Cheguei à uma hora a casa e após saber que uma amiga minha sem problemas financeirod e com capacidades extraordinárias desistiu da escola inspirei-me para dar a minha honesta opinião, já que isto ao fim-de-semana nunca se passa muito:
----------------------------------------------
Sempre que algo está mal porque é que culpam o estado?! O estado isto o estado aquilo... Mas quando é que se começa a mudar mentalidades!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Portugal é a meu ver um país um demasiado conformista. A filosofia do deixa andar impera! A mentalidade em vez de ser como nos países nórdicos: "quero sair de casa dos pais e ser independente" esta não existe! O que prevalece é: "vamos lá ver mais quantos anos é que vou andar a chular estes velhos".
Pudera! Temos tudo de mão beijada, acabamos a carta recebemks um carro, queremos ir passar férias ao Algarve os pais financiam. Vivemos uma completa vida de lordes. Mas esse não é o problema. O problema como já disse milhentas vezes é a nossa mesmo a mentalidade: "temos as regalias e tomamo-las como garantidas para sempre!" mas porque não ter à mesma as regalias mas tomá-las pelo oposto? Queres igual no futuro? Então trabalha
Mete-se em demasia o presente (festas, bebedeiras, charros, sair à noite, descansar...) à frente do futuro até faz confusão. Eu como muitos, fiz e faço isso tudo mas sempre de modo a nunca condicionar o futuro. E é essa a ideia chave. Como o meu avô diz e muito bem "Há tempo para tudo!"
Não estou a dizer para estudarmos que nem uns malucos. Mas 20% nem se dava ao trabalho de ver o que é que saía para os testes. Outros 20% nem meia hora estudava.
O que me enerva não é existência de más notas, mas sim ver uma grande quantidade de pessoas com capacidades (especialmente do sexo masculino) a não utilizarem nem 20% das mesmas, só porque lhes simplesmente não lhes interessa!
Tenho colegas meus que me disseram assim:
"o meu pai não tirou curso superior e está mais que bem na vida" poque é que eu me havia de dar ao trabalho."
"A minha mãe é que tem sorte recebe subsídio de desemprego não faz nada e recebe 600 paus"
Claro que depois daqui a uns anos vêm dizer que tudo está mal e o governo aquilo e não sei quê... Estou mesmo a ver. Desperdiçam o melhor investimento da vida deles: A EDUCAÇÃO (isto se não formos como o bioinvesridor claro, aí é cagar ppara a escola e vir para a bolsa)
Até podemos depois vir a trabalhar mais que todos os países da Europa. Mas isso por si só não interessa nada. A palavra chave é produtividade.
Eis um exemplo: Tuga pega na inchada e demora 6h a lavrar um terreno. Alemão pega no tractor e lavra 100x mais em metade do tempo. Mentalidade do tuga é que é um trabalhador do c****** porque trabalha 6horas e que o Alemão só trabalha 3horas. Mentalidade do Alemão é que é o maior porque lavra 100x mais que o tuga em metade do temoo.
Não sei como explicar melhor, mas começo a achar esta frase cada vez menos ridícula (estou a interpretala relativamente à educação):
"Devemos persistir, ser exigentes, não sermos piegas e ter pena dos alunos, coitadinhos, que sofrem tanto para aprender" lembram-se de quem disse isso?
Esta é a P*** das verdades e temos umas mentalidades de M**** e só percebemos quando for tarde de mais. Sempre me parti a rir quando culpam os professores em defesa aos alunos.
Não me apetece escrever mais e duvido que os poucos foristas que chegaram ao fim lhes apeteça ler mais. Resumindo:
Mudar as mentalidades é o fundamental e o Estado somos todos nós!-------------------------------------------------
Se tivessem de apostar onde é que colocariam:
1) Portugal
2) EUA
3) Países Nórdicos
