Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

A Memória do Preço » O Preço da Memória

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: A Memória do Preço » O Preço da Memória

por TremalNaik » 6/7/2015 16:04

Caro Perseu,

Concordo com a análise política. Dos mercados, apenas sei que não sei o suficiente para ter opinião.

A situação na Grécia é muito complexa. Por um lado, as razões que adiantaste, somadas à demissão de Varoufakis, fazem pensar num acordo. Mitigado, de início, talvez escondido naquilo a que chamam agora ajuda humanitária, há-de desaguar num acordo com algum lastro. E creio que tudo se precipitará até amanhã: com efeito, parece impossível abrirem-se os bancos gregos sem alguma notícia que acalme as pessoas; caso contrário, abrem portas às 9:00 e encerram em menos de uma hora por falta de liquidez. Também não parece opção continuarem fechados. Como a bolsa, de resto. De acordo com esta tese, diria que o fundo bolsista desta semana está a ser atingido hoje, e que os próximos dias serão de recuperação. Independentemente do que ocorra a médio prazo.

Por outro lado, o acordo parece mais difícil agora. Os gregos, expressivamente, recusaram uma ajuda baseada exclusivamente na austeridade. Nem o Euclides - o nome dá algumas garantias extra -, por muito tecnocrata que seja, poderá ultrapassar os limites marcados pelo povo. E se a UE não aceitou antes, porque aceitará agora, no preciso momento em que politicamente os gregos tiveram uma pequena vitória? E este ponto é marcante porque em Espanha, por exemplo, o Podemos ganharia votos, muitos votos, com um acordo baseado num perdão parcial da dívida ou, pelo menos, assente em fundações não totalmente austeritárias (oxalá exista o termo!).

Enfim, contei os últimos tostões e comprei BCP a 717 com a esperança de que regresse aos 780, onde esteve muito descansado no fim de semana.

Cumprimentos,
Tremal Naik

PS: Advirto os leitores deste tópico de que o meu interesse pela bolsa tem 3 meses, não tenho estudos nesta área, e mesmo na época gorda perdi dinheiro. Se procuram conselhos, leiam o Perseu.
 
Mensagens: 212
Registado: 10/5/2015 14:55

Dropout ou "Buy when there is blood in the streets"

por Optimiza » 6/7/2015 14:48

Dropout.jpg
Dropout.jpg (5.57 KiB) Visualizado 16908 vezes


Caro Tremal Naik, inevitavelmente, os mercados estão a cair forte (quase pânico em Lisboa e Milão). Nesta fase, por todo o lado, não há suportes que resistam (rompimento de suportes importantes no crude, no Dax, no Bankia, na Arcelor, na E.on, na Nos, no Credit Agricole, no BCP e mesmo o do BPi prepara-se para ser quebrado). O Vix mostra finalmente algum do medo e da incerteza (o indicador mostra que o Mercado já assume os riscos em jogo).
Volatilidade acima da média historica  Um saudável sinal de Medo.png
Volatilidade acima da média historica Um saudável sinal de Medo.png (40.28 KiB) Visualizado 16908 vezes

CONTRARIAN - viewtopic.php?f=3&t=84008&start=75#p1163682
Agora é a altura de traçar cenários e nenhum me pareçe particularmente trágico (exceptuando ações gregas no pior cenário). Ainda acredito num acordo com o BCE/UE (acordo provisório até dia 20 de julho e o prolongamento da ELA aos bancos gregos até esse acordo). O acordo provisório garante-nos que o Acordo definitivo virá posteriormente (Acordo de princípios será colocado no Acordo provisório).

cenário mais Provável - Como não existem líderes Kamikazes na UE (e porque Portugal e Itália seriam os "senhores que se seguem"), é do interesse de todos a obtenção de um Acordo provisório urgente (e com tempo encontrar uma solução permanente), sob pena de isto descambar no curto prazo. A Grécia não tem alternativa à UE (Putin e China negam-se a assumir o papel de financiador daquele país)
consequência imediata - rebound fortissimo dos principais mercados eurozona, emergentes e USA, e possível reversão à tendência primária Bull.
kamikaze-cat6.gif
kamikaze-cat6.gif (456.69 KiB) Visualizado 16908 vezes

cenário pouco provável (Kamikazes destroem o porta aviões) - Não obtenção de um Acordo. bancarrota Grega, colapso da euro, crash nos mercados eurozona.

Mesmo neste ultimo cenário existem dois factores que possibilitam o turn around dos mercados a um mês de distãncia: Resultados do 2º trimestre vão ser extremamente positivos na Eurozona (preparem-se para Espanha, itália e França). O Mercado da construção, da produção automóvel e da construção explodiu. A impressão de cash garante que a liquidez não vai faltar nem cá no Burgo.


Buy the dip na Eurozona ou "Buy when there is blood in the streets" (Portugal por mimetizar o risco Grego)
- esperar que mercados acentuem a queda, no curto prazo, e comprar ações como BPI (compro abaixo de 0,925 - queda fortissima), Mota (abaixo dos 2), Sacyr (abaixo dos 3) ou Mota ou Commerzbank (reentrada ideal abaixo de 11€).
cumps, perseu
BPI rutura do suporte vertical a 1€ e potencial de descida até à base nos 0.82.gif
BPI rutura do suporte vertical a 1€ e potencial de descida até à base nos 0.82.gif (24.18 KiB) Visualizado 16908 vezes

Margin debt em máximo historico e reforça potencial de queda.jpg
Anexos
BCP quebrado o suporte horizontal nos 0.75.gif
BCP quebrado o suporte horizontal nos 0.75.gif (28.3 KiB) Visualizado 16908 vezes
Editado pela última vez por Optimiza em 1/5/2020 22:58, num total de 3 vezes.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1779
Registado: 1/11/2012 23:18
Localização: Ítaca

Depressão

por TremalNaik » 6/7/2015 1:24

Caro Perseu,

É ingrato descobrir que se pode colocar títulos nos posts, e começar por Depressão!
Contudo, dados os falhanços rotundos nas previsões políticas que aqui arrisquei - a certeza de um acordo, em cima da hora, entre a UE e a Grécia, e a certeza da vitória do SIM neste referendo, o estado de depressão deve ser considerado na variedade de estados de espírito disponíveis nos mercados.

É consolador, ao menos, para o meu eu marxista anti capitalista a vitória do NÃO. Seria, se me visse grego, o meu sentido de voto. Esta gangada blatteriana tem ser posta na ordem antes que destrua a Europa. Claro que escusavam de levar uma tareia à custa do meu eu capitalista. Gozo da vantagem, menos mal, de não estar com pressa de ver o retorno. É que, até tenho medo de arriscar, estou convencido de que a quebra nos mercados de acções será temporária e vai seguir-se-lhe uma tendência altista sustentada.

Não deve haver registo (mas a memória dos preços é tua) de tantas condições favoráveis de crescimento económico e um mercado prolongadamente bear. Ou há?

Cumprimentos,
Tremal Naik
 
Mensagens: 212
Registado: 10/5/2015 14:55

Aonde é que estamos? Ansiedade ou Pânico

por Optimiza » 5/7/2015 23:54

Caros FDPC e Tremail Naik, com que ferramentas técnicas captar com 80% de accuracy esses movimentos de curtissimo prazo (os 250% de valorização, entre buys e sells perfeitos numa ação tão pouco volátil como a EDP, faz qualquer um tentar descobrir um sistema logaritmico, binário ou técnico).

Como logarítmico, nesse time frame, não me permite detectar pontos de entrada e de saída tão apertados (nem com tcr), e como na análise técnica os padrões para serem accionados necessitam de tempo, será que é com um sistema binário? Qual o Vosso método ou o método de trading que julguem ser mais adequado.

Só identifico opções binárias, mas detesto aquilo (julgo ser impossível ganhar dinheiro consistentemente, sequer durante dois meses). As opções binárias permitem tradar milhares de activos nesses time frames muito curtos, mas são uma máquina de ganhar dinheiro dos corretores e bancos (house always wins between 15% and 25%). Nunca coloquei nenhum artigo de fundo sobre Binary options porque me parece a forma mais rápida para queimar dinheiro nos mercados.

As loucas apostas em opções binárias:
Cash ou perde-se tudo: É o mais usado. Consiste em apostar na subida ou na descida do valor do activo. Aqui não interessa qual o valor final, mas apenas se está acima ou abaixo do valor à altura da colocação da aposta. Se acertar, ganhará em média 70% a 85%. Em caso de errar, perde os 100% do que apostou. Se conseguir encontrar uma estratégia que permita obter mais de 60% de apostas certas, terá lucro, mas a contra-parte perde tudo /e o banco fica com 25 a 30%).
Acertas no Preço do Activo ou perde-se tudo: Ao contrário da opção anterior, aqui o pagamento é determinado pelo preço do activo em si, tem de se estar por dentro da evolução do active, canais e últimas flutuações.
One-touch: Esta opção termina quando o ativo atinja um valor determinado. Aqui uma das dificuldades é que o preço chegue a este valor dentro do período de tempo que dura a operação.
No-touch: Aqui o pretendido é o contrário. É evitar que o preço chegue ao valor limite dentro do tempo que dura a operação.
60 Seconds: Operações muito rápidas. Se existe uma tendência muito definida de um preço, esta opção permite fechar rapidamente a operação antes que haja uma inversão dos preços. É também muito popular, especialmente entre os que já têm alguma experiência.

Dúvida sobre os gráficos base em anexo. Estamos num período de ansiedade ou de pânico?

cumps, perseu
MANADA.jpg
MANADA.jpg (28.64 KiB) Visualizado 17087 vezes
MAI NADA.gif
MAI NADA.gif (32.63 KiB) Visualizado 17087 vezes
Aquele que deixa de ser melhor, deixa de ser bom! Aristóteles
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1779
Registado: 1/11/2012 23:18
Localização: Ítaca

Re: A Memória do Preço » O Preço da Memória

por FDPC » 4/7/2015 18:12

TremalNaik Escreveu:Na tabela anexa, tento mostrar o que podia ser feito num mundo ideal investindo 10000 euros na EDP no último ano, isto é, no 2.º semestre de 2014 e no 1.º semestre de 2015. A ideia óbvia é comprar em baixa e vender em alta, tendo sido identificados 10 momentos ideais. Em princípio, está em curso o 11.º momento. Queria transpor, agora, este cenário para o mundo real. Que balizas e que indicadores existem para assinalar os pontos de venda e de compra? Trata-se de alea pura ou é possível aperfeiçoar um algoritmo aconselhador?
Fica por agora, apenas, a tabela. Queria ver como sai no editor, porque é uma primeira experiência de inserção de objectos diferentes de um texto. Mais tarde voltarei a este assunto.

Cumprimentos,
Tremal Naik

PS: Reeditei a tabela com os valores exactos retirados de
http://www.edp.pt/pt/investidores/accao ... Historical


Tremal é esse tipo de indicadores que procura? Tenho me dado bem com um índice de 90% de acertos, mas não sigo cegamente facilita enormemente a caça de ativos a jeito para atacar em daytrade/swing. https://www.portuguesebulls.com. O que você opina sobre essa ferramenta Perseu? Conhece?

EDP sinais de entradas e saidas normalizados.png
EDP sinais de entradas e saidas normalizados.png (22.21 KiB) Visualizado 17251 vezes
Por uma Politica Solidária a Migração, abaixo os muros da intolerância
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1469
Registado: 15/9/2013 23:16
Localização: Sintra

"Sim" na Grécia ou "Não" para a Eurozona

por Optimiza » 4/7/2015 14:53

tudo em jogo.jpg

Bancarrota ou novo Acordo? (todos os que neste momento estão "Longos", como eu, querem um SIM, para um Acordo em breve)

Não deixa de ser curioso, que um pequeno país (Grécia), com uma economia que sempre foi desestruturada (agora mais ainda), tenha um impacto Mundial tão forte (não só pelo euro/UE, pelos mercados, ou pelos montantes da dívida, mas pela herança cultural partilhada, e que tanto impactam o investidor em Shenyang (China), como o aluno universitário em Breda. Se o pensamento civilizacional (e universitário), é estruturado numa mecânica helénica, também os riscos sobre o país (que não passa de um emblema dessa outrora civilização revolucionária), têm um impacto global.

Curiosamente, numa altura em que os fundamentais na Eurozona despontavam, depois de 11 anos de declínio e de lateralização, com o PMI industrial e de serviços a níveis inesperados, em Itália, Espanha e até em França (quem diria?), e com a impressão massiva de 60 mil milhões de notas de euro todos os meses, 1,5 triliões de euros a 2 anos estão em causa por uma negociação de meia dúzia de tostões » cerca de 50 mil milhões de euros (nem é uma questão ideológica), porque o Syriza é um partido heterogéneo de burgueses, intelectuais e de "estrangeirados".

O "Não" na Grécia pode significar uma queda de curto prazo de 10/15% no stoxx50 e no IBEX35, uma queda de 30/40% no Athex, a passagem a Bear market no S&P500, como a confirmação de um Bear cíclico em Shanghai.

O "Sim" na Grécia pode significar uma subida de curto prazo de 20%/25% no IBEX35, no MIB, no Ca40 e no Psi (subida de 70%/90% no Athex), o regresso ao Bull Market em todos os indices do ocidente, e a um forte rebound, temporário, em Shanghai
Stoxx50 em risco de queda de 10% caso ganhe o NÃO Grego.jpg

Com a downtrend de curto e médio prazo os R/R estão francamente apelativos para um mero rebound ou no retorno ao Bull market (das exportadoras alemãs e francesas à banca portuguesa, espanhola, italiana, francesa às contrutoras ibéricas e francesas).
BPI  R1R3.gif
BPI R1R3.gif (24.08 KiB) Visualizado 17301 vezes

Shanghai » Mercado sem suportes fruto de uma hiper subida especulativa. Mercado Bolsista 500X maior que o Grego e contudo, este Bear market garantido, terá menos impacto no Mercado do que o Grego. Porquê? Porque a Grécia impacta o maior bloco económico do Mundo e o Bear em Shanghai impacta pouco a economia do próprio país e gera refluxos de capital para os USA, Emergentes e Europa. Porque a economia chinesa tem ciclos de crescimento e de queda pouco ligados aos mercados Bolsistas Chineses (em que a psicologia de massas ignora os ciclos económicos do "império do Meio").
(viewtopic.php?f=3&t=84008&start=475#p1194342)

Mas que volatilidade em Shanghai, aquilo é de loucos (vejam o gráfico)
MAIORES RANGES DIÁRIOS EM SHANGHAI  4 DELES FORAM NESTE ÚLTIMO MÊS.jpg
MAIORES RANGES DIÁRIOS EM SHANGHAI 4 DELES FORAM NESTE ÚLTIMO MÊS.jpg (25.04 KiB) Visualizado 17301 vezes
Shanghai caiu 25% suporte intermédio na MM200 target final nos 3200.png
Shanghai caiu 25% suporte intermédio na MM200 target final nos 3200.png (32.63 KiB) Visualizado 17301 vezes
S&P500 Não grego reforçaria a hipótese de um retracement até aos 1990 pontos.png
S&P500 Não grego reforçaria a hipótese de um retracement até aos 1990 pontos.png (43.89 KiB) Visualizado 17301 vezes
Aquele que deixa de ser melhor, deixa de ser bom! Aristóteles
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1779
Registado: 1/11/2012 23:18
Localização: Ítaca

cont. post anterior

por Optimiza » 3/7/2015 12:39

Alquimista, continuando o post anterior, coloco as restantes afirmações do Ed seykota e de Sun Tsu, relacionadas com a aprendizagem na sua vertente de mercados.

Tremal Naik, No tocante à EDP, muito interessante a tua tabela (vou analisar a mesma porque é uma ação que só comprava no final de cada ano e se calhar...). De qualquer modo, pelo gráfico, para além de um Bullmarket de longo prazo, podes visualizar os suaves períodos correctivos pós-dividendos (típicos de um sell in may).
Ed Seykota.jpg
Ed Seykota.jpg (8.87 KiB) Visualizado 17461 vezes
ED SEYKOTA   the best in the west.jpg
ED SEYKOTA the best in the west.jpg (89.35 KiB) Visualizado 17461 vezes
Sun Tsu.jpg
Sun Tsu.jpg (30.69 KiB) Visualizado 17461 vezes
EDP Bull de longo prazo.gif
EDP Bull de longo prazo.gif (30.01 KiB) Visualizado 17461 vezes
Psi20 death cross e bear de médio prazo provocam o KEY TEST na MMS200.png
Psi20 death cross e bear de médio prazo provocam o KEY TEST na MMS200.png (29.18 KiB) Visualizado 17461 vezes
Buy Wait Sell but dont you ever press the PANIC button.jpg
Buy Wait Sell but dont you ever press the PANIC button.jpg (108.25 KiB) Visualizado 17461 vezes
Editado pela última vez por Optimiza em 4/7/2015 14:59, num total de 2 vezes.
Aquele que deixa de ser melhor, deixa de ser bom! Aristóteles
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1779
Registado: 1/11/2012 23:18
Localização: Ítaca

Re: Aprender, Apreender, Antecipar, Acreditar

por O Alquimista » 3/7/2015 12:30

perseu Escreveu:
(...)
Estava eu "a poupar" frases dos grandes traders para colocar, à la longue, nos posts dos meus "Gurus" aqui no tópico, e agora vejo-me "obrigado" a colocar de 3 deles: Soros, Livermore e Seykota
(...)

cumps, perseu


Parece-me que falta o Seykota.

Abraço
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
 
Mensagens: 3408
Registado: 12/3/2014 0:58

Aprender, Apreender, Antecipar, Acreditar

por Optimiza » 3/7/2015 12:18

Caro Tremal Naik, o mais importante no trading (como em tudo o resto, aliás), é continuar a aprender - como, o quê e para quê (novos temas, pontos de vista e sobretudo com os erros por nós cometidos), a experimentar, e a tentar individualmente moldar, de uma forma lucrativa, a forma como investimos. Soros não ganha dinheiro no Mercado da mesma forma que Warren Buffett e este diverge a 100% da forma como Tudor Jones ou Ed Seykota ganham cash. A individualidade faz o Trader!
Ongoing learning You will never Know enough.jpg
Ongoing learning You will never Know enough.jpg (9.97 KiB) Visualizado 17473 vezes

A EDP é uma ação com "Gravitas", uma yield soberba e é de facto uma ação para "viúvas e orfãos" (WO - Widows and orphans) » termo utilizado para definir as ações Value que pela conjugação do modelo de negócio /oligopolies ou produtos exclusivos / e pelas Yields potenciais, são considerados investimentos "seguros" para investidores passivos, a longo prazo. Agora, para um especulador, é uma ação que cumpre à risca o ciclo particular das WO (BBD - Buy before dividends). Compra-se em Novembro/Dezembro e vende-se em princípios de Abril -» Ver gráfico EDP.
Muitos dos investimentos que fazemos dão prejuízo, mas com stop losses e com o efeito da aprendizagem - sempre ongoing - tendemos a obter lucros consistentes (mesmo quando se fazem más opções como ter, em carteira, duas ações de bancos Gregos "congeladas").

Investir só no Psi20 é demasiado maniqueista e redutor. É como gostar muito de comer cozido à Portuguesa, e para toda a vida só se vai comer cozido à portuguesa. Diversificar a comida é um must. Depois de analisada a composição de outros pratos, experimentar por exemplo Paella, uma feijoada, Sushi, uma pizza, ou até um hamburguer.

Estava eu "a poupar" frases dos grandes traders para colocar, à la longue, nos posts dos meus "Gurus" aqui no tópico, e agora vejo-me "obrigado" a colocar de 3 deles: Soros, Livermore e Seykota

Jesse Livermore  biggest ever.png
Jesse Livermore biggest ever.png (226.63 KiB) Visualizado 17473 vezes
Jesse Livermore.png
Jesse Livermore.png (187.04 KiB) Visualizado 17473 vezes

O inconfundível George Soros:
» Keep IT SIMPLE!!!!!! Unfortunately, the more complex the system, the greater the room for error
» I'm only rich because I know when I'm wrong...I basically have survived by recognizing my mistakes.
» The financial markets generally are unpredictable. So that one has to have different scenarios... The idea that you can actually predict what's going to happen contradicts my way of looking at the market. (digo eu: considerar o cenário bom e o mau, pós-grécia)
» The worse a situation becomes, the less it takes to turn it around, and the bigger the upside."
» Misconceptions play a prominent role in my view of the world.
» Globalization has rendered the world increasingly interdependent, but international politics is still based on the sovereignty of states (outra vez a Grécia)
» It is credit that matters, not money (in other words, monetarism is a false ideology)."
» Every bubble consists of a trend that can be observed in the real world and a misconception relating to that trend. The two elements interact with each other in a reflexive manner.
» The trouble with institutional investors is that their performance is usually measured relative to their peer group and not by an absolute yardstick. This makes them trend followers by definition.
Soros.jpg
Soros.jpg (63.1 KiB) Visualizado 17473 vezes
Soros the smartest.png
Soros the smartest.png (238.08 KiB) Visualizado 17469 vezes
george soros.png
george soros.png (277.11 KiB) Visualizado 17473 vezes



cumps, perseu
Aquele que deixa de ser melhor, deixa de ser bom! Aristóteles
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1779
Registado: 1/11/2012 23:18
Localização: Ítaca

Re: A Memória do Preço » O Preço da Memória

por TremalNaik » 3/7/2015 12:01

Na tabela anexa, tento mostrar o que podia ser feito num mundo ideal investindo 10000 euros na EDP no último ano, isto é, no 2.º semestre de 2014 e no 1.º semestre de 2015. A ideia óbvia é comprar em baixa e vender em alta, tendo sido identificados 10 momentos ideais. Em princípio, está em curso o 11.º momento. Queria transpor, agora, este cenário para o mundo real. Que balizas e que indicadores existem para assinalar os pontos de venda e de compra? Trata-se de alea pura ou é possível aperfeiçoar um algoritmo aconselhador?
Fica por agora, apenas, a tabela. Queria ver como sai no editor, porque é uma primeira experiência de inserção de objectos diferentes de um texto. Mais tarde voltarei a este assunto.

Cumprimentos,
Tremal Naik

PS: Reeditei a tabela com os valores exactos retirados de
http://www.edp.pt/pt/investidores/accao ... Historical
Anexos
Imagem EDP 1.jpg
Vales e Picos na EDP: série do último ano
Imagem EDP 1.jpg (56.7 KiB) Visualizado 17407 vezes
Editado pela última vez por TremalNaik em 3/7/2015 14:12, num total de 2 vezes.
 
Mensagens: 212
Registado: 10/5/2015 14:55

Re: A Memória do Preço » O Preço da Memória

por TremalNaik » 2/7/2015 22:35

Memória do preço – EDP 2 semestres

Andei “fora cá dentro”, em passeio, com a minha prole, que é numerosa para a época. Vinguei-me à brava da ignorância de que me acusam quotidianamente sobre os temas actuais da música e da televisão. Quer nos locais de estilo, Alcobaça, Batalha e Vila Viçosa, quer nos lugares mais inesperados, como Terena, essa igreja que completa com a de Leça do Balio e a da Flor da Rosa a santíssima trindade dos fortes religiosos portugueses, e como ... S. Miguel da Mota.

Serve este intróito para justificar duas coisas: a redescoberta da Temperança, a virtude cardeal pintada no tecto de um dos salões do paço ducal dos Braganças e que me serve de refrigério da consciência para voltar a escrever (obrigado, Perseu, pelas palavras sábias e, sobretudo, camaradas); e a peregrinação ao santuário do Endovélico (o deus dos lusitanos), o único oráculo verdadeiramente confiável para um português de gema. Trago realmente recados do Endovélico, mas já lá chegarei!

Perdi parte da epopeia grega dos nossos dias, como já se terá entendido. Portei-me beneditinamente e afastei-me uma semana inteira da vida do século.

Perdi também, acabo de notar, uma parte substancial dos meus investimentos: uma soma modesta, para muitos, a brutalidade de quatro salários para mim, que passo 8 a 10 horas por dia no serviço e prefiro, como os gregos, segundo dizem, o estado de férias ao estado de trabalho. Estou, pois, num estado de stress pós trauma, isto é, um estado de espírito próximo do de Mourinho quando pronunciou a célebre frase: “Alguém vai pagar isto”.

Importa fixar que antes destas emoções, em uma das incontáveis estações de serviço das auto-estradas do tempo em que o país era uma festa, comprei o Negócios. Sim, o de hoje, 2 de Julho de 2015. Um pecadilho descontável porque as férias estão tecnicamente terminadas no dia em que se regressa a casa, como sabem todos os que têm os cabelos grisalhos.

Acabo de folheá-lo à pressa, e das duas uma: ou os senhores do BPI Research têm razão e o Endovélico está definitivamente ultrapassado pelos actuais bezerros de oiro, ou a sabedoria antiga do antiquíssimo deus dos lusitanos, com provas dadas junto dos romanos, que o adoraram, estende-se inesperadamente ao mundo grego e paira sobra a Acrópole.

Embriagado pelo Endovélico, como é da praxe, li, à luz das primeiras estrelas, e com um certo à vontade, em S. Miguel da Mota, vai fazer três dias, os sinais de fumo e as declinações das linhas das águas. Os sinais eram claros: EDP, EDP, EDP, repetidos em grupos de cinco com uma cadência dupla. Nada de AT nem de AF nem de televisão: apenas esta sequência. Quereria o Endovélico dizer-me que em cada um dos últimos 2 semestres a cotada EDP, por 5 vezes, se elevou dez por cento, sempre dentro de um corredor amigável, limitado, à broxa larga, como diria o Eça, por 3,15 e 3,65 euros?

Vim para casa com este presságio. Tentado, numa eventual crise grave, como está à vista que esta é, a desfazer-me de uma carteira de má qualidade e a apoiar-me na tendência desta EDP que, sem se mexer, parece garantir 50% ao semestre, sem contar os juros dos juros. E isto é feito com volume, muito volume, e com uma variação anual positiva ligeira – cerca de 8%, suponho.

A ciência, a research, os especialistas, contudo, mandam a EDP para o fim da tabela do jornal. Aconselham outras 3 cotadas do PSI20 e mais algumas do IBEX, tanto quanto me lembro. Ainda que estas para mim não contem porque apenas invisto no PSI.

Até Perseu, o meu colunista favorito, com Raposo Tavares a morder-lhe os calcanhares, elogia BCP, Mota e BPI num cenário de SIM grego. E é capaz de ter razão porque parte dos meus prejuízos vêm daí, e se me parecia boa compra na altura melhor será agora que estão bem mais baratas. Já me escaldei de resto com outras vendas com perdas, de cotadas que pareciam esperar apenas um sinal meu de venda para inverterem a tendência. Aconteceu com a Impresa e aconteceu com a Glint.

Enfim, sinto o corpo a decompor-se em dúvidas e partilho a mais dilacerante: eu, Tremal Naik, que invisto apenas a quantidade marginal das minhas capacidades, ou seja, fico sensivelmente nas mesmas condições de vida se sobrevier um enorme crash, ficaria muito satisfeito com um lucro de 10% num ano inteiro. A alternativa é ter o dinheiro no banco, aí sim, a decompor-se realmente. E sigo sem paragens para a dúvida: aos senhores investidores que também escrevem no Caldeirão, aos senhores do research, esta taxa de 10% não serve? É um desconsolo? Será por eu ter aspirações curtas que me está a falhar a interpretação dos dados? Ou isto da EDP tem sido uma taluda que está para acabar e o Endovélico não passa de um charlatão e mais vale aguentar uns meses as acções que tenho do BCP, Mota e Sonae?

Fortes cumprimentos,
Tremal Naik
 
Mensagens: 212
Registado: 10/5/2015 14:55

Livros marcantes sobre Mercados e Top players

por Optimiza » 1/7/2015 20:01

Aproveito para colocar no Índice de Temas, os Livros que já em mensagens privadas tenho indicado, coloco os 15 Livros que mais me marcaram e aqueles com os quais aprendi alguma coisa, os 15 únicos que releio sobre o tema "Mercados"

Os que mais gosto e me marcaram: de 1 a 11
Os que aprendi mais: De A a H

1 - The Education of a Speculator (Victor Niederhoffer) » emoção/estratégia.
The education of a speculator.png
The education of a speculator.png (148.25 KiB) Visualizado 17764 vezes

2 / BThe Motley fool investment guide (David and Tom Gardner) » tudo (ou quase) num só livro carregado de simplicidade.
the motley fool investment guide.png
the motley fool investment guide.png (162.23 KiB) Visualizado 17764 vezes

3 / DJesse Livermore (Richard Smitten) – narrativa moderna do maior trader de sempre, captando o que interessa da sua abordagem técnica e psicológica.
Jesse Livermore.png
Jesse Livermore.png (109.56 KiB) Visualizado 17764 vezes

4/ E - One up on Wallstreet (Peter Lynch) » common sense a render dinheiro.
Peter Lynch.png
Peter Lynch.png (147.15 KiB) Visualizado 17764 vezes

5 – Stock Market Wizards (Jack Schwager) » outperformance conseguida por traders com métodos tão diferentes e por vezes antagónicos. Imperdível.
Stock market wizards.jpg
Stock market wizards.jpg (8.01 KiB) Visualizado 17764 vezes

6 – Winning on Wall Street (Martin Zweigs) » chegou a ser obrigatório para os traders da Goldman.
7 – Practical Speculation (Victor Niederhoffer) – consolidar a especulação e valorizar a estatística.
8 - The Warren Buffet portfolio (Robert Hargstrom) – Perceber os métodos value investing pelo Mestre dessa “arte”.
9 / A - Trend Following (Michael Covel) - A tendência não só é "amiga", como diz o principal sobre o Mercado e sobre os activos.
10 – Liars Poker (Michael Lewis) - romance sobre personagens e factos bem reais de wallstreet.
11 - (Fora de bolsa) Benchmarking (Robert C. Camp)
C - Technical Analysis (Robert Edwards e John Magee)
F - Technical Analysis of the Financial markets (John Murphy)
Technical Analysis.png
Technical Analysis.png (126.65 KiB) Visualizado 17764 vezes

G - The inteligent investor (Benjamin Graham)
H - (Fora de Bolsa) Strategor (o velho livro da universidade)

cumps, perseu
Aquele que deixa de ser melhor, deixa de ser bom! Aristóteles
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1779
Registado: 1/11/2012 23:18
Localização: Ítaca

Os fundamentais continuam positivos+BPI,BCP e Mota

por Optimiza » 1/7/2015 12:26

Num dia em que foram conhecidos os expansionistas PMI's Alemão (51,9) , Italiano (54 - inesperadamente elevado), Eurozona (52,5) e Espanhól (54,5), e que o BCE afirma o seu sucesso na "impressão" mensal de mais 60 mil milhões de euros para a eurozona (excepto Grécia), é difícil conceber uma derrocada dos mercados bolsistas Espanhól, italiano ou Alemão (o PMI chinês está em 48,7 » Shanghai caiu 5,6% ontem).
nota - PMI's acima de 50, significa que as economias estão em fase expansionista (na produção).

PMI alemanha 51,9  e eurozona nos 52,5.jpg
PMI alemanha 51,9 e eurozona nos 52,5.jpg (72.21 KiB) Visualizado 17898 vezes


Caso se materializem perspectivas para um Acordo visando o 3º resgate Grego, visualizo 3 ações entre as que podem outperformar o PSi20 - BCP, Mota e BPI (Jeronimooo e Impresa podem igualmente vir a ser outperformers)
BPI  teste primordial na resistência horizontal 1.20€.gif
BPI teste primordial na resistência horizontal 1.20€.gif (16.46 KiB) Visualizado 17898 vezes
BCP  teste de curto prazo na MMS20 0,080.gif
BCP teste de curto prazo na MMS20 0,080.gif (19.25 KiB) Visualizado 17898 vezes
MOTA ENGIL suporte horizontal e MMS50 nos 2.64.gif
MOTA ENGIL suporte horizontal e MMS50 nos 2.64.gif (19.2 KiB) Visualizado 17888 vezes

IBEX e PSI20 estão a rondar suportes móveis de longo prazo, essenciais para a manutenção da tendência principal.
FIM DA CORREÇÃO NO IBEX.gif
FIM DA CORREÇÃO NO IBEX.gif (70.37 KiB) Visualizado 17888 vezes
PSI20  suporte e teste à MMS200 bull ou bear.png
PSI20 suporte e teste à MMS200 bull ou bear.png (38.77 KiB) Visualizado 17898 vezes
Aquele que deixa de ser melhor, deixa de ser bom! Aristóteles
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1779
Registado: 1/11/2012 23:18
Localização: Ítaca

A Bolha em vias de rebentar

por Optimiza » 30/6/2015 23:17

Raposo Tavares, Viva! Agradeço as tuas palavras motivadoras e apenas procuro escrever sobre temas que sejam relevantes. Agora, em termos de interesse, de apelo e de especulação diária (e às vezes horária), é imbatível o tópico da Crise Grega (raios, estou viciado :-s ). Sobre o Ouro, falta o "Key reversal day", o momento em que técnica e fundamentalmente, num ápice, o panorama muda, e mudará por muitooo tempo.

Após mais um dia à “espera de Godot” (da "nossa" Grécia), nos mercados ocidentais, vale a pena abordar o Mercado Chinês. Duas Bolsas se destacam com desenvolvimentos similares – Shenzen (Hong Kong) e Shanghai (China – em Português chamamos Xangai). Desde 2012 que a Bolsa de Shanghai tem vindo a ganhar a preponderância, e em 2015, vale a pena seguir esta (uma vez que Shenzen é uma follower).
SHANGHAI.jpg
SHANGHAI.jpg (43.71 KiB) Visualizado 18009 vezes

Free market Comunist Capitalism (não é uma contradição dos termos) -» O Mercado Chinês não é para comprar agora. Caiu 20% mas pode cair mais 30%. A subida no último ano chegou a ser de 158%, um absurdo. Com esta subida estonteante, EM APENAS 12 MESES, NAS DUAS BOLSAS CHINESAS, “CRIARAM-SE 900 USD” POR CADA PESSOA DO PLANETA.
THE SKY IS FALLING OVER SHANGHAI.jpg
THE SKY IS FALLING OVER SHANGHAI.jpg (40.62 KiB) Visualizado 18009 vezes

Shanghai, 2ª Bolsa mais volátil do Mundo (depois da Grécia)
Os investidores chineses são 370 milhões num país com 1.250 milhões, na sua maioria iletrados economicamente (82% têm apenas a primária e secundário) e deu-se um fenómeno “engraçado” e inimitável em qualquer outra parte do Mundo (mas que faz todo o sentido se refletirmos). Transferiram uma parte substancial das verbas de jogos de azar em Macau (verbas do jogo desceram 30%), no Loto e outros jogos nacionais para investir em Bolsa. Mais, sem colaterais juridicamente válidos, a banca oficial e a banca “clandestina”, concederam créditos pessoais que alavancaram os investimentos bolsistas.
shanghai subida de 150% em 12 meses apenas  BUBBLE TERRITORY.png
shanghai subida de 150% em 12 meses apenas BUBBLE TERRITORY.png (30.53 KiB) Visualizado 18009 vezes

7 factores que fortalecem os argumentos BEAR (podemos perspectivar um downside target nos 3250 pontos):

1) mercado subiu demasiado em 12 meses (158%, nos máximos), não tendo paralelo em nenhum mercado desenvolvido (nem no Japão).

2) Lucros médios reportados são inacreditavelmente baixos, dividendos quasi ausentes e PER médio de 52.

3) desaceleração económica (as expectativas de crescimento do PIB a 3 anos, baixaram de 9% para 6,5% ao ano – “dramático”)

4) mercado imobiliário desequilibrado (bolha de preços em Xangai, Hong Kong, Pequim e em todas as cidades com mais de 2 milhões de habitantes), e excesso de oferta pelo resto da China (mais de 40 milhões de fogos por absorver).

5) margin debt em níveis ináuditos na China e acima dos States (total de dívida/free float).

6) Lancamento de magotes de novos IPOS em 2014 e 2015, em que alguns geraram disparos de 5000% em apenas 1 mês (comprados sem critério por centenas de milhões, apenas porque sim e projectando a procura dos títulos para cotações surreais).

7) Desconexão total entre Macro-economia e Bolsa, e entre sectores de alta rentabilidade versus performance bolsista por sectores.
Shanghai  Bear Market de médio prazo confirmação abaixo da MMS100.png
Shanghai Bear Market de médio prazo confirmação abaixo da MMS100.png (33.54 KiB) Visualizado 18009 vezes

A especulação atinge um ponto similar ao final dos loucos anos 20 nos States, e do final dos 80 em Portugal, em que se comprava “Gato por Lebre” (só falta mesmo surgir o Aníbal Cavaco chinês a alertar para isso mesmo).

Forma mais simples de especular sobre Mercado chinês: 2 ETFS, o FXP (ultrashort footsie china 25), e FXI (longo no footsie china 25). Ações que acompanho no semanal: petrochina, China telecom, China Mobile, Alibaba, JDCom, baidu, China Ming yang, ICBC, Bank of China, Hutchinson Wampoa, AIA Group e Cnooc.

nota - dois pontos laterais: carteira Europeia defensiva da JP Morgan com 8 ações muito interessantes e a minha Biotech favorita (não é só por ter , mas porque especulo um upside fora do normal a 2 anos de horizonte - no médio prazo, a sua volatilidade é inacreditável e inapropriada para quem não suporte um drawdown de 50% (qualquer que seja a consideração individual de "Normal").

Cumps, perseu
Carteira de ações defensivas Europeias da JP Morgan.gif
IMMUNOGEN lateraliza mas stochasticRsi indicia novo movimento com amplitude.png
IMMUNOGEN lateraliza mas stochasticRsi indicia novo movimento com amplitude.png (29.44 KiB) Visualizado 18009 vezes
Aquele que deixa de ser melhor, deixa de ser bom! Aristóteles
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1779
Registado: 1/11/2012 23:18
Localização: Ítaca

Re: A Memória do Preço » O Preço da Memória

por RaposoTavares » 30/6/2015 1:59

Caro Perseu, estás com um problema enorme: puseste este tópico a um nível tão elevado que quando publicares um post 'apenas' bom te arriscas a cair em descrédito.

Parabéns,
abraço, Raposo Tavares

P.S.: Acabei de ver na Bloomberg o comportamento do ouro. Está bem e está com boas perspetivas.
"Se um homem tiver realmente muita fé, pode dar-se ao luxo de ser céptico."
in: Citações e Pensamentos, Friedrich Nietzsche
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3525
Registado: 4/12/2013 19:13

XIX Aplicações Alternativas Parte V - OURO & PRATA

por Optimiza » 30/6/2015 0:01

APLICAÇÕES ALTERNATIVAS Parte V – DIVERSIFICAR O PORTFÓLIO
Já colocados - (A) Prod. Estruturados, (B) Obrigações, (C) Hedge funds viewtopic.php?f=3&t=84008&start=225#p1175394
(D) Opções, (E) Futuros viewtopic.php?f=3&t=84008&start=225#p1176175
F) Forex, G) Depósitos a prazo em moeda estrangeira, H) CFD's viewtopic.php?f=3&t=84008&start=250#p1177115
I) ETF'S, J) High Frequency trading /HFT accounts viewtopic.php?f=3&t=84008&start=275#p1178395
Agora: L) Ouro e Prata
Por colocar - Fundos mobiliários e imobiliários, activos imobiliários, CLN's, REITS, Commodities, Fundos de private equity, FPR’s e PPR’s.
Gold crown.jpg
Gold crown.jpg (11.93 KiB) Visualizado 18255 vezes

Investir em OURO (e lateralmente, PRATA)
Numa época de grande incerteza sobre a política cambial e sobre o valor intrínseco e fiduciário das moedas (dollar, iene, euro, yuan, renmibi, rublo, real...), em países carregados de dívidas insustentáveis e crescentes (42 triliões $ em dívidas soberanas), o ouro pode, a qualquer momento, reforçar o seu valor-refúgio e sair do actual Bear Market.

Princípio da Convergência » O Ouro e a prata convergem sempre nas tendências de longo prazo (bull e bear), podendo ter divergências até 25% na variação em prazos curtos e médios (até 200 dias).
Princípio da Divergência » O ouro e a prata divergem ¾ do tempo do Usdollar, nos últimos 70 anos, nas tendências de longo prazo (bull e bear), podendo ter convergências totais em prazos curtos (até 50 dias).
When Bearish on the dollar  Be on Gold.jpg
When Bearish on the dollar Be on Gold.jpg (17.48 KiB) Visualizado 18255 vezes

O “guru” fanático do ouro: Peter Schiff » aponta o ouro a 25.000$/onça (dos actuais 1179), nos próximos 20 anos, com o argumento de uma desvalorização radical do Usdollar, num cenário de hiperinflação marcada por uma dívida pública insuportável.
http://schiffgold.com/news/ (nota: o “guru” gere 2 Fundos de ouro com 860 milhões de usd, fortemente perdulário nos últimos 3 anos).

-» HISTÓRIA:
Desde tempos imemoriais que o ouro tem um papel monetizado. A produção escassa leva a que em 5.000 anos de recoleção, todo o ouro acumulado ocupe pouco espaço físico e o que está por encontrar ainda ocupasse menos (ver imagens). Já toda a prata acumulada equivaleria à ocupação de toda a zona da baixa até ao Marquês de Pombal com 1 metro de altura (A prata ganhou uma posição de valor fundiário apartir da Grécia antiga, ficando como a moeda base do comércio. O ouro ganhava o estatuto de Valor-referência nas transações).
All the gold in the world.jpg
All the gold in the world.jpg (54.68 KiB) Visualizado 18255 vezes

As primeiras moedas em ouro surgiram em 643 AC na Lídia (actual Turquia), e valiam apenas em função do peso em onças. Foram os Romanos que começaram a indicar nas moedas de ouro e prata um valor facial em sestércios. Apartir do sec XVI, com a globalização Portuguesa e Espanhola, as moedas de ouro e prata tornaram-se a contraprestação para trocas de mercadorias.

Gold Standard e o seu fim - As primeiras notas em papel tinham contra-valor em ouro armazenado nos bancos centrais (1ª metade do séx XIX e em pleno uso no mundo ocidental na 2ª metade do mesmo séc.). na grande depressão de 1929, o ouro foi-se valorizando e os aforradores trocaram dollars por ouro enquanto foram autorizados, até que a escassez de ouro, levou à desvalorização do dollar, recaptura obrigatória do ouro pelo Estado (reservas de Fort Knox), e ao fim da relação paritária. Em 1973, deu-se o derradeiro golpe, deixar de haver uma cotação federal do dollar (em 1971 tinha sido anulada a troca automática entre ouro/dollar/ouro).

Em 1940 o ouro cotava a 35$/onça / em 1973 cotava a 45$/onça, em 2011 chegou aos 1900$/onça e hoje cotou a 1179$/onça (Bull market só na rutura dos 1250usd ou da MMS500).

-» PRODUÇÃO:
Existem 1078 empresas mineiras de ouro/prata cotadas nas Bolsas Mundiais (produzem sempre outros metais secundariamente).

11 Maiores Produtores Mundiais (os 3 maiores ninguém acerta):
1º China (450 toneladas métricas/ano);
2º Australia (270 toneladas métricas/ano);
3º Rússia (245 toneladas métricas/ano);
4º USA /211 toneladas métricas/ano);
5º Canadá (160 toneladas métricas/ano);
6º Africa do Sul (150 toneladas métricas/ano);
7º Perú (145 toneladas métricas/ano);
8º Uzbequistão (100 toneladas métricas/ano);
9º Gana (95 toneladas métricas/ano);
10º México (90 toneladas métricas/ano);
11º Brasil (70toneladas métricas/ano).

COMO INVESTIR E NEGOCIAR OURO E PRATA?


1-» Ouro/prata em físico (Let's Get Physical, Physical…)

Prós: Comprar Ouro/prata permite a exposição directa e a capacidade de usar como meio transacional, quer na forma de moedas, quer em barras ou jóias (e dentes), utensílios e obras de arte. Pelo valor ímplicito, pode-se cortar partes de uma moeda/barra, e têm valor per se.
The Best.jpg
The Best.jpg (6.71 KiB) Visualizado 18255 vezes

Contras: Risco de roubo, custos de armazenamento, margens elevadas dos vendedores/compradores, falsificações nas ligas de composição.

2-» ETFS
» Exchange-Traded Treasure e Exchange-Traded Funds (forma que adopto).

ETFS que sigo: GLD (etf market leader), DUST, GDXJ, NUGT, DGP, AGQ, ZSL (e dezenas de outros).

Prós: Custos de transação muito baratos, possibilidade de ter posições alavancadas ou não, segurança nas posições detidas, longs ou shorts, liquidez imediata e perdas limitadas (alavancagem máxima de 5X).

Contras: Não correspondem a uma noção de convertibilidade directa. Numa hiper-crise, nada nos garante que o ouro seja convertível nos ETF’s com ouro armazenado – tipo GLD (ouro acumulado nos cofres de Londres do HSBC, que alegadamente não cobrem sequer metade dos biliões investidos). Outros assumem à partida que são fundos de fundos, ou assentes em Futuros e derivados.
Como todos os ETF’s, têm oscilações do VEGA que “corroem” a relação directa ao metal subjacente (sobretudo nos etfs alavancados 2 e 3X).
GLD bull apenas na MMS200.png
GLD bull apenas na MMS200.png (39.65 KiB) Visualizado 18255 vezes


3-» Ações mineiras (minerar o ouro e a prata)

Prós: Investir em ações mineiras é uma das formas clássicas (desde os Roamnos), para se investir em ouro e na sua valorização. O custo de extração varia de país para país. Custo médio/onça nos USA é de 890$, já na África do Sul é de 760$ e no Perú é de 620$).
O leverage pode ser enorme numa época de valorização galopante da onça.
Algumas mining stocks » Barrick Gold, Newmont mining, Newgold, Eldorado Gold, Rangold, Kinross, Goldcorp, Novagold, Yamana, endeavour silverpan american silver.

Contras: O stockpicking tem destas coisas, podemos investir em duas ações Júnior Miners (novas empresas muito endividadas), e perder tudo, mesmo numa época de subida do ouro/prata. Pode-se comprar uma majour, tipo Rangold e ver as ações lateralizarem mesmo num bull market.

4-» Futuros (e call/options, warrants, factor certificates)

Prós: Praticamente sem riscos nas contrapartes (da CME nos futuros ao commerzbank e Citi nos warrants), custos baixos de transação, mobilidade e rapidez das posições longas e curtas (aqui mais nos Futuros), daytrading, alavancagem de 2(nos FC’s), a 25 (nos e-mini futures), até aos 200 nos Futuros.

Contras: A alavancagem e o run-out temporal podem queimar fortunas numa questão de minutos. Os riscos são enormes, e no caso dos futuros mais alavancados, apartir dos 10 contratos, devem ser deixados para Institucionais (é necessário muito cash, reservas e resiliência para assumir posições over-day). Os mercados são alvos de corners que duram por vezes segundos ou minutos e que levam ao Wipe out das “mãos fracas”.

Forma “segura” para investir a sério em Ouro » acima de 20% da carteira (com etf’s e gold miners) » Aproveitar fase de crise sistémica na economia norte americana (S&P em modo Bear na MMS200), com taxas de juro acima da Média a 10 anos, em que o USdollar entre em processo de desvalorização face ao benchmark.

Outros temas, ver no ìndice, no 1ºpost, na 1ª págª viewtopic.php?f=3&t=84008#p1158786
Gold  de 1900$ a 1170$  inversao por cima da MMS500 ou dos 1250$.png
Gold de 1900$ a 1170$ inversao por cima da MMS500 ou dos 1250$.png (32.38 KiB) Visualizado 18255 vezes
Editado pela última vez por Optimiza em 30/6/2015 22:54, num total de 1 vez.
Aquele que deixa de ser melhor, deixa de ser bom! Aristóteles
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1779
Registado: 1/11/2012 23:18
Localização: Ítaca

Dammage Control / Aproveitar + tarde os Saldos

por Optimiza » 29/6/2015 13:01

Bom dia Raposo Tavares e Tremal Naik,

Estive o fim de semana fora, a aproveitar o mar espetacular (infeliz/e sem ondas), e a evitar saber sobre o tsunami do Mercado. No trabalho só se falou disto na 1ª meia hora do dia (e do WSjournal ao Gulfnews fala-se mais disto do que do ISIS). As emoções estão à flôr da pele e a incerteza gera e promove a volatilidade extrema.
suportar os drawdowns.jpg
suportar os drawdowns.jpg (33.27 KiB) Visualizado 18403 vezes

Primeiro ponto - Raposo Tavares tinhas toda a razão :clap: . Eu Falhei, e falhei em toda a linha - não só porque pressupunha o Acordo no sábado, como tenho exposição directa a ações da banca grega, onde estava a ganhar quase 10% - Piraeus e NBG e não as consigo vender (Mercado bloqueado) :-k . Vou ver se não passo o ano para negativos, só vou saber após a Grécia se resolver (6 de Julho?)

Especuladores profissionais norte americanos e ingleses estão a comprar futuros de Julho (Contrarians), do lado longo, aproveitando as fortes quedas. estão-se a posicionar no pós-referendo (com sim - sabendo que a UE vai voltar a um Acordo nessa altura). Querem aproveitar os Saldos pós-correção, num cenário de salvação in extremis da Grécia, apartir de 6 de Julho..
As bons da europa do sul disparam  de portugal a Itália. neste caso, anexo as yields dobre bond espanholas a 10 anos.jpg
As bons da europa do sul disparam de portugal a Itália. neste caso, anexo as yields dobre bond espanholas a 10 anos.jpg (49.21 KiB) Visualizado 18414 vezes

Grécia
1) El Erian 85% de hipóteses para um Grexit / Goldman Sachs - 60% de hipóteses de um Grexit / BNP Paribas - 40% de hipóteses de um Grexit
2) Pierre Moscovici - comissário de Assuntos Económicos, declarou que ainda é possível acordo até dia 10 de Julho, se ganhar o sim! Existe vontade e margem de manobra, a distãncia entre as partes é pequena.
3) David Cameron - o referendo na Grécia é sobre a pertença ou não ao euro.
4) Todos os especialistas esperavam quedas superiores a 5, 7% nos ìndices, e a coisa nem a crash chega. Mínimo dos mínimos para se considerar formalmente crash é uma queda de 5% num dia.
5) Juncker - "o povo grego não deve cometer suicidio por medo à morte"
6) A corretora de apostas William Hill fecha as apostas sobre o fim do euro na Grécia, dada a radicalização das apostas e a extrema volatilidade descontrolada sobre os % implicados.
such a small crash.jpg
such a small crash.jpg (14.98 KiB) Visualizado 18414 vezes

Dammage Control - Vendi após a primeira meia hora de Mercado, Commerzbank, com ganhos reforçados com a subida de hoje (+2,1% apenas hoje). Vendi 50% de BCP com perdas de 8%, e vou vender hoje ainda Yelp (espero que com ganhos) e vou colocar em stand by Barrick Gold (espero que se valorize com a cotação do ouro a disparar).

Joker - tenho posição em NUGT que espero que se valorize em pelo menos 20% em 3 dias. O ouro tem o efeito milenar de "proteção anti-crises monetárias" (100% verificado)
gold.png
gold.png (155.48 KiB) Visualizado 18414 vezes

Mercado a desconto - Dada a volatilidade actual, com quedas que se deverão prolongar nos próximos dias (embora em ainda menor escala), fará sentido estar atento às notícias para tomada de posições em banca e construtoras do sul da Europa.

Liquidez - vou ficar com liquidez nos 60% e só vou comprar, em resolução e a forte desconto os supracitados sectores.

Expectativa pessoal (e agora bem minoritária) - Chegar-se a um Acordo BCE/UE e Grécia após um referendo em que o sim ganhe.

TremalNaik não deixes o Fórum porque crias valor nas participações, apenas gere o espaço sabendo que mesmo não concordando, deve-se respeitar e compreender o papel dos moderadores. Fornecem gratuitamente e generosamente Know-How, comunicam, apaziguam e motivam. Por outro lado, evitam a anarquia, a manipulação e a agressividade (normalmente fruto de posições antagónicas ou de um dia que correu mal).

Nesta época de luta, calma, lucidez e prudência para todos! perseu
análise dos principais ìndices Mundiais via Deutsche Bank.gif
Aquele que deixa de ser melhor, deixa de ser bom! Aristóteles
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1779
Registado: 1/11/2012 23:18
Localização: Ítaca

Re: A Memória do Preço » O Preço da Memória

por TremalNaik » 26/6/2015 23:29

Leio os vossos posts, Raposo Tavares e Perseu, cultos, inteligentes e atravessados por um humor fino, e fico genuinamente com pena de me ter obrigado ao silêncio. Abro uma excepção a essa regra quase fradesca apenas para explicar porque leio e não comento. Com efeito, conflitos insanáveis com a administração do fórum, a propósito da arbritariedade no apagamento de textos - um novo lápis azul -, que não admito nem tolero seja a quem for, levaram-me a suspender definitivamente a minha participação activa no Caldeirão. Espero que os meus caros amigos não se importem que os vá lendo em silêncio.
Um abraço a ambos,
Tremal Naik
 
Mensagens: 212
Registado: 10/5/2015 14:55

Re: A Memória do Preço » O Preço da Memória

por RaposoTavares » 26/6/2015 13:55

Amigo Perseu, dizia o nosso D. João II que 'há tempos de usar de coruja e tempos de voar como o falcão'. Parece-me que os tempos de falcão não são estes... Estou a responder 'em cima do joelho' (tempos de costureira?) e não posso documentar o que afirmo, mas fiquei com a impressão que há muitos gaps a fechar em baixa nalguns títulos americanos (assim de repente só posso afiançar a evolução da Tesla).
Tirando as conclusões que retiras em relação à Mota, concordo com muitas das tuas análises.
Quanto à Grécia, não sei o que te diga... há momentos alguém disse em Bruxelas que um acordo estava por um fio. Até pode ser verdade. Até podes ter toda a razão e surgir fumo branco em breve em Bruxelas. No entanto, tenho a sensação que esse acontecimento não será o fim do problema grego e pode ser o princípio de uma série de problemas no espaço do Eurogrupo...
Se correr tudo como prevês, até pode ser que volte a voar como um... milhafrezito. Por enquanto espero como qualquer mocho medroso.
Um abraço,
Raposo
"Se um homem tiver realmente muita fé, pode dar-se ao luxo de ser céptico."
in: Citações e Pensamentos, Friedrich Nietzsche
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3525
Registado: 4/12/2013 19:13

Leg Up em perspectiva

por Optimiza » 26/6/2015 13:11

Caro Raposo Tavares,

Se me perguntasses em Março, também te diria que o S&P500 e o Nasdaq necessitariam de uma correção impactante entre Agosto e Outubro, mas face à underperformance (ver gráficos) do S&P (o Alfa e o Omega dos indices), e face ao nulo impacto no Bull Market, dos 1ºos seis aumentos de taxa de juro nos States (memória histórica entre 2004 e 2006), diria que o Verão em circunstãncias normais, traria volatilidade e pullbacks de 5/6% e apenas apartir de finais de Julho.
S&P500 apenas sustentado na MMS200.png
S&P500 apenas sustentado na MMS200.png (30.3 KiB) Visualizado 18751 vezes

Como justificar um bear market com a liquidez actual (os QE não páram), com um "férias" no Mercado chinês (que drenava 78 mil milhões de euros/mês dos restantes mercados munidiais), com as Obrigações em fim de ciclo? e sobretudo com isto » face às Yields das treasuries, os PERS bolsistas estão estupidamente competitivos, mesmo nos 17/18 (ver gráf)
Face às Yields das treasuries o retorno líquido de um PER actual de 17 equivale a um PER de 6 em 1982.gif

Agora sem a nossa Grécia, tudo se alteraria (não só um Bear Market forçado, com crash de permeio, como uma deterioração radical dos perfis de crescimento em Portugal, na Eurozona e no Mundo (Deutsche bank subiu ontem as expectativas de crescimento Mundiais para este ano para 3,2 e no próximo para 3,6% - quantifica um default grego em menos 0,4% de crescimento Mundial). Logo, o Acordo tem de ser atingido, e aquele cenário da extensão do programa actual à grécia, dos 7.2 mil milhões de euros directos ao Estado grego, inclui lateralmente, mais 8,6 mil milhões de euros em programas de desenvolvimento e empréstimos regionais.

A minha carteira, ao contrário da tua (muito prudente, subinvestido na sasonalidade), sofreria o pior revés desde 2008, se a Grécia me falhar (só fui à Grécia uma vez, e como turista, mas adorei Tessalónica e Santorini, e quero voltar rapidamente com dinheiro para pagar novas contas). A Banca, sobretudo da eurozona, será o Key sector, pós-Grécia, na performance a curto prazo dos mercados (Portugal, Espanha, Irelanda e Grécia serão os principais motores - porque será?)
santorini.jpg
santorini.jpg (178.97 KiB) Visualizado 18751 vezes

nota - Goldman Sachs e Citi recomendam comprar ações Eurozona (outperformance face aos 3 benchmarks, até final do ano).
p.s. Mota Engil com benchmark na FCC. Acima da MMS20 e com target imediato no topo do canal (3€).
cumps, perseu
MOTA ENGIL  supera MMS20 rumo aos 3€ no topo do canal.gif
MOTA ENGIL supera MMS20 rumo aos 3€ no topo do canal.gif (26.14 KiB) Visualizado 18751 vezes
recomendações da Keppler Chevreux.gif
recomendações da Keppler Chevreux.gif (17.29 KiB) Visualizado 18751 vezes
Nat Bank Of Greece  indicadores denotam fragilidade e possível Gap down.png
Nat Bank Of Greece indicadores denotam fragilidade e possível Gap down.png (42.54 KiB) Visualizado 18751 vezes
Aquele que deixa de ser melhor, deixa de ser bom! Aristóteles
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1779
Registado: 1/11/2012 23:18
Localização: Ítaca

Re: A Memória do Preço » O Preço da Memória

por RaposoTavares » 26/6/2015 1:25

Concordo com muito do que escreves neste post. No entanto tenho algumas dúvidas quanto à consideração que fazes a propósito do tempo de pessimismo extremo em que os mercados vivem. Nos riscos abaixo penso demonstrar o que digo: a volatilidade já foi mais forte (nos picos de volatilidade o índice SP 500, a vermelho, corrige em baixa) e, de momento, os índices estão próximos de máximos. Na minha opinião há mais uma lateralização expectante do que uma correção dos mercados.
Dito isto, penso que é mais preocupante o verão, enquanto época em que os ursos andam à solta depois de um inverno de hibernação, do que a situação grega...

vixvssp.JPG
Factor cagaço no SP.
vixvssp.JPG (45.06 KiB) Visualizado 18931 vezes


Assim, vou aguardar pela chegada do mês de setembro para reorganizar e reforçar a minha carteira.


P.S. Costumo preservar a minha intimidade financeira, por estar no tópico que abriste ( e já te disse que me sinto bem aqui) e porque te expuseste, exponho-me também um pouco: Vigio farmacêuticas e biotecnológicas ('despachei as minhas posições há uns dias), olho para a mineira Nyrstar e para o índice em que está cotada, o BEL 20. Mantenho Peugeot e sigo o CAC. (A Grécia, que acompanho, como sabes, ainda não é para mim.)
No Ps(y)zinho vou começar a olhar para a Banca com atenção.
O NASDAQ, se não corrigir durante o verão começa a preocupar-me, se corrigir pode voltar a contar com a minha presença e com a minha melhor atenção (vendi há uns dias Hasbro e Gilead).
"Se um homem tiver realmente muita fé, pode dar-se ao luxo de ser céptico."
in: Citações e Pensamentos, Friedrich Nietzsche
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3525
Registado: 4/12/2013 19:13

Por vezes Best Buys surgem em fases de pessimismo extremo

por Optimiza » 26/6/2015 0:30

Eurozone growth after a G default that can´t happen.jpg
Eurozone growth after a G default that can´t happen.jpg (10.59 KiB) Visualizado 18961 vezes

A vida é feita de pequenas e de grandes opções que nos condicionam durante algum tempo, durante muito tempo e às vezes para sempre!
Agora, estou a ser Contrarian (tigger attacks), e a condicionar 1 ano de rentabilidade e de performance.
A sobreexposição (acima dos 50% da carteira), do lado longo nos meses de verão (o preço da sasonalidade viewtopic.php?f=3&t=84008#p1159224), só é boa para insiders, para traders de momentum e daytraders, ou para shortar qualquer dead cat bounce (porque a liquidez invariavelmente reduz-se, o interesse também e impera o caveat vendor). Contudo, hoje reforcei 2 posições longas na banca, entrei em Transocean, e quero entrar numa ação/ETF de Ouro.
Tiger attacks.jpg
Tiger attacks.jpg (68.21 KiB) Visualizado 18960 vezes

Como esperar um Upside que justifique o R/R de entradas nesta fase do ano? 1) Indefinição Grega equivale a Bear de curto prazo / Solução grega no domingo equivale ao regresso ao Bullmarket, ou pelo menos a um forte rebound (que obviamente acredito a 100%, para os 7,2 mil milhões €, que o resto temos muito tempo para ver); 2) S&P500 quase não subiu este ano, o que até surpreende o FED, uma vez que biliões se estão a deslocar de renda fixa........para liquidez....antes de irem para o Mercado); 3) China em correção - equivale a mais procura potencial de outras latitudes, de outros mercados; 4) Claros descontos em alguns activos face a uma liquidez anormalmente elevada.

Minerais, Produtos Agrícolas, Emergentes, estão entre os mercados/sectores mais deprimidos. Como no petróleo espero mais uma leg down à conta do Irão (retirada das sanções norte americanas), concentro no Ouro as atenções para uma potencial inversão da tendência de longo prazo, a 3 ou 4 meses de distância (vou escrever amanhã sobre os instrumentos de investimento, países produtores, linhas de tendência e ações que sigo).

A compra de Hoje, Transocean (RIG), representa uma aposta a médio prazo (bear em todos os prazos, extrem. oversold e atestar os 16usd/suporte horizontal). Caiu 67% nos últimos 12 meses e mais de 11% em 2015. O colapso dos preços do petróleo definiu uma redução de 22% no offshore drilling, sobretudo em águas profundas.
Contudo, tem 20 Biliões em carteira de encomendas, para uma capitalização bolsista de 5,7 biliões usd (já valeu 40 biliões). Tem mais de 2,5 biliões em cash e linhas revolving com 3 biliões (companhia espera 1 bilião em cash flows wm 2016). O CAPE a 10 anos e a nova actividade no Pacífico, dão-me confiança para especular 1bagger a 12 meses (= valorização de 100%) R1/R3 stop loss nos 13,2usd
RIG  Transocean   extremely oversold suporte horizontal nos 16usd em teste.png
RIG Transocean extremely oversold suporte horizontal nos 16usd em teste.png (38.8 KiB) Visualizado 18961 vezes

p.s. Vejam a "beleza" da Golden Cross (quando a MMS50 rompe a MMS200) » sustentação da cotação bank of America ao longo do lifespan grego, primeiro com a MMS20 a romper a MMS50 e agora a Golden Cross.
Bank of America a confiabilidade de uma Golden Cross.png
Bank of America a confiabilidade de uma Golden Cross.png (30 KiB) Visualizado 18941 vezes

Liberbank    LLP de suporte ascendente   rsi em inversão  R1R4.gif
Liberbank LLP de suporte ascendente rsi em inversão R1R4.gif (27.73 KiB) Visualizado 18961 vezes
BARRICK GOLD  compra na MMS20  R1R3.png
BARRICK GOLD compra na MMS20 R1R3.png (41.07 KiB) Visualizado 18961 vezes
Aquele que deixa de ser melhor, deixa de ser bom! Aristóteles
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1779
Registado: 1/11/2012 23:18
Localização: Ítaca

Previsões Bull+OIL+artigo pessimista sobre Portugal

por Optimiza » 25/6/2015 2:24

1) Anexo tabelas sobre Big OIl&GAS corps (que como sector, neste momento tem apenas um cisne negro - a produção iraniana adicional de mais 1 milhão de barris/dia, pós- acordo com os USA e retirada das sanções). Indica que Total, Shell, Conoco, Exxon e a surpreendente BP, estão de facto a preços muito atractivos (a Galp não).
Iran oil spil.jpg
Iran oil spil.jpg (3.86 KiB) Visualizado 19103 vezes

GALP  a meio da tabela........do Big Oil.gif
BIG OIL Qual a melhor, BP, Shell ou Total.gif

2) Previsões Bull (mercados) / O Forecasting é sempre falível e modelável. De qualquer modo, apenas pela visão simples que transmite, vale a pena perder um minuto a analisar o gráfico.
O Bull market transposto para potenciais futuros.gif
O Bull market transposto para potenciais futuros.gif (87.89 KiB) Visualizado 19103 vezes

3) Anexo artigo sobre Portugal (visão pessimista por um jornalista Inglês da norte americana CBS, programa Marketwatch, que já tinha linkado no tópico a crise grega.
É elevado ao extremo o desprezo pelo esforço feito pelo país e pelos Portugueses (critica destrutiva na fase primordial da recuperação ?). Parece querer à viva força que Portugal colapse. Inacreditável, falacioso e injusto!

"The Portuguese are close to unique, in both having very high debts, and most of it being owned abroad. Nor does it just end there. Once household and corporate debt is added into the equation, Portugal has more debt in total than any other eurozone country, Greece included (which mainly has government debt to deal with). There aren’t any reliable figures on who that debt belongs to, but it is fair bet that is mostly foreigners as well."

"At some point, all those foreign holders of Portuguese debt are going to realize it will have to be written off, at least in part. Once that happens, there will be a stampede to sell — and the elections later this year could well be the trigger for that.
Right now, the markets believe Greece can be contained. Perhaps it can. But Portugal as well? That seems unlikely. Most people think the center of the eurozone crisis is in Athens — but it might well be in Lisbon instead. "
http://www.marketwatch.com/story/forget ... -24?page=2

Finalmente, tabela+gráfico do IBEX35 e de algumas ações selecionadas. Dos mercados mais previsíveis na Eurozona (ao contrário do PSI).
ibex35 + algumas ações PER+ROE+Price targets.gif

IBEX35 ainda acima do suporte na MMS50.png
IBEX35 ainda acima do suporte na MMS50.png (38.76 KiB) Visualizado 19103 vezes
Aquele que deixa de ser melhor, deixa de ser bom! Aristóteles
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1779
Registado: 1/11/2012 23:18
Localização: Ítaca

(Grécia) Já vimos isto antes...

por Optimiza » 24/6/2015 13:14

Clever Germany.jpg
Clever Germany.jpg (40.61 KiB) Visualizado 19218 vezes

Hoje e amanhã vão corresponder a dias de informação e contra-informação. Negociação musculada em que ambas as partes (BCE/FMI/Estados vs Grécia), lançam recurso de ameaças sobre a conclusão do acordo. Como mencionado previamente, é "impossível" que a Eurozona "queime 300 mil milhões de euros" (ver gráf), ontologicamente, a não celebração de um Acordo de Intenções amanhã seria um desastre com proporções épicas para a Eurozona. Os 7.2 mil milhões de euros serão recebidos pela Grécia até dia 30 de Junho). As linhas gerais do Acordo Global ficarão já traçadas, à espera de fine tunning final e de aprovações pelos parlamentos da grécia e dos restantes países eurozona.

- A dinâmica dos Mercados -
O Bull Market será mantido (os cape's a 10 anos estão ainda fora da "bolha", mesmo nos USA),
CAPE ainda fora de bolha nos States.gif
CAPE ainda fora de bolha nos States.gif (52.57 KiB) Visualizado 19218 vezes

Estratégia pessoal de curto prazo » Ontem, reduzi a metade as posições Gregas e em BCP. Recomprarei as mesmas amanhã! (Mota Engil, Liberbank e Commerzbank estão também em cima de suportes importantes).

Para prudentes e cépticos, uma pontual diversificação em Ouro/prata (ouro sub-cotado em 22% pela escala gráfica do S&P500 a 10 anos), pode fazer a médio prazo todo o sentido (NUGT, GLD, ABX, AUY)
De 350 mm€ o BCE, FMI e estados eurozona representam 280 mm€.jpg
De 350 mm€ o BCE, FMI e estados eurozona representam 280 mm€.jpg (60.06 KiB) Visualizado 19218 vezes
últimas propostas gregas.jpg
últimas propostas gregas.jpg (82.69 KiB) Visualizado 19218 vezes
MOTA ENGIL   zona de suportes   R1 R4.gif
MOTA ENGIL zona de suportes R1 R4.gif (25.1 KiB) Visualizado 19218 vezes
Ouro   jogar à defesa e com perspectivas de ultrapassar os 1300usdollars por onça em 2015.png
Ouro jogar à defesa e com perspectivas de ultrapassar os 1300usdollars por onça em 2015.png (38.98 KiB) Visualizado 19218 vezes
Aquele que deixa de ser melhor, deixa de ser bom! Aristóteles
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1779
Registado: 1/11/2012 23:18
Localização: Ítaca

XXX - GRANDES INVESTIDORES/ESPECULADORES: GANN»visão pessoal

por Optimiza » 23/6/2015 1:00

(Dos famosos Jesse Livermore, WD Gann, George Soros e Warren Buffett, aos desconhecidos Victor Niederhoffer e Kyle Bass)

Após um dia de “Pânico comprador” (que me salvou o mês), aproveito para começar esta série de visões pessoais (alguns resumos que tenho há alguns anos), por um homem misterioso, que marcou a “psicologia do investidor”, e em que “60%” do que extraio do seu percurso é excepcional, e “40%” rejeito liminarmente.

WD GANN Stock Trader + investigador para métodos previsionais baseados na história dos mercados (preços, tendências, padrões e ciclos)
WD Gann  Ângulos.jpg
WD Gann Ângulos.jpg (8.84 KiB) Visualizado 19351 vezes

William Delbert Gann, habitualmente referido como W.D. Gann, obteve um estatuto de trader lendário como especulador em Wall Street, entre 1900 e 1956. Tal como Jesse Livermore acertou e lucrou com o crash de 1929 (Black Friday), e teve a mítica sucessão de 286 trades em 25 dias, para ganhar 1000% sem alavancagem. Contudo, torrou 2 vezes fortunas multi-milionárias.

Ideia central: Usar a memória passada para identificar a evolução futura dos mercados pela visão gráfica.

1) Os “60%” que retenho de Gann: Principalmente a importância da geometria nos gráficos e da memória dos preços, que criam cenários e referências para comportamentos futuros de uma ação, derivado, índice ou cenário macro.

Pontos excepcionais e usados por todos os analistas técnicos em diferentes seleções, valorações e evoluções:

* Fundos e topos, Bases diárias, semanais e mensais, padrões, swings consecutivos, e tudo centrado em 3 factores críticos: preço, volume e tempo (uso “obrigatório”)

GPS gann: A cartografia do activo/mercado por Ângulos rectos. O sincretismo das linhas de tendência como método previsional (foi desenvolvido por muitos outros especialistas depois dele).

* O relevo das tendências de curto, médio e longo prazo, como modeladores da evolução futura do activo (uso “obrigatório”).

*A importância de identificar cedo os outperformers e a pressão compradora dos institucionais(uso “obrigatório”).

* Gann identifica-se com o princípio de Paretto, em que apenas 20% dos activos darão 80% da rentabilidade – E é nesses 20% que se deve tentar concentrar a nossa filosofia e estratégia de investimento. (uso “obrigatório”).
O princípio de pareto.jpg

* Ciclos de mercado - O mercado move-se em Ciclos /market timing (uso “obrigatório”).

* identificar as Uptrends e as Downtrends, aproveitando as lateralizações.
(uso “obrigatório”).
Uptrend vs Downtrend.jpg
Uptrend vs Downtrend.jpg (14.32 KiB) Visualizado 19351 vezes

- A importância dos Ciclos:
“Everything moves in cycles as a result of the natural law of action and reaction. By a study of the past, I have discovered what cycles repeat in the future. In order to be accurate in forecasting the future, you must know the major cycles…I have experimented and compared past markets in order to locate the major and minor cycles and determine in what years the cycles will repeat in the future.

- Registar a evolução passada para antecipar evoluções futuras:
“To make a success you must continue to study past records, because the market in the future will be a repetition of the past. If I have the data, I can tell by the study of cycles when a certain event will occur in the future. The limit of future predictions based on exact mathematical law is only restricted by lack of knowledge of correct data on past history to work from.”

2) Os “40%” que rejeito em absoluto de Gann: Intervenções de Astronomia e Astrologia, e a visão epistemológica dos mercados baseada em Leis como a da “Vibração”, a”Lei Natural” e a “Lei dos 3”.

Nada existe de divino nos mercados e contudo, Gann usa a Bíblia como outra Lei natural com regras para os mercados:

Ecclesiastes cap1, verso 9 refere:


“Aquilo que foi é o que virá a ser,
Aquilo que está feito é o que virá a ser feito,
E não há nada de novo, debaixo do sol (mercado)”

A história repete-se ela própria, em ciclos Longos (Kondratiev) e ciclos curtos de Tese, Antítese e Síntese (Hegel). “That is what I have always contended, -- that in order to know and predict the future of anything you only have to look up what has happened in the past and get a correct base or starting point”.

A ideia base é que tudo o que acontece no mercado tem uma base histórica, com pontos referência ocorridos no passado e que servem como guião para o futuro.

Inegável contudo, as suas incríveis séries de sucesso. Em Outubro de 1909, enquanto estava a ser acompanhado por um jornalista da “Ticker Tape Magazine” (o concorrente do Wall Street Journal da época), WD Gann executou 286 trades em múltiplas ações, quer do lado curto quer do lado longo do mercado (swing trader puro). Lucrou em todos os trades, com a excepção de 22 trades em que perdeu cash abaixo da média dos restantes. Num período de apenas 25 dias tinha lucrado mais de 1000%, praticamente sem alavancagem.

http://www.webtrading.com/gannarticle1.htm
http://www.investopedia.com/articles/tr ... icator.asp
https://en.wikipedia.org/wiki/William_Delbert_Gann (aqui encontra-se a bibliografia)
http://www.acrotec.com/gann/gann.html (aqui também)

Índice na 1ª pág. no 1º post (temas aqui relevantes)
IX- ELLIOT WAVES + SEQUÊNCIAS FIBONACCI
X - TREND FOLLOWING / Identificar as Market Trends
XVIII - MÉDIAS MÓVEIS (o "E" de Ecossistema)
XXIV - MARKET TIMING
XIX - POSITION TRADING + SWING TRADING
Os Ângulos na uptrend e na downtrend.gif
Os Ângulos na uptrend e na downtrend.gif (27.22 KiB) Visualizado 19351 vezes
Gann  uptrend e downtrend.gif
Gann uptrend e downtrend.gif (25.54 KiB) Visualizado 19351 vezes
Anexos
Ângulos Gann.gif
Ângulos Gann.gif (34.17 KiB) Visualizado 19351 vezes
Editado pela última vez por Optimiza em 7/7/2015 19:14, num total de 1 vez.
Aquele que deixa de ser melhor, deixa de ser bom! Aristóteles
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1779
Registado: 1/11/2012 23:18
Localização: Ítaca

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: afcapitao, Alfa Trader, bpcolaco, Ferreiratrade, Google [Bot], hugob0ss, JFDIL, joao garcao, jorgemvm, karaya75, Noel1, PAULOJOAO, peterteam2 e 377 visitantes