Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Crise Grega

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Crise Grega

por soso » 5/2/2015 12:57

Agora um parêntesis. Ainda não há fotografias de como Varoufakis foi vestido para o encontro com o Schäuble, mas o estilo descontraído do ministro grego tem dado que falar. Aqui fica a nossa sugestão para se vestir à la Varoufakis. Custa 2.212 euros.
http://observador.pt/2015/02/04/como-co ... -informal/
1886 – Estátua da Liberdade; oferecida pelos Franceses como aniversário do 1º século de independência dos EUA
A estátua era um símbolo da democracia e das leis
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2024
Registado: 4/2/2008 13:37
Localização: Coimbra

Re: Crise Grega

por Dom_Quixote » 5/2/2015 12:52

RPedroG Escreveu:
nuuuuno Escreveu:Por acaso já pararam para pensar que portugal nao teria estradas, etc caso nao fosse a UE? Quanto milhares de milhoes entraram neste pais a fundo perdido? Nós por acaso temos economia para pagar 1400 km de autoestradas??


"pequena" correccao.
Portugal nao tem 1400km de autoestradas. Tem 3028km. :shock:
Como o dinheiro era da EU foi construir à grande. Isso de custos futuros é que foi esquecido... um "pequeno" lapso.


Na maioria dos casos era bem melhor circular pelas velhas estradas remendadas e ter direccionado os fundos para o desenvolvimento industrial. Não, isso não convinha à UE Centro/Norte...

100% a fundo perdido para abater a frota pesqueira em vez se ser para a sua renovação. Não, a renovação não convinha a outros países da União...

Cerca de 100% a fundo perdido para a agricultura deixar de produzir determinados produtos. Não, convinha à UE que esses mesmos produtos fossem produzidos em França...

E por aí fora...

Então, então fomos para o betão e o alcatrão e estávamos como estávamos, estamos como estamos e estaremos como viermos a estar... felizes com o alcatrão...

União e Coesão hoje fazem parte do meu almanaque. O de Dom_Quixote....
"É de sábios mudar de opinião" - Miguel de Cervantes
"A verdade é o preço" - bogos in Caldeirão de Bolsa
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2286
Registado: 3/4/2012 21:06
Localização: Mancha

Re: Crise Grega

por Dr Tretas » 5/2/2015 12:48

Eu cá acho mesmo que o povo grego, e não só, precisa mesmo de uma lição de economia, do mais básico que há: só se pode gastar aquilo que se produziu.
E também sou liberal, não sei se há algum problema com isso? :mrgreen:

A Grécia, mesmo que não tivesse dívida nem juros, começava logo a incorrer em novas dívidas, parece que são incorrigíveis. O novo Governo grego está em pulgas para queimar o pouco saldo primário que os anteriores lá deixaram. Custa-me dizer isto, até porque nunca fui à Grécia nem conheço nenhum grego, e não queria fazer julgamentos sem conhecimento de causa, mas é a impressão que passa: caloteiros incorrigíveis com mentalidade terceiro-mundista.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2826
Registado: 29/10/2013 12:15
Localização: Almada City

Re: Crise Grega

por pvg80713 » 5/2/2015 11:48

http://economico.sapo.pt/noticias/varou ... 11455.html

varoufakis-diz-que-decisao-do-bce-pressiona-eurogrupo


oh pá............. a decisão pressiona-te a ti !


a serio, uma parte de mim, queria que estes gajos mostrassem coisas novas e tivessem sucesso............ mas estão a fazer erros basicos....
 
Mensagens: 4191
Registado: 19/4/2005 11:11

Re: Crise Grega

por pvg80713 » 5/2/2015 11:37

http://economico.sapo.pt/noticias/norde ... 11457.html

grecia-mais-perto-de-ter-de-limitar-circulacao-de-capital

isto pode levar a uma corrida aos bancos...........

mas estes tipos não leem os livros de Economia ?
 
Mensagens: 4191
Registado: 19/4/2005 11:11

Re: Crise Grega

por RPedroG » 5/2/2015 11:30

nuuuuno Escreveu:Eu acho piada é os defensores da grecia. Emprestem voces o dinheiro aos gregos...! Falam de falta de solidariedade pela UE. Por acaso já pararam para pensar que portugal nao teria estradas, etc caso nao fosse a UE? Quanto milhares de milhoes entraram neste pais a fundo perdido? Nós por acaso temos economia para pagar 1400 km de autoestradas?? O pessoal que lê e comenta este forum devia informar-se e analisar portugal numa perspectiva micro e macro economica e depois comentar. Mas ok, é mais facil culpar os outros...como costume.


"pequena" correccao.
Portugal nao tem 1400km de autoestradas. Tem 3028km. :shock:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_autoestradas_de_Portugal
Como o dinheiro era da EU foi construir à grande. Isso de custos futuros é que foi esquecido... um "pequeno" lapso.

Os gregos podem espernear à vontade. Ou pagam e aguentam a austeridade ou vao para a miséria e depois ainda vao ter saudades da austeridade. Nao me parece que os outros paises da EU estejam dispostos em perdoar dividas aos gregos 2 vezes em 4 anos. Se aceitassem perdoar, a seguir era a Espanha, Portugal e Italia a pedirem o mesmo e com o seu direito.
Estou curioso para ver se o Tsipras e os amigos sao malucos ao ponto de destruirem o próprio pais, ou se vao recuar (ainda mais) nas promessas.
 
Mensagens: 248
Registado: 31/7/2014 8:10

Re: Crise Grega

por nuuuuno » 5/2/2015 11:05

Eu acho piada é os defensores da grecia. Emprestem voces o dinheiro aos gregos...! Falam de falta de solidariedade pela UE. Por acaso já pararam para pensar que portugal nao teria estradas, etc caso nao fosse a UE? Quanto milhares de milhoes entraram neste pais a fundo perdido? Nós por acaso temos economia para pagar 1400 km de autoestradas?? O pessoal que lê e comenta este forum devia informar-se e analisar portugal numa perspectiva micro e macro economica e depois comentar. Mas ok, é mais facil culpar os outros...como costume.
 
Mensagens: 1226
Registado: 10/11/2011 10:05

Re: Crise Grega

por MVP » 5/2/2015 10:47

Eu até entendo o alcance de alguns dos argumentos que cá passam, embora não concorde. No entanto acho que se estão a esquecer que a Grécia já teve um perdão de divida em 2012. E estão a ter "pena" de "coitadinhos" que têm um salário mínimo 30% superior ao nosso, só como exemplo.

Mas enfim, cá na minha cabeça, estou orgulhoso por Portugal ter seguido o caminho da Irlanda quando todos lá fora esperavam o caminho da Grécia. É porque algo foi feito, e que não feito lá. O que eu sei é que a percepção de um país é muito importante e hoje em dia falam de Portugal comparando a situação com Italia, Espanha ou Irlanda, em que existiu um problema de divida mas que está sob controlo e não com a Grécia, que é apelidada de tudo e mais alguma coisa. Se alguma dessas pessoas for a escolher entre investir num ou noutro país, acho que a escolha não é difícil.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1123
Registado: 27/6/2010 23:26

Re: Crise Grega

por Marco Martins » 5/2/2015 10:47

Muzzle Escreveu:Boa noite.

Há alguns anos que consulto este fórum para me ajudar a investir na bolsa, e desde já um obrigado por toda a sabedoria e informação a que tenho tido acesso.
Nunca me registei porque nunca achei que podia ter algo a acrescentar, mas perante tudo o que tenho lido, não consigo ficar de fora desta discussão.

Queria iniciar por fazer um apelo à memória e aos registos históricos. É para isso que servem, para nos mostrar o que foi feito antes, as consequências, os resultados, etc. Isto para perguntar quantos casos conhecem de povos que tenham sido oprimidos, ou massacrados, ou que vivessem na miséria, que mais cedo ou mais tarde não provocassem um "choque social"? É certo, sabido e comprovado que levar um povo, ou mesmo uma só pessoa, ao desespero, à miséria e ao ponto de não ter mais nada a perder, NUNCA deu bons resultados.
Ora, de repente, aparecem um conjunto de iluminados nesta Europa (e não só) que acham que as pessoas são descartáveis, que não precisam de esperança, de sonho, de ver a família bem, etc. Não, tudo o que interessa é o dinheiro, mesmo que para o ter se cometam TODOS OS ERROS cometidos no passado e se transforme novamente a Europa num foco de tensão, de conflito, de discriminação, etc.

Portanto...o estado emocional de um povo, a tensão entre estados, os extremismos a crescer...nada disto é um risco para a Europa!? Não, o risco é que uns badamecos que são uns preguiçosos e uns aldrabões não paguem o que devem. Até porque grande parte do que exigem não são juros...não... e os juros, que no fundo é uma forma de "lucro", são mais importantes do que a miséria.

Por mais erros que um país tenha cometido, por mais desleixada que seja a cultura enraizada nesse povo... até onde podem ir os limites da especulação, da ganância e do poder? E os povos, a população desses países, será que são mesmo os responsáveis por isto? Ou será que são vitimas de elites podres que deixam tudo num farrapo e depois quem paga são sempre os mesmos. Será que nós por cá merecemos mesmo andar a pagar pela ***** que fizeram? Ninguém me perguntou nada nos casos bancários, nas auto-estradas, nos submarinos, nos magalhães, nos subsidios europeus gastos em elites que não fizeram nada, etc.
E depois assisto muita e muita gente com o comentário:
"se eu ando aqui a pagar impostos e a sofrer, porque raio não há-de sofrer o outro?"

a isto chama-se CARNEIRADA!!! É pura mesquinhez. Em vez de ambicionarmos mais, queremos que os outros desçam para o nosso nível. Se no público ganham mais, são uns ****** e têm é de descer os salários para o nível do privado. Se calhar o mais inteligente seria trabalhar numa solução para quem ganha menos, ganhar mais...digo eu.

E a liderar a Europa temos aqueles que agora se opõem a perdoar, a esquecer, antes morrer que não pagar....os mesmos que destruíram a Europa...DUAS VEZES!!!! Que foram perdoados, que tiveram dívidas perdoadas.

Bendita Grécia, Bendito Syriza pela coragem em abanar o barco e desafiar as pessoas para tirarem as palas dos olhos.


Sem dúvida que este extremismo financeiro, levará a maiores extremismos humanos...
Tal como a evolução das sociedades acontece também com a evolução social e de respeito pelas pessoas, a união europeia também deverá rever um pouco a postura relativamente à questão social dos países (neste caso a Grécia).
 
Mensagens: 6417
Registado: 7/4/2007 17:13
Localização: Algarve

Re: Crise Grega

por jumpinho » 5/2/2015 10:31

Venham os russos.
 
Mensagens: 158
Registado: 11/10/2008 18:13
Localização: 1

Re: Crise Grega

por nmlopes » 5/2/2015 9:49

goodmoney Escreveu:Chamem-lhe o que quiserem, União Europeia não é de certeza.

Não sou a favor do perdão da dívida, mas também não sou a favor da "lição" que muitos querem dar aos gregos.

É possível dar melhores condições à Grécia, a Portugal, à Irlanda, a Espanha, haja vontade e todos sabemos disso.


Infelizmente acho que essa "lição", não aos gregos mas sim ao novo governo grego, é necessária. Depois da Grécia ter recebido rios de dinheiro emprestado em troca de uma série de compromissos, no primeiro dia do novo governo começarem a riscar esses mesmos compromissos, sem sequer fazerem um esforço para negociar primeiro, foi uma estupidez e uma falta de respeito para com todos os outros contribuintes da europa que lhes emprestaram dinheiro.

Sou a favor de dar à Grécia as condições necessárias para que dê a volta, mas apenas se fizerem as reformas que lhes são exigidas. Caso contrário estaremos só a continuar a meter dinheiro num saco sem fundo.
 
Mensagens: 67
Registado: 27/5/2010 14:45
Localização: 16

Re: Crise Grega

por BearManBull » 5/2/2015 4:57

pata-hari Escreveu:Os politicos são à imagem do povo.


O pior é que toda a gente acha que não que somos todos boa gente mas que existe uma classe elitista/monárquica está cá só para criar secretários gerais, a JS,JSD e outras são meros embustes. Ter sangue real é o que conta, ou isso, ou deixar de estudar para andar a colar cartazes diz que também tem bons resultados.

Entretanto define-se agora uma nova noção de bom político: Passar mais tempo no tweeter do que a trabalhar e viajar pela Europa em classe económica.

http://expresso.sapo.pt/os-tweets-humor ... ca=f909407

Ainda para mais assume em público que bebe como um verdadeiro urso grego "@Frances_Coppola Thanks Francis. Except that I had a large Scotch..."
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8743
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: Crise Grega

por jccgold » 5/2/2015 4:23

Muzzle Escreveu:Ora, de repente, aparecem um conjunto de iluminados nesta Europa (e não só) que acham que as pessoas são descartáveis


Têm nome. Chamam-se liberais

mav888 Escreveu:Mas quem tem emprestado até aqui tem de continuar a fazê-lo caso contrário é acusado de não ser solidário.


Mas emprestar dinheiro chama-se solidariedade? Descobri hoje que os bancos são agentes de solidariedade
 
Mensagens: 1278
Registado: 11/11/2011 3:58
Localização: 16

Re: Crise Grega

por goodmoney » 5/2/2015 2:52

Chamem-lhe o que quiserem, União Europeia não é de certeza.

Não sou a favor do perdão da dívida, mas também não sou a favor da "lição" que muitos querem dar aos gregos.

É possível dar melhores condições à Grécia, a Portugal, à Irlanda, a Espanha, haja vontade e todos sabemos disso.
 
Mensagens: 581
Registado: 9/11/2012 16:27

Re: Crise Grega

por daniel__ » 5/2/2015 2:49

Muzzle Escreveu:E se investiste em obrigações Gregas, de certo com taxas simpáticas, sabias ao que ias. Ou quando perdes dinheiro em bolsa vais pedir o dinheiro a alguém? Arriscaste...paciência


Uma coisa é ser credor, outra é ser accionista. Se o risco é alto é bom que se pague taxas que o justifiquem. Não fossem essas taxas e ha muito que os periféricos estavam a pao e agua.

Se as taxas sao incomportáveis siga pra default, pois uma restruturaçao de mais baixo nivel é necessária do que alimentar a bola de neve. Voltar a moeda local, saida euro, etc
Projetos

Teamlyzer
 
Mensagens: 285
Registado: 1/7/2014 14:53

Re: Crise Grega

por RaposoTavares » 5/2/2015 2:27

Para todos aqueles que se esquecem, ou se querem esquecer, que o número dois do governo alemão é membro do SPD, ao lado do Costa, do Hollande, e de outras figuras brilhantes da política europeia, um artigo interessante no El Pais:

http://internacional.elpais.com/internacional/2015/02/04/actualidad/1423071138_637509.html
"Se um homem tiver realmente muita fé, pode dar-se ao luxo de ser céptico."
in: Citações e Pensamentos, Friedrich Nietzsche
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3525
Registado: 4/12/2013 19:13

Re: Crise Grega

por mav888 » 5/2/2015 2:21

Muzzle Escreveu:
mav888 Escreveu:Tanta gente disposta a ajudar os gregos e ninguém toma a iniciativa de abrir uma daquelas contas solidárias e meter os primeiros tostões, isso com 10% da população Europeia a querer ajudar pagam a divida toda num instantinho.

Falam, falam... ...mas não os vejo a fazer nada !!!!

Mas quem tem emprestado até aqui tem de continuar a fazê-lo caso contrário é acusado de não ser solidário.


não pretendo iniciar aqui uma troca de posts, mas que eu saiba o meu dinheiro enquanto contribuinte do Estado Português está lá metido. Prefiro perdê-lo para salvar um povo do que para salvar os Salgados deste país


Estão a precisar de mais, com o dos impostos anteriores já foste solidário, tu, eu e todos os portugueses. Mas a questão é saber quem quer dar mais para além do que já deu !

Exatamente, paciência. Mas sou* obrigado a emprestar mais ou posso ficar só a ver?

ps. não percebo muito bem porque é que consideras o Salgado pior que os banqueiros da Grécia, pelo que sei os níveis de corrupção, lavagem de dinheiro e fuga aos impostos na Grécia é um pouquinho pior que aqui. Se pensas que ao ajudar a Grécia não estás a ajudar muitos salgados parece-me que estarás um pouco distraido.

* Nunca tive divida grega.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 365
Registado: 29/11/2007 10:24
Localização: Leiria

Re: Crise Grega

por muzzle » 5/2/2015 2:16

mav888 Escreveu:Tanta gente disposta a ajudar os gregos e ninguém toma a iniciativa de abrir uma daquelas contas solidárias e meter os primeiros tostões, isso com 10% da população Europeia a querer ajudar pagam a divida toda num instantinho.

Falam, falam... ...mas não os vejo a fazer nada !!!!

Mas quem tem emprestado até aqui tem de continuar a fazê-lo caso contrário é acusado de não ser solidário.


não pretendo iniciar aqui uma troca de posts, mas que eu saiba o meu dinheiro enquanto contribuinte do Estado Português está lá metido. Prefiro perdê-lo para salvar um povo do que para salvar os Salgados deste país.
E se investiste em obrigações Gregas, de certo com taxas simpáticas, sabias ao que ias. Ou quando perdes dinheiro em bolsa vais pedir o dinheiro a alguém? Arriscaste...paciência
 
Mensagens: 46
Registado: 11/2/2008 22:56

Re: Crise Grega

por mav888 » 5/2/2015 2:10

Tanta gente disposta a ajudar os gregos e ninguém toma a iniciativa de abrir uma daquelas contas solidárias e meter os primeiros tostões, isso com 10% da população Europeia a querer ajudar pagam a divida toda num instantinho.

Falam, falam... ...mas não os vejo a fazer nada !!!!

Mas quem tem emprestado até aqui tem de continuar a fazê-lo caso contrário é acusado de não ser solidário.

Quanto à carneirada sempre ouvi dizer que os insultos caem melhor a quem os faz !
Editado pela última vez por mav888 em 5/2/2015 2:16, num total de 1 vez.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 365
Registado: 29/11/2007 10:24
Localização: Leiria

Re: Crise Grega

por muzzle » 5/2/2015 2:08

E tenho de acrescentar:

estes iluminados são tão inteligentes que ainda não perceberam que isto não se fica pela Grécia. A seguir temos a Espanha...a França...e aí...ups, é tarde demais. A culpa é dos Gregos...esses malandros.

E pensem nisto:
A vergonha que hoje os avós Alemães têm quando os netos lhes perguntam porque não fizeram nada...como será quando formos nós os avós
Editado pela última vez por muzzle em 5/2/2015 2:14, num total de 1 vez.
 
Mensagens: 46
Registado: 11/2/2008 22:56

Re: Crise Grega

por muzzle » 5/2/2015 2:02

Boa noite.

Há alguns anos que consulto este fórum para me ajudar a investir na bolsa, e desde já um obrigado por toda a sabedoria e informação a que tenho tido acesso.
Nunca me registei porque nunca achei que podia ter algo a acrescentar, mas perante tudo o que tenho lido, não consigo ficar de fora desta discussão.

Queria iniciar por fazer um apelo à memória e aos registos históricos. É para isso que servem, para nos mostrar o que foi feito antes, as consequências, os resultados, etc. Isto para perguntar quantos casos conhecem de povos que tenham sido oprimidos, ou massacrados, ou que vivessem na miséria, que mais cedo ou mais tarde não provocassem um "choque social"? É certo, sabido e comprovado que levar um povo, ou mesmo uma só pessoa, ao desespero, à miséria e ao ponto de não ter mais nada a perder, NUNCA deu bons resultados.
Ora, de repente, aparecem um conjunto de iluminados nesta Europa (e não só) que acham que as pessoas são descartáveis, que não precisam de esperança, de sonho, de ver a família bem, etc. Não, tudo o que interessa é o dinheiro, mesmo que para o ter se cometam TODOS OS ERROS cometidos no passado e se transforme novamente a Europa num foco de tensão, de conflito, de discriminação, etc.

Portanto...o estado emocional de um povo, a tensão entre estados, os extremismos a crescer...nada disto é um risco para a Europa!? Não, o risco é que uns badamecos que são uns preguiçosos e uns aldrabões não paguem o que devem. Até porque grande parte do que exigem não são juros...não... e os juros, que no fundo é uma forma de "lucro", são mais importantes do que a miséria.

Por mais erros que um país tenha cometido, por mais desleixada que seja a cultura enraizada nesse povo... até onde podem ir os limites da especulação, da ganância e do poder? E os povos, a população desses países, será que são mesmo os responsáveis por isto? Ou será que são vitimas de elites podres que deixam tudo num farrapo e depois quem paga são sempre os mesmos. Será que nós por cá merecemos mesmo andar a pagar pela ***** que fizeram? Ninguém me perguntou nada nos casos bancários, nas auto-estradas, nos submarinos, nos magalhães, nos subsidios europeus gastos em elites que não fizeram nada, etc.
E depois assisto muita e muita gente com o comentário:
"se eu ando aqui a pagar impostos e a sofrer, porque raio não há-de sofrer o outro?"

a isto chama-se CARNEIRADA!!! É pura mesquinhez. Em vez de ambicionarmos mais, queremos que os outros desçam para o nosso nível. Se no público ganham mais, são uns ****** e têm é de descer os salários para o nível do privado. Se calhar o mais inteligente seria trabalhar numa solução para quem ganha menos, ganhar mais...digo eu.

E a liderar a Europa temos aqueles que agora se opõem a perdoar, a esquecer, antes morrer que não pagar....os mesmos que destruíram a Europa...DUAS VEZES!!!! Que foram perdoados, que tiveram dívidas perdoadas.

Bendita Grécia, Bendito Syriza pela coragem em abanar o barco e desafiar as pessoas para tirarem as palas dos olhos.
 
Mensagens: 46
Registado: 11/2/2008 22:56

Re: Crise Grega

por Pecunia...olet! » 5/2/2015 1:58

No final de janeiro os bancos gregos tinham financiamento de quase €65bln do ECB e €10bln do Banco Central da Grécia (BCG) (através do ELA).

O ministro das finanças diz agora que os bancos gregos estão bem e que podem recorrer ao ELA através do Banco Central da Grécia.

Mas ELA significa "Emergency Liquidity Assistance". A descrição diz tudo: para ser utilizado em circunstâncias excepcionais de emergência. Ou seja, a partir deste momento os bancos gregos vivem em permanente situação de emergência.

Moral da estória: se queremos mais dinheiro emprestado não devemos começar por dizer "não pagamos"!

Tsipras e Varoufakis regressam à terra. E vão começar a negociar. No final vão ter o desejado "corte de cabelo" (haircut), mas com condições. E em vez de arranjar eufemismos para designar o haircut vão ter que arranjar eufemismos para as medidas que terão que implementar. Sejam combate à corrupção, fuga aos impostos, despesa pública, pensões de reforma...
 
Mensagens: 163
Registado: 5/11/2014 11:45

Re: Crise Grega

por RaposoTavares » 5/2/2015 1:46

Hesitei ao decidir citar aqui Ortega y Gasset, tal era o acervo de opiniões que, parecendo solidárias com os gregos, eram, na verdade, panfletos paternalistas face aquela parcela da Humanidade. Dito isto, vou dizer com o filósofo madrileno que 'os povos têm os governos que merecem'.
É cruel?
É. E é também uma verdade indesmentível.
É cruel porque sob a designação de 'gregos' haverá homens e mulheres de trabalho, estudantes que estudam... haverá pessoas como todos nós. É cruel porque muita desta gente irá passar um mau bocado.
Por outro lado, recordando todos os esquerdóides que tenho aturado nos canais de tv, que tresleio pelos pasquins que inundam os quiosques cá do retangulo e pelos jornais eletrónicos que me entram pantalha adentro, convenço-me que é preciso que digamos a verdade uns aos outros. E a verdade é esta: os responsáveis pela eleição de políticos corruptos são os seus eleitores. Pessoalmente, não votei nunca no Papandreu, nem no Samaras. Muito menos votaria no Tsipras...

As discussões sobre o papel brilhante do Tsipras e da genialidade do seu ministro das finanças tiveram um contratempo forte: chama-se 'realidade'. Para que nos entendamos, nada tenho contra a realidade.
Até me parece que o respeito pela realidade é uma garantia de paz. Para quem duvida, pense nos problemas que as ideologias e as religiões, que os sonhos e as doutrinas de fé já deram aos povos e nas alegrias que, ao invés, já proporcionaram aos negociantes de armas.

Nestas discussões -perdoe-se-me a inconveniencia- chega a ser perigoso argumentar no sentido de inculcar alguma razoabilidade à troca de argumentos. Lembro-me, nestas circunstancias, daquela máxima que nos aconselha a nunca discutir com imbecis: 'primeiro chamam-te para o seu terreno; depois, como conhecem melhor a arena do que tu, esmagam-te'.

Dito isto, termino com as últimas frases do penúltimo parágrafo do artigo do Ehathimerini que dá nota da situação em que os gregos agora se encontram:

The document, which is said to have been prepared by German officials for a meeting of eurozone finance officials today, noted that the new administration must not roll back any cutbacks or reforms made by previous governments.


Para consumo interno, a resposta do governo no último parágrafo:

Greek government sources immediately rejected such a prospect.


in: http://www.ekathimerini.com/4dcgi/_w_articles_wsite1_1_04/02/2015_546901

E agora?! Perguntam-se certamente muitos.

Agora, avento eu, quem não tem dinheiro tem que ceder a quem o tem. É uma maçada, mas não o fazer será uma maçada bem pior.

Confesso que não me é difícil perceber que não se pode exigir a forja a um ferreiro se este precisa de trabalhar para nos pagar uma divida. Mas lembro-me de um truque da tropa para que os 'cravas' nos deixassem em paz: pediam-nos cem paus, emprestava-se-lhes quinhentos. Um descanso. Não nos voltariam a maçar. Se isso sucedesse dir-se-lhes-ia que não.
Ao fim e ao cabo, ainda nos deviam quinhentos paus!... Como se dizia nessa altura: Olh'ó o meu!

Infelizmente, os gregos têm pouco a ver com o exemplo do ferreiro, quiseram seguir o espírito dos pintas lá do regimento...

Quanto às nossas ações, quanto aos mercados?
-Nada!... Ao fim e ao cabo, WST fechou mais preocupada com o petróleo.

Os gregos, arriscam-se a tornar-se insignificantes, se não tiverem cuidado.
"Se um homem tiver realmente muita fé, pode dar-se ao luxo de ser céptico."
in: Citações e Pensamentos, Friedrich Nietzsche
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3525
Registado: 4/12/2013 19:13

Re: Crise Grega

por F-Type » 5/2/2015 1:41

Analistas consideram que decisão do BCE vai afectar bolsa e banca grega
05 Fevereiro 2015, 00:21 por David Santiago | dsantiago@negocios.pt


http://www.jornaldenegocios.pt/economia ... grega.html
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 468
Registado: 27/8/2008 12:47

Re: Crise Grega

por Climb (ex-Joao4702) » 5/2/2015 1:35

Eu creio que o braço de ferro grego ainda nao termina aqui.
Os gregos vao se ver obrigados a vergar para um acordo realisa, mas ate la a moça é grande.
Eu creio que a grecia vai mesmo sair do euro. Mas nao vejo isso positivo para a europa porque fica arder e os paises periferucos podem seguir o rumo.
Esta decisao do Bce nao penaliza apenas a grecia.
O Bce na semana passada creio veio dizer que os bancos gregos eram solidos (conversa da treta) e estancou a hemorragia.
Dificil antecipar o que ai vem.
 
Mensagens: 99
Registado: 29/4/2014 19:54

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, afcapitao, Bing [Bot], fatura.pt, Google Adsense [Bot], Inácio Barreto, m-m, Phil2014, Shimazaki_2 e 415 visitantes