Página 1 de 1

Re: Isto das taxas negativas, expliquem lá

MensagemEnviado: 17/4/2015 0:08
por RaposoTavares

Re: Isto das taxas negativas, expliquem lá

MensagemEnviado: 16/4/2015 4:08
por jccgold
jccgold Escreveu:Isso tem a ver com a guerra cambial.


Japão ultrapassa China enquanto primeiro titular de dívida pública dos EUA
http://www.jornaldenegocios.pt/mercados ... uries.html

Para desvalorizar o yen o Japão já ultrapassou a China na compra de dólares. O que leva as taxas para 0 e abaixo disso é a imensa procura e ela ocorre em 1º lugar pela guerra cambial com procuras maciças de divida de moeda estrangeira para desvalorizar a própria moeda. Segundo o interesse japones mais vale pagar yelds negativas se caso for sobre o dólar, do que ficar sentados em cima de yens quando isso nao lhes beneficia a economia que precisa de yens desvalorizados.
Depois fundos de pensões e todo o tipo de fundos q procurem investimentos com o minimo risco contribuem para a procura gigantesca sobre divida soberana.
Se a pergunta é se comprar divida soberana com yelds negativos faz sentido, pode fazer para certos investidores pq pode satisfazer outros interesses considerados mais importantes pelos próprios do que o lucro

Re: Isto das taxas negativas, expliquem lá

MensagemEnviado: 15/4/2015 20:33
por richardj
Mas para perder dinheiro, mais vale ficar a acumular cash! Percebo que alguns investidores compram numa perspectiva de possivelmente vender antes do fim da maturidade com alguma mais valia.

Mais parece o receio o fim do euro. E que as taxas estão muito esticadas, seguras apenas pelo bce.

Re: Isto das taxas negativas, expliquem lá

MensagemEnviado: 15/4/2015 13:04
por Dr Tretas
No fundo sabem que se mantiverem os títulos até à maturidade vão perder dinheiro, mas esperam vender antes com mais-valias, porque acham que os juros vão continuar a descer (ou seja, o preço das obrigações a subir) porque acreditam que há um comprador de último recurso (BCE) que vai lá estar sempre a comprar.

Chama-se a isso greater fool theory, mas desta vez com um pato auto-pré-anunciado, o banco central. Reparem no entanto que o próprio BCE não pode manter até à maturidade, isso seria equivalente a financiar estados (via perda garantida para o BCE), e não seria permitido pelos alemães. Vê-se bem que isto vai acabar bem :mrgreen:
Agora é tudo muito bonito, a maturidade ainda vem longe... Vai ser giro daqui a uns anos...

Lembram-se quando o preço do imobiliário ia subir para sempre, que as casas nunca perdem valor, etc? :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: Mesma coisa.

Só mais uma coisa, reparem que o FED deixou de comprar em Outubro, agora é ver o que acontece. Vai servir de roteiro para a Europa.

Re: Isto das taxas negativas, expliquem lá

MensagemEnviado: 15/4/2015 12:32
por djovarius
Boas,

Mais fácil de explicar do que parece...
Demasiada liquidez para tão pouca oferta de ativos + alocação de parte dessa liquidez (recursos) em total segurança = rendimento nulo ou ligeiramente negativo.

Hoje, todos os títulos alemães até 8 anos estão com rendimento negativo. O de dez anos já só paga 0,12% - uncharted waters !!!!
Quem investir hoje num título de rendimento (yield) negativo ainda pode ganhar dinheiro, pois o título ainda pode subir no mais mercado (yield ainda mais negativa).
O investidor sabe que não está lá pelo rendimento, mas sim pela segurança, e mesmo assim ainda pode acabar por ter um pouquinho do primeiro, sem pôr em causa a segunda.

Abraço

dj

Re: Isto das taxas negativas, expliquem lá

MensagemEnviado: 15/4/2015 12:25
por SunFarmJP
Um pouco off-topic.

Já tendo percebido, por vezes, a necessidade de certos fundos investirem em obrigações com taxa de juro negativa - por questões de segurança do investimento, necessidade de rotação do capital e também porque não tem que manter essas obrigações durante todo o prazo, podem negociar as mesmas quando as taxas voltarem a subir antes de terminado o período total de amortização.

A minha questão coloca-se no seguinte:

Compensa neste momento investir em fundos de obrigações com as taxas nos valores que se encontram?

Como por exemplo este:
https://www.caixagest.pt/fundos.aspx?fundoID=96eb803c-609e-4d8f-8cc8-4a0dae4e2488&familiaID=55ad9631-2527-4709-9381-6def138b8174&grupo1=1
ou este:
http://www.bancobpi.pt/particulares/poupanca-e-investimento/fundos-de-investimento/bpi-euro-taxa-fixa

Não tenderão as suas rentabilidades a aproximar-se de valores negativos?
Como se processam os retornos em termos destes investimentos? Pois eu tenho a ideia "simplista da coisa"... quanto mais altas as taxas de juros mais alto o retorno???? Possivelmente estarei enganado!?!!

Re: Isto das taxas negativas, expliquem lá

MensagemEnviado: 15/4/2015 11:00
por Dr Tretas
Claro que não faz sentido, e quando se começam a inventar explicações para o absurdo, é sempre mau sinal. Faz lembrar a "nova economia" no tempo das dot.com.
Senão, vejamos: Se os fundos soberanos têm dinheiro a mais, e só existem investimentos perdedores, era fácil: baixar os impostos e entrar em défice, ou seja transferir a massa para os cidadãos, que certamente saberiam dar-lhe melhor uso, nem que fosse debaixo do colchão. Idem para os fundos de pensões, distribuam a massa e as pessoas guardam no colchão. Todas as instituições que gerem dinheiro que não lhes pertence, se não o conseguem rentabilizar, têm que o distribuir, ou as pessoas têm que ganhar juízo e ir lá buscá-lo. Fácil.
Os bancos afinal têm excesso de liquidez? Aumentem os rácios, problem solved.

Re: Isto das taxas negativas, expliquem lá

MensagemEnviado: 15/4/2015 2:30
por jccgold
Muitos fundos soberanos sem opcoes para investimentos seguros, muita procura e pouca oferta.

Re: Isto das taxas negativas, expliquem lá

MensagemEnviado: 15/4/2015 2:14
por Ulisses Pereira
richard, penso que este artigo é esclarecedor:

http://observador.pt/especiais/taxas-negativas-porque-emprestar-a-um-pais-e-perder-dinheiro/

Abraço,
Ulisses

Re: Isto das taxas negativas, expliquem lá

MensagemEnviado: 15/4/2015 2:03
por jccgold
Isso tem a ver com a guerra cambial. Compras dívida suiça a -0.5%, o franco suiço valoriza 30% já estás a ganhar 29.5% em relação ao Euro.
Depois além disso se tens o dinheiro parado em um qualquer banco de Chipre, ainda te vão buscar o dinheiro se o banco for à falência e dizer que é para pagar as dívidas do banco, compras bonds com yelds negativas o responsável pelo dinheiro é o titular das bonds

Re: Isto das taxas negativas, expliquem lá

MensagemEnviado: 14/4/2015 23:39
por O Alquimista
Uma boa medida, principalmente se não prestarem: Throw Away Your Econ Textbooks
http://thereformedbroker.com/2015/04/14 ... textbooks/

Re: Isto das taxas negativas, expliquem lá

MensagemEnviado: 14/4/2015 23:25
por richardj
GervasioLopes Escreveu:Gostei de ler este artigo sobre esse assunto:

http://www.bloombergview.com/articles/2 ... really-pay

Pode ser que te ajude.


Eu não estou a duvidar que existam casos em que os juros sejam mesmo negativos. Essa não é a questão. A questão é causa e a consequência de médio/longo prazo.

Não existe a tendência de gastar mal o dinheiro quando o juro é nulo? Daqui não pode sair nada de bom.

Re: Isto das taxas negativas, expliquem lá

MensagemEnviado: 14/4/2015 23:14
por GervasioLopes
Gostei de ler este artigo sobre esse assunto:

http://www.bloombergview.com/articles/2 ... really-pay

Pode ser que te ajude.

Re: Isto das taxas negativas, expliquem lá

MensagemEnviado: 14/4/2015 23:11
por richardj
EuroSexy Escreveu:Com taxas negativas, paga-se para emprestar. E que obtém o crédito vê facilidade na redução da dívida.


Então, mas, para perder dinheiro mais vale ficar quieto. Porque emprestar então?

Re: Isto das taxas negativas, expliquem lá

MensagemEnviado: 14/4/2015 23:09
por EuroSexy
Com taxas negativas, paga-se para emprestar. E que obtém o crédito vê facilidade na redução da dívida.

Isto das taxas negativas, expliquem lá

MensagemEnviado: 14/4/2015 23:06
por richardj
Boas,

Tenho lido, aqui e ali, em vários tópicos, sobre o que pode vir das taxas andarem negativas.

Como se costuma dizer em engenharia civil, se uma coisa parece mal feita é porque provavelmente está. Ou seja, se um movimento deste é uma coisa anormal, é porque não vem ai coisa boa.

O problema é que, para o comum dos mortais, ou mesmo quem anda aqui na bolsa, isto da economia e das actividades dos bancos, e das politicas macroeconomicas, e etc, pode ser uma coisa difícil de perceber. É também o tipo de coisa que passa ao lado da maioria da malta.

Alguém pode explicar em bom português o que se tem estado a passar, e o que pode acontecer?

Assim, mais ou menos, eis o que entendo:

-> Taxas de juros dos países do sul estava muito alta, com os investidores com medo da incapacidade desses países de pagar as dividas.

-> BCE entrou em acção e compra / vai comprando no mercado secundário essa divida, "baixando" os juros no mercado secundário (que funcionam como referencia para o primário).

-> Através desta operação (tipo QE?) o mercado é inundado em capital barato (certo?)

-> Daqui pode haver um aumento da inflação (ainda que ligeiro, ou não tão ligeiro). O euro-dolar já anda nos 1,06. Implicitamente estamos a perder poder de compra em relação aos americanos.

-> Em consequência também das acções do BCE (ou não?) alguns países tem mesmo as taxas de juros negativas (ainda que levemente).

Questão, o que leva uma instituição financeira emprestar 500 Milhões a uma taxa de juro negativa tipo -0,1% a um pais como a alemanha? Esta deliberadamente a perder dinheiro? Ou é antes numa perspectiva de contenção de perdas? É o medo da moeda única colapsar? Este medo, dá ideia que a coisa é alarmante. Já são uns quantos paises que estão com taxas de juros negativas no curto prazo.

Até portugal! Que significado tem isto? Como é que alguém, sinceramente, acha sensato fazer empréstimos a 2 anos a portugal a taxas de juro = 0% ? Isto parece-me muito irracional. Do tipo quando toda a malta acreditava em 2006 que isto estava tudo a bombar, que um gajo com 500 euros por mes podia viver como se ganhasse 5000.

Daqui para onde vamos? O que vai acontecer quando o BCE parar de fazer compras? As taxas de juros vão disparar outra vez ? Aos valores de 2012? Que perdas isso trás para a banca em geral? Vai afectar o consumo? Que outros factores há a ter em conta?

O que é o rebentar das obrigações?

Ideias, comentarios, sempre bem vindos para elucidar os menos entendidos :lol: