Boas,
Tenho lido, aqui e ali, em vários tópicos, sobre o que pode vir das taxas andarem negativas.
Como se costuma dizer em engenharia civil, se uma coisa parece mal feita é porque provavelmente está. Ou seja, se um movimento deste é uma coisa anormal, é porque não vem ai coisa boa.
O problema é que, para o comum dos mortais, ou mesmo quem anda aqui na bolsa, isto da economia e das actividades dos bancos, e das politicas macroeconomicas, e etc, pode ser uma coisa difícil de perceber. É também o tipo de coisa que passa ao lado da maioria da malta.
Alguém pode explicar em bom português o que se tem estado a passar, e o que pode acontecer?
Assim, mais ou menos, eis o que entendo:
-> Taxas de juros dos países do sul estava muito alta, com os investidores com medo da incapacidade desses países de pagar as dividas.
-> BCE entrou em acção e compra / vai comprando no mercado secundário essa divida, "baixando" os juros no mercado secundário (que funcionam como referencia para o primário).
-> Através desta operação (tipo QE?) o mercado é inundado em capital barato (certo?)
-> Daqui pode haver um aumento da inflação (ainda que ligeiro, ou não tão ligeiro). O euro-dolar já anda nos 1,06. Implicitamente estamos a perder poder de compra em relação aos americanos.
-> Em consequência também das acções do BCE (ou não?) alguns países tem mesmo as taxas de juros negativas (ainda que levemente).
Questão, o que leva uma instituição financeira emprestar 500 Milhões a uma taxa de juro negativa tipo -0,1% a um pais como a alemanha? Esta deliberadamente a perder dinheiro? Ou é antes numa perspectiva de contenção de perdas? É o medo da moeda única colapsar? Este medo, dá ideia que a coisa é alarmante. Já são uns quantos paises que estão com taxas de juros negativas no curto prazo.
Até portugal! Que significado tem isto? Como é que alguém, sinceramente, acha sensato fazer empréstimos a 2 anos a portugal a taxas de juro = 0% ? Isto parece-me muito irracional. Do tipo quando toda a malta acreditava em 2006 que isto estava tudo a bombar, que um gajo com 500 euros por mes podia viver como se ganhasse 5000.
Daqui para onde vamos? O que vai acontecer quando o BCE parar de fazer compras? As taxas de juros vão disparar outra vez ? Aos valores de 2012? Que perdas isso trás para a banca em geral? Vai afectar o consumo? Que outros factores há a ter em conta?
O que é o rebentar das obrigações?
Ideias, comentarios, sempre bem vindos para elucidar os menos entendidos
