Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

[OT] Enigmas

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: [OT] Enigma

por danieljpires » 13/7/2015 17:17

se no passado estamos em outubro e no futuro estamos em outubro entao significa que no presente ainda estamos no outubro

X - ia em que eu estou

X-Y=4 ou seja Y = X-4
X+Z=16 entao Z =16-X

X-X+4=4
X+16-X=16

ou seja X pode ter todos os valores excepto numeros imaginarios hehehehehehehe
 
Mensagens: 670
Registado: 13/11/2008 20:09
Localização: 20

Re: [OT] Enigma

por ricardmag » 13/7/2015 15:48

Estou em Portugal e ontem, quinta-feira, foi dia 4 de outubro e amanhã, sábado, será dia 16 de outubro.
Em que dia e ano estou?
"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5395
Registado: 3/4/2014 15:17

Re: [OT] Enigma

por richardj » 10/7/2015 13:12

é verdade, sou um comilão :D :twisted:

Agora mando eu uma:

--------------
Numa festa, sentaram-se a uma mesa redonda alguns homens e algumas mulheres. Sabe-se que 7 mulheres tem uma mulher sentada ao seu lado direito, 12 mulheres tem um homem sentado ao seu lado direito e três quartos dos homens tem uma mulher sentada ao seu lado direito. Quantas pessoas estão na mesa?

------------------
Resposta só amanha de manha :D

Cooper: CASE, get ready to match our spin with the retro thrusters.

CASE: It's not possible.

Cooper: No, it's necessary!

INTERSTELLAR
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2706
Registado: 25/4/2011 22:36
Localização: Drama City

Re: [OT] Enigma

por ricardmag » 10/7/2015 13:05

Concordo :wink: 8-)
"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5395
Registado: 3/4/2014 15:17

Re: [OT] Enigma

por danieljpires » 10/7/2015 12:32

Hehehhee cada vez que venho ver novos enigmas já estão resolvidos heheheheheh temos que colocar aqui uma regra para podermos dar oportunidade a outros hehehhehe tipo só se poder responder após 24 horas assim danos tempo para ver e pensar nos enigmas heheheheheh
 
Mensagens: 670
Registado: 13/11/2008 20:09
Localização: 20

Re: [OT] Enigma

por ricardmag » 10/7/2015 12:19

Muito bem ... à que saber enganar a autoridade 8-) e não complicar o que é fácil :lol:
Está a ser muito fácil ...
"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5395
Registado: 3/4/2014 15:17

Re: [OT] Enigma

por richardj » 10/7/2015 12:16

ricardmag Escreveu:Já sais da casa da avó de noite e queres chegar ao porto ainda nessa noite, o único caminho é atravessar uma ponte. A meio dessa ponte está um guarda que dorme 5 minutos e acorda outros 5. O guarda é lixado, e sempre que vê alguém atravessar a ponte, em qualquer ponto, manda-o voltar, pois é proibida a travessia à noite.

Como fazes para atravessar a ponte?


Quero ir de A para B

Entro na ponte (A) enquanto guarda está a dormir e depois de andar um pouco viro-me de costas e começo a andar devagarinho para A outra vez. Quando o guarda acordar vai pensar que estou a ir de B para A e vai-me mandar para B, que é o que quero :D

Isto no pressuposto que não possível atravessar a ponte em menos de 5 min :D

Cooper: CASE, get ready to match our spin with the retro thrusters.

CASE: It's not possible.

Cooper: No, it's necessary!

INTERSTELLAR
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2706
Registado: 25/4/2011 22:36
Localização: Drama City

Re: [OT] Enigma

por ricardmag » 10/7/2015 12:08

Já sais da casa da avó de noite e queres chegar ao porto ainda nessa noite, o único caminho é atravessar uma ponte. A meio dessa ponte está um guarda que dorme 5 minutos e acorda outros 5. O guarda é lixado, e sempre que vê alguém atravessar a ponte, em qualquer ponto, manda-o voltar, pois é proibida a travessia à noite.

Como fazes para atravessar a ponte?
"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5395
Registado: 3/4/2014 15:17

Re: [OT] Enigma

por ricardmag » 9/7/2015 21:12

Espero que ninguém tenha ido carregado :lol: 8-) :oh:
"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5395
Registado: 3/4/2014 15:17

Re: [OT] Enigma

por richardj » 9/7/2015 19:48

ricardmag Escreveu:Imaginem que vão visitar a avozinha e queres levar bolos.

No caminho para casa dela existem 7 pontes e em cada uma delas existe um fiscal.

Sabe-se que os fiscais exigem, para poderes passar, que dês metade dos bolos. Eles, depois de atravessares, devolvem um bolo.

Se queres chegar a casa da avó com 2 bolos e tens de passar em 7 pontes, quantos bolos deves levar de casa?


É fazer a coisa de trás para a frente.

2 dois bolos quando chego, quer dizer que depois de atravessar a 7º ponte tenho 1 bolo (que os fiscais depois me dão 1 bolo para fazer o total de 2). Se tenho de dar metade do que tenho, quando chego ao 7º ponte tenho 2 bolos.

Se tenho 2 bolos depois de atravessar a 6º ponte quer dizer que tinha 1 e outro foi dado pelo fiscal. se dei 1 quer dizer que tinha 2. E isto é cíclico em todas as pontes.

Concluindo, só preciso de começar com 2 bolos. Quando chego a uma ponte dou metade dos bolos, isto é, 1, e depois de passar a ponte recebo 1 bolos, ficando com 2 novamente. :D

Cooper: CASE, get ready to match our spin with the retro thrusters.

CASE: It's not possible.

Cooper: No, it's necessary!

INTERSTELLAR
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2706
Registado: 25/4/2011 22:36
Localização: Drama City

Re: [OT] Enigma

por ricardmag » 9/7/2015 17:49

Imaginem que vão visitar a avozinha e queres levar bolos.

No caminho para casa dela existem 7 pontes e em cada uma delas existe um fiscal.

Sabe-se que os fiscais exigem, para poderes passar, que dês metade dos bolos. Eles, depois de atravessares, devolvem um bolo.

Se queres chegar a casa da avó com 2 bolos e tens de passar em 7 pontes, quantos bolos deves levar de casa?
"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5395
Registado: 3/4/2014 15:17

Re: [OT] Enigma

por traderh » 9/7/2015 12:56

ricardmag Escreveu:Tens razão, não mencionei que os cofres estavam ordenados 8-) pensei que fosse lógico.


Para mim era lógico :evil:

Existe um jogo antigo o sherloq que segue esta lógica
 
Mensagens: 194
Registado: 10/6/2014 9:24

Re: [OT] Enigma

por ricardmag » 9/7/2015 12:21

Tens razão, não mencionei que os cofres estavam ordenados 8-) pensei que fosse lógico.
"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5395
Registado: 3/4/2014 15:17

Re: [OT] Enigma

por richardj » 9/7/2015 12:05

Ah fui procurar a solução na net e está explicito que os cofres tem de estar alinhados 1-2-3-4 (o que não era explicito no enunciado).

Dai a minha solução está errada. (embora verifique todas as premissas). O conceito estar à esquerda ou à direita é subjectivo não tem necessariamente de ser adjacente. tudo bem :)

Cooper: CASE, get ready to match our spin with the retro thrusters.

CASE: It's not possible.

Cooper: No, it's necessary!

INTERSTELLAR
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2706
Registado: 25/4/2011 22:36
Localização: Drama City

Re: [OT] Enigma

por ricardmag » 9/7/2015 12:04

Ainda não vi a solução correta :lol:
"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5395
Registado: 3/4/2014 15:17

Re: [OT] Enigma

por richardj » 9/7/2015 12:00

traderh Escreveu:
richardj Escreveu:o cofre 4 não a premissa 4.


Se o diamante esta à esquerda do cofre 4 poderia estar em 1, 2 e 3, mas nunca em 4.
Se o diamente está à direita do cofre 1 poderia estar em 2, 3 e 4 mas nunca 1 ora como nunca pode estar nem em 4 nem em 1 só pode estar no 2 ou no 3.


traderh, não leves a mal, tenta apresentar uma solução completa, e depois encontras o erro.

" 4 - Se a chave amarela abre o cofre à esquerda do cofre do diamante só pode abrir o 1 ou 2" Não, não há nada que impeça também de poder ser o 3.

Repara que se o diamante tiver no 2 e tiveres a seguinte ordem, 1- 3- 2- 4, o 1 está à esquerda do diamante, o 4 à direita do diamante e o 3 é amarelo.

Cooper: CASE, get ready to match our spin with the retro thrusters.

CASE: It's not possible.

Cooper: No, it's necessary!

INTERSTELLAR
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2706
Registado: 25/4/2011 22:36
Localização: Drama City

Re: [OT] Enigma

por traderh » 9/7/2015 11:48

richardj Escreveu:o cofre 4 não a premissa 4.


Se o diamante esta à esquerda do cofre 4 poderia estar em 1, 2 e 3, mas nunca em 4.
Se o diamente está à direita do cofre 1 poderia estar em 2, 3 e 4 mas nunca 1 ora como nunca pode estar nem em 4 nem em 1 só pode estar no 2 ou no 3.
 
Mensagens: 194
Registado: 10/6/2014 9:24

Re: [OT] Enigma

por richardj » 9/7/2015 11:44

o cofre 4 não a premissa 4.

Cooper: CASE, get ready to match our spin with the retro thrusters.

CASE: It's not possible.

Cooper: No, it's necessary!

INTERSTELLAR
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2706
Registado: 25/4/2011 22:36
Localização: Drama City

Re: [OT] Enigma

por traderh » 9/7/2015 11:35

richardj Escreveu:
traderh Escreveu:Richardj
está correta a tua análise?

1- A chave verde abre o cofre 3 ou 4;
2 - O diamante está à esquerda do cofre 4;
3 - O diamante está à direita do cofre 1;
4 - A chave amarela abre o cofre à esquerda do cofre do diamante;
5 - A chave azul abre o cofre da direita do aberto pela chave amarela e abre o cofre da esquerda do que é aberto pela chave verde;
6 - A chave vermelha abre o cofre cujo número é ímpar e não é um número primo;

2 e 3 -Se o diamante está à esquerda do cofre 4 e à direita do cofre 1 só pode estar no 2 ou no 3
4 - Se a chave amarela abre o cofre à esquerda do cofre do diamante só pode abrir o 1 ou 2
6 - a chave vermelha abre o 1 logo a amarela abre o 2

Richardj tu dizes que a amarela abre o 3


o facto de o diamante estar à esquerda ou à direita de 4 e 1 não quer dizer 4 e 1 estejam no cofre imediatamente ao lado.

EDIT: a tua premissa 4 não está correcta, a chave amarela pode abrir o 3 se o diamante estiver no 2. É alias por ai a combinação correcta, senão não encaixas bem o 4.


Como? se 4 - A chave amarela abre o cofre à esquerda do cofre do diamante;
 
Mensagens: 194
Registado: 10/6/2014 9:24

Re: [OT] Enigma

por richardj » 9/7/2015 10:26

traderh Escreveu:Richardj
está correta a tua análise?

1- A chave verde abre o cofre 3 ou 4;
2 - O diamante está à esquerda do cofre 4;
3 - O diamante está à direita do cofre 1;
4 - A chave amarela abre o cofre à esquerda do cofre do diamante;
5 - A chave azul abre o cofre da direita do aberto pela chave amarela e abre o cofre da esquerda do que é aberto pela chave verde;
6 - A chave vermelha abre o cofre cujo número é ímpar e não é um número primo;

2 e 3 -Se o diamante está à esquerda do cofre 4 e à direita do cofre 1 só pode estar no 2 ou no 3
4 - Se a chave amarela abre o cofre à esquerda do cofre do diamante só pode abrir o 1 ou 2
6 - a chave vermelha abre o 1 logo a amarela abre o 2

Richardj tu dizes que a amarela abre o 3


o facto de o diamante estar à esquerda ou à direita de 4 e 1 não quer dizer 4 e 1 estejam no cofre imediatamente ao lado.

EDIT: a tua premissa 4 não está correcta, a chave amarela pode abrir o 3 se o diamante estiver no 2. É alias por ai a combinação correcta, senão não encaixas bem o 4.

Cooper: CASE, get ready to match our spin with the retro thrusters.

CASE: It's not possible.

Cooper: No, it's necessary!

INTERSTELLAR
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2706
Registado: 25/4/2011 22:36
Localização: Drama City

Re: [OT] Enigma

por traderh » 9/7/2015 10:03

Richardj
está correta a tua análise?

1- A chave verde abre o cofre 3 ou 4;
2 - O diamante está à esquerda do cofre 4;
3 - O diamante está à direita do cofre 1;
4 - A chave amarela abre o cofre à esquerda do cofre do diamante;
5 - A chave azul abre o cofre da direita do aberto pela chave amarela e abre o cofre da esquerda do que é aberto pela chave verde;
6 - A chave vermelha abre o cofre cujo número é ímpar e não é um número primo;

2 e 3 -Se o diamante está à esquerda do cofre 4 e à direita do cofre 1 só pode estar no 2 ou no 3
4 - Se a chave amarela abre o cofre à esquerda do cofre do diamante só pode abrir o 1 ou 2
6 - a chave vermelha abre o 1 logo a amarela abre o 2

Richardj tu dizes que a amarela abre o 3
 
Mensagens: 194
Registado: 10/6/2014 9:24

Re: [OT] Enigma

por richardj » 9/7/2015 0:15

ricardmag Escreveu:syriza roubou um diamante e guardou num de 4 cofres numerados de 1 a 4.
Eles têm 4 chaves de cor diferente.
Usa as seguintes informações para descobrir qual a chave que abre cada cofre e onde está o diamante.

1 - A chave verde abre o cofre 3 ou 4;
2 - O diamante está à esquerda do cofre 4;
3 - O diamante está à direita do cofre 1;
4 - A chave amarela abre o cofre à esquerda do cofre do diamante;
5 - A chave azul abre o cofre da direita do aberto pela chave amarela e abre o cofre da esquerda do que é aberto pela chave verde;
6 - A chave vermelha abre o cofre cujo número é ímpar e não é um número primo;


O diamante está à direita do cofre 1-> a chave amarela abre o cofre à esquerda do diamante -> chave amarela abre cofre 1

da premissa 5 temos que a chave azul abre o cofre da direita do aberto pela chave amarela, pelo que, a chave azul abre o cofre do diamante.

Como o diamante está à esquerda do cofre 4 e das premissas anteriores sabemos que existem 2 cofres à esquerda do cofre do diamante, o "cofre da esquerda do que é aberto pela chave verde tem de ser o cofre 4 (pela premissa 1, porque o 3 não pode ser).

Assim, o cofre do diamante é o 2.

Assim, sabemos que o cofre 1 é amarelo, o cofre 2 é azul, o cofre 4 é verde e o cofre 3 é vermelho (por exclusão). Mas 3 é impar e é primo. Donde sai que o cofre 1 tem de ser vermelho. Donde sai que o cofre 1 está à esquerda do diamante, mas não necessariamente ao lado do diamante. Assim, ao invés de uma configuração inicial de 3-1-2-4, temos uma configuração de 1-3-2-4.

Assim, da premissa 6, o cofre 1 tem de ser vermelho, pelo que o 3 tem de ser o amarelo (porque o diamante está à esquerda do 4 e a caixa à esquerda do diamante é amarela e como o 1 é vermelho e 3 não pode ser verde, tem de ser amarelo). O dois é o azul e é onde está o diamante, e o 4 é o da ponta e é verde.

Assim, da esquerda para direita temos os seguintes cofres ordenados (todas as premissas verificadas):

1 cofre vermelho - 3 cofre amarelo - 2 cofre azul Diamante - 4 cofre verde

Cooper: CASE, get ready to match our spin with the retro thrusters.

CASE: It's not possible.

Cooper: No, it's necessary!

INTERSTELLAR
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2706
Registado: 25/4/2011 22:36
Localização: Drama City

Re: [OT] Enigma

por ricardmag » 8/7/2015 20:49

syriza roubou um diamante e guardou num de 4 cofres numerados de 1 a 4.
Eles têm 4 chaves de cor diferente.
Usa as seguintes informações para descobrir qual a chave que abre cada cofre e onde está o diamante.

1 - A chave verde abre o cofre 3 ou 4;
2 - O diamante está à esquerda do cofre 4;
3 - O diamante está à direita do cofre 1;
4 - A chave amarela abre o cofre à esquerda do cofre do diamante;
5 - A chave azul abre o cofre da direita do aberto pela chave amarela e abre o cofre da esquerda do que é aberto pela chave verde;
6 - A chave vermelha abre o cofre cujo número é ímpar e não é um número primo;
"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5395
Registado: 3/4/2014 15:17

Re: [OT] Enigma

por danieljpires » 8/7/2015 15:04

sendo i igual a raiz quadrada de menos 1, isso pode significará que poderia. Tomar o espectro positivo é negativo então ponho aqui outro número imaginario o último número primo ....se conseguires resolverá o problema de hilbert ganharás alem de um milhão de euros como as agências de Secret Serv atrás de ti como aconteceu a um matematico a uns anos atrás que disse que tinha resolvido heh
 
Mensagens: 670
Registado: 13/11/2008 20:09
Localização: 20

Re: [OT] Enigma

por ricardmag » 8/7/2015 9:17

A única maneira de eu ganhar a aposta garantidamente é eu escrever um número imaginário (ex: i + 1, ou 2i, qualquer um)
Assim ninguém consegue escrever um número maior que o meu porque os números imaginários não se podem comparar com ">" e "<".

Bem o NIB é: 06856546854790804956549894849 :lol:
"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5395
Registado: 3/4/2014 15:17

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: farami, Google [Bot], iniciado1, latbal, LMMV, PAULOJOAO e 158 visitantes