Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Não pecebo esta história da QE...

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Não pecebo esta história da QE...

por Artista Romeno » 22/1/2015 20:28

Dr Tretas Escreveu:Parece tudo tão fácil, não é? Mas como não há almoços grátis, vai falhar alguma coisa, ainda que eu não tenha por agora capacidade para ver o que seja. No Japão, a QE está a falhar, logo não é infalível. Cá em Portugal, estou mesmo a ver o facilitismo e o défice a voltar em força. Os americanos já estão a ficar preocupados com a força do USD. Estamos à beira de uma espiral de desvalorização competiva, digo eu. Vai ser feio.

Deixa cá ver... ouro não me parece mal :mrgreen:


Vai ser introduzido dinheiro na economia porque a velocidade de circulação caiu logo há que garantir que os preços não entram em deflação e a economia em recessão só será grave isso sim se não for retirado a tempo e a economia sobreaquecer.... por falar em bolhas o mercado de renda fixa é todo ele o primeiro sinal de uma bolha que vai predurar mas quando rebentar vai faze-lo com estrondo pois mesmo em termos reais os retornos são mediocres, logo tal e qual a bolha das dotcom um dia vai explodir
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5385
Registado: 4/4/2014 18:06
Localização: Iberia

Re: Não pecebo esta história da QE...

por Dr Tretas » 22/1/2015 20:23

Parece tudo tão fácil, não é? Mas como não há almoços grátis, vai falhar alguma coisa, ainda que eu não tenha por agora capacidade para ver o que seja. No Japão, a QE está a falhar, logo não é infalível. Cá em Portugal, estou mesmo a ver o facilitismo e o défice a voltar em força. Os americanos já estão a ficar preocupados com a força do USD. Estamos à beira de uma espiral de desvalorização competiva, digo eu. Vai ser feio.

Deixa cá ver... ouro não me parece mal :mrgreen:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2826
Registado: 29/10/2013 12:15
Localização: Almada City

Re: Não pecebo esta história da QE...

por rollingsnowball » 22/1/2015 20:15

Dr Tretas Escreveu:Sinceramente, pressinto que nada de bom virá daqui. Imprimir dinheiro só se os bancos centrais fizessem write-off da dívida, ou então rollover ad-aeternum, ou seja, "gestão da dívida", como dizia o nosso ilustre prisioneiro #44. Claro que juros pagos aos bancos centrais retornam para o Estado, sob a forma de dividendos, só que ainda sobra muita dívida noutras mãos, cujos juros serão sempre uma renda extraída da economia real, contrariando a capacidade de investimento.

Enfim, também gostava de ler opiniões de economistas e afins...
Edit: Draghi diz que o BCE continuará a comprar, mesmo a juros negativos:http://itar-tass.com/en/economy/772835
Ou seja, o BCE vai basicamente dar dinheiro aos países que tiverem juros negativos, se ficar com a dívida até à maturidade!
11 contra 11, e no fim ganha...

Nem me lembrei dos dividendos. Sendo assim ainda se torna mais importante. Se o Banco de Portugal comprar os tais 26MM da dívida portuguesa então na prática são os juros desse valor que deixam de ser pagos... Se contarmos que o empréstimo do FMI é feito a 3.7% e que curiosamente (??) o empréstimo é do mesmo montante, então são 962M por ano a ser injectados em Portugal (ou 80% disso). Se a isso se juntar o efeito nas yields de futuras emissões (que substituem outras em vigor com juro mais alto) a injecção é ainda superior... Para além dos efeitos laterais nos custos de financiamento de empresas etc à medida que os investidores procuram activos de maior risco.

Quanto ao Edit: há o pormenor de que no caso dos alemães o efeito é o inverso... o Banco central injecta por um lado mas não paga em dividendos pelo outro... Portanto o efeito na prática é o mesmo: juros 0 (se eles já estivessem em terreno negativo na prática passava o juro a ser 0 na mesma e perdiam dinheiro porque quem assumia a perda de valor era o próprio banco central da alemanha)
As opiniões traduzem uma interpretação pessoal da realidade não se constituindo como sugestões de investimento. Por serem uma interpretação pessoal, estas opiniões vão obrigatoriamente estar erradas por vezes, pelo que cada um deve efectuar a sua própria análise.
 
Mensagens: 1048
Registado: 13/12/2008 12:42
Localização: 14

Re: Não pecebo esta história da QE...

por Dr Tretas » 22/1/2015 19:58

Sinceramente, pressinto que nada de bom virá daqui. Imprimir dinheiro só se os bancos centrais fizessem write-off da dívida, ou então rollover ad-aeternum, ou seja, "gestão da dívida", como dizia o nosso ilustre prisioneiro #44. Claro que juros pagos aos bancos centrais retornam para o Estado, sob a forma de dividendos, só que ainda sobra muita dívida noutras mãos, cujos juros serão sempre uma renda extraída da economia real, contrariando a capacidade de investimento.

Enfim, também gostava de ler opiniões de economistas e afins...

Edit: Draghi diz que o BCE continuará a comprar, mesmo a juros negativos:http://itar-tass.com/en/economy/772835
Ou seja, o BCE vai basicamente dar dinheiro aos países que tiverem juros negativos, se ficar com a dívida até à maturidade!
11 contra 11, e no fim ganha... :mrgreen:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2826
Registado: 29/10/2013 12:15
Localização: Almada City

Re: Não pecebo esta história da QE...

por rollingsnowball » 22/1/2015 19:13

Dr Tretas Escreveu:Ora bem, os accionistas do BCE são os bancos centrais de cada país, penso eu. Os accionistas dos bancos centrais nacionais são os estados. Logo, o BCE comprar dívida pública não é o mesmo que os estados comprarem a sua própria dívida? Quer dizer, move-se a dívida do balanço dos estados para o balanço do BCE... Mas continua a ser o contribuinte o responsável pelo pagamento, em última análise :mrgreen:
A mim parece-me só um truque contabilístico, mas enfim... vivó QE :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Há 20% que são mutualizados, uma ninharia... Mas mesmo que não fosse nada mutualizado talvez não fosse bem assim. São sempre os contribuintes que vão pagar, o que muda é quem paga... Com inflação de 0% quem deve paga o que deve. Com deflação quem deve paga mais do que o que deve e sai a ganhar quem empresta. Com inflação positiva quem deve passa a dever menos ao longo do tempo. No entanto, pode-se admitir que como o mandato do BCE é 2% então está implícito nos juros uma inflação de 2%. Sendo assim o que eu disse atrás deixa de ser verdade. Então aí o único modo de quem deve pagar exactamente o que deve (nem mais nem menos) é ter a inflação nos 2% (o que significaria que hoje em dia quem deve está a pagar demasiado o que acaba por dar alguma razão aos países da periferia)

Na prática, o risco fica nos próprios bancos centrais mas pode funcionar como impressão de dinheiro se os bancos centrais ajudarem a que existam empréstimos abaixo do preço do mercado ou se no final os governos não pagarem aos respectivos bancos centrais. Imprimir mais dinheiro implica aumentar a inflação o que implica que a riqueza total fica a mesma mas muda de mão (de quem empresta para quem pediu emprestado)

Isto é a visão de um não economista portanto podem destruir o que escrevi à vontade para ver se aprendo alguma coisa

edit1: depois há os efeitos de liquidez e tal
As opiniões traduzem uma interpretação pessoal da realidade não se constituindo como sugestões de investimento. Por serem uma interpretação pessoal, estas opiniões vão obrigatoriamente estar erradas por vezes, pelo que cada um deve efectuar a sua própria análise.
 
Mensagens: 1048
Registado: 13/12/2008 12:42
Localização: 14

Não pecebo esta história da QE...

por Dr Tretas » 22/1/2015 18:49

Ora bem, os accionistas do BCE são os bancos centrais de cada país, penso eu. Os accionistas dos bancos centrais nacionais são os estados. Logo, o BCE comprar dívida pública não é o mesmo que os estados comprarem a sua própria dívida? Quer dizer, move-se a dívida do balanço dos estados para o balanço do BCE... Mas continua a ser o contribuinte o responsável pelo pagamento, em última análise :mrgreen:
A mim parece-me só um truque contabilístico, mas enfim... vivó QE :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2826
Registado: 29/10/2013 12:15
Localização: Almada City

Anterior

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], fatura.pt, Google Adsense [Bot], hugoch89, icemetal, iniciado1, joao garcao, karaya75, Olhar Leonino, PAULOJOAO, yggy e 386 visitantes