Boas,
Um tópico interessante e onde gostava de deixar também o meu ponto de vista.
Para já, FHSMONTEIRO, espero que não desistas de tentar ser um
trader a tempo inteiro, pois quem nunca der um passo, nunca sairá do sitio. Por isso boa sorte
No entanto, quem quer viver exclusivamente do trading vai ter várias barreiras que superar, não é impossível pois há quem consiga, mas não devem ser assim tantos que podem dizer que o conseguem (pelo menos de uma forma constante, e não só na última meia dúzia de anos...).
Como já foi referido é necessário capital considerável para não se assumir riscos que nos levem à falência. Mas para mim o mais difícil é ter um método que seja rentável nos longos anos que se queira viver dele. O que hoje funciona bem amanha pode não funcionar. E basta olhar para os gráficos e fazer alguns backtest que um método que funcionava bem à 20 anos hoje pode ser ruinoso. E isto para quem quer viver do trading é um problema pois as alterações que nele se possam fazer podem ou não resultar.
Consequência do anterior, vem a perda... Se um trader tiver um, dois, três anos onde vê o seu capital diminuir e ver que para recuperar esse dinheiro (se tudo correr bem) vai demorar outro tanto tempo, se não tiver um rigor extremo, está condenado, pois começara a fugir do método e a assumir riscos que numa situação normal não aconteceria.
Por isso viver do trading é muito difícil, apesar de não impossível, mas que exige de quem o tenta pelo menos a noção que pode não ser possível e estar preparado para uma viagem atribulada....
Cumprimentos.