Leading indicators vs Psi20
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Re: Leading indicators vs Psi20
INDICADORES DE CONJUNTURA DO BP
http://www.bportugal.pt/pt-PT/EstudosEc ... 2014_p.pdf
http://stats.oecd.org/Index.aspx?DatasetCode=MEI_CLI#
http://www.bportugal.pt/pt-PT/EstudosEc ... 2014_p.pdf
http://stats.oecd.org/Index.aspx?DatasetCode=MEI_CLI#
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Re: Leading indicators vs Psi20
lfhm83 Escreveu:Isto também deve ajudar à festa (ou não )O desemprego registado caiu 11,6% em termos homólogos no mês de Setembro, evoluindo também em queda face a Agosto deste ano, de acordo com os dados do IEFP.
Em Setembro estavam registados nos centros de emprego portugueses um total de 616.622 desempregados, um número que constitui uma queda face ao mesmo mês do ano passado e também contra Agosto deste ano, de acordo com os dados divulgados pelo IEFP.
O desemprego registado recuou 11,6% em termos homólogos, o que traduz uma queda de 80.674 inscritos nos centros de emprego no espaço de um ano. Face a Agosto a queda foi de 1,2%, ou 7.608 inscritos.
Os desempregados inscritos há menos de um ano diminuíram 17,8%, em relação a Setembro.
A descida do número de desempregados inscritos foi sentida em todos os níveis de instrução e também em todas as regiões. Destaque para o Algarve, onde se registou a descida mais acentuada (-20,8%).
Quanto às ofertas de emprego, também apontam para uma melhorai no mercado de trabalho. Aumentaram 20,3% para 23.625.
http://www.jornaldenegocios.pt/economia ... m_ano.html
O nível de emprego é um importante leading indicator porque encontra-se no cerne da vida económica (nos últimos 6 anos Portugal perdeu 310.000 empregos). Afecta outros 3 LI's - sentimento dos consumidores, consumo privado, investimento privado e reflexamente aumenta a receita do Estado.
Após alguns LI's terem dado sinais positivos nos últimos 10 meses, estamos a viver um momento crucial na economia nacional, será que marca o início de um novo ciclo (LI's a plasmarem-se na economia real)?, e qual a repercussão que possa ter no Psi20?
Aquele que deixa de ser melhor, deixa de ser bom! Aristóteles
Re: Leading indicators vs Psi20
Isto também deve ajudar à festa (ou não )
http://www.jornaldenegocios.pt/economia ... m_ano.html
O desemprego registado caiu 11,6% em termos homólogos no mês de Setembro, evoluindo também em queda face a Agosto deste ano, de acordo com os dados do IEFP.
Em Setembro estavam registados nos centros de emprego portugueses um total de 616.622 desempregados, um número que constitui uma queda face ao mesmo mês do ano passado e também contra Agosto deste ano, de acordo com os dados divulgados pelo IEFP.
O desemprego registado recuou 11,6% em termos homólogos, o que traduz uma queda de 80.674 inscritos nos centros de emprego no espaço de um ano. Face a Agosto a queda foi de 1,2%, ou 7.608 inscritos.
Os desempregados inscritos há menos de um ano diminuíram 17,8%, em relação a Setembro.
A descida do número de desempregados inscritos foi sentida em todos os níveis de instrução e também em todas as regiões. Destaque para o Algarve, onde se registou a descida mais acentuada (-20,8%).
Quanto às ofertas de emprego, também apontam para uma melhorai no mercado de trabalho. Aumentaram 20,3% para 23.625.
http://www.jornaldenegocios.pt/economia ... m_ano.html
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
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Re: Leading indicators vs Psi20
perseu Escreveu:Follow-Me Escreveu:Há outros leading indicators: preço do petróleo, yield curve, ocupação de quartos de hotel.
Concordo, não mencionei o LI do preço do crude, que para além da questão do reflexo nos custos de comercialização e das margens, ter um reflex positivo em todas as empresas do psi, excepto uma.
The lowest oil price in four years will provide stimulus of as much as $1.1 trillion to global economies by lowering the cost of fuels and other commodities, according to Citigroup Inc. Lower prices, for most economies, reduce the cost of doing business and support economic growth,” the International Energy Agency said in a report Oct. 14. “Lower prices offer a cushion of sorts against an otherwise vulnerable macroeconomic backdrop.
http://www.bloomberg.com/news/2014-10-1 ... lunge.html
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Re: Leading indicators vs Psi20
Artista Romeno Escreveu:Follow-Me Escreveu:Artista Romeno Escreveu:os hoteis interessa é a receita por quarto disponivel ou revpar, mais do que uma mera taxa de ocupação
Uma coisa só se compreende com a outra. Nós dizemos táxi, o colega diz carro de aluguer. Estará alguém "errado"?
a industria hoteleira como ja mostrei no topico be ah bah é ciclica pelo que o revpar tende a variar muito mais que a taxa de ocupaçao, mais do que encher quartos interessa saber a preço se enche, no entanto essa metrica está a andar bem
o problema na europa é o comportamento dos preços isso é um sinal inequivoco de fraqueza
Se a métrica está a andar bem então andam a encher quartos, seja a que preço for. Porque se não enchessem quartos, mesmo a preços reduzidos, então seria mau sinal: preço bom sem procura é preço mau. Não vemos no preço necessariamente um perigoso sinal de deflação, mas apenas um possível ajustamento do lucro.
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Re: Leading indicators vs Psi20
Isto agora nao dá para ler com atencao mas vou ler o topico com atencao no fim de semana!
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Re: Leading indicators vs Psi20
Follow-Me Escreveu:trend=friend Escreveu:Raciocínio interessante, o próprio Baltic Dry Index já deu um sinal de subida.
Questão talvez ainda mais interessante é a de saber que activos dariam gasolina para a subida (para além da Galp ). É que o panorama é tão absolutamente depressivo que para carregar isto sem BES e PT e com BCP como está... A EDP e Galp não dão para tudo...
Presumo que o BCP também, mas quais seriam na vossa perspectiva os motores para carregar isto de volta para os 7000 pontos?
Sem esses pesos mortos (Bes, PT), a subida até será mais fácil (princípio da sobrevivência das espécies mais fortes). Portanto, é um pouco ao contrário desse receio.
Temos ainda o BPI, a NOS, a Semapa, a Cimpor, a Sonae. Internacionalmente, e para além dos títulos que integram a nossa carteira (vide "sinais"), a Cemex também é uma possibilidade.
Em função dos res.trim e plano estratégico Tb pode a JM fazer parte da conviction list e a EDP R nunca se sabe....
Aquele que deixa de ser melhor, deixa de ser bom! Aristóteles
Re: Leading indicators vs Psi20
Follow-Me Escreveu:Artista Romeno Escreveu:os hoteis interessa é a receita por quarto disponivel ou revpar, mais do que uma mera taxa de ocupação
Uma coisa só se compreende com a outra. Nós dizemos táxi, o colega diz carro de aluguer. Estará alguém "errado"?
a industria hoteleira como ja mostrei no topico be ah bah é ciclica pelo que o revpar tende a variar muito mais que a taxa de ocupaçao, mais do que encher quartos interessa saber a preço se enche, no entanto essa metrica está a andar bem
o problema na europa é o comportamento dos preços isso é um sinal inequivoco de fraqueza
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Re: Leading indicators vs Psi20
Artista Romeno Escreveu:os hoteis interessa é a receita por quarto disponivel ou revpar, mais do que uma mera taxa de ocupação
Uma coisa só se compreende com a outra. Nós dizemos táxi, o colega diz carro de aluguer. Estará alguém "errado"?
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Re: Leading indicators vs Psi20
trend=friend Escreveu:Raciocínio interessante, o próprio Baltic Dry Index já deu um sinal de subida.
Questão talvez ainda mais interessante é a de saber que activos dariam gasolina para a subida (para além da Galp ). É que o panorama é tão absolutamente depressivo que para carregar isto sem BES e PT e com BCP como está... A EDP e Galp não dão para tudo...
Presumo que o BCP também, mas quais seriam na vossa perspectiva os motores para carregar isto de volta para os 7000 pontos?
Sem esses pesos mortos (Bes, PT), a subida até será mais fácil (princípio da sobrevivência das espécies mais fortes). Portanto, é um pouco ao contrário desse receio.
Temos ainda o BPI, a NOS, a Semapa, a Cimpor, a Sonae. Internacionalmente, e para além dos títulos que integram a nossa carteira (vide "sinais"), a Cemex também é uma possibilidade.
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Re: Leading indicators vs Psi20
os hoteis interessa é a receita por quarto disponivel ou revpar, mais do que uma mera taxa de ocupação
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Re: Leading indicators vs Psi20
Raciocínio interessante, o próprio Baltic Dry Index já deu um sinal de subida.
Questão talvez ainda mais interessante é a de saber que activos dariam gasolina para a subida (para além da Galp ). É que o panorama é tão absolutamente depressivo que para carregar isto sem BES e PT e com BCP como está... A EDP e Galp não dão para tudo...
Presumo que o BCP também, mas quais seriam na vossa perspectiva os motores para carregar isto de volta para os 7000 pontos?
Questão talvez ainda mais interessante é a de saber que activos dariam gasolina para a subida (para além da Galp ). É que o panorama é tão absolutamente depressivo que para carregar isto sem BES e PT e com BCP como está... A EDP e Galp não dão para tudo...
Presumo que o BCP também, mas quais seriam na vossa perspectiva os motores para carregar isto de volta para os 7000 pontos?
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Re: Leading indicators vs Psi20
Follow-Me Escreveu:Em 10-10 colocámos um gráfico da Ford: download/file.php?id=146775. Ontem construímos uma carteira onde está a Ford e colocámos no tópico do psi20 um gráfico dizendo que o "sinal de compra está piscando".
Há outros leading indicators: preço do petróleo, yield curve, ocupação de quartos de hotel.
Concordo, não mencionei o LI do preço do crude, que para além da questão do reflexo nos custos de comercialização e das margens, ter um reflex positivo em todas as empresas do psi, excepto uma.
Face aos sinais de divergência e aos LI´s referidos a probabilidade de subida é claramente maior que de descida, e isto para não falar dos tradicionais Christmas rally e do January effect. Outubro até pode ser o ultimo mês deste Bear market no PSI.
Aquele que deixa de ser melhor, deixa de ser bom! Aristóteles
Re: Leading indicators vs Psi20
perseu Escreveu:Teme-se neste momento uma recessão Europeia ou pelo menos a manutenção de um ciclo de estagnação dos PIB's principais da Zona. ...
Contudo estou optimista, na análise que faço dos vários leading indicators* para as bolsas Europeias e para o PIB da zona euro - vamos esquecer por um instante a inflação/deflação, dívida privada, investimento, indicadores de sentimento, consumo privado, emprego, casas novas vendidas, consumo público, S&P500, porque existem outros três que potenciam neste momento o crescimento, e um deles tem sido infalível:
LI's derivados para defender uma tese Bull a 6 meses:
1 - Bear market no PSI20 - com quedas acumuladas superiores a 20% neste momento, quando tal sucede e o resto da Europa diverge e não entra em bear, o Psi no ano seguinte tem uma performance positiva.
3 - Até agora Infalível - crescimento das vendas de automóveis em toda a Europa - antecipa normalmente em 6 meses um short cicle ou reforço da expansão das bolsas e dos PIB's da Eurozona.
A contrario: em 2000 e 2008 começaram a descer as vendas de automóveis e os PIB's da eurozona cresciam, mas assinalava-se a vinda de uma recessão forte.
Em 10-10 colocámos um gráfico da Ford: download/file.php?id=146775. Ontem construímos uma carteira onde está a Ford e colocámos no tópico do psi20 um gráfico dizendo que o "sinal de compra está piscando".
Há outros leading indicators: preço do petróleo, yield curve, ocupação de quartos de hotel.
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Leading indicators vs Psi20
Teme-se neste momento uma recessão Europeia ou pelo menos a manutenção de um ciclo de estagnação dos PIB's principais da Zona. Novo bear nas Bolsas da zona euro seria uma inevitabilidade (apenas a Portuguesa e a Grécia navegam em bear market).
Contudo estou optimista, na análise que faço dos vários leading indicators* para as bolsas Europeias e para o PIB da zona euro - vamos esquecer por um instante a inflação/deflação, dívida privada, investimento, indicadores de sentimento, consumo privado, emprego, casas novas vendidas, consumo público, S&P500, porque existem outros três que potenciam neste momento o crescimento, e um deles tem sido infalível:
LI's derivados para defender uma tese Bull a 6 meses:
1 - Bear market no PSI20 - com quedas acumuladas superiores a 20% neste momento, quando tal sucede e o ìndice da Eurozona diverge e não entra em bear, o Psi no ano seguinte tem uma performance positiva.
2 - Massa monetária/QE Europeu (R2) - Não é concebível em fase de uma política de expansão monetária continental, com taxas de juro próximas de 0, e com um QE Europeu que vai introduzir pelo menos 700 mil milhões de euros nos Mercados financeiros e provocar tensões inflacionárias, se viu a consolidação um bear market nas bolsas e de quedas consequentes nos PIB da Eurozona.E estamos agora a falar da maior política de estímulos de sempre.
3 - Até agora Infalível - crescimento das vendas de automóveis em toda a Europa - antecipa normalmente em 6 meses um short cicle ou reforço da expansão das bolsas e dos PIB's da Eurozona.
A contrario: em 2000 e 2008 começaram a descer as vendas de automóveis e os PIB's da eurozona cresciam, mas assinalava-se a vinda de uma recessão forte.
fonte: Boursorama
Le marché automobile européen a connu une nouvelle embellie au mois de septembre, avec une hausse de 6,4% des immatriculations de voitures neuves, tirée par le rebond de l'Espagne, selon les chiffres divulgués vendredi par la profession.
Dans ce marché toujours en convalescence mais en croissance pour le 13e mois consécutif, les constructeurs français tirent particulièrement bien leur épingle du jeu, Renault progressant de 10,7% et PSA Peugeot Citroën de 9,8% par rapport à septembre 2013, a indiqué l'Association des constructeurs européens d'automobiles (ACEA) dans un communiqué.
Les marques de PSA croissent à peu près au même rythme: +10,6% chez Peugeot et +8,7% chez Citroën.
Du côté du groupe Renault, la marque au losange s'en tire honorablement avec +7,9% mais c'est comme les mois précédents Dacia qui enregistre la progression la plus nette: +20,2% pour la marque d'origine roumaine, spécialisée dans les voitures simples et moins chères.
Sur neuf mois, les immatriculations de PSA progressent de 4,8%, en deçà de la moyenne du marché (+6,1%) tandis que celles du groupe Renault bondissent de 15,9%.
Au total, 1,23 million de voitures ont été immatriculées dans l'UE au mois de septembre, contre 1,16 million pour la même période un an plus tôt. Mais les volumes restent encore inférieurs à ceux que l'UE avait connu avant la crise de 2008. Ainsi, en septembre 2005 et 2006, quelque 1,4 million de voitures avaient été mises en circulation.
L'Espagne, un marché qui s'était contracté de moitié au pire de la crise économique, croît de 26,2%, tandis que les immatriculations en France augmentent de 6,3%. Le Royaume-Uni progresse de 5,6%, l'Allemagne de 5,2% et l'Italie de 3,3%.
Comme l'Espagne, des pays du sud de l'Europe ayant subi un effondrement de leurs marchés sous les coups de boutoir de la crise économique et financière enregistrent des taux de croissance très élevés: +32,6% en Grèce, +31,7% au Portugal, +28,9% à Chypre, même si les volumes restent faibles.
Sur les neuf premiers mois de l'année 2014, la croissance automobile de 6,1% dans l'UE est encore due à l'Espagne (+17,2%) et au Royaume-Uni (+9,1%), deuxième marché après l'Allemagne et avant la France.
L'Italie (+3,6%), l'Allemagne (+2,9%) et la France (+2,1%) connaissent des taux de croissance sur neuf mois plus modestes.
Côté constructeurs, le groupe VW reste le premier vendeur de voitures dans l'Union européenne avec 290.500 unités immatriculées en septembre, dont une petite moitié de Volkswagen (142.000). La progression du géant allemand est de 7,9% depuis le début de l'année.
Sur 9,6 millions de voitures immatriculées dans l'UE cette année, 2,4 millions sont sorties des usines VW, soit une part de marché de 25,2%. PSA et Renault prennent les deuxième et troisième places du podium avec respectivement 10,9% et 9,6%.
Ford se place quatrième en terme de nombre de véhicules immatriculés depuis janvier, avec un taux de croissance de 7,3%, et se paie le luxe de doubler General Motors (-3,3%). Le colosse américain paie la disparition programmée de Chevrolet sur le Vieux continent (-68,5%), malgré la bonne forme d'Opel/Vauxhall (+8,2%).
*The index of Leading Economic Indicators (LEI) is a composite of 11 different indicators:
1) Average manufacturing workweek
2) Initial unemployment claims
3) New orders for consumer goods
4) Durable goods / sales performance
5) Plant and equipment orders
6) Building permits
7) Change in unfilled orders for durable goods
8) Sensitive material prices
9) Stock prices of S&P 500
10) Real M2 (a money supply measure adjusted for inflation)
11) Index of consumer expectations
Contudo estou optimista, na análise que faço dos vários leading indicators* para as bolsas Europeias e para o PIB da zona euro - vamos esquecer por um instante a inflação/deflação, dívida privada, investimento, indicadores de sentimento, consumo privado, emprego, casas novas vendidas, consumo público, S&P500, porque existem outros três que potenciam neste momento o crescimento, e um deles tem sido infalível:
LI's derivados para defender uma tese Bull a 6 meses:
1 - Bear market no PSI20 - com quedas acumuladas superiores a 20% neste momento, quando tal sucede e o ìndice da Eurozona diverge e não entra em bear, o Psi no ano seguinte tem uma performance positiva.
2 - Massa monetária/QE Europeu (R2) - Não é concebível em fase de uma política de expansão monetária continental, com taxas de juro próximas de 0, e com um QE Europeu que vai introduzir pelo menos 700 mil milhões de euros nos Mercados financeiros e provocar tensões inflacionárias, se viu a consolidação um bear market nas bolsas e de quedas consequentes nos PIB da Eurozona.E estamos agora a falar da maior política de estímulos de sempre.
3 - Até agora Infalível - crescimento das vendas de automóveis em toda a Europa - antecipa normalmente em 6 meses um short cicle ou reforço da expansão das bolsas e dos PIB's da Eurozona.
A contrario: em 2000 e 2008 começaram a descer as vendas de automóveis e os PIB's da eurozona cresciam, mas assinalava-se a vinda de uma recessão forte.
fonte: Boursorama
Le marché automobile européen a connu une nouvelle embellie au mois de septembre, avec une hausse de 6,4% des immatriculations de voitures neuves, tirée par le rebond de l'Espagne, selon les chiffres divulgués vendredi par la profession.
Dans ce marché toujours en convalescence mais en croissance pour le 13e mois consécutif, les constructeurs français tirent particulièrement bien leur épingle du jeu, Renault progressant de 10,7% et PSA Peugeot Citroën de 9,8% par rapport à septembre 2013, a indiqué l'Association des constructeurs européens d'automobiles (ACEA) dans un communiqué.
Les marques de PSA croissent à peu près au même rythme: +10,6% chez Peugeot et +8,7% chez Citroën.
Du côté du groupe Renault, la marque au losange s'en tire honorablement avec +7,9% mais c'est comme les mois précédents Dacia qui enregistre la progression la plus nette: +20,2% pour la marque d'origine roumaine, spécialisée dans les voitures simples et moins chères.
Sur neuf mois, les immatriculations de PSA progressent de 4,8%, en deçà de la moyenne du marché (+6,1%) tandis que celles du groupe Renault bondissent de 15,9%.
Au total, 1,23 million de voitures ont été immatriculées dans l'UE au mois de septembre, contre 1,16 million pour la même période un an plus tôt. Mais les volumes restent encore inférieurs à ceux que l'UE avait connu avant la crise de 2008. Ainsi, en septembre 2005 et 2006, quelque 1,4 million de voitures avaient été mises en circulation.
L'Espagne, un marché qui s'était contracté de moitié au pire de la crise économique, croît de 26,2%, tandis que les immatriculations en France augmentent de 6,3%. Le Royaume-Uni progresse de 5,6%, l'Allemagne de 5,2% et l'Italie de 3,3%.
Comme l'Espagne, des pays du sud de l'Europe ayant subi un effondrement de leurs marchés sous les coups de boutoir de la crise économique et financière enregistrent des taux de croissance très élevés: +32,6% en Grèce, +31,7% au Portugal, +28,9% à Chypre, même si les volumes restent faibles.
Sur les neuf premiers mois de l'année 2014, la croissance automobile de 6,1% dans l'UE est encore due à l'Espagne (+17,2%) et au Royaume-Uni (+9,1%), deuxième marché après l'Allemagne et avant la France.
L'Italie (+3,6%), l'Allemagne (+2,9%) et la France (+2,1%) connaissent des taux de croissance sur neuf mois plus modestes.
Côté constructeurs, le groupe VW reste le premier vendeur de voitures dans l'Union européenne avec 290.500 unités immatriculées en septembre, dont une petite moitié de Volkswagen (142.000). La progression du géant allemand est de 7,9% depuis le début de l'année.
Sur 9,6 millions de voitures immatriculées dans l'UE cette année, 2,4 millions sont sorties des usines VW, soit une part de marché de 25,2%. PSA et Renault prennent les deuxième et troisième places du podium avec respectivement 10,9% et 9,6%.
Ford se place quatrième en terme de nombre de véhicules immatriculés depuis janvier, avec un taux de croissance de 7,3%, et se paie le luxe de doubler General Motors (-3,3%). Le colosse américain paie la disparition programmée de Chevrolet sur le Vieux continent (-68,5%), malgré la bonne forme d'Opel/Vauxhall (+8,2%).
*The index of Leading Economic Indicators (LEI) is a composite of 11 different indicators:
1) Average manufacturing workweek
2) Initial unemployment claims
3) New orders for consumer goods
4) Durable goods / sales performance
5) Plant and equipment orders
6) Building permits
7) Change in unfilled orders for durable goods
8) Sensitive material prices
9) Stock prices of S&P 500
10) Real M2 (a money supply measure adjusted for inflation)
11) Index of consumer expectations
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