Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Conduril

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Conduril

por Artista Romeno » 21/3/2019 17:54

heterocedastico30 Escreveu:Derivou da ativação de uma garantia dada pelo estado português para a exportação de bens e serviços para Angola. O montante ficou disponível em 21 de março de 2018. Só que como apenas disponibilizam relatório anual, ainda não publicaram nenhum com este evento refletido.

afinal nao é assim uma novidade novidade, ja me tinham até falado nisso da cosec certo há meses mas oh depois nunca mais liguei... esta empresa o melhor que faz é focar se mais em portugal......se querem ganhar dinheiro de verdade... angola tem grandes margens mas também grandes broncas e se oil nao subir tá arrumada, quem sabe se no setor não é das melhorzinhas mas tem k ir mais pa outras bandas...
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5385
Registado: 4/4/2014 18:06
Localização: Iberia

Re: Conduril

por heterocedastico30 » 21/3/2019 10:41

Derivou da ativação de uma garantia dada pelo estado português para a exportação de bens e serviços para Angola. O montante ficou disponível em 21 de março de 2018. Só que como apenas disponibilizam relatório anual, ainda não publicaram nenhum com este evento refletido.
 
Mensagens: 5
Registado: 16/12/2018 9:55

Re: Conduril

por Artista Romeno » 20/3/2019 21:56

heterocedastico30 Escreveu:Boa tarde,

Os resultados desta cotada devem ser publicados em breve.

O recebimento de 83 milhões, deve reforçar significativamente o balanço, aumentar o net cash e reduzir a fatura de juros.

A atividade da empresa e a carteira de encomendas terão crescido? O que acham?


por acaso olhei vagamente e tinha de facto o problema de ter muito dinheiro a receber...apenas para contextualizar recebeu 83 M de quem ? angola? :-k
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5385
Registado: 4/4/2014 18:06
Localização: Iberia

Re: Conduril

por heterocedastico30 » 20/3/2019 16:44

Boa tarde,

Os resultados desta cotada devem ser publicados em breve.

O recebimento de 83 milhões, deve reforçar significativamente o balanço, aumentar o net cash e reduzir a fatura de juros.

A atividade da empresa e a carteira de encomendas terão crescido? O que acham?
 
Mensagens: 5
Registado: 16/12/2018 9:55

Re: Conduril

por Fundamentalist » 8/9/2014 21:41

Aproveito também por fazer o disclamer que sou acionista tanto da Toyota Caetano como da Conduril, e de realçar que não prefiro uma a outra. A Conduril é sem dúvida mais arriscada e muito menos transparente que a Toyota Caetano (no entanto tem tido mais liquidez recentemente), MAS o upside parece superior neste momento.

Outra vantagem da Conduril, é ser controlada pela gestão (a gestão da empresa tem uma posição de 50% - se comprarem mais, terão que lançar uma OPA) de modo que os interesses da gestão estão alinhados do os dos accionistas.

Por outro lado, a Toyota Caetano é uma das muitas empresas do Grupo Salvador Caetano. Portanto a familia Caetano está mais interessada no grupo como um todo do que na valorização da Toyota Caetano em especial. A Toyota (Motors) também tem uma posição minoritária e alguns membros na board da Toyota Caetano, o que me dá algum conforto, principalmente porque podem proibir/controlar os empréstimos da Toyota Caetano ao resto do Grupo Salvador Caetano. Pelas ultimas contas publicas do grupo (de 2012), a alavancagem está puxada - sem a presença da Toyota na empresa, era muito arriscado investir na Toyota Caetano - ora vejam o que se passa na SAG e os empréstimos de ~€140m à empresa mãe, SGC, e juros capitalizados, i.e., a empresa mãe não parece ter capacidade de pagar sequer os juros. Portanto a SAG parece estar a rapar guito dos minoristas como se não houvesse amanhã).

Qualquer das formas... a Toyota não tem grande interesse na evolução da cotação desta pequena subsidiária nem em maximizar o seu valor.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 135
Registado: 10/12/2013 22:53

Re: Conduril

por Dr Tretas » 8/9/2014 21:00

Em relação à Conduril vs Toyota Caetano (da qual sou accionista), tenho a opinar o seguinte:

1) Não gosto muito de construtoras (isto é só uma panca pessoal e não interessa nada na prática, claro :mrgreen: )

2) A vantagem da Toyota é que há mais transparência, graças às estatísticas da ACAP, sabemos mensalmente como vai o negócio. Já a Conduril como está cotada no 2º mercado tem poucas obrigações de prestação de informação. Tem as contas anuais no site, mas nem se dá ao trabalho de mandar para a CMVM. Contas intercalares não há.

3) Quanto ao risco de liquidez extremo, são iguais.

Edit: já agora, entre Conduril e Compta optava sem dúvida pela Conduril.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2826
Registado: 29/10/2013 12:15
Localização: Almada City

Re: Conduril

por Fundamentalist » 8/9/2014 20:27

Tal como a Toyota Caetano, a Conduril apresenta uma capacidade de valorização (ainda) muito interessante e um balanço fortissimo (o da Conduril até até mais forte, dado que é net debt free). Também como a Toyota Caetano, há potencial para uma recuperação das vendas em Portugal (no caso da Conduril estas representavam cerca de 35% do total em 2011, mas apenas 7% no ano passado).

Mas a Toyota Caetano não oferece o bonus de um ROE de 24% e dividendos (€3 por acção, DY de 3.5%) em anos menos bons. Oferece, no entanto prejuízos (embora moderados, sim) e boas perspectivas de recuperação (como já se viu nos interims)...

Pode-se considerar a Conduril arriscada (dado o sector e a sua elevada exposição aos EM), mas com este ROE em anos menos bons, um PBV de 0.8x e ser net debt free dá uma margem grande. A Conduril tem também mais potencial para crescer (o foco da Toyota Caetano deverá ser sempre Portugal - excepção feita a alguma produção da fabrica de Ovar que sai para o exterior e algum rent-a-car em Cabo Verde e afins).

Não trocava Conduril por Toyota Caetano. Mas comprar uma não me impede de comprar a outra. Estão as duas ainda a preços bastante atractivos.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 135
Registado: 10/12/2013 22:53

Re: Conduril

por rollingsnowball » 8/9/2014 14:46

comparar a conduril à compta parece-me um bocado esticado.. mas admito que não analisei a compta. Há um motivo para conduril ter subido... embora me pareça que essas 17x são um exagero... houve talvez uma ou duas pessoas que conseguiram aproveitar essa queda com 2 negócios de de 1550 acções, aparentemente em Junho e Novembro de 2011... um prazo grande de intervalo com liquidez zero... lembro-me de primeiro reparar nela ela estaria entre 20 e 22 euros no princípio de 2012 (ela subiu directa de 5 para 20 euros).. na altura procurei no meu broker se tinha a acção disponível e na altura não tinha...apesar de saber que estava barata não me dei ao trabalho de analisar... tinha outras acções baratas e que não tinham o risco da construção civil (curiosamente subiram praticamente o mesmo desde aí, subida que não aproveitei a 100%..em alguns casos nem a 50%)... passado seis meses voltei a deparar-me com ela neste link:
http://www.oddballstocks.com/2012/08/a-european-net-net-with-pe-of-2x-and.html

onde comentei:
as a portuguese I investigated about 6 months ago if my broker had the option available to buy those shares but there wasn't as such I didn't do a proper analysis and I gave up...

construction sector is melting down in Portugal with very few companies surviving and in adition at the same time I heard about conduril being cheap I read in a portuguese newspaper that Edifer (belongs in 33% to conduril) was late in wages and had a major order canceled due to poor finantial conditions of Edifer and was near bankrupcy... then they have a big position in Angola but I also read that in Angola companies were having problems in being paid (not sure if it was related to Conduril or not)

These red flags blew up my curiosity so i didn't check why my portuguese broker didn't have that stock... Maybe after re-reading here about conduril I'll do a proper analysis

na altura continuei sem comprar.. o meu broker ainda não tinha a acção disponível

continuei a ler ouvir falar dela de vez em quando até que li algures um comentário a dizer que os resultados de 2013 tinham saído... vi o meu novo broker que já tinha a opção conduril... e comprei a 67... entretanto, a acção ganhou alguma publicidade:

April: This month's pick is earned a 19% ROE, trades at 3x earnings and 78% of NCAV. They are a construction company headquartered in Portugal.
em http://www.gurufocus.com/ percebi logo que era a conduril...
Acabei por vender depois do dividendo com um pequeno ganho. entretanto continuou a subir mas mais uma vez encontrei uma acção que me parecia mais barata e vendi uma para comprar a outra (toyota caetano).

O que me deixou de pé atrás e me levou a vender:
1- A maior parte do negócio é em África, com grande parte em Angola. Os pagamentos chegam tarde e a possibilidade de repatriamento de capitais é frequentemente limitada.
2- Talvez por isso resolveram gastar uns milhões (salvo erro) numa sede em Angola: para uma empresa destas gastar uns milhões num bem não produtivo assusta-me
3- Já não estava tão barata assim
4- Assustei-me com a pressão vendora (humpf... esta parte é proibida... reparei agora que esta parte foi um erro infantil), havia umas 6000 acções à venda (450.000€) que pensei que não iam ser absorvidas... entretanto já foram absorvidas essas e muitas mais
5- o free float é pequeno, se bem me lembro

Talvez ainda esteja barata mas não tenho a certeza. As próximas notícias que sabemos é no relatório anual de 2014 já que eles só publicam uma vez por ano (é preciso estômago para isso). Mas já é uma acção muito conhecida internacionalmente (ver links) pelo que será de esperar que o pricing seja um pouco mais eficiente do que no passado: pelo menos desde que apareceu na lista do gurufocus para net nets que podemos ter a certeza que foi analisada por muitos profissionais: os que quiseram já tiveram 5 meses para entrar (o que não significa que tenham acabado de formar a sua posição).

Julgo ter acrescentado alguns dados ao tópico: não analisei a empresa em si porque já deve estar nos links (embora faltem as actualizações e tal... o nate do oddball foi publicando algumas ao longo do tempo).

Dito isto espero que me convençam que vale a pena voltar a entrar e que esta pode rivalizar com a Toyota Caetano em termos de potencial: fico à espera

Abraço

ps: esta era (não sei se ainda é) uma net net muito discutível. Eles tratam os receivables em % do trabalho efectuado o que enfatua os receivables. Isto é comum em empresas de construção mas é um factor a ter em conta
As opiniões traduzem uma interpretação pessoal da realidade não se constituindo como sugestões de investimento. Por serem uma interpretação pessoal, estas opiniões vão obrigatoriamente estar erradas por vezes, pelo que cada um deve efectuar a sua própria análise.
 
Mensagens: 1048
Registado: 13/12/2008 12:42
Localização: 14

Re: Conduril

por RenatormbCarvalho » 8/9/2014 13:56

Luxor Escreveu:
RenatormbCarvalho Escreveu:Não sei se alguém acompanha este titulo, provavelmente não, mas nos últimos anos foi dos que mais valorizou, aproximadamente 1700% até ao máximo do ano, devido principalmente aos resultados impressionantes que tem apresentado.

Não me surpreendo se receber comentários que criticam o pouco volume que acompanha as movimentações desta cotada. Adiantando a minha resposta a esses comentários, qualquer pequeno investidor poderia aplicar uma pequena percentagem da sua carteira com relativa facilidade. Imaginemos que entre maio de 2010 e maio de 2012 um pequeno investidos compra 1000 ações a um preço que ronda os 5 euros, fazendo um investimento total de 5000 euros. Atualmente a mesma posição valeria cerca de 85000 euros.

Agora digam-me, será que mesmo com a pouca liquidez não acabou por ser um extraordinário investimento...?



Compraste isso aonde ? Nem sequer está cotada :mrgreen:
Vir dizer que valorizou isso tudo, só depois de o fazer, não traz nada de construtivo.
Todas as acções que não pertencem ao PSI20 sofrem sempre de falta de liquidez e consegue-se bons ganhos, pelos saltos que dá.
Já o fiz anos atras com a SAG e Soares da Costa.
Se tivesses vindo há um ano falar nessa acção e onde se negoceia, etc, já seria diferente.



Luxor. Antes de mais peço-te que me indiques onde está a afirmação que diz que eu comprei acções da Conduril. Depois deixa-me discordar quando dizes "nem sequer está cotada", sem ir mais longe posso confirmar que é possível negociar a acção no Montepio, espero que da próxima repenses a resposta antes de atirar para o ar algo de que não tens conhecimento.
Não venho dizer que valorizou, porque isso está aos olhos de todos. Apenas venho constatar um facto e utiliza-lo para defender a minha aposta neste momento na Compta. Podemos comparar ambas as situações, empresas com pouco volume mas que começaram a apresentar resultados positivos, a Conduril à uns anos e a Compta recentemente. Apesar de serem empresas completamente diferentes apoio me neste exemplo para tentar explicar o que venho a escrever no tópico da Compta. Claro que se escrevesse o mesmo no tópico da Conduril à uns anos atrás seria criticado da mesma forma.
If I Knew What I Know
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 478
Registado: 1/1/2014 0:21

Re: Conduril

por 654235 » 5/9/2014 13:09

RenatormbCarvalho Escreveu:Não sei se alguém acompanha este titulo, provavelmente não, mas nos últimos anos foi dos que mais valorizou, aproximadamente 1700% até ao máximo do ano, devido principalmente aos resultados impressionantes que tem apresentado.

Não me surpreendo se receber comentários que criticam o pouco volume que acompanha as movimentações desta cotada. Adiantando a minha resposta a esses comentários, qualquer pequeno investidor poderia aplicar uma pequena percentagem da sua carteira com relativa facilidade. Imaginemos que entre maio de 2010 e maio de 2012 um pequeno investidos compra 1000 ações a um preço que ronda os 5 euros, fazendo um investimento total de 5000 euros. Atualmente a mesma posição valeria cerca de 85000 euros.

Agora digam-me, será que mesmo com a pouca liquidez não acabou por ser um extraordinário investimento...?



Compraste isso aonde ? Nem sequer está cotada :mrgreen:
Vir dizer que valorizou isso tudo, só depois de o fazer, não traz nada de construtivo.
Todas as acções que não pertencem ao PSI20 sofrem sempre de falta de liquidez e consegue-se bons ganhos, pelos saltos que dá.
Já o fiz anos atras com a SAG e Soares da Costa.
Se tivesses vindo há um ano falar nessa acção e onde se negoceia, etc, já seria diferente.
Youtube
@PMSInvestments (subscrevam para poder continuar a dar atualizações)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4373
Registado: 10/4/2006 13:55
Localização: Las Vegas

Re: Conduril

por Ulisses Pereira » 5/9/2014 12:30

Quando se critica por não ter liquidez nenhuma, fazem-nos por 3 razões:

1) A baixa liquidez faz com que não possas sair quando queres, mas quando podes.

2) São mutio difíceis de analisar tecnicamente.

3) Como quase não são negociadas, praticamente não interessam a ninguém.

UM abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: Conduril

por mar57 » 5/9/2014 11:55

Onde se pode acompanhar a cotação desta empresa e movimentos, pois no site da empresa nada referem em relação ao título?
BN!
 
Mensagens: 49
Registado: 29/11/2007 1:39
Localização: povoa de varzim

Re: Conduril

por already » 5/9/2014 11:27

Sem dúvida que é um resultado muito bom, no entanto deve ter em conta os volumes baixos.
Eu já conheço essa empresa há muito tempo, bem como pessoas que trabalham lá.
E sem dúvida que tem tido uma visão estratégica muito boa na maneira como tem apresentado resultados tão bons num mercado tão complicado como o da construção.
É uma empresa para acompanhar
 
Mensagens: 27
Registado: 21/1/2014 13:12

Conduril

por RenatormbCarvalho » 4/9/2014 23:13

Não sei se alguém acompanha este titulo, provavelmente não, mas nos últimos anos foi dos que mais valorizou, aproximadamente 1700% até ao máximo do ano, devido principalmente aos resultados impressionantes que tem apresentado.

Não me surpreendo se receber comentários que criticam o pouco volume que acompanha as movimentações desta cotada. Adiantando a minha resposta a esses comentários, qualquer pequeno investidor poderia aplicar uma pequena percentagem da sua carteira com relativa facilidade. Imaginemos que entre maio de 2010 e maio de 2012 um pequeno investidos compra 1000 ações a um preço que ronda os 5 euros, fazendo um investimento total de 5000 euros. Atualmente a mesma posição valeria cerca de 85000 euros.

Agora digam-me, será que mesmo com a pouca liquidez não acabou por ser um extraordinário investimento...?
If I Knew What I Know
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 478
Registado: 1/1/2014 0:21


Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Aqui_Vale, Bing [Bot], CarMed, Garfield, Google [Bot], Google Adsense [Bot], Goya777, iniciado1, JoaoMatosSilva, m-m, malakas, maturidade, mpaquim, MR32, PAULOJOAO, Phil2014, vasco007, Ze nabo, zulu404 e 138 visitantes