Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Mais Valias 2014

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Mais Valias 2014

por investor2 » 12/5/2015 10:15

Skud Escreveu:
pata-hari Escreveu:O problema é que as acções não devem ter desaparecido, logo não há operação e muito menos liquidação financeira. Em termos fiscais, é a liquidação financeira que é reportada. Não sei como se dá a volta à questão, confesso.


Boa noite,

As ações podem sair se houver uma decisão judicial definitiva da insolvência. É com base neste facto que o Banco retira as ações da carteira do cliente . De outra forma não pode retirar. Daí eu ter dito que o Banco, deve justificar através de carta a razão da retirada dos títulos e fazer o reporte ás finanças da "compra e extinção" dos títulos.

A única questão na minha opinião é onde colocar a operação? A bom rigor deve ser no quadro 8 (a venda é "forçada", tem uma data e o valor liquidado é zero).

Como o programa informático não aceita (mais um dos muitos "bugs" que o sistema tem), então como resolver?

1º ) Estar munido das declarações bancárias da compra e da extinção da ação e como foi feito o reporte na modelo 13 enviada pelo banco ás Finanças.
2º ) Contactar o Apoio ao Cliente da AT e expor a situação e da impossibilidade de colocar zero na Venda. A funcionária da AT vai testar a operação e provavelmente ficará tão surpreendida como nós:) Se ela resolver ótimo.
3º) Contactar o Apoio Informático da AT (pedes o nº à funcionária da AT) para ver se eles têm uma solução. Atenção que estes Funcionários (informáticos) estão por norma muito mal dispostos. Vai com calma....
4º) Último recurso: a tua repartição de finanças. Relatas todo o histórico e preenches a declaração lá. Vai munido de todos os papeis. Se a declaração der erro central, são eles que posteriormente poderão validar a mesma.

Por fim, não tenhas a menor dúvida que é uma menos valia que deve ser reportada e tens direito a tal (Prejuízo de rendimento efetivo de x euros mais despesas de compra e extinção.

Espero ter ajudado,
Abraço


Obrigado pela vossa ajuda!

Hoje de tarde vou tentar dar um salto às finanças para esclarecer este e outros assuntos.

Logo veremos o que me dizem.

Mais uma vez obrigado!
 
Mensagens: 108
Registado: 29/11/2007 12:27
Localização: Porto

Re: Mais Valias 2014

por Skud » 6/5/2015 21:49

pata-hari Escreveu:O problema é que as acções não devem ter desaparecido, logo não há operação e muito menos liquidação financeira. Em termos fiscais, é a liquidação financeira que é reportada. Não sei como se dá a volta à questão, confesso.


Boa noite,

As ações podem sair se houver uma decisão judicial definitiva da insolvência. É com base neste facto que o Banco retira as ações da carteira do cliente . De outra forma não pode retirar. Daí eu ter dito que o Banco, deve justificar através de carta a razão da retirada dos títulos e fazer o reporte ás finanças da "compra e extinção" dos títulos.

A única questão na minha opinião é onde colocar a operação? A bom rigor deve ser no quadro 8 (a venda é "forçada", tem uma data e o valor liquidado é zero).

Como o programa informático não aceita (mais um dos muitos "bugs" que o sistema tem), então como resolver?

1º ) Estar munido das declarações bancárias da compra e da extinção da ação e como foi feito o reporte na modelo 13 enviada pelo banco ás Finanças.
2º ) Contactar o Apoio ao Cliente da AT e expor a situação e da impossibilidade de colocar zero na Venda. A funcionária da AT vai testar a operação e provavelmente ficará tão surpreendida como nós:) Se ela resolver ótimo.
3º) Contactar o Apoio Informático da AT (pedes o nº à funcionária da AT) para ver se eles têm uma solução. Atenção que estes Funcionários (informáticos) estão por norma muito mal dispostos. Vai com calma....
4º) Último recurso: a tua repartição de finanças. Relatas todo o histórico e preenches a declaração lá. Vai munido de todos os papeis. Se a declaração der erro central, são eles que posteriormente poderão validar a mesma.

Por fim, não tenhas a menor dúvida que é uma menos valia que deve ser reportada e tens direito a tal (Prejuízo de rendimento efetivo de x euros mais despesas de compra e extinção.

Espero ter ajudado,
Abraço
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 28
Registado: 30/10/2014 17:19

Re: Mais Valias 2014

por rocheiro » 6/5/2015 20:42

Boas ppl,

este ano estou com problema, o ficheiro onde registava as minhas ordens evaporou-se. Como sempre o banco enviou a declaração de movimentos, como tenho varias compras e varias vendas nao sei como saber qual a venda que corresponde a compra.

em cada linha tenho que declarar valor da compra e valor da venda o problema é que no documento tenho tudo corrido como exe:

compra
compra
compra
venda
Compra
venda
venda
venda


sera que a 1 compra corresponde a primeira venda e por aí adiante ?

obrigado
 
Mensagens: 71
Registado: 29/11/2007 12:43
Localização: P.Delgada

Re: Mais Valias 2014

por Sr_SNiper » 6/5/2015 12:20

Exato, muito provavelmente nao podes declarar a menosmvalia, deverias vender em otc a alguem por um valor irrisório para poderes ter efectuado a liquidação financeira e declarações sem problema.
Lose your opinion, not your money
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8970
Registado: 27/6/2009 22:08
Localização: Sniper World

Re: Mais Valias 2014

por Pata-Hari » 6/5/2015 11:56

O problema é que as acções não devem ter desaparecido, logo não há operação e muito menos liquidação financeira. Em termos fiscais, é a liquidação financeira que é reportada. Não sei como se dá a volta à questão, confesso.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 20972
Registado: 25/10/2002 17:02
Localização: Lisboa

Re: Mais Valias 2014

por investor2 » 6/5/2015 8:17

Skud Escreveu:
investor2 Escreveu:Olá a todos!

Tenho aqui uma dúvida para vos colocar:

1) Tenho vários negócios feito este ano (uns com mais e outros com menos valias). Mas fui accionista de uma empresa chamada Porto Energy Corporation que ficou insolvente. Em meados do ano passado retiraram-me os títulos da carteira.

A minha dúvida é saber se posso usar esta insolvência para abater às minhas mais valias. Ou seja, se comprei 500 euros e a empresa abriu insolvência e fechou o ano passado, significa que recebi 0 euros. Ignorando comissões posso considerar aqui uma menos valia de 500 euros?

Quem souber a resposta e puder ajudar agradeço.

Abraços



Boa noite,

Podes e deves declarar a menos valia, bem como as despesas (comissões) referentes à operação. O teu banco também te deve dar uma declaração fiscal nesse sentido (quadro resumo das mais e menos valias) que foi reportada ás finanças em teu nome.

Abraço



Obrigado pela resposta.

Estive a fazer a simulação e o que acontece é que quando coloco 0 euros no valor da realização ele dá-me erro no preenchimento da declaração. Diz-me que não é possível declarar zero euros....

Será mesmo possível declarar esta menos valia..?
 
Mensagens: 108
Registado: 29/11/2007 12:27
Localização: Porto

Re: Mais Valias 2014

por Skud » 5/5/2015 22:32

nuuuuno Escreveu:Boa tarde,

Para efeitos de mais valias, tenho a informar que o prazo só começa 1 Maio (fui hoje informado pois tinha submetido a minha declaração (trabalho por conta de outrem) a 6Abril e só hoje recebi notificação "declaraçao com divergencias". Telefonei para lá e disseram-me que tinha que preencher o anexo G e este só está disponivel apartir de 1 Maio. Achei estranho, mas foi o que me disseram.
Mas tenho umas duvidas nesse anexo G. Se me puderem ajudar agradeço desde já:

1-Declaro as compras e vendas de acçoes no quadro 8 correto?
2-Se fizer 1000 negocios em 1000 titulos diferentes tenho de colocar todos ou posso colocar o resumo de todos os movimentos numa só linha (conforme mostra a imagem?)
3-Onde declaro os warrants / cfs, etc? è no quadro 8? E quanto devo colocar relativamente aos derivados/warrants, etc ? -474 (resultado) -179 (despesas)?
4-Por mim declarava apenas as linhas resumo....01-accçoes e a 04-outros instrumentos (1ª tabela da imagem). posso?

Em anexo mostro-vos o que o meu banco me enviou. Se me conseguirem dar algum input...nao quero fugir ao fisco nem tão pouco pagar multas por mau preenchimento ou até preencher mal e pagar a mais. Grato pelo vosso tempo.
Exemplo anexo G
http://info.portaldasfinancas.gov.pt/NR/rdonlyres/DD4C603E-42EB-493C-9C63-F7E90439A556/0/anexo_G.pdf


Boa noite,

Se as operações são mais que muitas e não cabem no anexo G, deves declarar da seguinte forma:

O 1º quadro apresentado:
Anexo G Quadro 8
Linha 801 - Ações (código 1)
Linha 802 - Outros Instrumentos (código 4)
Estas duas linhas com o NIF do Custodiante (Presumo que seja o Banco Carregosa):)

O 2º quadro apresentado:
Anexo G Quadro 9
Na Linha "Operações relativas a instrumentos financeiros derivados" colocas o total: (-474.44-179.04) = -653.48 (atenção que o sinal menos custa a entrar;)

Abraço
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 28
Registado: 30/10/2014 17:19

Re: Mais Valias 2014

por Skud » 5/5/2015 21:55

investor2 Escreveu:Olá a todos!

Tenho aqui uma dúvida para vos colocar:

1) Tenho vários negócios feito este ano (uns com mais e outros com menos valias). Mas fui accionista de uma empresa chamada Porto Energy Corporation que ficou insolvente. Em meados do ano passado retiraram-me os títulos da carteira.

A minha dúvida é saber se posso usar esta insolvência para abater às minhas mais valias. Ou seja, se comprei 500 euros e a empresa abriu insolvência e fechou o ano passado, significa que recebi 0 euros. Ignorando comissões posso considerar aqui uma menos valia de 500 euros?

Quem souber a resposta e puder ajudar agradeço.

Abraços



Boa noite,

Podes e deves declarar a menos valia, bem como as despesas (comissões) referentes à operação. O teu banco também te deve dar uma declaração fiscal nesse sentido (quadro resumo das mais e menos valias) que foi reportada ás finanças em teu nome.

Abraço
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 28
Registado: 30/10/2014 17:19

Re: Mais Valias 2014

por investor2 » 5/5/2015 9:02

pata-hari Escreveu:(fogo, vocês aparecem com cada pergunta mais complicada....)


É verdade! Mas, dada a qualidade dos participantes, tenho a certeza que vou ter uma resposta à altura! hehe
 
Mensagens: 108
Registado: 29/11/2007 12:27
Localização: Porto

Re: Mais Valias 2014

por Pata-Hari » 4/5/2015 22:18

(fogo, vocês aparecem com cada pergunta mais complicada....)
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 20972
Registado: 25/10/2002 17:02
Localização: Lisboa

Re: Mais Valias 2014

por investor2 » 4/5/2015 14:49

Olá a todos!

Tenho aqui uma dúvida para vos colocar:

1) Tenho vários negócios feito este ano (uns com mais e outros com menos valias). Mas fui accionista de uma empresa chamada Porto Energy Corporation que ficou insolvente. Em meados do ano passado retiraram-me os títulos da carteira.

A minha dúvida é saber se posso usar esta insolvência para abater às minhas mais valias. Ou seja, se comprei 500 euros e a empresa abriu insolvência e fechou o ano passado, significa que recebi 0 euros. Ignorando comissões posso considerar aqui uma menos valia de 500 euros?

Quem souber a resposta e puder ajudar agradeço.

Abraços
 
Mensagens: 108
Registado: 29/11/2007 12:27
Localização: Porto

Re: Mais Valias 2014

por nuuuuno » 27/4/2015 14:52

Boa tarde,

Para efeitos de mais valias, tenho a informar que o prazo só começa 1 Maio (fui hoje informado pois tinha submetido a minha declaração (trabalho por conta de outrem) a 6Abril e só hoje recebi notificação "declaraçao com divergencias". Telefonei para lá e disseram-me que tinha que preencher o anexo G e este só está disponivel apartir de 1 Maio. Achei estranho, mas foi o que me disseram.
Mas tenho umas duvidas nesse anexo G. Se me puderem ajudar agradeço desde já:

1-Declaro as compras e vendas de acçoes no quadro 8 correto?
2-Se fizer 1000 negocios em 1000 titulos diferentes tenho de colocar todos ou posso colocar o resumo de todos os movimentos numa só linha (conforme mostra a imagem?)
3-Onde declaro os warrants / cfs, etc? è no quadro 8? E quanto devo colocar relativamente aos derivados/warrants, etc ? -474 (resultado) -179 (despesas)?
4-Por mim declarava apenas as linhas resumo....01-accçoes e a 04-outros instrumentos (1ª tabela da imagem). posso?

Em anexo mostro-vos o que o meu banco me enviou. Se me conseguirem dar algum input...nao quero fugir ao fisco nem tão pouco pagar multas por mau preenchimento ou até preencher mal e pagar a mais. Grato pelo vosso tempo.
Exemplo anexo G
http://info.portaldasfinancas.gov.pt/NR/rdonlyres/DD4C603E-42EB-493C-9C63-F7E90439A556/0/anexo_G.pdf
Anexos
maisMEnosValiasResumo.JPG
maisMEnosValiasResumo.JPG (110.88 KiB) Visualizado 2745 vezes
 
Mensagens: 1226
Registado: 10/11/2011 10:05

Re: Mais Valias 2014

por 5640533 » 26/4/2015 19:33

Alguém sabe-me informar o que se deve enviar às Finanças em caso de englobamento - as Declarações do Banco ou o comprovativo de cada operação? Qual a vossa experiência? Agradecia feedback.
 
Mensagens: 1981
Registado: 29/11/2007 1:36
Localização: 4

Re: Mais Valias 2014

por MNPTLIS » 22/4/2015 21:58

Finalmente !!

Hoje passou a estar disponível.

:oops:
 
Mensagens: 491
Registado: 7/11/2014 12:30

Re: Mais Valias 2014

por Pata-Hari » 22/4/2015 16:51

No BPI online está tudo a sair normalmente. Acabei de tirar o meu para ver se estavam a sair ou não.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 20972
Registado: 25/10/2002 17:02
Localização: Lisboa

Re: Mais Valias 2014

por MNPTLIS » 21/4/2015 22:10

Este ano o BPI como tem andado entretido com o novo Banco,tem esquecido os clientes.
Os Documentos das mais valias referentes a 2014 ainda não estão online.
Quem pretende entregar o IRS em Papel arrisca-se a ter de ir no fim para fila.

Parece que vou começar a pensar em mudar de Banco.
Pelos visto o cliente ainda tem de perder horas de trabalho para ir ao banco.
Começam a passar a imagem de desorganizados.
 
Mensagens: 491
Registado: 7/11/2014 12:30

Re: Mais Valias 2014

por Pata-Hari » 21/4/2015 21:37

Sim, porque o sistema dará erro se não fizeres a declaração. Não sei quando se inicia o prazo de entrega, mas sim, tens que juntar o G.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 20972
Registado: 25/10/2002 17:02
Localização: Lisboa

Re: Mais Valias 2014

por Jtx » 21/4/2015 15:57

Boa tarde,

Sou novo nestas andanças e comecei a comprar e vender ações no ano de 2014. Sendo que feitos os cálculos obtive menos valias, inferior a 500€ (só no bes que ainda fui a tempo de vender obtive uma menos valias de 600 e tal ).

A minha dúvida é, mesmo só tendo obtido menos valias, sou obrigado a entregar o aenxo G do IRS, e subsequentemente entregar o mesmo em Maio ?

Obrigado
 
Mensagens: 69
Registado: 18/2/2015 13:14

Re: Mais Valias 2014

por Jorge Fr. » 19/2/2015 19:29

*assunto esclarecido*
 
Mensagens: 103
Registado: 7/5/2014 13:33

Re: Mais Valias 2014

por luislobs » 16/2/2015 16:17

Ola será q me podem ajudar, em 2014 vendi accoes do Bcp q detinha desde 2009 a preços de 0.50 cts, agora o Banco mandame as operaçoes efectuadas em 2014 e como primeira ordem aparece a venda a 0.10, entao somado as vendas e compras ainda fico c lucro, o q tal nao é correto pq tenho mta menos valias, como será q arranjo o valor dessas compras?
Ou estarei enganado, parece-me q como a primeira ordem em 2014 foi de venda, sem a respectiva compra será considerada lucro?
È que na declaracao q recebi esta semana nada consta a compra em 2009
.

É preciso viver..nao apenas existir.
 
Mensagens: 2206
Registado: 19/2/2007 10:01

Re: Mais Valias 2014

por pcm1979 » 16/2/2015 15:19

As operações com fundos vão para o anexo G, somando com os valores das ações? Ou vão para outro campo?
 
Mensagens: 971
Registado: 26/7/2014 12:37
Localização: Braga

Re: Mais Valias 2014

por Skud » 9/2/2015 19:25

Boa tarde,

Peço a vossa ajuda para o seguinte:

Comprei Direitos do BCP em bolsa em julho de 2014 para subscrever mais ações do BCP.

Acontece que esses Direitos já não constam no dossiê de títulos pois foram exercidos, mas na Declaração Fiscal 2014 do BCP vem lá a compra dos Direitos bem como a compra das ações do BCP.

Dúvida:
Se eu tivesse vendido as ações BCP no fim de 2014 por exemplo, como poderia incorporar os custos dos Direitos no preenchimento do anexo G?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 28
Registado: 30/10/2014 17:19

Re: Mais Valias 2014

por AlexTim » 29/1/2015 23:11

Percebido, obrigado pela ajuda. A seu tempo vou pensar o que fazer.

Cumprimentos,
Alexandre
AlexTim.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 292
Registado: 25/5/2009 18:11
Localização: Guimarães

Re: Mais Valias 2014

por Pata-Hari » 29/1/2015 18:28

Alexandre, tudo o que implique explicar coisas que poderíamos não ter que explicar, significa um risco. Não te sei dizer o que dirá ou fará um funcionário das finanças e estás sempre sujeito a ter que te chatear com a má interpretação da lei de funcionários menos competentes. Em teoria, não terás problema mas os funcionários são conhecidos por criar problemas onde não existem e cujos custos são suportados por nós.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 20972
Registado: 25/10/2002 17:02
Localização: Lisboa

Re: Mais Valias 2014

por AlexTim » 29/1/2015 12:57

Obrigada pela resposta. Ajude-me por favor a ficar mais esclarecido.
Pelo que percebi, posso declarar ás finanças o meu mapa com as operações realizadas em 2014, ou seja declarar a tal venda da PT sabendo que a declaração da CGD não contem esta operação. Será a minha declaração legal? Poderei ter que mais tarde explicar ás finanças esta razão sem ocorrer em nenhuma punição. correto?

Cumprimentos e obrigada pela ajuda.
Alexandre
AlexTim.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 292
Registado: 25/5/2009 18:11
Localização: Guimarães

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Barão de Soestrova, Bing [Bot], Cem pt, Fmsm1981, Google [Bot], iniciado1, Mr_ALL, niceboy, PAULOJOAO e 206 visitantes