colaboradores da empresa nos objectivos da mesma. Claro que isto implica qualidades que não abundam em Portugal, tal como demonstrado.

Quanto aos pilotos, torna-se curioso estarem referenciados como profissionais acima da média no que toca a skills. Aliás, essa foi uma das razões que a Netjets tomou em linha de conta quando escolheu Portugal como base para a Netjets Europe. E a boa imagem da empresa, isto segundo as opiniões de passageiros, tem sido dada pelos profissionais já que as tais medidas que se "promovem em terra" têm sido muito criticadas, nomeadamente a falta de informação dada sobre atrasos, as situações de overbooking, não esquecendo o desastre que foi a gestão de reservas durante o ano passado, porque estavam à espera de novos aviões. Caso não se tenha apercebido, tudo isto é decorrente de má gestão e organização. Claro está que há patrões incompetentes mas que, por serem patrões, atiram a culpa aos trabalhadores. Não surpreende porque essa mentalidade parece fazer escola até em quem não é patrão...

Também fica claro que alguém tem uma comichão qualquer nalgum lado. Cá para mim, era mandar os pilotos todos para a prisão e colocar os motoristas de pesados nos órgãos de gestão do Estado. E já!!! :lol:

Mas como não sou piloto e, ainda por cima, até estou incluído no lote de risco quanto aos incómodos provocados por greves na TAP, nem "tou" a ser pago como assessor de nenhuma estrutura relacionada direta ou indiretamente com a TAP, embora, se me pretenderem contratar, espero passar a "estar" a ser pago. :-"

Quanto a "respostas adequadas" deste Governo, se forem na linha das respostas adequadas dadas no sector da Saúde, das Águas ou da Energia, é melhor preparar-se para abrir os cordões à bolsa... :wall:

P.S.: é a 1ª vez que leio alguém afirmar que a ironia é uma demonstração de falta de carácter... Quando até a vida tem tendência a ser irónica...
"Os mercados e seus movimentos são resultado do equilíbrio/desequilíbrio dinâmico de massas psicológicas que se movem dentro de uma mesma religião"

"Religião é demência colectiva."
Mikhail Bakunine

As opiniões e partilhas de informação expressas pelo autôr são meramente pessoais e não constituem, em momento algum, recomendação de investimento.
 
Mensagens: 120
Registado: 26/10/2009 3:59
Localização: 8

Re: TAP - Off topic

por Chavaska » 14/5/2015 22:19

Hugo-Rego Escreveu:E, já agora, uma pequena ilustração sobre, também pequenas, diferenças entre motoristas de pesados de mercadorias e pilotos... :lol:

https://www.youtube.com/watch?v=jDWi-0Wd2Wc


Francamente não tive paciência para ler tudo o que escreveste nos 2 posts, mas também pouco importa.
Agora, a forma ironica e superior com que falas só demonstra a tua falta de caracter...
Volto a dizer, para mim acabava-se já com a TAP. A TAP não é uma empresa estratégica para o PAÍS. Se ela acabar vamos continuar a viajar de avião como até aqui.
Depois de privatizar a energia e telecomunicações só faltava não nacionalizar esta empresa que apesar de ter bons e coerentes profissionais, tem uma minoria que quer dar cabo de tudo, nomeadamente os sores pilotos.
Como se a imagem da TAP, fosse feita pelos pilotos....
Não são os pilotos que têm dado boa imagem à TAP, são as politicas da empresa, com medidas que se promovem em TERRA e não no AR.
Mas infelizmente, estes pilotos que se julgam seres extraordinários, são aquilo que o país vê que são...
Pois para mim, os sores motoristas têm mais dignidade que os sores pilotos, e t`êm um trabalho mais meritório que o vosso.
E po aqui me fico, porque eu não estou aqui a escrever a ganhar dinheiro. Já tu, deves tar a ser pago pelo sindicato como assessor, como esse tal que ganhou mais de um milhão de euros em honorários.. :mrgreen: ^
Já agora vejam lá se trocam aquele presidente do sindicato.
É que o homem tem ar pesado e pesoroso, de fato e gravata preta.... Sempre que o vejo, penso sempre para mim, este senhor tem um perfil ideal para trabalhar na funerária dali do fundo da rua.
Passe bem, e espero que esta minoria seja corrida, porque não tenho dúvidas de que tal vai acontecer. Depois emigrem. Passar bem...
E os pategos dos pilotos pagam ao sindicato para alguns oportunistas se aproveitarem deles, e nem sequer vislumbram que estão a ser manipulados no interesse pessoal de alguns elementos de um sindicato.
Deixem estar, que vão ter uma resposta adequada deste GOVERNO.

Edit: Já agora deixo aqui uma noticia do Expresso de 2009, que afirma que a média salarial dos pilotos da TAP era de 8.600 euros mensais.
http://expresso.sapo.pt/economia/tap-pi ... os=f537993
Hugo Rego, vê lá se não está a ser enganado pelo patronato, já que referes 4.000 euros. Atualiza-te... :mrgreen:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 224
Registado: 3/12/2007 11:12
Localização: Setubal

Re: TAP - Off topic

por crust » 14/5/2015 22:06

Boa noite a todos.

Deixo aqui um forum internacional de reviews de clientes sobre o serviço prestado pelas companhias aéreas.
Mas para o caso em discussão coloco aqui o link da TAP.
http://www.airlinequality.com/Forum/tap.htm

Nada melhor para aferir a qualidade do serviço do que pessoas isentas politicamente e sem interesses na privatização :shock: dizem acerca da qualidade do serviço da mesma.

O rating desta bela companhia, cheia de pessoas competentes e dotadas não chega neste site de reviews aos 50%. :-"

Um dos comentários que li foi arrepiante dizia numa parte "Worse than economy on most airlines." estava a referir-se à classe bussiness :shock:

Boa leitura:


C
 
Mensagens: 218
Registado: 27/10/2008 16:41

Re: TAP - Off topic

por Hugo-Rego » 14/5/2015 19:00

E, já agora, uma pequena ilustração sobre, também pequenas, diferenças entre motoristas de pesados de mercadorias e pilotos... :lol:

https://www.youtube.com/watch?v=jDWi-0Wd2Wc
"Os mercados e seus movimentos são resultado do equilíbrio/desequilíbrio dinâmico de massas psicológicas que se movem dentro de uma mesma religião"

"Religião é demência colectiva."
Mikhail Bakunine

As opiniões e partilhas de informação expressas pelo autôr são meramente pessoais e não constituem, em momento algum, recomendação de investimento.
 
Mensagens: 120
Registado: 26/10/2009 3:59
Localização: 8

Re: TAP - Off topic

por Hugo-Rego » 14/5/2015 18:57

Bem, segundo a lógica de alguns, tarda mal e vai-se descobrir que os pilotos nem sequer fazem falta ou, pelo menos, profissionais especializados e altamente diferenciados. Na verdade, até acho que um ou outro, "se fosse dono da TAP", substituiria imediatamente os pilotos por condutores de pesados... :lol:

Adiante. A estupidez, infelizmente, não paga imposto. Caso contrário, já a dívida do Estado estaria saldada.

Continuando, e correndo o risco de ser "atropelado" por argumentos do peso de um TIR, nunca me passou pela cabeça que num fórum sobre investimentos, a lógica fosse a de Eu-sou-o-patrão-e-pago-uma-miséria-porque-me-apetece e a lógica de Os-direitos-terminam-ao-entrar-naquela-porta. Seria de esperar que candidatos a investidores tivessem a humildade suficiente de pensarem, raciocinarem, serem capazes de analisar todos os ângulos de uma equação (e não apenas aqueles que lhes querem por à frente das vistinhas) e, sem pruridos mentais, conseguirem efectuar um juízo de valor realista. No fundo, terem alguma sensatez, discernimento e capacidade de reflexão mas creio que estas características sejam como o desodorizante... :roll:
Mas esta mentalidade talvez explique porque é que a dívida empresarial privada (ex-financeiras) é de quase 400 mil milhões de euros(!!!), que já em 2006, cerca de 80% destas não apresentavam lucros sistematicamente, ou outros pormenores interessantes que demonstram bem a capacidade e mentalidade de "quem manda, manda bem"...

Não vou estar a explicar porque é que há mais acidentes rodoviários, ou explicar porque é que o transporte aéreo é considerado o mais seguro porque quem, até hoje, ainda não percebeu o porquê, também não pretende perceber. Tem que mandar umas atoardas para o ár e pronto, já está. Como não é piloto e provavelmente não recebe como tal (presumo que desconheça que a maior parte dos pilotos recebe menos de 4.000€ ilíquidos, líquidos dá pouco mais de 2.000€), dá-lhe para o azedume. Devia de haver uma lei que obrigasse toda a gente no Estado a ganhar apenas 500€. Aliás, até se devia estender essa medida a todos os sectores - público e privado - acabando de vez com chatices sobre quem ganha mais e menos. Os únicos a poderem ganhar seriam os investidores, esses supra-sumos da gestão e que, assim, quanto mais ganhassem, mais poderiam ganhar. Seria justo até porque são estes que "criam emprego" e fazem o país "crescer", ora não é mesmo ?... :clap:

Claro que talvez ficasse um pouco surpreso se lhe contassem de que forma, por exemplo, funcionam as médias e grandes empresas alemãs, na Alemanha, quanto a relações laborais e o porquê de assim ser.

Mas a vida é como é e, por isso, não admira que haja quem ainda não percebeu que o caderno de encargos proposto para a venda da TAP não assegura, entre outras coisas, rotas, o Hub, a permanência da empresa em Portugal (por via da inexistência de sanções), o acordo-empresa, não assegura o pagamento de diuturnidades que o Estado DEVE AOS PILOTOS E NÃO SÓ, HÁ MAIS DE 15 ANOS (deduzo que haja quem concorde plenamente com isto, aliás, até deveria existir uma excepção que permitisse às empresas poderem violar a lei indiscriminadamente, as grandes, as que contratem ex-elementos do Governo e/ou familiares e amigos, é claro). Na prática, o caderno de encargos não garante, objectivamente, praticamente nada mas de certeza que alguém irá ganhar muito com este negócio e não serão os trabalhadores.

Aliás, se alguém se quer insurgir contra quem tem andado a destruir a TAP, uma pequena questão: com quem é que a TAP contratualizou a dívida que tem, a que juros, quem foi o responsável pelas orientações dadas nesse sentido e se, em relação à mesma, não existiam/existem outras propostas ? E, já agora, quanto é que isso tem custado, todos os anos, aos contribuintes ?

Quanto ao contribuinte-eu-é-que-pago-os-salários, não tenho tempo, nem pachorra, para explicar a treta que isso é. E também porque antes teria que oferecer um desodorizante... :mrgreen:
"Os mercados e seus movimentos são resultado do equilíbrio/desequilíbrio dinâmico de massas psicológicas que se movem dentro de uma mesma religião"

"Religião é demência colectiva."
Mikhail Bakunine

As opiniões e partilhas de informação expressas pelo autôr são meramente pessoais e não constituem, em momento algum, recomendação de investimento.
 
Mensagens: 120
Registado: 26/10/2009 3:59
Localização: 8

Re: TAP - Off topic

por atomez » 14/5/2015 17:49

FDPC Escreveu:
atomez Escreveu:
pata-hari Escreveu:... suportar empresas publicas que dão prejuízo é obviamente problemático.

Mais que problemático, é ilegal de acordo com as normas da UE.

Demasiadas normas comunitárias que bloqueiam o empreendimento e as iniciativas, excesso de controle que limitam e tolhem a ação executiva e somando a tudo isso gestores mal formados ou simplesmente limitados a tratados. A comunidade europeia não convence mais ninguém.

Neste caso até se trata do inverso -- desbloquear o empreendimento e as iniciativas -- impedindo a distorção do mercado e da concorrência com empresas artificialmente favorecidas.
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5852
Registado: 4/11/2002 22:48
Localização: Entre Marte e Vénus

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot] e 252 visitantes