Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

A Memória do Preço » O Preço da Memória

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: A Memória do Preço > O Preço da Memória

por Optimiza » 22/1/2015 2:16

pcm1979 Escreveu:Ok, mas acho que não vou resgatar o ubs, pode ser que façam uns shorts para compensar :mrgreen:

Hoje saltou a rolha da Oi, conseguiste vender na alta de hoje? :mrgreen:


Caro PCM, quando a tua convicção está direccionada para uma narrativa e para um objectivo, mantem a posição enquanto a direção não mudar ou a narrativa perder validade ou o contexto.

A minha posição maioritária actual é cash, de resto mantenho a JM, Dia (vendo amanhã ou na 6ª feira), ETF 3x e OI. No tocante à OI vou a jogo (devo confessar que cancelei o stop loss da posição quando tive essa imposição no sistema, o que só me aconteceu 2 vezes no passado), e agora aguardo por 3 Key steps: 1º venda da PT Portugal - 7.4 biliões de euros a abater ao passivo de 15.2biliões, 2º resultados do 4ºtrim para análise das receitas e do free cash flow brasil vs dívida reduzida, 3º negociação para a redução de players no brasil, por fusão, compra ou venda. Se falhar algum dos passos, utilizarei manualmente um alargado "trailing limit loss" alterado diariamente.

De dia 22 a dia 26, a imprevisibilidade e a turbulência nos mercados Europeus, vai ser mais do que muita e coloca-me bem bem à defesa apenas no curto prazo.

Anexo informações interessantes:
1 - ações USA recomendadas pela GS
2 - em que regiões é que as ações estão mais valorizadas
3 - Galp superou a resistência e aproxima-se do 1º target
4 - sectores subvalorizados e sobrevalorizados na Europa
5 - uma narrativa bull para o S&P baseado na relação DY do Mercado vs 10Year treasury Yield
6 - Por mera curiosidade gráfico com o preço do curde oil que seria necessário para equilibrar os orçamentos de países produtores

Cumprimentos, Perseu

Goldman Sachs: As 40 ações que oferecem maior potencial altista nos USA em 2015: (este ano não é decididamente o meu Mercado mas temos de o seguir)

Garmin. Potencial de subida 21.1% (sigo diariamente)
Cummins.Potencial de subida 21.4%
FedEx 21.5% (sigo diariamente)
Autodesk 21.5%
EOG Resources 21.6%
Tiffany & Co.21.7%
AbbVie 22.2% (sigo diariamente)
Caterpillar 22.4%
Williams Companies 22.4%
NRG Energy 22.4%
ONEOK 22.5%
Lennar Corp.22.7%
Dow Chemical 22.8%
Priceline Group 22.8%
Harley-Davidson 22.9%
Amgen 23.0% (sigo diariamente)
Hess Corp. 24.6% (sigo diariamente)
salesforce.com 24.8%
PACCAR 25.0%
Michael Kors 26.5%
Tyson Foods 27.2%
Hasbro 27.3%
Southwest Airlines 30.0%
Tenet Healthcare 30.3%
Simon Property Group 31.2%
Netflix 31.7% (sigo diariamente)
Pioneer Natural Resources 32.3%
Freeport-Mcmoran 32.7% (sigo diariamente)
Phillips 66 33.9%
Tesoro Corp.34.5% (sigo diariamente)
General Motors 34.6%
Delta Air Lines 38.2%
Cabot Oil & Gas 38.5%
Wynn Resorts 39.2%
Noble Energy 39.2% (sigo diariamente)
Southwestern Energy 39.2%
Alcoa 39.3% (sigo diariamente)
Keurig Green Mountain 39.7%
CONSOL Energy 42.0%
Range Resources 49.7%

onde é que as ações estão mais valorizadas.gif
onde é que as ações estão mais valorizadas.gif (25.06 KiB) Visualizado 14749 vezes
GALP mais refinadora do que produtora.gif
sobrevalorizadas vs subavaliadas na Europa.gif
sobrevalorizadas vs subavaliadas na Europa.gif (26.9 KiB) Visualizado 14749 vezes
o que acontece ao S&P500  depois de a dividend yield ficar acima da 10year treasury yield.gif
o que acontece ao S&P500 depois de a dividend yield ficar acima da 10year treasury yield.gif (14.26 KiB) Visualizado 14749 vezes
preço do crude necessario para sustentar cada país produtor.gif
preço do crude necessario para sustentar cada país produtor.gif (13.13 KiB) Visualizado 14749 vezes
Aquele que deixa de ser melhor, deixa de ser bom! Aristóteles
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1779
Registado: 1/11/2012 23:18
Localização: Ítaca

Re: A Memória do Preço > O Preço da Memória

por pcm1979 » 21/1/2015 22:44

Ok, mas acho que não vou resgatar o ubs, pode ser que façam uns shorts para compensar :mrgreen:

Hoje saltou a rolha da Oi, conseguiste vender na alta de hoje? :mrgreen:
 
Mensagens: 971
Registado: 26/7/2014 12:37
Localização: Braga

Re: A Memória do Preço > O Preço da Memória

por Optimiza » 21/1/2015 13:23

PCM, é impossível estar optimista no imediato.

Face às incertezas actuais, o curtissimo prazo tem de ser bear (ou in doubt stay out)! A Grécia tem de forçar um crescendo de volatilidade e alguns dias de quedas acentuadas nos mercados incluindo na primeira quinzena de Fevereiro. O anúncio do novo QE, qualquer que seja o montante, operativa e condicionalismos, vai ser sempre entendido pelo mercado, na sessão posterior, como insuficiente! (pressionando em queda. Vai produzir os seus efeitos bull muito lentamente, e iniciando tímidos reflexos só apartir de Março)

Suporto este mini-período com o máximo de cash - apenas 4 posições: 2 retalhistas, uma telecom e um etf 3xlongo em produtores de ouro (este, no máximo, vendo logo no início de fev), o bull europeu e a banca europeia só virão depois!

nota - O ouro, apenas graças ao "Fear factor" que grassa nos mercados, rompeu em alta o belissimo canal descendente com 3 anos. Esta ruptura deve ser aproveitada em janeiro e envetualmente início de fevereiro (para a subida do ouro só estou atento ao conjuntural factor medo e volatilidade. logo que diminuam ou se dissipem vendo!).
Gold hedging the fear factor -  just for a January trade.GIF
Aquele que deixa de ser melhor, deixa de ser bom! Aristóteles
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1779
Registado: 1/11/2012 23:18
Localização: Ítaca

Re: A Memória do Preço > O Preço da Memória

por pcm1979 » 21/1/2015 12:46

Gostaria de ter o mesmo otimismo. :) Então era só vender tudo e colocar no UBS (LUX) ES EURP OPP UNCONS € P e ser feliz. :mrgreen: Por acaso estou surpreendido com a performance inicial, nunca me aconteceu estar tão positivo desde o início. :clap: Só quis entrar com 1k para não me queimar muito, mas estou com um gostinho de arrependimento... :-"
 
Mensagens: 971
Registado: 26/7/2014 12:37
Localização: Braga

QE Europeu para o Médio Prazo vs memória do QE USA = + Liqui

por Optimiza » 21/1/2015 11:34

A memória dos preços relembra que a recuperação dos mercados Mundiais apartir da 2ª metade de 2008 se deveu ao QE Norte Americano mais do que a outro factor. A ampla liquidez introduzida no Mercado obrigacionista e dívida pública, rapidamente transbordou para o Mercado acionista e daí, numa escala bem menor mas ainda razoável para a produção e consumo.

Nesta alteração conceptual do papel do FED, os efeitos clássicos da impressão maciça de moeda não se verificaram - a inflação não disparou, a moeda Americana não se venezuleou, as commodities não subiram até às nuvens, o crédito à habitação não se multiplicou até à estratoesfera e as bolsas americanas apesar de subirem quase o dobro das congéneres Europeias, apenas estão 2% acima do PER médio dos últimos 50 anos (ou seja não se trata ainda de uma hiper bolha).
Europa (novo QE) - partindo da análise da GS, com um impacto inferior os efeitos serão similares, igulamente indutores de crescimento forte nos mercados na Banca, construção, distribuição e serviços, mas também no emprego, no PIB, produção e consumo. Deseja-se o ressuscitar da inflação e graças às novas regras para a banca, o crédito à habitação/construção vai subir muito (mas sem entrar nas loucuras de 1992/2000, porque estão coartados os rácios bancários).

No QE USA, foram bem superadas as crises - Os mercados aguentaram bem as crises de dívida pública corporizadas nas duas crises Gregas, na crise Portuguesa, na Irlandesa, na Islandesa, na Espanhola, na crise Argentina, na Venezuelana, na Francesa, e noutras vertentes a crise da África do Sul, da Líbia e iraque, a crise do petróleo, a crise do ferro e do cobre, a crise do ouro e da prata, as dezenas de crises cambiais, a crise do shipping, e até os novos critérios para a banca norte Americana e Basileia 3.
GREEK RECESSION ON GDP VS USA.gif
GREEK RECESSION ON GDP VS USA.gif (33.32 KiB) Visualizado 14920 vezes

O curtissimo prazo volátil e a exigir quedas expressivas e poucos rebounds - atenção total na novela Grega - quer ganhe ou não o Syriza, quer se reduza a dívida grega para metade ou não (mto provável), quer saia do euro ou não (pouco provável), as perspectivas de curto prazo serão portanto moderadamente negativas para os mercados Europeus.

O curto prazo dependente tb do nível de impressão do novo QE - é diferente injectar-se 300 mil milhões de euros ou 750 mil milhões adicionais. Se imperar a memória dos preços , a reação inicial dos mercados deve ser negativa (porque os mercados desejam sempre mais de qq decisão do BCE).

O médio prazo esse tem como pressuposto um efeito sistémico de alta transversal - as bolsas europeias terão uma impulsão em alta (vão acentuar a dissociação dos ìndices norte americanos), e vão por isso acomodar a "falência" da Venezuela e da Rússia, aclamar uma eventual saída do Euro pela Grécia, tolerar uma subida gradual da inflação e de algumas commodities como o petróleo, o cobre, ferro, lithium e "agricolas" (o ouro, que ontem superou o canal descendente de médio prazo, e a prata é que vão andar em montanha russa devido à tx de juro Americana em subida e a um Fear factor volátil - a MM20 e a MM5 serão essenciais para posições longas e curtas).
http://blogs.wsj.com/briefly/2015/01/20 ... ropean-qe/
BCE  liquidez para dopar os mercados.jpg
BCE liquidez para dopar os mercados.jpg (44.61 KiB) Visualizado 14920 vezes

eurotarget.jpg
eurotarget.jpg (95.39 KiB) Visualizado 14887 vezes

Realidade actual - A Euribor a 3 meses (-0,002%) entrou pela primeira vez na sua história em terreno negativo (impensável há 8 anos atrás).
Operação do Novo QE - A compra de dívida pública deverá ser efectuada pelo BCE+Bancos centrais nacionais, calculada pelo nº de habitantes de cada país europeu (Portugal tem 1,9% da população da Eurozona e a Alemanha 18%).
Teoria (SOBREPONDERAR EUROPA) - O actual excesso de liquidez europeu vai passar de 300 mil milhões para algo aproximado a um trilião de euros (é este dinheiro que vai "dopar" os mercados).
Alteração do modus cognoscendi na avaliação de empresas cotadas - O montante de dívida das mesmas vai-se tornar secundário face às potencialidades de incrementar receitas e free cash flow.
SECTORES - A banca e seguros vão ter um hedging natural e não instrumental (basileia 3 evita doping excessivo no crédito imobiliário). A Construção vai aumentar receitas, reduzindo stocks e mantendo passivos (quadratura do círculo). A distribuição, telecoms, saúde, serviços petroliferos, agrolaimentar e serviços vão aumentar margens e facturação.
Países - Portugal, Espanha, Itália, Alemanha, Bélgica serão mercados Europeus propensos a fortes subidas no médio prazo (como o será a Grécia se se mantiver no euro).
HEAD & SHOULDERS EURO STOXX 50.gif
HEAD & SHOULDERS EURO STOXX 50.gif (8.37 KiB) Visualizado 14920 vezes
S&P DIVIDEND VS 10Y TREASURY NOTES.png
S&P DIVIDEND VS 10Y TREASURY NOTES.png (112.6 KiB) Visualizado 14920 vezes
VIX  waiting game.png
VIX waiting game.png (21.14 KiB) Visualizado 14920 vezes
Editado pela última vez por Optimiza em 22/1/2015 2:28, num total de 1 vez.
Aquele que deixa de ser melhor, deixa de ser bom! Aristóteles
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1779
Registado: 1/11/2012 23:18
Localização: Ítaca

Re: A Memória do Preço > O Preço da Memória

por pcm1979 » 19/1/2015 17:01

perseu Escreveu: relativamente ao BAC, entraste num dia-chave (pós-resultados)


Confesso que nem sabia :lol: Então cumpri a velha máxima, que é comprar quando a notícia ruim é tornada pública para a sardinhada. :mrgreen:


perseu Escreveu:Quanto a sites públicos para análise técnica sobre empresas europeias tens: Bloomberg, google finance (bom para benchmark/pair trades, visão gráfica simultaneo de várias ações - ex: a "minha" JM vis a vis DIA e carrefour), yahoo, cnbc.com, lesechos.fr. O prorealtime e o stockcharts são contudo os melhores "à pala".


Agora que falaste é que fui mexer no google finance, nem sabia que aquilo tinha indicadores técnicos! :) Só falta saber como colocar aquilo com velas e no gráfico diário, creio que não é possível. :-k O rsi fica diário ao clicar em 6 meses.
 
Mensagens: 971
Registado: 26/7/2014 12:37
Localização: Braga

Re: A Memória do Preço > O Preço da Memória

por Optimiza » 19/1/2015 16:08

pcm1979 Escreveu:
perseu Escreveu: banca- sector que adora a impressão de dinheiro com tx de juro e inflação baixas


Curiosamente no Brasil diz-se o contrário: "A alta da SELIC é positiva para o setor, uma vez que tende a aumentar a margem de ganho nas operações de financiamento." http://www.valor.com.br/financas/375879 ... a-da-selic

Hoje fiquei com um friozinho na barriga quando vi esta notícia, não sei se é boa ou má: (Vou partilhá-la aqui já que ninguém liga nenhuma ao tópico da Gerdau)
Com derrocada na Bolsa, Gerdau vai recomprar 30 mi de ações em até 3 meses - Veja mais em: http://www.infomoney.com.br/gerdau/noti ... -ate-meses

Só hoje é que vi que a NYSE estará fechada :wall: Já é uma seca abrir uma posição numa 6ªfeira, ainda pior com a bolsa fechada na 2ªf :?

Perseu, onde vês gráficos com rsi e macd nas bolsas europeias? A stockcharts é espetacular, mas só tem NYSE :( O meu pc não se entende bem com a prorealtime, por isso queria outra coisa, de preferência um site


PCM, viva!
Basicamente, como vimos em termos de cash cows, asset allocation e de trends sectoriais e regionais, a Gerdau é uma Excelente empresa, num sector em bear market, numa região com um suave cunho bear (Mercado emergente brazil). No tocante a recompras de ações, é sempre uma boa notícia para o accionista, 1 - porque aumenta a procura das ações, 2 - retira ações do Mercado, 3 - demonstra capacidade financeira extra core business, 4 - aumenta imagem de solidez e procura da mesma por fundos especializados, e 5 - pode significar o aumento futuro dos lucros por ação.
Dito isto, recomprar 30.000 ações é quase nada. O impacto é nulo.

Quanto a sites públicos para análise técnica sobre empresas europeias tens: Bloomberg, google finance (bom para benchmark/pair trades, visão gráfica simultaneo de várias ações - ex: a "minha" JM vis a vis DIA e carrefour), yahoo, cnbc.com, lesechos.fr. O prorealtime e o stockcharts são contudo os melhores "à pala".

Lateralmente, anexo 3 tabelas interessantes. A primeira atesta que a Galp tem o beta mais agressivo das 3 empresas de crude oil, refinaria e distribuição do sul da Europa, e que todas estão dependentes da evolução do crude, apesar de a galp depender mais da margem de refinação do que da produção - em que é um cagajésimo produtor (e isto quase ninguem sabe).

A segunda, uma tabela com alguns price targets e market caps sobre banca ibérica. Lá estão os dois bancos espanhoís que adoro para uma entrada - sempre, após a assimilação da "desgraça grega" e o nosso BPI (futura compra) e BCP (futuros short term trades).

A 3ª, é uma tabela sobre os piores sectores e melhores em 2014. Para 2015 um contrarian poderia retirar o indício que............

NOTA FINAL - Pode ser um total nonsense (não se pode levar a sério), mas uma pequena casa de investimentos refere que PT sem OI ou sem venda da operação lusa, vão ter de renegociar com os credores as duas (e podem até colapsar). Vendida à Altice a operação lusa da PT, a PT SGPS e OI disparam mais de 100% no curto prazo.

Bons negócios, mas agora com o mínimo de posições abertas no curtissimo prazo e ALERTA aos acontecimentos de curto prazo!

sobre cash cows (viewtopic.php?f=3&t=84008&start=75#p1162875),
sobre trend following (viewtopic.php?f=3&t=84008&start=75#p1164344
sobre contrarian investing (viewtopic.php?f=3&t=84008&start=75#p1163682)
Anexos
PETROLIFERAS SUL  EUROPA    INTERDEPENDENTES.gif
banca iberica.gif
banca iberica.gif (18.98 KiB) Visualizado 15166 vezes
melhores e piores activos em 2014.gif
melhores e piores activos em 2014.gif (95.99 KiB) Visualizado 15166 vezes
Editado pela última vez por Optimiza em 20/1/2015 15:53, num total de 2 vezes.
Aquele que deixa de ser melhor, deixa de ser bom! Aristóteles
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1779
Registado: 1/11/2012 23:18
Localização: Ítaca

Re: A Memória do Preço > O Preço da Memória

por pcm1979 » 19/1/2015 12:55

perseu Escreveu: banca- sector que adora a impressão de dinheiro com tx de juro e inflação baixas


Curiosamente no Brasil diz-se o contrário: "A alta da SELIC é positiva para o setor, uma vez que tende a aumentar a margem de ganho nas operações de financiamento." http://www.valor.com.br/financas/375879 ... a-da-selic

Hoje fiquei com um friozinho na barriga quando vi esta notícia, não sei se é boa ou má: (Vou partilhá-la aqui já que ninguém liga nenhuma ao tópico da Gerdau)
Com derrocada na Bolsa, Gerdau vai recomprar 30 mi de ações em até 3 meses - Veja mais em: http://www.infomoney.com.br/gerdau/noti ... -ate-meses

Só hoje é que vi que a NYSE estará fechada :wall: Já é uma seca abrir uma posição numa 6ªfeira, ainda pior com a bolsa fechada na 2ªf :?

Perseu, onde vês gráficos com rsi e macd nas bolsas europeias? A stockcharts é espetacular, mas só tem NYSE :( O meu pc não se entende bem com a prorealtime, por isso queria outra coisa, de preferência um site
 
Mensagens: 971
Registado: 26/7/2014 12:37
Localização: Braga

Re: A Memória do Preço > O Preço da Memória

por pcm1979 » 17/1/2015 13:23

Creio que na plataforma invest trader não é possível colocar ordens desse tipo. Resta-me subir o stop se o mercado permitir, por enquanto fica nos 14.80.
Estou certo de que tens razão acerca da diversidade. Eu vou optar por realizar um trade de cada vez, agora com o BAC, só depois disso é que procurarei outras oportunidades. Assim não corro o risco de ser levado por uma onda corretiva que stop todos os meus trades. Quanto às outras ações que erradamente ainda tenho em carteira, vou esperar que estejam num bom ponto de reforço e depois tentar fechar posição da melhor maneira possível. Talvez deixe a Gerdau para longo prazo, veremos.
Apenas tenho dois fundos e com a quantia mínima de 1k em cada um. São eles o Nordea Stable Returns e o UBS Lux ES - European Opportunity Unconstrained. Talvez reforce-os se os trades correrem mal e eu fartar-me de perder.
 
Mensagens: 971
Registado: 26/7/2014 12:37
Localização: Braga

XII – Asset Allocation

por Optimiza » 17/1/2015 2:34

Pcm, a memória do preço também é dinâmica. A importãncia de um determinado suporte varia no tempo, perdendo muitas vezes o seu significado. Os 80 usd da caterpillar serão sempre um nº de referência mas deverão algures perder o significado técnico de suporte (outros surgirão naturalmente).

Abordo um tema importante para quem tem de gerir activos pessoais (ou colectivos) numa óptica rentável e diversificada:
Asset Allocation (Gestão dinâmica de activos)

Partilhando da visão de Robert Shiller, ao defender que os mercados são feitos por pessoas e, por isso, influenciados pela psicologia humana, pela memória dos preços e pelo que pode conduzir a que esses preços praticados nos mercados não reproduzam aquele que será o valor intrínseco dos respetivos ativos, incorporando as percepções subjetivas acerca dos mesmos. A chamada “economia comportamental”, defende que a psicologia humana pode provocar resultados que a teoria tradicional económica não faria prever, ou seja, o conjunto das expectativas dos investidores é determinante para explicar a evolução dos preços dos ativos, de derivados, obrigações e das ações.

Para minimizar os riscos comportamentais (de terceiros e até do próprio), e efectivos na gestão de um portfólio, parte-se do princípio que diferentes activos em diferentes mercados e em diferentes ciclos e variáveis podem reduzir a volatilidade e aumentar os ganhos efectivos. Seleccionar diferentes categorias de activos com retornos potenciais diferentes que ajam autonomamente em diferentes situações de mercado, protegem o investidor de perdas significativas..

A Asset allocation pode ser mais interventiva ou mais passiva. Quer se escolha uma estratégia singular ou a combinação de estratégias, deve-se respeitar objectivos particulares relativos à rentabilidade/objectivo e tolerância individual ao risco:

A) A Diversificação - a diversificação geográfica dos investimentos, a limitação % máxima para cada investimento (de 3 a 10% em função da dimensão da carteira e do hedging), a diversificação por instrumentos, fundos, obrigações, ações, forex, etfs, depósitos, liquidez, posições longas e curtas, pair trades, potenciam, em momentos diferentes, a optimização do portfólio alvo.
asset allocation 1.jpg
asset allocation 1.jpg (7.22 KiB) Visualizado 15604 vezes

B) Risk vs Reward ("no pain, no gain") – Todos os investimentos são fruto de uma análise sobre o risco e o retorno e todos eles demonstram um determinado nível de risco. È impossível evitar perdas em alguns investimentos, mas deve-se criar uma metodologia que potencie ganhos no acumulado, evitando a simples mas equívoca assumpção de mais risco para um maior retorno.

C) A Gestão estratégica dos investimentos (Investment Strategy Allocation) – aplicar uma filosofia e estratégia à gestão de activos, mitiga os problemas da gestão activa (active management), e da gestão de activos (asset management). Pela variação, diversificação e (des)correlação, permite absorver os nosso erros pontuais de análise e os do mercado, permite mitigar as grandes variações num só activo (vide franco suiço, falência do BES, crude ou ouro). Permite o exercício de acertos tácticos (ex: uma ação fora de contexto, mas que revela uma oportunidade de entrada imediata).
SAA types.png
SAA types.png (10.27 KiB) Visualizado 15604 vezes

A estratégia de investimento consagra a relação Risk/reward e a diversificação por 3 tipos de carteira convencionados:

1 – Conservadora: Cash+depósitos (mais de 40%), Fundos e Obrigações (mais de 30%), Ações e ETFS (menos de 20%)
2 – Moderada: Cash+depósitos (até 40%), Fundos e Obrigações (até 40%), Ações e ETFS (até 30%)
3 – Agressiva: Cash+depósitos (até 25%), Fundos e Obrigações (até 25%), Ações, ETS, derivados e futuros até 80%).
Standard deviation.jpg
Standard deviation.jpg (10.28 KiB) Visualizado 15604 vezes

D) Parte-se do Geral para o particular - Reduz-se o risco pelo mix de produtos e de investimentos, pela limitação de cada posição e pela maior importânica dada aos sectores, regiões e activos, em detrimento da análise individual de uma ação, de um depósito, de uma commodity ou de uma obrigação.

E) Trata-se de um processo Dinâmico (perpétuo), em que o mix de activos deriva do posicionamento, objectivos e das condicionantes dos mercados . Ajusta-se o portfolio em função das subidas e quedas sectoriais e por activos, e em função da perspectiva macro a curto e médio prazo. Pode por exemplo vender ações em queda e reforçar posições em subida, bem como antecipar as quedas (shortando) e antecipar subidas alavancando posições.

F) Gestão integrada + avaliação contínua (Integrated constant weighting asset allocation) – Implica que a base de “buy and hold” da carteira, seja alterada para uma mudança gradual de posições e de activos em função da estratégia delineada e das circunstâncias de mercado.
Não existem regras apriorísticas, mas pode-se por exemplo considerar rebalancear o portfolio em função de variações de activos superiores a 10% ou quando uma classe de activos perde suportes ou referenciais monetários.
Dados úteis no cap. XXI - TREND FOLLOWING / Identificar as Market Trends (tendências de Mercado) viewtopic.php?f=3&t=84008&start=75#p1164344
asset allocation 2.jpg
asset allocation 2.jpg (7.53 KiB) Visualizado 15604 vezes
types 2.jpg
types 2.jpg (9.72 KiB) Visualizado 15604 vezes
ranking europeu.gif

Bom Fim de semana!
Editado pela última vez por Optimiza em 14/6/2015 20:24, num total de 2 vezes.
Aquele que deixa de ser melhor, deixa de ser bom! Aristóteles
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1779
Registado: 1/11/2012 23:18
Localização: Ítaca

Re: A Memória do Preço > O Preço da Memória

por pcm1979 » 16/1/2015 16:14

Obrigado perseu. Acabo de entrar no BAC a 14,99. Coloquei o stop a 14,80. Achas que devo colocá-lo mais abaixo? No stockcharts mostra que em Agosto foi abaixo dos 14,80 , já no pt.investing e no 4traders mostra que não foi... gostaria de ver isso esclarecido :-k


EDIT: Sendo este o tópico da memória, será que os investidores irão lembrar-se de que o preço certo da Caterpillar é de 80 dólares? :mrgreen:

cat miau.png
cat miau.png (50.11 KiB) Visualizado 15701 vezes


O user amigosdabolsa não posta no tópico do indicador de força desde novembro, alguém sabe o que se passa com ele? :-k
 
Mensagens: 971
Registado: 26/7/2014 12:37
Localização: Braga

Re: A Memória do Preço > O Preço da Memória

por Optimiza » 16/1/2015 1:59

[quote="pcm1979"]Enorme perseu, preveniu-me de comprar Bank of Montreal! :clap:
Mas não estará agora demasiado sobrevendido? :twisted:

Caro PCM, agradeço e devo dizer que tens colocado neste forum muitas ações e activos interessantes (seja no japão, seja no brasil, seja nos USA/Canada, seja na Tugaland) :clap:

“It was the best of times, it was the worst of times.”
“It is a far, far better thing that I do, than I have ever done; it is a far, far better rest that I go to than I have ever known.”
― Charles Dickens, A Tale of Two Cities

Acredito que para este ano difícil nas bolsas, nada como o QE Europeu para remotivar as "hostes" (porque a inflação está a menos de 1,5% = ligar as impressoras para printar toneladas e toneladas e toneladas de euros) . Na distribuição (estou ainda colocado em 2 ações Ibéricas), construção (espanha e frança), e energia (apartir do 2º trim) e sobretudo no sector Financeiro Europeu (colocarei várias fichas em continuo no pós-grécia neste sector). emergentes China, ìndia e Brasil (como aqui estou queimado numa ação, vou com calma). USA, estou a zerar (não é só pelo aumento das taxas de juro e da overperformance bolsista no benchmark, mas sobretudo pq os fundos soberanos do Qatar, Arábia saudita e Kuwait já começam a vender biliões de activos Americanos).

-banca- (sector que adora a impressão de dinheiro com tx de juro e inflação baixas, se existirem mercados a subir (e com custos de produção a baixar via crude em queda)
narrativas com potencial na Banca Europeia (a seguir) - Banco popular, Liberbank, Caixabank, Sabadel, Commerzbank, DB, ING, Aegon, Nordea, BPI (To Be or not to be - desde que não compre o novobanco eu vou comprar - gráf. anexo), Barclays, Natixis e Credit Agricole entre outros.
narrativas com potencial mas perigosas e condicionadas a futuros eventos exógenos - Credit Suisse, Piraeus, National bank of Greece, bank of Ireland, banco de pasci
apenas para short term trades com potencial - BAC, Zion, JPM, BCP e Bank of Montreal (em suporte, ext. oversold, on results, on deleveraging - gráfs. anexos)

caso curioso - Credit Suisse hoje foi o DR JECKIL & HIDE (subiu nos states e caiu loucamente na Suiça - tudo devido à valorização estrondosa do Franco Suiço - gráfs anexos).

como alerta de base deixo um derradeiro gráfico que seria muito importante se a realidade fosse estática (felizmente não é)!
cumprimentos, perseu
CREDIT SUISSE  Dr Hide     in swiss francs.gif
CREDIT SUISSE Dr Hide in swiss francs.gif (19.78 KiB) Visualizado 15967 vezes
Credit suisse   Dr Jeckil   in us dollars.png
Credit suisse Dr Jeckil in us dollars.png (19.84 KiB) Visualizado 15967 vezes
BPI   to be or not to be IN.gif
BPI to be or not to be IN.gif (19.79 KiB) Visualizado 15967 vezes
BANK OF MONTREAL  in canadian dollars 2.gif
BANK OF MONTREAL in canadian dollars 2.gif (21.83 KiB) Visualizado 15967 vezes
Commerzbank    ich liebe ein neues QE.png
Commerzbank ich liebe ein neues QE.png (26.29 KiB) Visualizado 15967 vezes
deficit de capital na banca europeia de acordo com deutsche bank.gif
deficit de capital na banca europeia de acordo com deutsche bank.gif (70.56 KiB) Visualizado 15967 vezes
Aquele que deixa de ser melhor, deixa de ser bom! Aristóteles
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1779
Registado: 1/11/2012 23:18
Localização: Ítaca

Re: A Memória do Preço > O Preço da Memória

por ricardmag » 15/1/2015 20:23

"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5395
Registado: 3/4/2014 15:17

Re: A Memória do Preço > O Preço da Memória

por pcm1979 » 15/1/2015 19:50

Enorme perseu, preveniu-me de comprar Bank of Montreal! :clap:
Mas não estará agora demasiado sobrevendido? :twisted:

bmo.png
bmo.png (46.94 KiB) Visualizado 16076 vezes
 
Mensagens: 971
Registado: 26/7/2014 12:37
Localização: Braga

Re: A Memória do Preço > O Preço da Memória

por O Alquimista » 12/1/2015 21:28

perseu Escreveu:
John's ten most important rules of technical trading:
1. Map the Trends
2. Spot the Trend and Go With It
3. Find the Low and High of It
4. Know How Far to Backtrack
5. Draw the Line
6. Follow That Average
7. Learn the Turns
8. Know the Warning Signs
9. Trend or Not a Trend?
10. Know the Confirming Signs

Estas regras são relevantes para a tua análise? Dos vários que já mencionaste, será o Alan Andrews o mais importante?
Cumprimentos, perseu


Sim, são regras muito relevantes e, diria, intemporais. Apenas tento afastar-me da última, na medida em que procuro antecipar-me à confirmação (por ex. comprando ou shortando quando pouca gente o quer fazer). A regra essencial é a 5ª, seguindo-se as 3ª, 7ª e 8ª.
Para mim Andrews é fundamental mas não é o mais importante, por duas razões: não pode tirar dúvidas ( :pray: ) e o que se encontra publicado não é a obra completa.

Abraço
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
 
Mensagens: 3408
Registado: 12/3/2014 0:58

Re: A Memória do Preço > O Preço da Memória

por Optimiza » 12/1/2015 13:49

rsacramento Escreveu:
perseu Escreveu:(...) E o Robert Edwards e o John Magee tb referem-lo inúmeras vezes (no technical analysis of stock trends).

creio que estás confundido: quando o J Murphy publicou o livro já o J Magee tinha morrido há muito :lol:


Rsacramento, confundi os Mestres :D . Os primeiros foram os referidos R Edwards e John Magee. A referência deles foi do john Murphy, no stockcharts. Continuam actuais nos livros.
http://stockcharts.com/school/doku.php? ... al_trading
http://www.ritholtz.com/blog/2005/05/jo ... l-trading/
http://en.wikipedia.org/wiki/Technical_analysis
cumprimentos, perseu
Aquele que deixa de ser melhor, deixa de ser bom! Aristóteles
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1779
Registado: 1/11/2012 23:18
Localização: Ítaca

Re: A Memória do Preço > O Preço da Memória

por rsacramento » 12/1/2015 13:29

perseu Escreveu:(...) E o Robert Edwards e o John Magee tb referem-lo inúmeras vezes (no technical analysis of stock trends).

creio que estás confundido: quando o J Murphy publicou o livro já o J Magee tinha morrido há muito :lol:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 10503
Registado: 29/11/2007 12:50

Re: A Memória do Preço > O Preço da Memória

por Optimiza » 12/1/2015 10:09

O Alquimista Escreveu:
perseu Escreveu:O melhor chartista Mundial, John Murphy (...)


Caro Perseu:
- em que te baseias para fazeres tal afirmação: "ouviste dizer", acesso à performance, gosto pessoal, número de livros vendidos, número de likes no facebook, etc.?
- a comparação é entre chartistas vivos?

Abraço


Bom dia Alquimista, tens razão. Indiquei o John Murphy porque o primeiro livro que li sobre análise técnica foi dele - "technical analysis of the financial markets". Apartir daí guardo para uso diário as 10 regras desse autor. E o Robert Edwards e o John Magee tb referem-lo inúmeras vezes (no technical analysis of stock trends).

John's ten most important rules of technical trading:
1. Map the Trends
2. Spot the Trend and Go With It
3. Find the Low and High of It
4. Know How Far to Backtrack
5. Draw the Line
6. Follow That Average
7. Learn the Turns
8. Know the Warning Signs
9. Trend or Not a Trend?
10. Know the Confirming Signs

Estas regras são relevantes para a tua análise? Dos vários que já mencionaste, será o Alan Andrews o mais importante?
Cumprimentos, perseu
Aquele que deixa de ser melhor, deixa de ser bom! Aristóteles
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1779
Registado: 1/11/2012 23:18
Localização: Ítaca

Re: A Memória do Preço > O Preço da Memória

por O Alquimista » 11/1/2015 20:57

perseu Escreveu:O melhor chartista Mundial, John Murphy (...)


Caro Perseu:
- em que te baseias para fazeres tal afirmação: "ouviste dizer", acesso à performance, gosto pessoal, número de livros vendidos, número de likes no facebook, etc.?
- a comparação é entre chartistas vivos?

Abraço
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
 
Mensagens: 3408
Registado: 12/3/2014 0:58

Honda

por pcm1979 » 11/1/2015 20:26

Acredito mais na ERJ do que na HMC, basta olhar para os gráficos de uma e outra.
Editado pela última vez por pcm1979 em 12/1/2015 17:34, num total de 1 vez.
 
Mensagens: 971
Registado: 26/7/2014 12:37
Localização: Braga

XI - Trends Sectoriais/ Market/Sector Indexes

por Optimiza » 11/1/2015 12:28

PCM, a correcção ainda pode aguardar. Agora que os indicadores de sentimento de compra passaram a neutrais (opções de compra e de venda quase se anulam - ver gráfico anexo), serão necessários novos catalizadores para construir uma nova tendência de curto/médio prazo.

XI - Trends Sectoriais/ Market/Sector Indexes:
São os Sectores no Mercado que definem as over e underperformances de segmentos inteiros face à generalidade do Mercado. É decisivo identificar "as modas" por sector.
ex. O petróleo cai (o Sector Energia cai), mas vendem-se mais automóveis e as empresas de aviação aumentam os lucros (o sector transportation sobe).

As casas de investimento, de research, as gestoras de fundos, de hedge funds e de ETF's englobam e demarcam os produtos por sectores. Definem as trends e os montantes de investimento, sobreponderando o critério sectorial.
sectores a investir em 2015.gif

O desenho actual dos mercados leva a essa importância da análise sectorial e por regiões mundiais, antes de se escolher posições longas ou curtas em produtos/activos concretos.

Analisar a Trend sectorial deve ser o principal focus do investidor antes de negociar em mercados específicos, devendo focá-lo nas trends bem sucedidas(quer para opções, ações, etfs, fundos, forex). Um simples modelo de análise sectorial remove mais de 2/3 das inconsistências do trading, do hype e das emoções de determinado activo, e contribui para clarificar os pontos chaves da análise técnica. O melhor chartista Mundial, John Murphy, defende como chave, a identificação da Trend sectorial como o factor potenciador de ganhos no longo prazo. depois de as ter identificado, o investidor pode focar-se nas estratégias de trading concretas numa ação ou activo, tirando partido da interpretação da Trend sectorial, de Mercado e dos mercados globais.
Previsões de crescimento para 2015.GIF
Previsões de crescimento para 2015.GIF (113.89 KiB) Visualizado 17240 vezes

indicadores de sentimento.gif


A base do trend following encontra-se no cap.XXI, e deve-se alicercar na Asset Allocation de cada um (colocarei post sobre AA na próxima semana).
XXI - TREND FOLLOWING / Identificar as Market Trends (tendências de Mercado) viewtopic.php?f=3&t=84008&start=100#p1166684

A Honda (gráficos anexos), como qualquer ação, insere-se num determinado sector e Indústria, enquadrada num ìndice sectorial (Mundial, europeu, Norte Americano, Asiático). No caso da Honda, à semelhança da Ford e da BMW, estamos perante uma oportunidade clara de nova trend a médio prazo no sector automóvel (menores custos de combustível mundiais e recuperação de níveis de crescimento na Ásia, Europa e América Latina).
Exemplo da divisão sectorial nos USA: sectores Consumer Discretionary (17 Industries - 141 companies)/Consumer Staples(9 Industries - 28 companies)/Energy
(3 Industries - 197 companies)/ Financials (12 Industries - 215 companies)/Health Care (8 Industries - 180 companies)/Industrials (17 Industries -93 companies)/
Information Technology (10 Industries - 147 companies)/Materials (6 Industries - 152 companies)/Telecommunication Services (3 Industries - 37 companies)/Utilitiies
(6 Industries - 81 companies) http://finviz.com/groups.ashx http://investing.businessweek.com/resea ... ?region=us
sector trend.jpg
sector trend.jpg (69.78 KiB) Visualizado 17240 vezes
HONDA MOTORS.png
HONDA MOTORS.png (24.46 KiB) Visualizado 17240 vezes
HONDA duplo canal a 1 ano.gif
HONDA duplo canal a 1 ano.gif (23.47 KiB) Visualizado 17240 vezes
Editado pela última vez por Optimiza em 14/6/2015 20:17, num total de 1 vez.
Aquele que deixa de ser melhor, deixa de ser bom! Aristóteles
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1779
Registado: 1/11/2012 23:18
Localização: Ítaca

Re: A Memória do Preço > O Preço da Memória

por pcm1979 » 9/1/2015 18:03

perseu Escreveu: a longa fase altista nos EUA - que corre em paralelo nas 3 linhas analisadas - deve provavelmente, enfrentar uma correcção no curto/médio prazo, ou com probabilidade residual inverter para bear.


Essa provável correção afetará uma cotada como a Honda? Ou apenas aquelas que têm subido junto com o SP500?
 
Mensagens: 971
Registado: 26/7/2014 12:37
Localização: Braga

Re: A Memória do Preço > O Preço da Memória

por Optimiza » 9/1/2015 17:29

pcm1979 Escreveu:Caro perseu, podes explicar esse último gráfico? Não estou a perceber o que ele significa.


Pcm1979, Viva! O gráfico visa demonstrar a evolução histórica entre o S&P e os rácios de progressão média das obrigações norte americanas e das principais bolsas norte americanas.
O que é que significa? Que a longa fase alcista nos EUA - que corre em paralelo nas 3 linhas analisadas - deve provavelmente, enfrentar uma correcção no curto/médio prazo, ou com probabilidade residual inverter para bear.
Coloquei-o porque pelo standard deviation face aos restantes mercados analisados, potencia uma inversão, a médio prazo, da performance relativa nos mercados Europeus (forte expectativa no impacto do QE) , América Latina, Médio oriente e do sudoeste Asiático. O volume inusitado de capital que se deslocou nos últimos dois anos para os EUA (aproveitando a forte valorização cambial e dos indices), poderia regressar em parte a esses mercados.
Aquele que deixa de ser melhor, deixa de ser bom! Aristóteles
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1779
Registado: 1/11/2012 23:18
Localização: Ítaca

Re: A Memória do Preço > O Preço da Memória

por pcm1979 » 9/1/2015 17:02

Caro perseu, podes explicar esse último gráfico? Não estou a perceber o que ele significa.
 
Mensagens: 971
Registado: 26/7/2014 12:37
Localização: Braga

2015 - É TEMPO DE EUROPA

por Optimiza » 9/1/2015 16:22

No mercado accionista, a underperformance relativa da Europa (commodities e Ásia), continuam a acentuar-se face ao S&P500. Isto desconsiderando a acentuada valorização do usdollar, que induziu o reforço de capitais a deslocar-se para o outro lado do Atlântico. Esta discrepância, possibilitará uma inversão da performance relativa ainda este ano. A ruptura da dinâmica anterior deverá ser iniciada pelo lançamento do QE Europeu (devendo tb anular na Europa o gap entre dividend yields das ações vs yields das obrigações).

Numa perspectiva de Asset Allocation, activos baseados no crude oil, ações Europeias, América latina, Sudoeste Asiático, Médio oriente, deverão em 2015 recuperar algum do terreno perdido nos últimos dois anos face ao usd/S&P500.

nota para a Petrobrás - única produtora petrolífera do Mundo a beneficiar com a quebra do preço do crude oil. Como o preço do petróleo é fixado administrativamente no Brasil por um valor 40% acima do valor actual do barril, e porque está a incrementar as importações ao preço mais baixo do Mercado internacional (pq a sua produção actual só satisfaz 70% das necessidades do Mercado brasileiro). Aguardando pela correcção das contas de 2014, e pressupondo a eliminação dos custos ligados à corrupção, a Petrobrás poderá ser uma das mais rentáveis empresas a médio prazo de oil&Gas fora do Médio Oriente.
Europe and Asia are cheaper than USA stocks.gif
Europe and Asia are cheaper than USA stocks.gif (19.47 KiB) Visualizado 17580 vezes
GAP entre dy de ações europeias e bond yields europeias.gif
GAP entre dy de ações europeias e bond yields europeias.gif (22.3 KiB) Visualizado 17580 vezes
vix.png
vix.png (22.47 KiB) Visualizado 17580 vezes
brent vs crude oil 2015.gif
brent vs crude oil 2015.gif (39.23 KiB) Visualizado 17580 vezes
crude oil UP.gif
crude oil UP.gif (12.59 KiB) Visualizado 17580 vezes
S&P.gif
S&P.gif (90.75 KiB) Visualizado 17580 vezes
Editado pela última vez por Optimiza em 30/1/2015 10:17, num total de 1 vez.
Aquele que deixa de ser melhor, deixa de ser bom! Aristóteles
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1779
Registado: 1/11/2012 23:18
Localização: Ítaca

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Kooc, PAULOJOAO e 402 visitantes