Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

[OT] Enigmas

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: [OT] Enigma

por richardj » 29/6/2015 23:04

jgut Escreveu:Boa noite,

No enigma dos interruptores, a solução não poderá ser também experimentar cada um deles alternadamente e espreitar do exterior se há luminosidade pelas janelas? :wink:

Deixo também este para reflexão :D


Esta é facil, é o C.

Reparem, o C sabe que o B tem chapéu branco. Mas não sabe o seu. E sabe que só existem 2 chapéus brancos.

Logo o C sabe que, se tiver chapéu preto, o D não sabe nada, se tiver chapéu branco, então D vé dois chapéus brancos, logo automaticamente saberia que o seu chapéu tinha de ser preto.

Como ao fim de 1 minuto ninguém disse nada, quer dizer que D não sabe qual é o seu chapéu, quer dizer que D não ve 2 chapéus brancos, quer dizer que C, que vé 1 branco, sabe que tem chapéu preto de certeza absoluta.

Cooper: CASE, get ready to match our spin with the retro thrusters.

CASE: It's not possible.

Cooper: No, it's necessary!

INTERSTELLAR
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2706
Registado: 25/4/2011 22:36
Localização: Drama City

Re: [OT] Enigma

por jgut » 29/6/2015 22:50

Boa noite,

No enigma dos interruptores, a solução não poderá ser também experimentar cada um deles alternadamente e espreitar do exterior se há luminosidade pelas janelas? :wink:

Deixo também este para reflexão :D
"Ter paciência é difícil, mas o resultado é gratificante."
Jean-Jacques Rousseau

Qual a dor que escolhes?
A da DISCIPLINA ou do Arrependimento?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1614
Registado: 27/3/2014 21:50

Re: [OT] Enigma

por danieljpires » 29/6/2015 18:54

Numa perpectiva 2D pode nao haver solução mas numa perpectiva 3D ha inumeras resoluções:

Dobras o papel em varios e as casas e os circulos ficam por cima uns dos outros e fazes um furo onde passa tudo no mesmo burado

OU os tubos passam por cima e por baixo das casa....

Acho que quando era criança apareceuum destes enigmas :)

Sem duvida um dos topicos que gosto mais :)
 
Mensagens: 670
Registado: 13/11/2008 20:09
Localização: 20

Re: [OT] Enigma

por ricardmag » 29/6/2015 17:13

Quero ver quem resolve este ... :lol:

O objetivo é ligar a luz, água e gás ás 3 casas sem que as ligações se cruzem.

enigma.png
enigma.png (7.62 KiB) Visualizado 5913 vezes
"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5395
Registado: 3/4/2014 15:17

Re: [OT] Enigma

por MarcoAntonio » 25/6/2015 18:53

O traderh já deu a resposta correcta, podes saber com toda a certeza se é o interruptor A, B ou C se seguires aqueles passos.

:wink:
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38232
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: [OT] Enigma

por danieljpires » 25/6/2015 17:53

ligamos 2 interruptores ao mesmo tempo

se nao se ligou o 3 interruptor é o que acendia...

caso nao acenda ha 50% probabilidades de acertar pois um dos dois interruptores tem que acender, ou seja tinhamos 2/3 de probabilidades de acertar a resposta.
 
Mensagens: 670
Registado: 13/11/2008 20:09
Localização: 20

Re: [OT] Enigma

por danieljpires » 25/6/2015 17:50

vamos resolver pelo teorema dos jogos Monty Hall temos 2/3 de probabilidade de acertar.

Muito parecido com o jogo das 3 portas....

https://en.wikipedia.org/wiki/Monty_Hall_problem
 
Mensagens: 670
Registado: 13/11/2008 20:09
Localização: 20

Re: [OT] Enigma

por MarcoAntonio » 25/6/2015 17:18

Tanto as lampadas fuorescentes como as lampadas led emitem calor e é facilmente detectável ao tacto (o calor no caso dos leds não vem dos leds propriamente ditos mas dos circuitos incluidos na lampada). Ligar os três interruptores não é solução uma vez que a informação obtida é a que está no enunciado e não responde à questão (qual dos três acende a lampada, o que se pretende descobrir com uma unica viagem).

Este puzzle já passou por aqui há muito tempo atrás, a propósito.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38232
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: [OT] Enigma

por atomez » 25/6/2015 16:14

traderh Escreveu:ligo o interruptor A e espero uns 5 minutos depois desligo e ligo o B, vou a correr lá acima se a luz estiver ligada é o B se estiver desligada apalpo a lampada se estiver quente é o A se estiver fria é o C


Isso só resulta no caso de ser uma lâmpada incandescente que provoca muito calor quando acesa. Se for LED, fluorescente, néon ou outras já não dá.

Solução mais simples — ligar os 3 interruptores ao mesmo tempo, um deles é o da lâmpada…
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5852
Registado: 4/11/2002 22:48
Localização: Entre Marte e Vénus

Re: [OT] Enigma

por traderh » 25/6/2015 15:30

ligo o interruptor A e espero uns 5 minutos depois desligo e ligo o B, vou a correr lá acima se a luz estiver ligada é o B se estiver desligada apalpo a lampada se estiver quente é o A se estiver fria é o C
 
Mensagens: 194
Registado: 10/6/2014 9:24

Re: [OT] Enigma

por ricardmag » 25/6/2015 15:24

Era uma vez uma casa com dois andares. No cimo das escadas só existe uma lâmpada, controlada por um dos três interruptores – A, B e C – presente no rés-do-chão. Não sabemos qual deles pode acender a lâmpada e só podemos subir as escadas uma vez para descobrir. Como o podemos fazer?

quebra-cabecas2.jpg
"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5395
Registado: 3/4/2014 15:17

Re: [OT] Enigma

por atomez » 17/4/2015 3:18

E psicologia também.

Imagem
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5852
Registado: 4/11/2002 22:48
Localização: Entre Marte e Vénus

Re: [OT] Enigma

por atomez » 15/4/2015 16:37

A começar a falar e não B é um dos dados do problema.

E acho que isto é matemática sim senhor. Matemática não é só fazer contas e resolver equações.

Matemática trata de relações abstratas entre entidades abstratas.

Neste problema há, pelo menos, lógica, teoria de conjuntos, teoria de informação.
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5852
Registado: 4/11/2002 22:48
Localização: Entre Marte e Vénus

Re: [OT] Enigma

por RPedroG » 15/4/2015 12:03

atomez Escreveu:
RPedroG Escreveu:Sendo o Albert primeiro a falar, entao a solucao é a apresentada sem qq duvida.
Se fosse o Bernard o primeiro a dizer "eu nao sei quando faz anos, mas o Albert tb nao sabe".

Só que B não pode fazer essa afirmação. Sem ser o 18 e 19 todos os outros dias existem em duplicado, portanto nunca pode garantir que A tb não sabe, talvez saiba talvez não.


se a data fosse 17 de Junho, entao Bernard poderia afirmar isso, alias era o unico q poderia afirmar isso de inicio :) Por isso se o Bernard falar primeiro a solucao é 17 de Junho. Se o Albert falar primeiro a solucao é 16 de Julho.
É curioso. Mas obviamente q como no Enigma original fala primeiro o ALbert, entao a solucao para o enigma original é 16 de Julho.

Eu se fosse professor, metia este enigma com o Bernard a falar primeiro e via quantos é q acertavam :lol: acredito q muitos nem reparavam nessa diferenca e diziam erradamente 16 de Julho ;)
 
Mensagens: 248
Registado: 31/7/2014 8:10

Re: [OT] Enigma

por atomez » 15/4/2015 10:36

RPedroG Escreveu:Sendo o Albert primeiro a falar, entao a solucao é a apresentada sem qq duvida.
Se fosse o Bernard o primeiro a dizer "eu nao sei quando faz anos, mas o Albert tb nao sabe".

Só que B não pode fazer essa afirmação. Sem ser o 18 e 19 todos os outros dias existem em duplicado, portanto nunca pode garantir que A tb não sabe, talvez saiba talvez não.
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5852
Registado: 4/11/2002 22:48
Localização: Entre Marte e Vénus

Re: [OT] Enigma

por ruicarlov » 15/4/2015 9:56

ricardmag Escreveu:Já agora outra solução será

a = 3x - 1

se o sinal "vezes" for um "xis" :lol:


Também pensei nisso. Alías, até pensei que fosse esse o truque. Mas depois pensei que para um público em geral não fazia sentido a solução ser resolver a equação em ordem a x.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 661
Registado: 18/7/2011 11:04
Localização: Lisboa

Re: [OT] Enigma

por MarcoAntonio » 15/4/2015 9:33

Tens razão.

:wink:
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38232
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: [OT] Enigma

por RPedroG » 15/4/2015 7:54

MarcoAntonio Escreveu:O problema é muito simples e não é, ao contrário do que foi referido, nenhum paradoxo. A informação de que A sabe que B não sabe a data, é informação vital que A está a dar a B e esta informação só funciona numa direcção dada a matriz das datas de que dispomos, portanto, também ao contrário do que foi referido, só existe uma solução para o problema e nem precisamos de saber quem recebeu o dia e quem recebeu o mês, isso pode ser rapidamente deduzido da conversa.

A razão porque só existe uma solução é também simples: essa informação (relevante e necessária para resolver o problema) só funciona quando o que recebeu o mês está a informar o que recebeu o dia que o mês que lhe foi indicado não inclui as duas datas possíveis cuja solução era imediata para o que recebeu os dias (dado que só existe uma possibilidade para 18 e 19).

Basicamente, quando A diz que sabe que B não sabe, está a indicar a B que ele pode excluir imediatamente dois meses (este por sua vez quando responde que agora já sabe, está a indicar a A que pode excluir o 14). Ter este problema ou ter A a dizer a B (não é o mês x nem y, mas um dos outros dois) era a mesmíssima coisa e não há paradoxo nenhum aí dado que A está a informar B sobre algo. Eles estão a partilhar informação, o que lhes permite a eles (e a nós) resolver o problema.


Isso nao é verdade Marco Antonio.

Ora bem as datas sao
Maio 15, 16, 19
Junho 17, 18
Julho 14, 16
Agosto 14, 15, 17

O Albert sabe o mes.
O Bernard sabe o dia.

Sendo o Albert primeiro a falar, entao a solucao é a apresentada sem qq duvida.
Se fosse o Bernard o primeiro a dizer "eu nao sei quando faz anos, mas o Albert tb nao sabe".
Entao tinhamos a certeza que nao podia ser o dia 19 nem o dia 18. Pois sao os unicos dias q só existem num mes.
O Albert se disser "eu tb nao sabia, mas agora ja sei". Entao é pq o Mes q ele sabe é Junho. Pois se retirarmos o dia 19 e o dia 18, em Junho fica apenas 1 data possivel. Se fosse Maio, Julho ou Agosto, ele nao poderia ainda saber de certeza qual seria a data. Nesse caso a solucao seria 17 de Junho.

Sendo assim se a ordem de falar fosse outra, a solucao seria outra. Dai eu ter dito q achava o problema curioso.

Em relacao ao paradoxo foi pq a frase q o primeiro diz, deixa de ser verdade ao ele a proferir
Eu acho o problema muito interessante. Atencao q interessante, nao significa q seja dificil.
 
Mensagens: 248
Registado: 31/7/2014 8:10

Re: [OT] Enigma

por MarcoAntonio » 14/4/2015 20:52

O problema é muito simples e não é, ao contrário do que foi referido, nenhum paradoxo. A informação de que A sabe que B não sabe a data, é informação vital que A está a dar a B e esta informação só funciona numa direcção dada a matriz das datas de que dispomos, portanto, também ao contrário do que foi referido, só existe uma solução para o problema e nem precisamos de saber quem recebeu o dia e quem recebeu o mês, isso pode ser rapidamente deduzido da conversa.

A razão porque só existe uma solução é também simples: essa informação (relevante e necessária para resolver o problema) só funciona quando o que recebeu o mês está a informar o que recebeu o dia que o mês que lhe foi indicado não inclui as duas datas possíveis cuja solução era imediata para o que recebeu os dias (dado que só existe uma possibilidade para 18 e 19).

Basicamente, quando A diz que sabe que B não sabe, está a indicar a B que ele pode excluir imediatamente dois meses (este por sua vez quando responde que agora já sabe, está a indicar a A que pode excluir o 14). Ter este problema ou ter A a dizer a B (não é o mês x nem y, mas um dos outros dois) era a mesmíssima coisa e não há paradoxo nenhum aí dado que A está a informar B sobre algo. Eles estão a partilhar informação, o que lhes permite a eles (e a nós) resolver o problema.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38232
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: [OT] Enigma

por atomez » 14/4/2015 18:47

O problema é interessante porque à primeira vista parece que só com aquela informação não é possível resolver mas depois percebe-se que sim.

A resposta para o problema matemático que se tornou viral

Depois do interesse à volta da questão colocada nas Olimpíadas de Matemática das Escolas Asiáticas e de Singapura, o director executivo da instituição divulgou o resultado.

Numa resposta enviada ao site mothership.sg, um dos que difundiu a questão, Henry Ong justificou a colocação deste problema com o objectivo de distinguir os melhores alunos entre os 28 mil participantes nas Olímpiadas.

E relativizou ainda o seu grau de dificuldade, referindo que esta era apenas uma das 25 questões que compunham a prova.

Este era o problema:

Imagem

E esta é a solução:

Imagem
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5852
Registado: 4/11/2002 22:48
Localização: Entre Marte e Vénus

Re: [OT] Enigma

por MarcoAntonio » 14/4/2015 18:35

O problema só tem uma solução e não é sequer necessário especificar quem "recebeu" o dia em quem "recebeu" o mês (uma vez que isso pode ser deduzido da própria conversa).

:wink:
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38232
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: [OT] Enigma

por atomez » 14/4/2015 18:27

RPedroG Escreveu:
traderh Escreveu:
RPedroG Escreveu:Curiosamente se o primeiro a dizer q nao sabia era o Bernard, e depois fosse o Albert a dizer q no inicio nao sabia, mas q agora ja sabia, o problema tb seria possivel de resolver, mas a data seria diferente.
Isto caso eu nao tenha cometido um erro de raciocinio :)


E se o enigma fosse assim o Bernard é o primeiro a responder?


nao percebi a tua pergunta mas o que eu quis dizer é q no enigma original é o Albert o primeiro a responder e dá a solucao q já colocaram aqui. Se o Bernard fosse o primeiro a responder (mas com o texto do Albert do enigma original), também seria possivel de resolver mas a solucao seria diferente.


Como assim?

Se B disser primeiro "Não sei quel é o dia C mas sei que A também não sabe" isso não ia adiantar nada, o problema permanecia insolúvel.

Porque para ter a certeza que A não sabia a resposta é indicar que os dias 19 Maio e 18 Junho não são o dia C. Como B só sabe o dia, isso permitia excluir todos os dias 18 e 19 mas não há mais nenhum e os outros dias aparecem sempre em duplicado.

A ficava na mesma, não lhe traz informação nova.

Nota: Este problema parece que apareceu num exame de matemática do secundário em Singapura.
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5852
Registado: 4/11/2002 22:48
Localização: Entre Marte e Vénus

Re: [OT] Enigma

por ricardmag » 14/4/2015 15:33

Já agora outra solução será

a = 3x - 1

se o sinal "vezes" for um "xis" :lol:
"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5395
Registado: 3/4/2014 15:17

Re: [OT] Enigma

por RPedroG » 14/4/2015 15:25

chopsuey29 Escreveu:
ruicarlov Escreveu:Para mim a=2, e a menos que haja aí algum truque escondido, não estou a ver a dificuldade. O que por sua vez me faz pensar ainda mais que há algum truque escondido.


O 2 é óbvio, mas experimente este ponto de vista:

a+3-1x3+2-4+0x1=0
depois da multiplicação
a+3-(3+2)-4=0
a+3-5-4=0
a-2-4=0
a-6=0
a=6
:mrgreen:


isso nao é um ponto de visto mas sim um erro de calculo :lol:
 
Mensagens: 248
Registado: 31/7/2014 8:10

Re: [OT] Enigma

por chopsuey29 » 14/4/2015 15:23

ruicarlov Escreveu:Para mim a=2, e a menos que haja aí algum truque escondido, não estou a ver a dificuldade. O que por sua vez me faz pensar ainda mais que há algum truque escondido.


O 2 é óbvio, mas experimente este ponto de vista:

a+3-1x3+2-4+0x1=0
depois da multiplicação
a+3-(3+2)-4=0
a+3-5-4=0
a-2-4=0
a-6=0
a=6
:mrgreen:
 
Mensagens: 132
Registado: 5/6/2014 14:26

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bar38, Bing [Bot], CORTIÇA, Google [Bot], Google Adsense [Bot], JAAMC, Jmdm, mpaquim, navaldoc, PAULOJOAO, Shimazaki_2 e 206 visitantes