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Caldeirão da Bolsa

Uber Technologies Inc.

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Uber Technologies Inc.

por Àlvaro » 22/1/2020 14:34

optimiza, é como dizes e sei que inverter uma tendência dessas é obra, nunca poderemos saber quando será, enquanto não partir lá estará ela sempre do lado dos compradores. Mas trata-se de um putzinho manso, nada de turbos. Se pintar a faneca será interessante, se não pontar há sempre a possibilidade de abrir mais um acima. Claro que moderadamente que com o dinheiro não se deve brincar. :?
 
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Re: Uber Technologies Inc.

por Optimiza » 22/1/2020 14:09

Àlvaro Escreveu:Thoth, espero bem que quebre, espero até que malhe. Faz algum sentido a cotação da Uber. Se por cá temos empresas sub avaliadas, por lá também as há sobreavaliadas. E a Uber é um caso de deixar qualquer um de boca aberta. De boca e de olhas. :shock:


Caro Álvaro, numa análise Value, de facto Uber está sobreavaliada (65B usd). Farta-se de perder dinheiro, aumentos de capital consecutivos, passivo crescente, sem barreiras à entrada no negócio, teve um fundador/mau gestor que afastava os melhores managers do grupo, tem falhado em quase todos os negócios novos que entra (excepção Uber Eats), tem 150 concorrentes em todo o Mundo e o nome Uber remete para o supremacista hino Alemão (Deutschland, Deutchland uber alles….).

Contudo...aprendi à minha custa (com ganhos miseráveis que nunca chegaram a 1/4 da valorização efetiva de títulos em que acreditava completamente), no último mega bear market, que empresas (Amazon, Google, Tesla, NVidia, Netflix, Baidu, Trade Desk, Facebook...e dezenas de outras), :
a) PIONEIRAS E DISRUPTIVAS (fundamental);
b) que criassem uma MARCA LÍDER (de um ou vários segmentos) e UNIVERSAL (a mera Promessa de Marca molda a perceção do investidor/consumidor) (o facto de serem líderes efetivas nas vendas conta pouco);
c) Idealmente, de terem o negócio baseado ou potenciado em INTERNET plataforms;
d) de congregarem uma multidão de crentes;
e) de ser um NEGÓCIO DE ESCALA (na teoria exponencial):
f) de terem um PLANO DE LONGO PRAZO para atingirem lucros enormes (se na realidade os vão atingir é pouco relevante),

Faz com que possam sobreviver e em muitos casos ascender aos céus arcando prejuízos bilionários durante mais de 1 década, aumentos de capital sucessivos, despedimentos de top managers, escândalos, evasão fiscal via Irlanda e Bahamas E MESMO ASSIM CHEGAR A AVALIAÇÕES QUE CHEGAM AO TRILIÃO usd. Podia-se dizer que é um epifenómeno, mas não é!

Bear market secular versus Internet Stars: Para mim o que me surpreendeu mais na última recessão, foi ver o mercado financeiro e bolsista destruído » bancos fechavam todos os dias, obrigações a 50% do preço facial, construtoras fechavam as portas, despedimentos em massa por toda a Europa, os índices e ações de todo o Mundo encolhiam abruptamente, as casas corrigiram 30% em Londres e Paris, e contudo, exemplarmente, a Google, a NVidia+ Netflix (as minhas duas "paixões da época), e a Amazon (sempre a perder toneladas de cash até há 1,5 anos em que a Cloud salvou-a), subiam continua e desalmadamente, sem ligar ao massacre e destruição no NASDAQ, Dow, S&P500 e Russel2000.

Lição aprendida (apenas em new new things e contra toda a lógica, greed is good): Quando existe uma Promessa de marca, uma Promessa de negócio, uma Promessa de revolução, mesmo que nunca se materialize na plenitude (expectativas sempre muito altas para um futuro sempre distante), assumindo o mercado que se trata de uma new new thing, a empresa pode subir e valorizar-se independentemente de resultados, de vendas, de prazos, de ciclos económicos e....até de sangrentos Bear markets seculares.

Futuro: Apesar de obrigatórias correções acima de 20% e apesar de especulações/resultados/informações counter trend, isto aplica-se à Uber (negócio da condução autónoma que vai representar 50% das viaturas já em 2040), como se aplica à Beyond Meat, como se vai aplicar à Impossible Foods (IPO a ir mesmo que a avaliação na venda seja superior a 20B - embora sabendo que este novo mercado vai depois ser atacado e mastigado pelas 6 majours da food beverages, sendo portanto new new thing apenas durante 2 anos), a disruptores com base 5G, ao futuro líder de fintech, ao produtor de sistemas HydroCells ou baterias elétricas apenas de silício, e a todas as dezenas de pioneiras e disruptoras que tenham uma promessa de marca clara e que visem a liderança (nº2 também vale) de um determinado segmento de mercado.

nota - Portugal (10.800.000 "empregados", 680.000 empresas e 3.500.000 casas) vale "empresarialmente" em 750B usd net (activos - passivos), a Google (apenas com 130.000 colaboradores), Amazon e Microsoft valem na Bolsa mais de 1T usd.

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Re: Uber Technologies Inc.

por Thoth » 22/1/2020 9:46

Se a avaliação não é a que o mercado faz para mim é irrelevante.
Eu sigo os sinais que o preço vai dando e ajo em concordância.
Não me meto em coisas que não sei porque a probabilidade de estar errado é grande.

Cumprimentos e bons negócios
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Re: Uber Technologies Inc.

por Àlvaro » 21/1/2020 22:13

Thoth, espero bem que quebre, espero até que malhe. Faz algum sentido a cotação da Uber. Se por cá temos empresas sub avaliadas, por lá também as há sobreavaliadas. E a Uber é um caso de deixar qualquer um de boca aberta. De boca e de olhas. :shock:
 
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Re: Uber Technologies Inc.

por Thoth » 21/1/2020 17:22

Está a dar sinal de quebra, o tempo dirá
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Re: Uber Technologies Inc.

por Thoth » 17/1/2020 10:45

Se quebra esta zona podemos ter bull market

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Re: Uber Technologies Inc.

por BearManBull » 9/5/2019 15:43

Thoth Escreveu:Uber estreia-se esta sexta-feira na bolsa de Nova Iorque


Mau timing por um par de semanas :?

Muito bom tópico, pena que muitos destes foristas já não participem no fórum há algum tempo.
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Re: Uber Technologies Inc.

por Thoth » 9/5/2019 15:05

Uber estreia-se esta sexta-feira na bolsa de Nova Iorque

A Uber estreia-se na sexta-feira em Wall Street no meio de grande expectativa e com o principal concorrente, Lyft, a cotar-se muito abaixo do preço inicial, há dois meses.

A plataforma de aluguer de veículos com condutor Uber, lançada em 2009 em São Francisco pelo canadiano Garret Camp e o norte-americano Travis Kalanick, prevê colocar 207 milhões de ações (em princípio 180 milhões de títulos com uma opção de colocar outros 27 milhões).

Apesar de ainda não estar fixado, o folheto da oferta estabelece o preço inicial entre 44 e 50 dólares.

Os analistas referem que a atual tendência de baixa do mercado devido às tensões comerciais entre os Estados Unidos e a China e o 'tropeção' da Lyft na bolsa indicam que o preço inicial da Uber deverá situar-se em torno de 47 dólares.

Há dois meses, o preço inicial de venda da Lyft no mercado foi de 72 dólares e esta semana esteve a cotar-se a 55 dólares, menos 23%.

No total, a Uber tem 1.676 milhões ações, das quais só vai vender uma parte.

A empresa anunciou que a PayPal vai comprar ações no valor de 500 milhões de dólares ao preço inicial estabelecido.

A Uber, cujo atual CEO (Chief Executive Officer, presidente executivo) é Dara Khosrowshahi, anunciou que em 2018 obteve uma faturação de 11.270 milhões de dólares e lucros de 997 milhões de dólares.

Contudo, o resultado de exploração ajustado - que inclui os custos de depreciação e de amortização, foi negativo, de 1.850 milhões de dólares.

A Uber vende como principais atrativos a sua tecnologia pioneira e a gigantesca rede internacional, que inclui 91 milhões de utilizadores em 700 cidades em 63 países.

A empresa tem quase quatro milhões de condutores que cobrem 17 milhões de viagens por dia, mas tenta atrair os investidores com um elevado potencial de crescimento ao sublinhar que apenas 2% da população dos países onde opera utilizou a aplicação.

O número de empregados da Uber em todo o mundo passou de 159 em dezembro de 2012 para 22.263 no final de 2018.

Além do negócio de transporte de passageiros, a Uber apresenta -se como uma empresa em constante mudança, aberta à diversificação e promete continuar a oferecer novas plataformas.

Até ao momento, a Uber criou a Uber Eats, uma aplicação que trabalha com mais de 220 mil restaurantes em 500 cidades de 36 países de todo o mundo para entrega de comida ao domicílio, que gerou uma faturação de 283 milhões de dólares no primeiro trimestre de 2018.

A Uber também criou a Uber Freight, uma aplicação de logística industrial que inclui o transporte de mercadorias, que gerou uma faturação de 125 milhões de dólares no último trimestre de 2018 e cujo serviço deverá ser expandido à Europa.

https://www.noticiasaominuto.com/economia/1249140/uber-estreia-se-esta-sexta-feira-na-bolsa-de-nova-iorque
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Re: Uber Technologies Inc.

por Thoth » 12/4/2019 12:25

Uber avança para a bolsa em maio

A empresa está avaliada entre 90 e cem mil milhões de dólares.

A Uber apresentou o pedido oficial para entrar em bolsa junto da autoridade reguladora do mercado de capitais norte-americano, na quinta-feira. Entrada está prevista para o início de maio. A Reuters avançou esta semana que a Uber planeia vender cerca de dez mil milhões de dólares (8,9 mil milhões de euros) em ações da empresa com uma avaliação que oscila entre 90 e 100 mil milhões de dólares, naquele que poderá ser o maior IPO (Oferta Pública Inicial) deste ano nos Estados Unidos.

A empresa não revela qual o preço a que pretende entrar em bolsa, mas a avaliação pode superar as de anteriores rondas de financiamento, tendo em conta que no caso da concorrente Lyft a procura superou a oferta. Depois de tornar o pedido público, a Uber irá avançar com uma série de apresentações aos investidores. Segundo a Bloomberg, o Morgan Stanley e o Goldman Sachs lideram a lista de interessados em subscrever a oferta. Criada há 10 anos, a Uber teve um prejuízo de cerca de 1,8 mil milhões de dólares (1,6 mil milhões de euros) no ano passado, quando excluídos os ganhos extraordinários provenientes de vendas de unidades de negócio na Rússia e na Ásia. Para além do serviço de transporte de passageiros, a empresa tem várias atividades, entre as quais uma das mais rentáveis é o negócio de entrega de refeições Uber Eats, cujas receitas quase triplicaram em 2018, para perto de 1,5 mil milhões de dólares.

https://www.dinheirovivo.pt/empresas/uber-avanca-para-a-bolsa-em-maio/
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Re: Uber Technologies Inc.

por RPedroG » 9/9/2015 8:35

e-finance Escreveu:O problema dos taxistas ainda agora começou.
A empresa Car2Go tem um conceito muito interessante. Pega-se no carro que esteja disponível nas proximidades e usa-se. Não é necessário entregar de volta, basta estacionar.
https://www.car2go.com/en/austin/


o conceito de empresas como Car2Go (ou DriveNow ou mesmo Flinkster) é completamente diferente do da Uber. Daí a Uber ter conflitos em varios paises com os taxistas e as outras empresas nao.

E em termos de carsharing, considero a DriveNow melhor que a Car2Go. A Car2Go tem a vantagem de estar em mais cidades/paises mas a frota é constituida apenas por smarts. A Drive Now ainda nao esta em tantos paises/cidades, mas tem uma frota muito mais diversificada. De resto o conceito e o modo de operar de ambas é identico.
 
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Re: Uber Technologies Inc.

por e-finance » 8/9/2015 19:57

O problema dos taxistas ainda agora começou.
A empresa Car2Go tem um conceito muito interessante. Pega-se no carro que esteja disponível nas proximidades e usa-se. Não é necessário entregar de volta, basta estacionar.
https://www.car2go.com/en/austin/
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Re: Uber Technologies Inc.

por Dr Tretas » 8/9/2015 19:56

Não sei bem como funciona, mas os condutores da Uber têm que ser pagos de alguma forma. Certamente têm (ou deviam senão são ilegais) que iniciar actividade como profissionais independentes e pagar IRS. Quanto à própria Uber, é só incentivá-la a passar facturas pelos serviços prestados e logo se fica a saber o rendimento.
Creio que o nosso sistema fiscal já permite lidar com a situação, é só fazer cumprir a lei.

Classificação Portuguesa das Actividades Económicas Rev.3 Escreveu:SECÇÃO H - TRANSPORTES E ARMAZENAGEM
4932 TRANSPORTE OCASIONAL DE PASSAGEIROS EM VEÍCULOS LIGEIROS
49320
Compreende o transporte não regular de passageiros em veículos automóveis ligeiros (em regime
de aluguer), com ou sem taxímetro, segundo itinerários, horários e preços a negociar caso a caso.
Inclui aluguer com condutor.
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Re: Uber Technologies Inc.

por Lion_Heart » 8/9/2015 19:27

Dr Tretas Escreveu:Por mim, tudo o que for malhar em sectores protegidos da economia é bem vindo. Os taxistas que se adaptem.


Certo mas os sectores só são protegidos porque o Estado permite, favorece , incentiva ou mantêm esses monopólios. Os Taxistas numa coisa tem razão , eles pagam n taxas taxinhas e impostos a Uber só paga iva quando muito.
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Re: Uber Technologies Inc.

por Dr Tretas » 8/9/2015 19:10

Por mim, tudo o que for malhar em sectores protegidos da economia é bem vindo. Os taxistas que se adaptem.
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Re: Uber Technologies Inc.

por atomez » 8/9/2015 15:54

Os taxistas que se cuidem. Daqui por 10 anos ou menos com os carros de condução autónoma já não vão fazer falta nenhuma.

Aliás, esse mesmo é o grande objetivo da Uber, Lyft, Google, Apple e muitas outras que estão a investir muitos milhões nisso.

É a economia da partilha de recursos.

E vendo bem, publicidade à borla dá sempre jeito.

No dia em que taxistas bateram em taxistas, Uber passa a líder na loja da Apple
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Re: Uber Technologies Inc.

por atomez » 30/4/2015 15:20

O mais engraçado é que com isto tudo a Uber tem uma quantidade enorme de publicidade à borla!

Uber vai apresentar queixa contra Portugal em Bruxelas quando for notificada
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Re: Uber Technologies Inc.

por atomez » 29/4/2015 21:38

joaoventura Escreveu:... Este é um fórum onde se fala de capital, mas a acumulação de capital por parte de poucos é, como se tem visto, negativa..

Bem, este forum é acerca de Bolsa, até está no nome, e portanto é sobre a dispersão do capital.
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Re: Uber Technologies Inc.

por atomez » 29/4/2015 21:30

.
Perspectiva de empregos a muito longo prazo:
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Re: Uber Technologies Inc.

por joaoventura » 29/4/2015 21:24

Li a notícia da Uber ser proibida em Portugal, e de facto tenho de concordar. As regras têm de ser iguais para todos..

Apesar de trabalhar na área de informática, já vi com melhores olhos a "disrupção" que muitas destas empresas tecnológicas trazem. Nem sempre esta destabilização é imediatamente positiva pois trata de destruir postos de trabalho com a posterior concentração de dinheiro em poucos. Este é um fórum onde se fala de capital, mas a acumulação de capital por parte de poucos é, como se tem visto, negativa..
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Re: Uber Technologies Inc.

por atomez » 29/4/2015 21:10

Entretanto, já vale mais de $40 biliões.

Behind Uber's soaring value

Investors are likely betting that the taxi service will dominate the market for on-demand transportation, say Al Ramadan, Christopher Lochhead and Dave Peterson of Play Bigger Advisors.

At $41 billion, Uber has become more valuable more quickly than any other start-up we’ve seen in recent years — faster than Facebook, Google, Amazon.com and Salesforce.com, according to our analysis of VC-backed start-ups founded since Uber was created in 2009. Earlier this month when the taxi service announced a round of financing that gave it a $41 billion valuation at 5.93 years old, Uber set itself apart. At the same stage, Facebook was valued at about $32 billion, while Google was just over $3 billion.



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Re: Uber Technologies Inc.

por jccgold » 29/4/2015 21:02

Pois mas no caso tenho de concordar com os taxistas. Para que têm de pagar licenças, pintar o carro de amarelo, sujeitar-se a uma série de regras se depois o beneficio que tiram disso é 0? Se querem liberalizar a Uber, entao que liberalizem tb o servico taxi. Ou pagam os 2 as mesmas licenças para funcionarem ou nao paga nenhum. Senao é concorrencia desleal
 
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Uber Technologies Inc.

por atomez » 29/4/2015 20:58

Uber é por enquanto um empresa privada, i.e., não está cotada em bolsa. Mas é só uma questão de tempo até fazer o IPO.

Entretanto, cá como noutros lados, os taxistas protestam que se fartam contra a dita...

Como de costume, a primeira reação dos interesses instalados é logo: Proiba-se! Mas não vão conseguir parar o progresso, mais tarde ou mais cedo vão ter de se adaptar, ou desaparecer.

Uber proibida de operar em Portugal

Mas uma coisa é certa — foi inventado e já não pode ser desinventado.

Daqui por uns 10 anos quando os carros de condução automática forem comuns já nem vão ser precisos taxistas para nada.
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