Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

COMPARATIVO DE CORRETORAS - Qualidade, Margem e custos

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: COMPARATIVO DE CORRETORAS - Qualidade, Margem e custos

por AT2014 » 19/2/2015 10:18

Caros,

Já agora mais uma nota: Descobri agora que a IG Markets cobra 20€ por cada operação saldada sem limite de valor. Tal significa que o custo é igual para quem salda uma operação de, por exemplo, 1 lote de 10k ou de 100k.

Tal permite baixar significativamente o custo das operações. No meu caso tenho 2 opções: Ou compro lotes de 20k ou mais pela IG que me custam 20€ por operação saldada ou compro lotes abaixo de 20k pela Activtrades que me custam 2€ por cada 2k e portanto fica mais barato que a IG até aos 20k.

Já sei que sou um picuinhas mas estas coisas, muitas vezes por mês fazem um adicional interessante. :wink: :wink: :wink:

E concluo, claro, que para quem compra lotes grandes o melhor são as corretoras que têm custo fixo por lote e não pips adicionais ou um percentual do valor da operação.

Abraço e bons negócios
 
Mensagens: 785
Registado: 4/2/2014 2:39

Re: COMPARATIVO DE CORRETORAS - Qualidade, Margem e custos

por O Alquimista » 17/2/2015 17:34

AT2014 Escreveu:Repare que para um investimento de 100k em eurusd é necessário alocar 2.000€ de margem nas plataformas do Saxobank e apenas 250€ nas outras que falo. Logo sobra muito mais dinheiro para aplicar noutros investimentos e permite manter contas de valor muito mais reduzido nas corretoras. Claro que isto é bom para quem, como eu, que não aproveita a alavancagem de 1:400 para se alavancar 8xs mais do que faria com 2:100. No meu caso faço exactamente o mesmo investimento e necessito de muito menos dinheiro investido. Só isso. Logo, para mim, a opção de corretora adequada tem que ter isso em conta. Mas admito que muita gente exagere no alavancamento e estoire as contas devido a poder-se alavancar a 1:400.



Se conseguirmos dominar o impulso que o "dinheiro livre na conta" proporciona por causa a alavancagem, tudo bem. A pessoa pode não usar toda a alvancagem que o fx proporciona, mas se vai usar a margem livre para se alavancar noutro instrrumento, vai tudo dar ao mesmo. Ao fim ao cabo, vai usar toda a margem disponível para abrir uma posiçãozita no fx, mais uma posiçaozita em cfd, mais um pouco por aqui e outro tanto por acolá e depois...caput!

Abraço
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
 
Mensagens: 3408
Registado: 12/3/2014 0:58

Re: COMPARATIVO DE CORRETORAS - Qualidade, Margem e custos

por AT2014 » 17/2/2015 16:54

O Alquimista Escreveu:
AT2014 Escreveu:
Margens
Eu transaciono essencialmente CFDs e Forex e se em termos de CFDs é tudo mais ou menos a mesma coisa (Excepto a De Giro que não permite a transacção de produtos alavancados), no que se refere ao Forex as margens praticadas pelas corretoras que utilizam a plataforma do Saxobank são ridículas. Impraticáveis e absurdas mesmo. Só para dar um exemplo, o EURUSD exige 2:100 !!!!. A Activtrades e a IG Markets exigem apenas 1:400, ou seja, 8 vezes menos !!!!!. Obviamente que nem que seja só para transacionar Forex é imperativo abrir uma conta noutra corretora.


Caro AT,

Parece-me que esse nível de margem deriva de recente revisão/agravamento em consequência do "efeito SNB". Seja como for, a questão não pode ser vista de forma ligeira ou apressada pois o que alavanca para cima alavanca para baixo. Além de que quem gosta de transaccionar moeda tem ao seu dispor o mercado de futuros, com outras regras. Por alguma razão recente lei norte-americana (salvo erro, a Dodd-Frank) veio limitar o nível de alavancagem, dando origem a uma fuga para a praça londrina por parte de quem gosta de investir com grande alavancagem.

Absurdos, isso sim, são os spreads das casas que usam a plataforma do SB. Mas, lá está, aqui como no resto: mais intermediários, mais custos. Será pois ao nível dos custos, e não tanto da alavancagem, que se poderá fazer a escolha da corretora.

Abraço


Amigo Alquimista,

Repare que para um investimento de 100k em eurusd é necessário alocar 2.000€ de margem nas plataformas do Saxobank e apenas 250€ nas outras que falo. Logo sobra muito mais dinheiro para aplicar noutros investimentos e permite manter contas de valor muito mais reduzido nas corretoras. Claro que isto é bom para quem, como eu, que não aproveita a alavancagem de 1:400 para se alavancar 8xs mais do que faria com 2:100. No meu caso faço exactamente o mesmo investimento e necessito de muito menos dinheiro investido. Só isso. Logo, para mim, a opção de corretora adequada tem que ter isso em conta. Mas admito que muita gente exagere no alavancamento e estoire as contas devido a poder-se alavancar a 1:400.

Obrigado pelo seu contribuito.

Abraço e bons negócios
 
Mensagens: 785
Registado: 4/2/2014 2:39

Re: COMPARATIVO DE CORRETORAS - Qualidade, Margem e custos

por O Alquimista » 17/2/2015 13:52

AT2014 Escreveu:
Margens
Eu transaciono essencialmente CFDs e Forex e se em termos de CFDs é tudo mais ou menos a mesma coisa (Excepto a De Giro que não permite a transacção de produtos alavancados), no que se refere ao Forex as margens praticadas pelas corretoras que utilizam a plataforma do Saxobank são ridículas. Impraticáveis e absurdas mesmo. Só para dar um exemplo, o EURUSD exige 2:100 !!!!. A Activtrades e a IG Markets exigem apenas 1:400, ou seja, 8 vezes menos !!!!!. Obviamente que nem que seja só para transacionar Forex é imperativo abrir uma conta noutra corretora.


Caro AT,

Parece-me que esse nível de margem deriva de recente revisão/agravamento em consequência do "efeito SNB". Seja como for, a questão não pode ser vista de forma ligeira ou apressada pois o que alavanca para cima alavanca para baixo. Além de que quem gosta de transaccionar moeda tem ao seu dispor o mercado de futuros, com outras regras. Por alguma razão recente lei norte-americana (salvo erro, a Dodd-Frank) veio limitar o nível de alavancagem, dando origem a uma fuga para a praça londrina por parte de quem gosta de investir com grande alavancagem.

Absurdos, isso sim, são os spreads das casas que usam a plataforma do SB. Mas, lá está, aqui como no resto: mais intermediários, mais custos. Será pois ao nível dos custos, e não tanto da alavancagem, que se poderá fazer a escolha da corretora.

Abraço
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
 
Mensagens: 3408
Registado: 12/3/2014 0:58

Re: COMPARATIVO DE CORRETORAS - Qualidade, Margem e custos

por AT2014 » 17/2/2015 13:33

Caros,

Já agora as minhas contas aplicam-se a transações com CFDs da Galp e EURUSD em Forex.

Mas de certeza que o principio será igual para todos os restantes cfds e pares de forex pois o diferencial de pips é ajustado cfd a cfd e par de forex a par de forex de modo a se atingir um custo de transação minimo similar por cada 10k e 100k respectivamente. No forex essa leitura é imediata pois os lotes são em euros e os pips são fixos. Nos cfds tem que se fazer mais continhas mas na edp, por exemplo são 60€, na sonae sgps 80€, etc. Quando tiver tempo poderei fazer uma análise aos cfds do PSI 20 em termos de custos comparativos.

Abraço e bons negócios
 
Mensagens: 785
Registado: 4/2/2014 2:39

Re: COMPARATIVO DE CORRETORAS - Qualidade, Margem e custos

por AT2014 » 17/2/2015 12:34

Carissimos,

Detectei já aqui um erro nas contas nos pips de cfds de situações saldadas da IG Markets e da Activtrades. Só considerei metade dos custos. Fica aqui a correcção e as minhas desculpas.

Abraço e bons negócios
Anexos
Comparativo custos corretagem - Tabelas finais.png
Comparativo custos corretagem - Tabelas finais.png (35.43 KiB) Visualizado 12886 vezes
 
Mensagens: 785
Registado: 4/2/2014 2:39

COMPARATIVO DE CORRETORAS - Qualidade, Margem e custos

por AT2014 » 17/2/2015 11:45

Caros,

Derivado dum problema que tive com a minha corretora de sempre (BEST Trading Pro) decidi mudar de corretora e aproveitei para ver analisa as plataformas do mercado em termos de qualidade, custos e margens exigidas. Assim sendo compartilho convosco as minhas descobertas.
Saliento já que a minha relação com o BEST Trading Pro era quase sentimental e logo esta mudança custou-me bastante.
Saliento também que não tenho qualquer interesse pessoal ou profissional em nenhuma das corretoras que analiso ou por quem optei agora.
Eu estava com o BEST Trading Pro e analisei então várias corretoras do mercado (Carregosa, Orey, Dif, De Giro, IG Markets e Activtrades).

Qualidade
Em termos de qualidade, para mim que sou investidor amador, a melhor plataforma, de longe, é a do Saxobank (utilizada pelo Best Trading Pro, Dif, Orey, Carregosa).

É Excelente na customização do Dashboard de negociação e fácil de utilizar.

É a única (das que analisei) que indica, com facilidade as margens, exposição parcial e total, posições em aberto, etc.

Excelente nas noticias. Indicação clara de custos, segurança e facilidade de transaccionar.

Todas as outras apresentam incompreensíveis falhas relevantes para quem queira transaccionar.

Entre as principais falhas básicas relevo a falta de informação sobre as posições em aberto individualizadas e a falta de informação sobre a exposição.

Margens
Eu transaciono essencialmente CFDs e Forex e se em termos de CFDs é tudo mais ou menos a mesma coisa (Excepto a De Giro que não permite a transacção de produtos alavancados), no que se refere ao Forex as margens praticadas pelas corretoras que utilizam a plataforma do Saxobank são ridículas. Impraticáveis e absurdas mesmo. Só para dar um exemplo, o EURUSD exige 2:100 !!!!. A Activtrades e a IG Markets exigem apenas 1:400, ou seja, 8 vezes menos !!!!!. Obviamente que nem que seja só para transacionar Forex é imperativo abrir uma conta noutra corretora.

Custos
Relativamente aos custos, as diferenção são abissais. No caso dum investidor frequente como eu as poupanças podem atingir milhares de euros facilmente.

Eu transciono essencialmente CFDs de Accões e Forex. Normalmente em lotes de 10k para cfds e 50/100k para forex.

Deixo aqui um quadro com o que gastei de comissões (considerando os custos visíveis e ocultos) e o que poderia ter gasto noutras corretoras para poderem perceber. E isto só no período de 01-01-2015 a 13-02-2015. Nem considerei os custos de financiamento e de rollover onde também existem diferenças significativas no spread aplicado (desde os 2,5 a 3% nas mais caras a 1,5/1,25% nas mais baratas).

Nesse período eu fiz 30 operações saldadas de forex (compra e venda fechadas) e 61 operações saldadas de cfds.

Podem verificar que gastei 4.560€ em comissões de corretagem e outras e caso tivesse feito as mesmas operações pela IG Markets teria gastop 850€ (-81%) e pela Activtrades apenas 545€ (-88%). Como eu ganhei cerca de 9k€ nesse período (e portanto tive sucesso acima da média) já estão a perceber que facilmente podemos andar a transaccionar para dar dinheiro às corretoras.

E pronto, fico a aguardar os vosso comentários pois concerteza muitos de vocês já estudaram este tema e tiraram conclusões interessantes :wink: :wink: .

Abraço e bons negócios
Anexos
Comparativo custos corretagem - Tabelas finais.png
Comparativo custos corretagem - Tabelas finais.png (34.96 KiB) Visualizado 12938 vezes
 
Mensagens: 785
Registado: 4/2/2014 2:39

Anterior

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: afcapitao, Bar38, Bing [Bot], cibernautix, ciliegino, Goya777, JoeP, m-m, Minsk, MP65, mquinaz, MR32, OCTAMA, PAULOJOAO, pbasto, peterteam2, Phil2014, PMP69, Shimazaki_2, TheKuby, Tx9262 e 214 visitantes