Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Fitch melhora perspectiva da banca portuguesa para "estável"

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Fitch melhora perspectiva da banca portuguesa para "está

por RaposoTavares » 17/12/2014 19:57

A notícia é esta:

http://in.reuters.com/article/2014/12/17/fitch-southern-european-bank-fundamental-idINFit86666020141217

Não sei se é pelo facto de se tratar de inglês escrito por espanhóis, ou por ser problema meu... o que é certo é que tendo lido a notícia, deu-se-me um nó no cérebro seguido de branca incandescente e espasmo.

Atordoado segui adiante e não lhe dei mais crédito... até há alguns segundos atrás (uns 93, coisa assim).
"Se um homem tiver realmente muita fé, pode dar-se ao luxo de ser céptico."
in: Citações e Pensamentos, Friedrich Nietzsche
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3525
Registado: 4/12/2013 19:13

Re: Fitch melhora perspectiva da banca portuguesa para "está

por Bernie Madoff » 16/12/2014 21:14

ricardmag Escreveu:Estas noticias são como diz o lucago, engodo para peixe pequeno 8-)
Comprar banca portuguesa neste momento sem ser intraday ou muito curto prazo na minha opinião é um autentico suicídio enquanto não estiver resolvida a situação do BES.

Boa noite,
Concordo com o teu comentário, o Bear market em que estamos é poderosíssimo, rally de Natal é uma miragem, quem se aventura na banca em Portugal tem de aproveitar e fechar a posição sem ter que dormir 'com elas', quer seja a perder quer seja a ganhar.
Experience taught me a few things. One is to listen to your gut, no matter how good something sounds on paper. The second is that you're generally better off sticking with what you know. And the third is that sometimes your best investments are the ones you don't make.
Donald Trump
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 525
Registado: 26/12/2013 16:53

Re: Fitch melhora perspectiva da banca portuguesa para "está

por ricardmag » 16/12/2014 20:31

Estas noticias são como diz o lucago, engodo para peixe pequeno 8-)
Comprar banca portuguesa neste momento sem ser intraday ou muito curto prazo na minha opinião é um autentico suicídio enquanto não estiver resolvida a situação do BES.
"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5395
Registado: 3/4/2014 15:17

Re: Fitch melhora perspectiva da banca portuguesa para "está

por bboniek33 » 16/12/2014 20:10

luislobs Escreveu:A expectativa que o crédito malparado na banca portuguesa atinja um pico em 2015 e depois recupere, devido à melhoria da economia, levou a Fitch a melhorar o "outlook" para a banca portuguesa de "negativo" para "estável".
...




"...atinja um pico em 2015..." !!!

Mas estamos ainda em 2014 !!

Quando, em 2015 ?

LOL
Imagem
 
Mensagens: 2713
Registado: 22/4/2003 23:12

Re: Fitch melhora perspectiva da banca portuguesa para "está

por LUCAGO » 16/12/2014 19:54

Esta notícia, julgo tratar-se de um engodo. Vejam como reagiu o BCP no fecho da sessão. Esta semana já foram divulgadas 2 (duas) aparentemente grandes notícias para este Banco. BCE aceitou plano de recapitalização e agora esta.Aparentemente qualquer uma delas eram motivo de subidas acentuadas, no entanto foi o que se viu. Cá para mim algo de errado está a acontecer na Banca Europeia e que está a ter reflexos muito negativos mais acentuados nos bancos Portugueses. Será a história dos Alemães manterem a posição de bloqueio à compra por parte do BCE de divida soberana? :roll:
 
Mensagens: 2
Registado: 16/12/2014 19:47

Fitch melhora perspectiva da banca portuguesa para "estável"

por luislobs » 16/12/2014 17:18

A expectativa que o crédito malparado na banca portuguesa atinja um pico em 2015 e depois recupere, devido à melhoria da economia, levou a Fitch a melhorar o "outlook" para a banca portuguesa de "negativo" para "estável".

A Fitch melhorou a perspectiva ("outlook") da banca portuguesa de "negativa" para "estável", devido à estimativa que o crédito malparado no sector atingirá um pico no próximo ano e depois recupere, devido ao regresso da economia portuguesa ao crescimento

Num relatório publicado esta terça-feira, a agência de notação financeira acrescenta como factor positivo para a subida da perspectiva o facto de o sector estar a "melhorar moderadamente a sua rentabilidade".



A Fitch nota que apesar desta melhoria, o sector bancário em Portugal permanece com desafios pela frente, nomeadamente reduzir o "elevado ‘stock’ de activos problemáticos, melhorar a sustentabilidade dos resultados e reforçar as almofadas de capital".



Apesar da perspectiva para o sector ter sido melhorada para "estável", a perspectiva para o "rating" dos bancos continua a ser "negativo". Quer isto dizer que a agência está mais inclinada para reduzir a notação financeira que atribui aos bancos portugueses do que para subir.



Economia cresce 1,2% em 2015



Sobre a economia portuguesa, a agência de "rating" nota que recuperação tem sido alargada, com uma recuperação no consumo privado e no investimento. Para o próximo ano a Fitch estima um crescimento do PIB de 1,2%, abaixo da estimativa do Governo e do Banco de Portugal (+1,5%) e em linha com as estimativas do FMI (+1,2%), Comissão Europeia (+1,3%) e OCDE (+1,3%).



Quanto ao desemprego, a expectativa da Fitch aponta para uma queda para 13,8%. "O que vai permitir um novo abrandamento na deterioração da qualidade dos activos" da banca, assinala a Fitch, que ainda assim alerta que "vai demorar algum tempo" até que os indicadores de qualidade dos activos comecem a melhorar devido aos elevados montantes de crédito mal parado.



A agência nota que a desalavancagem do balanço dos bancos vai exercer uma pressão negativa no volume de crédito concedido e que a queda nos preços do petróleo poderá exercer um efeito negativo no negócio das subsidiárias africanas dos bancos portugueses.



Ainda assim a Fitch nota que deverá ser à conta do contributo das unidades no exterior que a banca portuguesa regressará aos lucros em 2015. O custo mais baixo dos depósitos, descida das imparidades e corte de postos de trabalho deverão ser os outros factores positivos para os resultados dos bancos no próximo ano.



A agência de notação financeira chama ainda a atenção para os riscos relacionados com o Novo Banco, que podem representar um peso negativo para os resultados e capital dos bancos. Ainda assim, a Fitch assume como cenário central a venda do Nova Banco no curto prazo e o diferimento de eventuais prejuízos para o sector por vários anos.



(notícia actualizada às 16h00 com mais informação) D.Economico

.
.

É preciso viver..nao apenas existir.
 
Mensagens: 2208
Registado: 19/2/2007 10:01


Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: afcapitao, Andre vez, carvman, PAULOJOAO, Shimazaki_2 e 240 visitantes