Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Crise Grega

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Crise Grega

por mav888 » 5/2/2015 1:21

Rasputine Escreveu:Vou arriscar umas previsões em relação aos próximos dias:
Amanhã e sexta há uma corrida aos bancos na Grécia, a bolsa grega cai 10-20% mas conseguem arrastar a coisa até ao fecho de sexta.
Eventualmente, com algumas medidas restritivas quanto ao movimento de capitais e um apoio qualquer de emergência, a coisa arrasta-se mais uma semana ou 2 até que o Tsipras e o Varosakis percebem que têm 2 hipóteses, qualquer uma pior que a outra:
1) Dar uma volta de 180 graus, se os deixarem, ou demitirem-se e convocar novas eleições;
2) Preparar a saída do Euro: estabelecer uma relação de cambio entre o novo Dracma e o Euro, converter todos os activos e passivos em “novo Dracma”, impor controlo de capitais e tentar controlar o povo que possivelmente sairá para a rua.
Os mercados, após a capitulação grega, vão entrar em euforia e sobem assim como o próprio Euro.


Achas que metem a viola no saco ou que se vão armar em herois ?

Parece-me que o adensar de problemas vai mostrar que nem os principais membros do governo estão de acordo um com o outro, aliás desde que estão em funções têm divergido nalguns comentários, prevejo um Ministro das Finanças a querer armar-se em Heroi, (é técnico e acredita a 100% nas suas ideias), e um Primeiro ministro a querer meter a viola no saco, (é politico e as eleições já estão ganhas).
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 365
Registado: 29/11/2007 10:24
Localização: Leiria

Re: Crise Grega

por Rasputine1973 » 5/2/2015 0:53

Vou arriscar umas previsões em relação aos próximos dias:
Amanhã e sexta há uma corrida aos bancos na Grécia, a bolsa grega cai 10-20% mas conseguem arrastar a coisa até ao fecho de sexta.
Eventualmente, com algumas medidas restritivas quanto ao movimento de capitais e um apoio qualquer de emergência, a coisa arrasta-se mais uma semana ou 2 até que o Tsipras e o Varosakis percebem que têm 2 hipóteses, qualquer uma pior que a outra:
1) Dar uma volta de 180 graus, se os deixarem, ou demitirem-se e convocar novas eleições;
2) Preparar a saída do Euro: estabelecer uma relação de cambio entre o novo Dracma e o Euro, converter todos os activos e passivos em “novo Dracma”, impor controlo de capitais e tentar controlar o povo que possivelmente sairá para a rua.
Os mercados, após a capitulação grega, vão entrar em euforia e sobem assim como o próprio Euro.
KISS: Keep It Short and Simple
 
Mensagens: 52
Registado: 14/2/2003 13:07
Localização: Porto

Re: Crise Grega

por goodmoney » 5/2/2015 0:48

os Gregos vao-se ver mesmo "Gregos" para ultrapassar esta retorica pestilenta

a grecia a novas eleições

paguem láaaaaaa. É só para nós brincarmos mais e sermos populistaaaaaassss


:? :?

Na falta de alegrias próprias, nada como uma desgraça alheia. Tuga style.

Mas alguém duvida que o bem da Grécia seria também o bem de Portugal e que o vice-versa também é verdade?
 
Mensagens: 581
Registado: 9/11/2012 16:27

Re: Crise Grega

por magofir » 5/2/2015 0:37

Afinal os Gregos vao-se ver mesmo "Gregos" para ultrapassar esta retorica pestilenta que pretendia faustosamente levar os credores a uma caminho sem saida, agora vao provar do proprio veneno e antes do Verao terao de levar com o antidoto promovido por novas eleicoes. No entretanto a bolseta de Atenas vai sendo submetida a um tratamento de crash...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 91
Registado: 15/4/2011 23:10
Localização: Porto

Re: Crise Grega

por cavaleri » 5/2/2015 0:26

Pedro coelho assobia cada vez mais alto, o costa treme, a grecia a novas eleições.
 
Mensagens: 1204
Registado: 31/12/2014 0:41

Re: Crise Grega

por Pecunia...olet! » 5/2/2015 0:02

A mensagem é clara. Numa negociação existem pelo menos duas partes.

A ideia grega de que negociação era sinónimo de imposição da sua vontade tem sérias limitações. Sobretudo quando parte de uma posição de desvantagem. Ameaçar com re-estruturação e "haircut" e em simultâneo pedir um "bridge loan" ao ECB era inovador...

Eu consigo imaginar a conversa:
Varoufakis: "Vais perdoar metade da dívida actual, a que resta não paga juros e a maturidade é daqui a 50 anos . Entretanto estou liso e vais emprestar-me 3 mil milhões adicionais. Vamos utilizar uns eufemismos e chamar a isto tudo um swap e um bridge loan."
(Sem "por favor" ou outras delicadezas, afinal não é uma negociação).

Draghi: "E os 3 mil milhões adicionais já ficam também abrangidos pelo "haircut?"

Varoufakis: "Não tinha pensado nisso, mas é uma ideia inovadora. Ok, combinado ficam já abrangidos pelo haircut.

Draghi: "Envio-te a resposta por escrito daqui a pouco!"
 
Mensagens: 163
Registado: 5/11/2014 11:45

Re: Crise Grega

por Pecunia...olet! » 4/2/2015 23:45

Creio que ainda é só "xeque". Mas o timing é curioso. Varoufakis reúne-se com Draghi e... booom.

Mas regras são regras. Assinaram um acordo com determinados "direitos" e "responsabilidades". Se anunciam que não vão cumprir as "responsabilidades" não podem ficar à espera que a outra parte não retire os "direitos".

Tsipras não quer falar com a Troika ,mas parece que a Troika quer falar com Tsipras. Nem que seja através de comunicados públicos.
 
Mensagens: 163
Registado: 5/11/2014 11:45

Re: Crise Grega

por Artista Romeno » 4/2/2015 23:17

pata-hari Escreveu:
pvg80713 Escreveu:http://observador.pt/2015/02/04/bce-deixa-de-aceitar-divida-publica-grega-como-garantia-nos-emprestimos-aos-bancos/

BCE deixa de aceitar divida Grega como Garantia........

isto amanhã pode ser mais um episódio.


Lá se foi o "paguem láaaaaaa. É só para nós brincarmos mais e sermos populistaaaaaassss".


xeque mate :-k
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5385
Registado: 4/4/2014 18:06
Localização: Iberia

Re: Crise Grega

por jccgold » 4/2/2015 23:16

pata-hari Escreveu:Os politicos são à imagem do povo. E os nossos são à nossa imagem. Não tenhas ilusões. Só há um modo de melhorar qualidade dos politicos, é melhorando o "povo médio".


Nao nem por isso. Podem é ser à imagem da estupidez do povo. Qdo aquilo está minado de advogados isso nao é representativo do resto do país
 
Mensagens: 1278
Registado: 11/11/2011 3:58
Localização: 16

Re: Crise Grega

por Pata-Hari » 4/2/2015 23:10

pvg80713 Escreveu:http://observador.pt/2015/02/04/bce-deixa-de-aceitar-divida-publica-grega-como-garantia-nos-emprestimos-aos-bancos/

BCE deixa de aceitar divida Grega como Garantia........

isto amanhã pode ser mais um episódio.


Lá se foi o "paguem láaaaaaa. É só para nós brincarmos mais e sermos populistaaaaaassss".
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 20972
Registado: 25/10/2002 17:02
Localização: Lisboa

Re: Crise Grega

por Pata-Hari » 4/2/2015 23:06

jccgold Escreveu:
pata-hari Escreveu:jccgold, os gregos simplesmente não pagam impostos...Não dá para ter qualquer simpatia para com um estado/governo que apesar de não ter quase nenhuma receita nem tentar ter receita, acha normal aumentar custos assim que toma posse contratando mais gente e acha também normalissimo pedir mais dinheiro para financiar os novos gastos e a negociação do não-pagamento do que já deve. É óbvio e evidente que a vontade de repagar ou a vontade de alterar o que quer que seja (para melhor), é nula.


Pois mas esse pensamento parte de permissas erradas. E uma das permissas erradas é confundir os gregos com os politicos gregos. Eu nao quero que me confundam a mim com os governos que temos tido nao é correcto fazê-lo com os gregos.
Depois também é errado dizer que os políticos são todos iguais. Há pessoas de valor e com principios e Alexis Tsipras é uma delas. Quando ele diz que a corrupção na Grécia é para atacar eu acredito. E um dos valores que Tsipras defende é que não é o grego comum a empregada de limpeza que foi despedida que tem a culpa e recontratou-a mas ao mesmo tempo implementará um forte plano de ataque à fuga ao fisco.
Recontratar pessoas nao quer dizer que nao querem pagar, e isso nao é contraditório com quererem que muito grego que nao paga, pague.
Eu por ex tenho mais pena do povo grego neste momento pq eles votaram contra o manter da corrupcao e do estado das coisas no país, cá em Portugal vão meter de novo lá o PS aka braço direito do Sócrates. Quem vota PS PSD e PP acho bem que vão todos à falência não merecem menos.


Os politicos são à imagem do povo. E os nossos são à nossa imagem. Não tenhas ilusões. Só há um modo de melhorar qualidade dos politicos, é melhorando o "povo médio".
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 20972
Registado: 25/10/2002 17:02
Localização: Lisboa

Re: Crise Grega

por pvg80713 » 4/2/2015 22:48

http://observador.pt/2015/02/04/bce-dei ... os-bancos/

BCE deixa de aceitar divida Grega como Garantia........

isto amanhã pode ser mais um episódio.
 
Mensagens: 4191
Registado: 19/4/2005 11:11

Re: Crise Grega

por fff » 4/2/2015 22:44

Sempre foi mais ou menos habitual que quem tem o dinheiro dita as regras .

Parece que agora os gregos pensaram que tinham a nova formula em que quem está em graves desequilibrios e dificuldades , dita as regras e os outros obedecem.

Eu não estou convencido, e parece-me que durante o mês de fevereiro ainda vamos ver a Merkel a mostrar quem manda.

Esta conversa toda dos gregos parece-me muito fogo de artificio e cheira-me que vamos ter outro a dizer, yes Milady.
 
Mensagens: 1265
Registado: 29/11/2007 3:19
Localização: S. Cosme

Re: Crise Grega

por cavaleri » 4/2/2015 22:29

Nuvens bem negras para a Grécia....Bce já deu tiro, ver observador!
 
Mensagens: 1204
Registado: 31/12/2014 0:41

Re: Crise Grega

por BearManBull » 4/2/2015 21:21

jccgold Escreveu:
lfhm83 Escreveu:Afinal és o Costa ou o Jerónimo?

lfhm83 Escreveu:Se o Durão não tivesse saído na altura provavelmente hoje estávamos numa situação bem melhor.


O mal de algumas teorias é quando esbarram na realidade. Em 10 anos de Durão Barroso Portugal foi ficando sempre pior, e agora a teoria é que se não tivesse saído estávamos melhor. Até para vendedor de banha da cobra é preciso algum jeito. Eu ser o Costa ou o Jeronimo bastes à porta errada, entre cassetes Jeronimo ou cassetes banha da cobra pra mim é tudo cassetes não diferencio.
Isso de cumprir a parte de aumentar impostos bem cumpriu a parte de meter toda a gente mais pobre que maravilha. E eu a pensar que os governos deviam ser eleitos para melhor as condicoes de vida de quem os elege mas nao :idea:
Mais uma vez a realidade esbarra na teoria, os impostos para a classe média nos Estados Unidos baixaram e o défice passou dos 10% para os 3%. Não há volta a dar-lhe.
O problema de Portugal é que não cresce daí o peso do défice em relação ao PIB é muito grande, e este governo apenas agravou o problema. O PIB nos 4 anos de Passos Coelho caiu 5%. Todos os problemas que impediam Portugal de crescer estão todos iguais :!:


Isso depende da tua perspectiva do que é o governo contribuir para aumentar a qualidade de vida. No meu caso podia simplesmente deixar de meter o bedelho na minha vida acabar com impostos sobre o ordenado que é maior parvoíce que já se viu, em vez de se ter direitos por trabalhar, é ao contrário tem de se pagar para que quem não trabalha tenha direitos. Claro que os impostos sobre o consumo teriam de ser bastante superiores mas pelo menos também se combatia a economia paralela. E isto funciona? Na realidade funciona excepcionalmente bem e há casos práticos como é comum no médio oriente onde os salários são livres de impostos e as empresas são responsáveis pela educação e saúde dos trabalhadores e familía.

Nos USA o governo consegue essas habilidades de descer impostos e diminuir défice porque os gastos sociais são muito inferiores, aquilo que acabei de referir.

E não te deixei o link ao calha o Passos pegou num país atolado em dívida. Quer tenhas balanço positivo ou não no primário o peso da dívida é tão grande que depois és obrigado realizar trabalho/crescimento extra para compensar.
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8745
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: Crise Grega

por mav888 » 4/2/2015 18:47

jccgold Escreveu:
pata-hari Escreveu:jccgold, os gregos simplesmente não pagam impostos...Não dá para ter qualquer simpatia para com um estado/governo que apesar de não ter quase nenhuma receita nem tentar ter receita, acha normal aumentar custos assim que toma posse contratando mais gente e acha também normalissimo pedir mais dinheiro para financiar os novos gastos e a negociação do não-pagamento do que já deve. É óbvio e evidente que a vontade de repagar ou a vontade de alterar o que quer que seja (para melhor), é nula.


Pois mas esse pensamento parte de permissas erradas. E uma das permissas erradas é confundir os gregos com os politicos gregos. Eu nao quero que me confundam a mim com os governos que temos tido nao é correcto fazê-lo com os gregos.
Depois também é errado dizer que os políticos são todos iguais. Há pessoas de valor e com principios e Alexis Tsipras é uma delas. Quando ele diz que a corrupção na Grécia é para atacar eu acredito. E um dos valores que Tsipras defende é que não é o grego comum a empregada de limpeza que foi despedida que tem a culpa e recontratou-a mas ao mesmo tempo implementará um forte plano de ataque à fuga ao fisco.
Recontratar pessoas nao quer dizer que nao querem pagar, e isso nao é contraditório com quererem que muito grego que nao paga, pague.


Ainda bem que confias tanto no Alexis Tsipras, parece que o conheces há muito tempo. Espero que tenhas razão e que os Gregos daqui a 10 anos tenham um País prospero e justo.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 365
Registado: 29/11/2007 10:24
Localização: Leiria

Re: Crise Grega

por jccgold » 4/2/2015 18:40

pata-hari Escreveu:jccgold, os gregos simplesmente não pagam impostos...Não dá para ter qualquer simpatia para com um estado/governo que apesar de não ter quase nenhuma receita nem tentar ter receita, acha normal aumentar custos assim que toma posse contratando mais gente e acha também normalissimo pedir mais dinheiro para financiar os novos gastos e a negociação do não-pagamento do que já deve. É óbvio e evidente que a vontade de repagar ou a vontade de alterar o que quer que seja (para melhor), é nula.


Pois mas esse pensamento parte de permissas erradas. E uma das permissas erradas é confundir os gregos com os politicos gregos. Eu nao quero que me confundam a mim com os governos que temos tido nao é correcto fazê-lo com os gregos.
Depois também é errado dizer que os políticos são todos iguais. Há pessoas de valor e com principios e Alexis Tsipras é uma delas. Quando ele diz que a corrupção na Grécia é para atacar eu acredito. E um dos valores que Tsipras defende é que não é o grego comum a empregada de limpeza que foi despedida que tem a culpa e recontratou-a mas ao mesmo tempo implementará um forte plano de ataque à fuga ao fisco.
Recontratar pessoas nao quer dizer que nao querem pagar, e isso nao é contraditório com quererem que muito grego que nao paga, pague.
Eu por ex tenho mais pena do povo grego neste momento pq eles votaram contra o manter da corrupcao e do estado das coisas no país, cá em Portugal vão meter de novo lá o PS aka braço direito do Sócrates. Quem vota PS PSD e PP acho bem que vão todos à falência não merecem menos.
 
Mensagens: 1278
Registado: 11/11/2011 3:58
Localização: 16

Re: Crise Grega

por nmlopes » 4/2/2015 14:59

http://www.jornaldenegocios.pt/mercados ... ocura.html

"A Grécia colocou esta quarta-feira 812,5 milhões de euros em bilhetes do Tesouro com uma maturidade de seis meses, naquela que foi a primeira emissão de dívida desde que o Governo liderado por Alex Tsipras tomou posse.
O instituto que gere a dívida do país aceitou pagar uma "yield" média de 2,75%, sendo que a emissão fica marcada pela procura reduzida, um reflexo dos receios dos investidores com o plano do Governo helénico para reduzir o valor da dívida."


Agora é que fiquei confuso. Aceitaram emprestar 812,5 milhões de euros a 6 meses com uma taxa de 2,75%? Com o risco que certamente não é nulo da Grécia não chegar a acordo nenhum nos próximos meses e ter de sair do euro, 2,75% parece-me um retorno ridiculamente baixo para compensar o risco.
Terão sido os bancos e fundos gregos a comprar? Estarão os bancos a usar a linha de liquidez de emergência do BCE para a seguir financiarem o governo?
 
Mensagens: 67
Registado: 27/5/2010 14:45
Localização: 16

Re: Crise Grega

por Pata-Hari » 4/2/2015 14:48

jccgold, os gregos simplesmente não pagam impostos. É o país onde os cabeleireiros são profissões de desgaste rápido. And so on and so forth, tudo serve de desculpa para não se trabalhar como nos países "normais" nem se participar para o bolo comum. Espera-se que as formigas trabalhem e que emprestem (façam donativos). Não dá para ter qualquer simpatia para com um estado/governo que apesar de não ter quase nenhuma receita nem tentar ter receita, acha normal aumentar custos assim que toma posse contratando mais gente e acha também normalissimo pedir mais dinheiro para financiar os novos gastos e a negociação do não-pagamento do que já deve. É óbvio e evidente que a vontade de repagar ou a vontade de alterar o que quer que seja (para melhor), é nula. Quando as condições entre países forem de igualdade em termos de responsabilidades e obrigações, será normal que se ajude.

Eu pago uma carga fiscal de loucos, os meus impostos aumentaram muito desde que fomos obrigados a pedir crédito e o fisco anda em desespero atrás de mim todos santos dias e por todos os pretextos. Não sei que reforma terei, se é que terei alguma. Queres que se tenha simpatia, como? não me separes dos escandinavos, eu hoje pago tanto quanto eles só que tenho menos garantias e serviços prestados.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 20972
Registado: 25/10/2002 17:02
Localização: Lisboa

Re: Crise Grega

por feliztrader » 4/2/2015 14:42

...
Editado pela última vez por feliztrader em 6/2/2015 22:31, num total de 1 vez.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 236
Registado: 29/11/2007 4:14
Localização: Minho

Re: Crise Grega

por Dom_Quixote » 4/2/2015 12:47

mav888 Escreveu:Se negociarem no sentido de o Zé conseguir pagar através de novos contratos, pedindo mais algum para os ordenados em atraso, aumentando os prazos e diminuindo juros estarão os dois a beneficiar do acordo, com o objetivo comum de não haver falencia e não sairem os dois a perder, certo?


Certo!

Nota que não estou em desacordo contigo. O que sublinho é que os programas de auxílio podiam e deviam ter tido em conta especificidades de países como Portugal e Grécia que, a meu ver, não tiveram. Falo de prazos para cumprimento de objectivos, medidas impostas, taxas de juro, calendário de amortização,etc.. E digo etc. porque tudo isto foi em tempos já escrutinado quase à exaustão noutros tópicos. Da forma que foi feito, a cumprir-se a 100%, adia para as calendas gregas a retoma das economias pelo desenvolvimento. É óbvio que não me parece que os países do norte tenham como objectivo para a UE/ZE o desenvolvimento dos do sul! Essa história da coesão hoje faz parte do meu almanaque, o de Dom_Quixote!

Abraço,
"É de sábios mudar de opinião" - Miguel de Cervantes
"A verdade é o preço" - bogos in Caldeirão de Bolsa
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2286
Registado: 3/4/2012 21:06
Localização: Mancha

Re: Crise Grega

por daniel__ » 4/2/2015 12:36

Marco Martins Escreveu:
A europa se quer crescer tera de assumir perdas e riscos e governar em prol de todos mesmo que por vezes isso implique perdas para alguns ou para todos.


As perdas serão sempre para os cumpridores certo? Que por sinal serão sempre os mesmos.
Projetos

Teamlyzer
 
Mensagens: 285
Registado: 1/7/2014 14:53

Re: Crise Grega

por jccgold » 4/2/2015 12:15

lfhm83 Escreveu:Afinal és o Costa ou o Jerónimo?

lfhm83 Escreveu:Se o Durão não tivesse saído na altura provavelmente hoje estávamos numa situação bem melhor.


O mal de algumas teorias é quando esbarram na realidade. Em 10 anos de Durão Barroso Portugal foi ficando sempre pior, e agora a teoria é que se não tivesse saído estávamos melhor. Até para vendedor de banha da cobra é preciso algum jeito. Eu ser o Costa ou o Jeronimo bastes à porta errada, entre cassetes Jeronimo ou cassetes banha da cobra pra mim é tudo cassetes não diferencio.
Isso de cumprir a parte de aumentar impostos bem cumpriu a parte de meter toda a gente mais pobre que maravilha. E eu a pensar que os governos deviam ser eleitos para melhor as condicoes de vida de quem os elege mas nao :idea:
Mais uma vez a realidade esbarra na teoria, os impostos para a classe média nos Estados Unidos baixaram e o défice passou dos 10% para os 3%. Não há volta a dar-lhe.
O problema de Portugal é que não cresce daí o peso do défice em relação ao PIB é muito grande, e este governo apenas agravou o problema. O PIB nos 4 anos de Passos Coelho caiu 5%. Todos os problemas que impediam Portugal de crescer estão todos iguais :!:
 
Mensagens: 1278
Registado: 11/11/2011 3:58
Localização: 16

Re: Crise Grega

por Marco Martins » 4/2/2015 8:54

Embora eu não concorde com os perdoes, acho que a europa so tem a ganhar se discutir uma solução seria para a Grécia.

Fazendo a analogia de uma família a um país, como podemos exigir que:
- durante a vida não tenham problemas
- que mantenham sempre empregos bem pagos
- que gastem sempre pouco independentemente de quanto ganhem
- que mesmo sem emprego continuem a pagar as sua dividas ao banco e com juros sobre essa dívida
- que mesmo sem dinheiro honrem compromissos

A europa se quer crescer tera de assumir perdas e riscos e governar em prol de todos mesmo que por vezes isso implique perdas para alguns ou para todos.
 
Mensagens: 6417
Registado: 7/4/2007 17:13
Localização: Algarve

Re: Crise Grega

por BearManBull » 4/2/2015 6:48

jccgold Escreveu:
mav888 Escreveu:...E BEM, quem quer viver à conta do trabalho dos outros é preguiçoso. Nós fizemo-lo durante demasiado tempo mas estamos a dar tudo para mudar a situação.


Isso é repetir as cassetes da Sic Noticias. Ainda ontem saiu um relatorio da troika em que dizem preto no branco que só 37% do programa foi implementado. O que foi feito em Portugal foi aumentar impostos. Ponto. Justiça ficou igual. Rendas da electricidade ficou igual. Ficou tudo igual para pior. Burocracia igual ou pior. O que foi feito em Portugal está aqui bem resumido
https://www.youtube.com/watch?v=pgUF8L1GpWo


Afinal és o Costa ou o Jerónimo?

http://www.portugal.gov.pt/pt/os-temas/ ... stado.aspx

Não se fez metade do que devia ser feito mas fez-se alguma coisa.

Se o Durão não tivesse saído na altura provavelmente hoje estávamos numa situação bem melhor.
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8745
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot] e 388 visitantes