Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

A Memória do Preço » O Preço da Memória

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: A Memória do Preço » O Preço da Memória

por O Alquimista » 12/4/2015 23:36

Caro Perseu,

O Alquimista Escreveu:
Por regra sou reservado nas análises quanto ao nosso mercado. Tenho intervindo a título excepcional, principalmente para destacar uma ou outra coisa que me pareça interessante. Foi o que aconteceu com o BCP e com o psi20 e disso fiz menção em recente intervenção no tópico deste a propósito de uma análise feita pelo hjor e, quanto ao BCP, por causa de uma eventual área que me pareceu interessante para comprar (mas isto foi "há 60% atrás"). Deixo aqui um gráfico do BCP que já havia colocado antes. Relativamente ao psi20, concordo com a leitura feita pelo hjor no seu último video, ou seja, estamos perante uma área que pode apresentar resistência como, aliás, outros foristas também referem (parece-me que o próprio Ulisses comunga igualmente da ideia de uma resistência), não sendo muito relevante saber se são "50 pontos mais acima ou mais abaixo". A única diferença que vejo em relação à opinião de todos aqueles é que, seguindo a doutrina da minha escola de pensamento, o bull já começou. Esta circunstância, contudo, não legitima que se compre desde já pois tenho por princípio comprar correcções em bull.
Abraço


Demonstrando: em 31/12/2014 no meu tópico OE II disse:
Vou usar uma conhecida frase para caracterizar o PSI20: "We're in a bottoming process." Diz quem sabe que é uma frase sem sentido (http://www.businessinsider.com/meaningl ... t-2014-12#). Se bem virmos as coisas, o problema não reside na frase, mas em quem a profere.
Será que é desta que prossegue o caminho? Já lá vão 3 meses neste cai-não-cai-é agora-pensando melhor.


O gráfico serve para mostrar o momento em que tal afirmação foi proferida e o que se passou desde então.
Anexos
psi.jpg
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
 
Mensagens: 3408
Registado: 12/3/2014 0:58

Re: A Memória do Preço » O Preço da Memória

por O Alquimista » 12/4/2015 16:08

perseu Escreveu:Alquimista, Viva!

Realmente o teu gráfico consegue ligar a trendline entre os topos plurianuais da ação. Se colocasses um pitchfork na GE, que sinais daria?

nota - No tópico "Oportunidades especulativas II", depois de um gráfico esclarecedor sobre a evolução BCP, estou curioso para ver a tua perspectiva de curto prazo para o Banco e já agora PSI20 (é possível?)
cumps, perseu


Olá Perseu,

Em relação à GE, este ultimo movimento rompeu uma forte resistência. Considerando o fork desenhado, as perspectivas são boas para o médio/longo prazo. No curto prazo, e dada a presença da median line (azul), antevê-se uma certa resistência. Há igualmente um gap a considerar.

Por regra sou reservado nas análises quanto ao nosso mercado. Tenho intervindo a título excepcional, principalmente para destacar uma ou outra coisa que me pareça interessante. Foi o que aconteceu com o BCP e com o psi20 e disso fiz menção em recente intervenção no tópico deste a propósito de uma análise feita pelo hjor e, quanto ao BCP, por causa de uma eventual área que me pareceu interessante para comprar (mas isto foi "há 60% atrás"). Deixo aqui um gráfico do BCP que já havia colocado antes. Relativamente ao psi20, concordo com a leitura feita pelo hjor no seu último video, ou seja, estamos perante uma área que pode apresentar resistência como, aliás, outros foristas também referem (parece-me que o próprio Ulisses comunga igualmente da ideia de uma resistência), não sendo muito relevante saber se são "50 pontos mais acima ou mais abaixo". A única diferença que vejo em relação à opinião de todos aqueles é que, seguindo a doutrina da minha escola de pensamento, o bull já começou. Esta circunstância, contudo, não legitima que se compre desde já pois tenho por princípio comprar correcções em bull.

Abraço
Anexos
ge.jpg
bcp.jpg
psi.jpg
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
 
Mensagens: 3408
Registado: 12/3/2014 0:58

Re: A Memória do Preço » O Preço da Memória

por Optimiza » 12/4/2015 12:28

Alquimista, Viva!

Realmente o teu gráfico consegue ligar a trendline entre os topos plurianuais da ação. Se colocasses um pitchfork na GE, que sinais daria?

nota - No tópico "Oportunidades especulativas II", depois de um gráfico esclarecedor sobre a evolução BCP, estou curioso para ver a tua perspectiva de curto prazo para o Banco e já agora PSI20 (é possível?)
cumps, perseu
Aquele que deixa de ser melhor, deixa de ser bom! Aristóteles
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1779
Registado: 1/11/2012 23:18
Localização: Ítaca

Re: A Memória do Preço » O Preço da Memória

por O Alquimista » 11/4/2015 3:28

Caro Perseu,

Na minha opinião, a linha descendente que consta do gráfico da GE que colocaste - extraído, presumo eu, do marketwatch pois há lá um igual - está mal desenhada. Por estar mal desenhada é que o autor do artigo disse o que disse. Apresento um gráfico com a linha "correcta". É um gráfico mensal e não anual, como aquele, mas para o efeito não interessa.

http://www.marketwatch.com/story/ges-st ... 2015-04-10

Abraço
Anexos
ge.jpg
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
 
Mensagens: 3408
Registado: 12/3/2014 0:58

GE - imagination at work

por Optimiza » 11/4/2015 2:26

Boa noite PCM,
Se o Bolsa Invest não o permite com eficácia, eu se tivesse lá conta mudava-a imediatamente. Mais importante ainda que o stop loss é o trailing stop loss (evolui diariamente mediante a tua alteração, e até o trailing take profit (este até pode ser feito mentalmente ao dia). na Impresa, com uma liquidez tão apertada, a porta de saída é mais pequena ainda do que a de entrada. Dito isto, a companhia tem potencial nesta fase do bull market.

Sobre a MEIP não te metas nisso. Uma biotech com testes falhados, analisados e chumbados pela FDA, para a sua única patente relevante, torna-se um jogo de lotaria.
http://seekingalpha.com/article/3042996 ... ere-is-why
GE.jpg
GE.jpg (11.61 KiB) Visualizado 12981 vezes

Hoje foi o dia da General Electric. Rompeu ao fim de 3 anos, um canal histórico (subida superior a 10% devido ao anúncio de Venda da sub holding GE capital real estate por 26,5$ biliões) - dos 24,4 aos 27,6 usdollars (fechou hoje a 28,51usd).
Canal (Channel): Desenho de duas linhas paralelas horizontais que representam um Mega suporte e uma Mega resistência – a ruptura de um canal tem enorme significado técnico. Quanto mais longa fôr a permanência do preço da ação dentro do canal, mais reforçada é a Tendência na sua rutura.

O upside potential vai numa primeira acima dos 35usd, e atingiu um máximo de cotação de à quase 8 anos atrás. Máximo histórico é de há 15 anos atrás nos 58usd.
No 5 post deste tópico (na pág1), já me referia a esse canal (esta ruptura tem uma enorme importância pela confiabilidade do sinal Bullish).
O canal na GE viewtopic.php?f=3&t=84008#p1158839
Market Trend viewtopic.php?f=3&t=84008&start=75#p1164344
Momentum viewtopic.php?f=3&t=84008&start=125#p1168655
GE  demorou 15 anos a quebrar a downtrend.jpg
GE demorou 15 anos a quebrar a downtrend.jpg (51.94 KiB) Visualizado 12981 vezes

A General electric foi criada em 1878 por Thomas Edison, e primeiro negócio prendia-se com iluminação, e com o evoluir do tempo, tornou-se na mais antiga holding do Mundo cotada em bolsa e chegou a ser, em dois longos períodos, a empresa com maior capitalização bolsista do Mundo (hoje em dia é a 8ª).

Sales 2015 152 304 M EBIT 2015 23 132 M Net income 2015 16 025 M Debt 2015 169 201 M Yield 2015 3,62% PER 2015 16,13 , EV / Sales 2015 2,81x
Capitalization 259 037 M
GE é preciso recuar 9 anos para recuperar a cotação de fecho.gif
GE é preciso recuar 9 anos para recuperar a cotação de fecho.gif (24.16 KiB) Visualizado 12981 vezes


A General Electric é adquirida quer por boomers (geração dos 45 aos 65 anos de idade), como por millenials (pessoas que tenham nascido depois de 1990)
- no 2º lugar das ações mais adquiridas
1º boomers / 2º millenials

Apple 3.7% Apple 6.3%
General Electric 2.9% General Electric 3.0%
Facebook 2.6% Bank of America 2.9%
Cisco 2.3% Facebook 2.4%
Microsoft 2.2% Microsoft 2.1%
Bank of America 2.0% Intel 1.5%
Intel 1.8% Cisco 1.4%
Alcatel-Lucent 1.6% Facebook 1.2%
Pfizer 1.0% Google 1.2%
AT&T 0.9% Disney 0.9%
Source: TD Ameritrade - http://www.marketwatch.com/story/these- ... 2015-04-10
GE  gap up  ruptura de canal  ruptura da trendline   upside de médio prazo nos 35usd.png
GE gap up ruptura de canal ruptura da trendline upside de médio prazo nos 35usd.png (31.02 KiB) Visualizado 12981 vezes
Aquele que deixa de ser melhor, deixa de ser bom! Aristóteles
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1779
Registado: 1/11/2012 23:18
Localização: Ítaca

Daimler

por pcm1979 » 10/4/2015 13:37

Viva perseu. A Daimler já pagou o dividendo, é sólida, está em bull market, o máximo histórico de 1998 é de 110 euros... 8-) talvez já nem seja considerada uma resistência.
Colocar stop loss com ordens ao mercado? Fiz isso uma vez com o NBG e foi imediatamente executada :wall: não quis saber do preço do stop. Pode ser defeito do invest. Uma vez coloquei o stop loss no Santander com limite de preço, mas como esse limite era muito abaixo da cotação atual, no dia seguinte foi anulada por Madrid. :wall: Já coloquei um stop loss na Microsoft que não disparou (o banco responsabilizou-se). Enfim, já vi um pouco de tudo em pouco mais de um ano nos mercados.
Sobre a Gerdau, eu já mentalizei-me de que um dia vai valer o dobro, por isso vou abstrair-me da cotação no curto prazo. A quantidade é pequena, se puder aumentar a exposição a preço melhor, porque não? Haja coragem e certeza no que se está a fazer. A Embraer tem tudo para ir aos 40usd, a Impresa tem os 1,39 como objetivo bem modesto. Só não se pode ter pressa, senão é vendê-la hoje e vê-la no preço alvo dali a 1 ou 2 meses.
Quando te referes a ações especulativas, penso logo na MEIP. Aquilo vai com força para algum lado, só não sei qual... :mrgreen: quedas brutais até agora.
 
Mensagens: 971
Registado: 26/7/2014 12:37
Localização: Braga

"Cut the losses and Let the profits Ruuun"

por Optimiza » 10/4/2015 12:34

pcm1979 Escreveu:Viva perseu e muito obrigado. Já mereces ter remuneração do caldeirão. 8-) Nem me fales em Airbus, essa e a Peugeot são autênticos troféus de burrice que tenho na minha memória, deixei-as para trás quando estavam lá nos infernos. :wall: Ainda há Portucel, Lufthansa, Deutsche Bank... :oh: Compro antes da hora e depois não tenho paciência para mantê-las, estou decidido a não repetir o erro na Impresa e Gerdau. Andem elas por onde andar, é para ficar agarradinho como se fossem a Sara Sampaio.

A questão das dívidas intriga-me. Agradeço a informação sobre a Arcelormittal dever mais que a Gerdau. Porém o meu receio é que a Arcelormittal tenha muito mais facilidades nos juros por haver dinheiro barato na Europa... e a Gerdau seja prejudicada por ser brasileira (diz o relatório que paga 6,5% pela dívida :wall: ). A dívida aumenta por ser em dólares, e a vantagem do câmbio pode ser anulada por a Arcelormittal estar com a mesma vantagem. :-k Tranquila mesmo só a Embraer.

like a domino.jpg
like a domino.jpg (5.71 KiB) Visualizado 13300 vezes

Oi PCM, se comprovadamente fazes um bom "cherry picking (escolha dos activos), e bons timings na aquisição, podes sempre reforçar a análise macro+micro e depois cumprir regras de gestão de carteira
I Análise macro+Micro (interligadas como "peças de domino")
a) Analisar os timings e as trends dos indices nacionais/p.orçamentais/p.monetárias, ind.regionais e ind.sectoriais.
Generalizando - "É preferível comprar uma ação mediana num Bull Market do que uma ação sólida num Bear Market".
b) Fazer o benchmark a outros activos semelhantes dentro do sector.
c) Ligar às "modas" - quais os sectores sobre performantes porque estão na "mira" (hypes - ex: social media, distribuição, exportadoras)
d) Ligar às contas das empresas e sobretudo às perspectivas futuras de curto e médio prazo.
e) Agir como um Fundo de Investimento: 70% das ações a comprar já estão em subidas acentuadas e que são reforçadas com essas entradas constantes. Apenas 30% do cash se destina a ações muito especulativas, com betas elevados e de Growth.
generalizando - Tem-se mais probabilidades de ganhar dinheiro numa ação bem dentro de uma tendência ascendente do que tentar adivinhar fundos (contudo, para 30% do cash, faz todo o sentido essa busca do risco pelo retorno potencial - desde que analisado em profundidade e acautelado com stops).

Em value stocks, analisar em primeiro lugar a DY e em Segundo o PER.
Dadas as baixas taxas de juro, actualmente estamos no primado da Yield. Um activo que distribua 5% anuais de dividendos nos USA ou na Eurozona (face às treasury yields a 1.3% média a 10 anos), pelo gap no pay back de médio prazo, origina na teoria (pq não contabiliza os níveis de risco), um potencial de valorização no benchmark acima de 32%. A principal causa do "sell in may" prende-se com a distribuição de dividendos anuais em Abril/Maio (vende-se essas ações pouco antes do aex dividend day), e a recomposição de carteiras subsequente que leva à desvalorização das value stocks - que são as que mais ponderam nos indices Bolsistas (capitalizações acima da media dos indices).
No índice na pág1, sobre a visão macro/micro » TREND FOLLOWING, TRENDS SECTORIAIS/ MARKET/SECTOR INDEXES, ASSET ALLOCATION, MOMENTUM, A TEORIA DE DOW
taxas de juro.gif
taxas de juro.gif (7.7 KiB) Visualizado 13300 vezes

II Regras para a gestão da carteira - A principal é "Cut the losses and Let the profits run" - nesta última, perde-se a a acumulação de lucros. Numa ação que já se valorizou 100%, qualquer valorização adicional de 10%, equivale a 20% de valorização sobre a carteira original (vendi precipitadamente Portucel perdendo 26% de valorização , JMar, Credit Agricole, Popular - quando num bull market as top performers tendem a manter-se overperformantes "until the nasty bend at the end").
Tendo em conta a visão macro actualizada diariamente, defender as posições com ORDENS DE MERCADO (da stop loss ao trailing take Profit) viewtopic.php?f=3&t=84008&start=175#p1173071
Analisar graficamente a evolução das cotações (no índice - candlesticks, indicadores técnicos, medias móveis, Elliot waves, Fibonacci)

nota - Com a experiência cumpre-se quase sempre com as ordens de mercado, mas continua-se a falhar não raras vezes no Let the profits run (e mais em posições curtas do que nas longas).
VALUE PLAY PORTUCEL - UM BULL MARKET BASEADO NA YIELD.gif
VALUE PLAY PORTUCEL - UM BULL MARKET BASEADO NA YIELD.gif (23.8 KiB) Visualizado 13300 vezes


Sobre a Gerdau, o link seguro para análise das contas - http://ri.gerdau.com/ptb/s-4-ptb.html?idioma=ptb / evolução de dividendos - http://ri.gerdau.com/static/ptb/guia-do ... dendos.asp
Arcelor (O sector ainda está OUT) Tendo produtos menos evoluídos que a Gerdau (aços especiais), tendo maior endividamento, tem a vantagem de não estar cotada em reais, e pela sua dimensão Mundial, de ter uma desmesurada cobertura por analistas Mundiais, que a favorecem (a UBS e o bankinter baixaram a recomendação para "Hold", e contudo o price target baixou para 12€, quando a cotação está em apenas 8.9€).


Reversal (GDF suez, suez environment, Lufthansa)
Lufhtansa - possível inversão na companhia aèria laggard da Eurozona» superação da trendline bi-mensal, próximos testes à Mega resistência nos 13€ e à MMS20 (compra na superação das duas resistências fixa e móvel). Condicionantes - crude oil manter-se abaixo de 60 usd, volume em crescendo
Sales 2015 30 320 M EBIT 2015 1 491 M Net income 2015 876 M Debt 2015 3 859 M Yield 2015 3,98%?
PER 2015 6,57 EV / Sales 2015 0,32x Capitalization 5 910 M
cumps, perseu
LUFTHANSA short term trend reversal.gif
LUFTHANSA short term trend reversal.gif (20.03 KiB) Visualizado 13300 vezes

euro abaixo dos 1.06 usdollars.jpg
GDF SUEZ prenuncio de inversão.png
GDF SUEZ prenuncio de inversão.png (30.88 KiB) Visualizado 13300 vezes
Aquele que deixa de ser melhor, deixa de ser bom! Aristóteles
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1779
Registado: 1/11/2012 23:18
Localização: Ítaca

Re: "Agora a Europa é Grega"

por Artista Romeno » 9/4/2015 21:07

pcm1979 Escreveu:
perseu Escreveu: Gerdau. Dívida baixa 4,5X Ebitda


Podes indicar-me a fonte? No relatório da Gerdau está 2,4x :-k Neste site até é inferior ao que diz a Gerdau: http://www.bastter.com/mercado/acao/GGBR.aspx

GGB.jpg


já respondi a isso da gerdau no be ah bah
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5385
Registado: 4/4/2014 18:06
Localização: Iberia

Re: "Agora a Europa é Grega"

por pcm1979 » 9/4/2015 14:01

perseu Escreveu: Gerdau. Dívida baixa 4,5X Ebitda


Podes indicar-me a fonte? No relatório da Gerdau está 2,4x :-k Neste site até é inferior ao que diz a Gerdau: http://www.bastter.com/mercado/acao/GGBR.aspx

GGB.jpg
 
Mensagens: 971
Registado: 26/7/2014 12:37
Localização: Braga

Re: "Agora a Europa é Grega"

por pcm1979 » 9/4/2015 12:02

perseu Escreveu: Vou começar por 2 empresas fantásticas que gostaria de ter durante todo o bull eurozona
DAIMLER
Airbus

Gerdau ( em reais) downtrend plurianual. Dívida baixa 4,5X Ebitda (real valorize-se face ao dollar nas últimas 5 sessões). Margens em recuperação e resultado liquido em forte expansão. O efeito pró-cíclico ainda não se verificou, sendo uma laggard do próprio Bovespa (sector em bear mode), e tem o problema da corrupção (fuga aos impostos).
Arcelor Mittal (em dollars) - próxima de inversão (meio do canal 8/10€). recomendações buy. redução da dívida líquida

RESUMINDO/ Sector ainda BEAR - benchmark internacional para ambas: Alcoa, Steel dynamics, Ak Steel, Us Steel (por agora tens melhores sectores no brasil e na eurozona, até nos USA), duas ações que não serão top performers, em que a Arcelor se encontra quase a inverter (Arcelor entra em bull mode nos 10€), mas tem uma dívida elevada face à Gerdau. Gerdau tem mais potencial de crescimento de vendas e margens (mix de produtos evoluído), será no longo prazo uma double bagger (valorização superior a 100%), embora tenha um curto médio prazo volátil e incerto.
Recomendações "Buy" na Arcelor - JP Morgan, Goldmann Sachs, Barclays / Recomendações Buy na Gerdau - não há. mas a esmagadora maioria está em "hold".

IMPRESA - Oportunidade/ PER12,61, triple bagger long shot, media da última geração (ao contrário de Cofina)/ efeito pró-cíclico em curso / acima do 1€ (mega suporte)/ eterno ângulo especulativo de OPA ou fusão Europeia. Risco / liquidez diminuta numa micro cap, dominada por especuladores pump and dump, custos salariais limitam lucros. Ação hiper especulativa no curto/médio prazo, garantida no Longo prazo (aqui é um Buy face ao desconto no benchmark ).


Viva perseu e muito obrigado. Já mereces ter remuneração do caldeirão. 8-) Nem me fales em Airbus, essa e a Peugeot são autênticos troféus de burrice que tenho na minha memória, deixei-as para trás quando estavam lá nos infernos. :wall: Ainda há Portucel, Lufthansa, Deutsche Bank... :oh: Compro antes da hora e depois não tenho paciência para mantê-las, estou decidido a não repetir o erro na Impresa e Gerdau. Andem elas por onde andar, é para ficar agarradinho como se fossem a Sara Sampaio.

A questão das dívidas intriga-me. Agradeço a informação sobre a Arcelormittal dever mais que a Gerdau. Porém o meu receio é que a Arcelormittal tenha muito mais facilidades nos juros por haver dinheiro barato na Europa... e a Gerdau seja prejudicada por ser brasileira (diz o relatório que paga 6,5% pela dívida :wall: ). A dívida aumenta por ser em dólares, e a vantagem do câmbio pode ser anulada por a Arcelormittal estar com a mesma vantagem. :-k Tranquila mesmo só a Embraer.
 
Mensagens: 971
Registado: 26/7/2014 12:37
Localização: Braga

"Agora a Europa é Grega"

por Optimiza » 9/4/2015 10:38

PCM, Viva! As 3 palavras que coloco são etimologicamente gregas - Ágora (espaço central de debate nas cidades), Europa (a Deusa filha de Zeus) e a outra um territorio na génese cultural deste continente. Até dia 24 de Abril, a Grécia vai definir o seu enquadramento e política orçamental na eurozona. Apesar de tudo tudo pode acontecer (alguns riscos são imprevisíveis). Estou exposto a esse Mercado em GRE, NBG e Piraeus. Luthansa comento à noite, mas prepara-se para inverter (reentrada plausível)
MERCEDES DAIMLER.jpg
MERCEDES DAIMLER.jpg (7.71 KiB) Visualizado 13648 vezes

Vou começar por 2 empresas fantásticas que gostaria de ter durante todo o bull eurozona (embora ainda não tenha a segunda :) )/ palavras chave: exportações em usd+custos em euros / carteiras de encomendas em recorde histórico / upsides superiores a 25% / pouco downside exceptuando em Mercado Bear
DAIMLER (Mercedes) lucros recorde no 1º trimester ou assim o espero - 68% dos custos em Euros e 56% das receitas em dollars. Uptrend plurianual
PER 12,16 Sales 2015 138 956 M EBIT 2015 11 596 M Net income 2015 7 554 M
Finance 2015 5 634 M Yield 2015 3,20% Capitalization 91 931 M
DAIMLER upside potential.png
DAIMLER upside potential.png (32.92 KiB) Visualizado 13648 vezes

Airbus - carteira de encomendas e expansão da margem em euros. Uptrend plurianual (médio e longo prazo). Teste na MMS20
Sales 2015 64 297 M EBIT 2015 4 102 M Net income 2015 2 668 M
Finance 2015 4 652 M Yield 2015 2,20% PER 16,96 EV / Sales 2015 0,66x Capitalization 47 131 M
AIRBUS upside nas exportações.gif
AIRBUS upside nas exportações.gif (24.46 KiB) Visualizado 13648 vezes

Gerdau ( em reais) downtrend plurianual. Dívida baixa 4,5X Ebitda (real valorize-se face ao dollar nas últimas 5 sessões). Margens em recuperação e resultado liquido em forte expansão. O efeito pró-cíclico ainda não se verificou, sendo uma laggard do próprio Bovespa (sector em bear mode), e tem o problema da corrupção (fuga aos impostos).
Sales 2015 46 517 M EBIT 2015 2 756 M Net income 2015 587 M Debt 2015 12 093 M Yield 2015 1,87% Sales 2016 51 843 M EBIT 2016 3 333 M
Net income 2016 1 446 M Debt 2016 11 935 M Yield 2016 2,55%
PER 2015 20,77 PER 2016 11,81 Capitalization 15 315 M
GERDAU downtrend.gif
GERDAU downtrend.gif (27.83 KiB) Visualizado 13648 vezes

Arcelor Mittal (em dollars) - próxima de inversão (meio do canal 8/10€). recomendações buy. redução da dívida líquida
Sales 2015 76 359 M EBIT 2015 3 147 M Net income 2015 924 M Debt 2015 16 757 M Yield 2015 2,61%
Net income 2016 1 837 M PER 2015 25,84 PER 2016 11,11 Capitalization 16 085 M
ARCELOR.png
ARCELOR.png (36.81 KiB) Visualizado 13648 vezes


RESUMINDO/ Sector ainda BEAR - benchmark internacional para ambas: Alcoa, Steel dynamics, Ak Steel, Us Steel (por agora tens melhores sectores no brasil e na eurozona, até nos USA), duas ações que não serão top performers, em que a Arcelor se encontra quase a inverter (Arcelor entra em bull mode nos 10€), mas tem uma dívida elevada face à Gerdau. Gerdau tem mais potencial de crescimento de vendas e margens (mix de produtos evoluído), será no longo prazo uma double bagger (valorização superior a 100%), embora tenha um curto médio prazo volátil e incerto.
Recomendações "Buy" na Arcelor - JP Morgan, Goldmann Sachs, Barclays / Recomendações Buy na Gerdau - não há. mas a esmagadora maioria está em "hold".

IMPRESA - Oportunidade/ PER12,61, triple bagger long shot, media da última geração (ao contrário de Cofina)/ efeito pró-cíclico em curso / acima do 1€ (mega suporte)/ eterno ângulo especulativo de OPA ou fusão Europeia.
Risco / liquidez diminuta numa micro cap, dominada por especuladores pump and dump, custos salariais limitam lucros. Ação hiper especulativa no curto/médio prazo, garantida no Longo prazo (aqui é um Buy face ao desconto no benchmark ).
Sales 2015 246 M EBIT 2015 30,7 M Net income 2015 15,0 M Debt 2015 177 M PER 2015 12,61 EV / Sales 2015 1,45x Capitalization 180 M

cumps, perseu
IMPRESA - BULL MARKET pump and dump.gif
IMPRESA - BULL MARKET pump and dump.gif (25.66 KiB) Visualizado 13648 vezes
Aquele que deixa de ser melhor, deixa de ser bom! Aristóteles
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1779
Registado: 1/11/2012 23:18
Localização: Ítaca

Impresa

por pcm1979 » 8/4/2015 14:35

Boa dia perseu. Deixando de lado a Gerdau e Arcelormittal, gostaria que comentasses a Impresa. Decidi apostar nela pelos bons resultados e pela correção após uma forte alta.
 
Mensagens: 971
Registado: 26/7/2014 12:37
Localização: Braga

"Dont fight the BCE"

por Optimiza » 8/4/2015 8:58

Bom dia PCM e PTBR,

PSI20/Ibex
Que dias Bull para o mercado da renda variável (que saudades de uma boa correção). Com a "impressão de notas em pleno" por parte do BCE (+bancos centrais), não se pode lutar contra a maré (6300 pontos no Psi não passarão de uma resistência episódica). Os investimentos especulativos devem apontar maioritariamente para posições longas em ações, futuros e derivados. Adaptei a frase Americana do "dont fight the FED". O ciclo monetário e bolsista na Europa encontra-se a 1,5 anos do norte Americano (só agora começa a atingir máximos de 2007 no Footsie,Stoxx50 e Stoxx600 - máximo de sempre hoje (temos margem de progressão).

Alteração dos sectores top performers, sobretudo no Psi20. Ontem e hoje estão a ser dias Bull para Energia e Value. A Portucel - boa aposta - tem tido um desempenho extraordinário (70% de valorização desde o início do ano), e sem mega resistências à vista (4,5€ é a resistência que se segue), overbought mas o que é que isso interessa numa ação tão Bull? A EDP (uma suave e interminável leg up), Sonae e Semapa a romperem resistências e com performances interessantes.
spike na energia.jpg
spike na energia.jpg (39.17 KiB) Visualizado 14020 vezes
PORTUCEL.gif
PORTUCEL.gif (22.46 KiB) Visualizado 14020 vezes

A Galp está a overperformar todas as outras - o short squeeze não chega para justificar o movimento (mais de 22% em 5 sessões), hoje o crude cai e contudo a Galp continua a subir 9,2%. Face a isso, e porque no interanual caiu metade das congéneres Europeias, faço um pequeno short a 12,01€ (sem reforços), com stop loss a 12,4€ e target nos 10,5€. Espero ver o crude oil a corrigir deste rebound (no longo prazo o crude continua na sua downtrend)

Oportunidade na Banca nacional e em construção/promoção Espanhola (Sacyr, FCC, ACS e Colonial). Reentrada programada em BCP a 0,0897 (1ª posição). Para reforçar as posições Gregas iniciadas com NBG, hoje compro em correção, Piraeus bank e ETF GRE (Amanhã a Grécia vai ter de pagar ao FMI a prestação de quase 500 milhões de euros).

USA/ A Blackberry e a Motorolla estão oversold (repara na Bollinger band da Moto e na divergência no MACD), e prontas para um rebound, que deveria vir nas próximas 6 sessões. Uma certeza: quando o S&P inverter para Bear, shortar social media via ETF ultra short (a subida do Twitter já roça o ridículo - aquilo vale 40 biliões?)

cumps, perseu
EDP no topo da trendline.gif
EDP no topo da trendline.gif (29.12 KiB) Visualizado 14020 vezes
BCP teste ao suporte móvel MM20 nos 0,091€.gif
BCP teste ao suporte móvel MM20 nos 0,091€.gif (28.79 KiB) Visualizado 14020 vezes
MOTOROLLA  oversold ready for a rebound.png
MOTOROLLA oversold ready for a rebound.png (40.15 KiB) Visualizado 14020 vezes
crude oil.png
crude oil.png (32.48 KiB) Visualizado 14020 vezes
Aquele que deixa de ser melhor, deixa de ser bom! Aristóteles
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1779
Registado: 1/11/2012 23:18
Localização: Ítaca

Re: A Memória do Preço » O Preço da Memória

por CTT17 » 7/4/2015 14:32

Boa tarde Perseu!

Entrei na Portucel, apesar de estar "esticada", usando a lógica da "protecção" até aos dividendos (DY cerca de 10%).

Continua com o teu excelente trabalho.

Até breve
 
Mensagens: 777
Registado: 22/12/2013 23:04

Motorola

por pcm1979 » 7/4/2015 13:46

Boa tarde perseu. Depois da Blackberry, agora é a vez da Motorola estar oversold.
 
Mensagens: 971
Registado: 26/7/2014 12:37
Localização: Braga

Re: A Memória do Preço » O Preço da Memória

por Optimiza » 7/4/2015 12:35

Obrigado Penaf! Bem preciso :pray: , estou a expôr-me antecipadamente ao título (e à Grécia), porque depois das fortes subidas desde janeiro, passei na semana passada a estar com forte liquidez e, alguma dificuldade em identificar títulos com sinais "sólidos" de valorização de curto prazo na Iberia, Itália, França.

cumps, perseu
Aquele que deixa de ser melhor, deixa de ser bom! Aristóteles
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1779
Registado: 1/11/2012 23:18
Localização: Ítaca

Re: A Memória do Preço » O Preço da Memória

por Penaforte » 7/4/2015 12:19

Caro perseu, nas últimas duas semanas estive muito perto de fazer a mesma jogada no NBG (sempre que cotou perto de € 1, mas neste momento não tenho nem "coração" nem liquidez para esse tipo de investimento.

Boa sorte e que a força esteja contigo :wink:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1434
Registado: 20/10/2014 14:55

Os Fundamentais são laggards

por Optimiza » 7/4/2015 12:13

Bom dia RJJP, obrigado pelo teu comentário. Continuarei a colocar temas relacionados com a memória dos preços (escreve também sobre os mesmos e sugere temas).

PCM, viva! Lufthansa encontra-se Bear em todos os prazos (com os principais indicadores down, except o RSI que se sencontra extremamente oversold), a testar um suporte nos 12,56 (se quebra vai até aos 10,8), e viu o crude aumentar na semana passada - factor que condiciona inversamente as companhias aèrias viewtopic.php?f=3&t=84008&start=250#p1177640
Aguardar porque esta ação dá sempre dois sinais claros numa inversão (virá a dar sinais similares à Arcelor Mittal na semana passada) - é quase impossível falhar nesta ação ("atravessar-me-ei" nessa altura).
LUFTHANSA triplo Bear suporte 12,6 em risco mas rsi sobrevendido.gif
LUFTHANSA triplo Bear suporte 12,6 em risco mas rsi sobrevendido.gif (27.97 KiB) Visualizado 14302 vezes


UP/ Análise Fundamental / No longo prazo é determinante, e logo após resultados trimestrais, dados macro divulgados (permite upgrades/downgrades, inflows/outflows de institucionais). Serve para convalidar ou refutar tendências para Value/Dividend strategies.
IMPORTANTE - Para efeitos de trading, os outputs/conclusões da análise fundamental devem resultar de opinião maioritária dos analistas de grandes casas de investimento (porque se as suas conclusões diferirem de outros, mal ou bem, acabam sempre por prevalecer).

Down / A Análise Fundamental é na maioria das vezes Laggard (retardatária) em relação à evolução dos títulos e dos indices - Em termos previsionais, é excelente no Longo prazo, útil no médio prazo, medíocre no curto prazo). Permite confirmar tendências já existentes, mas não consegue avaliar o potencial de muitas growth stocks (não permite colher os lucros substanciais de um início de uptrend nem evitar as fortes perdas de um downtrend inicial. Invalida a análise a uma empresa que só tem uma ideia, mas que consome cash, com prejuízos gritantes e que não tem ainda receitas, mas com um potencial de triplicar a cotação » ex mannkind há 3 anos atrás).

Ex: Twitter, BCP, Colonial (como explica a AF a valorização dos últimos 9 meses?)

Porque é que isso acontece?
1 - A análise fundamental é reactiva (analisa à posteriori a evolução empresarial num determinado periodo - trimestral, mensal, anual). A análise técnica procura ser Activa - ao partir de sinais, antecipa ou convalida uma inversão de tendência.
2 - Critérios prudenciais que protegem empresas que sejam conservadoras na estratégia de investimentos, e que até podem estagnar no crescimento.
2 - Os resultados trimestrais tornam palpável a evolução empresarial anterior (ora o Mercado procura antecipar dados).
3 - Ao dar primazia à solidez financeira e margens operacionais sobre o volume de vendas (mesmo com margens negativas), ou sobre os hypes de Mercado, omite da análise o potencial disruptivo que leva às maiores valorizações de curto e de médio prazo.
4 - Os insiders e os insides vêm para o Mercado muito antes da informação oficial de dados fundamentais.
5 - A análise fundamental procura minimizar o risco na tomada de decisão

Como utilizo a AF? Para o médio/longo prazo valorizo os considerandos Fundamentais. Para a especulação de curto prazo, quando coincidem com posições abertas ou por abrir, respeito integralmente os 3/4 dias após resultados trimestrais ou outros dados macro relevantes para o trade. Pouco mais de metade da minha carteira encontra-se em investimentos legitimados pela AF » ex: EDP, liberbank, jerónimo (que infelizmente vendi a 12,06), e Ebay, mas já não conseguiria justificar FCC, OI ou Itaú. Muito menos ainda a entrada de 5ª feira em NBG.

National bank of Greece (mini posição especulativa 1.08€ - posição pode subir 4 vezes em função da evolução futura) risco elevado :x - stop loss inicial nos .92€ (trailing stop apartir de 6ª feira). hedging - No próximo reforço longo farei paralelamente uma put ligeiramente out of the money.
Pressupostos: Manutenção da Grécia no euro e novo acordo com BCE / target 160% acima dos actuais 1.1€.

Bons trades para ambos! perseu

em estudo - GRE ETF longo, Piraeus, Alphabank, Eurobank, short Galp (em queda no crude), BCP longo nos .092, Luthansa nos 10.8, Alibaba abaixo de 80usd
EDP Bull até ex-dividend 3,64 objectivo imediato.gif
EDP Bull até ex-dividend 3,64 objectivo imediato.gif (28.75 KiB) Visualizado 14302 vezes
Jeronimo  ruptura nos 12,04  objectivo nos 15,06.gif
Jeronimo ruptura nos 12,04 objectivo nos 15,06.gif (22.9 KiB) Visualizado 14302 vezes
NATIONAL BANK OF GREECE double or loosing a quarter.png
NATIONAL BANK OF GREECE double or loosing a quarter.png (29.26 KiB) Visualizado 14302 vezes
OI ADRS over SMA20 fsto buysignal.png
OI ADRS over SMA20 fsto buysignal.png (30.17 KiB) Visualizado 14302 vezes
TWITTER como os fundamentais valem menos que a especulação pura.png
TWITTER como os fundamentais valem menos que a especulação pura.png (29.85 KiB) Visualizado 14302 vezes
Editado pela última vez por Optimiza em 7/4/2015 12:24, num total de 2 vezes.
Aquele que deixa de ser melhor, deixa de ser bom! Aristóteles
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1779
Registado: 1/11/2012 23:18
Localização: Ítaca

Lufthansa

por pcm1979 » 6/4/2015 12:04

Bom dia perseu! Hoje as companhias aéreas estão a sofrer, por isso é provável que amanhã a nossa querida Luf Luf se aproxime do suporte dos 12
 
Mensagens: 971
Registado: 26/7/2014 12:37
Localização: Braga

Re: A Memória do Preço » O Preço da Memória

por rjjp » 3/4/2015 12:50

Perseu, este tópico é um favorito. Apesar de já com alguns anos de mercado, não possuo muito do conhecimento acima descrito. Tudo bem, vem em livros que podia ler: mas a forma como interpreta esta matéria difícil, é mesmo 5 * !
À espera de mais e Boa Pascoa.
 
Mensagens: 29
Registado: 31/3/2015 2:58

XX – INDICADORES TÉCNICOS (Parte III)

por Optimiza » 3/4/2015 3:01

8º OBV - on balance volume/ 9º FORCE INDEX / 10º BOLLINGER BANDS / 11º PIVOT POINTS

Ver 1º MACD/2º RSI (Parte I) viewtopic.php?f=3&t=84008&start=225#p1175590
Ver 3º PALAVRAS-CHAVE NA AT 4º ADX/ 5º OSCILADOR ESTOCÁSTICO/ 6º AROON/ 7º ACUMULAÇÃO/DISTRIBUIÇÃO (post de cima)
XX- ELLIOT WAVES + SEQUÊNCIAS FIBONACCI viewtopic.php?f=3&t=84008&start=75#p1164069

Existem mais de 60 indicadores técnicos, e cada intérprete seleciona o seu set de indicadores que mais se adaptem aos seus objectivos, tipologia dos investimentos, e à montanha russa que são os mercados. Os 10 que incluí são os mais utilizados e de fácil compreensão, existem outros que são derivações destes (Williams, Price performance e Chaikin também considero interessantes).
stock-market-roller-coaster.gif
stock-market-roller-coaster.gif (43.71 KiB) Visualizado 14619 vezes

8º OBV (on balance volume) – oscilador de volume ponderado (ver no Gráf. Twitter)
Este indicador reflecte apenas os movimentos no volume (dos raros indicadores só com uma variável) e que serve para definir a tendência principal.
Abarca o volume total de cada período de negociação, definido como positivo ou negativo. O OBV é calculado pelo volume total num determinado período de negociação, avaliado como positivo ou negativo em função do preço estar a subir (sinal positivo) ou a descer (sinal negativo). O volume diário é então enquadrado graficamente (sem escala)

Como o volume antecipa o preço, o indicador OBV sobe quando no período coberto, o volume em dias de valorização ultrapassa o volume de dias em que o preço desce. Um OBV positivo reflete o aumento de volume que tende a puxar por um preço mais elevado. Um OBV negativo reflete uma queda no volume que tende a antecipar uma descida no preço.

O OBV permite um desenho ligeiramente antecipado da tendência, comparar com a tendência gráfica principal (evolução da cotação), e convalidar níveis de suporte e de resistência.
OBV  on balance volume.png
OBV on balance volume.png (32.03 KiB) Visualizado 14619 vezes

9º FORCE INDEX – O indicador de “poder” /um set de indicadores num só (ver gráf. Twitter)
O oscilador de “Força”(concebido por Alexander Elder), mede o “poder” da interação entre direção, extensão e volume, flutuando graficamente entre território positivo e negativo. Por ser graficamente claro, pode ser utilizado para reforçar a tendência vigente, antecipar correções ou identificar divergências.

a) Identifica a tendência – determina ou reforça a tendência de curto, médio ou longo prazo. Parte de uma Média móvel por default de 13 dias, alterável entre 10 (efeito similar), e 100 dias (efeito mais suavizado).

b) Forma de cálculo: Force Index(1) = {Close (current period) - Close (prior period)} x Volume Force Index(13) = 13-period EMA of Force Index(1)

c) O cálculo para um período do FI é linear. Basta subtrair ao último fecho o fecho anterior e multiplicar pelo volume (FI1). A média móvel exponencial dos 13 dias anteriores, em que se dá prevalência do fecho mais recente ao mais antigo (F13) cria o efeito oscilatório.

d) São 3 os factores que afectam o FI: Em primeiro o FI é positivo quando o último fecho é superior ao anterior. O FI é negativo quando o último fecho foi abaixo do anterior. Em segundo lugar, a extensão do movimento determina o multiplicador de volume e finalmente, o volume toma o papel principal. Um grande movimento com forte volume produz um Force Index elevado (bull), um pequeno movimento com baixo volume produz um Force Index baixo (bear)
bby force index.png
bby force index.png (53.03 KiB) Visualizado 14619 vezes

10º BOLLINGER BANDS enquadramento da tendência de curto prazo (ver gráf Twitter)
São 2 bandas de volatilidade colocadas à mesma distância da Média Móvel simples a 20 dias (linha intermitente no centro da banda). A volatilidade é emanada do desvio standard da cotação. As bandas alargam-se quando a volatilidade é maior e estreitam-se quando a volatilidade é menor.

Sinais: As Bollinger bands refletem a direção da MMS20 e a consequente volatilidade ascendente e descendente, determinado highs and lows na cotação diária. Os preços estão em alta quando estão acima da linha central (bullish de curto prazo) e estão em baixa quando estão a um nível inferior à linha central (bearish de curto prazo)
Por isso, mesmo quando ultrapassam o topo da banda superior, não significa um sinal de venda, mas sim a fortaleza do movimento. Da mesma forma, quando ultrapassa a base da banda, não se pode considerar como um sinal de compra, mas sim da força da tendência descendente de curto prazo.

As BB identificam Topos em “M” e Bottoms em “W”, bem como a força da tendência subjacente. As Bollinger bands têm de ser analisadas com outros indicadores, uma vez que não explicam a razão das subidas ou descidas dos activos.

11º PIVOT POINTS - leading indicators (ver gráf. Arcelor Mittal)
Os PP representam pontos-chave para determinar a diração do movimento, suportes e resistências. Utilizam os últimos Highs, Lows e preços de fecho diários para definir os Futuros suportes e resistências.

Perspectivam o curto prazo (diário e semanal), e por isso são utilizados por daytraders. Os Pivot Points servem para a definição diária de suportes e resistências relevantes, partindo dos H&L+Close do dia anterior.

Prazo de validade =1 dia – Para cada dia de negociação, os PP não se alteram (são estáticos porque cristalizam informação do dia anterior). Para o dia seguinte os PP vão-se alterar.

Fibonacci PP – partindo dos H&L+Close do dia anterior, adcionam-se os múltiplos Fibonacci para a definição dos níveis de suporte e de resistência diários.

Suportes e resistências Fixas – São os elementos alvo. Quando quebrados (bearish), ultrapasssados (bullish) ou meramente testados, têm de ser avaliados em função da evolução do preço e do volume, tal como acontece com os Suportes/resistências móveis.
Os PP servem para analisar no intraday a direção dos preços face às resistências e suportes. Os sinais terão sempre de ser confirmados por outros indicadores.

Temas conexos na 1ªpág, no 1ºpost:
IX - Elliot Waves+Sequências Fibonacci
XVIII - Médias Móveis
pivot points.png
pivot points.png (21.78 KiB) Visualizado 14619 vezes
ARCELOR MITTAL  Pivot Points+Aroon.png
ARCELOR MITTAL Pivot Points+Aroon.png (30.89 KiB) Visualizado 14619 vezes
TWITTER   OBV   FORCE INDEX   MACD.png
TWITTER OBV FORCE INDEX MACD.png (32.8 KiB) Visualizado 14619 vezes
Editado pela última vez por Optimiza em 14/6/2015 22:57, num total de 2 vezes.
Aquele que deixa de ser melhor, deixa de ser bom! Aristóteles
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1779
Registado: 1/11/2012 23:18
Localização: Ítaca

INDICADORES(PARTE II) ADX,ESTOCÁSTICO,AROON,ACUMULA/DISTRIBU

por Optimiza » 2/4/2015 15:56

XX – INDICADORES TÉCNICOS (Parte II)
3º PALAVRAS-CHAVE NA AT 4º ADX/ 5º OSCILADOR ESTOCÁSTICO/ 6º AROON/ 7º ACUMULAÇÃO/DISTRIBUIÇÃO


Por colocar » 8º OBV - on balance volume/ 9º FORCE INDEX / 10º BOLLINGER BANDS / 11º PIVOT POINTS

Ver 1º MACD/2º RSI (Parte I) viewtopic.php?f=3&t=84008&start=225#p1175590
XXIX - MÉDIAS MÓVEIS (o "E" de Ecossistema) viewtopic.php?f=3&t=84008&start=200#p1173927

A análise técnica resulta da análise estatística da evolução reflexiva de cotações no tempo, do volume e seu impacto, da interação gráfica de várias componentes e variantes. a) Parte de um presuposto que toda a informação se encontra nos gráficos, b) que os preços movem-se em tendências (individuais, sectoriais e macro), c) que o histórico permite analisar a evolução do activo e os factores de alteração dessa mesma evolução.
Diferencia-se da análise fundamental que abarca os dados financeiros, contabilísticos, variantes macro e micro e estratégicas da empresa.

Não estamos a falar de Rocket Science, por isso quer a AT quer a AF são subjectivas porque dependem das premissas do Intérprete (investidor, trader, analista). Baseadas na experiência passada de curto, médio e de longo prazo, ambas as análises permitem a extrapolação de dados para o futuro.
technical problem.bmp
technical problem.bmp (345.57 KiB) Visualizado 14641 vezes

3º As PALAVRAS-CHAVE:
Tendência (Trend): Evolução gráfica de um activo no tempo. Tendência Ascendente (uptrend), descendente (downtrend) ou lateral/horizontal (horizontal/neutral).
•Linha de Tendência (trendline): Desenho de uma linha no gráfico que representa a tendência do activo.
Suporte: Nível de preço que sustenta/defende o preço do activo de cair.
Suporte psicológico: Números redondos com significado pp, que não resultam do nº de ocorrências (ex:24usd GE).
Resistência: Nível de preço que limita/dificulta a subida do preço do activo.
Resistência psicológica: Números redondos com significado pp, que não resultam do nº de ocorrências (ex:0,1€ BCP).
Canal (Channel): Desenho de duas linhas paralelas horizontais que representam um Mega suporte e uma Mega resistência – a ruptura de um canal tem enorme significado técnico.
Volume: O volume interage com a tendência (a variável é a sasonalidade), quanto maior o volume mais força tem a tendência.
•[u]Gráfico: representação visual da evolução de um activo ao longo de uma escala temporal.
•Escala temporal[/u]: Conjunto de dados resultantes de um continuum temporal que pode variar de 2 minutos a 200 anos. Os habituais são o horário, o diário, o mensal, o trimestral, o anual e o trianual.
Escala dos preços: Analisa a evolução dos preços e compara com a Memória da sua evolução passada. Pode ser linear (preferível) ou logaritmica.
4 tipos de gráficos: gráfico de linhas, gráfico de barras, gráfico de pontos e figuras e o gráfico de velas (recomendo – ver no índice na pág.1 post1).
•Gap: espaço vazio no gráfico entre dois períodos de negociação resultante de uma variação anormal entre o preço de um período e de outro. Posteriormente, pode demorar dias, semanas ou meses, tenderá a ser fechado com uma “velocidade” acima da média histórica.
Rounding bottom: Após uma queda do activo, sequência de testes a um suporte que termina normalmente com uma inversão ascendente.
Rounding Top: Após uma subida do activo, sequência de testes a uma resistência que termina normalmente com a inversão descendente.

4º ADX - average direccional index (ver ex. na parte inferior do gráfico do PSI20) – Os indicadores têm significado se analisados com as média móveis e outros indicadores (não devem ser analisados sózinhos).
Depois de analisados os dois indicadores mais importantes, RSI e MACD, surge este indicador que mede a força da tendência actual. Mais do que qualquer outro indicador, o ADX procura clarificar e convalidar uma tendência e o momentum. Não facilita a antevisão de inversões de curto prazo.
Este indicador resulta da combinação de duas medidas sobre o movimento dos preços: O indicador direcional positivo (+DI) e o indicador direcional negativo(-DI). O ADX mede a força da tendência mas não a sua direção. O "+DI" mede a força ascendente da tendência enquanto o "-DI" mede a força descendente da tendência. As duas medidas são conjugadas na linha ADX. Numa escala de 0 a 40, leituras abaixo de 20 assinalam uma Tendência frágil (bull ou Bear), e leituras de 20 a 40 indicam uma tendência forte (Bull ou Bear).

5º OSCILADOR ESTOCÁSTICO – indicador de momentum (ver ex. na parte inferior do gráfico do PSI20)
Compara o preço de fecho do activo com o seu range num período pré-definido pelo intérprete (habitual a 14 ou 20 dias). Visualiza-se muito facilmente porque numa Uptrend o preço deve estar no topo do gráfico (acima de 50%, numa escala de 0 a 100%), numa Downtrend, o preço deve estar na base do gráfico, indicando um momentum em queda (abaixo de 50%). Incorpora duas linhas, a “K” que é a linha do momentum e a Linha “D” que resulta da média móvel a 3 dias da linha “K” (esta define as alterações de mto curto prazo).
Conclusão: Comprar quando as linhas estão acima de 50 estamos em uptrend, no bi-diário, quando a linha “D” (a branco no gráf.), ultrapassa a “K”azul, é sinal de fraqueza do activo. O inverso é igualmente verdadeiro.

6º AROON / O antecipador de tendência (ver ex. na parte inferior do gráfico do PSI20) – As linhas de “Aroon”, congregam um indicador de tendência utilizado para medir a magnitude de uma uptrend ou de uma downtrend, permitindo também antecipar uma nova tendência – esta é a sua maior mais valia.

É composto por duas linhas, a “Aroon up" (linha verde) e a "Aroon down" (linha vermelha). A “Aroon up” mede o tempo decorrido desde a última cotação máxima (quanto menos tempo tiver decorrido mais em cima se encontra a linha – indicador bull). A “Aroon down” mede o tempo decorrido desde o último preço mínimo (quanto menos tempo tiver decorrido do preço mínimo, mais em baixo se encontra a linha). O nº de período que é utilizado varia entre 10 e 100 dias (Prefiro colocar 20 ou 25 dias – aproximado à MMS20).

O oscilador de Aroon – forma mais inteligível do indicador de Aroon (ver no gráfico Ebay), faz a síntese das duas linhas anteriores. A linha é enquadrada num range de -100 (bear) a 100 (bull). Quando o nº 0 é ultrapssado em qualquer sentido, é o primeiro sinal de inversão de tendência (trend reversal). Quanto maior a variação face a 0, mais reforçada sai a tendência.

7º Linha de ACUMULAÇÃO/DISTRIBUIÇÃO (ver no gráf. EBAY)
Dos indicadores mais utilizados, mede os fluxos de transações de um activo. Este indicador mede o rácio de compra e venda, pela comparação entre o movimento de preços com o volume de ações transacionadas em determinado período.

Indicador simples, que não antecipa tendências, apenas constatando a evolução do preço e do volume. Quando a linha sobe é sinal que existe mais força compradora do que vendedora, quando a linha desce é sinal que existe mais força vendedora do que compradora.

Cálculo: Acc/Dist = ((Close - Low) - (High - Close)) / (High - Low) * Period\'s Volume

nota - Outros temas ver no Índice no 1ºpost na Pág.1
PSI20  ADX  Estocástico  e  Aroon.png
PSI20 ADX Estocástico e Aroon.png (31.48 KiB) Visualizado 14790 vezes
ebay     aroon oscilator + acumulation distribution.png
ebay aroon oscilator + acumulation distribution.png (32.15 KiB) Visualizado 14790 vezes
BANCOS INGLESES - LLOYDS COM BOM POTENCIAL.gif
LLOYDS BANK topo do canal bulltest na MMS20.gif
LLOYDS BANK topo do canal bulltest na MMS20.gif (29.92 KiB) Visualizado 14790 vezes
STOCHASTIC OSCILATOR.png
STOCHASTIC OSCILATOR.png (29.21 KiB) Visualizado 14633 vezes
Editado pela última vez por Optimiza em 14/6/2015 22:42, num total de 1 vez.
Aquele que deixa de ser melhor, deixa de ser bom! Aristóteles
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1779
Registado: 1/11/2012 23:18
Localização: Ítaca

In doubt stay out

por Optimiza » 2/4/2015 9:51

PCM, Bom dia! Entradas e saídas arriscadas (impossível manter, em day trading, taxas de sucesso próximas dos 100%). Já no caso da Lufthansa, com todos os indicadores negativos, quebrado o Mega suporte dos 13€ (suportou o título em dezenas de eventos nos últimos meses), o fundo de médio prazo está nos 11.8€. É sempre mais seguro e lucrativo, aguardar por pontos de entrada Longos, após lateralizar, aguardar por sinais de inversão e sua confirmação, por exemplo pela superação da MMS20 (ou entrar short na quebra de suportes fundamentais). Compra-se na rutura de resistências, vende-se na quebra de suportes.
Por outro lado, a retirada dos dividendos, leva a vendas forçadas por parte de Fundos que investem em Value.

"An investor without investment objectives is like a traveler without a destination". (Ralph Seger) » Quanto ao Bovespa, até confirmação de inversão - na superação da MMS200, deve-se partir do princípio que se trata de um relief rally (provocado pelo PIB trimestral positivo e pela linha de crédito Chinesa à Petrobrás). O Indicador que neste momento antecipa o Bull é o "Aroon" (linha verde), que aproveitarei para analisar daqui a pouco.

cumps, perseu
BOVESPA relief rally ou inversão.png
BOVESPA relief rally ou inversão.png (31.31 KiB) Visualizado 14902 vezes
UCB PHARMA provável triângulo Ascendente.gif
UCB PHARMA provável triângulo Ascendente.gif (28.24 KiB) Visualizado 14902 vezes
JP Morgan - análise a algumas empresas europeias.gif
Mark-Twain-on-stock-market.gif
Mark-Twain-on-stock-market.gif (110.89 KiB) Visualizado 14902 vezes
Aquele que deixa de ser melhor, deixa de ser bom! Aristóteles
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1779
Registado: 1/11/2012 23:18
Localização: Ítaca

Lufthansa

por pcm1979 » 2/4/2015 9:02

pcm1979 Escreveu: Já que falaste na Lufthansa, comprei algumas a 13,04... só pra ver no que dá. Parece-me que não há dividendo :(
http://investor-relations.lufthansagrou ... idend.html


Bom dia perseu. Sorte a minha de ter decidido sair da Lufthansa quando descobri que não há dividendo. :shock: Vi agora e não resisti a entrar com um bocadito a 12,665 :oh: Se vier por aí abaixo o estrago é pequeno, além disso fica mais fácil para ter o preço debaixo de olho. :wink:

Acho que vou entrar com uma pequena quantia na MEI Pharma. É uma espécie de euromilhões, custa alguns euros que podem ser perdidos ou multiplicados. 8-)
 
Mensagens: 971
Registado: 26/7/2014 12:37
Localização: Braga

Re: A Memória do Preço » O Preço da Memória

por pcm1979 » 1/4/2015 14:45

Entrei na APOL a 18.50 e saí agora a 18.89.

Entrada na CENX a 13,30 e saída a 13,75 (Fechou a 14,12 :wall: )

Agora o overtrading não dói na carteira :mrgreen: Mas cansa.

Para finalizar, temos BULL MARKET no BOVESPA :clap:

Bovespa em tendência de alta!.jpg
Bovespa em tendência de alta!.jpg (96.25 KiB) Visualizado 14946 vezes
 
Mensagens: 971
Registado: 26/7/2014 12:37
Localização: Braga

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: afcapitao, Bing [Bot], Google [Bot], Google Adsense [Bot], Goya777, icemetal, JoeP, OCTAMA, Olhar Leonino, PAULOJOAO, peterteam2, Phil2014, Xacal, zulu404 e 416 visitantes