Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

A Memória do Preço » O Preço da Memória

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: A Memória do Preço » O Preço da Memória

por pcm1979 » 12/2/2015 12:32

Bom dia perseu. Gostaria de saber exatamente qual o peso relativo de dívida grega detida em cada banco europeu, tens alguma informação sobre isso?

Os bancos espanhóis parecem ser dos menos expostos em termos relativos, certo? Mas qual ou quais deles? http://www.jornaldenegocios.pt/empresas/banca___financas/detalhe/bancos_alemaes_e_britanicos_sao_os_mais_expostos_a_divida_grega.html

A banca espanhola é heterogénea. O Santander é pró-austeridade, já o Bankia é mais grego :mrgreen:

http://www.jornaldenegocios.pt/empresas/banca___financas/detalhe/bankia_espera_pagar_dividendos_em_abril.html
 
Mensagens: 971
Registado: 26/7/2014 12:37
Localização: Braga

Market Timing

por Optimiza » 12/2/2015 10:38

pcm1979 Escreveu:As cotadas têm o mau hábito de caírem quando eu compro e de subirem quando eu vendo. Por isso, na maior parte das vezes, o melhor a fazer seria esperar. :roll:
Por isso a escolha das cotadas nem me parece ser o mais importante.

Sempre que vejo a cotação da Peugeot apetece-me fazer isto: :wall:

(Market) Timing is key.png
(Market) Timing is key.png (37.08 KiB) Visualizado 16050 vezes

Bom dia PCM, quando claramente se faz um bom stock picking, até seleccionando ações/fundos em key reversal days, quer em value quer em growth stocks, a oportunidade de melhorar os resultados deve estar a jusante.
Como melhorar então a performance e reduzir a volatilidade dos investimentos? Conhecer os activos (a memória dos preços), estabelecer cenários, definindo o market timing (o timing tem de ser conjugado com os ciclos/com a market trend), evitando o overtrade e pela colocação de trailing stop loss/trailing take profit.

O timing/timing/timing nos mercados mobiliários é como o Place/place/place nos mercados imobiliários, ou seja, é o 1º considerando (até as "más" ações tendem a subir em períodos hiper bull).

nota - Li há pouco um artigo no Economico, baseado no Credit Suisse, sobre o pior Mercado do mundo de 2000 a 2015 - o Português PSI20 (não fazia a minima ideia disto).
http://economico.sapo.pt/noticias/bolsa ... 11890.html

p.s. Sobre o tema, no Índice (1º post na 1ª pág. do tópico) XXI-trend following e XXIV-Momentum

Cumps, perseu
Aquele que deixa de ser melhor, deixa de ser bom! Aristóteles
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1779
Registado: 1/11/2012 23:18
Localização: Ítaca

Re: A Memória do Preço » O Preço da Memória

por pcm1979 » 12/2/2015 7:49

As cotadas têm o mau hábito de caírem quando eu compro e de subirem quando eu vendo. Por isso, na maior parte das vezes, o melhor a fazer seria esperar. :roll:
Por isso a escolha das cotadas nem me parece ser o mais importante.

Sempre que vejo a cotação da Peugeot apetece-me fazer isto: :wall:
 
Mensagens: 971
Registado: 26/7/2014 12:37
Localização: Braga

"Greece is a Known event"

por Optimiza » 12/2/2015 3:16

PCM viva! O Banco Itaú (gráfico anexo) e Bradesco, estão comparativamente baratos (bem como a maioria das cíclicas e value stocks brasileiras que sigo diariamente, devido às previsões do PIB e à crise da Petrobrás ). O que o pode levar bem para cima? 1 - Os resultados finais auditados da Petrobrás ou 2 - a solução grega seja ela qual fôr (os mercados de todo o Mundo aguardam por esse Key event) - "Control risk (the only variable you control). Assume you are wrong until the market proves you right"

Tudo no mercado tem o seu ciclo e a forma de investir com segurança e lucro é manter-se em harmonia com estes ciclos. Vejo um futuro ciclo na Eurozona e coloco aqui o comentário do JIM Cramer (thestreet.com) e com o qual me revejo:
"There are only two outcomes in the standoff between Greece and Germany, Cramer explained. Either the two nations work out their differences or they don't. If they do, stocks will rally. If they don't, the worst-case scenario would be a quick 3% to 5% pullback in the markets, followed by a gigantic relief rally.
Why isn't Cramer worried about this so-called "disaster scenario?" He said it's because Greece is a "known event," something that's already largely priced into the markets. When it gets resolved, good or bad, a relief rally will almost certainly follow".
GREECE.gif
GREECE.gif (11.81 KiB) Visualizado 16133 vezes

Coloco anexos com price targets sobretudo Europeus e da Banca Americana, não que os leve demasiado a sério, mas porque representam a "voz alta dos Institucionais",e funcionam como uma espécie de inside sobre a sua estratégia (concorde-se ou discorde-se, siga-se ou evite-se).

Abraço, perseu
metro orange ubs.gif
PRICE TARGETS - USA BANKS.gif
ITAU rebound is near.png
ITAU rebound is near.png (35.95 KiB) Visualizado 16133 vezes
O QE Europeu em nºs.gif
O QE Europeu em nºs.gif (32.29 KiB) Visualizado 16133 vezes
BANK OF AMERICA  ema50.png
BANK OF AMERICA ema50.png (29.7 KiB) Visualizado 16133 vezes
Aquele que deixa de ser melhor, deixa de ser bom! Aristóteles
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1779
Registado: 1/11/2012 23:18
Localização: Ítaca

Re: A Memória do Preço » O Preço da Memória

por pcm1979 » 11/2/2015 20:40

perseu Escreveu: Em que ações/sectores na Eurozona denotas potencial?

Não me sinto minimamente preparado para responder a essa questão. Estou no Santander porque acho que não vai fazer um fundo abaixo de 2009 e 2012 :mrgreen: Mesmo assim já seria uma perda gigantesca. Se calhar esta ideia não faz sentido nenhum.

A minha maior exposição atualmente é ITUB, acho que está barato, mas quem garante que não pode ficar ainda mais barato... :?: Se for ao suporte dos 11usd eu reforço
Editado pela última vez por pcm1979 em 12/2/2015 18:24, num total de 1 vez.
 
Mensagens: 971
Registado: 26/7/2014 12:37
Localização: Braga

Re: A Memória do Preço » O Preço da Memória

por Optimiza » 11/2/2015 3:57

Oi PCM, estamos cá para partilhar ideias e experiências sobre os mercados. A minha percepção sobre o momento actual é que novos investimentos devem aguardar até uma solução do problema Grego. Colocar agora mais cash no Mercado equivale a colocar lenha na fogueira em Agosto. Vai-se ou não ter menos lenha para queimar no Inverno? :)
Depois é preferível conhecer bem e investir em poucos mercados mas que tenham argumentos simples e superlativos (ex.1 o ouro sobe com o medo/volatilidade e desce com o aumento de taxas de juro e desinflação/ ex.2. As dividend stocks tendem a valorizar-se antes da distribuição de dividendos).
Money talks, Bullshit walks.jpg
Money talks, Bullshit walks.jpg (6.46 KiB) Visualizado 16459 vezes

Hawaian Airlines (valorizou 85% a 12 meses). Dívida elevada para capitalização baixa (+/- 1 bilião usd). Pode inverter no curto prazo, mas face ao benchmark sectorial (tb hipervalorizado graças à queda do crude), a American Airlines, a IAG, Lufthansa e até a Southwest serão opções mais sólidas.

Yahoo, uma ação sólida, sem passivo e de grande potencial reflexo (e que o ano passado foi excelente para mim), mas que, até ao Spinoff, não passa de uma follower da Alibaba (gráfico anexo em tudo semelhante ao da Yahoo). Alibaba essa que ainda não regressou à LTA.

Vertex, uma biotecnológica com grande potencial (dois trial tests FDA em curso), próxima de um rebound, boa para short term trades, mas que não traduz os sectores pró-cíclicos mais favoráveis a curto prazo.

Pão de Açucar (MM20), após resultados caóticos e após reestruturação de processos internos (dividendos baixos) , consolida para uma inversão de tendência. O factor Brasil/real limita o seu desempenho de curto prazo.

Pressupondo um periodo posterior de fortes subidas, deve-se estudar os sectores pró-cíclicos/value/big caps, que façam a overextention do movimento.
Com o colapso das taxas de juro, aumento alavancado da massa monetária (graças ao crescimento da dívida soberana, existem ações que minimizam o risco e que têm um retorno potencial agradável no curto prazo: As dividend stocks defensivas. O reduzido risco (e alto retorno), de uma EDP, Ahold, de uma Endesa, da Inditex, da Telefónica, Visa faz delas ações a ter em conta de final de fev. ao final de Abril.

Pós-Grécia e pós-neo QE, para além das pró-cíclicas (A Arcelor está no "ponto" gráfico), big e value stocks da Eurozona, tb existem noutros mercados ações que vão beneficiar dessa nova envolvente (gráficos em anexo). Em que ações/sectores na Eurozona denotas potencial? cumps, perseu
PAO DE AÇUCAR.gif
PAO DE AÇUCAR.gif (20.03 KiB) Visualizado 16459 vezes
EDP ready to go!.gif
EDP ready to go!.gif (23.75 KiB) Visualizado 16459 vezes
ARCELOR above EMA20 should go UP.png
ARCELOR above EMA20 should go UP.png (30.16 KiB) Visualizado 16459 vezes
BPI  acima da MM20.gif
BPI acima da MM20.gif (21.7 KiB) Visualizado 16459 vezes
ALIBABA.png
ALIBABA.png (23.23 KiB) Visualizado 16459 vezes
Aquele que deixa de ser melhor, deixa de ser bom! Aristóteles
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1779
Registado: 1/11/2012 23:18
Localização: Ítaca

Re: A Memória do Preço » O Preço da Memória

por pcm1979 » 10/2/2015 11:38

Bom dia e obrigado perseu. Concluo que não apoias entrar nem no ICICI, nem na RL e nem na SBS :D
Não sei se te agrada ou desagrada ver-me a despejar cotadas neste tópico, mas fica à vontade para fazeres qualquer observação via PM. :wink:
Quero deixar aqui mais três, ok? :lol: Aquilo que tu chamas de rebound, eu prefiro chamar de repique, ainda por cima agora que estamos no carnaval :mrgreen:
Aqui ficam mais três que podem dar um repique a qualquer momento:

ha.png
ha.png (44.56 KiB) Visualizado 16569 vezes


yahoo.png
yahoo.png (47.05 KiB) Visualizado 16569 vezes


vrtx.png
vrtx.png (49.83 KiB) Visualizado 16569 vezes


Outra que eu poderia referir é o CBD (Pão de Açúcar), estou dentro, por enquanto ela está em banho maria. Não coloco o gráfico porque é assustador :lol: A compra foi pelos fundamentos da empresa.
 
Mensagens: 971
Registado: 26/7/2014 12:37
Localização: Braga

Re: A Memória do Preço » O Preço da Memória

por Optimiza » 10/2/2015 2:52

Caro PCM, as 3 ações Brasileiras que referiste brilharam todas hoje, e a Gerdau em particular, está em vias de testar a MM50 (desde que indicaste pela primeira a ação, já se valorizou 24%, not bad :D ). Repito que nesta fase do Mercado (pré-Gre€uro/Grexit), não se deveria aumentar a exposição porque a volatilidade condensa o risco.
GREXIT.gif
GREXIT.gif (8.93 KiB) Visualizado 16666 vezes

Depois de comentar as 3 ações que colocas, apresento carteiras e link de um Banco Espanhol que respeito e acompanho semanalmente :wink: (após os tais eventos macro, subscreveria 70% das ações indicadas nas 4 carteiras).

Quanto ao Icici banK, indiano (Mercado em que normalmente entro via ETF apenas, onde sigo graficamente as duas Tata's, a Tech Mahindra e a Nestlé India), é um banco sólido (4º maior banco indiano e o segundo mais comprado por institucionais locais), em franco crescimento, PER mediano, apenas o 8º melhor em termos de ROE (a yield não é grande coisa devido ao investimento no crescimento orgânico da rede). O teste à MM200 vai definir o percurso a curto prazo da ação (o upside p é de 20%, o R/R não justifica entrada)
ICICI Bank (em rupias Indianas)
Sales 2015 206 270 M
EBIT 2015 188 972 M
Net income 2015 112 702 M
Yield 2015 1,59%

Sales 2016 239 281 M
EBIT 2016 219 417 M
Net income 2016 132 580 M
Yield 2016 1,79%

PER 2015 17,38
PER 2016 14,48
Capi. / Sales 2015 9,25x
Capi. / Sales 2016 7,97x
Capitalization 1 907 836

Sabesp - A "desgraça" de um sistema de saneamento antigo, consumos em queda devido à seca Paulista, com perdas de 31% do caudal devido a fugas, a necessitar de fortes investimentos (mínimo de 1,2 biliões de usd) e com 12% de "acessos piratas". Até pode subir muito "quando chover em São Paulo", mas é uma ação em que o R1 supera claramente o R2.

Ralp Lauren - Após reduzir as expectativas para o 2ºtrim. (o actual), tombou à séria para mínimos de dois anos. Os analistas norte Americanos dividem-se entre os que privilegiam o facto de ainda ser uma growth stock (médio oriente e ásia), e os que acham que é uma value stock acabada (yield frágil e em retrocesso). vai ter um rebound no curto prazo, mas será tradável? dificilmente.

renta4banco http://www.r4.com/analisis-financiero-r ... comendadas

Cartera de 5 grandes seguimos contando con: BBVA (20%), BME (20%), Ferrovial (20%), Grifols (20%) y Repsol (20%). (faltaria aqui Santander)

La Cartera Versátil sigue constituida por: A3 Media (10%), BME (10%), Caixabank (10%),Ferrovial (10%), Grifols (20%), Inditex (10%), Liberbank (10%), Repsol (10%), Telefónica (10%) y Viscofan (10%). »(Nesta trocaria sempre a Grifols por FCC, ou Arcelor e a Viscofan por Popular).

En la cartera de 10 Europeos: BNP (10%), Deutsche Boerse (10%), Deutsche Post(10%), Galp (10%), Rio Tinto (10%), Sainsbury (10%), Siemens (10%), Vinci (10%), Vodafone (10%)y Volkswagen (10%). »(aqui falta a EDP e uma retalhista, Carrefour ou Metro)

Cartera Estados Unidos sigue formada por Accenture (10%), Anthem (10%), BaxterInternational (10%), Colgate Palmolive (10%), Google A (10%), McDonald’s (10%), Metlife (10%),P&G (10%), UPS (10%) y Walgreen (10%). »(falta uma Amazon ou Ebay)

cumps, perseu
GERDAU teste às MM20+50.png
GERDAU teste às MM20+50.png (23.85 KiB) Visualizado 16666 vezes
Retalhistas.gif
Retalhistas.gif (25.04 KiB) Visualizado 16666 vezes
ELETRICAS  EDP MELHOR QUE E.ON.gif
ELETRICAS EDP MELHOR QUE E.ON.gif (22.46 KiB) Visualizado 16666 vezes
ralph lauren  cant get worse.gif
ralph lauren cant get worse.gif (21.77 KiB) Visualizado 16666 vezes
VIX is trending down but it shouldn't.png
VIX is trending down but it shouldn't.png (26.08 KiB) Visualizado 16666 vezes
Aquele que deixa de ser melhor, deixa de ser bom! Aristóteles
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1779
Registado: 1/11/2012 23:18
Localização: Ítaca

ICICI

por pcm1979 » 9/2/2015 16:16

Amigo perseu, que achas deste icici?

ibn.png
ibn.png (48.72 KiB) Visualizado 16751 vezes



Esse gráfico semanal da Sabesp dá uma comichão no dedo... :-k
sbs.png
sbs.png (44.63 KiB) Visualizado 16712 vezes



Outra que é difícil ficar de fora (tocou num suporte visível no gráfico semanal)
rl.png
rl.png (43.29 KiB) Visualizado 16709 vezes
 
Mensagens: 971
Registado: 26/7/2014 12:37
Localização: Braga

À espera do poker Grego e do neo QE

por Optimiza » 9/2/2015 13:24

PCM, Viva! Por agora, não ligar à espuma dos dias! Como ainda estamos virados a sul, manter "liquidez para não nos desidratarmos".

“The euro is fragile, it’s like building a castle of cards, if you take out the Greek card the others will collapse. Who will be next after us? Portugal? What will happen when Italy discovers it is impossible to remain inside the straitjacket of austerity?” — Greek Finance Minister Yanis Varoufakis

Aproveito esta frase do Min. Grego das Finanças, a indicar que podem sair mais 2 ases do baralho - bluff sonante mas improvável, se a Grécia sair da Eurozona, para anotar que os mercados mundiais estão à espera da Grécia e do neo QE Europeu de Março. Apesar de os mercados a seguir poderem alongar-se bastante, na Grécia, interessa saber se fica ou não na Eurozona (interessa um pouco esta decisão. Se não ficar corrigirão numa fase inicial antes de iniciar o stampede, embora eu a apostar, apostaria na permanência) e o desejo que se resolva tudo em Fevereiro (isso sim, seria importante para a saúde dos mercados).
bluff no poker do Varoufakis.jpg
bluff no poker do Varoufakis.jpg (6.61 KiB) Visualizado 16980 vezes

Bovespa (std by) - Mercado já descontou o PIB ligeiramente negativo em 2015. Pronto para subidas associadas às matérias primas e só após as pendências supracitadas.
Posto isto, Petrobrás é uma incognita perigosa. Aparentemente muito barata (até porque tem a maior margem mundial na comercialização do petróleo - pq os preços de venda no Brasil são fixados administrativamente), está dependente de uma coisa apenas - Que o balanço definitivo de 2014, já auditado (com provisões para o esquema de corrupção "Lavajato"), não implique um Aumento de capital (variação de 50% na cotação, up/down após essa decisão).
Gerdau uma ação defensiva e sólida, Vale (dependente das matérias primas, sobretudo do iron ore).

Europa (std by) - A espera vai recompensar para quem agora mantiver pelo menos 50% em liquidez! A indefinição e volatilidade actuais vão acentuar as oportunidades a curto prazo. A banca, construção, energia, distribuição, seguros, telecoms, devem ainda corrigir mais. Não hesito em dizer que as quedas actuais serão oportunidades futuras, no médio prazo, em activos selecionados.
Hoje estava a analisar o BPI , e mesmo que se assumisse um valor 0 para os activos Angolanos, ainda assim valeria uma capitalização de 1.8 mm€. O Liberbank, Popular, FCC, Realia e Colonial podem valer o dobro. O Santander, o BBVA e o Caixabank deveriam estar a cotar 30% acima. A EDP, E.ON, JM, Unilever, poderão estar a um desconto superior a 25%.

nota - Ouro e prata em tendências ascendentes de curto prazo, graças à volatilidade dos mercados bolsistas. Não investir nos mesmos, porque logo que se iniciem as subidas de tx de juro nos USA, voltarão à tendência de longo prazo (para além da Russia estar a preparar-se para vender 8 toneladas de ouro).
PETROBRAS  Bear em todos os prazos.png
PETROBRAS Bear em todos os prazos.png (27.76 KiB) Visualizado 16980 vezes
GERDAU indefinição.png
GERDAU indefinição.png (27.98 KiB) Visualizado 16980 vezes
SANTANDER à espera da Grécia.gif
SANTANDER à espera da Grécia.gif (20.47 KiB) Visualizado 16980 vezes
edp suporte 3.10, como vai reagir.gif
edp suporte 3.10, como vai reagir.gif (23.82 KiB) Visualizado 16980 vezes
stoxx50  stand by grécia + QE.png
stoxx50 stand by grécia + QE.png (28.57 KiB) Visualizado 16968 vezes
Aquele que deixa de ser melhor, deixa de ser bom! Aristóteles
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1779
Registado: 1/11/2012 23:18
Localização: Ítaca

Re: A Memória do Preço » O Preço da Memória

por pcm1979 » 6/2/2015 15:59

A Petrobras rivaliza com os gregos na volatilidade. :mrgreen: Hoje está a levar pancada,os investidores não gostaram do nome do possível presidente... http://www.infomoney.com.br/petrobras/n ... o-despenca

Quanto aos bancos, eu estou no Santander... um possível porto de abrigo no caso de a tempestade ser forte. :mrgreen:

Além de Gerdau, VALE e Petrobras, há outra empresa que também está a passar por um mau momento e que tem um potencial de ganhos futuros interessante, é a Sabesp. :wink:
Difícil é saber quando vão inverter. Gerdau e VALE estão a tentar aguentar-se acima do último mínimo, se aguentarem será um ótimo sinal.
 
Mensagens: 971
Registado: 26/7/2014 12:37
Localização: Braga

Afinal é a Eurozona que depende da Grécia!

por Optimiza » 6/2/2015 12:30

Os mercados Europeus encontram-se em "paragem técnica" devido à Grécia. A incógnita sobre a permanência daquele país na Eurozona, faz com que se os investidores instititucionais limitem a exposição a activos de renda variável na Eurozona, reforçando a volatilidade diária dos títulos. Deve-se poupar munições nesta fase e aguardar pelo desenlace.
BOXING.jpg
BOXING.jpg (18.39 KiB) Visualizado 17277 vezes

Existe um enorme diferencial entre as perspectivas de médio prazo (dominadas pelo neo QE) e o curto prazo (dominadas pela Grécia). A indefinição técnica em ações relevantes, comprova esse wait and see (anexos)

Mantendo-se a Grécia no € (o cenário ideal), o upside geral dos mercados do sul da Europa, Alemanha e Eurostoxx seria histórico! Nesse cenário que Price targets a 6 meses para 3 bancos gregos (que a par dos espanhois. Italianos e Portugueses (BPI e BCP), por esta ordem, estariam na mira):
P targets se Grécia permanecer na Eurozona.gif
BANCA ITALIANA.gif


Espanha - indefinição em todos os sectores-alvo: Banca, Construção/Promoção, Value stocks

Lateral - Não fazendo parte da estratégia de médio prazo, mas como underdog puramente especulativo (risco Elevado), início OC's em Cimpor para a semana com 1/3 da posição pretendida (se abaixo de .95€ - stop loss nos .69€). Capitalização de 600 milhões € (custo equivalente a duas fábricas de médio porte), numa empresa que já capitalizou 5,6 mm € (OPA da CC), com ultimo rating conhecido de BB (S&P 12-2014). Sem suporte técnico, controlada a 95% pela CC, cotação dominada em baixa pela CC (transações quase inexistentes), e com a cotação dizimada (vale 16% vis a vis máximos históricos).
Motivos - EBITDA de 24% (2º melhor Mundial), passivo liquido de 3,6 mm€ vs activos líquidos de 6.7 mm€. Desvalorização do euro. Devido a alterações legais e económicas da Camargo no Brasil (via Petrobrás), necessidade da Camargo ceder parte do capital ou vender na totalidade esta holding aos grandes players Mundiais (chineses, Americanos ou Suiços). Primeiro terá de retirá-la de Bolsa.
banco popular  luta pelos suportes.gif
banco popular luta pelos suportes.gif (23.72 KiB) Visualizado 17277 vezes
EDP  canal.gif
EDP canal.gif (24.01 KiB) Visualizado 17277 vezes
BBVA.png
BBVA.png (24.35 KiB) Visualizado 17277 vezes

cumps, perseu
Aquele que deixa de ser melhor, deixa de ser bom! Aristóteles
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1779
Registado: 1/11/2012 23:18
Localização: Ítaca

Re: A Memória do Preço » O Preço da Memória

por Optimiza » 4/2/2015 14:11

Ulisses Pereira Escreveu:Perseu, quero dar-te os parabéns pela excelência dos teus posts.

Grande abrao,
Ulisses


Obrigado Ulisses, aqui no Caldeirão todos aprendemos com todos (hoje ainda alterei o meu mindset na EDPr via 2 gráficos). Neste colectivo, molda-se tb a percepção do porquê de alguém colocar um post e para que público, que análise ou comentário, com que fim e imaginamos o sentimento de mercado do próprio e de quem o lê.
M cumprimentos, perseu
Aquele que deixa de ser melhor, deixa de ser bom! Aristóteles
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1779
Registado: 1/11/2012 23:18
Localização: Ítaca

Re: A Memória do Preço » O Preço da Memória

por Ulisses Pereira » 4/2/2015 13:05

Perseu, quero dar-te os parabéns pela excelência dos teus posts.

Grande abrao,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

ARRIBA ESPAÑA!

por Optimiza » 4/2/2015 12:34

Considerando um cenário de médio prazo, balizado pelo Neo QE do BCE - 60 mm todos os meses apartir de Abril (ignorando esperada mini correção no curtissimo prazo no crude e S&P, e a indefinição e volatilidade grega), o IBEX (e não só o IBEX35), terá um ano de overperformance face à media Europeia (embora Itália, Polónia, Bélgica, Alemanha, Portugal, Irlanda e quem sabe Grécia, tb tenham potencial acima da média), e tem como principal risco o "Podemos" (e como hipotético cisne negro a secessão da Catalunha). Pode ser um Mercado interessante para diversificar uma parcela dos investimentos, sem pôr em causa outros mercados como o MIB, o PSI, o DAX, Athex, India e Nasdaq (ações, ETF's, derivados, dívida, obrigações corporativas)

I Motivos para estar atento ao IBEX/Espanha:
- maior crescimento do PIB na Eurozona em 2015 (quase 3%)
- dividend yield médio de 3,5% no IBEX35
- PMI fenomenal (o melhor da Europa neste mês)
- Bancos com a maior margem comercial na Eurozona e com o produto bancário em forte expansão, tendo ainda cotações similares a 2012 (todos os principais bancos dão lucro, e um lucro crescente). Redução de imparidades e do incumprimento, e aumento do crédito imobiliário (habitação, promoção, construção)
- sector exportador a crescer a dois dígitos (suportado por mercados relativamente saudáveis como México, USA, Japão, Colômbia, Alemanha, Marrocos, França e UK).
- défice anual do Estado em redução (dívida sobre PIB a tocar nos 100% vs 130% Português e 171% Grego)
- Crescimento do m2 na habitação, redução agressiva dos stocks, saneamento das construtoras/promotoras (FCC, Sacyr, ACS, Dragados, Tecnicas reunida, Colonial). investidores Chineses e Norte Americanos começaram a investir nesse Mercado o ano passado.
- redução do desemprego e aumento do consumo
- ampla liquidez e amplas opções de investimento
PMI brutalllllllll.gif
PMI brutalllllllll.gif (7.98 KiB) Visualizado 17639 vezes

II Quais os sectores representados (defensivos/especulativos)
defensivas ibex.gif
defensivas ibex.gif (25.48 KiB) Visualizado 17639 vezes

III A que ações dar a primazia na análise (análise SUBJECTIVA, e por isso pôr em causa SEMPRE):
banca (crescimento/especulativas) - Liberbank, Popular, Sabadel, Santander, BBVA, Caixabank, Bankinter, Bankia
construção/promoção (especulativas/cíclicas) - FCC, Sacyr, ACS e Colonial
defensivas/DY - Abertis, acciona, Telefónica, Inditex, Enagas, Red eletrica, Iberdrola, Endesa
Jokers/variáveis não controladas - Arcelor Mittal, Iag, Repsol, Mediaset, Aena, Abengoa
nota - Ver no cap XXIII as Trends Sectoriais/ Market/Sector Indexes viewtopic.php?f=3&t=84008&start=100#p1166684
visão altista no IBEX.gif
visão altista no IBEX.gif (7.51 KiB) Visualizado 17639 vezes
ITALIA Y ESPAÑA  guapissimas.gif
ITALIA Y ESPAÑA guapissimas.gif (59.66 KiB) Visualizado 17639 vezes

IV Que PER's e que recomendações na tabela do IBEX35 + ações destacadas do IBEX (com um mês, não espelham os bons resultados do 4ºtrim e as revisões optimistas entretanto verificadas)
IBEX 35+.GIF
SANTANDER ADRs.png
SANTANDER ADRs.png (26.26 KiB) Visualizado 17639 vezes
Aquele que deixa de ser melhor, deixa de ser bom! Aristóteles
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1779
Registado: 1/11/2012 23:18
Localização: Ítaca

Re: A Memória do Preço » O Preço da Memória

por Optimiza » 3/2/2015 13:35

greek-flag.jpg
greek-flag.jpg (44.63 KiB) Visualizado 17653 vezes

O NBG e o Mercado Grego estão loucos! Subida superior a 10% do ATHEX e a 20% do NBG (estão a lixar o R/R para uma eventual entrada futura), 15% do Piraeus e Alphabank (há 45 minutos quando me loguei, as valorizações eram um pouco inferiores ). O GRE (ETF) está a subir mais de 10%.

A especulação exagerada e prognosticada nas núvens de Bruxelas, deve-se ao facto de se estar a antecipar um acordo com o BCE. Julgo pouco provável ser para já, e desconfio que a urgência dos gregos se deve ao facto de não terem cash para pagar no dia 20 aos funcionários públicos, reformados e desempregados. É impensável entrar longo agora! Na pior das hipóteses, a resistência dos 1000 pontos no ATG vai ter de segurar este rebound tão violento quanto artificial. A Volatilidade é grega!

Os gregos nem se vêem gregos para sacar dinheiro dos Europeus que se vêem gregos para os satisfazer ? :x


p.s por curisosidade, anexo gráficos da radioshack que foi ao "buraco" e BBVA que denota grande potencial
Anexos
ATHEX  antecipa as antecipações.gif
ATHEX antecipa as antecipações.gif (121.7 KiB) Visualizado 17872 vezes
ATHEX.gif
ATHEX.gif (82.35 KiB) Visualizado 17872 vezes
suport vs resistance.jpg
suport vs resistance.jpg (66.64 KiB) Visualizado 17872 vezes
BBVA  rumo aos 9 euros.gif
radioshack    the end my friend the end.png
radioshack the end my friend the end.png (22.97 KiB) Visualizado 17630 vezes
Editado pela última vez por Optimiza em 4/2/2015 12:43, num total de 1 vez.
Aquele que deixa de ser melhor, deixa de ser bom! Aristóteles
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1779
Registado: 1/11/2012 23:18
Localização: Ítaca

Re: A Memória do Preço » O Preço da Memória

por Optimiza » 3/2/2015 2:05

Ermporsche, Viva!

A RadioShack, é bear na tendência de longo, médio e de curto prazo (Foi perdendo vendas e rentabilidade durante uma década com o crescimento das vendas de produtos eletrónicos pela net (que nos USA já representam 40% do total e com maiores margens), e de uma cotação de 35 usd em 2007, desceu até aos 0.24usd :oh: .
O sell off de hoje deveu-se à segunda nota de default (a 1ª foi a 1 de dezembro, e a 3ª poderá corresponder ao fim da empresa), e apesar de oversold, está sem suportes viáveis (mínimos de sempre e os puts continuam a acumular-se). Para melhorar o R/R, daria um bom short após um forte rebound, e que tem como limite o regresso à LTD.
http://247wallst.com/retail/2015/02/02/ ... adioshack/

Quanto à EDP (a EDP renováveis o Ulisses vai analisar amanhã), tem 5 argumentos incontestáveis a seu favor:
1 - um DY de 5,6% versus taxa de juro a 10 anos de 1.6% - ou seja muito melhor que os DP's (leva a um valor económico relativo de 4,6 euros por ação).
2 - um per de 13, com aumento do free cash flow e redução do endividamento
3 - já absorvida a saída de um investidor institucional com 2% do capital (família Mello)
4 - Próxima do suporte horizontal de 3.29, num ponto de inflexão tradicional da parte inferior do canal já com nove meses. RSI a dar sinal de compra
5 - O driver da compra, nesta altura, passa por ser uma ação defensiva e ter os dividendos a apenas 3 meses de distância. Um DY muito superior à EDP R (e sem ter dividendos retidos em Espanha).

Factores que podem revalidar o bull market: S&P manter-se acima dos 1988 pontos, crude manter-se acima dos 40usd (até se espera um bounce back até aos 52usd), Grécia manter-se na Eurozona (não interessa nada se tem ou não um novo haircut na dívida).

Anexo um dos melhores artigos Macro que li nos últimos tempos e que sempre foi o maior Bear de todos (sobre o tema decisivo para recriar um bull market Europeu e que corresponde à minha opinião aqui escrita na semana passada) http://www.marketwatch.com/story/what-t ... 2015-02-02
Anexo tb duas ações próximas de inversão - Google e Transocean (mas esta dependente do crude, com uma performance =2X a evolução daquele).

cumps, perseu
Anexos
radio shack   going down.png
radio shack going down.png (29.2 KiB) Visualizado 18089 vezes
radio shack   maybe a small risky rebound.gif
radio shack maybe a small risky rebound.gif (18.48 KiB) Visualizado 18089 vezes
EDP surfing the channel.gif
EDP surfing the channel.gif (23.89 KiB) Visualizado 18089 vezes
Transocean   2X crude follower.png
Transocean 2X crude follower.png (29.79 KiB) Visualizado 18089 vezes
VIX feb.png
VIX feb.png (31.86 KiB) Visualizado 18089 vezes
google   ready to go.png
google ready to go.png (37.75 KiB) Visualizado 18089 vezes
Aquele que deixa de ser melhor, deixa de ser bom! Aristóteles
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1779
Registado: 1/11/2012 23:18
Localização: Ítaca

Re: A Memória do Preço » O Preço da Memória

por ermporshe » 2/2/2015 23:12

Boa noite Perseu,

Será que ainda vale a pena entrar curto na radioshack, saíram umas noticias muito interessantes que a empresa vai alienar metade das lojas que ainda tem abertas.

Voltando ao nosso psi 20 e falando das EDP. Será que que os 5,82 será um bom ponto de entrada na EDP Renováveis? Em relação à EDP será que ainda tem fulgor para chegar aos 4€...

Cumprimentos e continuação de boa noite
 
Mensagens: 28
Registado: 16/10/2013 17:02

Re: A Memória do Preço » O Preço da Memória

por Optimiza » 30/1/2015 23:36

PCM, Viva!
O stop na MSFT, devia permitir uma amplitude dos 43usd aos 40usd. Como em qualquer ação deveria, no mínimo, suprir a volatilidade média de 5 sessões, como o BETA na MSFT é baixo, seria algo entre os 5 e os 10% (quando o Beta fôr elevado os 10% seriam o mínimo e os 25% o máximo).

Aquela tua descoberta da GENETIC é uma "Bomba" (a isso chama-se targeting), uma penny stock de 15 milhões usd de market cap, com uma promessa de mercado em trial tests da FDA, e com um spike apenas visto nestas biotechs: 128% num dia. Logo a seguir cai 22%. Não é passível de previsões excepto pelos insiders. Quando se investe nestes títulos faz-se uma aposta, ou se ganha 1000% ou se perde 100% (a jogar quando está para breve decisão da FDA ou em trial tests preliminares, mas com pouco dinheiro).
TARGETING.png
TARGETING.png (205.39 KiB) Visualizado 18381 vezes

GENETIC   LIKE A BOMB.png
GENETIC LIKE A BOMB.png (28.9 KiB) Visualizado 18381 vezes

conexões desconexas - No dia em comprei as primeiras ações de 2015, o crude sobe 8% em hora e meia de Mercado e originou-se uma parabólica nas drillers norte americanas (que numa inversão vão subir exponencialmente). Tudo correlacionado portanto :D . Amazon hoje esteve impecável e confirmou inversão, já o B. Popular fechou virado a sul. Surpreendentemente, o Eurostoxx50 aproxima-se de uma resistência importante e evidencia "Saúde", já o S&P500 está a um passo de descambar....
crude oil jumps.png
crude oil jumps.png (23.72 KiB) Visualizado 18381 vezes
eurostoxx50 resist 3417 3437.gif
AMAZON  new live.png
AMAZON new live.png (24.71 KiB) Visualizado 18381 vezes

bfds, perseu
Aquele que deixa de ser melhor, deixa de ser bom! Aristóteles
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1779
Registado: 1/11/2012 23:18
Localização: Ítaca

Re: A Memória do Preço » O Preço da Memória

por pcm1979 » 30/1/2015 12:00

Anteontem tinha anotado a GENE para uma possível entrada hoje, ontem não acompanhei-a, agora que fui ver só me apetece fazer isto ----» :wall:
O stop retirou-me da MSFT com bastante prejuízo e ela já voltou aos 42usd. :wall: Raios partam o stop.
 
Mensagens: 971
Registado: 26/7/2014 12:37
Localização: Braga

Aproveitar a "baixa de impostos" e o QE neo

por Optimiza » 30/1/2015 10:04

A questão - A "baixa de impostos" para os Europeus - graças a menos 30% no custo pago nos produtos refinados, conjugado com o aumento expectável de 8% na massa monetária no 2º semestre via QE neo do BCE, faz com que se "libertem" 960 mil milhões de euros na Eurozona. Para além dos activos imobiliários e consumo directo, onde se pode gastar a maioria desse capital?

Fiz a primeira entrada longa de 2015.

BPI (teste ao suporte)/ Banco Popular (provável inversão, entrei hoje a 3.797 stt) / Microsoft (teste ao suporte) / Amazon (inversão)

Na Lusitânia, hoje o BPI está a testar o suporte horizontal de .76€ (de novembro de 2012). Ação em bear market em todos os prazos (LTD fortissima), mas na eventualidade de resistir no suporte pode justificar um short term trade, e pós resolução Grega (dentro ou fora da Eurozona), e na superação da MM20 sera uma alternativa com forte upside potential - 1.20€

Banco Popular (margem bruta de 9.8%, mais de 330 milhões de RL e mais de 800 milhões de ROF), testou com sucesso os 3.7€ (suporte horizontal) e tem a MM20 à vista (4€). Espere que em breve supere o canal descendente de médio prazo. Entrada como short term trade tendo por objectivo imediato os 4€. Stop loss nos 3.6€

MSFT, num intervalo apertado - 40 a 42 usd - por confirmar ou inverter a tendência de curto prazo.

AMAZON, com os resultados ontem enunciados e na superação do mega suporte nos 280usd, tem um R/R mto positivo. Ordem de compra para hoje.
http://www.marketwatch.com/story/amazon ... 2015-01-29
cumprimentos, perseu
amazon inversão.png
amazon inversão.png (25.6 KiB) Visualizado 18648 vezes
BANCO  POPULAR     long.gif
BANCO POPULAR long.gif (24.02 KiB) Visualizado 18648 vezes
BPI   suporte horizontal .76.gif
BPI suporte horizontal .76.gif (27.16 KiB) Visualizado 18648 vezes
MICROSOFT 40  42USD.png
MICROSOFT 40 42USD.png (26.18 KiB) Visualizado 18648 vezes
Aquele que deixa de ser melhor, deixa de ser bom! Aristóteles
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1779
Registado: 1/11/2012 23:18
Localização: Ítaca

Re: A Memória do Preço > O Preço da Memória

por pcm1979 » 29/1/2015 12:35

perseu Escreveu:Bom dia PCM, Vendes-te United states steel porquê? Escolheste uma ação bear num sector bear precisamente quando a mesma ia inverter (incrível, na mouche). Não atingiu nenhum stop plausível, inesperadamente abriu em Gap UP e tu vendes? qual o racional para essa troca por Harley Davidson, uma ação sólida mas sem nenhum trigger conhecido (ou tem algum?) :wink:


Vendi steel porque eu não sabia que a empresa fosse tão problemática. Hoje já está a levar na cabeça.
 
Mensagens: 971
Registado: 26/7/2014 12:37
Localização: Braga

Re: A Memória do Preço > O Preço da Memória

por Optimiza » 29/1/2015 11:51

Não sei que te diga. Mas estes adágios podem ajudar

In doubt stay out! If you are in, map north and south!
Don't overtrade! Don't go against the flow!
Aquele que deixa de ser melhor, deixa de ser bom! Aristóteles
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1779
Registado: 1/11/2012 23:18
Localização: Ítaca

Re: A Memória do Preço > O Preço da Memória

por pcm1979 » 29/1/2015 11:45

Achas que a Microsoft vai continuar a cair? Comprei a 42 mas já estou arrependido :oh:
 
Mensagens: 971
Registado: 26/7/2014 12:37
Localização: Braga

XIV - ÍNDICES DE SENTIMENTO E DE VOLATILIDADE

por Optimiza » 29/1/2015 11:19

Aproveito para abordar os indices que sigo para perspectivar o curto prazo
ÍNDICES DE SENTIMENTO E DE VOLATILIDADE
antecipar movimentos, convalidar trends ou construir uma perspectiva contrarian

Para se especular sobre movimentos futuros do mercado, sobre as trends actuais, medirmos o R/R, como complemento de outras ferramentas técnicas e de dados fundamentais , podem-se analisar índices de sentimento e de volatilidade para ter uma perspectiva global bull ou bear. Por ser a maior potência económica, ter os índices bolsistas mais relevantes, ao nível do sentimento e volatilidade, os EUA acabam por nortear a análise do sentimento e da volatilidade, com enfoque no S&P 500 e em indicadores económicos que se refletem em todo hemisfério ocidental.

A análise de indices de sentimento, tem entre milhares, alguns que sobressaem, como o II - Investors Intelligence, o CPI – consumer price index nos EUA , páises da Europa e Ásia, as minutas do FED, o CCI – consumer confidence Index, o SPY e o incontornável VIX.

Identificar as mudanças no sentimento dos investidores, ajuda a antecipar variações temporais e quantitativas em ìndices de Mercado que de outra forma apenas poderiam ser analisadas a posteriori (agora, abordo dois que sigo)

O II - Investors Intelligence (Encerra na realidade um “conglomerado” de ìndices)
http://www.investorsintelligence.com/x/ ... tml?r=101l
Congrega informação para apresentação gráfica do sentimento bull e bear em vários mercados, sobre o timing e a rotação sectorial e de mercados. São ìndices agrupados pelos sectores e mercados mais representativos, dando uma visão simplificada da perspectiva média dos players e stake holders sobre o futuro de curto prazo.
O bull extremado quando o Índice se aproxima de -10 (apartir daí o mercado pode inverter a direção), ou bear extremo, quando se aproxima de +10 (pode apartir daí inverter para positivos). Ranking negativo apartir de -1 quando os bulls são mais de 51% nesse mercado, ou ranking positivo (apartir de +1) quando os bulls são menos de 49%. Quando se analisa sectorialmente e por ações, permite visualizar a acumulação ou distribuição nos títulos, o momentum e o optimismo/pessimismo dos players.

O VIX (funciona per se – analisa a volatilidade no mercado de opções sobre o S&P500)

Ajuda a medir a oferta e procura de opções e o put/call ratio existente. O valor intrínseco (volume e direção a influenciar o prémium das opções), e valor extrínseco (variação do valor temporal até á expiração das opções, volatilidade implícita, variação da oferta/procura das opções)

"If the VIX is high, it's time to buy" - diz-nos que os players estão demasiado bearish e que a volatilidade implícita encontra-se num topo. Isto abre as portas a que o mercado mude para bull, e a que a volatilidade regresse a níveis médios, a estratégia ideal é ser positivo no delta e negativo no vega (passar para calls)

"When the VIX is low, look out below!" – diz-nos que o mercado está em máximos e que pode mudar de direção. Quando a volatilidade pode subir, a estratégia plausível passa por ser negativo no delta e positivo no vega (passar para puts).

O Vix sobe sempre que os institucionais aumentam a procura de Puts, gerando um aumento da volatilidade, O preço sobre porque a procura exceed a oferta de puts (o contrário aplica-se para as calls)

Na perspectiva do pequeno investidor, permite identificar a tendência dos grandes players institucionais. A evolução é similar ao SPY (que é um ETF que segue o Mercado de opções do S&P500 – mais adaptado para que os small guys comprem).

Determinar a direcção do mercado – O VIX tem uma relação oposta ao mercado
Um VIX alto (entre 22 e 30) indica que os Institucionais estão pouco crentes, com “medo” da evolução do Mercado e que a volatilidade vai aumentar. O VIX desce quando os níveis de confiança aumentam e que se perspectiva que o mercado vai subir (mercado com menos risco e volatilidade). A volatilidade é determinada pela percepção do nível de risco no mercado, “buy low and sell high” – PERCEPTION IS REALITY

Como Contrarian (tema abordado – ver no índice no primeiro post do tópico), determinar a evolução gráfica do VIX permite antecipar a direção futura do mercado.
Quando o Vix aumenta demasiado reflete o pânico nos mercados, quanto mais desce, reflete a complacência e a confiança dos traders na ascensão do mercado.
cumps, perseu
VIX.png
VIX.png (33.31 KiB) Visualizado 18956 vezes
VIX  contrarian index.gif
VIX contrarian index.gif (22.3 KiB) Visualizado 18956 vezes
sentiment index.gif
sentiment index.gif (44.96 KiB) Visualizado 18956 vezes
bull bear.png
bull bear.png (36.45 KiB) Visualizado 18956 vezes
SPY.png
SPY.png (30.81 KiB) Visualizado 18956 vezes
Anexos
harley ride for free.jpg
harley ride for free.jpg (5.08 KiB) Visualizado 18956 vezes
Editado pela última vez por Optimiza em 14/6/2015 20:28, num total de 3 vezes.
Aquele que deixa de ser melhor, deixa de ser bom! Aristóteles
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1779
Registado: 1/11/2012 23:18
Localização: Ítaca

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Roberto Geissiniii, Shimazaki_2 e 356 visitantes