Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Profissão - TRADER

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Profissão - TRADER

por Artista Romeno » 18/2/2015 16:34

O Alquimista Escreveu:Caro AT,

Tu dizes:
Quanto ao Forex eu sempre disse que aquilo era uma adivinhação. E hoje faço forex regularmente porque está no campo da advinhação previsivel


Só consigo compreender (e aceitar) esta afirmação porque logo a seguir esclareceste a audiência:
Eu sou apenas um trader amador...


De outro modo apetecia-me dizer que tanto adivinhas no forex como na galp. Aceitar o teu ponto de vista é aceitar algo como isto: jogo no totoloto porque é adivinhação previsível, não jogo no euromilhões porque é uma adivinhação.

Abraço


A AT toda é adivinhação, o que um grafico diz senão o passado, uma coisa é dizer uma empresa tem x ativos que irão gerar y receitas e W de lucro, agora ah há uma resistencia nos x e uma suporte nos Y isso diz-me o que do futuro apenas indica pontos... dirão a AF também é adivinha sim concerteza mas foca-se no valor interiseco do ativo em si que é para onde o valor tende no longo prazo, agora a AT serve para o curto médio prazo, mais que isso prever o futuro de um ativo a 2 anos não serve e não faz parte da minha pinta passar o dia a ver e desenhar riscos \:D/ por isso acho que a AF dá muito mais qualidade de vida, também não é por acaso que não é todo o bojinov que entende alguma coisa disso
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5385
Registado: 4/4/2014 18:06
Localização: Iberia

Re: Profissão - TRADER

por ASLPINZIO » 18/2/2015 16:30

Vida de trader, não confundir com trading , mas sim quem vive de operações no mercado financeiro, seja índices, acções, obrigações ou mercadorias de uma forma regular(uma media de uma operação por dia) é uma vida muito difícil. Manter uma rentabilidade estável e percentagem suficiente são um desafio que não esta para a grande maioria da população.
A verdade é que esta profissão exige muito de nós, muita paciência, disciplina sabendo que é ingrata uma vez que é o preço que dita a verdade, essencial ter uma boa gestão dos recursos(liquidez) é meio caminho garantido para o sucesso e quanto mais a vontade com as nossas posições estivermos no mercado melhor desempenho iremos ter, mas cuidado não confundir com a máxima de o mercado sou eu e ele vai para onde eu for, alias isso é o preludio de uma grande perda que se avizinha.
Falta dizer que estou no mercado a cerca de 17 anos. Comecei com a minha mesada e algum trabalho de verão, pouco dinheiro +-2500€.
Ganhar 10% num mês é fácil, mas perder 100% num ano é ainda mais fácil !!!
Estabelecer um limite de perda semanal é importante.
Estabelecer um limite de ganhos com levantamento é importante.
 
Mensagens: 71
Registado: 20/5/2008 10:14
Localização: 9

Re: Profissão - TRADER

por O Alquimista » 18/2/2015 16:10

Caro AT,

Tu dizes:
Quanto ao Forex eu sempre disse que aquilo era uma adivinhação. E hoje faço forex regularmente porque está no campo da advinhação previsivel


Só consigo compreender (e aceitar) esta afirmação porque logo a seguir esclareceste a audiência:
Eu sou apenas um trader amador...


De outro modo apetecia-me dizer que tanto adivinhas no forex como na galp. Aceitar o teu ponto de vista é aceitar algo como isto: jogo no totoloto porque é adivinhação previsível, não jogo no euromilhões porque é uma adivinhação.

Abraço
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
 
Mensagens: 3408
Registado: 12/3/2014 0:58

Re: Profissão - TRADER

por djovarius » 18/2/2015 15:31

Boas,

Uma correção em relação ao Forex... agora não rende juros, porque está tudo com juros zero ou negativos, mas aqui há uns anos, havia algo chamado "carry trade"... bem, ainda existe mas não é o mesmo com estas taxas de juro.
Um dos famosos "carry trade" era o AUD/JPY. E os juros caiam todos os dias na conta de trading. Os pares e cross rates AUD/XXX e NZL/XXX eram um espanto nesse aspeto.
Até o EUR/USD chegou a sê-lo, mas é possível que alguns aqui não se lembrem.

Abraço

dj
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8754
Registado: 10/11/2002 19:32
Localização: Planeta Algarve

Re: Profissão - TRADER

por AT2014 » 18/2/2015 15:23

Caros,

Bom tópico. Mas estamos a falar de investidores individuais e amadores. Ou seja, qualquer pessoa que abre uma conta numa plataforma de trading independentemente de ter qualquer conhecimento de mercados financeiros.

Do meu lado vejo as coisas assim:

1- Como em qualquer profissão, para se ganhar dinheiro é necessário ter conhecimentos minimos e trabalhar muito. Imagino que 90% desses 89% nem sequer percebe nada de Análise Técnica ou Fundamental e simplesmente compram porque sobe. E muito menos acompanham (ou sabem que existem) os eventos que mexem com os mercados. Por outro lado, a grande maioria das pessoas faz isto em "part time" enquanto está nos seus empregos (ou vê no fim do dia). Como é óbvio a performance tenderá a ser muito inferior do que se o fizessem em full time. O mesmo sucederia se trabalhássemos nos intervalos duma qualquer outra actividade que estivessemos a fazer.

2- Como em qualquer profissão, não basta querer. É preciso ter jeito e capacidade psicológica para investir. Eu também posso gostar de ser cantor mas não tenho jeito nem me sinto à vontade num palco à frente de 10.000 pessoas. E nesses casos o melhor é optar por outra profissão. Como investir não custa nada (só o nosso dinheiro) qualquer um pode investir e queixar-se da má sorte.

3- A alavancagem só é útil para quem não é ganancioso. Se investirmos com prudência e com a prespectiva de ser pouco rico em vez de muito pobre a alavancagem é benéfica. Se, por outro lado, investirmos para ganharmos milhões de repente o mais provável é ficarmos falidos. Não percebo as criticas que fazem à alavancagem. Devem fazer essas criticas sim às pessoas que não sabem gerir a alavancagem. Então se eu tenho 100k para investir e a alavancagem me permite colocar 80% desse dinheiro de lado em produtos de taxa fixa e investir os mesmo 100k com apenas 10k deixando outros 10k para margem de risco isso não é muito útil ? É que ganhamos taxa fixa para 80% do capital e arriscamos o mesmo.

A única coisa que concedo como de risco elevado é que em muitas plataformas não está indicada a exposição das posições individuais e a exposição global. As plataformas do Saxobank são espectaculares nessa parte e são as únicas em que vi isso facilmente perceptivel e individualizado. E ai lá está. No meu caso criei um excel e cada vez que aumento a exposição sei logo quanto é a exposição individual e global. Aposto que devo ser dos 0,0001% de investidores que perde tempo com isso. Mas por isso a alavancagem é benéfica para mim. Sei a todo o tempo onde estou, quanto posso perder e quanto tenho de reduzir numa crise rápida.

4- E quanto ao número de vezes que entramos no mercado, desde que prudentemente, não vejo um problema de maior com isso. Se mantivermos a regra de comprar quando está num suporte forte e vender quando está numa resistência forte que mal vem ao mundo ? Não é isso que se faz quando se está a acumular uma posição ao longo dum periodo de tempo longo ? Obviamente que é necessário ir colocando stops/trail stops para ir garantindo ganhos/limitando perdas. Se fizermos isso não vejo um problema.

Então se ontem a Galp abriu a 10,20 (EMA 50), subiu a 10,50 (resistência forte) e depois o Tsipras abriu a boca fazendo cair tudo outra vez sem motivos fundamentais não era de comprar, vender e tornar a comprar ? Qual o problema nisso ? Quando comprei inicialmente a 10,23 o risco era dela cair mais. Não caiu. Quando subiu a 10,46 o risco era de subir mais. Vendi e não subiu. Quando caiu outra vez a 10,26 e comprei o risco era de cair mais. Caiu e depois subiu. Onde é que acrescentei risco à minha transação inicial ? Pelo contrário garanti que a minha entrada secundária tinha uma margem de segurança de +20 pontos adicionais. E hoje vendi logo a 10,46. O risco é de subir mais. Se cair e comprar outra vez a 10,20 acrescentei 50 pontos de segurança à minha entrada inicial de ontem.

5- Quanto ao Forex eu sempre disse que aquilo era uma adivinhação. E hoje faço forex regularmente porque está no campo da advinhação previsivel, ou seja, os US crescem mais do que a Europa e logo o EUR desce. Enquanto se mantiver assim vou fazendo forex. E só faço shorts (sigo a trend). Quando começar a a lateralizar volta a ser uma adivinhação e deixo de transacionar até estar noutro momento de subida/descida fundamentalmente suportada.

Eu sou apenas um trader amador mas a minha experiência com a alavancagem é extremamente positiva porque sigo sempre principios rigidos de ir aumentando/reduzindo a exposição (mesmo com perdas significativas) conforme a maré. Se conseguirmos fazer isso então acabamos com o mito. O erro está sempre em nós. E por uma de várias razões que podem ser desde a falta de conhecimentos, ganância, desorganização, pouco trabalho, falta de capacidade psicológica ou falta vocação. A má sorte apenas pode servir para pontualmente explicar uma ou outra perda. As perdas consistentes e a dimensão das mesmas é explicada pelo nosso comportamento como individuos.

Abraço e bons negócios
 
Mensagens: 785
Registado: 4/2/2014 2:39

Re: Profissão - TRADER

por Dr Tretas » 18/2/2015 13:14

traderh Escreveu:
(...)
As acções são produtos de soma positiva quando eu vendo a ganhar o que compra tambem pode vender a ganhar e assim sucessivamente.


As obrigações pagam juros, todos podem ganhar. As acções, representam empresas, que em média crescem acompanhando o PIB e a inflação, por isso, também são de soma positiva.
As commodities não geram juros nem produzem nada só por si, no longo prazo acompanham a inflação se tudo correr bem. Já estamos a falar de soma zero ou perto disso.
Já o Forex, é outra história... As divisas não produzem, nem geram juros, nem sequer acompanham a inflação - entramos no campo da soma negativa, a não ser que haja deflação, e é por isso que os bancos centrais a detestam :mrgreen:
Eu tenho pensado sobre este assunto... Uma divisa (cash) é como se fosse uma obrigação perpétua de cupão zero com liquidez infinita (ao menos isso). Alguém investia em tal produto?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2826
Registado: 29/10/2013 12:15
Localização: Almada City

Re: Profissão - TRADER

por Artista Romeno » 18/2/2015 13:12

LTCM Escreveu:
j0a0 Escreveu:Não existem milagres, e muitos menos neste mundo.
A longo prazo a bolsa está para tirar e não para dar.

Ou sais a ganhar numa situação, qualquer um acaba por perder. QUALQUER UM!
Se não acreditas nisto, é por ainda tens de andar mais tempo neste mundo.


Assim é que está correcto: «A longo prazo a bolsa está para dar e não para tirar».


bom tópico Sr_Sniper :clap: na minha opinião e como diz o LTCM na generalidade a bolsa está para dar( sendo o psi20 uma excepção clara :mrgreen: ) é preciso saber estar nela e adequar o modo de agir às caracteristicas do investidor,
assim há 2 tipos de atores neste filme os investidores com horizontes temporarais médios a longos, e um metodo establecido, juntamente com os especuladores profissionais que são muito bons em AT e fazem ganhos no cp, que tiram dinheiro da bolsa.
Depois há os bojinov's o 2º tipos, os assumidos que compram acções para os netos tipo bcp ou pt, não acompanham nada disto nem AC nem nada, não vendem sequer os direitos se os houver, enfim investem porque diz que a bolsa dá $$$ pensam eles, OUTRA CLASSE a ter em conta é a dos pseudo traders que são a maioria deste forum :mrgreen: os 89% que perdem são péssimos a gerir emoções carregam no botão por tudo e por nada e julgam-se mais espertos que o mercado, e acham a alavancagem a ultima cola no deserto, e a negociar no muito curto prazo por sistema admito sem problemas que era dos 89% por isso só o faço ocasionalmente
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5385
Registado: 4/4/2014 18:06
Localização: Iberia

Re: Profissão - TRADER

por traderh » 18/2/2015 12:40

j0a0 Escreveu:Não existem milagres, e muitos menos neste mundo.
A longo prazo a bolsa está para tirar e não para dar.

Ou sais a ganhar numa situação, qualquer um acaba por perder. QUALQUER UM!
Se não acreditas nisto, é por ainda tens de andar mais tempo neste mundo.


Duas frases ambas erradas. No longo prazo a tendência de valorização de uma acção tende a crescer.
As acções são produtos de soma positiva quando eu vendo a ganhar o que compra tambem pode vender a ganhar e assim sucessivamente.
 
Mensagens: 194
Registado: 10/6/2014 9:24

Re: Profissão - TRADER

por LTCM » 17/2/2015 22:13

j0a0 Escreveu:Não existem milagres, e muitos menos neste mundo.
A longo prazo a bolsa está para tirar e não para dar.

Ou sais a ganhar numa situação, qualquer um acaba por perder. QUALQUER UM!
Se não acreditas nisto, é por ainda tens de andar mais tempo neste mundo.


Assim é que está correcto: «A longo prazo a bolsa está para dar e não para tirar».
Remember the Golden Rule: Those who have the gold make the rules.
***
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3030
Registado: 28/2/2007 14:18

Re: Profissão - TRADER

por j0a0 » 17/2/2015 13:57

Não existem milagres, e muitos menos neste mundo.
A longo prazo a bolsa está para tirar e não para dar.

Ou sais a ganhar numa situação, qualquer um acaba por perder. QUALQUER UM!
Se não acreditas nisto, é por ainda tens de andar mais tempo neste mundo.
Pode-se enganar a todos por algum tempo; Pode-se enganar alguns por todo o tempo; Mas não se pode enganar a todos todo o tempo...
Caso antigo: BPN
Caso mais recente: BES
Próximo caso: ???
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 512
Registado: 14/11/2013 0:04

Re: Profissão - TRADER

por Dr Tretas » 17/2/2015 13:52

Na mesma linha, qual é a diferença entre um trader, um especulador e um investidor?
Por um lado, há a frequência com que se realizam negócios, e que varia enormemente como se pode ver pelo estudo.
Por outro, temos a eterna dicotomia entre AT e AF.

Será que eu penso nas perspectivas económicas das áreas económicas envolvidas se entro num par de Forex?
Será que me sinto proprietário de uma empresa quando compro acções?
Analiso a solvência de um país quando compro obrigações soberanas?
Vou ver como anda o El Niño quando negoceio um produto agrícola?

Creio que é da resposta a este género de questões que se diferenciam trader, especulador e investidor. Exactamente como, já não vou aventar :mrgreen:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2826
Registado: 29/10/2013 12:15
Localização: Almada City

Re: Profissão - TRADER

por O Alquimista » 16/2/2015 23:34

Tema interessante e muito importante. A ele ligam-se outros tópicos:
- o que é um trader?
- onde e com quem posso aprender a ser um trader?
- quanto tempo leva a formar um trader?
- quanto custa formar um trader?
- o trading ensina-se nos livros? Quais?
- pode aprender-se o trading neste fórum? Com quem? Como saber se é um trader? Se conseguir ensinar o meu papagaio a dizer compra/vende, posso pô-lo a falar com o if (alguns nem notarão a diferença), mas será ele um trader?
- se não posso ser um trader, posso pelo menos sonhar em ser um analista e fazer gráficos, estimar resultados, arriscar projecções, dar entrevistas, participar em colóquios?
- posso não ser um trader, mas será que estou impedido de ensinar os outros a sê-lo? O aluno pode não tornar-se num trader, mas pelo menos chegará à categoria de investidor.
E por aqui me fico pois isto de tentar ser trader exige mais acção e menos blá blá blá.
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
 
Mensagens: 3408
Registado: 12/3/2014 0:58

Re: Profissão - TRADER

por PairOfJacks » 16/2/2015 22:29

Curiosamente o paper reflete os resultados com dois produtos propícios a alavancagens significativas... sem mais dados eu diria que este fator é per si responsável por uma parte muito significativa dos resultados. Seria importante, para enquadrar o estudo, perceber quão profundo é o conhecimento que os investidores têm dos produtos em questão e quais as estratégias de investimento aplicadas.

Tenho assistido a uma quase demonização dos CFD's (que é um produto que confesso, uso bastante) em vários fora, e parece-me que muitas das críticas resultam da incompatibilidade entre as características do produto e as estratégias de investimento, que roçam muitas vezes o scalping. Ora depois a malta queixa-se que os spreads são altos... Sinceramente para mim os CFD's (não pratico FX) continuam a parecer um produto com bastantes benefícios.

Cumps,
PoJ
PairOfJacks
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 833
Registado: 22/7/2009 6:41

Re: Profissão - TRADER

por J Alves » 16/2/2015 21:39

Sniper a taxa verde além dos sacos plásticos tb foi extensível aos livros??!!!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 7149
Registado: 3/3/2006 11:17
Localização: Mundo Rural

Re: A gentleman never tell.

por Sr_SNiper » 16/2/2015 18:04

Raposo Tavares Escreveu:A gentleman never tell.
Isto é como com as mulheres: Quem mais se gaba é quem tem menos sucesso.
Ah 'ganda' Sniper!

A malta precisa de algo, ou vender bio livros, ou arranjar guito para comissões ou simplesmente gamar guito, têm que se auto promover a megalomanias do trader, agora uma coisa é dizer que é o máximo , outra coisa e de quem não percebe um boi disto, é dizer que ganha aos 100% ao mês durante anos e aos 1000% ao dia que só os torna uns charlatães de 2 categoria, mas mesmo assim há quem vá nesta ladainha...incrível...
Lose your opinion, not your money
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8970
Registado: 27/6/2009 22:08
Localização: Sniper World

A gentleman never tell.

por RaposoTavares » 16/2/2015 16:08

A gentleman never tell.
Isto é como com as mulheres: Quem mais se gaba é quem tem menos sucesso.
Ah 'ganda' Sniper!
"Se um homem tiver realmente muita fé, pode dar-se ao luxo de ser céptico."
in: Citações e Pensamentos, Friedrich Nietzsche
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3525
Registado: 4/12/2013 19:13

Re: Profissão - TRADER

por Sr_SNiper » 16/2/2015 15:59

Isto nos foruns ninguém perde guito e é só milhões a entrar e reis das ondas e reis bioinvest, depois guito a entrar na conta é outra história...
A malta pensa que isto é sempre a bombar e depois é aí que entra a malta tipo AC e as más experiências
Lose your opinion, not your money
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8970
Registado: 27/6/2009 22:08
Localização: Sniper World

Re: Profissão - TRADER

por pvg80713 » 16/2/2015 15:49

Sr_SNiper Escreveu:Um estudo cedível !!

Com dados brutais

Apenas um pequeno alerta para quem anda atrás das pessoas que ganham milhares percentuais nos mercados e a quem confia o seu dinheiro a outros para gerir, especialmente em produtos como CFD´s

" the rate of clients who lost money exceeded 89%"

"In addition, the study also indicates that investors who trade the most (by number of trades, average trade size or cumulative volume) lose the most. The same applies to those who continue over time, indicating there is no learning curve."


BRUTAL,
Sniper, excelente post !
 
Mensagens: 4191
Registado: 19/4/2005 11:11

Re: Profissão - TRADER

por Dr Tretas » 16/2/2015 15:29

Bom estudo, é sempre bom o pessoal olhar para isto, Forex e CFD, é sempre a casa que ganha :mrgreen:

Gostei particularmente do gráfico que mostra que quanto mais se trada, mais se perde. Eu já tinha aprendido isso por experiência, mas é sempre bom o pessoal olhar para dados concretos:
Anexos
trades_rendimento.png
trades_rendimento.png (23.27 KiB) Visualizado 12641 vezes
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2826
Registado: 29/10/2013 12:15
Localização: Almada City

Re: Profissão - TRADER

por mav888 » 16/2/2015 15:07

Sr_SNiper Escreveu:
Sr_SNiper Escreveu:Um estudo cedível !!

Com dados brutais

Apenas um pequeno alerta para quem anda atrás das pessoas que ganham milhares percentuais nos mercados e a quem confia o seu dinheiro a outros para gerir, especialmente em produtos como CFD´s

" the rate of clients who lost money exceeded 89%"

"In addition, the study also indicates that investors who trade the most (by number of trades, average trade size or cumulative volume) lose the most. The same applies to those who continue over time, indicating there is no learning curve."


Temos sorte de termos reis das ondas e reis dos 1000% cá e podermos aprender com 11% da elite mundial


Sr_Sniper,

Por sorte ou simplesmente por audácia, nunca coloquei o meu dinheiro nas mãos de outros. Quando decidi investir, tive implicito desde inicio que seria eu a fazer os investimentos diretamente. Só assim percebemos e podemos aprender.

Ao longo dos anos tive boas e más prestações no que diz respeito a rentabilidade mas todos os anos aprendi :!: A maior lição foi que a culpa das perdas não é de mais ninguém senão minha :!:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 365
Registado: 29/11/2007 10:24
Localização: Leiria

Re: Profissão - TRADER

por Sr_SNiper » 16/2/2015 14:57

Sr_SNiper Escreveu:Um estudo cedível !!

Com dados brutais

Apenas um pequeno alerta para quem anda atrás das pessoas que ganham milhares percentuais nos mercados e a quem confia o seu dinheiro a outros para gerir, especialmente em produtos como CFD´s

" the rate of clients who lost money exceeded 89%"

"In addition, the study also indicates that investors who trade the most (by number of trades, average trade size or cumulative volume) lose the most. The same applies to those who continue over time, indicating there is no learning curve."


Temos sorte de termos reis das ondas e reis dos 1000% cá e podermos aprender com 11% da elite mundial
Lose your opinion, not your money
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8970
Registado: 27/6/2009 22:08
Localização: Sniper World

Profissão - TRADER

por Sr_SNiper » 16/2/2015 14:56

Um estudo cedível !!

Com dados brutais

Apenas um pequeno alerta para quem anda atrás das pessoas que ganham milhares percentuais nos mercados e a quem confia o seu dinheiro a outros para gerir, especialmente em produtos como CFD´s

" the rate of clients who lost money exceeded 89%"

"In addition, the study also indicates that investors who trade the most (by number of trades, average trade size or cumulative volume) lose the most. The same applies to those who continue over time, indicating there is no learning curve."
Anexos
Study.pdf
(264.03 KiB) Transferido 565 Vezes
Lose your opinion, not your money
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8970
Registado: 27/6/2009 22:08
Localização: Sniper World

Anterior

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: AAA_, Akinfiev, Bing [Bot], Google [Bot], Goya777, joao garcao, JoeP, LMMV, m-m, machadosoares31, malakas, MP65, MPAM, MR32, nfaz, niceboy, OCTAMA, PAULOJOAO, peterteam2, Phil2014, PMP69, rs521, vmb1426, ç e 151 visitantes