Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Crise Grega

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Crise Grega

por pvg80713 » 29/1/2015 10:46

caro jcgold,

pelo menos concluo que estamos ambos de acordo, em que esperamos que da Grécia venham bons ventos.

a ver vamos...
 
Mensagens: 4191
Registado: 19/4/2005 11:11

Re: Crise Grega

por jccgold » 29/1/2015 10:31

Sou de esquerda? Engraçado que no secundário a professora perguntou quem era de direita fui o unico a levantar o braço. Eu acho em 1º lugar que um político eleito deve estar lá para defender o interesse de todos e nao de si próprio.
O erro que os radicais de extrema direita fazem é pensar que acabar com a classe média não vai ter consequencias nas empresas com a falta de clientes. Desde há 30 anos que 1 cidadão europeu perde em média 1% ao ano de poder de compra. Quando o dinheiro se acumula sistematicamente nos mais ricos, sai de algum lado no caso da classe média. É insustentável e em alguma altura algo tem de implodir. Nao é esquerdismo, é pragmatismo.
 
Mensagens: 1278
Registado: 11/11/2011 3:58
Localização: 16

Re: Crise Grega

por pvg80713 » 29/1/2015 10:25

Caro Jcgold,

você é de esquerda. Eu sou do que me der mais... estou no sofá a vêr o que acontece na Grécia.
Não torço para que corra mal. E até tenho um desejo secreto que corra bem.
Agora não estou a ver como...
 
Mensagens: 4191
Registado: 19/4/2005 11:11

Re: Crise Grega

por jccgold » 29/1/2015 10:10

cavaleri Escreveu:O Syriza é perfeito para aquele tipo de pessoa pregicosa agarrada a um qualquer subsidio que vive numa casa alugada e tem um passe urbano.


Há poucas definicoes tao perfeitas de gente preguiçosa do que aqueles que gostam que o seu dinheiro trabalhe por si, aka quem gosta de investir na bolsa. Os ricos são normalmente muito mais preguiçosos que os pobres.
Acho muito bem que o Syriza tenha vencido mas receava o que está a acontecer, à medida que implementa as medidas do seu programa a bolsa grega a afundar e a arrastar as congéneres, juros de dívida grega a aumentar sem que tenha sido por qq medida que já tenha sido tomada pelo Syriza no que toca à dívida.
Obviamente que os Estados Unidos são comparáveis à Europa, em 2008 um optou por medidas expansionistas, o outro optou por austeridade. Os Estados Unidos passaram a crescer a 3.5% ao ano, o défice baixou dos 10% para os 3%, e ainda implementaram o ObamaCare proteccao universal de saude. O que o Syriza vai fazer, vai ser lutar na Europa para que as politicas europeias mudem. Juntar o ritmo de pagamento da dívida ao crescimento económico por exemplo.
Está nos livros de economia que quando uma economia está em recessão se deve optar por políticas expansionistas, apenas alguns decidiram ignorar toda a teoria económica e fazer tudo ao contrário optando por austeridade como solução. 6 anos depois o resultado está à vista.
Quanto aos alemães eles só se tentam beneficiar a si próprios, ainda agora temos o plano Junker em que o investimento nos países nao conta para o défice desde que tenham o défice abaixo dos 3%. Ora os países que mais precisam desse investimento são os países com maior défice. Os alemães não querem saber de ninguém a não ser eles próprios e qq politico com 2 neurónios sabe disso que cada país por si tem de defender os seus próprios interesses.
Como diria uma eurodeputada, vamos ter pela 1ª vez na Europa um ministro que vai defender o interesse português e é verdade
 
Mensagens: 1278
Registado: 11/11/2011 3:58
Localização: 16

Re: Crise Grega

por Marco Martins » 29/1/2015 8:39

Com a saída de 14MM de divisas do pais nestes dias e ainda sem conflitos de interesses, isso apenas nos indica que o caminho da Grécia não será o melhor e que daqui a 3 meses havera novas eleições....
 
Mensagens: 6416
Registado: 7/4/2007 17:13
Localização: Algarve

Re: Crise Grega

por BearManBull » 29/1/2015 6:59

Cem pt Escreveu:
lfhm83 Escreveu:...A única crítica construtiva que vi ás políticas alemãs foi que defacto deviam impor a austeridade aos estados periféricos mas deviam eles mesmo ter optado por uma política expansionista para não deixar esmorecer o mercado europeu interno. Esse foi o grande error na gestão desta crise e teria feito toda a diferença tinha sido mais fácil o ajustamento e era uma boa forma de educar os miúdos sem os deixar com resentimentos para a vida.

Voltando ao tópico, acham que isto é só fogo de artificio de inicio de campanha ou é memso para se congelarem as contas ao gregos e aplicar a fatality?

O que vai acontecer aos bancos gregos no final do mês que vem se ninguém lhe passar um cheque? Suponho que a única opção é fecharem portas certo?



Acho que a opção mais viável está à vista: voltam de novo à moeda de origem um pouco maquilhada, o Novo Dracma!

O processo é simples: só têm de começar já a pôr em segredo a rotativa do Banco Central da Grécia a armazenar uns biliões para o Plano B começar a funcionar daqui a uns 2 ou 3 meses quando se esgotarem os Euros da Troika.

Depois põem o Novo Dracma a valer 1 Euro no primeiro dia de circulação e denominam toda a Dívida Externa e Pública em Novos Dracmas, incluindo vencimentos e depósitos bancários nos Bancos do país, passando o que era Euros para Dracmas Novos.

Como em seguida o Dracma Novo vai desvalorizar mais de 50% face ao Euro nos 3 ou 4 meses seguintes, na realidade a Grécia pagará mais tarde (se quiser pagar!) por cerca de metade todas as suas dívidas nos Dracmas Novos ao câmbio em vigor dos Euros equivalentes.

Tudo isto acompanhado pelo calendário que quiser, e à taxa de juro que bem entender, todas as dívidas que tem para com terceiros, é muito fácil!

As empresas ficam mais competitivas porque podem exportar com custos de metade dos valores atuais mas o maior problema é a perda do poder de compra dos gregos, porque na realidade vão ter de comprar produtos importados ao dobro do preço, na prática vão passar a ganhar em metade dos Euros atuais.

No entanto foram eles que se quiseram meter nesta alhada!


Interessante visão Cem, continuo a achar que os níveis de inflação poderiam ser bem mais altos e se ficarem pelos 50% que referes acho que vai ser por uma "ajuda" por baixo da mesa dos alemães, que vendam produtos aos gregos em troca de umas gregas jeitosas.

Neste momento acho que no curto prazo, vai ser grave, mas no longo prazo vai compensar ainda faltam 5 meses para as nossas eleições provavelmente vai dar tempo de ver a miséria inicial que vão passar a usufruir (até agora eram dificuldades , agora vai ser miséria mesmo). Os Gregos com poder e recursos intlectuais ou patrimoniais duvido muito que se mantenham por aquelas terras por muito mais tempo.

Digam o que disserem não acredito nem um chavo que os Gregos se vão safar sem consequencias extremante graves.
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8729
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: Crise Grega

por BearManBull » 29/1/2015 6:49

Raposo Tavares Escreveu:A academia sueca está cheia de comunas. O Krugman, que citas, não vê o desconcerto que a Grécia tem sido e não quer deixar de ser, o Robert Shiller manda-nos com (cof, cof, arghhh...) manda-nos (arghhhhh...) manda-nos comprar ações gregas.


Economista Prémio Nobel de 2008 afirma que se há algum defeito no plano do Syriza, é o de não ser suficientemente radical.


Sendo um lunático com prémio nóvel deveria pelo menos ter um bocado de tento na língua.

Este foi mais um que nasceu com o cu virado para a lua sem saber ler nem escrever teve direito ao mais alto galardão a nível planetário...
Editado pela última vez por BearManBull em 29/1/2015 9:11, num total de 1 vez.
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8729
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: Crise Grega

por RaposoTavares » 29/1/2015 2:26

O Dragasakis fala com o pessoal da massa como o seu querido e amado chefe fala com o eleitorado: atira a quem o ouve demagogia, devaneios e outros derivados de palha. Duvido que resulte...

http://www.lefigaro.fr/flash-eco/2015/01/28/97002-20150128FILWWW00496-le-grece-cherche-a-rassurer-les-investisseurs.php
"Se um homem tiver realmente muita fé, pode dar-se ao luxo de ser céptico."
in: Citações e Pensamentos, Friedrich Nietzsche
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3525
Registado: 4/12/2013 19:13

Re: Crise Grega

por RaposoTavares » 29/1/2015 2:08

A academia sueca está cheia de comunas. O Krugman, que citas, não vê o desconcerto que a Grécia tem sido e não quer deixar de ser, o Robert Shiller manda-nos com (cof, cof, arghhh...) manda-nos (arghhhhh...) manda-nos comprar ações gregas.

Desconfio que é rapaziada que nem para alugar um quiosque à Câmara e explorá-lo vendendo capilés e caipirinhas teria jeito.
"Se um homem tiver realmente muita fé, pode dar-se ao luxo de ser céptico."
in: Citações e Pensamentos, Friedrich Nietzsche
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3525
Registado: 4/12/2013 19:13

Re: Crise Grega

por Sr_SNiper » 29/1/2015 1:57

Lose your opinion, not your money
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8970
Registado: 27/6/2009 22:08
Localização: Sniper World

Re: Crise Grega

por Dr Tretas » 28/1/2015 23:01

richardj Escreveu:Eu acho que estamos perante um Hollande 2.0, este quer levar as coisas para um novo nível, como já aqui dito, uma Venezuela da europa mas sem petróleo. Nem para comer vão ter :(

Para mim o problema de fundo está no sistema tributário. Cada sistema tributário tem de estar adaptado para a sociedade em que vai ser aplicado. Estão a tentar aplicar um modelo tributário do norte da europa, com elevados impostos para ter um estado social alargado. Isto funciona no norte porque existe um sentido de pagar impostos, bem como uma percepção de que não se deve desbaratar o dinheiro publico em obras que não servem para nada etc.

Ora isto não funciona no sul na europa, não só porque toda a gente tentar arranjar um esquema para pagar menos/ não pagar ou até receber mais subsídios, como também os governos não tem sentido nenhum do dinheiro, gastaram em obras e regalias sociais muito acima das capacidade da economia.

Por isso, funcionavam muito melhor com um modelo tipo suiça/monaco, reduzida tributação e pouco cobertura social. Assim a eficiência dos recursos é maior uma vez que o estado recebe tão pouco que não dá para aldrabar muito.

Claro que isto não resolve os problemas de curto prazo :lol:

Para ser sincero, a mim parece que aqueles que emprestaram dinheiro à grecia são como os investidores que compram mais acções numa posição perdedora para baixar o preço médio. Vão cavando mais o buraco porque não querem assumir agora a perda. Assim criam um monstro ainda maior e perdas potenciais ainda maiores. Para a próxima já sabem :D


Acho que está na altura de dar a massa como perdida. De qualquer forma, vem tudo parar ao bolso do Zé Pagante, mas paciência. Eu por mim não quero mais empréstimos para a Grécia para alimentar políticas insanas como ordenados mínimos de 750€. Olha, parece-me que já entendo completamente a posição da Alemanha :-k
Eles que cometam suicídio colectivo se quiserem, afinal foi o que decidiram democraticamente.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2826
Registado: 29/10/2013 12:15
Localização: Almada City

Re: Crise Grega

por MVP » 28/1/2015 22:36

Raposo Tavares Escreveu:Os turcos apresentam-se como a salvação da Europa.


Pra bem era esses entrarem na UE.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1123
Registado: 27/6/2010 23:26

Re: Crise Grega

por richardj » 28/1/2015 22:18

Eu acho que estamos perante um Hollande 2.0, este quer levar as coisas para um novo nível, como já aqui dito, uma Venezuela da europa mas sem petróleo. Nem para comer vão ter :(

Para mim o problema de fundo está no sistema tributário. Cada sistema tributário tem de estar adaptado para a sociedade em que vai ser aplicado. Estão a tentar aplicar um modelo tributário do norte da europa, com elevados impostos para ter um estado social alargado. Isto funciona no norte porque existe um sentido de pagar impostos, bem como uma percepção de que não se deve desbaratar o dinheiro publico em obras que não servem para nada etc.

Ora isto não funciona no sul na europa, não só porque toda a gente tentar arranjar um esquema para pagar menos/ não pagar ou até receber mais subsídios, como também os governos não tem sentido nenhum do dinheiro, gastaram em obras e regalias sociais muito acima das capacidade da economia.

Por isso, funcionavam muito melhor com um modelo tipo suiça/monaco, reduzida tributação e pouco cobertura social. Assim a eficiência dos recursos é maior uma vez que o estado recebe tão pouco que não dá para aldrabar muito.

Claro que isto não resolve os problemas de curto prazo :lol:

Para ser sincero, a mim parece que aqueles que emprestaram dinheiro à grecia são como os investidores que compram mais acções numa posição perdedora para baixar o preço médio. Vão cavando mais o buraco porque não querem assumir agora a perda. Assim criam um monstro ainda maior e perdas potenciais ainda maiores. Para a próxima já sabem :D

Cooper: CASE, get ready to match our spin with the retro thrusters.

CASE: It's not possible.

Cooper: No, it's necessary!

INTERSTELLAR
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2706
Registado: 25/4/2011 22:36
Localização: Drama City

Re: Crise Grega

por RaposoTavares » 28/1/2015 22:02

Os turcos apresentam-se como a salvação da Europa.
Jogando com o facto de muitos acharem que o fim da presença da Grécia no Euro possa vir a ser o fim da moeda única e que isso traga consigo o desmembramento da Europa como a conhecemos, o responsável turco pelas relações com Bruxelas joga a sua cartada:
http://www.elmundo.es/internacional/2015/01/28/54c7d8e0e2704e8e478b4579.html
Francamente, parece que as eleições gregas se assumiram como o destapar de uma caixa de pandora... Mas uma caixa de pandora elevada à décima potência.
"Se um homem tiver realmente muita fé, pode dar-se ao luxo de ser céptico."
in: Citações e Pensamentos, Friedrich Nietzsche
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3525
Registado: 4/12/2013 19:13

Uma voltinha pelo Frankfurter Allgemeine

por RaposoTavares » 28/1/2015 21:14

A recusa de privatizar os portos do Pireu e de Salónica é encarada como uma postura conflituosa do novo governo:
http://www.faz.net/aktuell/wirtschaft/wirtschaftspolitik/privatisierungen-gestoppt-athen-auf-konfliktkurs-13395984.html

Mântua é o exemplo do que o Syriza e um terramotozito podem fazer à Europa: De gosto incerto, de rigor pouco germânico e de pedagogia duvidosa, o artigozinho... escrito por um tal de DON ALPHONSO. (Ah, cá está!)
http://www.faz.net/aktuell/feuilleton/beispiel-mantua-wie-man-europa-kaputt-spart-13395459.html

Nach Moskau! Nach Moskau! e tal...
Uma denúncia: os russos adoram o novo poder. Os aliados do Syriza são amigos dos russos e o Syriza prefere-os aos alemães. Os russos. claro está!, rejubilam.
http://www.faz.net/aktuell/politik/ausland/griechenland-koennte-sanktionen-gegen-russland-verhindern-13395739.html

Um Deus Grego!
Fica no ar a figura dos falsos ídolos denunciados no Antigo Testamento. O aviso intelectualizado aos leitores de esquerda: o parceiro do Syriza é uma nova Frente Nacional (a la française, bien sur...). Um desapontamento para a esquerda alemã, é o que transparece das palavrinhas do autor.
http://www.faz.net/aktuell/politik/inland/linkspartei-zu-tsipras-griechischer-gott-13395659.html

Nobelpreisträger Shiller findet griechische Aktien attraktiv
Pois é mesmo isso! O Robert Shiller acha que é uma boa ideia comprar ações gregas. Uma pechincha, diz o bacano. Já não nos bastava as ações todas manhosas do nosso pixotezinho, digo, do nosso Psizinho...
http://www.faz.net/aktuell/finanzen/aktien/nobelpreistraeger-robert-shiller-lobt-griechische-aktien-13395021.html

Die Furcht vor dem „Grexit“ Quer dizer, assim à bruta, e de forma livre cum'ó camandro 'Grexit: um cagaço do caraças, mas é para aí que nos empurram'.
Mais a sério: um bom artigo sobre a forma como a Troika e a oligarquia grega atiraram os gregos para as mãos do voto e protesto:
http://www.faz.net/aktuell/wirtschaft/eurokrise/griechenland/machtwechsel-in-athen-die-furcht-vor-dem-grexit-13393950.html

Imagem. Uma análise muito rápida ao pensamento do novo ministro das finanças grego -basicamente a Alemanha deve pagar e a França deve deixar-se de danças mortais (mortais para a França, bem entendido...) com a Merkel. O artigo termina com um pensamento que já ocorreu a todos nós: se a Grécia se safasse (ou se safar...) com um hair cut, Portugal, a Espanha e a Itália, deveriam exigi-la.
O Tobias Piller não escreveu, mas pensou: A vitória do Podemos, do Bloco e da esquerda radical italiana poderia ser uma estratégia do PIGS muito perigosa para os países mais lourinhos. Uma pena, portanto.
http://www.faz.net/aktuell/wirtschaft/eurokrise/griechenland/griechenlands-finanzminister-starke-sprueche-gegen-deutschland-13393858.html

Um artigo parecido ao anterior.
Inóquo? Não, algo cínico...
Refere que a partir de amanhã se começam a acertar as contas com o gregos, As financeiras e as outras...
http://www.faz.net/aktuell/wirtschaft/eurokrise/griechenland/spar-gegner-giannis-varoufakis-wird-neuer-finanzminister-in-griechenland-13393124.html

O medo que a Espanha, grande demais para falir, eleja o Podemos: http://www.faz.net/aktuell/wirtschaft/iberer-blicken-gebannt-nach-griechenland-13391758.html

Pronto, é isto!
"Se um homem tiver realmente muita fé, pode dar-se ao luxo de ser céptico."
in: Citações e Pensamentos, Friedrich Nietzsche
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3525
Registado: 4/12/2013 19:13

Re: Crise Grega

por bogos » 28/1/2015 21:14

Artista Romeno Escreveu:
Cem pt Escreveu:
lfhm83 Escreveu:...A única crítica construtiva que vi ás políticas alemãs foi que defacto deviam impor a austeridade aos estados periféricos mas deviam eles mesmo ter optado por uma política expansionista para não deixar esmorecer o mercado europeu interno. Esse foi o grande error na gestão desta crise e teria feito toda a diferença tinha sido mais fácil o ajustamento e era uma boa forma de educar os miúdos sem os deixar com resentimentos para a vida.

Voltando ao tópico, acham que isto é só fogo de artificio de inicio de campanha ou é memso para se congelarem as contas ao gregos e aplicar a fatality?

O que vai acontecer aos bancos gregos no final do mês que vem se ninguém lhe passar um cheque? Suponho que a única opção é fecharem portas certo?



Acho que a opção mais viável está à vista: voltam de novo à moeda de origem um pouco maquilhada, o Novo Dracma!

O processo é simples: só têm de começar já a pôr em segredo a rotativa do Banco Central da Grécia a armazenar uns biliões para o Plano B começar a funcionar daqui a uns 2 ou 3 meses quando se esgotarem os Euros da Troika.

Depois põem o Novo Dracma a valer 1 Euro no primeiro dia de circulação e denominam toda a Dívida Externa e Pública em Novos Dracmas, incluindo vencimentos e depósitos bancários nos Bancos do país, passando o que era Euros para Dracmas Novos.

Como em seguida o Dracma Novo vai desvalorizar mais de 50% face ao Euro nos 3 ou 4 meses seguintes, na realidade a Grécia pagará mais tarde (se quiser pagar!) por cerca de metade todas as suas dívidas nos Dracmas Novos ao câmbio em vigor dos Euros equivalentes.

Tudo isto acompanhado pelo calendário que quiser, e à taxa de juro que bem entender, todas as dívidas que tem para com terceiros, é muito fácil!

As empresas ficam mais competitivas porque podem exportar com custos de metade dos valores atuais mas o maior problema é a perda do poder de compra dos gregos, porque na realidade vão ter de comprar produtos importados ao dobro do preço, na prática vão passar a ganhar em metade dos Euros atuais.

No entanto foram eles que se quiseram meter nesta alhada!


isso é impossivel :!:
1- a grécia tem necessidades liquidas de financiamento, e ninguem lhe ia emprestar em dracmas o que nos leva diretamente ao ponto 2
2- poderia emitir dinheiro mas isso só traria mais inflação à já de si previsivel
3-A grécia acabava como a venezuela mas sem petróleo


Welcome to Socialismo Chavista....

A Grécia está cheia de aliados Europeus, que se não ajudam mais passam a ser inimigos. E Inimigos do meu inimigo, meus amigos são...

Russias, Venezuelas e estados ressabiados islâmicos é aos magotes......

A Grécia só precisa de tinta, papel e ligar a rotativa....importar produtos necessários, estarão lá os novos amigos para ajudar...

Cumprimentos
Um dos efeitos do medo é perturbar os sentidos e fazer que as coisas não pareçam o que são.
Miguel Cervantes
No outro lado de cada medo está a liberdade.
Marilyn Ferguson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2887
Registado: 29/12/2005 16:34
Localização: Porto

Re: Crise Grega

por Cem pt » 28/1/2015 21:13

- Amigo Arty Cigano:

Conforme confirmas no ponto 2, em teoria é perfeitamente possível este cenário.

É evidente que emitir dinheiro próprio para pagar as dívidas vai gerar mais massa monetária em circulação, logo a inflação vai disparar, e o Syriza não tem outro remédio, para compensar, senão aumentar de novo os salários. A espiral da inflação vai ficar imparável e os gregos vão viver um sufoco em que se vão tornar pobres à força face à inflação de 2 dígitos que me parece inevitável nessas circunstâncias!

Agora que o cenário é possível, parece-me que sim, aliás nem estou a ver outro...
O autor não assume responsabilidades por acções tomadas por quem quer que seja nem providencia conselhos de investimento. O autor não faz promessas nem oferece garantias nem sugestões, limita-se a transmitir a sua opinião pessoal. Cada um assume os seus riscos, incluindo os que possam resultar em perdas.


Citações que me assentam bem:


Sucesso é a habilidade de ir de falhanço em falhanço sem perda de entusiasmo – Winston Churchill

Há milhões de maneiras de ganhar dinheiro nos mercados. O problema é que é muito difícil encontrá-las - Jack Schwager

No soy monedita de oro pa caerle bien a todos - Hugo Chávez


O day trader trabalha para se ajustar ao mercado. O mercado trabalha para o trend trader! - Jay Brown / Commodity Research Bureau
 
Mensagens: 3137
Registado: 4/3/2008 17:21
Localização: 16

Re: Crise Grega

por Artista Romeno » 28/1/2015 20:59

Cem pt Escreveu:
lfhm83 Escreveu:...A única crítica construtiva que vi ás políticas alemãs foi que defacto deviam impor a austeridade aos estados periféricos mas deviam eles mesmo ter optado por uma política expansionista para não deixar esmorecer o mercado europeu interno. Esse foi o grande error na gestão desta crise e teria feito toda a diferença tinha sido mais fácil o ajustamento e era uma boa forma de educar os miúdos sem os deixar com resentimentos para a vida.

Voltando ao tópico, acham que isto é só fogo de artificio de inicio de campanha ou é memso para se congelarem as contas ao gregos e aplicar a fatality?

O que vai acontecer aos bancos gregos no final do mês que vem se ninguém lhe passar um cheque? Suponho que a única opção é fecharem portas certo?



Acho que a opção mais viável está à vista: voltam de novo à moeda de origem um pouco maquilhada, o Novo Dracma!

O processo é simples: só têm de começar já a pôr em segredo a rotativa do Banco Central da Grécia a armazenar uns biliões para o Plano B começar a funcionar daqui a uns 2 ou 3 meses quando se esgotarem os Euros da Troika.

Depois põem o Novo Dracma a valer 1 Euro no primeiro dia de circulação e denominam toda a Dívida Externa e Pública em Novos Dracmas, incluindo vencimentos e depósitos bancários nos Bancos do país, passando o que era Euros para Dracmas Novos.

Como em seguida o Dracma Novo vai desvalorizar mais de 50% face ao Euro nos 3 ou 4 meses seguintes, na realidade a Grécia pagará mais tarde (se quiser pagar!) por cerca de metade todas as suas dívidas nos Dracmas Novos ao câmbio em vigor dos Euros equivalentes.

Tudo isto acompanhado pelo calendário que quiser, e à taxa de juro que bem entender, todas as dívidas que tem para com terceiros, é muito fácil!

As empresas ficam mais competitivas porque podem exportar com custos de metade dos valores atuais mas o maior problema é a perda do poder de compra dos gregos, porque na realidade vão ter de comprar produtos importados ao dobro do preço, na prática vão passar a ganhar em metade dos Euros atuais.

No entanto foram eles que se quiseram meter nesta alhada!


isso é impossivel :!:
1- a grécia tem necessidades liquidas de financiamento, e ninguem lhe ia emprestar em dracmas o que nos leva diretamente ao ponto 2
2- poderia emitir dinheiro mas isso só traria mais inflação à já de si previsivel
3-A grécia acabava como a venezuela mas sem petróleo
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5385
Registado: 4/4/2014 18:06
Localização: Iberia

Re: Crise Grega

por Cem pt » 28/1/2015 20:51

lfhm83 Escreveu:...A única crítica construtiva que vi ás políticas alemãs foi que defacto deviam impor a austeridade aos estados periféricos mas deviam eles mesmo ter optado por uma política expansionista para não deixar esmorecer o mercado europeu interno. Esse foi o grande error na gestão desta crise e teria feito toda a diferença tinha sido mais fácil o ajustamento e era uma boa forma de educar os miúdos sem os deixar com resentimentos para a vida.

Voltando ao tópico, acham que isto é só fogo de artificio de inicio de campanha ou é memso para se congelarem as contas ao gregos e aplicar a fatality?

O que vai acontecer aos bancos gregos no final do mês que vem se ninguém lhe passar um cheque? Suponho que a única opção é fecharem portas certo?



Acho que a opção mais viável está à vista: voltam de novo à moeda de origem um pouco maquilhada, o Novo Dracma!

O processo é simples: só têm de começar já a pôr em segredo a rotativa do Banco Central da Grécia a armazenar uns biliões para o Plano B começar a funcionar daqui a uns 2 ou 3 meses quando se esgotarem os Euros da Troika.

Depois põem o Novo Dracma a valer 1 Euro no primeiro dia de circulação e denominam toda a Dívida Externa e Pública em Novos Dracmas, incluindo vencimentos e depósitos bancários nos Bancos do país, passando o que era Euros para Dracmas Novos.

Como em seguida o Dracma Novo vai desvalorizar mais de 50% face ao Euro nos 3 ou 4 meses seguintes, na realidade a Grécia pagará mais tarde (se quiser pagar!) por cerca de metade todas as suas dívidas nos Dracmas Novos ao câmbio em vigor dos Euros equivalentes.

Tudo isto acompanhado pelo calendário que quiser, e à taxa de juro que bem entender, todas as dívidas que tem para com terceiros, é muito fácil!

As empresas ficam mais competitivas porque podem exportar com custos de metade dos valores atuais mas o maior problema é a perda do poder de compra dos gregos, porque na realidade vão ter de comprar produtos importados ao dobro do preço, na prática vão passar a ganhar em metade dos Euros atuais.

No entanto foram eles que se quiseram meter nesta alhada!
O autor não assume responsabilidades por acções tomadas por quem quer que seja nem providencia conselhos de investimento. O autor não faz promessas nem oferece garantias nem sugestões, limita-se a transmitir a sua opinião pessoal. Cada um assume os seus riscos, incluindo os que possam resultar em perdas.


Citações que me assentam bem:


Sucesso é a habilidade de ir de falhanço em falhanço sem perda de entusiasmo – Winston Churchill

Há milhões de maneiras de ganhar dinheiro nos mercados. O problema é que é muito difícil encontrá-las - Jack Schwager

No soy monedita de oro pa caerle bien a todos - Hugo Chávez


O day trader trabalha para se ajustar ao mercado. O mercado trabalha para o trend trader! - Jay Brown / Commodity Research Bureau
 
Mensagens: 3137
Registado: 4/3/2008 17:21
Localização: 16

Re: Crise Grega

por BearManBull » 28/1/2015 19:25

rg7803 Escreveu:
jccgold Escreveu:Vejo com agrado e dentro da minha expectativa, que o Syriza começou a cumprir as promessas que fez. Logo aqui se distingue do Coelho.
Muita gente esquece-se que o tubo de ensaio duma política de moeda expansionista, já foi experimentado desde 2008 por Obama com muito melhores resultados que os resultados da política alemã de criar instabilidade na dívida dos países do sul e colher os dividendos todos para si, como o pagar juros negativos por empréstimos à sua propria divida.



o teu comentário até faria sentido se fossem duas realidades efectivamente comparáveis, o que na realidade não são, certo...?


A única crítica construtiva que vi ás políticas alemãs foi que defacto deviam impor a austeridade aos estados periféricos mas deviam eles mesmo ter optado por uma política expansionista para não deixar esmorecer o mercado europeu interno. Esse foi o grande error na gestão desta crise e teria feito toda a diferença tinha sido mais fácil o ajustamento e era uma boa forma de educar os miúdos sem os deixar com resentimentos para a vida.

Voltando ao tópico, acham que isto é só fogo de artificio de inicio de campanha ou é memso para se congelarem as contas ao gregos e aplicar a fatality?

O que vai acontecer aos bancos gregos no final do mês que vem se ninguém lhe passar um cheque? Suponho que a única opção é fecharem portas certo?
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8729
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

O Syriza quer mesmo voltar ao Dracma... É isso?

por RaposoTavares » 28/1/2015 18:49

"Se um homem tiver realmente muita fé, pode dar-se ao luxo de ser céptico."
in: Citações e Pensamentos, Friedrich Nietzsche
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3525
Registado: 4/12/2013 19:13

Re: Crise Grega

por moppie85 » 28/1/2015 18:11

Marco Martins Escreveu:Os gregos podem tentar negociar o que quiserem... mas que não venham pedir aos portugas que já fizeram sacrificios, para ainda lhes pagar a dívida....
Acho tudo muito bonito nesta tentativa de recuperarem o país e terem um apoio geral... mas não nos lixem!!!


Para alguém não pagar, alguém fica sem receber...
 
Mensagens: 1331
Registado: 15/4/2008 14:12

Re: Crise Grega

por Marco Martins » 28/1/2015 16:23

Os gregos podem tentar negociar o que quiserem... mas que não venham pedir aos portugas que já fizeram sacrificios, para ainda lhes pagar a dívida....
Acho tudo muito bonito nesta tentativa de recuperarem o país e terem um apoio geral... mas não nos lixem!!!
 
Mensagens: 6416
Registado: 7/4/2007 17:13
Localização: Algarve

Re: Crise Grega

por mav888 » 28/1/2015 16:09

Adam hedge Escreveu:... se vao dispensar conselheiros,vao fazer menos lixo,logo vao contratar as empregadas de limpeza... para... aconselhar?!?


Se calhar são as mesmas que antes da crise varriam para debaixo do tapete os deficit's!!!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 365
Registado: 29/11/2007 10:24
Localização: Leiria

Re: Crise Grega

por mav888 » 28/1/2015 16:07

...As divergências na política externa juntam-se às da frente económica, onde Tsipras já começou a romper com o programa da troika. O plano económico do governo aumenta a despesa pública em 12 mil milhões de euros e passa pelo aumento do salário mínimo para 751 euros mensais, electricidade grátis para 300 mil famílias carenciadas e alargamento do prazo de pagamento das famílias gregas à segurança social. Foi também cancelado o programa de requalificação da função pública e travado o programa de privatizações... in Diário Económico

Ainda não tomaram nenhuma medida e já faliram !!! Cada vez que algum dos novos membros do governo fala:

O dinheiro passa a sair do país mais depressa;
Os juros aumentam no mercado secundário;
A Bolsa cai...

Agora imaginem quando começarem realmente a governar !!!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 365
Registado: 29/11/2007 10:24
Localização: Leiria

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: JFDIL, PMP69, VALHALLA e 283 visitantes